Prefácio - iconecolegioecurso.com.br · Sou a mocinha, às vezes, quero voltar a ser criança,...

118

Transcript of Prefácio - iconecolegioecurso.com.br · Sou a mocinha, às vezes, quero voltar a ser criança,...

Prefácio

É com muita alegria que felicito as mentes brilhantes que aceitaram o desafio de participar desta publicação. Fico muito feliz quando vejo os resultados impressionantes que a Escola da Inteligência tem feito, e contribuído para a construção de pensadores e grandes produtores de conteúdo como este. Os grandes pensadores universais, nomes que se destacam nas ciências, filosofia, política e psicologia, foram os responsáveis por produção de novas ideias porque tiveram coragem de sair do cárcere da rotina e não desenvolveram apenas suas habilidades cognitivas, mas também investiram no aprimoramento de suas habilidades socioemocionais. Por isso se tornaram essas mentes admiráveis e que colaboraram para o avanço da sociedade com suas contribuições intelectuais.

Pessoas com mentes brilhantes são capazes de grandes feitos, têm coragem de ir além, são resilientes, possuem a capacidade de lidar com situações estressantes, grande senso de observação, perspicácia, capacidade de se reinventar, de trabalhar perdas e frustrações, de não ter medo de correr riscos e nem de errar.

Todas essas habilidades são trabalhadas pela Escola da Inteligência, que oferece ferramentas importantíssimas para a formação do cidadão. E essa escola possui o programa que propicia condições para que esses novos cidadãos do mundo consigam se tornar autores de sua própria história.

Está em suas mãos dar a virada na sua vida. Somente assim é possível ter sucesso emocional, profissional, social e ter qualidade de vida.

Sigam sendo sonhadores, e mais do que isso, realizadores. Quem sonha, realiza e quem realiza é mais feliz.

Ser feliz é um treinamento e não uma obra do acaso.

Augusto Cury

Agradecimento

A Deus, que nos dá a capacidade e a oportunidade de sermos protagonistas da nossa história.

A todos os colaboradores do Ícone Colégio e Curso (coordenadores, professo-res, secretárias e pessoal de apoio), responsáveis e sempre competentes em tudo que realizam.

Agradecemos, em especial, aos professores de Linguagens, que ajudaram no processo de criação, seleção e revisão dos textos.

Ao professor Sandro Bitencourt e Leandro Dutra por serem os maestros da Banda Ícone.

À professora Ana Paula, que, além de sugerir o tema, contribuiu durante todo o processo de reflexão e concepção desta obra. Ana, muito obrigado!

À agência Midiamídia pela criatividade e competência em tudo que faz.

Aos familiares, que acreditaram na proposta pedagógica de nossa escola e que confiaram a nós o seu maior patrimônio: seus filhos.

E, como não poderia deixar de ser, a todos os nossos alunos, motivo pelo qual idealizamos este projeto.

A Direção

Adrielly Souza de Britto _17Alessandra Santos Muzitano _39Amanda Barbosa de Carvalho _75Ana Beatriz Oliveira Santos _62Ana Carolina Almeida dos Santos Costa _45, 79Ana Caroline Necho Lima _43, 44Ana Clara _96Ana Clara Araújo _35, 36Ana Clara Faria da Cunha Lopes _102Ana Clara Franco de Assis _51Ana Gabriela Richter Guimarães _11, 22Anderson Oliveira de Sousa Filho _33Andre Luis Soares Marcondes _29Andressa Oliveira de Menezes _101Anna Isabelle da Silva Gerbatim _52Antonia Gonçalves Ribeiro dos Santos _18Arthur do Valle Fernandes da Silva _103Ayrton Brandão _96Brenda Leite _96Breno Wagner Siqueira Soares _40Bruno Tenda Monteiro Barbosa _76, 104Caetano dos Santos Moreira da Silva _37Camila de Carvalho Antão _105Caroline Castro _49Caroline de Vasconcelos Castro _67Caroline Fontes _49Caroline Fontes Costa de Oliveira _71Cassiano Ferreira _96Charlayne Natascha da Costa Santos _24Cristal R. do Nascimento _30Daniel Gullo _96Daniel Mateus Luiz Vicente _114Daniele Alves Somonato _9Emanuelle Pinheiro Ferreira de Souza _93Eveliny Magno Hauck Santos _73Fernanda Silva _96Fernanda Simões _49Gabriel Campos Nascimento _115Gabriel Limeira Bitencourt Venancio _66Gabriel Nascimento _96Gabriela Cunha Oliveira Venâncio _74Gabriela Thais Pinheiro Machado _116Gabrielle Mendes Rezende _94Giselle Miquelon Netto _14, 15, 16Giullia Costa _88Guilherme Batista Leal _58, 106Iasmin Moreira Berrondo _34Isabella Bernardes Sampaio _13Isabelle Rosa de O. Molarinho _72, 80

Alunos

João Victor Campos _86João Victor Venancio Braga _61Jorge Luis Augusto da Costa _32Julia A. Roma _63Julia Ferreira Ramalho _65Julia Knupp Sanches _107Julia Suetsugu Mello _108Juliana Nunes _22Kaique Machado de França _12Karoliny Mascarenhas da Costa de Souza _19Kauan Guilherme R. Domingues _60Larissa Oliveira de Lima _53Laura Peixoto Cardoso _8Laura Victoria _49Letícia A. Roma _57Letícia Ribeiro de Souza _92Luana de Almeida Toledo Oliveira _69, 70Luana Thereza da Cunha Venancio _28Lucas Lopes dos Santos _20Lucas Rezende da Silva _109Luiz Antonio Braga da Rocha _40Luiza Medeiros _55Malu Ávila e Victória Clapp _27Maria Clara Victor de Souza _41Mariana Câmara Felix _38Mariana Santos _96Mariana Vieira dos Santos _51Mateus Peres da Silva _112Matheus Cabral S. _54Miguel Angelo e Victor Tosta _110Nathalia Farias _49Nicolly Maria do Nascimento Santaroni _59, 111Olga Carolina Ribeiro de Almeida _77Patricia Papagiannis Torres _47Patrick dos Santos Lamoglia _26Paulo Emanuel Bistrattin Duarte Machado _25Paulo Victor _96Pedro Fisher _56Rachel Cutrim Mafeu _42Rafaella Portugal _88Raquel Bastos _49Rebecca Assumpção _48Romário Aragão _96Thaíza Mattos dos Santos _78Victória Amorim _64Vitória Silva _96Maria Luiza Barboza Gomes de Abreu _117Arthur Enzo Macedo Marques _118

8

Laura Peixoto Cardoso3ª série - Ensino Médio

Origem

Não sou mais eu, mas eu mesma.Não sou mais eu mundo,sentimento profundo, personagens ou rótulos.Sou eu por natureza, o meu eu por sua beleza,por sua base primitiva.Troco esse eu extinto, pelo meu próprio instinto.É bom ser um ser real mais que imaginário,menos inquilino e mais proprietário de si mesmo.Atitude, saúde mental e amor próprio.Tudo de bom é bem-vindo, nesse lindo sintomachamado origem.Sentimento virgem e pensamento claro.Então, para cada meta, personalidade,pra cada sonho, realidade.Em verdade começo a levar em conta,sem contrapartida, para a minha vida,a pessoa que vejo no espelho.

9

Daniele Alves Somonato2ª série - Ensino Médio

Dona de mim

Engraçado como as coisas devem ser.O errado, de fato, é sentir-se limitado,se esquecendo de que não houve sequer um diaem que você pediu para nascer. Eu vim nua;Pele pura;Mente crua;Vim porque sou dona de mim,Não para você me chamar de sua. Vim porque sou arte.Vim chorando porque faz parte.Se me der licença, vou fazer minha história.Neste exato momento uma alma bonita me incorpora.Sei que a lua me namora,sente a dor de quem um dia chora.A troco disso vou me jogarinteiramente mundo à fora.

Minha missão na terra são meus sonhos.Vos derramo meus hormônios,sigo encarando os pseudônimos.Aprendam: não há possibilidade de descobrirmos quem somos!Porque viemos;A quem devemos;Se quisermos, obstáculos venceremos;Amores sentiremos;Ninguém comanda a gente,pois o futuro somos nós quem escrevemos.

10

Daniele Alves Somonato | Dona de mim

Sou autora e atriz da minha vida.Deito, rolo e me derramo em grama fria.Se tudo é como deve ser,então por que temos essa estranha maniade sempre olhar para o céu e agradecer? Seguimos nosso instinto,o céu é nosso infinito.Por ser tão grande a garganta dá nó,você se sente pequeno;Você se sente só.

Mas não se esqueça de que és uma eterna criança.Acredite nos seus sonhos,mantenha sua esperança.Você é arte, ciência e história.Você é música, cálculo e teoria contraditória.como efeito dominó;Agradeça as suas dúvidas.Imagine o quão chato seria se quiséssemos todos ser uma coisa só!? Sua mãe se enlouquece,acha que você vai se perder no mundo da droga.Mas, tudo o que você quer é viajar escrevendo um texto em prosa.Nossa, mas que situação...mal sabem os meus senhores que eu não vivo disso, não.Neste momento vou ter calmae mal sabem eles,que em minhas oraçõeseu peço pela vida deles. Até para ser flor precisa de sorte.Umas nasceram para enfeitar a vida,outras nasceram para enfeitar a morte.Mas independente de quem você for,lembre-se:quando tudo for pedra,atire a primeira flor.

11

Ana Gabriella Richter Guimarães2ª série A - Ensino Médio

Sou a protagonista, diretora, roteirista. Sou maquiadora, figurante e figurinista. Sou a vilã, sou a mocinha, a heroína e amadora. Sou nova na trilha da vida. E velha na vida da louca. Sou tudo o que faço, que penso ou que desista. E como costumo dizer, “O papel é minha morada e com o lápis desenho a vista”Na trilha da vida, entre pontos e vírgulas, escrevo minha história.Traço meu caminho desde ontem, até esta exata hora! O futuro também nos pertence, se ficamos ou vamos embora. Não importa o que deixamos de fazer, mas você teria orgulho de quem se tornou agora? Sou amadora, mal sei do mundo lá fora... Sou minha heroína, me salvo de precipícios e coleciono memórias. Sou a mocinha, às vezes, quero voltar a ser criança, tão ingênua feito um sorriso e tão adulta feito a ganância.E um dia vou fazer por mim o que eu sempre quis! No final dessa história, sou a protagonista E também sou aquela que escreve o final feliz.

12

Kaique Machado de França1ª série A - Ensino Médio

Eu, Tu, Nós

Muitas vezes, em minha mente, vêm as seguintes perguntas:Quem sou eu? Por qual razão estou aqui?Vagamente penso em como será meu futuroPenso nas perdas que tive no passadoE vivo meu presente questionando minhas escolhasAlgumas tolas, outras sábiasMas reflito principalmente a respeito das pessoas ao meu redorPenso em minha importância para elasNo que represento para cada uma delasDesde uma pessoa próxima, até um desconhecido.Para muitos o que importa são “status”A roupa que usa, sua beleza estéticaPoucos dão valor ao que realmente importa:Sua família, seus valores, sua saúde e seu estudo.Muitas pessoas exercem muito dissoSó pensam em seu presenteE quando percebeSeu futuro chega de repentePoucos sobrevivem nessa selva de regressãoSobrevive o mais corruptoPerde o mais otimistaE talvez seja por isso que não só euMas as pessoas ao meu redorEstejam aqui para fazer a diferençaSer o antídoto das pragas que assolam nosso país.Todos nós possuímos nossa própria identidadeNosso próprio objetivoNessa jornada só de ida.Por meio desse textoDigo quem sou eu e quem somos nósSomos todos soldados otimistas nessa guerraContra todo mal.

13

Isabella Bernardes Sampaio2ª série A - Ensino Médio

Roteiros da vida

Cada dia é uma página em branco no roteiro da vidaAo olhar o cabeçalho, lê-se “ Vá e vença!”Rolando o olhar ao pé da página, lá estão as observações“Faça das dificuldades os melhores aprendizados”

Negro. Índio. Mulher. Meu lugar não é na senzala, na mata ou na cozinhaÉ onde eu quiser.

À margem da sociedade?Eu não preciso de piedade!Nessa trajetória Eu sou garra, vontadeSou protagonista da minha história

Uma vez disseram a mim:“Quanto maior o sonho, maior o tombo”Mas, meu querido amigo,Quem foi que lhe disse que eu tenho medo de cair?

Alcançar é questão de quererAcordar sabendo que há quem torça por você Ser, viver, saber e não só ter

E, no final, poder se orgulhar do seu roteiroDos rascunhos, traços e idealizaçõesDos sonhos, metas e realizações Sorrir com as lembranças e pensar“Eu consegui.”

14

Giselle Miquelon Netto2ª série A - Ensino Médio

Podres Padrões

Não sou sua mulata passistaNão sou sua pretinha sambistaNão sou sua morena charmosaNão sou seu sonho de carnavalNão sou seu objeto sexualEntão tire suas mãos de mimE não me chame assimEu sou mulher negra apoderadaCansada de ser subjugadaSou muito maisQue meus lábios carnudosE não vai ser um homem estúpidoQue vai me tratarComo se eu não tivesse escrúpulosEntão desista de fazer de mimSua globelezaPois sou muito mais que seus podresPadrões de beleza

15

Giselle Miquelon Netto2ª série A - Ensino Médio

Olhe-se

Olha no espelho negraVeja toda sua belezaMostra seu sorriso pra vidaGrita, canta, vibraNão se esconde nãoSó porque disseram que seu cabelo não é bomEles não sabem de nada meninaQuerem apenas te oprimirNão deixa não pretinhaMostra que você é uma rainhaVai solta esses cachosMostre ao mundo seu orgulho afro

16

Giselle Miquelon Netto 2ª série A - Ensino Médio

Posso ser tudo que quiser serTenho em mim todos os sonhos do mundoCarrego comigo a esperança de uma vida melhor e a luta de quem levanta todo dia e vai atrás de tal vida melhor. Sou dona de mim e das minhas escolhas.Herdei dos meus ancestrais escravos toda força do mundo e hoje luto em nome deles. Quero honrar meu povo, minha raça, minha nação afro. Tenho orgulho de ser mulher, negra e antes de tudo bem resolvida comigo mesma.Preconceito algum nunca irá me derrubar equem de mim não gostar só tem a opção de aceitar, pois a preta aqui veio pra causar.

