POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

44
Ficha Técnica Antonio Augusto Anastasia Governador do Estado de Minas Gerais Deputado Cássio A. F. Soares Secretário de Estado de Desenvolvimento Social Maria Albanita Roberta de Lima Subsecretária de Projetos Especiais de Promoção Social José Celso Graize Magalhães Gerente Estadual do Processo Estratégico Poupança Jovem Elaboração Cristiano de Andrade Fabiana Célia de Souza Lima Flávia dos Santos Hebert Tolentino Santos Projeto gráfico Assessoria de Comunicação - Sedese Informações: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese Gerência Estadual do Processo Estratégico Poupança Jovem Rodovia Professor Américo Gianetti, 4143 – Bairro Serra Verde Edifício Minas/ 14º andar - CEP 31.630-900 Belo Horizonte, abril de 2013

Transcript of POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

Page 1: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

1

Ficha TécnicaAntonio Augusto AnastasiaGovernador do Estado de Minas Gerais

Deputado Cássio A. F. SoaresSecretário de Estado de Desenvolvimento Social

Maria Albanita Roberta de LimaSubsecretária de Projetos Especiais de Promoção Social

José Celso Graize MagalhãesGerente Estadual do Processo Estratégico Poupança Jovem

ElaboraçãoCristiano de AndradeFabiana Célia de Souza LimaFlávia dos SantosHebert Tolentino Santos

Projeto gráficoAssessoria de Comunicação - Sedese

Informações:Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SedeseGerência Estadual do Processo Estratégico Poupança JovemRodovia Professor Américo Gianetti, 4143 – Bairro Serra VerdeEdifício Minas/ 14º andar - CEP 31.630-900

Belo Horizonte, abril de 2013

Page 2: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

2

GUIA DO JOVEMSeja bem-vindo ao Poupança Jovem!

Este Guia do Jovem foi elaborado para que você, jovem estudante do ensino médio da rede pública estadual, entenda como funciona o Poupança Jovem.

Aqui, você vai descobrir quantos encontros terá com seu Educador de Referência do Poupança Jovem e quais as Atividades de Formação Complementar deverá fazer como pré-requisito para receber o benefício financeiro, ou seja, a poupança.

O Guia do Jovem criou um espaço especialmente para que você controle sua participação nas Atividades de Formação Complementar. Ele deverá ser utilizado durante os três anos do ensino médio. Cuide bem dele e leve-o sempre com você!

O seu futuro está em suas mãos! Conte conosco! Participe!

MEUS DADOS

Nome do Jovem:

RG:

CPF:

Nome da mãe ou responsável legal:

Nome do pai ou responsável legal:

Nº de Adesão:

Endereço residencial:

Telefones de contato:

E-mail:

Redes Sociais (Facebook, Twitter, Orkut):

Page 3: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

3

DADOS DO POUPANÇA JOVEM

Município:

Escola Estadual:

Anexo da Escola Estadual:

Nome do Professor Coordenador da Escola Estadual:

Contato do Professor Coordenador da Escola Estadual:

Nome do meu Educador de Referência:

Contato do meu Educador de Referência:

Telefones de contato da Coordenação Poupança Jovem:

Endereço da Coordenação Poupança Jovem:

E-mail da Coordenação Poupança Jovem:

Rede Social do Poupança Jovem: www.poupancajovem.mg.gov.br

Facebook oficial do Poupança Jovem: www.facebook.com/poupancajovem

Twitter oficial Poupança Jovem: @poupanca_jovem

Orkut oficial do Poupança Jovem: [email protected]

Canal youtube do Poupança Jovem (oficial): www.youtube.com/poupancajovemoficial

Page 4: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

4

POUPANÇA JOVEMO que é o Poupança Jovem?

O Programa Poupança Jovem foi criado em 2007 como um dos projetos estruturadores do Governo de Minas e visa atender alunos do ensino médio, matriculados nas escolas estaduais dos municípios selecionados, conforme critérios estabelecidos nos decretos que instituem e regulamentam o Poupança Jovem.

A partir de 2012, o Programa Poupança Jovem foi transformado em Processo Estratégico Poupança Jovem, passando a ter caráter contínuo e, para isso, foi desenvolvida uma nova metodologia.

O Processo Estratégico Poupança Jovem é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que também é responsável por sua metodologia e pelo monitoramento das ações desenvolvidas em todos os seus níveis.

AdesãoPodem se inscrever no Poupança Jovem os alunos regularmente matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais, situadas nos municípios selecionados pelo Estado de Minas Gerais, conforme critérios estabelecidos nos decretos que instituem e regulamentam o Poupança Jovem.

A adesão é voluntária e acontece no 1º (primeiro) ano do ensino médio. O jovem deverá ter idade igual ou inferior a 18 (dezoito) anos na data de 1º de janeiro do ano em que assinar o Termo de Adesão.

Os jovens matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio que se transferirem para uma escola estadual, participante do Poupança Jovem, também poderão fazer a adesão. Se você tem algum colega nessa situação, procure o Professor Coordenador de sua escola ou seu Educador de Referência do Poupança Jovem para mais informações1.

Assim, você deverá procurar uma pessoa da equipe do Poupança Jovem que estará presente em sua escola estadual ou o Professor Coordenador, providenciar a documentação necessária e a assinatura do Termo de Adesão. Caso você possua menos de 18 (dezoito) anos de idade, seu responsável legal deve assinar o Termo de Adesão, juntamente com você. Se você possuir mais de 18 (dezoito) anos de idade, poderá assinar o Termo de Adesão como responsável.

1 - https://www.poupancajovem.mg.gov.br

Page 5: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

5

Documentação necessária para Adesão- Certidão de nascimento do jovem- Identidade e CPF do jovem (se possuir)- Identidade e CPF do responsável legal do jovem- Comprovante de endereço

Sem a documentação completa acima, inclusive seus documentos de Identidade2 e CPF3, você não conseguirá abrir a sua conta bancária para recebimento da poupança. Não deixe de providenciar esses documentos o mais breve o possível!

A poupançaOs jovens que aderem ao Processo Estratégico Poupança Jovem receberão um benefício financeiro, a poupança, de R$ 3.000,00 (três mil reais). Você terá direito a R$1.000,00 (hum mil reais) depositado em sua conta poupança a cada série do ensino médio em que obtiver aprovação enquanto aluno aderido ao Poupança Jovem.

Parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE)O Poupança Jovem é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), uma vez que sua atuação somente é possível com a colaboração das escolas estaduais, tendo em vista seu público-alvo: os jovens estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais dos municípios selecionados.

As escolas estaduais informam o resultado escolar (a aprovação escolar é um dos pré-requisitos para o recebimento da poupança), além de fornecer diversos dados como frequência, abandono, transferência, calendário escolar etc.

Para fortalecer essa parceria foi criada a função do Professor Coordenador, que é um professor da escola estadual indicado pelo Diretor Escolar. O Professor Coordenador é responsável por aproximar as escolas estaduais e o Poupança Jovem. Ele representa o Diretor Escolar na coordenação do Poupança Jovem na escola estadual e apoia a Coordenação do Poupança Jovem em suas atribuições. Assim, em caso de dúvidas sobre o Poupança Jovem, você deverá procurar o seu Professor Coordenador em sua escola.

2 - http://www.mg.gov.br/governomg/informacoes/comunidade,5140,0,31927,0,0,0,0,03 - http://www.caixa.gov.br/vce/social/cadastro/cpf/index.asp

Page 6: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

6

Acompanhamento SocialA escola estadual informa periodicamente a frequência dos alunos aderidos ao Poupança Jovem. Esse dado é fundamental para a realização do acompanhamento social.

Quando o aluno está faltoso, a direção da escola informa à Coordenação do Poupança Jovem, que realiza a busca ativa do jovem. A busca ativa consiste na atuação do Educador de Referência do Poupança Jovem em localizar o jovem e incentivá-lo a voltar para a escola, retomando seus estudos.

Caso o Educador de Referência identifique que o jovem se encontra em situação de vulnerabilidade social, ele aciona o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para oferecer assistência ao jovem e à sua família.

Você também pode incentivar o seu colega faltoso a retornar à escola, ajudando-o a permanecer no Poupança Jovem!

A metodologiaA partir de 2012, o Poupança Jovem instituiu uma nova metodologia, que visa:

•Aumentar as taxas de conclusão do ensino médio, diminuindo o abandono/evasão escolar.• Reforçar a ideia e a prática protagonista entre os jovens do Poupança Jovem.• Fomentar a constituição, o desenvolvimento e a articulação de redes de parceiros.• Proporcionar a formação de acordo com o perfil, as diferenças e as possibilidades de cada jovem.• Oferecer o acompanhamento individual e focalizado do jovem.

As Atividades de Formação Complementar que foram definidas pelo Poupança Jovem como pré-requisito para o recebimento do benefício financeiro, além da conclusão do ensino médio (aprovação escolar), estão dispostas em um Cardápio de Atividade de Formação Complementar. Essas atividades estão divididas em Atividades Individuais e Atividades Coletivas, que serão explicadas mais adiante.

