PR+ë-T+ëCNICO-BIOLOGIA-GISELE-FICHA11

3
PRÉ-TÉCNICO – BIOLOGIA-Prof(a). GISELE ROLIM FICHA Nº 11 – REINO PLANTAE – GRUPO GIMNOSPERMA GRUPO DAS GOMNOSPERMAS As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem- se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes. A grande evolução neste grupo de plantas foi o surgimento da semente . As sementes destas plantas não estão protegidas pelo fruto, como nas angiosperma s , porém a semente garante enorme proteção e alimentação ao embrião. O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos: Cycadophyta Ginkgophyta Conipherophyta Gnetophyta As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas Gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos comocones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas. Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos. REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta. O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. No interior de um óvulo maduro surge um grande esporo. Quando um estróbilo masculino se abre e libera grande quantidade de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático. No interior do óvulo, o grande esporo que ele abriga se desenvolve e forma uma estrutura que guarda a oosfera, o gameta feminino. Uma vez no interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto. Este, por sua vez, se desenvolve, originando um embrião. À medida que o embrião se forma, o óvulo se transforma em semente, estrutura que contém e protege o embrião. Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta. Rod. Augusto Montenegro- Conj. Cohab-263 Figura 1. Araucária, um tipo de Conipherophyta (conífera). Figura 2. Cone ou estróbilo. Figura 3. Ciclo de vida das Gimnospermas 1

Transcript of PR+ë-T+ëCNICO-BIOLOGIA-GISELE-FICHA11

Page 1: PR+ë-T+ëCNICO-BIOLOGIA-GISELE-FICHA11

PRÉ-TÉCNICO – BIOLOGIA-Prof(a). GISELE ROLIMFICHA Nº 11 – REINO PLANTAE – GRUPO GIMNOSPERMA

GRUPO DAS GOMNOSPERMAS

As gimnospermas (do grego Gymnos: 'nu'; esperma: 'semente') são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes.

A grande evolução neste grupo de plantas foi o surgimento da semente. As sementes destas plantas não estão protegidas pelo fruto, como nas angiospermas, porém a semente garante enorme proteção e alimentação ao embrião. O grupo das gimnospermas atuais é composto de quatro filos: Cycadophyta Ginkgophyta Conipherophyta Gnetophyta

As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas Gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos comocones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas. Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.

REPRODUÇÃO DAS GIMNOSPERMAS

Vamos usar o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) como modelo para explicar a reprodução das gimnospermas. Nessa planta os sexos são separados: a que possui estróbilos masculinos não possuem estróbilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estróbilos podem ocorrer numa mesma planta.

O estróbilo masculino produz pequenos esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. No interior de um óvulo maduro surge um grande esporo. Quando um estróbilo masculino se abre e libera grande quantidade de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e

podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino. Então, um grão de pólen pode formar uma espécie de tubo, o tubo polínico, onde se origina o núcleo espermático, que é o gameta masculino. O tubo polínico cresce até alcançar o óvulo, no qual introduz o núcleo espermático.

No interior do óvulo, o grande esporo que ele abriga se desenvolve e forma uma estrutura que guarda a oosfera, o gameta

feminino. Uma vez no interior do óvulo, o núcleo espermático fecunda a oosfera, formando o zigoto. Este, por sua vez, se desenvolve, originando um embrião. À medida que o embrião se forma, o óvulo se transforma em semente, estrutura que contém e protege o embrião.

Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões. Uma vez

formados os pinhões, o cone feminino passa a ser chamado pinha. Se espalhadas na natureza por algum agente disseminador, as sementes podem germinar. Ao germinar, cada semente origina uma nova planta.

A semente pode ser entendida como uma espécie de "fortaleza biológica", que abriga e protege o embrião contra desidratação, calor, frio e ação de certos parasitas. Além disso, as sementes armazenam reservas nutritivas, que alimentam o embrião e garantem o seu desenvolvimento até que as primeiras folhas sejam formadas. A partir daí, a nova planta fabrica seu próprio alimento pela fotossíntese.

Figura 4. Pinha e a semente pinhão da Araucária.

EXERCÍCIOS1. (FUVEST) Um estudante fez as seguintes afirmações com

relação ao Pinheiro do Paraná:

Rod. Augusto Montenegro- Conj. Cohab-263Marambaia – Fone:3238-0803

Figura 1. Araucária, um tipo de Conipherophyta (conífera).

Figura 2. Cone ou estróbilo.

