Poster inclusão digital -

1
O Problema de pesquisa Na sociedade contemporânea, cada vez mais o advento tecnológico faz parte da vida das pessoas, pois a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Dentro desse contexto, a tecnologia pode tornar-se mais um elemento de exclusão para o idoso, tirando-lhe a oportunidade de entrar ou permanecer no mercado de trabalho. No Brasil, a precariedade da Previdência Social e a longevidade acabam levando esse segmento social a entrar no mercado de trabalho como força ativa. Como promover a Inclusão Digital para a população da 3.ª idade? O Campo onde se aplica Na Faculdade HSM, na cidade de Osasco/SP. Serão envolvidos como sujeitos de pesquisa alunos da Terceira Idade do curso de Inclusão Digital, de janeiro de 2011 a julho da presente data. Objetivos da pesquisa Identificar as práticas que promovem a Inclusão Digital; Conhecer os efeitos dessa tecnologia para estimular o cérebro, mantendo a memória saudável, levando ao conhecimento e ao aumento da autoestima, por meio de entrevistas com os idosos que participarão desse projeto; Investigar quais são os interesses, necessidades e dificuldades na aprendizagem digital no grupo da 3.ª idade. Metodologia da pesquisa O fenômeno será explicado com levantamentos bibliográficos e pesquisa de campo (entrevista e questionários). Serão realizados 40 questionário e 5 entrevistas semi-estruturadas. A duração do Projeto será de um semestre. Resultados Esperados A identificação da estrutura social da população que tem acima de 60 anos de idade e as diferenças sociais de seus membros. A constatação da importância da aprendizagem das novas tecnologias para a inserção desse segmento social no mercado de trabalho e também a imersão nessas tecnologias, como condição de cidadania e sociabilidade do idoso. Bibliografia Básica MINAYO, M. C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. MORIN, E. Ciência com consciência. SP: Beltrand Brasil, 1996. PEIXOTO, C. E. ;CLAVAIROLLE, F. Envelhecimento, políticas sociais e novas tecnologias. RJ: FGV, 2005. Autora – Helena de Sá Melo Orientadora – Prof.ª . Dra. Suely Galli Objeto de estudo: População da 3.ª idade Contato: [email protected] Inclusão Digital na 3ª Idade: uma questão de sobrevivência

description

Inclusão Digital na Terceira Idade,

Transcript of Poster inclusão digital -

Page 1: Poster   inclusão digital -

O Problema de pesquisaNa sociedade contemporânea, cada vez mais o advento tecnológico faz parte da vida das pessoas, pois a sociedade como um todo está se tornando informatizada. Dentro desse contexto, a tecnologia pode tornar-se mais um elemento de exclusão para o idoso, tirando-lhe a oportunidade de entrar ou permanecer no mercado de trabalho. No Brasil, a precariedade da Previdência Social e a longevidade acabam levando esse segmento social a entrar no mercado de trabalho como força ativa. Como promover a Inclusão Digital para a população da 3.ª idade?

O Campo onde se aplica Na Faculdade HSM, na cidade de Osasco/SP. Serão envolvidos como sujeitos de pesquisa alunos da Terceira Idade do curso de Inclusão Digital, de janeiro de 2011 a julho da presente data.Objetivos da pesquisa Identificar as práticas que promovem a Inclusão Digital;Conhecer os efeitos dessa tecnologia para estimular o cérebro, mantendo a memória saudável, levando ao conhecimento e ao aumento da autoestima, por meio de entrevistas com os idosos que participarão desse projeto;Investigar quais são os interesses, necessidades e dificuldades na aprendizagem digital no grupo da 3.ª idade.

Metodologia da pesquisa O fenômeno será explicado com levantamentosbibliográficos e pesquisa de campo (entrevista equestionários). Serão realizados 40 questionárioe 5 entrevistas semi-estruturadas. A duração doProjeto será de um semestre.

Resultados Esperados A identificação da estrutura social da populaçãoque tem acima de 60 anos de idade e asdiferenças sociais de seus membros. A constatação da importância da aprendizagem dasnovas tecnologias para a inserção dessesegmento social no mercado de trabalho etambém a imersão nessas tecnologias, comocondição de cidadania e sociabilidade do idoso.

Bibliografia BásicaMINAYO, M. C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.MORIN, E. Ciência com consciência. SP: Beltrand Brasil, 1996.PEIXOTO, C. E. ;CLAVAIROLLE, F. Envelhecimento, políticas sociais e novas tecnologias. RJ: FGV, 2005.

Autora – Helena de Sá Melo

Orientadora – Prof.ª . Dra. Suely Galli

Objeto de estudo: População da 3.ª idade

Contato: [email protected]

Inclusão Digital na 3ª Idade: uma questão de sobrevivência