Para cada atividade (Individuais e Coletivas) há critérios de aceitação e uma pontuação específica, conforme dispostos no Cardápio. Caso haja dúvidas, após ler este guia, com atenção, procure seu Educador de Referência para esclarecimentos.

Page 7: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

7

Critérios para recebimento da poupançaPara fazer jus à poupança, você deverá:

• Ser aprovado na escola estadual, concluindo o ensino médio.• Participar das Atividades de Formação Complementar estabelecidas pelo Poupança Jovem em cada ano do ensino médio, totalizando o mínimo de 70 pontos por ano.• Frequentar regularmente às aulas. • Não realizar ações que possibilitem sua exclusão do Poupança Jovem, conforme legislação atual.

Pontuação mínima nas Atividades de Formação Complementar

Para ter direito a receber o benefício financeiro, você deverá alcançar o mínimo de 70 pontos em Atividades de Formação Complementar, em cada série do ensino médio.

Caso você não consiga a aprovação escolar ou abandone e retorne à escola estadual no ano seguinte, você deverá realizar novamente as Atividades de Formação Complementar, alcançando a pontuação mínima de 70 pontos.

Dos 70 pontos, 40 pontos são obrigatórios em Atividades Individuais, sendo que deverá ser realizada pelo menos 01 atividade em cada Eixo Estruturador.

O restante da pontuação, ou seja, 30 pontos, você poderá obter escolhendo livremente entre as Atividades Coletivas e/ou as Atividades Individuais.

Page 8: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

8

Como você poderá fazer a pontuação mínima de 70 pontos?

• 70 pontos de Atividades Individuais ou• 40 pontos em Atividades Individuais obrigatórias + 30 pontos em Atividades Coletivas ou• 55 pontos de Atividades Individuais + 15 pontos de Atividades Coletivas.

Lembramos que essa é a pontuação mínima exigida para o recebimento da poupança, mas você poderá realizar quantas atividades desejar. O Poupança Jovem incentiva a realização do máximo possível de atividades que você conseguir fazer, pois quanto mais atividades, mais conhecimento você adquire e melhora sua formação complementar!

Cardápio de Atividades de Formação ComplementarO Cardápio de Atividades de Formação Complementar do Poupança Jovem constitui um menu de opções de atividades que poderão ser realizadas pelos jovens. Como é um quadro de sugestões, você é quem escolhe quais atividades irá fazer. O Cardápio está dividido em:

1. Atividades Individuais – realizadas independentemente pelo jovem.2. Atividades Coletivas – planejadas e executadas com a orientação do Educador de Referência, por meio de encontros coletivos.

Para cada Atividade de Formação Complementar, listada no cardápio, existe uma pontuação específica. Também foi estabelecida uma pontuação máxima anual, tanto para as Atividades Individuais, quanto para as Atividades Coletivas, com o objetivo de incentivar o aluno a experimentar diferentes Atividades de Formação Complementar, enriquecendo, dessa forma, sua formação como indivíduo. Mas, após realizar a pontuação mínima exigida, ou seja, 70 pontos, você poderá ser pontuado em todas as atividades (Individuais ou Coletivas) que realizar, inclusive aquelas que você já havia executado antes de alcançar os 70 pontos.

Como regra, somente pontuarão no Poupança Jovem as atividades realizadas no ano atual, ou seja, se você fez alguma atividade no ano anterior, ela não será pontuada como Atividade de Formação Complementar para o Poupança Jovem. Para os alunos do 1º ano, o prazo é a partir da adesão ao Poupança Jovem. Já para os alunos do 2º e 3º anos, a partir do dia 1º (primeiro) de janeiro do ano atual.

Os pontos obtidos, por você, nas Atividades Individuais, contam somente nessa modalidade, não pontuando novamente nas Atividades Coletivas e vice-versa.

Page 9: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

9

Atividades IndividuaisAs Atividades Individuais serão realizadas, por você, de forma independente. O Educador de Referência apenas verificará se você fez a atividade, analisando os documentos que você apresentar a ele.

As Atividades Individuais listadas no cardápio estão agrupadas em 4 (quatro) Eixos Estruturadores:

Importante: Existem situações que envolvem eventos específicos, nas quais você poderá pontuar várias vezes em Atividades Individuais. Por exemplo: A escola irá realizar um campeonato de futebol. Caso você participe da organização do campeonato, você pontua; se joga em um time que participa do campeonato, você pontua; se assiste aos jogos, você pontua.

Lembre-se que o Cardápio privilegia situações práticas do seu cotidiano como, por exemplo, a participação em grupos de jovens de igrejas. Consulte a secretaria da igreja para que eles emitam uma declaração de participação. Caso, a igreja não emita uma declaração, você poderá solicitar ao seu Educador de Referência um formulário padrão, que comprove sua atuação no grupo.

EIXOS ESTRUTURADORES - EE

FORMAÇÃO CIDADÃFORMAÇÃO ESCOLAR

FORMAÇÃO PROFISSIONALFORMAÇÃO CULTURAL

Page 10: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

10

As Atividades ColetivasAs Atividades Coletivas são realizadas por um grupo de jovens, de no mínimo 10 e no máximo 25 participantes, sendo orientadas pelo Educador de Referência do Poupança Jovem. O Educador planejará a atividade em conjunto com os jovens, realizando encontros para desenvolvê-la. A Atividade Coletiva deve gerar como resultado um Produto Coletivo, que deverá ser apresentado à comunidade, escola estadual, associação de bairro, etc. As opções sugeridas no cardápio de Atividades Coletivas estão divididas em 3 (três)Temas Transversais:

Você poderá escolher qual atividade irá desenvolver, limitando-se à realização de até 2 (duas) Atividades Coletivas diferentes ao longo do ano, independentemente do Tema Transversal escolhido. Cada Atividade Coletiva equivale a 15 pontos. Portanto, você poderá acumular no ano até 30 pontos de Atividades Coletivas. Entretanto, a participação em Atividades Coletivas não é obrigatória. Caso tenha alcançado a pontuação mínima exigida, ou seja, 70 pontos, você poderá realizar e ser pontuado em quantas Atividades Coletivas desejar fazer.

TEMAS TRANSVERSAIS - TT

TERRITORIALIDADEPARTICIPAÇÃO SOCIALMUNDO DO TRABALHO

Page 11: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

11

O Educador de Referência do Poupança JovemCada jovem terá um Educador de Referência do Poupança Jovem, que será seu orientador.

Dentre as funções do Educador de Referência, podemos destacar:• Acompanhá-lo periodicamente, informando as atividades que você pode acessar;• Planejar juntamente com você, quais atividades se enquadram ao seu perfil;• Verificar se você está conseguindo a pontuação mínima dentro do prazo estabelecido;• Articular o seu acesso a atividades, por meio de parcerias com redes existentes na sua região;• Incentivá-lo e orientá-lo na realização de Atividades Individuais e Atividades Coletivas.

Para cada Atividade de Formação Complementar foram estabelecidos critérios de aceitação pelo Poupança Jovem, os quais exigem a apresentação de documentos que comprovem a realização da atividade.

Cada documentação comprobatória (cópias de certificados, declarações de presença, ingressos, comprovantes de inscrição, entre outros) que você apresentar ao seu Educador, ele fará a autenticação e assinará o documento. Se for um certificado ou algum documento original que não possa ser escrito, você deve apresentar uma cópia ao Educador de Referência, juntamente com o original, para que ele faça a autenticação e assinatura na cópia. Sugerimos que você guarde a cópia autenticada e assinada durante toda sua participação no Processo Estratégico Poupança Jovem.

Os critérios de aceitaçãoPara cada Atividade de Formação Complementar, seja ela Individual ou Coletiva, existem critérios de aceitação pré-definidos pelo Poupança Jovem. Ou seja, para você conseguir a pontuação de determinada atividade, deverá seguir as orientações e apresentar toda a documentação exigida nos critérios de aceitação. A guarda da documentação comprobatória (certificados de conclusão de curso, declarações de presença, entre outros) da realização das Atividades de Formação Complementar é de sua responsabilidade. Sugerimos que você arquive todos os documentos comprobatórios em uma pasta, como se fosse um portfólio, o que também o auxiliará em sua jornada acadêmica e profissional, pois várias instituições exigem a apresentação de documentos que comprovem a realização das atividades listadas em seu currículo.

Page 12: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

12

Você e seu Educador de Referência deverão controlar a entrega da documentação.

O Educador de Referência deve possuir uma pasta com seus dados e você deverá assinar nessa pasta no momento em que apresentar a documentação comprobatória ao seu Educador de Referência, no campo localizado em frente a cada Atividade de Formação Complementar realizada.