Figura 3. Ciclo de vida das Gimnospermas

1

Page 2: PR+ë-T+ëCNICO-BIOLOGIA-GISELE-FICHA11

PRÉ-TÉCNICO BIOLOGIA – PROF.ª GISELE ROLIM

I. Pertencem ao grupo das gimnospermas, plantas que produzem sementes nuas.

II. O fruto, conhecido como pinhão, é comestível.III. As flores encontram-se reunidas em inflorescências

compactas.IV. O caule é um rizoma.São corretas as afirmações:a) 1 e 4b) 2 e 3c) 2 e 4d) 1 e 3e) 1 e 2

2. As gimnospermas e angiospermas são consideradas plantas superiores, possuindo, em comum, todas as partes, com exceção de:

a) sementeb) florc) frutod) endospermae) grão de pólen

3. (MACK-SP) Para diferenciar gimnospermas de angiospermas, posso me basear na:a) ausência de frutos nas angiospermasb) ausência de sementes nas gimnospermas.c) ausência de flores nas gimnospermas.d) presença de frutos nos gimnospermas.e) ausência de frutos nas gimnospermas.

4. (Unimep-SP) Com relação às gimnospermas, temos as seguintes afirmações:I. São vegetais fanerógamos vasculares.II. São plantas lenhosas, tipicamente terrestres e de clima temperado.III. Apresentam fruto que encerra matéria nutritiva de reserva e que se destina à proteção da semente.Assinale:a) se todas as afirmações forem incorretas.b) se apenas uma afirmação for correta.c) se todas as afirmações forem corretas.d) se apenas as afirmações I e II forem corretas.e) se apenas as afirmações II e III forem corretas.

5. (Fuvest-SP) Plantas traqueófitas, isto é, possuidoras de sistemas condutores de seiva bruta elaborada são:a) algas, fungos e briófitas.b) algas, pteridófitas e angiospermas.c) briófitas, pteridófitas e angiospermas.d) briófitas, gimnospermas e angiospermas.e) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

6. (UFSCar-SP) O bolor, musgo, a samambaia e o pinheiro-do-paraná são, respectivamente:a) briófita, fungo, pteridófita, gimnosperma.b) fungo, briófita, pteridófita, angiosperma.c) fungo, briófita, pteridófita, gimnosperma.d) fungo, briófita, gimnosperma, pteridófita.e) fungo, clorofícea, pteridófita, gimnosperma.

7. (UFSCar-SP) Entre as alternativas abaixo assinale a que apresenta os grupos vegetais em sérieordenadas, domais primitivo (antigo) para o mais evoluído (recente):a) Briófitas, algas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.b) Algas, pteridófitas, gimnospermas, briófitas e angiospermas.c) Angiospermas, gimnospermas, briófitas, pteridófitas e algas.

d) Pteridófitas, briófita, angiospermas, algas e gimnospermas.e) Algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

8. (UFSCar-SP) No quadro abaixo (+) significa presença e (-) ausência. Nesse quadro há erro na caracterização das:

a) gimnospermas. b) briófitas c) angiospermas d) pteridófitas e) n.r.a.

 9. (VUNESP) Na região de Campos de Jordão ocorre ainda, em grande quantidade, o pinheiro-do-paraná, que fornece um excelente alimento. Pergunta-se:a) A que grupo pertence esse vegetal?b) Qual a classificação do órgão que é comestível? 

10. (UNIP) No Brasil, o representante mais importante das gimnospermas é a aracária (pinheiro-do-paraná). Estas plantas são dióicas, produzem estróbilos, apresentam polinização e são independentes do fator água para a fecundação. Após a fecundação formam pinhões que são dispersos por animais. Responda:a) O que são plantas dióicas?b) Qual a nome das estruturas responsáveis pela formação dos grãos de pólen e óvulo?c) Qual o principal agente polinizador dessas plantas?d) O que são os pinhões?

11.  (UNESP) Um estrangeiro, em visita à região sul do Brasil, teve sua atenção voltada para uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas Estróbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em água fervente.a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence?b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta? 

12. (UNESP) Um turista chega a Curitiba (PR). Já na estrada, ficou encantado com a imponência dos pinheiros-do-paraná (Araucaria angustifolia). À beira da estrada, inúmeros ambulantes vendiam sacos de pinhões. Um dos vendedores ensinou-lhe como prepará-los:

“— Os frutos devem ser comidos cozidos. Cozinhe os frutos em água e sal e retire a casca, que é amarga e mancha a roupa.O turista percebeu que embora os pinheiros estivessem frutificando (eram muitos os ambulantes vendendo seus frutos), não havia árvores com flores. Perguntou ao vendedor como era a flor do pinheiro, a cor de suas pétalas, etc. Obteve por resposta:— Não sei, não, senhor!”

a) O que o turista comprou são frutos do pinheiro-do-paraná? Justifique.b) Por que o vendedor disse não saber como são as flores do pinheiro? 

Rod. Augusto Montenegro- Conj. Cohab-263Marambaia – Fone:3238-08032