Poster para cbcf2011 1editado

2

Click here to load reader

Transcript of Poster para cbcf2011 1editado

Page 1: Poster para cbcf2011 1editado

EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS TÁTICOS DAS DEZESSEIS MELHO RES SELEÇÕES DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL – 2010

Daniel Alves Ferreira Junior1, Rodrigo Monteiro de Souza2 e Marcelo da Costa Gomes3. [email protected] Introdução: De acordo com Drubscky (2003) sistema tático é o conjunto das táticas que determinam as ações e características de uma equipe como um todo em campo. Por convenção, são adotadas denominações numéricas, 4-3-3, 3-5-2 ou 4-4-2, por exemplo. Atrás desses números está tudo o que envolve o sistema tático de determinada equipe. As performances de alta qualidade dos setores ofensivo e defensivo de uma equipe de futebol, não se atingem com o número elevado de atacantes ou defensores em campo, e sim por meio de uma armação inteligente e equilibrada do sistema tático (DRUBSCKY, 2003 p. 92). É unânime que o Futebol hoje é jogado numa velocidade muito maior, que a força ganhou espaço de destaque, a precisão na execução dos fundamentos do jogo nesse novo contexto também é diferente, assim como as exigências em relação ao posicionamento e aos deslocamentos do jogador no campo de jogo. Desta forma, é possível afirmar no Futebol atual que o sistema tático escolhido ainda seja o diferencial para a obtenção de vitórias? É possível afirmar, nos dias de hoje, que uma equipe venceu a partida ou o campeonato por ter escolhido o melhor sistema? Qual seria o melhor sistema? Metodologia e Objetivos: Essa pesquisa descritiva em seu caráter quantitativo através de estatística simples pretende estabelecer a prevalência de utilização dos sistemas táticos e em caráter qualitativo verificar a ocorrência de maior número de vitórias e gols marcados de cada sistema a partir das oitavas de final na copa do mundo 2010 – África do Sul. Resultados: Especificamente no caso da Copa do Mundo 2010, o sistema 4-5-1, utilizado nas fases finais pela equipe campeã, prevaleceu.

Em análise dos resultados das partidas, percebe-se que o sistema 4-5-1 obteve o maior percentual, chegando a 37,5% das vitórias das fases eliminatórias, contra 31,5% do sistema 4-4-2, 25% do 4-3-3 e apenas 6,25% do 5-4-1.

1 Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – Professor Responsável UniFOA. 2 Especialista em Fisiologia do Exercício pelo CEFE- UNIFESP/EPM – Professor Voluntário UniFOA. 3 Bacharel em Educação Física – UniFOA.

Oitavas de finalQuartas de final

Semi-finaisFinais

0

1

2

3

4

5

6

7

Prevalência dos Sistemas

4 3 3 4 4 2 4 5 1 5 4 1

Page 2: Poster para cbcf2011 1editado

Percentual de Vitórias por sistema

1 2 3 4

4 4 2

5 4 1

4 3 3

4 5 1

Soma-se a esse fato, a equipe que sagrou-se campeã da copa (Espanha), ter utilizado justamente esse sistema a partir das Semi-finais. O que poderia significar que esse sistema favorece a obtenção dos resultados. É importante ressaltar que o 4-5-1 espanhol nas fases eliminatórias obteve uma média de 1,0 gol por jogo sem que sofresse sequer um gol. Reafirmando o possível equilíbrio estabelecido pela escolha do sistema.

Conclusões: Os resultados apresentados apontam para uma tendência mundial de utilização dos sistemas com quatro zagueiros. Acredita-se que as coberturas no sistema defensivo funcionam melhor do que nos sistemas que utilizam três zagueiros. Em relação ao meio campo a tendência apresentada pela pesquisa é de utilização dos sistemas com cinco jogadores, numa tentativa de aumentar a compactação defensiva e congestionar o setor de armação de jogadas, dificultando a construção das jogadas de ataque por parte dos adversários. Já no ataque a tendência é para a utilização de apenas um atacante de ofício. Entretanto é importante ressaltar que o que torna uma equipe mais ofensiva ou defensiva não parece ser o sistema utilizado. Pois é comum uma equipe utilizar um atacante apenas, mas com dois meias atacantes que aproximam muito da área de ataque (como o exemplo da Alemanha e Espanha). Ou até uma equipe que opta por três atacantes, mas os mesmos retornam na marcação dos volantes e dos laterais adversários (como o exemplo da Holanda). Referências Bibliográficas:

Oitavas de finalQuartas de final

Semi-finaisFinais

0

2

4

6

8

10

12

Número de Gols marcados por sistema

4 3 3 4 4 2 4 5 1 5 4 1