Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

7
PRAGAS DE IMPORTÂNCIA Adulto : besouro de cerca de 5mm de comprimento e coloração marrom com manchas amareladas no dorso; Ovos : a fêmea ovipõe no ramo. Lagarta : branca, sem pernas, desenvolve-se no interior da planta formando galerias na haste e nos ramos. Philonis passiflorae O’ Brien (Coleoptera: Curculionidae) Prejuízos: caule: dilatações acentuadas, que são as câmaras pupais, facilmente reconhecidas amarelecimento a partir da região atacada, em direção ao ápice secamento dos ramos queda de folhas, redução do crescimento das hastes e queda na produção As galerias servem como porta de entrada de microrganismos fitopatogênicos

description

Apresentação sobre Pragas do Maracujá proferida no Curso de Pré-Serviço realizado em Santa Maria Madalena, RJ, Fevereiro de 2006. Na ocasião Engenheira Agrônoma da atual Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária – SEAPEC do Rio de Janeiro. Atualmente Fiscal Federal Agropecuário lotada na SFA-RJ/Mapa

Transcript of Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

Page 1: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

Adulto: besouro de cerca de 5mm de comprimento e coloração marrom com manchas amareladas no dorso; Ovos: a fêmea ovipõe no ramo. Lagarta: branca, sem pernas, desenvolve-se no interior da planta formando galerias na haste e nos ramos.

Philonis passiflorae O’ Brien (Coleoptera: Curculionidae)

Prejuízos:

caule: dilatações acentuadas, que são as câmaras pupais, facilmente reconhecidasamarelecimento a partir da região atacada, em direção ao ápicesecamento dos ramosqueda de folhas, redução do crescimento das hastes e queda na produção

As galerias servem como porta de entrada de microrganismos fitopatogênicos

Page 2: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

O produtor rural Salomão trocou a cana-de-açúcar pelo maracujá há três anos. São oito hectares, o equivalente a 80 mil metros quadrados dedicados á fruta.

São Francisco de Itabapoana é o maior produtor de maracujá do estado do Rio. Cerca de 300 produtores se dedicam à cultura. Por ano, o município produz 2,5 mil toneladas da fruta, das quais 80% são vendidos para indústrias da região, e os outros 20% vão para os mercados de Campos e da capital.

“A lavoura demanda muita mão-de-obra, especialmente familiar, e isso ajudou a fixar a população na região durante a década de 80 e ajudou a capitalizar muitos pequenos produtores”, ressalta o engenheiro agrônomo Laerte Werneck.

A cultura é uma das que mais geram postos de trabalho: dois trabalhadores em cada 10 mil metros quadrados. A lavoura exige investimento muito alto, cerca de R$ 10 mil. Mesmo assim, a lucratividade pode chegar a 60%.

Mas a produção de maracujá em São Francisco de Itabapoana já foi oito vezes maior há dez anos. Muitos produtores desistiram das lavouras por causa das pragas e doenças que se tornaram comuns na região. A pior delas apareceu há dois anos. É a broca, ou besouro da haste, um inseto que se aloja nos galhos e destrói a planta. Por causa da praga, a produção desta safra caiu 80%.

O produtor rural Jandir Povoa foi um dos poucos que conseguiram controlar a praga. Uma solução caseira, à base de creolina e água afastou o besouro.

“A creolina também pode ser usada na lavoura”, garante o produtor rural.

“Precisaríamos do auxílio de pesquisas para achar soluções contra a broca. O estrago maior que esse inseto tem feito, por não ter um controle eficaz, é desestimular as pessoas de plantar. O plantio tem diminuído muito, e plantadores tradicionais estão desestimulados”, avalia Laerte Werneck.

Fonte: http://rjtv.globo.com/RJTV/0,19125,VRV0-3119-74201-20050108-502,00.html

Page 3: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae

Prejuízos:

A mancha oleosa é atualmente um dos principais problemas fitossanitários da cultura do maracujazeiro ocasionando, entre outros danos, a redução do período de exploração comercial desta cultura.

Frutos: podem aparecer íntegros externamente, sem manchas ou perfurações. Entretanto, aparecem partes flácidas e caem antes de atingir o ponto de maturação. Cortes mostram a deterioração do mesocarpo, caracterizada por podridão mole, com anasarca, descoloração e conseqüente separação da casca, com o aparecimento ou não de cavidades

Page 4: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

Fusariose e Bacteriose

Page 5: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

Prejuízos:

Folhas: manchas pequenas que juntam-se e tornam-se pardo-avermelhadas

Ramos: manchas alongadas que evoluem a cancros e morte dos ponteiros

Frutos: a lesão de antracnose, atingindo a parte interna do fruto, causa fermentação.

A antracnose pode ser transmitida também pelas sementes.

Page 6: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

PRAGAS DE IMPORTÂNCIA

DESFOLHADORES:Lagartas (Dione juno juno e Agraulis vanillae vanillae)

PRAGAS DOS FRUTOS:Percevejos (Diactor bilineatus, Holhymenia clavigera e H. histrio)Moscas (Anastrepha spp., Ceratitis capitata, Protearomyia sp. e Silba pendula)

Page 7: Pragas do maracujá - Por Andreia Gerk

Andréia de Oliveira Gerk

Contatos: [email protected]

[email protected]

Material elaborado para o Curso de Pré-Serviço realizado em Santa Maria Madalena, RJ, Fevereiro de 2006

Na ocasião Engenheira Agrônoma da atual Secretaria deEstado de Agricultura e Pecuária – SEAPEC do Rio de Janeiro.

Atualmente Fiscal Federal Agropecuário lotada na SFA-RJ

Engenheira Agrônoma, M.Sc. Entomologia

ATENÇÃOATENÇÃO: verifique sempre se as normativas mencionadas ainda estão em vigor ou sofreram alteração.