Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da...

35
Potência em Potência em CORRENTE ALTERNADA CORRENTE ALTERNADA

Transcript of Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da...

Page 1: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Potência emPotência emCORRENTE ALTERNADACORRENTE ALTERNADA

Page 2: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão

P = V x I

Em corrente alternada não podemos dizer a mesma coisa

Page 3: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Em corrente alternada encontramos três tipos de potência

• Potência aparente• Potência ativa• Potência reativa

Page 4: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

A potência aparente é a absorvida da rede.Pode ser medida por um voltímetro e um amperímetro

PAp = V x I

Sua unidade éVOLT – AMPÈRE (VA)

1 kVA = 1.000 VA

Page 5: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

A potência ativa é a utilizada pelas cargas pode ser obtida através da fórmula:

PAt = R x I2

Sua unidade éWATT (W)

1 kW = 1.000 W

Page 6: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

FP =PAt

PAp

Fator de potênciaFator de potênciaÉ a relação entre a PAt E A PAp

Page 7: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

FP MÍNIMO = 0,92 OU 92 %

Fator de potênciaFator de potênciaRepresenta o quanto da potência total é transformada em trabalho

Page 8: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Fator de potênciaFator de potênciaÉ representado pelocos

Page 9: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

PAt = PAp x cos

OU

PAt = V x I x cos

Portanto:Portanto:

Page 10: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

O fator de potência pode variar de 0 a 1 ou de 0 a 100 %

FP = 1 OU 100%

Potência ativa = Potência aparente

Page 11: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

FP = 0

O circuito está absorvendo apenas potência reativa que é igual a potência total

Page 12: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Baixo fator de potência significa transformar somente parte da potência total absorvida em trabalho, ou seja, força, calor ou luz

Page 13: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Potência reativaPotência reativaPotência reativa é usada para manutenção dos fluxos magnéticos nas máquinas elétricas

Page 14: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

A potência reativa é trocada com a rede, não sendo consumida

Page 15: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Potência reativaPotência reativaSemelhante à potência ativa, multiplica-se a potência aparente por um fator ( sen ) que nos resultará na potência não consumida

Pr = PAp x sen OU Pr = V x I x sen

Unidade = Volt- Ampère-Reativo (VAR)

Page 16: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Baixo fator de potênciaBaixo fator de potência• A instalação trabalha sobrecarregada• Há queda de tensão e perdas ôhmicas nos alimentadores • Paga-se um ajuste à companhia fornecedora de energia

Page 17: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Alto fator de potênciaAlto fator de potência• Eliminação do ajuste• Redução das perdas ôhmicas• Melhoria do nível de regulação da tensão• Possibilidade de alimentação de novas máquinas na mesma

instalação• Melhor aproveitamento da energia

Page 18: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Potência de um capacitorPotência de um capacitor

Page 19: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Um capacitor tem a propriedade de armazenar energia

Page 20: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Dielétrico(Isolante)

Placasmetálicas

Constituição de um capacitorConstituição de um capacitor

Page 21: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

O tamanho das placas e do dielétrico influencia nesta capacidade

Page 22: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Símbolo

Unidade - Farad (F)

Page 23: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Observem o efeito de um capacitor em um circuito elétrico

Page 24: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

WA

V

PAp = V x I = 100 x 2

100 V

2 A

1200Espiras

PAt = 40 W

= 200 VA

40 W

Page 25: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

WA

V

40 W

= 100 x 2PAp = V x I

PAt = 40 W

= 200 VA

1200Espiras

CAP f 100 V

2 A

Page 26: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

PAp = V x I = 100 x 0,5

100 V

0,5 A

PAt = 40 W

= 50 VA

WA

V

40 W

CAP f

1200Espiras

Page 27: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

1a ExperiênciaPAp = 200 VA

PAt = 40 W

Colocando um capacitor em paralelo com a bobina, a potência ativa se mantem e a potência aparente diminui

2a ExperiênciaPAp = 50 VA

PAt = 40 W

Page 28: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

Bobina Capacitor

O capacitor atua em sentido contrário à bobinaBobina possui potência reativa indutivaCapacitor possui potência reativa capacitiva

Page 29: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

O capacitor melhora o fator de potência das instalações

Page 30: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

W

VA

VArInd.

VArCap.

Page 31: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.
Page 32: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.
Page 33: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.
Page 34: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

VA VArInd.

W

Page 35: Potência em CORRENTE ALTERNADA. Em corrente contínua vimos que potência em watts é o produto da corrente pela tensão P = V x I Em corrente alternada não.

ResumindoResumindoO capacitor diminui a potência reativa conservando a potência ativa

Com isso diminui a potência total(Aparente)