17

Adrielly Souza de Britto2ª série A - Ensino Médio

Sou a autora da minha vida

Sou a personagem principal da minha história, sou o que dizem ser... sou a protagonista. A menina cheia de defeitos, porém com seus segredos, habilidades e amadurecimento. Sonha bem alto ver um futuro próximo.

Sabe aquela menina, que senta no canto da sala de aula, não diz se quer uma palavra, apenas observa, essa sou eu! Já tive muitos desafios, já chorei rios de lágrimas, mas percebi que não adiantará nada, já fui julgada e até mesmo motivo de piada, mas eu sempre fui eu mesma!

Não deixe as pessoas te colocarem para baixo! Uma futura médica? Sim, ela quer ser bem mais que isso, ela quer ver o sorriso do paciente e sentir o abraço de agradecimento. Ela quer estar ali, quando alguém menos favorecido precisar. Quer um conselho? Nunca a subestime, um dia pode ser você!

“Seja protagonista da sua vida e não plateia da vida dos outros”. Seja forte para encarar as dificuldades, nunca tenha medo de cair. Não esteja no mundo só para agradar os outros, faça seu próprio roteiro de vida, seja o autor da sua peça e deixe que as cortinas se abram para você! Você é a estrela principal dessa peça chamada “sua vida”.

18

Antonia Gonçalves Ribeiro dos Santos1ª série B - Ensino Médio

Protagonista

A vida é como uma novela, cada um tem um papel importante. Mas o seu é o principal. Você é o protagonista e decide o final que deverá ter sua história.

Muitas vezes, erramos nas escolhas de quem deverá fazer alguns papéis, outras nem mesmo conseguimos terminar nossa caminhada, mas há quem consiga fazer tudo isso com muita sabedoria e assim ter uma vida de felicidade e realizações.

Escolher o que cursar, com quem se relacionar, lidar com a experiência adulta, muita vezes, parece um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, mas elas se esquecem de que são as PROTAGONISTAS de suas próprias vidas e que, assim como todos cometemos erros, podemos passar uma borracha e começar tudo de novo. Nunca é tarde para achar sua felicidade!

Então se você fez uma escolha errada não tenha medo, mude, comece de novo, só você pode mudar suas próprias decisões. Você pode, você consegue. Você é o protagonista!

19

Karoliny Mascarenhas da Costa de Souza1ª série B - Ensino Médio

Corra, lute, tente novamente Se esforce na busca dos seus sonhosNão tenha medo, seja persistente Ultrapasse seus medos mais medonhosMesmo que a vida lhe dê uma rasteiraErga-se novamente, você é capaz!Se encontrar uma pedra em seu caminhoSaiba que você pode retirá-laEscale suas fortalezas Mostre que és um campeão E não esqueça que você é capaz de conquistar até o impossível!

20

Lucas Lopes dos Santos 3ª série - Ensino Médio

Como nas cenas de um filmeOu nas folhas de um livroNo universo de vidroOnde a meta é ser livreQuem atua vive, quem vive atuaUns com sonhos de miss, outros tocar na luaMil histórias, mil derrotas no meio de mil enredosMas só alcança a vitória quem ultrapassa seus medosO gosto do veneno é azedo, mas pra vencer tem que aguentarPra conclusões de seus sonhos, só basta acordarNas ilusões de estar caindo cédulasCom a sensação de se estar perdendo célulasConduta e melhor visão, sem precisar de oculistaMuita luta na vida de um protagonista

E me dizQuem não quer um castelo, princesa e carruagemEntão como um relógio mova suas engrenagensPoder rodar o mundo em apenas uma viagemE ter um amor bandido como o de Bonnie e ClaydeMaria e Lampião, só prever a expansão, exército de um milhão como o de BonaparteConquistar esse mundão, dividir com os “irmão”, Tratado de Tordesilhas, pegar a melhor parteAlegria e união, andando em comunhão, sigma ligação, impedindo um AparthaiedSeguindo a vida feliz , como um sorriso de atriz, cultivando a raiz tipo um nativo Apache

Ser grande como Alexandre, Golias um gigante,Abrir o mar vermelho, ser Getúlio nas horas VargasSer um soldado esparta, Sun Tzu com espadas,conversa com o espelho e ser Camões com palavrasSer como Ali no ringSer Marthin Luther KingTer a paz de GandhiEm meio à guerra fria

21

Lucas Lopes dos Santos

Passar as férias na DisneySer forte como um VinkingTer a história guardadaNa estante de AlexandriaSer um herói, Robin WoodTer filme em HolywoodChuva de fast foodOu ter o melhor currículoSer o Sr. presidenteDe um país emergenteSe ainda não aconteceuAguarde o próximo capítulo

22

Ana Gabriela Richter e Juliana Nunes 2ª série A - Ensino Médio

Que bebê moreno bonitinho! Esse cabelo sarará não dá trabalho não? Tem cara de suja! Nossa, como cresceu, pena que tem nariz largo! Até que ela tá ficando bonitinha! Parece criança remelenta, mal cuidada! Menina, desce daí, já parece um macaco! É a cara do pai, pena que não tem os olhos verdes da mãe! Ah, você nem é preta, é parda! Tá virando mocinha, já tem corpo de mulata! Short curto demais, quem tem bunda não pode! Já sabe o que vai fazer da vida? Sorte que tem cota! Primeira vez no salão, veio alisar, né? Nem tá doendo, preto não sente dor! Ainda bem que não virou bandido! Vai de chinelo? Volta e coloca o tênis, “tá” parecendo marginal! Preta de verdade sabe sambar! Que nome de preto! Que roupa de preto! Que jeito de preto! Que índole de preto! Tinha que ser preto! Eu não sou as tuas negas!

Eu não sou tuas negas muito menos tuas brancas Bato no peito com orgulho em dizer que meu cabelo é crespo Não tenho olho azul, mas mereço respeito Falo pelas Julianas, Marias, Rafaelas, Déboras, Adrianas, pelas Isabelas, Isabelles e Anas Falo pelas mulheres pretas desse país, que não somos diferentes de você por um cabelo de raiz Falo pelas açoitadas, mulheres humilhadas e desrespeitadas por serem pretas Daquelas que foram abusadas, caladas e não puderam fazer nada Disseram que eu não ia chegar a lugar algum

23

Ana Gabriela Richter e Juliana Nunes

E eu “tô” fazendo a minha história, e ai de quem tente negar minha trajetória e apagar o caminho que trilhei um dia eu fui escrava, mas agora é vez de preto ser rei Eu chamo vocês, pretas Marias a representarem a tua família que sofreu um dia Larga essa bandeja e coloca um livro na mão Que é daqui que eu convoco a nossa revolução

24

Charlayne Natascha da Costa Santos 2ª série - Ensino Médio

O comando de nossas vidas

No mundo em que vivemos, muitos são os exemplos à nossa volta que se repetem. Temos de prestar mais atenção, e o ato de observar faz com que tenhamos mais clareza. Depende apenas de nós mesmos tomarmos o comando de nossas vidas. A vida tem muito a nos mostrar, quando abrimos nossa visão do mundo.

A partir desse momento, passamos a comandar nossas vidas, fazemos uso do livre arbítrio e começamos a encenar a peça que mais gostamos de assistir: aquela em que encenamos o papel principal. Se quisermos ser apenas coadjuvantes ou figurantes de nossas próprias escolhas, assim o faremos. Mas “e aí”, como será? Ao fazermos nossas escolhas, ao seguirmos os exemplos que foram dados, quando assumimos o papel principal dessa peça que se chama vida, o “e aí” responde, pois somos atores centrais de um texto que escrevemos.

É certo que muitos estão fadados a passar pela vida como simples coadjuvantes, contudo quem não quer consagrar-se em sua própria história? Esse papel importante te levará a uma condição de existência, de evolução real.

Domine sua vida, abrace-a, ela é sua e só você sabe tudo sobre ela, o que passa em seu coração e o que sangra na sua alma. Ninguém pode saber mais por e sobre você. Faça o que o seu coração manda, mesmo se estiver errado para o mundo, com certeza sempre estará certo para você.

25

Paulo Emanuel Bistrattin Duarte Machado2ª série B - Ensino Médio

A cada dia temos escolhas. As consequências virão delas.A vida é bela, basta saber escolher e viver.Todo dia aprendemos com nossos erros, acertos, vitórias e derrotas.Nossa vida é como uma casa em construção,os dias se passam e se coloca ou se tira um tijolo. Será que sua vida vai ser construída, será que essa casa vai terminar inteira do jeito como você quer?Depende das suas escolhas,escolhas ruins não podem lhe trazer um tijolo.Pense em cada coisa que vai fazer,não há como voltar atrás,cada passo é irreversível.Não é possível escolher a consequência de algo que você já fez.Não deixe que as decepções influenciem suas escolhas,domine-as, mostre que você é mais forte.Pense na influência das pessoas ao seu redor,veja se elas lhe trazem um tijolo, ou lhe roubam um.Cada conquista deve ser comemorada e aproveitada com sabedoria,e a derrota deve servir de aprendizado para tentar mais uma vez.Desistir não pode ser uma palavra existente para você se deseja alcançar o sucesso.A vida é feita de sonhos, mas os sonhos só podem ser realizados se houver esforço, força de vontade.Pense alto, se valorize, faça tudo o que você pode para alcançar o que quer.Comece com boas escolhas.

26

Patrick dos Santos Lamoglia1ª série B - Ensino Médio

Protagonismo em forma de sonho

Acredito que temos uma missão aquiNão importa o que te digamNão importa ao que te obrigamTrace uma meta e que a meta seja conseguir

As coisas serão como devem serNão se lamente se nada for do jeito que tu queresTenha plano A, B e CNão desista agoraFaça acontecer!

O arrependimento vem, não tem jeitoVai te remoer junto com a dúvidaMas pelo menos bata no peitoE admitaÉ melhor se arrepender do que fezDo que morrer um pouco todo diaSó por, simplesmente, nunca ter feito.

27

Malu Ávila e Victória Clapp 1ª série - Ensino Médio

Deus me deu o dom da vida, e me deu a chance de escolher o que fazer delaSe eu sou protagonista da minha história, eu escolho ser a Cinderela.A Cinderela tem um príncipe e uma vida encantada, e é isso que eu quero, viver um conto de fadas.Faço na minha vida como as estrelas fazem no céu. Eu brilho, eu apago, quando eu quiser. Depende do momento e do humor que eu estiver. Eu posso me destacar no escuro da noite, eu posso me esconder atrás de uma nuvem, seja lá o que eu fizer só não quero que me julguem.Viver não precisa de ensaios, se a vida é uma peça de teatro, e eu sou a protagonista, então significa que sou uma bela artista.Viver é o que eu faço bem, vivo minha vida de verdade e não vivo a vida de ninguém. Escrevo minha própria história, onde o roteiro é sob minha direção, e se for pra dar palpite não perca seu tempo não.Você pode viver por existir ou existir para viver. A escolha é muito simples, só depende de você! Faça como eu, escolha simplesmente... viver!

28

Luana Thereza da Cunha VenancioPré-vestibular

Protagonismo

Em sua etimologia, protagonismo deriva de raízes gregas que significam lutador principal. No entanto, a teoria não corresponde à prática quando esse conceito é aplicado na vida real. Percebe-se um protagonismo deficiente na sociedade contemporânea, em virtude da ausência de personalidade e falta de engajamento.

Primeiramente, as estruturas midiáticas assumiram o controle das identidades humanas. Como sabiamente disse Scipio Sighele, “elas tratam o ser humano como gesso molhado sobre o qual a mão deposita sua marca”, isto é, sua opinião, suas características. Ou seja, a população tem perdido sua individualidade e tal fato torna os indivíduos verdadeiros “sonâmbulos”, que apenas passam a informação, mas não refletem. A partir disso, é possível compreender que esse problema acarreta a formação de uma massa de manobra, questões de autoestima, bullying, depressão, em virtude de ser impossível se adequar aos padrões. Em contrapartida, escolas já são tomadas para mitigar esse problema, como adoção de projetos como o “Escola da inteligência”, idealizado pelo Dr. Augusto Cury, que auxilia os alunos a desenvolver a inteligência emocional, a fim de evitar a atuação de coadjuvante.

Ademais, há falta de engajamento da sociedade contemporânea. Isso é resultado das práticas capitalistas que tornam os indivíduos cada vez mais autônomos e menos solidários. Dessa forma, percebe-se uma grande banalização do sofrimento e uma falta de busca por mudanças. Como disse Eça de Queirós, “dói mais uma dor de dente que uma guerra na China”. Isto é, na contemporaneidade, os caras-pintadas são raros e vivem à margem da sociedade. A humanidade torna-se a cada dia mais coadjuvante da sua própria vida. A falta de compromisso, de perspectiva e de ação tem afastado o ser humano do centro do palco.

Por conseguinte, é imperativo que a sociedade contemporânea assuma o papel principal e mude o rumo da história. Que a inovação, o compromisso e a iniciativa substituam a padronização e a inércia. Mudança é a palavra que de fato deve ser seguida.

29

Andre Luis Soares Marcondes1ª série B - Ensino Médio

O significado da vida

Muitas pessoas perguntam “Qual o sentido da vida?”, essa questão exige um raciocínio profundo, mas há de ser respondida. Para a biologia, a vida é demonstrada em um ciclo, cujo início é o nascimento, segue para o crescimento, a reprodução e a morte. Isso é válido para todos os seres vivos, porém, essa definição do ponto de vista filosófico pode ser bem mais teórica e intangível.

A verdade é que a vida estudada nesse ponto elevado é algo que nós decidimos. A nossa vivência marca o passado como história, o futuro como um mistério e o presente como uma dádiva controlada por nós. Somos nós quem dirigimos nossa própria vida, se quisermos cursar toda a vida e sem reproduzir, é possível, se a vida é deliberada como nossa podemos caminhar nela por qualquer trajeto que desejarmos, nós somos o protagonista da nossa vida!

Você pode sim escolher a profissão que preferir, a faculdade que sempre sonhou, pode escolher amar quem quiser, ambos os gêneros, somos donos da nossa vida e fazemos nossas próprias regras, você pode ter o tipo de corpo que quiser, não se pode nunca deixar a sociedade te forçar a seguir um caminho que não escolheria. Na sua vida você não é coadjuvante nem figurante, você é o protagonista!

