Pratica 1-2014- Introduça o

5
Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas Campus João Monlevade Aula Prática 1 Componentes, fontes e medidores Objetivo: Familiarização com os instrumentos e componentes Materiais Utilizados: - Multímetro digital (Voltímetro, amperímetro e ohmímetro) - Resistores - Fonte de alimentação - Osciloscópio Resistores A identificação do valor de uma resistência elétrica pode ser feita através do padrão de código de cores mostrado na tabela a seguir. Baseado nesta tabela determine o valor de cada resistência presente na sua bancada pelo código de cores. Em seguida confira os valores usando a função ohmímetro do multímetro, indicada pela letra “ . Calcule o percentual de erro no valor das resistências e verifique se os valores se encontram dentro da tolerância anunciada. A medição deve ser feita como na Figura 1, sendo cada ponta de prova conectada a uma extremidade da resistência. OBS: Não toque nas extremidades da resistência com os dedos durante a medição, pois a resistência do seu corpo irá interferir na medição. Você pode tocar em apenas um dos lados, mas nunca nos dois simultaneamente.

description

CI eletricos I

Transcript of Pratica 1-2014- Introduça o

  • Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas

    Campus Joo Monlevade

    Aula Prtica 1 Componentes, fontes e medidores

    Objetivo: Familiarizao com os instrumentos e componentes

    Materiais Utilizados: - Multmetro digital (Voltmetro, ampermetro e ohmmetro) - Resistores - Fonte de alimentao - Osciloscpio

    Resistores

    A identificao do valor de uma resistncia eltrica pode ser feita atravs do padro de cdigo de cores mostrado na tabela a seguir. Baseado nesta tabela determine o valor de cada resistncia presente na sua bancada pelo cdigo de

    cores. Em seguida confira os valores usando a funo ohmmetro do multmetro, indicada pela letra . Calcule o percentual de erro no valor das resistncias e verifique se os valores se encontram dentro da tolerncia anunciada. A medio deve ser feita como na Figura 1, sendo cada ponta de prova conectada a uma extremidade da resistncia.

    OBS: No toque nas extremidades da resistncia com os dedos durante a medio, pois a resistncia do seu corpo ir interferir na medio. Voc pode tocar em apenas um dos lados, mas nunca nos dois simultaneamente.

  • Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas

    Campus Joo Monlevade

    Figura 1 - Medio de resistncia com multmetro.

    Protoboard

    A protoboard uma placa genrica de testes, utilizada em ensaios rpidos e de fcil montagem. Ela consiste de diversos furos conectados verticalmente no centro, e conectados horizontalmente nas extremidades como mostra a Figura 2 abaixo representando o circuito da Figura 3.

    Figura 2 Protoboard genrica

    Cuidados e precaues a serem tomados:

    Procurar distribuir espacialmente os componentes da montagem visando facilidade de interconexo (via placa ou por

    fios externos) e posterior medio;

    Utilizar o mnimo minimo de fios nas montagens, pois reduz a chance de mau contato.

    Adotar um padro de cores para os fios (ex. vermelho (alimentao - polo positivo), preto (alimentao - polo

    negativo ou terra), cinza (conexo entre componentes),);

    No inserir dois terminais de componentes no mesmo orifcio;

    No forar o encaixe do terminal de um componente. Circuitos integrados possuem muitos terminais (pinos) que so

    frgeis e no suportam dobras constantes. A perda de um terminal em um circuito integrado implica na inutilizao

    do CI! Evite ficar retirando e colocando os CIs nas placas. Alm disso, os pinos podem ferir a mo se no

    manuseados com cuidado (h macetes para a retirada dos mesmos);

    Observar o padro de interconexo dos orifcios para evitar curtos-circuitos;

    Ao terminar a prtica, retirar os componentes (exceto CIs) e fios da placa e organiz-los sobre a bancada, a no ser

    que a instruo do professor seja outra para uma dada atividade.

  • Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas

    Campus Joo Monlevade

    Figura 3 Circuito montado na protoboard da Figura 2.

    Associe os resistores de sua bancada na forma da Figura 3 utilizando a protoboard, calcule a resistncia equivalente entre A-B e depois mea a resistncia equivalente com o multmetro e compare com o valor calculado. Obs: para medir a resistncia equivalente a fonte no deve estar conectada.

    Voltmetro e Ampermetro

    Como visto na teoria, o voltmetro deve ser conectado em paralelo ao componente ao qual se quer saber a tenso, enquanto o ampermetro deve-se conectar em serie no ponto onde se quer descobrir a corrente, como na Figura 4. Utilizando o circuito montado na protpboard da Figura 3 alimentado por 12V, mea todas as tenses alm da corrente de sada da fonte utilizando

    o multmetro, compare com os resultados calculados e estime a resistncia equivalente utilizando os valores medidos de V e i (Req = V / i).

    Figura 4 Medio de tenso e corrente em um mesmo circuito.

    V (fonte)

    V (R1)

    V (R2)

    V (R3)

    i (fonte)

    Req

    Calculado

    Medido

  • Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas

    Campus Joo Monlevade

    Fonte ajustvel de dois canais

    Para alimentar os circuitos dos experimentos com tenses contnuas ajustveis, sero utilizadas as fontes Minipa de dois canais, Figura 5. Este modelo conta com dois canais que podem ser interligados de trs formas distintas (Figura 6), associao independente, onde cada canal ajustado independentemente. Associao em paralelo, onde as tenses de cada canal so igualadas, entretanto a corrente de sada tem sua capacidade dobrada. E por fim a associao em srie, onde as tenses so somadas mantendo a capacidade de corrente de um canal. Esta fonte conta tambm com outro canal fixo de 5V auxiliar para uso geral. Utilizando as diferentes configuraes da fonte e um voltmetro, teste o funcionamento de todos os canais em todas as configuraes.

    Figura 5 Fonte de tenso ajustvel.

    Figura 6 Fonte de tenso ajustvel nas configuraes independente, paralelo e srie.

  • Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Cincias Exatas e Aplicadas

    Campus Joo Monlevade

    Exemplo 1 Utilizando todas as ferramentas anteriores, construa o circuito da Figura 7. Mea V1, V2 e V3. Calcule V1, V2 e V3 utilizando os mtodos de anlise vistos em sala e compare com o valor medido.

    Figura 7 Circuito a ser montado

    V1 V2 V3

    Calculado

    Medido