Para que você possa controlar os documentos já apresentados ao Educador e a pontuação alcançada em Atividades de Formação Complementar, criamos este Guia do Jovem que o acompanhará nos três anos do ensino médio. Nesse guia, existem espaços para que você escreva as Atividades de Formação Complementar, as quais você participou, controlando sua pontuação. Peça ao Educador que assine em frente a cada uma, comprovando que você apresentou a documentação comprobatória a ele.

Encontros PeriódicosPara que o Educador de Referência possa acompanhar o desenvolvimento das atividades realizadas pelos jovens, sob sua responsabilidade, ele pode realizar encontros periódicos.

O que são Encontros Periódicos?• São encontros e conversas realizadas coletivamente pelo Educador de Referência com um grupo de até 25 jovens, em datas e horários previamente combinados com os participantes.

Qual a importância dos Encontros Periódicos?• Encontros Periódicos são necessários para que o Educador de Referência possa manter o vínculo próximo com os jovens, sob sua responsabilidade, acompanhando de perto a pontuação alcançada pelos jovens e oferecendo orientações sobre oportunidades disponíveis.

Como o Educador de Referência organiza os Encontros Periódicos? • Após receber a listagem contendo todos os jovens, sob sua responsabilidade, o Educador de Referência poderá criar turmas de até 25 jovens.

Importante: a participação dos jovens nos Encontros Periódicos não é obrigatória. Portanto, ao criar as turmas, o Educador de Referência deve atentar para fato de que nem todos os jovens tem disponibilidade de tempo para se encontrar periodicamente.

Page 13: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

13

Onde realizar os Encontros Periódicos?• Antes do início do acompanhamento efetivo do Educador de Referência junto aos jovens, sugere-se que seja realizado um mapeamento da rede social disponível para a realização dos encontros.

Como é de conhecimento, cessão de espaços gratuitos nem sempre estão à disposição, daí a necessidade de um amplo mapeamento da rede disponível.

Além de espaços possíveis como igrejas, entidades, fundações e associações, caberá à Coordenação Local do Poupança Jovem articular junto à escola, com a colaboração do Professor Coordenador, espaços disponíveis para a realização dos encontros, respeitadas as disponibilidades e as normas escolares, visto que essa não é uma obrigação prevista.

O jovem que participa dos Encontros Periódicos é pontuado?• Com as alterações no Cardápio de Atividades Individuais foi incluída a atividade “Participação nos Encontros Periódicos”, que equivale a 02 pontos por encontro participado. Caso o jovem participe de 08 encontros ele somará 16 pontos. Além dessa possibilidade, a cada atividade (Individual ou Coletiva) oferecida nos Encontros Periódicos, o jovem poderá ser pontuado.

Quanto tempo deve durar cada Encontro Periódico?• A título de pontuação, os Encontros Periódicos devem ocorrer em no mínimo 02 horas.

O que o Educador de Referência pode fazer nos Encontros Periódicos: • Apresentar aos jovens a proposta metodológica do Poupança Jovem – Encontro Inaugural (1º, 2º e 3º ano);• Verificar a documentação comprobatória das Atividades Individuais, que os jovens tenham participado; • Disponibilizar informações sobre oportunidades;• Esclarecer dúvidas sobre a metodologia;• Orientar e dar dicas sobre a realização das atividades;• Desenvolver Atividades Coletivas;• Oferecer oficinas, palestras, debates e outras atividades de pontuação individual, inclusive com a participação de parceiros e convidados.

Page 14: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

14

Page 15: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

15

O jovem e o BancoPara que você possa receber o benefício financeiro: a poupança de até R$ 3.000,00 - três mil reais (sendo mil reais correspondentes a cada série do ensino médio, em que obtiver aprovação, enquanto beneficiário), o Poupança Jovem abre, pra você, uma conta poupança no Banco.

Ao aderir ao Poupança Jovem, você deverá entregar os seguintes documentos para que possamos providenciar a abertura de sua conta bancária:

• Uma cópia do seu CPF.• Uma cópia de sua carteira de identidade.• Uma cópia de seu comprovante de endereço.

Se você for menor de 18 anos, deverá fornecer também:• Uma cópia do CPF do responsável legal.• Uma cópia da carteira de identidade do responsável legal.

Estes documentos são fundamentais para que o Poupança Jovem providencie a abertura de sua conta poupança no Banco, onde será depositados os valores relativos ao benefício financeiro, que você receberá na conclusão do ensino médio. A abertura da conta poupança é solicitada pela Gerência Estadual do Poupança Jovem e, você só precisa entregar os documentos necessários, no ato da adesão.

Para receber a poupança você deverá ter concluído o ensino médio e ter feito a pontuação mínima anual em Atividades de Formação Complementar. Ou seja, você somente receberá a poupança após concluir o ensino médio (no ano seguinte depois de terminar o terceiro ano) e cumprir com todos os requisitos estabelecidos pelo Poupança Jovem. Se você não cumprir algum dos requisitos (aprovação escolar, conclusão do ensino médio e realização das Atividades de Formação Complementar, conforme descrito na legislação) e for excluído do Poupança Jovem ou pedir desligamento voluntário, o dinheiro depositado no Banco, em seu nome, será devolvido para o Governo do Estado de Minas Gerais.

O cartão bancárioPara retirar o dinheiro de sua conta você efetua um saque. Essa movimentação em geral é feita por meio de cartão magnético e uso da senha. O Poupança Jovem, após abrir a sua conta poupança no Banco, irá agendar uma data para a entrega do cartão.Esteja sempre atento a divulgação da data, horário e local para entrega do cartão e assinatura dos documentos de abertura da conta poupança. Todas essas informações

Page 16: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

16

serão afixadas no escritório da Coordenação Local do Poupança Jovem do seu município e em sua escola. Quando for receber o seu cartão bancário e assinar os documentos de abertura de conta é fundamental que você compareça ao local indicado com os originais e cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço. Caso você tenha menos de 18 anos, deve comparecer acompanhado do responsável legal que também deverá estar com os originais e cópias dos documentos de identidade e CPF.

Importante: O seu cartão e senha só serão entregues se você estiver acompanhado do responsável, caso você tenha menos de 18 anos. O cartão e senha não poderão ser entregues ao responsável sem a sua presença, pois a Conta Poupança e sua senha são pessoais e sigilosas. É muito importante que você compareça à entrega do seu cartão, pois sem ele você não conseguirá acessar os dados de sua conta, como por exemplo, verificar o saldo, assim como não conseguirá realizar o saque de sua poupança ao final do ensino médio.

E como garantir que só o dono da conta poupança possa movimentá-la?No cartão, o cliente, quando abre sua conta, registra uma senha, que ele tem de decorar e não contar para ninguém, nem para os atendentes do Banco. Ela é um segredo do cliente e, é pessoal e sigilosa.

Por que isso?Para o Banco ter a certeza de que só o próprio cliente pode sacar naquela conta e garantir a segurança do dinheiro.

A responsabilidade pelo uso do cartão magnético e senha pessoal é exclusiva do jovem, que é o cliente. Assim, você deve ter cuidado com seu

cartão e com sua senha!

Page 17: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

17

Algumas dicas de segurança- Não empreste para terceiros sua Conta ou o seu Cartão de movimentação bancária.- A senha é a assinatura eletrônica que deve ser memorizada por você e mantida em segredo absoluto. Ela é encaminhada pelo Banco e pode ser mantida por você ou alterada, se quiser.- Quando escolher a senha ou alterá-la, você não deve usar combinações numéricas (datas de nascimento ou de casamento, placas de automóveis, CPF ou outros números de documentos) que possam ser facilmente identificadas em caso de perda, roubo ou extravio do seu cartão.- A senha é individual e intransferível. Não a revele a ninguém, nem mesmo a parentes, amigos ou pessoas de confiança. Você é responsável por sua senha, respondendo por sua guarda e por seu uso indevido.- Não deixe que outras pessoas vejam ou tomem conhecimento de sua senha secreta. Faça uma proteção com as mãos ou com o corpo se for preciso. Ao digitá-la, seja no ponto de atendimento ou em terminais de autoatendimento, tenha certeza de que outras pessoas não estão observando.- Nunca peça nem aceite orientação de estranhos. Se precisar de ajuda no atendimento, solicite auxílio a um atendente, devidamente identificado como funcionário do Banco.

Lembrete:Em caso de dúvidas sobre o Poupança Jovem, procure seu Educador de Referência para que ele possa ajudá-lo. Já, em caso de dúvidas bancárias como, tarifas, rendimento, saldo, conta, cartão, extrato bancários, entre outros, procure a sua agência bancária para esclarecimentos.