Use isso como uma sentença, um lema de vida e chegue aonde quiser através disso. A definição biológica de vida não é a conveniente, a filosófica também não é, a definição correta para o sentido da vida é aquela em que você acredita.

30

Cristal R. do Nascimento1ª série C - Ensino Médio

Bagagem

Parte! Parte do quê?Parte de quê?Por quê?

Sem querer ser insistenteCom a simplória ideiaDo “eu me entendo por gente”

Partindo do pontoOnde no princípioSomos comandadosE no fim somos comando

Quando então na bagagemCarregamos responsabilidadeNos vemos obrigados a serOu ao menos a crer nessa viagem

Essa tem seu ponto de partidaIndeciso e aflitoA partir de nossas escolhasJá estará nosso fim escrito

Entre indas e vindasNos veremos perdidosEntre a razão E o coração

E soprará boa brisaE virão dias conturbadosOnde sonhos são interrompidosE desejos impossíveis são realizados

31

Cristal R. Nascimento | Bagagem

Mas que nunca nos falte maturidadePara que no esquecimento não caiaNossa verdadeira identidade

E então imediatamenteTenhamos a consciênciaQue nosso eu não sofreu influência

Portanto que no fim da viagemAcima de tudo com gratidãoE felicidadeTenha sido realmente sua essa bagagem

32

Jorge Luis Augusto da Costa1ª série B - Ensino Médio

Eu, dono de mim

Essa é a minha vida, eu não posso simplesmente deixar as outras pessoas escreverem a minha história, sou eu que tenho de fazer minha glória.

Tenho de ser o motorista, fazendo o meu próprio caminho e não o passageiro, deixando que os outros façam meu destino. Irei superar as expectativas, deixando minhas digitais e meu legado não ficará para trás.

Se a vida fosse um festival musical, eu teria que ser o cantor e subir no palco e não ficar assistindo da plateia. A vitória corre em minhas veias, deixando apenas as minhas pegadas na areia.

Sei que haverá muitos tentando ditar regras nesse jogo, mas sou eu quem tenho de dizer quando é game over.

Eu sou o protagonista da minha história, não posso ser o coadjuvante. Em um jogo de futebol, um centroavante. Mesmo com correntes no braço seguindo adiante.

33

Anderson Oliveira de Sousa Filho1ª série C - Ensino Médio

Eu devo me controlar

Meu nome é Marlos, sou usuário de drogas há mais de 6 anos. Comecei com um simples cigarro que meus amigos me ofereceram e, como não quis ser conhecido como único idiota que ainda não usou, experimentei. Infelizmente, eu me viciei, usava todo o dinheiro que eu ganhava comprando drogas, e com o tempo eu fui mudando para as piores: cocaína, maconha, etc.

E com tudo isso minha atitude na sociedade ia piorando, fui demitido do meu pequeno emprego, comecei a ir muito mal na escola, e isso só piorava. Com o tempo eu comecei a consumir mais do que eu podia pagar, e com isso eu comecei a roubar dos meus pais para pagar. Eles acabaram descobrindo e queriam me colocar em uma casa de recuperação, mas com raiva, fugi de casa.

Hoje moro na rua, fazendo de tudo para ter pelo menos uma pedrinha. Mas eu sinto que estou desperdiçando minha vida, que tudo isso não vale a pena.

Então eu me decidi, eu vou mudar de vida,  vou me tratar e largar as drogas, pois não é um pó ou uma pedra que vão me dominar, eu sou dono de mim, eu devo me controlar. EU sou o protagonista da minha vida! Vou mudar por minha vontade.

*Este texto foi inspirado na vida de um jovem que conheço. Queria que ele tivesse tomado a mesma decisão que minha personagem!

34

Iasmin Moreira Berrondo1ª série B - Ensino Médio

Sonhos são, certas vezes, difíceis de serem compreendidos por outros olhos que não sejam os seus. Tudo de que eles precisam para se concretizem é de alguém que acredite que possam acontecer, mais ainda, de alguém que faça com que tudo seja possível.

Nada melhor do que ter a quem recorrer quando algo não dá certo, quando o sonho é desmanchado pela dura realidade, porque infelizmente é o que acontece: nem sempre temos o que queremos, ainda mais com toda essa gente que nos rodeia, com todo o problema que é desencadeado por conta de uma coisinha daqui e outra de lá.

Muitas vezes, seus sonhos ficam apenas em pensamento ou em uma simples folha de papel, não é tão fácil chegar até seu objetivo, até a realização do tão planejado, repensado, batalhado sonho.

Mas é claro que eu não poderia ter vindo até aqui para falar apenas de coisas boas, não é só disso que a vida é feita e talvez esse seja o maior erro das pessoas. Acreditar viver em um mundo perfeito e simplesmente preferir não abrir os olhos para a realidade e ver como está difícil cumprir nossas metas e realizar tudo o que se é planejado durante uma vida inteira.

Como é importante ter a cabeça no lugar num momento difícil de lidar como esse que estamos vivendo. É o menino com fome, a esperança que some, o árduo sacrifício de um país extremamente propício a acabar sem conseguir realizar o verdadeiro sonho de mudar o mundo, não só ele, mas também aqueles que o habitam.

Então, continuamos nessa busca constante por tudo aquilo que nos faz bem e com um passo de cada vez, talvez consigamos conquistar nossos objetivos.

35

Ana Clara Araújo1ª série B - Ensino Médio

Minha Senhora

Era noite e como sempre, ele chegava do trabalhoEu sozinha cuidava da casaEra varrer, passar, lavar...

Ele me chamava para o quartoEu não queriaMas mesmo assim iaE, no final, um “Eu te amo” ele dizia

Outro dia queria conversarMas, que conversa é essa?Ele só batiaEra vá varrer, passar, lavar...

E passou uma semana, duas, três, um mêsCansei!Mas não tem o que fazerSe a sociedade quer assim, infelizmente assim serei

36

Ana Clara Araújo1ª série B - Ensino Médio

A vida nos coloca em cada situação! Passamos por obstáculos todos os dias, parece que ela está o tempo todo nos testando, mas para quê? Realmente não sei, mas que nos testa, disso eu tenho certeza.

A vida nos obriga, muitas vezes, a conviver, por exemplo, com pessoas com quem você não se dá bem ou de quem não gosta. Tá aí: “conviver”, ou melhor, se relacionar, eita coisa difícil que a vida sempre põe a gente para fazer! É se relacionar na escola, no trabalho, entre amigos, no namoro, na família, etc.

Por que temos de fazer isso o tempo todo? Por que, muitas vezes, não dá certo? São perguntas que têm vindo à minha cabeça constantemente. Querendo ou não, todos têm problemas e eu acho que um deles é com certeza o relacionamento com as pessoas.

A gente até sabe o que tem de ser feito, mas queremos as coisas do nosso jeito e não aceitamos que as pessoas sejam diferentes. E é aí que está o cerne da questão, não tem o que fazer, não se muda ninguém, o único jeito é aceitar o outro como ele é, o que inclui tudo: etnia, sexo, peso, ideologias, condição financeira e muito mais.

É preciso esclarecer que todo mundo é basicamente obrigado a conviver em sociedade, o problema está em como fazer isso. Não vou dar dicas de como se relacionar, porque não sei de tudo, mas só tenho uma coisa para falar: vivemos em um mundo onde tudo tem de ser mais rápido, dinâmico, onde o tempo voa e as pessoas não têm paciência, para se preocupar com a opinião do outro.

Pare um instante o que está fazendo e preste atenção em como andam os seus relacionamentos. Estressar-se não mudará nada! É muito melhor viver escutando o que a outra pessoa tem para falar. Não há harmonia quando não se tem paciência e esperamos que tudo ocorra do nosso jeito. Ninguém vive sozinho!

37

Caetano dos Santos Moreira da Silva1ª série B - Ensino Médio

Como eu me vejo protagonista da minha vida?

Vou te explicar. Vejo-a como um game.Cheio de fases e etapas para serem ultrapassadas.Mas, há vários níveis de dificuldade nesse game.Muito fácil 1º bimestre, fácil 2º bimestre, médio 3º bimestre.Agora... chega a fase final, o modo mais insano desse game.Adivinha... o 4º bimestre, a missão de mais alto nível.Que o Final Boss é quase inatingível, porém tudo é possível...Basta pensar, depois de pôr em ação, só espero aparecer.“Você venceu o Final Boss e agora de nível poderá subir!”Mas isso não é o fim, ainda tem muito a se fazer...Rapidinho uma DLC irá lançar para seu game continuar.E dali para frente, seu nível aumentar e outros NPC’s derrotar.Também a Ícone Family aprimorar, do nível 2 para o 3.Isso eu posso afirmar, tanto alunos quanto professores...A 3ª unidade fazer erguer e de mais vitórias se apoderar.Para mim, a vida é assim: conquistas, desafios e a vontade de continuar!

*Agora sem rimas, quero só falar com vocês, professores do Ícone! Agradeço a cada um dos professores com os quais tenho aula. Obrigado, Fernando, por nos passar sua experiência de aluno e de professor. Ao Marcelo, com a paciência de nos explicar biologia; Pádua e suas viagens! Gustavo cada dia mais engraçado. Dino, seu jeito tão animado de dar aula! Marcelo Rocha, o professor dos milagres! Kaíli, nos preparando com seu inglês! Ana Paula, com sua gentileza. Ana Carla e seus poemas, histórias e músicas. Coutinho, com suas explicações engraçadas. Anderson, com os filósofos e mitos! Sabrina, a Socióloga do Ícone. Rodrigo, com a física mais difícil. Sandro, com o futebol.André, o químico do Leblon! Carol e o descobrimento do Brasil e os espanhóis. Bruno simpatia imensa e Coli 250% fofo, 250% gentil e 500% disciplinado.

38

Mariana Câmara Felix1ª série B - Ensino Médio

O futuro em boa medida depende de mim. Sinto que posso sim fazer a diferença, assim como você pode, assim como todos nós podemos. Tenho a impressão de que o mundo só está precisando de mais amor, mais cuidado.

Vou compará-lo com uma pessoa que acaba de nascer e, desde então, seus pais começam a educá-la, a ensinar o certo e o errado, para que cresça sabendo reconhecer os valores da vida, e ser uma pessoa de boa índole, de modo que orgulhe os seus pais.

O mundo funciona de uma forma parecida. Ele precisa ser cuidado, reeducado, precisa receber mais amor, a fim de que no futuro ele venha nos orgulhar. E isso precisa começar agora, para um futuro melhor chegar o quanto antes!

Nós podemos sim ser o protagonista da nossa vida, intervirmos em nossa realidade. Eu, você, cada um de nós tem a possibilidade de mudar a realidade, seja na nossa família, na nossa comunidade, ou em nossa própria vida.

39

Alessandra Santos Muzitano2ª série B - Ensino Médio

Luta inalcançávelCaminhos com obstáculosO que ontem era uma incógnitaHoje é símbolo de vitória

Seguiu remando contra correntezaMudando sua trajetóriaResultando em realizações grandiosas

Sendo autor da nossa própria históriaPode ser um dia de derrota ou glória, não importaSe quisermos ver arco-írisPrecisamos enfrentar as tempestades

Sem olhar a vida da sacadaMergulhando nela como uma piscinaSe o caminho tá difícil, sorriaÉ preciso encarar as pedras no caminhoAté chegar a um lugar que te fascine

40

Breno Wagner Siqueira Soares e Luiz Antonio Braga da Rocha1º série B - Ensino Médio

Tudo Passa

Corra atrás dos resultados que você quer alcançar,Não deixando de aproveitar os caminhos que você irá traçar,Sua vida, você tem de protagonizar.

Esteja disposto a arriscar,Tenha autenticidade,Mostre sua maneira de expressar,Alertando a cidade.

Um sonho não é indescritível,Um dia você irá alcançar,Atinja o impossível,Mas saiba que tudo irá passar.

41

Maria Clara Victor de Souza1ª série C - Ensino Médio

Sou protagonista da minha vida

Ser protagonista da própria vida é correr atrás dos próprios sonhos. Consequentemente correr riscos e ter atitude, ter força de vontade de fazer o que muitos querem e não fazem, sempre acreditar que é possível, seguir minha intuição e deixar a opinião dos outros de lado.

Muitas vezes posso quebrar a cara, mas isso só me deixa mais forte e como todos dizem “o que não me mata, me fortalece”.

Tenho vários sonhos, vários pensamentos, uma mistura de sentimentos, mas sei com certeza o que quero ser e o que eu quero fazer. Tenho convicção do futuro que eu quero para mim e sinto que não posso viver sem ao menos tentar. Alguns sonhos são loucos, inacreditáveis e quase impossíveis, mas apenas “quase”.

Um dos meus maiores sonhos é me tornar uma médica veterinária, cuidar dos animais, ajudar e, principalmente, amá-los. Isso na verdade não é um sonho e sim uma meta, um objetivo que está guardado para mim em um futuro próximo, e tudo isso começou no momento em que perdi meu grande amigo, meu cachorro, um pedacinho de mim se foi, coração partido, a sensação de impotência no momento, mas que serviu para me abrir os olhos e me mostrou o quanto eu posso fazer.

Meu outro sonho também tem bastante a ver com o primeiro, nadar com golfinhos, vê-los de perto, poder tocar e sentir, acho que a sensação deve ser única e os momentos, por mais curtos que pareçam na minha cabeça, vão durar por uma eternidade. Para muitos, pode parecer uma besteira, mas meu coração não mede o tamanho dos esforços que terei de fazer para concretizar.

Sempre faço o melhor para ser quem eu quero ser e chegar aonde eu pretendo e assim realizar meus sonhos. Não sei quanto tempo tenho e quanto tempo vai levar, mas tenho certeza de que vou chegar lá e de que em uma próxima história vou poder contar como consegui. Meu objetivo é ir muito além e provar, principalmente para mim mesma, que eu sou capaz e que tudo que eu sonhar só depende de mim para realizar.

42

Rachel Cutrim Mafeu1ª série C - Ensino Médio

Decidi

A felicidade está,O amor virá,Faz-me bem ou faz-me malVivo eu em paz,Sem me importar,Fazendo o que me convém,Sem nem olhar a quem.

43

Ana Caroline Necho Lima1ª série C - Ensino Médio

44

Ana Caroline Necho Lima1ª série C - Ensino Médio

Empodere-se

Empodere-se para você ser respeitada,Empodere-se para todos saberem que é seu direito ser respeitada,Empodere-se para que todos saibam que você tem seu lugar,Empodere-se, pois você merece esse lugar,Empodere-se, pois você traça seus caminhos, você é dona do seu eu.Empodere-se, pois quem manda no teu futuro é você, você é sua protagonista.Empodere-se, porque você não merece papel de figurante.

