Prática de tesouraria

1
PRÁTICA DE TESOURARIA 24º ano Realização: IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS Datas, horário e local de realização do curso: Dias 19, 20, 21 e 22 de maio de 2014, de 18:30 às 21:30, na Av. Rio Branco, 120 13º andar Centro Rio de Janeiro - RJ. Investimento: R$ 270,00 (inclui o material didático e o certificado). Inscrições e informações: Telefones (21) 2242-5971 e 2252-1407 ou ww.ief.com.br. Realização: IEF Instituto de Estudos Financeiros. Objetivo do curso: Capacitar o participante a aprimorar procedimentos financeiros e desenvolver soluções; apresentar as técnicas que geram os melhores resultados financeiros nas atividades de recebimento, pagamento, aplicação e captação de recursos financeiros; proporcionar o embasamento conceitual aos profissionais que têm apenas a vivência prática. A quem se destina: Profissionais que atuam na tesouraria e áreas afins (financeiro, caixa, contas a pagar e receber) e buscam reciclagem ou aprimoramento profissional; Profissionais que estão migrando para a tesouraria, além de empresários, estudantes e demais interessados no tema. Programa: Contas a Receber: Avaliação do processo de recebimento (faturamento, emissão de nota fiscal, boleto, inclusão e baixa e cobrança, conciliação bancária). Opções de informatização de contas a receber. Limites legais de juros moratórios e multa. Carteiras de cobrança bancária. Cobrança administrativa. Contas a Pagar: Avaliação do processo de pagamento. Tendências na definição do calendário de pagamento a fornecedores. Aspectos importantes da retenção de impostos e contribuições. Administração de fundo rotativo (caixinha). Emissão segura de cheques. Negociação com fornecedores. Organização da Tesouraria: Funções típicas do “financeiro”. Opções de formatação da tesouraria. Como obter boa integração com áreas-chave da organização. Princípios para boa coordenação das atividades. Prevenção de erros e fraudes. Medidas para aumentar a produtividade. Funções dos sistemas ERP’s. Administração de Caixa: Efeito dos prazos de pagamento e recebimento sobre o caixa. Recomendações para montagem do fluxo de caixa. Como aprimorar a precisão das previsões de caixa. Lidando com caixa deficitário. Integração do fluxo de caixa com outras áreas da organização. Fechamento de caixa. Captação de Recursos Financeiros: Análise das linhas de crédito (conta garantida, desconto de duplicatas, hot money, capital de giro, vendor, ACC/ACE, factoring.). Controle dos débitos de despesas financeiras em conta corrente. Efeito do IOF e taxas sobre o custo efetivo das linhas de crédito. Crédito de fornecedores. Aplicação de Recursos Financeiros: Princípios para aplicação das sobras e reservas de caixa. Avaliação das aplicações em CDB, fundos de investimento, títulos públicos e privados. Aplicações via financiamento de clientes e fornecedores. Cálculo da rentabilidade real líquida das aplicações.

Transcript of Prática de tesouraria

Page 1: Prática de tesouraria

PRÁTICA DE TESOURARIA

24º ano

Realização: IEF - INSTITUTO DE ESTUDOS FINANCEIROS

Datas, horário e local de realização do curso: Dias 19, 20, 21 e 22 de maio de

2014, de 18:30 às 21:30, na Av. Rio Branco, 120 – 13º andar – Centro – Rio de Janeiro - RJ.

Investimento: R$ 270,00 (inclui o material didático e o certificado).

Inscrições e informações: Telefones (21) 2242-5971 e 2252-1407 ou ww.ief.com.br.

Realização: IEF – Instituto de Estudos Financeiros.

Objetivo do curso: Capacitar o participante a aprimorar procedimentos financeiros e desenvolver soluções; apresentar as técnicas que geram os melhores resultados financeiros nas atividades de recebimento, pagamento, aplicação e captação de recursos financeiros; proporcionar o embasamento conceitual aos profissionais que têm apenas a vivência prática.

A quem se destina: Profissionais que atuam na tesouraria e áreas afins (financeiro,

caixa, contas a pagar e receber) e buscam reciclagem ou aprimoramento profissional; Profissionais que estão migrando para a tesouraria, além de empresários, estudantes e demais interessados no tema.

Programa:

Contas a Receber: Avaliação do processo de recebimento (faturamento, emissão de nota fiscal, boleto, inclusão e baixa e cobrança, conciliação bancária). Opções de informatização de contas a receber. Limites legais de juros moratórios e multa. Carteiras de cobrança bancária. Cobrança administrativa.

Contas a Pagar: Avaliação do processo de pagamento. Tendências na definição do

calendário de pagamento a fornecedores. Aspectos importantes da retenção de impostos e contribuições. Administração de fundo rotativo (caixinha). Emissão segura de cheques. Negociação com fornecedores.

Organização da Tesouraria: Funções típicas do “financeiro”. Opções de formatação

da tesouraria. Como obter boa integração com áreas-chave da organização. Princípios para boa coordenação das atividades. Prevenção de erros e fraudes. Medidas para aumentar a produtividade. Funções dos sistemas ERP’s.

Administração de Caixa: Efeito dos prazos de pagamento e recebimento sobre o

caixa. Recomendações para montagem do fluxo de caixa. Como aprimorar a precisão das previsões de caixa. Lidando com caixa deficitário. Integração do fluxo de caixa com outras áreas da organização. Fechamento de caixa.

Captação de Recursos Financeiros: Análise das linhas de crédito (conta garantida,

desconto de duplicatas, hot money, capital de giro, vendor, ACC/ACE, factoring.). Controle dos débitos de despesas financeiras em conta corrente. Efeito do IOF e taxas sobre o custo efetivo das linhas de crédito. Crédito de fornecedores. Aplicação de Recursos Financeiros: Princípios para aplicação das sobras e reservas de caixa. Avaliação das aplicações em CDB, fundos de investimento, títulos públicos e privados. Aplicações via financiamento de clientes e fornecedores. Cálculo da rentabilidade real líquida das aplicações.