MEUS DADOS BANCÁRIOSNome do Banco:Endereço do Banco:Telefone do Banco: Homepage do Banco:Nome do meu Gerente do Banco:Contato do meu Gerente do Banco:Anotações:

Page 18: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

18

Encontros Periódicos com o Educador de Referência

1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Nº Mês Data Pontuação Alcançada até o momento

Assinatura do Educador

01

02

03

04

05

06

07

08

Total Geral dos pontos alcançados

2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Nº Mês Data Pontuação Alcançada até o momento

Assinatura do Educador

01

02

03

04

Page 19: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

19

05

06

07

08

Total Geral dos pontos alcançados

3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Nº Mês Data Pontuação Alcançada até o momento

Assinatura do Educador

01

02

03

04

05

06

07

08

Total Geral dos pontos alcançados

Page 20: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

20

Data

Ativi

dade

(In

dividu

al ou

Co

letiva

)

Eixo

Estr

utura

dor

ou Te

ma

Tran

sver

sal

Núme

ro da

ati

vidad

eCód

igo

da A

FCAt

ivida

dePo

ntuaç

ãoAs

sinatu

ra do

Ed

ucad

or

CONT

ROLE

DE

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

S E

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

REA

LIZA

DAS

Pont

uaçã

o Co

mpl

emen

tar d

as A

tivid

ades

Indi

vidua

is de

qua

lque

r Eixo

Est

rutu

rado

re/

ou A

tivid

ades

Col

etiva

s de

qua

lque

r Tem

a Tr

ansv

ersa

l

Page 21: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

21

Data

Ativi

dade

(In

dividu

al ou

Co

letiva

)

Eixo

Estr

utura

dor

ou Te

ma

Tran

sver

sal

Núme

ro da

ati

vidad

eCód

igo

da A

FCAt

ivida

dePo

ntuaç

ãoAs

sinatu

ra do

Ed

ucad

or

CONT

ROLE

DE

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

S E

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

REA

LIZA

DAS

Pont

uaçã

o Co

mpl

emen

tar d

as A

tivid

ades

Indi

vidua

is de

qua

lque

r Eixo

Est

rutu

rado

re/

ou A

tivid

ades

Col

etiva

s de

qua

lque

r Tem

a Tr

ansv

ersa

l

Page 22: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

22

Data

Ativi

dade

(In

dividu

al ou

Co

letiva

)

Eixo

Estr

utura

dor

ou Te

ma

Tran

sver

sal

Núme

ro da

ati

vidad

eCód

igo

da A

FCAt

ivida

dePo

ntuaç

ãoAs

sinatu

ra do

Ed

ucad

or

CONT

ROLE

DE

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

S E

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

REA

LIZA

DAS

Pont

uaçã

o Co

mpl

emen

tar d

as A

tivid

ades

Indi

vidua

is de

qua

lque

r Eixo

Est

rutu

rado

re/

ou A

tivid

ades

Col

etiva

s de

qua

lque

r Tem

a Tr

ansv

ersa

l

Page 23: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

23

Data

Ativi

dade

(In

dividu

al ou

Co

letiva

)

Eixo

Estr

utura

dor

ou Te

ma

Tran

sver

sal

Núme

ro da

ati

vidad

eCód

igo

da A

FCAt

ivida

dePo

ntuaç

ãoAs

sinatu

ra do

Ed

ucad

or

CONT

ROLE

DE

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

S E

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

REA

LIZA

DAS

Pont

uaçã

o Co

mpl

emen

tar d

as A

tivid

ades

Indi

vidua

is de

qua

lque

r Eixo

Est

rutu

rado

re/

ou A

tivid

ades

Col

etiva

s de

qua

lque

r Tem

a Tr

ansv

ersa

l

Page 24: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

24

Data

Ativi

dade

(In

dividu

al ou

Co

letiva

)

Eixo

Estr

utura

dor

ou Te

ma

Tran

sver

sal

Núme

ro da

ati

vidad

eCód

igo

da A

FCAt

ivida

dePo

ntuaç

ãoAs

sinatu

ra do

Ed

ucad

or

CONT

ROLE

DE

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

S E

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

REA

LIZA

DAS

Pont

uaçã

o Co

mpl

emen

tar d

as A

tivid

ades

Indi

vidua

is de

qua

lque

r Eixo

Est

rutu

rado

re/

ou A

tivid

ades

Col

etiva

s de

qua

lque

r Tem

a Tr

ansv

ersa

l

Page 25: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

25

CARD

ÁPIO

DE

ATIV

IDAD

ES D

E FO

RMAÇ

ÃO C

OMPL

EMEN

TAR

ATIV

IDAD

ES IN

DIVI

DUAI

SA

pontu

ação

obtid

a em

Ativi

dade

s Ind

ividu

ais nã

o pon

tuam

nova

mente

em A

tivida

des C

oletiv

asEI

XO F

ORMA

ÇÃO

CIDA

Códig

o At

ivida

de In

dividu

al Cr

itério

de A

ceita

ção

Pontu

ação

Pontu

ação

xima A

nual

EFCD

01Le

vanta

mento

do pe

rfil do

jove

mFo

rmulá

rio “P

erfil

do Jo

vem”

pree

nchid

o no s

ite do

PJ n

o prim

eiro s

emes

tre

do an

o cor

rente

. Ver

ificaç

ão pe

la Co

orde

naçã

o Loc

al.3

3

EFCD

02Re

torno

aos e

studo

s dos

me

mbro

s maio

res d

e 18 a

nos d

a fam

ília re

siden

tes no

lar d

o jov

em

Comp

rova

nte de

matr

ícula,

Hist

órico

Esc

olar e

Per

fil do

Jove

m ins

erido

no

site d

o PJ.

O me

mbro

da fa

mília

deve

rá es

tar lis

tado n

o “Pe

rfil do

Jove

m” e

estar

matr

iculad

o no E

nsino

Reg

ular o

u EJA

.3

9

EFCD

03At

uaçã

o com

o mult

iplica

dor d

o PJ

- 2 h

oras

sema

nais

Avali

ação

posit

iva, a

cima d

e 60%

, do E

duca

dor e

cump

rimen

to de

no m

ínimo

75

% da

carg

a hor

ária

estab

elecid

a de 2

hora

s sem

anais

, dur

ante

01 se

mestr

e. O

jovem

deve

rá se

r sele

ciona

do pe

la Co

orde

naçã

o Loc

al do

PJ e

pelo

Educ

ador

de re

ferên

cia co

nform

e crité

rios e

stabe

lecido

s pela

Coo

rden

ação

Es

tadua

l do P

J, qu

e tam

bém

estab

elece

rá os

crité

rios d

e sua

avali

ação

.

1010

EFCD

04Tr

abalh

o volu

ntário

- 20

hora

s an

uais

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ a

ssina

do e

carim

bado

por f

uncio

nário

da In

stitui

ção t

otaliz

ando

20 ho

ras a

nuais

, po

dend

o som

ar as

hora

s de t

raba

lhos v

oluntá

rios d

istint

os.

515

EFCD

05Do

ação

de sa

ngue

Some

nte pa

ra jov

ens a

cima d

e 16 a

nos.

A cad

a doa

ção,

03 po

ntos.

Comp

rovaç

ão

media

nte de

claraç

ão de

doaç

ão ou

Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ a

ssina

do.

39

EFCD

06Ap

rese

ntaçã

o da d

ocum

entaç

ão

básic

a

Será

dada

a po

ntuaç

ão -

5 pon

tos -

quan

do o

jovem

apre

senta

r ao e

duca

dor

a doc

umen

tação

de ac

ordo

com

a ida

de:

Até 1

5 ano

s: RG

, CPF

e Ca

rteira

de Tr

abalh

o (5 p

ts)At

é 16 a

nos:

RG, C

PF , C

artei

ra de

Trab

alho e

Títu

lo de

Elei

tor (5

pts)

Até 1

7 ano

s: RG

, CPF

, Car

teira

de Tr

abalh

o e T

ítulo

de E

leitor

(5 pt

s)Ac

ima d

e 18 a

nos:

RG, C

PF, T

ítulo

de E

leitor

, Car

teira

de Tr

abalh

o e

Certifi

cado

de R

eser

vista

ou co

mpro

vante

de al

istam

ento

milita

r - pa

ra

home

ns (5

pts)

- Opc

ional

Carte

ira do

Estu

dante

55

EFCD

07At

ualiz

ação

da do

cume

ntaçã

o bá

sica

Até 1

6 ano

s: Tí

tulo d

e Elei

tor (1

pt) -

Acim

a de 1

8 ano

s: Ce

rtifica

do de

Re

servi

sta ou

comp

rova

nte de

alist

amen

to mi

litar (

home

ns) (

1 pt)

11

Page 26: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

26

EFCD

08Co

nta ba

ncár

ia ab

erta

Apre

senta

ção d

o car

tão ba

ncár

io3

3EF

CD09

Atua

lizaçã

o de e

ndere

ço re

siden

cial

Cópia

do co

mpro

vante

de en

dere

ço de

sua n

ova r

esidê

ncia.

11

EFCD

10Pr

esen

ça na

s ativ

idade

s or

ganiz

adas

pelo

PJDe

clara

ção e

mitid

a pela

Coo

rden

ação

Loca

l do P

J.2

10

EFCD

11Pr

esen

ça em

reun

iões p

úblic

as

3 pon

tos pa

ra ca

da pr

esen

ça. D

eclar

ação

da In

stitui

ção o

u Mod

elo de

De

clara

ção d

o PJ a

ssina

do e

carim

bado

por f

uncio

nário

da In

stitui

ção.