45

Ana Carolina Almeida Santos Costa1ª série B - Ensino Médio

O sonhador talvez seja bobo por acreditar que pode chegar aonde quer ou por sonhar demais. Hoje é incrível como o ser humano julga quem sonha, quem tem ambições por algo melhor, por ser alguém melhor. O sonhador vê um mundo diferente, acredita que pode ser mudado, para ele sempre tem uma esperança, em hipótese alguma algo não terá respostas ou resultados, para ele tudo é possível.

Sonhadores costumam ter um brilho e qualidades que muitas pessoas não têm, pelo simples fato de não sonharem, por não acreditarem, são frias e impuras. Mas, para o sonhador, mesmo essas pessoas podem mudar, pois o sonhador transforma tudo, até mesmo o desacreditado.

Vejo o mundo de um sonhador como um conto, pois sempre existe alguém que sofre muito, passa por grandes desafios, contudo, no final, quando consegue alcançar seus objetivos, é feliz. Não pense que quem sonha não sofre, ao contrário todo sonhador precisa da dor, do sofrer para crescer. É isso que lhe dá mais motivação, é isso que faz com que ele esteja de pé para o final feliz.

Portanto, sonhe! Bobo, na verdade, é quem não tem no ato de sonhar o seu prazer.

46

Ana Carolina Almeida Santos Costa1ª série B - Ensino Médio

De tanto pensarResolvi mudar e descansar Descansar no saber do esperarE somente saber lidar com o tempoO tempo que cura e que fereO tempo que nos leva e nos persegue O tempo que só surpreende, que anda comigo e que me assombra Talvez não seja tão assustador, talvez só esteja servindo como amigo,como um avisadorDe que nada é para sempre, momentos duram poucoEntão somente viva lado a lado com o tempoEle é motivação, mas também é um motivo para abrirmos os olhos e vermos que a vida não é o que queremos que ela seja.

47

Patricia Papagiannis Torres1ª série B - Ensino Médio

A vida vale a pena ser vivida

Na vida, passamos por muitas etapas e ciclos, que, querendo ou não, precisam ser concluídos. É importante sabermos quando chegamos ao ciclo final, para não ficarmos insistindo mais do que o tempo necessário, e acabarmos perdendo alegrias futuras e as outras etapas de que precisamos viver.

Às vezes, coisas ruins nos acontecem: o fim de uma relação, uma decepção, uma demissão, e não conseguimos entender o porquê e perdemos muito tempo pensando na razão de essas coisas terem acontecido, pensando em desistir de tudo, e em não dar mais um passo em nossas vidas.

Mas o melhor que temos a fazer é realmente deixar no passado aquilo que nos entristeceu, para isso não causar um desgaste e prejudicar o futuro.

Nós realmente precisamos deixar as marcas ruins irem embora, não podemos viver o passado e o futuro, mesmo que tenhamos algumas memórias que nos prendam, assim como a ciência e a bíblia dizem, nós temos que nascer, crescer, nos reproduzir, talvez, e morrer, então não devemos perder nosso tempo com coisas do passado, afinal o tempo não volta, devemos aproveitar a dádiva da vida.

Você é o protagonista dela, então ame o máximo que puder, ajude quantas pessoas você puder, viva tudo o que há, se permita, faça da sua vida o seu filme preferido, vista o que quiser, ame quem quiser, a vida é só uma, então viva cada momento como se fosse único.

48

Rebecca Assumpção1ª série A - Ensino Médio

Ei, você! Já se perguntou alguma vez o que seria ser protagonista da sua vida? Não? Pois é, muitas vezes, não paramos para nos perguntar o que já fizemos ou o que ainda iremos fazer. Pode ser um pouco complicado analisar essas coisas mas, parando para pensar, ser protagonista da nossa própria vida é traçar nossas metas, nossos sonhos, o que nos motivaria a seguir em frente nas coisas que fazemos, em nossas aspirações.

Na minha vida, já mudei e remudei meus pensamentos sobre qual profissão quero seguir. Quando criança, eu quis ser cozinheira, dançarina ou simplesmente ser criança, mas o tempo foi passando e os meus pensamentos mudaram.

Ultimamente, comecei a observar que gosto muito da área de humanas, História e Sociologia para ser mais específica. Com isso, já pensei em seguir na área do Direito. Minhas ideias sobre essa decisão na vida tiveram uma forte influência de minha mãe, pois ela é advogada.

Em algumas ocasiões, sentamos e conversamos sobre determinados assuntos e minha paixão por essa área cada vez aumenta. Porém, eu comecei a me observar mais e a me perguntar por que Direito? Eu me sinto uma pessoa que enfrenta as dificuldades de frente e não desisto delas para nada ou por nada, sempre defendi e defendo os meus direitos como cidadã.

Na vida, temos de ser fortes e nunca desistir de um sonho, de um objetivo, por mais que, às vezes, a pedra no caminho seja gigante, há sempre uma forma de você achar uma solução para removê-la. Se você quer algo, busque!

Dessa forma, ser protagonista da sua vida, então, é você ter escolhas e se permitir ser melhor do que já é, não ter medo de sonhar alto e cair. É ser corajosa e dizer “NÃO” para suas dificuldades; é ser otimista; é ser dona de si; é saber do que merece e não merece; é ser determinada, confiante; é saber conhecer seus pontos fortes e até mesmo seus pontos fracos; é nunca deixar que ponham você para baixo; é se dar o valor.

Ser protagonista da minha vida nada mais é do que ser EU.

49

Laura Victoria, Nathalia Farias, Caroline Fontes, Caroline Castro, Fernanda Simões e Raquel Bastos 1ª série A - Ensino Médio

Sonhos

E hoje termina mais um dia para Jonh, cansativo, treinos e mais treinos, mas tudo isso valerá a pena. Seus sonhos estão cada vez mais próximos.

Jonh, um homem de 22 anos, com sonhos incríveis, nascido e criado no Rio de Janeiro. Um jogador de vôlei que, desde sempre, sonha em jogar nas olimpíadas de 2016. A cada ano ele vai melhorando e aperfeiçoando suas jogadas para que um dia finalmente realize seu sonho.

7:00 da manhã, o despertador toca, mais um dia se inicia, mas este será diferente. Depois do seu banho, Jonh vai até a cozinha, para se alimentar. Quando termina, pega suas chaves, entra no carro e vai em direção à quadra para treinar. Bola vai, bola vem, um jogo diferente, o melhor de todos. Quando finalmente acaba, ele é abordado por um técnico que assistia ao treino. Depois de muita conversa, Jonh sai pulando de felicidade, pois finalmente o seu sonho estava se iniciando.

Após muitas semanas de treino, com o seu novo técnico, ele estava pronto. Com o decorrer do ano de 2015, John estava no auge da carreira de jogador, quando de repente a vida lhe dá um empurrão. Ele sofreu um acidente, gravíssimo, suas pernas perderam o movimento total. Depois de alguns dias no hospital, Jonh finalmente volta para sua casa. Abatido, cai em prantos, pois para ele sua vida, sua carreira e seus sonhos acabavam naquele exato momento.

Tratamentos eram feitos duas vezes por semana, remédios, fisioterapia, e simplesmente nada estava dando resultado. Para ele tudo acabou. 2016 estava logo ali, e sua tristeza de ter perdido tudo aquilo em que acreditava estava cada vez maior.

Em uma sexta-feira, seus amigos iam à sua casa para tentar se divertir e o deixarem feliz. Mesmo com todo esse esforço, Jonh já havia desistido e perdido as forças. Mas, nessa visita, veio uma pessoa muito especial para ele, seu técnico. Novamente muita conversa, mas dessa vez Jonh não parecia tão alegre assim. Seu técnico tinha explicado a ele que nem tudo estava perdido, ele poderia jogar nas Paralimpíadas, mas seriam necessários treinos

50

Laura Victoria, Nathalia Farias, Caroline Fontes, Caroline Castro, Fernanda Simões e Raquel Bastos | Sonhos

diferentes, porém Jonh não queria, não era aquilo que ele esperava.Semanas pensando e Jonh decidiu que queria tentar, porque, por mais

que aquele sonho de criança tivesse sido destruído, ainda havia esperança. Como sempre o sonho e a vontade falam mais alto, lá estava ele, nas quadras de vôlei jogando como nunca.

Finalmente chega o dia do seu tão esperado sonho: ele iria competir pela medalha de ouro. Estava mais próximo do que ele imaginava. Um jogo tenso. Jonh queria ganhar, ele queria poder ter no pescoço aquela medalha. Primeira partida já foi, eles ganharam, ainda haveria as próximas, ele estava confiante. Bola vai, bola vem. É nossa de novo. Só mais uma partida e o ouro é deles.

Finalmente terminou e, advinha, o ouro é deles, ele conseguiu, ele mereceu. Passou dificuldades para jogar com uma cadeira de rodas, mas agarrou e superou com todas suas forças as dificuldades. É, ele conseguiu!

Nunca desista dos seus sonhos, mesmo nas maiores e piores dificuldades.

51

Ana Clara Franco de Assis e Mariana Vieira dos Santos1ª série - Ensino Médio

Que mundo é esse ?

Vivemos em um mundo repletode desigualdade, violência e corrupçãoTransmitido por pessoas sem amor no coração!

É triste, lamentável e assustadorMas existe uma soluçãopara essas pessoas sem pudorÉ preciso que tenham mais amorcomo Jesus Cristonos ensinou.

São essas mesmas pessoasQue querem um mundo melhorMas não sabem que para issoPrecisam se conhecer melhor.

52

Anna Isabelle da Silva Gerbatim1ª série A - Ensino Médio

Sim, eu sou

Sim, eu souA dona de minha vidaPeça central do meu jogoE o meu poder eu não passo a ninguém

Sim, eu souQuem faz o meu destinoEscritora da profecia de minha vitóriaE o meu poder eu não passo a ninguém

Sim, eu sou A juíza de minha sentençaAquela que decide minhas escolhasE o meu poder eu não passo a ninguém

Sim, eu souA luz de minha passarelaA protagonista de minha peçaE o meu poder eu não passo a ninguém

53

Larissa Oliveira de Lima1ª série C - Ensino Médio

Não se faz história sozinhoMas há como sermos sozinhosOs protagonistas das nossas vidasMuitos chamam isso de egoísmoDiscordo!

Medos e críticasObstáculos e tragédiasTudo isso haveráEm qualquer momento da vidaQuando a gente menos esperar

Porém, caso sejamos, de fato,ProtagonistasPoderemos proteger a passagemAté o nosso interiorE filtrar o que chega até lá.

54

Matheus Cabral6º ano - Ensino Fundamental

Eu, o protagonista

Eu me responsabilizo pelas coisas que eu faço, sejam elas boas ou ruins. Nossa vida é um palco, onde devemos agir como protagonistas de nossa própria história, e não como plateia, apenas assistindo a vida passar.

Sonhar faz parte da vida, sendo os sonhos possíveis ou não, sonhe sempre, acredite nas suas ideias e siga em frente.

Eu sou o protagonista da minha vida, essa é a hora de eu me conhecer melhor, me esforçar cada vez mais com as minhas metas já traçadas, estudar mais, respeitar as regras de boa convivência e muitas outras coisas que eu preciso melhorar!

O meu objetivo, ao estudar, é tentar conquistar novas metas no futuro, entrar em uma boa faculdade, aprender novas matérias e conseguir um bom emprego.

Ser um crítico pensativo capaz de transformar a minha realidade!

55

Luiza Medeiros6º ano - Ensino Fundamental

Como fica?

Feche seus olhos...Abra!Comece novamenteTalvez assimvocê faça diferente

Feche seus ouvidos!Não escute elesPorque assim você cai sob várias mentes

Cadê a sua opinião?E a sua força de vontade?Ah, quem sabe...Talvez você não encontre mais tarde.

56

Pedro Fisher7º ano - Ensino Fundamental

O sonho do robô

Em um laboratório, nasceu um robô. Este robô sonhava em ser humano, porém, para esse sonho se realizar, ele tinha de desvendar um código que ele nunca achava.

Um dia, o robô, seguindo as ordens, desmaiou. Quando acordou, era um menino cheio de amigos, na moda, escutava funk e zoava todo mundo.

Até que os amigos começaram a excluir o robô, ele ficou sozinho, tentava se enturmar, mas os amigos não o aceitavam, porque ele sempre zoava a todos.

Então, no dia seguinte, o robô resolveu ser ele mesmo, a ser o que ele sempre quis ser e a não se preocupar com a moda. Começou a ser legal com as pessoas, a fazer os deveres, e não precisava fingir ser outra pessoa. Logo, os amigos que ele zoava perceberam a mudança e começaram a aceitá-lo de volta.

De repente, o robô acordou, pois ele já havia sido consertado, porém ele ainda lembrava o sonho. Ele resolveu tentar digitar mais um código, o código “ser eu”, e o código funcionou, ele se transformou em um humano. Todos os outros robôs e cientistas ficaram alegres e orgulhosos daquele robô sonhador, e o menino que havia sido robô se chamava Pedro e ficou feliz para sempre sendo ele mesmo.

57

Letícia A. Roma7º ano B - Ensino Fundamental

A diversidade

O ser humano tem muitas diferenças, porém há aqueles que não sabem respeitar isso e tem preconceito, racismo, opiniões e pensamentos que excluem.

Eu não apoio o preconceito, apesar de ter 11 anos e achar que não posso fazer muita coisa, eu acredito que, aos poucos, nós conseguimos lutar contra o preconceito no cotidiano, se cada um fazer a sua parte sem excluir ninguém.

Todos nós somos diferentes de jeito e formas, e isso nos torna iguais. Ainda luto contra o preconceito e racismo, porque acredito em um mundo mais igual para mim e para todos.

(- Oi! Minha mãe falou que antigamente havia preconceito, é verdade?- Sim, mas a sua mãe e mais outras pessoas lutaram para acabar com isso

para nunca mais voltar e conseguiram!)

