Prática de tesouraria

1
PRÁTICA DE TESOURARIA 22º ano - Mais de 5.000 pessoas já foram treinadas nesse curso Datas, horário e local de realização do curso: Dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2012, de 18:30 às 21:30, no Largo de São Francisco, 34 - 5º andar - Centro (começo da rua do Ouvidor). Rio de Janeiro – RJ. Inscrições e informações: Telefones (21) 2242-5971 e 2252-1407. www.ief.com.br Objetivo do curso: a) apresentar novos métodos e práticas operacionais para quem já atua na área; b) transmitir conhecimentos práticos para acelerar o progresso profissional de quem está iniciando ou mudando de área. c) contribuir para melhoria da organização e operação de uma tesouraria. Público-alvo: Gerentes financeiros, Tesoureiros, Supervisores de Tesouraria, Analistas de Contas a Pagar e Receber e demais interessados no assunto. Programa: Contas a Receber: Implantação e melhoria das rotinas de contas a receber. Aspectos operacionais e legais de faturas, duplicatas, notas fiscais, cheques, notas de débito/crédito. Fixação de descontos e juros de mora. Análise e controle da inadimplência. Técnicas e princípios para negociação com clientes. Contas a Pagar: Implantação de controle do processo de pagamento. Retenção de impostos e contribuições. Medidas para prevenção de erros e fraudes. Técnicas de segurança para emissão de cheques. Como ganhar com a antecipação de pagamentos. Organização da Tesouraria: Medidas para melhorar a execução de processos de pagamento e recebimento. Problemas operacionais típicos da tesouraria e alternativas de solução. Medidas para agilizar a conciliação bancária. Técnicas para aumento da produtividade na tesouraria. Rotinas para conferência de cálculos financeiros. Princípios para otimizar a informatização da tesouraria. Fluxo de Caixa: Como implantar ou avaliar o fluxo de caixa da tesouraria. Calculando o efeito dos prazos médios de recebimento e pagamento sobre o fluxo de caixa. Princípios para controle do fluxo de caixa deficitário. Erros comuns na formatação do fluxo de caixa. Tratamento da incerteza nas projeções de entradas e saídas de caixa. Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: Instrumentos de captação (conta garantida, desconto de dupli catas, factoring , vendor , financiamento de capital de giro, ACC/ACE, linhas do BNDES etc). Cálculo do custo efetivo das linhas de crédito. Princípios e estratégias para aplicação das sobras de caixa e reservas financeiras.

Transcript of Prática de tesouraria

Page 1: Prática de tesouraria

PRÁTICA DE TESOURARIA

22º ano - Mais de 5.000 pessoas já foram treinadas nesse curso

Datas, horário e local de realização do curso: Dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2012, de 18:30 às 21:30, no Largo de São Francisco, 34 - 5º andar - Centro (começo da rua do Ouvidor). Rio de Janeiro – RJ.

Inscrições e informações: Telefones (21) 2242-5971 e 2252-1407.

www.ief.com.br

Objetivo do curso: a) apresentar novos métodos e práticas operacionais para quem já atua na área; b) transmitir conhecimentos práticos para acelerar o progresso profissional de quem está iniciando ou mudando de área. c) contribuir para melhoria da organização e operação de uma tesouraria.

Público-alvo: Gerentes financeiros, Tesoureiros, Supervisores de Tesouraria, Analistas de Contas a Pagar e Receber e demais interessados no assunto.

Programa:

Contas a Receber: Implantação e melhoria das rotinas de contas a receber. Aspectos operacionais e legais de faturas, duplicatas, notas fiscais, cheques, notas de débito/crédito. Fixação de descontos e juros de mora. Análise e controle da inadimplência. Técnicas e princípios para negociação com clientes.

Contas a Pagar: Implantação de controle do processo de pagamento. Retenção de impostos e contribuições. Medidas para prevenção de erros e fraudes. Técnicas de segurança para emissão de cheques. Como ganhar com a antecipação de pagamentos.

Organização da Tesouraria: Medidas para melhorar a execução de processos de pagamento e recebimento. Problemas operacionais típicos da tesouraria e alternativas de solução. Medidas para agilizar a conciliação bancária. Técnicas para aumento da produtividade na tesouraria. Rotinas para conferência de cálculos financeiros. Princípios para otimizar a informatização da tesouraria.

Fluxo de Caixa: Como implantar ou avaliar o fluxo de caixa da tesouraria. Calculando o efeito dos prazos médios de recebimento e pagamento sobre o fluxo de caixa. Princípios para controle do fluxo de caixa deficitário. Erros comuns na formatação do fluxo de caixa. Tratamento da incerteza nas projeções de entradas e saídas de caixa.

Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: Instrumentos de captação (conta garantida, desconto de duplicatas, factoring,vendor, financiamento de capital de giro, ACC/ACE, linhas do BNDES etc). Cálculo do custo efetivo das linhas de crédito. Princípios e estratégias para aplicação das sobras de caixa e reservas financeiras.