Pres

ença

é en

tendid

a com

o a at

uaçã

o do j

ovem

como

espe

ctado

r. De

pend

endo

da in

stitui

ção é

impo

rtante

que o

Edu

cado

r faç

a con

tato

anter

iorme

nte e

agen

dame

nto pr

évio.

Exe

mplos

: aud

iência

públi

ca,

audiê

ncia

judici

al, Jú

ri, or

çame

nto pa

rticipa

tivo,

pales

tras,

semi

nário

s etc.

O ed

ucad

or po

de em

itir de

clara

ção,

desd

e que

estej

a pre

sente

.

39

EFCD

12Pa

rticipa

ção S

ocial

Decla

ração

da In

stitui

ção o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ a

ssina

do e

carim

bado

po

r func

ionári

o. Pa

rticipa

ção é

enten

dida c

omo a

atua

ção e

fetiva

e ati

va do

jov

em no

even

to ou

como

mem

bro do

grup

o. Ex

emplo

s: fór

uns,

semi

nário

s, grê

mios

, con

ferên

cias,

asso

ciaçã

o de b

airro,

cons

elhos

, grup

o de j

oven

s de

igreja

, etc.

O ed

ucad

or po

de em

itir de

claraç

ão, d

esde

que e

steja

prese

nte.

39

EFCD

13Or

ganiz

ação

de at

ivida

des

comu

nitár

ias

Decla

raçã

o do E

duca

dor. O

rgan

izaçã

o é en

tendid

a com

o a pa

rticipa

ção

efetiv

a e at

iva do

jove

m na

prep

araç

ão e

exec

ução

do ev

ento.

Exe

mplos

: ca

mpeo

nato

espo

rtivo,

ginca

na, fe

iras d

e pro

dutos

loca

is, fe

ira de

ar

tesan

ato, fó

runs

, sem

inário

s, pa

lestra

s, etc

.

510

EFCD

14Pa

rticipa

ção n

os E

ncon

tros

Perió

dicos

2 pon

tos pa

ra ca

da pr

esen

ça em

enco

ntros

de no

míni

mo 2

horas

de du

ração

. To

tal de

enco

ntros

: 8 en

contr

os. C

omo f

onte

de co

mprov

ação

, lista

de pr

esen

ça

assin

ada p

elo jo

vem

e arqu

ivada

no E

scritó

rio do

Pou

panç

a Jov

em no

mun

icípio

.2

16

EFCD

15Mi

nistra

r curs

os, p

alestr

as e

oficin

as,

na co

munid

ade l

ocal

e/ou e

scola

rDe

claraç

ão ou

certifi

cado

da es

cola

ou da

entid

ade,

asso

ciaçã

o, igr

eja, in

stitui

ção;

ou do

educ

ador,

caso

o me

smo t

enha

partic

ipado

; ou M

odelo

de D

eclar

ação

do P

J.5

15

EFCD

16Pa

rticipa

ção e

m ca

mpan

ha de

co

mbate

à de

ngue

Decla

raçã

o ou c

ertifi

cado

de pa

rticipa

ção e

mitid

o pela

orga

nizaç

ão da

ca

mpan

ha; o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ.

510

TOTA

L59

135

Page 27: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

27

EIXO

FO

RM

ÃO

ESC

OLA

R

Códig

o At

ivida

de In

dividu

al Cr

itério

de A

ceita

ção

Pontu

ação

Pontu

ação

xima A

nual

EFES

01Pa

rticipa

ção e

m Gr

upos

de

Estud

o – ca

rga h

orár

ia mí

nima

10 ho

ras

Mínim

o de 3

partic

ipante

s, má

ximo d

e 5. C

ada e

ncon

tro do

Gru

po de

Estu

dos

deve

rá se

r reg

istra

do em

Ata

simple

s, as

sinad

o por

todo

s os m

embr

os do

Gr

upo,

conte

ndo l

ocal

do en

contr

o, re

spon

sáve

l pelo

Gru

po (p

rofes

sor d

a es

cola

ou ed

ucad

or do

PJ),

data,

horá

rio de

iníci

o e té

rmino

. 10 h

oras

de

Grup

o de E

studo

s equ

ivalem

a 5 p

ontos

. As A

tas de

vem

ser a

pres

entad

as ao

Ed

ucad

or pa

ra la

nçam

ento

da po

ntuaç

ão.

510

EFES

02Mo

nitor

ia ac

adêm

ica –

carg

a ho

rária

míni

ma 20

hora

s

O mo

nitor

deve

ser u

m jov

em co

m fac

ilidad

e em

deter

mina

da ár

ea qu

e atua

como

facil

itado

r em

grup

os de

estud

o. Ca

da en

contr

o do G

rupo

de E

studo

s de

verá

ser r

egist

rado

em A

ta sim

ples,

assin

ado p

or to

dos o

s mem

bros

do

Grup

o, co

ntend

o loc

al do

enco

ntro,

resp

onsá

vel p

elo G

rupo

(pro

fesso

r da

esco

la ou

educ

ador

do P

J), da

ta, ho

rário

de in

ício e

térm

ino. 1

0 hor

as de

Gr

upo d

e Estu

dos e

quiva

lem a

5 pon

tos. A

s Atas

deve

m se

r apr

esen

tadas

ao

Educ

ador

para

lanç

amen

to da

pontu

ação

.

1020

EFES

03Pa

rticipa

ção n

a elei

ção d

e Gr

êmio

Estud

antil

Decla

ração

da es

cola

ou da

Sec

retari

a de E

stado

de E

duca

ção (

SEE)

co

mprov

ando

partic

ipaçã

o em

chap

a con

corre

nte em

eleiç

ão do

Grêm

io Es

tudan

til ou

Mod

elo de

Dec

laraç

ão as

sinad

o e ca

rimba

do po

r serv

idor d

a esc

ola.

55

EFES

04At

uaçã

o com

o mem

bro e

leito

de

Grêm

io Es

tudan

til / C

olegia

do

confo

rme o

rienta

ções

da S

EE

Decla

raçã

o da e

scola

ou da

Sec

retar

ia de

Esta

do de

Edu

caçã

o (SE

E)

comp

rova

ndo q

ue o

jovem

é me

mbro

eleit

o do G

rêmi

o Estu

danti

l / Co

legiad

o ou

Mod

elo de

Dec

laraç

ão as

sinad

o e ca

rimba

do po

r ser

vidor

da es

cola.

1010

EFES

05Le

itura

de liv

ros

Resu

mo de

próp

rio pu

nho c

om no

míni

mo 50

linha

s.3

15

EFES

06Or

ganiz

ação

de at

ivida

des

dese

nvolv

idas n

a esc

ola

Decla

raçã

o da e

scola

assin

ada e

carim

bada

ou M

odelo

de D

eclar

ação

assin

ado

e car

imba

do po

r ser

vidor

da es

cola

ou D

eclar

ação

do E

duca

dor. O

rgan

izaçã

o é e

ntend

ida co

mo a

partic

ipaçã

o efet

iva e

ativa

do jo

vem

na pr

epar

ação

e ex

ecuç

ão do

even

to. E

xemp

los: a

tivida

des c

ultur

ais, e

spor

tivas

, rec

reati

vas,

etc.

510

Page 28: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

28

EFES

07Pa

rticipa

ção n

as at

ivida

des

dese

nvolv

idas n

a esc

ola

Decla

ração

da es

cola

assin

ada e

carim

bada

ou M

odelo

de D

eclar

ação

assin

ado

e cari

mbad

o por

servi

dor d

a esc

ola ou

Dec

laraç

ão do

Edu

cado

r. Part

icipa

ção é

en

tendid

a com

o a at

uaçã

o efet

iva e

ativa

do jo

vem

no ev

ento.

Por

exem

plo: u

m gru

po or

ganiz

ou um

festi

val d

e tale

ntos n

a esc

ola. O

jove

m qu

e se a

prese

ntar n

o fes

tival

pontu

ará na

ativi

dade

do P

oupa

nça J

ovem

, limi

tado a

sua p

artici

paçã

o em

2 (du

as) a

tivida

des d

esen

volvi

das n

a esc

ola po

r ano

.

36

EFES

08Pr

esen

ça na

s ativ

idade

s da

esco

la

Decla

raçã

o da e

scola

assin

ada e

carim

bada

ou M

odelo

de D

eclar

ação

assin

ado

e car

imba

do po

r ser

vidor

da es

cola

ou D

eclar

ação

do E

duca

dor. P

rese

nça

é ente

ndida

como

a atu

ação

do jo

vem

como

espe

ctado

r. Exe

mplos

: feira

de

cultu

ra, c

ampe

onato

s esp

ortiv

os, s

eman

as co

memo

rativ

as, fe

stas,

etc.