58

Guilherme Batista Leal6º ano - Ensino Fundamental

Eu

Estou cansadoNão aguento maisMas, fico felizQuando vou estudar

Quando olho, fico admiradoCom a escolaMas, não vou negarGosto só de escutar

Mas, quem eu sou?Ou quem vou ser?Não quero ser só mais umQuero ser uma pessoa de valorE para isso aqui estou

59

Nicolly Maria do Nascimento Santaroni6º ano - Ensino Fundamental

Minha luta

Faço parte de uma tramaBaseada em fatos reaisOnde a arte de viver é perceptível Logo nas primeiras palavras que se dizGosto de lutar contra os meus sentimentosPara fazer com que eles não me dominem Às vezes, eles me vencem, porque sou fraco Mas, luto sempre para ser mais forte do que eles.

60

Kauan Guilherme R. Domingues1ª série C - Ensino Médio

O que eu era antes de ser eu

Assim que cheguei ao Ícone, eu achei a escola “irada”, cheia de pessoas que eu já conhecia e algumas com as quais eu já tinha até amizade. Isto também influenciou, para que eu “enchesse o saco” da minha mãe para me matricular na escola, mas ela me dizia que não tinha nenhuma referência da escola. Mas para que referência? A escola já tinha meus amigos e isso era o que importava. Enfim consegui convencê-la. UFA!!! E comecei o ano de 2015 na maior “vibe”, muita zoação...

Depois, vieram as provas do primeiro bimestre, do segundo, terceiro, quarto bimestre e nada! Decepcionei minha família e a mim mesmo. Um ano perdido e achado.

Foi perdendo o ano que encontrei o “eu” que não conhecia. Um eu que pode “zoar”, que pode curtir, sem perder o respeito com o próximo, sem perder as responsabilidades com as obrigações, e, em meio a isso tudo, descobri uma capacidade que achei que não tinha.

Hoje eu não sou mais o que eu era ontem, hoje eu sou muito mais, muito mais “eu” protagonista.

61

João Victor Venancio Braga1ª série A - Ensino Médio

Você mesmo

Protagonismo,Palavra tão complexa em seu significado que poucos conseguem decifrar.ProtagonismoÉ conhecer o seu próprio eu, e não deixar a vida te levar.Protagonismo É vida, é não apenas querer, mas conquistarProtagonismo É saber escolher o que irá te fazer melhorarEntão, busque o que lhe faz bemFaça da tua vida o teu palcoNão perca a sua essência Trilhe teus caminhos Realize teus sonhos eSeja protagonista da tua história!

62

Ana Beatriz Oliveira Santos8º ano - Ensino Fundamental

Identidade

Escrever a própria história.O que isso é, de verdade?Para entender o protagonismo, precisamos falar de identidade.Neste país tão extenso, ao passado podemos voltar, relembrar nossas

raízes, a história dos verdadeiros protagonistas devemos contar.Devemos lembrar daqueles que, mesmo nas adversidades, resistiram de

todas as formas.Persistiram, perseveraram, mantiveram acesa a chama da esperança e

não se acomodaram com a derrota.Devemos nos inspirar naqueles que foram à luta, naqueles quer fizeram

história.Não tiveram medo da morte, buscaram a liberdade ontem, para que hoje

suas histórias pudessem se manter para sempre vivas em nossas memórias.Descobri que, para ser protagonista, é preciso ter vontade. É preciso ir

à luta, questionar sempre, ouvir aquilo que os outros têm a dizer, para ser protagonista é preciso ter identidade.

Por isso, estude, experimente, descubra, procure entender os diferentes pontos de vista.

Esteja no comando da sua vida, seja o escritor da sua própria história, seja o protagonista.

63

Julia A. Roma1ª série C - Ensino Médio

De repente você está cansadoCansado de quê?A vida está corridaMuita matéria para estudar Daqui a pouco tem ENEMPreciso passar! Será que vou?Desanimo só de pensar no que virá Mas você já parou para pensarEnquanto você reclama de estudarTem alguém sem comer e sem ter onde morar? Já parou para pensarAlguns nascem quase morrendoSuperando barreiras a cada dia?E você aí, saudável,Com preguiça de estudar para a prova da semana que vem. Já parou para pensarDeficientes físicos ou mentais, realizando coisas incríveis e você se sentindo incapaz de passar no vestibular? O problema todo de se sentir incapaz é internalizar isso e não fazer nada para mudar. “Não vou conseguir mesmo, deixa para lá.” Quanto maior for a sua dificuldade, maior deve ser a luta, maior deve ser a força de vontade. Acredite sempre em você! Um sonho nunca é grande demais para ser realizado!

64

Victória Amorim1ª série A - Ensino Médio

O que é ser protagonista?

Protagonistas são pessoas conscientes de que assumem o papel de construir um futuro com mais significados, com um propósito e uma harmonia.

Protagonistas possuem capacidade de organizar e direcionar todos os seus recursos e têm a capacidade de transmitir conhecimento, experiência e habilidade a todos ao seu redor.

O protagonista é ambicioso e está sempre procurando melhorar o seu talento e potencial, logo essas melhorias servirão de exemplo para alguém.

Uma de suas características é a audácia para superar seus limites. Ele tem a plena consciência de que está sempre em aprendizagem e para isso é necessário ultrapassar barreiras.

Para ter um protagonista em sua vida, é necessário promover algum impacto gratificante na sociedade e no ambiente.

65

Julia Ferreira Ramalho2ª série A - Ensino Médio

Sou protagonista da minha vida Com minhas metas e realizaçõesBusco ter uma qualidade de vida Sempre com idealizações A vida é composta de obstáculos A serem derrubados Nem sempre seguidos com protocolos Passando uns maus bocados Sempre com esperança Para ter um sonho realizado Havendo sempre mudanças Com aprendizado Sempre há restrições Que valem a pena Não importam as composições Com vontade plena Sigo em um caminho A minha vida toda Às vezes, sozinho Ou com algumas pessoas Nem sempre você tem oportunidadesPara te ajudar nesse caminho Mas temos de colocar como prioridade Pensando sempre com carinho O sucesso não é algo inalcançável Precisa-se de foco e de força Pois é admirável Ter sempre alguém que torça Nunca desista dos seus sonhos Nunca desista de nada Sempre com caprichos Sempre determinada

66

Gabriel Limeira Bitencourt Venancio7º ano - Ensino Fundamental

Protagonista

O que é ser protagonista?É ser o principal! Sim!Todas as pessoas responderam igual.

Ser protagonistaÉ ser diferente entre as multidõesSempre tentando realizarSeu sonhos, metas e idealizações

Ser protagonista é conviver com as adversidadesMorando em qualquer lugarNo campo ou nas cidades

E com isso eu termino este poemaDesejando que você sejaUm protagonista de verdade

67

Caroline de Vasconcelos Castro1ª série A - Ensino Médio

Escolhas

Ricardo é uma das pessoas mais sábias e positivas que eu já conheci em toda a minha vida. Ele está sempre de bom humor, com um sorriso no rosto e sempre pronto para dizer algo encorajador.

Ele era o gerente de um famoso restaurante no centro do Rio de Janeiro. Caso um de seus funcionários tivesse um dia ruim, Ricardo estava sempre pronto para os ajudar a olhar o lado positivo da situação.

A atitude de Ricardo sempre me surpreendeu. Um dia resolvi perguntar a ele:

- Como você pode ser tão positivo o tempo todo? Ele me respondeu com um sorriso no rosto:

- Bom, todo dia pela manhã, eu converso comigo, tenho duas opções para o dia, estar de bom ou mau humor. E eu sempre escolho estar de bom humor! E, quando algo ruim acontece, eu posso ficar triste e com raiva, ou aprender e levar como lição para toda a minha vida. E eu sempre escolho aprender com os erros. Assim, estou escolhendo o lado bom da vida todos os dias!

- Não é tão fácil assim, é? - Sim, é! A vida é sobretudo feita de escolhas. Você pode escolher como as

pessoas ou as situações vão afetar o seu humor, ou sua vida.Uma manhã, Ricardo deixou a porta dos fundos aberta e foi rendido

por quatro bandidos armados. Ele tentou abrir o cofre como os bandidos mandaram, mas suas mãos tremiam muito devido ao nervosismo e pelo mesmo motivo ele não conseguia colocar a senha no cofre. Um dos bandidos atirou em Ricardo. Felizmente ele foi socorrido rapidamente e levado para o hospital mais próximo. Depois de muitas horas de cirurgia e cuidados intensos, ele foi liberado para ir para casa.

Perguntei no que ele pensava na hora do assalto, e ele me respondeu mais uma vez com toda sua sabedoria:

- Eu pensei que deveria ter trancado a porta dos fundos como de costume! Quando já estava estirado no chão, lembrei-me de minhas escolhas, nesse caso: a escolha de viver ou de morrer. E eu escolhi viver!

Perguntei se ele sentia medo, e ele continuou:- Quando os médicos me levaram para a emergência e olhei para os

rostos deles à minha volta, sim, confesso que tive muito medo. Sabia que eu precisava fazer algo. Então, quando a enfermeira me perguntou se eu era

68

Caroline de Vasconcelos Castro | Escolhas

alérgico a algum medicamento, rapidamente respondi: “Sim!”. Eles pararam o que estavam fazendo e esperaram a conclusão de minha resposta, então continuei, “Sim! Sou alérgico a balas!”. Eles começaram a rir e eu falei: “Minha escolha é viver, me trate como vivo, e não como um morto!”

Hoje em dia, ele está vivo devido às habilidades dos médicos, no entanto suas atitudes desempenharam um papel muito importante também. Aprendi com ele que cada um é protagonista de sua vida e que devemos escolher viver plenamente, não importa a situação.

69

Luana de Almeida Toledo Oliveira8º ano - Ensino Fundamental

Seja paciente ao tomar decisões

Eu admiro aquele que sabe que entre o “plantar e colher” existe o “regar e esperar”. Muitas vezes, somos forçados a tomar atitudes erradas, porque não sabemos respeitar o tempo, afinal, somos frutos de nossas escolhas.

Algumas escolhas nos conduzem a determinados caminhos, bons ou até mesmo ruins, mas quem está por trás de suas decisões? Você mesmo? Ou você está sendo influenciado por alguém?

É importante termos nossas próprias decisões, mas também é importante termos consciência de que pode haver consequências.

Algumas escolhas vamos levar para nossa vida toda, não é fácil escolher qual profissão seguir, somos influenciados por nossos familiares e amigos, as vezes nos preocupamos tanto com a opinião dos outros que esquecemos o que realmente queremos.

Tome decisões, para que no futuro você olhe para o seu passado e diga que sente orgulho dessa decisão. Não espere que as coisas aconteçam rápido e no tempo que você quer, seja paciente.

70

Luana de Almeida Toledo Oliveira8º ano - Ensino Fundamental

Sonho ou desejo?

Não importa a sua idade, você sempre vai sonhar com algo. Pode ser com uma boneca, um carro novo, uma profissão ou conquistar a chave de sua casa nova. Cada um tem seus sonhos e todos devem lutar por eles.

São lutas diferentes, mas todo sonho para ser realizado apresenta sua dificuldade. Nós, adolescentes, nos preocupamos mais com os estudos, porém, estudamos para alcançar um objetivo na vida. Você tem lutado pelo seu futuro?

É bom sonhar alto, porém alguns desejos são passageiros. Nem tudo o que a gente sonha é o que a gente precisa. Com o passar dos anos, percebemos que muitos dos nossos sonhos são apenas desejos. Priorize as coisas mais importantes, priorize os sonhos que realmente vão fazer parte de sua vida ou até mesmo mudar a sua vida, priorize sonhos reais.

Sonhe bastante, porque um dia vamos realizar esses sonhos. São tantas pedras no caminho que podem fazer você tropeçar, mas é só desviar que tudo dará certo! Sonhe, mas não simplesmente sonhe, realize!

71

Caroline Fontes Costa de Oliveira1ª série A - Ensino Médio

Nunca desista dos seus sonhos

Um menino bem pobre, de família humilde, cujo sonho era ser médico, sempre falava para a sua mãe que, quando ele ficasse grande, iria tirar sua família daquela pobreza.

Ele morava em uma comunidade no Rio de Janeiro, com seus pais e com seus três irmãos. Pedro tinha 17 anos, João tinha 20, e Guilherme, 19. Via seus irmãos indo para o caminho errado e decidiu seguir os passos dos irmãos, abandonou a escola e também seus sonhos.

As pessoas falavam que ele não conseguiria ser um médico morando em uma comunidade, mas sua mãe sempre lhe disse que, mesmo morando em uma comunidade, ele poderia ser quem quisesse, bastava acreditar.

Ao ver o sofrimento da sua mãe e a necessidade que sua família passava, voltou a ser o que era, um menino estudioso e cheio de sonhos, começou a estudar, a se dedicar, logo o tão esperado sonho se realizou, passou em primeiro lugar em Medicina.

Com anos de trabalho e dedicação, conseguiu tirar sua família da miséria, hoje ele é um grande médico.

Quando pessoas falam para você desistir e que você não vai conseguir, não desista. Siga em frente e mostre do que você realmente é capaz. Nunca desista dos seus sonhos, é você quem faz a sua história.

72

Isabelle Rosa de O. Molarinho2ª série B - Ensino Médio

Meu antigo eu

E sem entender, ela me olha, a menina em minha frente. Ela não é bonita o suficiente, alta o suficiente, magra o suficiente. Eu vejo a dor em seus olhos. Ela não é inteligente o suficiente, mas tem seus talentos. Acho que a entendo, também era assim que me sentia. E então uma lágrima cai do seu olho, meu rosto agora está molhado. E eu realmente a entendo. Entendo mesmo como é se preocupar com a parte de fora, com medo de ninguém conhecer o de dentro. Você também deve entendê-la.

Ao olhar no espelho nunca vemos aquilo que queremos ver. Hoje eu não me importo mais, não ligo para o que acham. Isso fez com que eu chegasse até aqui, mas ela não entende. Quase sinto pena, mas se não fosse toda dor, todas as críticas, todas as pessoas que disseram que eu não conseguiria, não teria me tornado a mulher que eu sou hoje. A vitória só vem depois de uma grande batalha e VOCÊ precisa ser seu maior torcedor.

Então se já duvidou de si mesmo ou achou que deveria ser diferente, porque outras pessoas fizeram se sentir assim, apenas seja você mesmo. Um quebra-cabeça é feito de peças diferentes e sem você uma peça fica faltando. Você é necessário. Não busque a perfeição! Quanto mais você busca, mais longe da realidade você fica. Então seja você mesmo! Corra! Lute! Não deixe que os outros te derrubem apenas com palavras, você foi chamado para mais. E ao dizer tudo isso, a menina que me olha sorri como se estivesse forte, capaz e esperançosa.

