Precisamos uns dos outros, precisamos de cuidar e de nos ... · Voltar a conjugar o verbo cuidar é...

2
CUIDAR O Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou que a sociedade tem de ser mais palia- vae que Temos de estar mais próximos todos. É um desafio que temos de ganhar como sociedade. É uma responsabilidade de todos, isto é para a socieda- de inteira e a vida é o que nos torna gente e não podemos abandonar-nos em qualquer fase da nossa existência. (…) As pessoas dispersam-se muito, e temos pouca atenção ao outro (…) Há uma exigência cultural: antes as coisas estavam garandas; hoje há a possibilidades de percursos mais individualizados, temos de nos voltar a encontrar não por necessidade de sobrevivência, mas como ne- cessidade de uma vida melhor, que só pode ser conjugada”. Deixar o homem abandonado a si próprio, deixar de cuidar do outro, é o primeiro passo duma cultura de solidão. Num tempo de idendades fragmentadas e individualizadas torna-se prioritário adotar modelos educavos que ensinem a cuidar. Cuidar dos outros, cuidar da vida e do Mundo que habitamos e somos chamados a adminis- trar. Educar deve ser também aprender a cuidar. Vivemos bombardeados com propostas para cuidarmos de nós próprios, reduzindo o cuidado a um exercício narcisista e individualista. Cada um cuida de si e outro que se desembaraceSe não reaprendermos a cuidar uns dos outros e do nosso habitat, se não olharmos o mundo como uma grande casa comum, rapidamente mergulhamos no desâni- mo e na solidão. Não estamos sozinhos neste mundo. Precisamos uns dos ou- tros, precisamos de cuidar e de nos senr cuidados, no fundo precisamos de fazer a experiência de amar e ser amados. Um percurso educavo que não te- nha em conta os outros e a forma de interagirmos e edificarmos em conjunto, está condenado a transmir saberes mas não a sabedoria de viver e construir uma vida feliz e compromeda. Voltar a conjugar o verbo cuidar é não só urgen- te como a grande tarefa dum modelo de ensino inspirado nos valores cristãos. MENSAGEM DO PADRE PAULO Precisamos uns dos outros, precisamos de cuidar e de nos sentir cuidados Newsletter 17 | abril 2018 0,5% DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI E MUITO PARA NÓS! #MOMENTOSBOANOVA - Escolha um dos seguintes alimentos/produtos: Leite, óleo, azeite, atum, salsichas, papas, cereais, fraldas tamanho 2 e 3, fraldas tamanho 4 e 5; - Recolha o maior número de embalagens do produto escolhido, junto de amigos, família, vizinhos, etc.; - Entregue do dia 1 ao dia 10 de cada mês nos caixotes à entrada/acolhimento das Igrejas (Santo António e Sra. Boa Nova), entrada do Colégio Sra. Boa Nova ou Gostava de APADRINHAR a Mercearia Sra. Boa Nova?

Transcript of Precisamos uns dos outros, precisamos de cuidar e de nos ... · Voltar a conjugar o verbo cuidar é...

CUIDAR

O Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou que a sociedade tem de ser “mais paliati-

va” e que “Temos de estar mais próximos todos. É um desafio que temos de

ganhar como sociedade. É uma responsabilidade de todos, isto é para a socieda-

de inteira e a vida é o que nos torna gente e não podemos abandonar-nos em

qualquer fase da nossa existência. (…) As pessoas dispersam-se muito, e temos

pouca atenção ao outro (…) Há uma exigência cultural: antes as coisas estavam

garantidas; hoje há a possibilidades de percursos mais individualizados, temos

de nos voltar a encontrar não por necessidade de sobrevivência, mas como ne-

cessidade de uma vida melhor, que só pode ser conjugada”. Deixar o homem

abandonado a si próprio, deixar de cuidar do outro, é o primeiro passo duma

cultura de solidão. Num tempo de identidades fragmentadas e individualizadas

torna-se prioritário adotar modelos educativos que ensinem a cuidar. Cuidar dos

outros, cuidar da vida e do Mundo que habitamos e somos chamados a adminis-

trar. Educar deve ser também aprender a cuidar. Vivemos bombardeados com

propostas para cuidarmos de nós próprios, reduzindo o cuidado a um exercício

narcisista e individualista. Cada um cuida de si e outro que se desembarace… Se

não reaprendermos a cuidar uns dos outros e do nosso habitat, se não olharmos

o mundo como uma grande casa comum, rapidamente mergulhamos no desâni-

mo e na solidão. Não estamos sozinhos neste mundo. Precisamos uns dos ou-

tros, precisamos de cuidar e de nos sentir cuidados, no fundo precisamos de

fazer a experiência de amar e ser amados. Um percurso educativo que não te-

nha em conta os outros e a forma de interagirmos e edificarmos em conjunto,

está condenado a transmitir saberes mas não a sabedoria de viver e construir

uma vida feliz e comprometida. Voltar a conjugar o verbo cuidar é não só urgen-

te como a grande tarefa dum modelo de ensino inspirado nos valores cristãos.