212

EFES

09Ed

ucaç

ão à

distân

ciaCe

rtifica

do de

conc

lusão

ou D

eclar

ação

da In

stitui

ção d

e Ens

ino at

estan

do

que o

jove

m co

nclui

u o cu

rso.

312

EFES

10Ins

criçã

o no E

NEM

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição q

ue ap

licou

o ex

ame o

u Com

prov

ante

de in

scriç

ão.

33

EFES

11

Partic

ipaçã

o no S

IMAV

E ou

qu

aisqu

er ou

tras a

valia

ções

fed

erais

ou es

tadua

is ap

licad

as

para

o en

sino m

édio

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição q

ue ap

licou

o ex

ame o

u Dec

laraç

ão da

SEE

ou

Decla

raçã

o da E

scola

assin

ada e

carim

bada

.3

3

EFES

12Ins

criçã

o em

vesti

bular

es, S

ISU

ou P

roun

iDe

clara

ção d

a Ins

tituiçã

o que

aplic

ou o

exam

e ou C

ompr

ovan

te de

insc

rição

.2

8

EFES

1390

- 10

0% de

freq

uênc

ia an

ual

na es

cola

Confo

rme l

ança

mento

men

sal n

o SIG

APJ,

de ju

nho a

nove

mbro

, total

izand

o 06

lanç

amen

tos. P

ara q

ue o

jovem

rece

ba 5

ponto

s ser

ão co

nside

rado

s acim

a de

05 la

nçam

entos

, que

equiv

ale a

90%

de 06

lanç

amen

tos.

55

Page 29: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

29

EFES

14Se

r apr

ovad

o no a

no le

tivo

esco

lar em

toda

s as m

atéria

s co

m mé

dia ac

ima d

e 80%

Confo

rme l

evan

tamen

to jun

to à e

scola

. Em

relaç

ão ao

ano a

nterio

r. Qua

nto ao

ano s

erá a

valia

do em

relaç

ão ao

9º an

o.3

3

EFES

15Se

r apro

vado

no an

o leti

vo

esco

lar em

toda

s as m

atéria

s sem

rec

upera

ção (

“pass

ar de

ano d

ireto”

)

Confo

rme l

evan

tamen

to jun

to à e

scola

. Em

relaç

ão ao

ano a

nterio

r. Qua

nto ao

ano s

erá a

valia

do em

relaç

ão ao

9º an

o.3

3

EFES

16Pa

rticipa

ção n

o Apr

ofund

amen

to de

Estu

dos d

a SEE

Decla

raçã

o da e

scola

.5

5

EFES

17Pa

rticipa

ção n

o FIT

– Fo

rmaç

ão

Inicia

l par

a o tr

abalh

o - da

SEE

Decla

raçã

o da e

scola

.5

5

EFES

18Co

nclus

ão de

curso

de

forma

ção e

scola

r até

20 ho

ras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la de

refor

ço in

dividu

al. E

xemp

los: p

ortug

uês,

reda

ção,

matem

ática

, físic

a, etc

.2

4

EFES

19Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão

esco

lar de

21 a

50 ho

ras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la de

refor

ço in

dividu

al. E

xemp

los: c

urso

pré-

vesti

bular

, pr

epar

atório

ENE

M, co

ncur

sos,

portu

guês

, red

ação

, mate

mátic

a, fís

ica, e

tc.3

9

EFES

20Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão

esco

lar ac

ima d

e 51 h

oras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la de

refor

ço in

dividu

al. E

xemp

los: c

urso

pré-

vesti

bular

, pr

epar

atório

ENE

M, co

ncur

sos,

portu

guês

, red

ação

, mate

mátic

a, fís

ica, e

tc.5

10

EFES

21Ins

criçã

o em

Curso

de Id

iomas

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Com

prov

ante

de In

scriç

ão / M

atrícu

la3

6EF

ES22

Conc

lusão

de C

urso

de Id

iomas

Certifi

cado

de co

nclus

ão de

curso

de id

iomas

510

Total

9317

4

Page 30: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

30

EIXO

FOR

MAÇÃ

O PR

OFIS

SION

AL

Códig

o At

ivida

de In

dividu

al Cr

itério

de A

ceita

ção

Pontu

ação

Pontu

ação

xima A

nual

EFPR

01Le

vanta

mento

de in

teres

se pr

ofiss

ional

Form

ulário

“Plan

ejame

nto de

Per

curso

Pro

fissio

nal”

pree

nchid

o pelo

jove

m no

site

do P

J. Ve

rifica

ção p

ela

Coor

dena

ção L

ocal.

33

EFPR

02El

abor

ação

de C

urríc

uloO

jovem

deve

rá el

abor

ar se

u cur

rículo

confo

rme o

rien-

taçõe

s do E

duca

dor. A

pós a

comp

rova

ção,

o cur

rículo

pe

rman

ece c

om o

jovem

.3

6

EFPR

03Ca

pacit

ação

ou H

abilit

ação

à dis

tância

Certifi

cado

de co

nclus

ão.

39

EFPR

04Es

tágio

profi

ssion

al ou

trab

alho c

omo M

enor

Ap

rend

iz em

insti

tuiçã

o hab

ilitad

a.Nã

o é co

nside

rado

trab

alho i

nform

al.

Contr

ato de

trab

alho,

Carte

ira de

Trab

alho o

u Dec

laraç

ão

da In

stitui

ção

36

EFPR

05Ins

criçã

o em

Curso

de In

formá

tica

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Com

prov

ante

de In

scriç

ão

/ Matr

ícula

36

EFPR

06Co

nclus

ão de

Cur

so de

Infor

mátic

aCe

rtifica

do de

conc

lusão

510

EFPR

07Ins

criçã

o no P

EP ou

outro

s cur

sos t

écnic

os

profi

ssion

aliza

ntes

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Com

prov

ante

de In

scriç

ão

/ Matr

ícula

36

EFPR

08Co

nclus

ão do

PEP

ou ou

tros c

urso

s pro

fissio

n-ali

zante

sDe

clara

ção d

a Ins

tituiçã

o ou C

ertifi

cado

de C

onclu

são

510

EFPR

09Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão pr

ofiss

ional

até 20

hora

sDe

clara

ção d

a Ins

tituiçã

o ou C

ertifi

cado

39

EFPR

10Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão pr

ofiss

ional

de

21 a

50 ho

ras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o3

15

EFPR

11Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão pr

ofiss

ional

supe

rior a

51 ho

ras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Com

prov

ante

de in

scriç

ão7

14

Page 31: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

31

EFPR

12Pr

esen

ça em

Mos

tra de

Pro

fissõ

es ou

Feir

as

volta

das p

ara o

mun

do do

trab

alho r

ealiz

adas

por

Unive

rsida

des /

Fac

uldad

es ou

outra

s Ins

tituiçõ

es

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ

assin

ado e

carim

bado

por f

uncio

nário

. Pre

senç

a é

enten

dida c

omo a

atua

ção d

o jov

em co

mo es

pecta

dor.

36

EFPR

13Pa

rticipa

ção e

m Mo

stra d

e Pro

fissõ

es ou

Feir

as

volta

das p

ara o

mun

do do

trab

alho r

ealiz

adas

por

Unive

rsida

des /

Fac

uldad

es ou

outra

s Ins

tituiçõ

es

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ

assin

ado e

carim

bado

por f

uncio

nário

. Par

ticipa

ção

é ente

ndida

como

a atu

ação

efeti

va e

ativa

do jo

vem

no

even

to. E

xemp

lo: pa

lestra

nte, e

xpos

itor, e

tc.

510

EFPR

14Or

ganiz

ação

de M

ostra

de P

rofis

sões

ou F

eiras

vo

ltada

s par

a o m

undo

do tr

abalh

o

Decla

ração

da In

stitui

ção o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ

assin

ado e

carim

bado

por fu

ncion

ário o

u Dec

laraç

ão do

Edu

-ca

dor. O

rganiz

ação

é en

tendid

a com

o a pa

rticipa

ção e

fetiva

e ati

va do

jove

m na

prep

araçã

o e ex

ecuç

ão do

even

to.

714

EFPR

15Ins

criçã

o no S

INE

Comp

rova

nte de

insc

rição

ou D

eclar

ação

da In

stitui

ção.

A ins

criçã

o no S

INE

pode

rá te

r sido

reali

zada

antes

de

sua a

desã

o ao P

J. Es

sa at

ivida

de po

ntua a

pena

s uma

ve

z dur

ante

a par

ticipa

ção d

o jov

em no

PJ.

55

EFPR

16At

ualiz

ação

da In

scriç

ão no

SIN

ECo

mpro

vante

de in

scriç

ão ou

Dec

laraç

ão da

Insti

tuiçã

o.A

inscri

ção n

o SIN

E po

derá

ser a

tualiz

ada a

nualm

ente.