Agora, com lágrimas de alegria nos olhos, assim como eu, compartilhamos os mesmos sentimentos. Feridas por viver em um mundo que não lhe dá valor, mas feliz por saber que vai passar por tudo isso e conseguir mostrar suas qualidades, seus talentos, mostrar o que realmente e para o que veio. Feliz, porque, se eu posso, ela pode e você também.

73

Eveliny Magno Hauck Santos7º ano - Ensino Fundamental

Sou protagonista da minha vida

Cada um é protagonista da própria vidaSei o que queroReconheço meus valores eLuto pelos meus sonhos.

Não me preocupo com o que as pessoas pensam de mim.Mas, se pensam em mimDeve ser porque sou importante

Eu sou euNão sou falsaNão suporto falsidadeVivo intensamente!CantoEmbora não saiba cantarFaço amizades(Sou boa nisso)Espalho sorrisos.

Sou muito alegreNão gosto de pessoas mal-humoradasAfinal, a vida é muito curtaPara ficar de bico e cara feia.Eu sou eu.

74

Gabriela Cunha Oliveira Venâncio7º ano - Ensino Fundamental

Somos protagonistas da nossa vida

Na nossa vida temos escolhasNós podemos decidir o que vamos serNossos atos mostram o que somosNossas ações refletem o que seremos

Nosso futuro depende de nosso presenteNem sempre dependemos de outras pessoasNós precisamos fazer escolhas agoraPara sermos alguém.

É bom ouvirmos conselhos dos mais velhosPois eles já passaram por muitas coisasEles podem ajudar em nossas escolhas

Precisamos ser humildes, bondosos e gentisNós sabemos o que queremos: Ser protagonista da nossa vida.

75

Amanda Barbosa de Carvalho6º ano - Ensino Fundamental

Eu acredito num mundo melhorOnde as pessoas possam se expressar.E que esse sentimento chamado amorSeja capaz de fazê-las descobrir o quão é bom amar.Saber zelar por uma amizade,Mesmo havendo brigas e discussões.Ter solidariedade,Mesmo sabendo das situações.Desejar o bem ao próximo,Sabendo que devemos respeitá-lo.Devemos agir correto,Devemos amá-lo.

76

Bruno Tenda Monteiro Barbosa6º ano - Ensino Fundamental

A amizade

Amizade é uma coisa curiosaÉ um namoro sem namorarFaz a pessoa se juntarA amizade é para gente respeitosa

Amizade é confiar em uma pessoaE nela acreditarEla faz você sorrirE te dá as mãos quando te vê chorar

Com seu amigo, você pode brincarÀs vezes, pode brigarMas, sempre irão voltar a se falarIsso é amizade que nunca vai acabar

77

Olga Carolina Ribeiro de Almeida2ª série B - Ensino Médio

Sonhar e conquistar

Talvez os obstáculos existamMas só para aqueles que desacreditamO mundo está cheio deles,Violência, falta de amorMas quando vamos apagar a dor?Amor ao próximo, honestidadePoucos gestos para uma sociedadeSer feliz é o que importaIndependente da lutaConseguimos uma respostaSonhos deixados de ladoAcho que esse não deve ser o legadoPreconceito, exclusão?Para isso todos deveriam estender a mãoPorque esse é o essencialSorrir e persistirSem pensar no final.

78

Thaíza Mattos dos Santos2ª série B - Ensino Médio

Protagonizar

Sonhos e metasoxigênio da vidaponto de equilíbrio

na realidade duradificuldades e barreirasescolhas conscientes

pensamento utópicovida vira filmedesejo, verdadesublime novidade

herói de sipersonalidade peculiarum ator principalpronto pra lutar

79

Ana Carolina Almeida dos Santos Costa1ª série B - Ensino Médio

Você é quem mandaVocê é que pode sonhar e conquistarVocê é quem pode ter a força de querer chegar láVocê é quem quer e vai alcançarTalvez com medo de tropeçar Você já pensou em se desacreditar, mas não pense assimVocê é a força e a coragem,então sonhe e chegue lá

80

Isabelle Rosa de O. Molarinho2ª série B - Ensino Médio

Batalha dos Sonhos B.O.

VOZ EM OFF: Sonho; anseio; vontade permanente, viva e constante. Ideia que uma pessoa ou grupo almeja com veemência e paixão. Para realizar um sonho você faria o possível e o impossível?Passaria por cima de qualquer coisa ou pessoa? Muitas vezes, as circunstâncias mudam nossa índole. O que somos capazes de fazer para realizar nossos sonhos?

CENA 1 (Participantes ensaiando, se arrumando, câmeras se posicionando, maquiadora nos apresentadores)

DIRETOR: Equipes se posicionando! Entramos no ar em 1 minuto!MAQUIADORA: Tudo pronto!CAMERA: Câmera rodando!SEGURANCA: Portões fechados!DIRETOR: Três...dois...um! (Música de abertura)APRESENTADOR 1: Boa noite! (Placa para aplausos) Hoje começa “Batalha de Dança do Rio de Janeiro”.APRESENTADOR 2: A competição acontecerá da seguinte maneira: A cada fase uma equipe dançará dentre os estilos: Funk, Street, Melody.APRESENTADOR 1: A nossa produção rodou pelo Rio de Janeiro em busca de equipes para representar cada zona do nosso estado!APRESENTADOR 2: E os concorrentes ao prêmio de R$500.000,00 são: As Destruidoras representando o Centro! (Elas entram, placa de aplausos). A Rua representando a Zona Norte! (Eles entram, placa de aplausos). Dangerous representando a Zona Sul! (Eles entram, placa de aplausos). E por último, Os Amantes da Dança da Zona Oeste! (Eles entram, placa de aplausos).APRENSENTADOR 1: E com vocês nossos jurados! APRESENTADOR 2: Marcos Hellbert! (Ele entra. Placa de aplausos)APRENSENTADOR 1: Camila Schutz! (Ela entra. Placa de aplausos)APRESENTADOR 2: Victor Zigone! (Ele entra. Placa de aplausos)APRESENTADOR 1: Sem enrolação, vamos começar a primeira fase! Com o ritmo de funk!APRESENTADOR 2: Com vocês: As Destruidoras do Centro!! (Placa de aplausos)

81

Isabelle Rosa de O. Molarinho | Batalha dos Sonhos B.O.

(Apresentação das Destruidoras)APRESENTADOR 1: Parabéns meninas! E agora: A Rua da Zona Norte! (Placa de aplausos)(Apresentação da Rua)APRESENTADOR 2: Colocaram fogo!! Com vocês: Dangerous da Zona Sul! (Placa de aplausos)(Apresentação do Dangerous)APRESENTADOR 1: E para finalizar a primeira fase: Os Amantes da Dança da Zona Oeste! (Placa de aplausos)(Apresentação dos Amantes da Dança)APRESENTADOR 2: (Entra batendo palma) E agora, jurados, comentem um pouco sobre As Destruidoras.JURADO 1: Só mulher em um grupo? Isso não serve para mim! Por isso, 4. JURADO 2: Ah, eu acho legal a força de vontade! Eu dou 7!JURADO 3: O que foi isso? Paciata feminista? Eu dou 5,5. (Placa de aplausos)APRESENTADOR 1: E sobre A Rua?JURADO 1: Foi bem. Eu dou 6.5.JURADO 2: Parabéns! Dou 9,5!JURADO 3: Eu gostei! Dou 8. (Placa de aplausos)APRESENTADOR 2: Dangerous?JURADO 1: Dou 7, parabéns!JURADO 2: Muito bom! Dou 9,5.JURADO 3: Realmente se saíram bem. 8,5. (Placa de aplausos)APRESENTADOR 2: E por último os Amantes da Dança.JURADO 1: Bom. Dou 7.JURADO 2: Lindos! Um 10 para vocês!JURADO 3: Ok, merecem um 9. (Placa de aplausos)APRESENTADOR 1: Vamos para um pequeno comercial, enquanto calculamos os votos! (Toca a música, os apresentadores sorrindo e a luz vai diminuindo até o B.O.)

CENA 2:APRESENTADOR 1: Estamos de volta! E agora vamos saber como ficou a classificação da primeira fase, e infelizmente quem será eliminado. (Entra a modelo segurando o envelope com o resultado)APRESENTADOR 2: Em 1° lugar... Amantes da Dança! (Euforia, placa de aplausos, saem do palco).APRESENTADOR 1: Em 2° lugar... Dangerous! (Euforia, placa de aplausos, saem do palco).

82

APRESENTADOR 2: As Destruidoras ou A Rua? Quem será que continua no programa?APRESENTADOR 1: E quem continua na competição é...APRESENTADOR 1 e 2: A Rua! (A Rua se despede das Destruidoras)APRESENTADOR 2: É, infelizmente não deu, mas não desistam dos seus sonhos! Palmas para as Destruidoras que deixam nosso programa agora. (Elas se despedem, agradecem e saem do palco)APRESENTADOR 1: Aqui não tem tempo para lamentações. Vamos para o Street! Que comece a segunda fase!APRESENTADOR 2: Palmas para os Amantes da Dança!APRESENTADOR 1: E agora: Dangerous!APRESENTADOR 2: E para finalizar a segunda fase: A Rua!APRESENTADOR 1: E agora vamos com o comentário dos jurados!APRESENTADOR 2: Amantes da Dança?JURADO 1: Não entendi muito bem, por isso dou 6,5.JURADO 3: Estava bom. 8.JURADO 2: Adoro vocês! 8,5!APRESENTADOR 1: Dangerous?JURADO 2: Vocês mandaram no Street!! (Ri). Merecem um 9,5!JURADO 1: Gostei. 7.JURADO 3: Parabéns. Eu dou 8,5.APRESENTADOR 2: E sobre A Rua?JURADO 1: Vocês chamam isso de dançar?! 4,5JURADO 2: O que aconteceu?... Eu vou dar 7!JURADO 3: Desistam! 6.APRESENTADOR 1: Parabéns a todas as equipes! E agora vamos conhecer nossos finalistas!(Entra a modelo segurando o envelope com o resultado)APRESENTADOR 2: E em 1° lugar da segunda fase... Dangerous! (Euforia, placa de aplausos, saem do palco).APRESENTADOR 1: A Rua ou Amantes da Dança? Quem será que continua na competição?APRESENTADOR 2: E quem vai para a final é...APRESENTADOR 1 e 2: Amantes da Dança! (Amantes da Dança se despedem da Rua e saem)APRESENTADOR 1: Palmas para A Rua! Continuem tentando! (Eles se despedem, agradecem e saem do palco)APRESENTADOR 2: E agora vamos para a grande final! Lembrando que o vencedor leva um prêmio de R$500.000,00!

Isabelle Rosa de O. Molarinho | Batalha dos Sonhos B.O.

83

APRESENTADOR 1: Então vamos começar com Dangerous da Zona Sul dançando melody! APRESENTADOR 2: Pode vir Amantes da Dança da Zona Oeste!!APRESENTADOR 1: Vamos para um pequeno comercial!(Toca a música, os apresentadores sorrindo)DIRETOR: Corta!(Maquiadora entra para retocar a maquiagem dos jurados)(Dois dançarinos da Zona Sul entram com um envelope de dinheiro)DANCARINO DO SUL 1: Ninguém precisa saber!DANCARINO DO SUL 2: Mas como eu vou fazer isso?DANCARINO DO SUL 1: É só você entregar o envelope para a diretora!DANCARINO DO SUL 2: Não sei...DANCARINO DO SUL 1: Ah, qual é?! Você não quer ganhar essa competição? Eu quero ver aqueles favelados chorando!DANCARINO DO SUL 2: Mas Luma...DANCARINO DO SUL 1: Luma nada! Eles não têm cara... eles não nasceram para vencer! Vai lá!(Dançarino do Sul 2 tenta negar)DANCARINA DO SUL 1: Agora!(Dançarino do Sul 2 entrega o envelope para a diretora contrariado e em seguida ela fala algo no ouvido dos jurados)DIRETOR: Entramos no ar em 10 segundos!MAQUIADORA: Tudo OK!CAMERA: Câmera rodando!DIRETOR: Equipes prontas! Vamos lá. Três...dois...um! APRESENTADOR 2: Estamos de volta para saber o resultado da BDR! (Placa de aplausos)APRESENTADOR 1: Qual zona vai representar o nosso Rio de Janeiro e ainda levar para casa R$500.000,00?APRESENTADOR 2: A votação da terceira etapa será bem simples. Cada jurado irá votar na equipe que mais gostou.APRESENTADOR 1: Marcos, seu voto, por favor.(Jurado 1 levanta o símbolo do Dangerous, e assim eles comemoram o voto)APRESENTADOR 2: Camila?(Jurado 2 levanta o símbolo dos Amantes da Dança, e assim eles comemoram o voto)APRESENTADOR 1: Temos um empate! Victor, está nas suas mãos!APRESENTADOR 2: Lembrando que quem ele escolher será o grande vencedor!(Jurado 3 faz um suspense e levanta o símbolo do Dangerous e eles comemoram, porém o Dançarino do Sul 2 fica pensativo)

Isabelle Rosa de O. Molarinho | Batalha dos Sonhos B.O.

84

APRESENTADOR 1: E nosso vencedor é a Zona Sul! Parabéns Dange...DANCARINO DO SUL 2: Não! Nós roubamos!DANCARINO DO SUL 1: O que você tá falando? Nós ganhamos! DANCARINO DO SUL 2: Luma, chega... Diz a verdade...DANCARINO DO SUL 3: Qual foi cara?! Ela não fez nada! Nós ganhamos! DANCARINO DO SUL 1: Me dá esse prêmio!(Burburinho na equipe da Zona Oeste. Uma quase briga se forma, segurança entra para acalmar as equipes)DANCARINO DO OESTE 1: Então, por que não resolvemos isso com uma última dança?DANCARINO DO SUL 1: Não precisa disso. Nós ganhamos!DANCARINO DO OESTE 1: Ué? Tá com medo? Se vocês ganharam uma vez, ganham de novo, não é mesmo?DANCARINO DO SUL 1: OK, vai ter dança! E com muito prazer, eu ganho desses favelados de novo... (baixo)DANCARINO DO OESTE 1: O que você disse?!DANCARINA DO SUL 1: Nada, vamos dançar! Boa sorte.APRESENTADOR 2: Que revelação! Então é isso vamos ter uma batalha ao vivo para saber quem é o verdadeiro vencedor!APRESENTADOR 1: Mas, só depois dos comercias!(Toca a música, os apresentadores sorrindo e a luz vai diminuindo até o B.O.)

