POSTER-Pegadas de dinossáurios do Cretácico superior de Santo Amaro de o Oeiras?

1
DEPRESSÕES NO CRETÁCICO DE SANTO AMARO DE OEIRAS – PEGADAS OU NÃO? Observamos que algumas depressões / buracos apresentam uma forma semelhante às das pegadas de dinossáurios tridáctilos. 1. Fazer parte de uma pista X 2. Numa mesma camada ocorrem pegadas com dimensões relativamente homogéneas X 3. Reduzida diversidade de pegadas X 4. A rocha tem que ter idade apropriada X 5. A formação da rocha realizou-se a pequena profundidade X 6. A idade da rocha deve corresponder a um período de transgressão X 7. Fotogrametria de pegada – curvas de nível a distâncias semelhantes X 8. Três dedos visíveis, com o central com comprimento superior X 9. Depressões com pouca profundidade relativa X 10. Direcção de progressão dos animais idêntica, com o mesmo sentido ou sentidos opostos ? ? 11. Presença de um rebordo elevado na margem da pegada X Critérios para que uma depressão seja considerada como pegada de dinossáurio bípede : Conclusões 1. Esta amostra representa aparentemente pegadas deixadas por dinossáurios bípedes, produzindo impressões funcionalmente tridátilas. 2. A má preservação resulta da erosão a partir do momento em que as pegadas surgiram à vista. 3. A aplicação destes 11 critérios poderá permitir a descoberta de novas pegadas. 4. Se esta amostra de depressões representar pegadas de dinossáurios, elas serão das mais recentes encontradas em Portugal. E juntam-se às pegadas encontradas na jazida de Carenque, igualmente do Cenomaniano e também no distrito de Lisboa. E a eventuais pegadas de dinossáurios quadrúpedes que podem estar presentes em calcários margosos com idade idêntica na praia da Parede. GRUPO DE PALEONTOLOGIA ESCOLA E.B.I DR.JOAQUIM DE BARROS PAÇO DE ARCOS - 2012 PROJETO ADOTA UMA ROCHA-SEGREDOS GEOLÓGICOS DESCOBERTOS NO PASSEIO MARÍTIMO DE OEIRAS SUBSIDIADO PELA FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO APOIADO PELO INSTITUTO GEOLÓGICO E MINEIRO ausentepresente Decidimos arranjar um conjunto de critérios/regras que nos permitam decidir quando é que um buraco pode ser considerado uma pegada produzida pelo pé de um dinossáurio com três dedos (funcionais). E aplicá-los às depressões observadas nestes calcários do Cretácico, com cerca de 90 milhões de anos .

Transcript of POSTER-Pegadas de dinossáurios do Cretácico superior de Santo Amaro de o Oeiras?

Page 1: POSTER-Pegadas de dinossáurios do  Cretácico superior de Santo Amaro de o Oeiras?

DEPRESSÕES NO CRETÁCICO DE SANTO AMARO DE OEIRAS – PEGADAS OU NÃO?

Observamos que algumas depressões / buracos apresentam uma forma semelhante às das pegadas de dinossáurios tridáctilos.

1. Fazer parte de uma pista X

2. Numa mesma camada ocorrem pegadas com dimensões relativamente homogéneas

X

3. Reduzida diversidade de pegadas X

4. A rocha tem que ter idade apropriada X

5. A formação da rocha realizou-se a pequena profundidade

X

6. A idade da rocha deve corresponder a um período de transgressão

X

7. Fotogrametria de pegada – curvas de nível a distâncias semelhantes

X

8. Três dedos visíveis, com o central com comprimento superior

X

9. Depressões com pouca profundidade relativa X

10. Direcção de progressão dos animais idêntica, com o mesmo sentido ou sentidos opostos

? ?

11. Presença de um rebordo elevado na margem da pegada

 

X

Critérios para que uma depressão seja considerada como pegada de dinossáurio bípede :

Conclusões1. Esta amostra representa aparentemente pegadas deixadas por dinossáurios bípedes, produzindo impressões funcionalmente tridátilas.2. A má preservação resulta da erosão a partir do momento em que as pegadas surgiram à vista.3. A aplicação destes 11 critérios poderá permitir a descoberta de novas pegadas.4. Se esta amostra de depressões representar pegadas de dinossáurios, elas serão das mais recentes encontradas em Portugal. E juntam-se às pegadas encontradas na jazida de Carenque, igualmente do Cenomaniano e também no distrito de Lisboa. E a eventuais pegadas de dinossáurios quadrúpedes que podem estar presentes em calcários margosos com idade idêntica na praia da Parede.

GRUPO DE PALEONTOLOGIA ESCOLA E.B.I DR.JOAQUIM DE BARROS PAÇO DE ARCOS - 2012

PROJETO ADOTA UMA ROCHA-SEGREDOS GEOLÓGICOS DESCOBERTOS NO PASSEIO MARÍTIMO DE OEIRASSUBSIDIADO PELA FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHOAPOIADO PELO INSTITUTO GEOLÓGICO E MINEIRO

ausente presente

Decidimos arranjar um conjunto de critérios/regras que nos permitam decidir quando é que um buraco pode ser considerado uma pegada produzida pelo pé de um dinossáurio com três dedos (funcionais). E aplicá-los às depressões observadas nestes calcários do Cretácico, com cerca de 90 milhões de anos.