33

EFPR

17Or

ganiz

ação

de pa

lestra

ou ev

ento

simila

r na

esco

la ou

em ou

tro es

paço

abor

dand

o tem

ática

vo

ltada

para

o mu

ndo d

o tra

balho

Ser t

raba

lhado

r for

mal o

u info

rmal

(comp

rova

ção:

decla

raçã

o do c

ontra

tante

ou C

artei

ra de

Trab

alho a

ssi-

nada

) e pr

opos

ta de

pales

tra ou

ativi

dade

simi

lar va

lidad

a pe

lo ed

ucad

or. P

artic

ipaçã

o míni

ma de

15 pe

ssoa

s.

515

EFPR

18Ins

criçõ

es em

conc

urso

s púb

licos

Comp

rovan

te de

insc

rição

ou D

eclar

ação

da In

stitui

ção.

Válid

o tan

to pa

ra em

presa

s de e

cono

mia m

ista,

estat

ais, fe

derai

s etc.

39

TOTA

L74

156

Page 32: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

32

EIXO

FOR

MAÇÃ

O CU

LTUR

AL

Códig

o At

ivida

de In

dividu

alCr

itério

de A

ceita

ção

Pontu

ação

Pontu

ação

xima A

nual

EFCT

01Co

nclus

ão de

curso

ou ofi

cina d

e for

maçã

o cult

ural a

té 20

horas

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la ind

ividu

al. E

xemp

lo: m

úsica

, teatr

o, da

nça,

dese

nho,

grafi

te,

cinem

a, fot

ogra

fia, a

rtesa

nato,

etc.

212

EFCT

02Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão

cultu

ral d

e 21 a

50 ho

ras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la ind

ividu

al. E

xemp

lo: m

úsica

, teatr

o, da

nça,

dese

nho,

grafi

te,

cinem

a, fot

ogra

fia, a

rtesa

nato,

etc.

39

EFCT

03Co

nclus

ão de

curso

de fo

rmaç

ão

cultu

ral a

cima d

e 51 h

oras

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Cer

tifica

do de

Con

clusã

o de c

urso

ou D

eclar

ação

do

profe

ssor

de au

la ind

ividu

al. E

xemp

lo: m

úsica

, teatr

o, da

nça,

dese

nho,

grafi

te,

cinem

a, fot

ogra

fia, a

rtesa

nato,

etc.

510

EFCT

04Pr

esen

ça em

ativi

dade

s es

portiv

as

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u ing

ress

o ou M

odelo

de D

eclar

ação

do P

J ass

inado

e ca

rimba

do po

r fun

cioná

rio. P

rese

nça é

enten

dida c

omo a

atua

ção d

o jov

em co

mo

espe

ctado

r. Exe

mplo:

jogo

s de f

utebo

l, jog

os de

vôlei

, com

petiç

ões d

e nata

ção,

etc.

210

EFCT

05Pr

ática

de at

ivida

des e

spor

tivas

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição o

u Dec

laraç

ão do

grup

o ou D

eclar

ação

do pr

ofess

or.

Exem

plo: e

spor

tes co

letivo

s, ac

adem

ia, na

tação

, etc.

36

EFCT

06Or

ganiz

ação

de at

ivida

des

espo

rtivas

Decla

raçã

o do E

duca

dor. O

rgan

izaçã

o é en

tendid

a com

o a pa

rticipa

ção e

fetiva

e ati

va do

jove

m na

prep

araç

ão e

exec

ução

do ev

ento.

510

EFCT

07Pr

esen

ça em

ativi

dade

s cult

urais

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição,

ingre

sso o

u Mod

elo de

Dec

laraç

ão do

PJ a

ssina

do

e car

imba

do po

r fun

cioná

rio. P

rese

nça é

enten

dida c

omo a

atua

ção d

o jov

em

como

espe

ctado

r. Exe

mplo:

teatr

o, cin

ema,

show

, feira

s, etc

.2

10

EFCT

08Pr

ática

/ par

ticipa

ção e

m ati

vidad

es cu

ltura

is

Decla

raçã

o da I

nstitu

ição,

Decla

raçã

o do g

rupo

ou M

odelo

de D

eclar

ação

do

PJ as

sinad

o e ca

rimba

do po

r fun

cioná

rio. E

xemp

lo: gr

upo d

e dan

ça, te

atro,

capo

eira,

músic

a, pr

oduto

r /ed

ucad

or cu

ltura

l nas

mod

alida

des (

Danç

a, Re

p, Gr

afite,

Mídi

a Urb

ana,

Desig

ner G

ráfic

o, Da

nça H

ip Ho

p e M

c ou o

utros

) etc.

39

EFCT

09Or

ganiz

ação

de at

ivida

des

cultu

rais

Decla

raçã

o do E

duca

dor. O

rgan

izaçã

o é en

tendid

a com

o a pa

rticipa

ção e

fetiva

e ati

va do

jove

m na

prep

araç

ão e

exec

ução

do ev

ento.

Exe

mplo:

cine

ma na

praç

a, gin

cana

, sar

aus,

festiv

al de

danç

a ou d

e mús

ica, g

rafita

gem

etc.

510

TOTA

L30

86TO

TAL

GER

AL25

655

1

Page 33: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

33

ATIV

IDAD

ES C

OLET

IVAS

Pontu

ação

máx

ima a

nual:

30 po

ntos.

A po

ntuaç

ão ob

tida e

m At

ivida

des C

oletiv

as nã

o pon

tua no

vame

nte em

Ativ

idade

s Ind

ividu

ais.

TEMA

TRA

NSVE

RSAL

TER

RITO

RIAL

IDAD

ECó

digo

Ativi

dade

Cole

tiva

Prod

utoDe

scriç

ãoCr

itério

de ac

eitaç

ãoPo

ntuaç

ão

TTTR

01Ma

peam

ento

e Ex

plora

ção d

o Te

rritór

io

Maqu

etes,

Portif

ólios

, map

as,

vídeo

s, Ex

posiç

ão fo

tográ

fica,

carta

zes,

apre

senta

ção e

m Po

wer P

oint, e

tc.

1ª E

tapa

Loca

lizaç

ão do

s esp

aços

Terri

tório

físico

: Iden

tifica

ção

do te

rritór

io em

um m

apa

(loca

lizaç

ão ca

rtogr

áfica

), loc

aliza

ção f

ísica

de

ruas

, cas

as, p

rédio

s, lan

ho

uses

, pra

ças,

comé

rcio,

órgã

os pú

blico

s, igr

ejas,

asso

ciaçõ

es, e

tc.De

clara

ção d

o Edu

cado

r. O

prod

uto de

verá

ter

sido o

rienta

do pe

lo Ed

ucad

or e

apre

senta

do

à com

unida

de.

15

2ª E

tapa

Identi

ficaç

ão da

Red

e

(Fina

lidad

e da i

nstitu

ição,

pess

oas d

e refe

rênc

ia e

servi

ços o

ferec

idos)

Terri

tório

dos S

erviç

osTe

rritór

io da

s Polí

ticas

blica

s

Terri

tório

da C

ultur

a, La

zer

e Esp

orte

3ª E

tapa

Elab

oraç

ão do

prod

uto

Dese

nvolv

imen

to da

ap

rese

ntaçã

o, or

ganiz

ação

do

mate

rial c

oletad

o

4ª E

tapa

Apre

senta

ção d

o pro

duto

Apre

senta

ção d

o res

ultad

o pa

ra a

comu

nidad

e ou p

ara

a es

cola

TTTR

02Le

vanta

mento

da

histór

ia loc

al

Expo

sição

(foto

gráfi

ca,

de ob

jetos

antig

os, d

e re

latos

, etc)

, víde

o-de

poim

entos

,carta

zes,

apre

senta

ção e

m Po

wer P

oint.

Busc

a por

docu

mento

s que

poss

am re

cons

truir a

his

tória

da co

munid

ade.

A ap

rese

ntaçã

o do r

esult

ado

pode

rá oc

orre

r na c

omun

idade

ou na

esco

la.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

.

15

Page 34: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

34

TEMA

TRA

NSVE

RSAL

PAR

TICI

PAÇÃ

O SO

CIAL

Códig

o At

ivida

de

Colet

ivaPr

oduto

Desc

rição

Crité

rio de

aceit

ação

Pontu

ação

TTPS

01Or

ganiz

ação

e re

aliza

ção d

e Gi

ncan

aGi

ncan

a

Os jo

vens

deve

rão o

rgan

izar u

ma gi

ncan

a sob

a or

ientaç

ão do

Edu

cado

r e em

confo

rmida

de co

m a

temáti

ca es

colhi

da.

Su

gestõ

es: a

rreca

daçã

o de a

limen

tos, d

e rou

pas,

de

brinq

uedo

s, de

mate

riais

recic

láveis

, açõ

es vo

ltada

s par

a pr

omoç

ão da

saúd

e (co

mbate

à de

ngue

, DST

), pr

omoç

ão

da ci

dada

nia, d

e pre

venç

ão à

violên

cia, p

ela pa

z, etc

.