CENA 3:APRESENTADOR 2: Estamos de volta! (Placa de aplausos)APRESENTADOR 1: E com tudo pronto para a última dança.APRESENTADOR 2: Então, com vocês: Dangerous!APRESENTADOR 1: E agora: Amantes da Dança! APRESENTADOR 2: Enquanto nossos jurados conversam e entram em acordo, nós vamos para um pequeno intervalo.(Toca música, os apresentadores sorrindo)DIRETOR: Corta! (Maquiadora entra para retocar a maquiagem dos jurados)DANCARINO DO SUL 1: Ei!DANCARINO DO OESTE 1: Que foi?!DANCARINO DO SUL 1: Olha, me desculpa! Acho que a competição acabou subindo a cabeça...DANCARINO DO OESTE 1: Tá tudo bem! Foi divertido. (Riem e se abraçam)DANCARINO DO SUL 1: Até que vocês dançam bem...DIRETOR: Estamos voltando, todos em suas posições. Três...dois...um!APRESENTADOR 1: Estamos de volta! (Entra moça dos resultados)

Isabelle Rosa de O. Molarinho | Batalha dos Sonhos B.O.

85

APRESENTADOR 2: E o resultado já está bem aqui...(abrindo o envelope). E quem leva R$500.000,00 para casa é...APRESENTADOR 1 e 2: Amantes da Dança!(Zona Oeste comemora e Zona Sul aplaude, todos se abraçam)DANCARINO DO OESTE 2: Calma, queríamos chamar as outras equipes.(Apresentadores se olham desentendidos, e as equipes eliminadas entram)DANCARINO DO OESTE 1: Então, nós queremos dividir o prêmio com todos. Todos vocês merecem!(Muitas palmas, todos surpresos, os quatro grupos levantam o prêmio)(Enquanto todos se abraçam, frase de efeito em off alguns levantam placas com frases de efeito)VOZ EM OFF: Não seja o empecilho para a realização do sonho de alguém, nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos. Tudo o que precisa para um sonho ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado, e esse alguém deve ser você! Nada mais importa, a cor da sua pele, o seu cabelo, seu modo de falar, a cor dos seus olhos, se você é pobre ou rico, nada disso importa. Se você tiver força de vontade para mudar, para transformar incertezas em CERTEZAS na sua vida!TODOS JUNTOS: Eu sou o protagonista da minha própria história!

Isabelle Rosa de O. Molarinho | Batalha dos Sonhos B.O.

86

João Victor Campos1ª série C - Ensino Médio

Uma história de superação

Em uma cidade pequena no interior de são Paulo, chamada Águas de São Pedro, com uma população de 2.700 habitantes, havia um menino de 15 anos chamado Daniel, que era muito pobre e morava em uma casa improvisada de madeira de caixotes achados nas ruas. Morava com seus pais e mais 8 irmãos. Naquela época, faltava tudo para eles, menos a esperança de ter uma vida melhor.

O menino com mentalidade de menino e responsabilidade de homem acordava todos os dias às 4 horas da manhã para procurar trabalho e poder ajudar sua família. Depois de meses de buscas, arrumou um emprego em uma obra perto de casa. No início, o responsável pela obra não queria contratá-lo, pois ele era muito magro, menor de idade e estudava de tarde. Após muito esforço, ele convenceu o responsável pela obra de contratá-lo pela metade do salário dos outros operários, no horário entre 5 horas da manhã ao meio dia, com salário de R$200, 00. Depois do trabalho, Daniel ia correndo para a escola todo sujo de cimento, sem comer nada, com apenas uma folha de papel de pão e um cotoco de lápis tão pequeno que não cabia na ponta dos seus dedos.

Daniel não tinha tempo para estudar, mas sempre se destacava em primeiro da turma, porém ele tinha um defeito que não era culpa dele, pois tinha problema na fala e não conseguia falar de forma padrão, pois nasceu em uma família pobre, e seus familiares não tinham estudo.

Quando o Daniel fez 19 anos, seus amigos o chamaram para sair. O menino pobre aceitou, pois estava dando tudo certo para ele e sua família e era um dia feliz para todos. Sua mãe deixou-o sair com os amigos e ele foi feliz de carro com o Gustavo. Os amigos dele pararam em uma favela para comprar pó e armas. Logo o Daniel não entendeu por que os amigos fizeram isso, pois tinham boa condição financeira. Ele perguntou o porquê daquilo. Os colegas responderam que pretendiam roubar e cheirar. Ele ficou muito assustado e foi para casa dormir.

No outro dia, sua mãe o chamou de manhã e perguntou como tinha sido a noite. Ele ficou meio quieto e, depois de uns 10 minutos, respondeu seco que tinha sido legal. A mãe estranhou a resposta, mas falou que estava tudo bem e foi fazer a comida. Logo depois do almoço, entraram dois irmãos dele falando que os amigos dele foram roubar e morreram. Quando estavam fugindo da polícia, bateram de carro e ninguém sobreviveu. Todos ficaram assustados!

87

João Victor Campos | Uma história de superação

À noite, Daniel foi dormir e sonhou com seu amigo. No sonho, ele estava lá com ele e na hora da batida de carro foi o único que sobreviveu. Disse que era para ele seguir o seu caminho, que sua história já estava traçada por Deus. Ele acordou feliz e decidiu fazer uma faculdade. Escolheu ser Engenheiro Civil, pois sua história e sua vida foram na obra.

Quinze anos passaram e ele já era o engenheiro mais bem pago de São Paulo, comprou uma casa para sua família e um carro para ele. Abriu uma igreja, pagou uma faculdade para seus irmãos. Dedicava-se diariamente sua vida na igreja pregando como Deus é bom e muda histórias. Sempre dizia: Deus mudou a minha vida e pode mudar a de todos!

88

Giullia Costa e Rafaella Portugal7º ano A - Ensino Fundamental

Cena 1NARRADOR: Num colégio de classe média, bem estruturado, com recursos qualificados, com ótimos alunos e professores excelentes. Esse era o Colégio Ícone, o que o diferenciava de outros colégios eram os alunos, e nada mais que isso. Duas meninas. Dois estilos de vida. Frequentavam o mesmo lugar e possuíam o mesmo sonho: passar no melhor concurso de medicina do país, que disponibilizava a melhor das faculdades. O que mais as separavam era o que mais as uniam ao mesmo tempo.

Mariana e Cristal. Um sonho e duas condições diferentes.Mariana, uma garota humilde e com poucas condições financeiras,

batalhava para conseguir o que queria, suava para chegar às suas metas e assim conseguiu atingir uma delas: estudar em um bom colégio para dar dignidade à sua família. Entrou para o colégio graças a uma bolsa de estudos, mesmo sem pagar, recebia materiais didáticos através de doações de professores, os quais viam sua capacidade e se juntavam, para comprar materiais e uniformes, pois seu dinheiro não era suficiente.[Mariana entra]

Além de sua inteligência, Mariana tinha outra característica que impressionava todos que a conheciam. Ela era extremamente simpática e educada. Conquistou seus melhores amigos que sempre a apoiavam.[Gigi, Duda e Matheus entram]

Apesar de ser uma pessoa maravilhosa, Mariana sofria muitos preconceitos, devido a suas condições financeiras, exclusão social era o que as pessoas faziam com ela.MATHEUS: Mari, fica calma, eu tenho certeza de que se saiu bem na prova do concurso. Você sabe do seu potencial e estudou muito. É seu destino em jogo.MARIANA: Obrigada, Matheus, mas você sabe que essa prova não foi totalmente justa, a Cristal com certeza irá passar, ela é super rica e você sabe das minhas condições… ela se acha, só porque tem dinheiro, ridiculariza os outros, mas mal sabe que só tem amigos por causa do dinheiro. [risada nervosa]DUDA: Me diga, do que adianta ser rica e bonita, mas dormir na aula e só estudar o suficiente para não ir para recuperação? Se gabar pelo emprego do pai e jogar na cara das pessoas que tem tudo o que quer, a hora que quer e quando quiser e depois dizer a todos que tudo o que consegue é pelo esforço? Isso é hipocrisia, Cristal é mimada e acha que pode fazer o que quiser com as pessoas só por ter mais dinheiro. [revirada de olhos]

89

NARRADOR: Cristal tinha uma ótima condição financeira, pois seu pai era médico e sempre lhe deu tudo do bom e do melhor. Diferente de Mariana que precisava se esforçar muito para conseguir o que queria, Cristal sempre teve tudo o que queria sem precisar fazer esforços nenhum. Apenas pronunciava “eu quero” e tinha em suas mãos o que desejava. Seu pai era Chefe de um grande hospital, Cristal sempre havia sido bem tratada, recebendo do melhor de tudo e todos. Apesar de ter tudo o que queria, seu pai era muito ausente em sua vida e compensava todas as faltas com presentes, como se algo material pudesse suprir as decepções que causava em sua filha com sua ausência. Em sua cabeça, por ter mais dinheiro e recursos que as outras pessoas, ela era superior, como não foi ensinada que todos somos iguais, independente das condições financeiras ou não, Cristal achava que poderia pisar em qualquer um.[Cristal, Carol, Amanda, Lívia entram e se sentam em cadeiras próximas]AMANDA: Você acha que irá conseguir passar Cristal?CRISTAL: Claro, Carol, eu consigo tudo o que quero!LÍVIA: Eu sinto pena da pobretona da Mariana, se ela realmente acha que irá conseguir passar [risada sarcástica] eu sinto pena dela. Não sei por que ela ainda cria expectativas.CRISTAL: Pobre coitada, mal tem dinheiro para comer, imagina para passar, se ela acha que tem capacidade de passar nesse tipo de concurso… coitadinha, ela viaja mesmo.[Lívia joga um papel em Mariana]: Ei pobretona, guarda o dinheiro da inscrição da prova para comida, jogará dinheiro no lixo pois não irá passar, iludida![Risos][Matheus se levanta]: E desde quando condição financeira define capacidade? Você se acha melhor só porque é puxa saco da Cristal?[Mariana puxa o Matheus para se sentar novamente]: Não vale a pena, Matt.[envergonhada]CRISTAL: E quem você pensa que é para falar assim de mim? Mal te conheço.MATHEUS: Eu mesmo, Matheus Mello.CRISTAL: É mesmo? Então… [Falar alto] Quem vocês acham que tem mais capacidade para passar em um concurso? Eu ou a pobretona da Mariana?TODOS: Você!GIGI: Não é porque ela não tem dinheiro que ela não tem capacidade para realizar seus sonhos, vocês não tem o direito de julgar uma pessoa sem conhecer, independente de ter dinheiro ou não a Mari tem capacidade! E isso não é da conta de vocês, muito menos sua, Cristal.

Giullia Costa e Rafaella Portugal

90

[Mariana enxugando lágrimas][Matheus e Gigi levam Mariana para o lado de fora]

Cena 2: [Todos em seus lugares. Professora entra.]PROFESSORA: Bom dia, alunos. Hoje, na aula de Escola da Inteligência, iremos falar sobre sermos protagonistas da nossa vida, dos nossos próprios sonhos.ALUNO 1: Como assim, professora?PROFESSORA: Todos nós sonhamos, certo?TODOS: Sim.PROFESSORA: Ser protagonista dos nossos próprios sonhos é ser responsável por eles. Fazê-los acontecer![Matheus levanta a mão]: Bom, eu queria fazer sonho para vender, mas a minha mãe não deixou, fiquei bem triste. [Risos]PROFESSORA: Não é bem isso, Matheus, mas você deu um ótimo exemplo. Quantas vezes desistimos de nossos sonhos, pois estávamos com medo do que as pessoas iriam achar? Desistir, não tentar com medo de não ser capaz ou suficiente. Precisamos tentar e abrir mão de certas coisas para conseguir alcançar nossas metas.GIGI: Eu queria fazer faculdade de Psicologia, mas tenho medo do que os amigos próximos e até minha família irá achar. Seria a única da família a ser de Humanas e sabe... minha mãe realmente quer que eu me forme em Contabilidade, mas eu não sou boa com exatas.PROFESSORAS: Gigi, batalhe por isso, não desista. Uma frase de que eu gosto muito é “Você só começará a viver, quando viver para si mesmo.” Vocês precisam protagonizar seus futuros, aproveitar o presente e não se lamentar pelo passado. Acreditem em si mesmos. Sei que todos serão capazes de realizar seus sonhos. Não liguem para opiniões alheias se acham que elas não ajudarão. A decisão é de vocês, não de outras pessoas. Quem irá carregar o fardo de uma decisão são vocês, então escutem bons conselhos, corram atrás de seus sonhos e NUNCA deixem de acreditar em si mesmos. Eu sei que a maioria de vocês já tem quase 18 e sei que duas daqui fizeram prova para medicina. Estou muito orgulhosa e espero que passem. [sorri e olha para Mariana e Cristal]. Seja rico ou pobre, negro ou branco, todos nascemos com habilidades, vocês estão aqui para mostrar o que tem de melhor, sei que alguns batalharam muito para chegar aqui, façam isso valer a pena! Façam da vida de vocês uma conquista! Por favor, eu imploro a todos, não sobrevivam, vivam. Vivam intensamente a vida de vocês com suas decisões. Todos são capazes de conseguir a mesma coisa.

Giullia Costa e Rafaella Portugal

91

[Pausa para diretora entrar]

DIRETORA: Bom dia, queridos! Venho aqui, orgulhosamente para comunicá-los o resultado do concurso que duas alunas desta sala fizeram na semana passada.

[Cristal convencida de si que iria ganhar]

DIRETORA: Estou muito contente em falar que nossa aluna Mariana foi convocada para a melhor faculdade de medicina do Brasil. Parabéns, Mariana![Entrega a carta de aprovação][Palmas]

[Cristal e suas amiguinhas cochichando com deboche][Mariana recebe a carta chorando]MATHEUS: Não disse que você iria conseguir!MARIANA: Obrigada pelo apoio. É tão bom ser protagonista de nossas vidas.NARRADOR: Independente de sua condição financeira ou estado emocional, sempre acredite em seus sonhos e supere-se. Se surpreenda e lembre-se de que tudo que acontece de ruim é para melhorar. Enfrente sua barreira e saia de sua zona de conforto. Viva do jeito que desejar e não do jeito que impuserem a você!