MENSAGEM DO PADRE PAULO

Precisamos uns dos outros,

precisamos de cuidar e de nos sentir cuidados

Newsletter 17 | abril 2018

0,5% DO SEU IRS SEM CUSTOS PARA SI E MUITO PARA NÓS!

#MOMENTOSBOANOVA

- Escolha um dos seguintes alimentos/produtos: Leite, óleo, azeite, atum, salsichas, papas, cereais, fraldas tamanho 2 e 3, fraldas tamanho 4 e 5; - Recolha o maior número de embalagens do produto escolhido, junto de amigos, família, vizinhos, etc.; - Entregue do dia 1 ao dia 10 de cada mês nos caixotes à entrada/acolhimento das Igrejas (Santo António e Sra. Boa Nova), entrada do Colégio Sra. Boa Nova ou

Gostava de APADRINHAR

a Mercearia Sra. Boa Nova?

2

Newsletter 17 | ABRIL 2018

FESTA ALELUIA

Como em anos anteriores, no passado dia 20 de Abril celebrou-se no Centro Comunitário Sra. da Boa Nova, a Festa do Aleluia. Durante a tarde cerca de 30 clientes do Centro de Dia e mais de 100 alunos do Colégio, do 1º e 2º Anos, encenaram vários teatros e músicas onde se celebrou a Páscoa, principal festa dos cristãos, onde nos alegramos com a Ressurreição de Jesus. Este momento de convívio terminou com um lanche entre todos, no momento de socialização e de troca de experiências, sendo uma tarde muito bem passada para todos.

Esta newsletter teve a participação de: Pe. Paulo Malícia, Carlota Matta, Catarina Almeida Lima, João Pedro Santos, Inês Sanches.

O que levas de mais importante do percurso no Colégio?– Levo princi-palmente os meus ami-gos; O momento mais mar-cante no Colégio – A peregrinação a Roma; Qual o significado da peregrinação a Roma para um finalis-ta? - É o ponto alto do 9º ano! Estar com os professores e colegas num ambiente diferente faz com que todos nos aproximemos mais uns dos outros. É uma viagem inesquecí-vel; O que nunca esquecerás - As festas de Natal, que são sem-pre incríveis, das Assembleias das quais vou ter tantas sau-dades e sem dúvida dos professores, auxiliares, funcioná-rios que fazem deste colégio um sítio que nos ajuda a cres-cer felizes; Uma mensagem para os alunos que ficam—APROVEITEM! Estar neste Colégio é um privilégio e quem me dera conti-nuar aqui por mais uns anos. Passa muito rápido; Um exemplo—Padre Ricardo Neves; Um livro—À procura de Alaska de John Green; Uma música—Don’t stop me now, Queen.

15.MAI > Dia da Família 15.MAI > Assembleia Pedagógica CSBN | 14H30 | ASBN 17.MAI > Concerto Solidário Pelas Gerações Autónomas | 21H30 | ASBN 20.MAI > Concerto para Maria | 15H | ASBN 26 e 27.MAI 1,2 e 3.JUN > Musical Sobre Rodas | 21H30 | ASBN 29.MAI > Conferência: ESCOLHAS | 18H | ASBN

VAI ACONTECER...

Carlota Matta Aluna Finalista

9º ano

2ª FEIRA DE EMPREGO

>>

<< PELAS GERAÇÕES AUTÓNOMAS

17.maio | 21H30

Mais informações CONCERTO PARA MARIA

20.maio | 15H

Mais informações

ESCOLHAS 29.maio às 18h

ORADORA: Margarida Lobo Antunes (Pediatra e Professora)

AB

ERTO

A T

OD

OS

SABIA QUE... Na Campanha da Quaresma angariámos 2900 alimentos e outros produtos essenciais para a Mercearia Solidária e 15 voluntários para o Centro Paroquial do Estoril. MUITO OBRIGADO!

Mais fotografias aqui.

Após o sucesso da primeira Feira de Emprego realizou-se na Sra. boa Nova uma segunda edição, no passado dia 18 de Abril. A feira de emprego teve como objetivo principal aproximar as entidades empregadoras de pessoas que se encontram à procura de trabalho. O evento esteve aberto à comunidade, e como tal, a diversi-dade de pessoas foi muito grande, desde jovens à procura do primeiro emprego ou part-times conci-liáveis com os estudos, a desempregados de longa duração, ou até mesmo mudança de trabalho. Saiba mais aqui.

ABRIL | MÊS DA CAMPANHA DO LAÇO AZUL

Durante o mês de abril aderimos à Campanha do Laço Azul – PREVENÇÃO dos MAUS TRATOS na INFÂN-CIA e JUVENTUDE, com laços azuis feitos à mão. No dia 17 de abril, construímos um laço azul humano, com as crianças do Pré Escolar ao 9º ano e os nossos séniores do Centro de Dia.

CONCERTOS

SOLIDÁRIOS

NO AUDITÓRIO SRA. BOA NOVA