A gin

cana

deve

rá te

r aç

ões v

oltad

as pa

ra a

comu

nidad

e.15

TTPS

02

Artic

ulaçã

o da

Rede

:

Reali

zaçã

o de

enco

ntros

para

dis

cuss

ão de

tem

as vo

ltado

s pa

ra a

juven

tude

e a co

munid

ade

Deba

te, F

órum

, Sem

inário

, etc.

Após

o lev

antam

ento

da re

de no

mun

icípio

que p

ossu

i aç

ões v

oltad

as pa

ra a

juven

tude,

os jo

vens

deve

m ar

ticula

r com

os po

tencia

is pa

rceiro

s e so

b orie

ntaçã

o do

Educ

ador,

a re

aliza

ção d

o pro

duto,

disc

untin

do no

even

to tem

as vo

ltado

s par

a a ju

ventu

de e

a com

unida

de.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

.

15

TTPS

03El

abor

ação

de

mate

rial

infor

mativ

o

Cartil

ha, jo

rnal-

mura

l, jor

nal

infor

mativ

o, fan

zine,

blog,

etc.

Os jo

vens

deve

rão e

labor

ar, de

acor

do co

m re

curso

s dis

ponív

eis e

sob a

orien

tação

do E

duca

dor, u

m pr

oduto

qu

e abo

rde a

ssun

tos re

levan

tes pa

ra a

comu

nidad

e em

que v

ive, d

ivulga

ndo e

sse t

raba

lho pa

ra a

comu

nidad

e.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

.

15

Page 35: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

35

TTPS

04Re

aliza

ção d

e Int

erve

nção

Co

munit

ária

Revit

aliza

ção d

e esp

aços

blico

s, ca

mpan

has d

iversa

s, cu

ltivo /

man

utenç

ão de

horta

co

munit

ária,

etc.

Os jo

vens

deve

rão d

esen

volve

r, sob

orien

tação

do

Educ

ador,

uma a

tivida

de de

inter

venç

ão co

munit

ária.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

.

15

TTPS

05

Reali

zaçã

o de

Semi

nário

s Lo

cais

com

os

Egre

ssos

do

Poup

ança

Jove

m

Semi

nário

1ª E

tapa

“Iden

tifica

ção e

artic

ulaçã

o de

parce

iros.

Lo

caliz

ação

dos e

spaç

os

para

a re

aliza

ção d

os

even

tos.

Pl

aneja

mento

das

açõe

s, so

b orie

ntaçã

o do

Educ

ador.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

e ao

s pa

rceiro

s.

152ª

Etap

a

“Cad

astra

mento

dos e

gres

sos

na R

ede S

ocial

(PJ,

Face

book

). Pr

eenc

himen

to de

pesq

uisa

junto

aos e

gres

sos.

Criaç

ão do

even

to no

perfil

do

faceb

ook P

oupa

nça J

ovem

. Co

ntato,

conv

ite e

cada

stram

ento

dos

partic

ipante

s no e

vento

. Co

ntato

e sele

ção d

e mu

ltiplic

ador

es / c

olabo

rado

res”

3ª E

tapa

Dese

nvolv

imen

to da

ap

resen

tação

, orga

nizaç

ão do

ev

ento

(reun

iões d

e trab

alho).

4ª E

tapa

Reali

zaçã

o do S

eminá

rio

para

a co

munid

ade e

pa

rceiro

s.

Page 36: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

36

TTPS

06Bu

sca A

tiva

de F

altos

os na

es

cola

Relat

ório,

gráfi

cos,

apre

senta

ção e

m Po

wer P

onit,

carta

zes,

etc.

1ª E

tapa

Leva

ntame

nto do

s falt

osos

jun

to ao

educ

ador

e pr

ofess

or C

oord

enad

or.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

(esc

olar).

152ª

Etap

aPl

aneja

mento

e de

senv

olvim

ento

da aç

ão,

divisã

o das

tare

fas.

3ª E

tapa

Reali

zaçã

o da “

busc

a ativ

a”

(visit

as).

4ª E

tapa

Apre

senta

ção d

os

resu

ltado

s à co

munid

ade

esco

lar.

TTPS

07

Reali

zaçã

o de

even

to de

div

ulgaç

ão

do P

oupa

nça

Jove

m jun

to ao

s alu

nos d

o 9º

ano d

o Ens

ino

Fund

amen

tal

Even

to

1ª E

tapa

Plan

ejame

nto da

ação

, div

isão d

as ta

refas

.De

clara

ção d

o Edu

cado

r. O

prod

uto de

verá

ter

sido o

rienta

do pe

lo Ed

ucad

or e

apre

senta

do

à com

unida

de.

152ª

Etap

aOr

ganiz

ação

do ev

ento.

3ª E

tapa

Reali

zaçã

o dos

even

tos.

Page 37: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

37

TEMA

TRA

NSVE

RSAL

MUN

DO D

O TR

ABAL

HO

Códig

o At

ivida

de

Colet

ivaPr

oduto

Desc

rição

Crité

rio de

aceit

ação

Pontu

ação

TTMT

01Or

ganiz

ação

de

Circu

ito de

visit

as

Apre

senta

ção d

e víde

os,

apre

senta

ção e

m Po

wer

Point

, sem

inário

, entr

evist

as,

relat

ório,

gráfi

cos,

etc.

1ª E

tapa

Mape

amen

to ec

onôm

ico:

identi

ficar

na re

gião a

s em

pres

as ex

isten

tes

(micr

o, mé

dias,

gran

des)

e sua

s áre

as de

atua

ção

econ

ômica

.De

clara

ção d

o Edu

cado

r. O

prod

uto de

verá

ter

sido o

rienta

do pe

lo Ed

ucad

or e

apre

senta

do

à com

unida

de.

152ª

Etap

a

Esco

lha da

s emp

resa

s e

institu

ições

relac

ionad

as

com

o mun

do do

trab

alho e

es

tabele

cimen

to de

conta

tos

para

agen

dar v

isitas

.

3ª E

tapa

Reali

zaçã

o das

visit

as em

no

míni

mo tr

ês em

pres

as ou

ins

tituiçõ

es.

4ª E

tapa

Elab

oraç

ão do

prod

uto.

5ª E

tapa

Apre

senta

ção d

o pro

duto.

Page 38: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

38

TTMT

02

Orga

nizaç

ão

de ev

ento

que a

bord

e a

temáti

ca:

Pl

aneja

mento

pe

ssoa

l, ec

onom

ia jov

em, c

onsu

mo

cons

ciente

Apre

senta

ção d

e víde

os,

apre

senta

ção e

m Po

wer P

oint,

semi

nário

ou m

esa r

edon

da,

depo

imen

tos e

entre

vistas

, gr

áfico

s, etc

.

1ª E

tapa

Esco

lha do

s sub

temas

que

farão

parte

das d

iscus

sões

. Di

visão

de gr

upos

, divi

são

dos t

emas

e pr

oduç

ão de

tra

balho

s.De

clara

ção d

o Edu

cado

r. O

prod

uto de

verá

ter

sido o

rienta

do pe

lo Ed

ucad

or e

apre

senta

do

à com

unida

de.

152ª

Etap

a

Plan

ejame

nto do

even

to:

divisã

o de t

arefa

s, lev

antam

ento

do m

ateria

l e

dos p

ossív

eis pa

rceiro

s.

3ª E

tapa

Dese

nvolv

imen

to da

s açõ

es

prev

istas

no pl

aneja

mento

.4ª

Etap

aRe

aliza

ção d

o eve

nto.

TTMT

03

Orga

nizaç

ão

de ev

ento

que a

bord

e a

temáti

ca:

O

Mund

o do

Trab

alho

Mostr

a de P

rofis

sões

, Feir

a de

Empr

eend

edor

ismo,

etc.

1ª E

tapa

Esco

lha do

s sub

temas

que

farão

parte

das d

iscus

sões

.

Divis

ão de

grup

os, d

ivisã

o do

s tem

as e

prod

ução

de

traba

lhos.

Decla

raçã

o do E

duca

dor.

O pr

oduto

deve

rá te

r sid

o orie

ntado

pelo

Educ

ador

e ap

rese

ntado

à c

omun

idade

.

152ª

Etap

a

Plan

ejame

nto do

even

to:

divisã

o de t

arefa

s, lev

antam

ento

do m

ateria

l e

dos p

ossív

eis pa

rceiro

s.

3ª E

tapa

Dese

nvolv

imen

to da

s açõ

es

prev

istas

no pl

aneja

mento

.4ª

Etap

aRe

aliza

ção d

o eve

nto.

Tota

l Ativ

idad

es C

olet

ivas

180

TOTA

L G

ERAL

731

Page 39: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

39

2013

Page 40: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

40

2014

Page 41: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

41

LEMBRETES

Page 42: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

42

LEMBRETES

Page 43: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

43

LEMBRETES

Page 44: POUPANÇA JOVEM - Guia-do-Jovem-2013

44

LEMBRETES