Giullia Costa e Rafaella Portugal

92

Letícia Ribeiro de Souza2ª série B - Ensino Médio

E se...

Não, nessa história não existe o seAssim como nessa má-temática não existe só(mente) subtração, por isso abra os seus olhos(Log)o você irá conquistar coisas que nem imagina Se entregue à vida, se jogue e mergulheno fundo de cada segundo, não perca nenhuma horaSó não vem me dizer que tem medo de se afogar, mas estou aqui pra te motivarÉ lá no fundo que o açúcar estáE aí, ainda tem medo ou está pronta para se jogar?

93

Emanuelle Pinheiro Ferreira de Souza2ª série A - Ensino Médio

O Meu Lugar

Nosso, é meu tambémDireitos, de todosPesadelos, ninguém temSonhos, futuro de cada naçãoQuero ser jogador de futebolQuero ser médicaQueremos ser professores de cada olhar

Se ela estudar, ela consegueSe não estudar, o pai briga A média é 7, mas tirou 6,9Não pode mais ser médicaMentiraNa próxima tirou 7,1

O seu lugar é aquiNa escola, na faculdade, no seu futuroMas, se tirarem o meu lugar? Toma de volta, na marra1x0 para vocêAquele que queria ser jogador de futebol está ganhando

Mas, os professores? Conseguiram?Se leio, é porque conseguiramSe escrevo, é porque conseguiramSe entendo, é porque conseguiramSim, conseguiram, tomaram seu lugar

E você? Conseguiu? Sim, conseguiTomei conta do seu olhar tambémEsse é o meu lugar

94

Gabrielle Mendes Rezende1ª série A - Ensino Médio

Nós traçamos nosso destino

Nasceu! Pequena, frágil e belaNão é conhecida nos cinemas nem nas novelasDá seu primeiro choro, seu primeiro sorrisoVai crescendo a menina que irá traçar seu destino

Começa a falar e a andarEscrever, estudar, desenharDe repente, começa a namorarComo passa rápido a fase de brincar

Garotos, saltos, maquiagensBaladas, curtição e vadiagemA escola, ela vai deixando de ladoFazendo com que seus pais fiquem preocupados

O último ano da escola havia chegadoE ela percebeu que rumo sua vida tinha tomadoPassou a estudar e se dedicarPara a faculdade de Direito ingressar

Porém, numa noite, para uma festa foi convidadaPor um descuido ficou embebedadaE no dia seguinte, não lembrava de mais nada

Um mês se passouE a prova do vestibular chegouPara a sua surpresa, foi aprovadaNa volta para casa, passou mal e ficou enjoada

No hospital o médico lhe deu uma trágica notíciaQue de oito semanas, grávida estavaA partir daquele momento sua vida mudariaSeus planos, seus sonhos foram desperdiçados

95

Gabrielle Mendes Rezende | Nós traçamos nosso destino

Em casa, a notícia teve de darSua mãe frustrada começou a chorarA garota que mal sabia quem era o paiDecidiu que de seu filho iria cuidar

Cinco anos passaram e a jovemDecidiu voltar a estudar, para seus sonhos retomarE de toda essa história, ela tirou uma liçãoQue para alcançar nossos objetivosTemos de ter foco e determinação

Somos o diretor e o protagonistaDessa grande peça chamada: vida

96

Ana Clara, Ayrton Brandão, Brenda Leite, Cassiano Ferreira, Daniel Gullo, Fernanda Silva, Gabriel Nascimento, Mariana Santos, Paulo Victor, Romário Aragão e Vitória Silva1ª série - Ensino Médio

Em uma rua da Barra da Tijuca...Um homem está em seu carro em alta velocidade, e se depara com uma

“Lei Seca” e é parado por um policial.

POLICIAL: Documento do carro, por favor!MALANDRO: Só um minuto... Poxa, seu “Polícia”, eu não tô achando, isso é realmente necessário? [Tentando se safar]POLICIAL: Mas claro que é.MALANDRO: Facilita aí, policial.POLICIAL: O problema não sou eu, e sim o pessoal lá de dentro. [Justifica o policial]

No mesmo instante em que ele diz isso, o malandro coloca em sua mão uma nota de “cem” reais.POLICIAL: O senhor está louco, acha pode me subornar? Saia do veículo agora! [O policial o encaminha até o reboque]

“É incrível! Ainda existem pessoas assim, que acham que podem nos subornar. Se bem que muitos policias aceitariam, mas nem todos são assim, né? Daria para fazer até um churrasquinho, mas desde pequeno minha mãe me ensinou que caráter vem em primeiro lugar. O que mais me entristece é que, mesmo sendo honesto, continuo com fama de ladrão.” [Pensou o policial]

Do outro lado da rua, saindo de seu condomínio, um homem de terno andava desorientado.

EMPRESÁRIO: “Por que tudo em minha volta é alegre e colorido, se só consigo ver tristeza e cinzas? Acho que isso é minha culpa. Passei a minha vida inteira me dedicando ao trabalho e chego agora e percebo que nada valeu a pena, tenho dinheiro de sobra, mas não tenho com o que gastar, tudo que queria já tenho. Família? Nunca tive! Meus pais sempre me deixavam com babás e nunca me procuravam, isso me fez ser uma pessoa fria, e gananciosa, isso foi o maior motivo de eu não ter formado uma família e ser sozinho. Às vezes,

97

penso que a única solução para minha vida é a morte!” [Pensa o grande empresário Vitor, herdeiro de uma grande e lucrativa empresa]

Ao entrar no seu carro, consegue ver um gari que varria a rua com um sorriso, que Vitor imaginou nunca ter tido.

Enquanto isso, em uma escola próxima dali, três amigos conversam sobre a vida.

- E ai galera, tudo bem? - diz Pedro a Joaquim e Felipe.- E aí, mais ou menos, tô com muitos problemas em casa. - revela Felipe, um menino rico, porém com uma vida triste.- Como assim? - diz Pedro.- É, como assim? - completa Joaquim.- O meu pai e minha mãe estão se separando, e estão brigando para ver quem fica comigo. A minha vó está sem falar com a minha mãe, e está tudo uma loucura. Não sei se consigo lidar com tudo isso, vocês são meus amigos, mas não conseguem me ajudar em tudo!- Poxa cara, que pena, seus pais são tão maneiros! - diz Joaquim.- Cara, vou orar por você. Em nome de Jesus isso vai se resolver. Conta comigo! - diz Pedro, um menino sem muitas condições de vida, mas muito feliz.- Pode deixar. - diz Felipe.

“Graças a Deus, apesar de ser um menino pobre, sempre tive alegria no meu coração, sempre lutei pelo que queria, minha mãe sempre me apoiou e me deu tudo de melhor que ela tinha, a minha fé, o meu caráter, a alegria de viver, e muitas outas coisas. Ela sempre sofreu muito, meu irmão se tornou um traficante muito perigoso, mas a minha mãe nunca deixou isso tirar dela a felicidade e eu levo isso como uma lição de vida”, pensa Pedro.- Pedro?- Oi, professora!- Oi, querido, soube que você vai fazer o vestibular. - diz a professora.- Sim, professora, já estudo para isso há bastante tempo. - responde Pedro- E sua mãe? Ela está bem? Ando tão preocupada com ela.- Mais ou menos, professora, meu irmão ainda dá muito trabalho a ela, metido no meio do tráfico.- Ele ainda está envolvido nisso? – pergunta Cláudia.- Ainda! Minha mãe fica vários dias sem dormir, preocupada com ele.- Que pena! Bom, boa sorte para você.- Obrigado, professora.

Ana Clara, Ayrton Brandão, Brenda Leite, Cassiano Ferreira, Daniel Gullo, Fernanda Silva, Gabriel Nascimento, Mariana Santos, Paulo Victor, Romário Aragão e Vitória Silva

98

“Nessas horas, me lembro por que escolhi ser professora, conhecer e ensinar as pessoas como o Pedro, entre outros. São coisas que valem qualquer sacrifício. Acordar cedo, enfrentar trânsito e ter de preparar provas e trabalhos, explicar a matéria e ainda ter de aturar alguns abusos dentro de sala. Tudo isso vale a pena, quando se formam novos cidadãos.” [pensa a professora]

Pouco depois, na Cidade De Deus...

- Dona Helena, a senhora está bem? – pergunta a vizinha de Pedro à sua mãe.- Estou sim, Isabel. Estou preocupada, Pedro não chega em casa e Guilherme no meio disso tudo.- Havia muitos tiros naquele lugar.- Mãe, abre. Sou eu, Guilherme.- Filho, meu querido filho. - diz Helena aos prantos.- Mãe, vim me despedir da senhora.- Como assim? Se despedir?- Acontece que estamos em um conflito de facções e o chefe mandou eu liderar algumas cabeças até uma favela aí. Onde vai ter um confronto.- Não, meu filho, você não pode ir. Tem que ficar aqui com a sua mãe, com seu irmão. - Mãe, não dá.- Mas filho, eu sou sua mãe e quero você pertinho de mim.- Mãe, me perdoa.- Filho, você tem um belo futuro pela frente. Você é novo, inteligente...- Isso não é para mim, é para o Pedro.- Filho, fica, por favor. Vamos começar do zero.[Ela é interrompida]- Mãe, eu queria poder ficar, mas não dá. Estou muito envolvido, agora só consigo sair disso morto. – diz Guilherme, chorando e saindo.- Não! Fica comigo.

* Isso parece invenção, porém essa é a realidade de muitos brasileiros. Policias enfrentam nossos preconceitos, malandro tentando subornar todos, pessoas ricas que sentem falta de amor e felicidade, pessoas com vários problemas em suas famílias, pessoas que se envolvem com a criminalidade. Mas existem pessoas que são felizes com o que tem, não importa se aos olhos da sociedade são de pouca importância, se alegram mesmo na adversidade, buscam na fé sua esperança e confiança e lutam por um futuro melhor.

Ana Clara, Ayrton Brandão, Brenda Leite, Cassiano Ferreira, Daniel Gullo, Fernanda Silva, Gabriel Nascimento, Mariana Santos, Paulo Victor, Romário Aragão e Vitória Silva

99

Turma 8º ano - Ensino Fundamental

“Ame mais, julgue menos”

Cena 1:Palco em total escuridão. É acesa uma luz no rosto 1, que diz:- Onde a senhorita pensa que vai com essa roupa? (A luz se apaga)A luz acende no rosto 2, que diz:- Homofóbica? Eu? Mas eu tenho até amigos gays! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 3, que diz:- Alisou o cabelo por quê? Seu cabelo é duro! Cabelo duro tem que ficar pro alto! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 4, que diz:- Ah! Mas você não é negra! Você é moreninha! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 5, que diz:- Você não “se toca” que é gorda demais pra usar biquíni? Devia ser proibido elefante vir à praia! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 6, que diz:- Na minha época, não tinha esse negócio de bullying! Todo mundo se “zoava” e ninguém ficava chateado! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 7, que diz:- Para de querer chamar atenção! Vai ficar se cortando? Você tá se fazendo de coitadinha! Isso é coisa de gente doente!

Cena 2:A luz acende no rosto 1, que diz: - Balé? Mas isso é coisa de menina! Por que você não joga futebol? (A luz se apaga)A luz acende no rosto 2, que diz:- Esse negócio de cota racial é a maior palhaçada! Só por que é negro e pobre se acha melhor do que eu? A gente vive em uma democracia! Todo mundo é igual! Todo mundo tem as mesmas oportunidades! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 3, que diz:- Esse governo bagunçou tudo! Já cansei de ver pobre andando de avião, comendo no mesmo restaurante que rico... Eles tiraram a divisão que colocava cada um no seu lugar! (A luz se apaga)

100

Turma 8º ano - Ensino Fundamental

A luz acende no rosto 4, que diz:- Na sua idade eu já sabia cozinhar, sabia? Afinal de contas, quem é que vai alimentar seu marido? (A luz se apaga)A luz acende no rosto 5, que diz:- Mas vocês viram a roupa que ela estava usando? Ela pediu! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 6, que diz: - Esse aí não serve pra nada! É pobre, não vai ser nada na vida mesmo! (A luz se apaga)A luz acende no rosto 7, que diz:- Agora tá tudo muito chato! Tudo é preconceito! Essa geração é muito mimimi mesmo! (A luz se apaga)

Cena 3:As luzes acendem e apagam aleatoriamente entre os rostos, que dizem ao mesmo tempo:Rosto 1: Bandido bom, é bandido morto!Rosto 2: Cabelo bombril! Rosto 3: Mariquinha!Rosto 4: Feminista!Rosto 5: Baleia!Rosto 6: Olivia Palito!Rosto 7: Vitimista!Rosto 1: Macumbeira!Rosto 2: Favelado!Rosto 3: Homem não chora!Rosto 4: Loira burra!Rosto 5: Apanhou, porque quis!Rosto 6: Macaco!Rosto 7: Anoréxica!Todos os rostos juntos: Isso não é preconceito!

Cena 4:Todas as luzes são apagadas, e o grupo com a camisa “Ame +” entra em cena e forma a frase. Logo depois, as luzes se apagam e o grupo com a camisa “Julgue -” entra em cena com a fita na boca, formando a frase completa. O grupo “Ame +” diz: - O amor cala! O grupo “Julgue -” tira a fita da boca e diz: - O amor transforma!E todos juntos dizem: - Ame mais, julgue menos!

101

Andressa Oliveira de Menezes3ª série/PV - Ensno Médio

De igual para igual

Prazer, sou uma vozSou um ser humano, não uma coisa.Não sou uma cor, sabor, tipo ou uma medida.Cuido-me, porém me defino pela minha personalidade.Sou minha.Guerreira, trabalhadora, batalhadora.Visto minha armadura, quando necessário.Lavo-me com minhas lágrimas, quando inevitável.Cuido, quando o amor de dentro de mim floresce.Minha imagem não me faz.Meu sorriso não encobre minha garra.Meu olhar carrega cenas.Minha voz representa o grito de gerações.Em minha força guardo a ira da injustiça.Fui criada para estar lado a lado, “macho alfa”.

102

Ana Clara Faria da Cunha Lopes6º ano - Ensino Fundamental

Eu posso mudar

Eu posso mudar meu caráterMeu modo de viver e meu coraçãoPosso mudar o meu mundoCom uma plena uniãoEu como cidadão posso mudarE criar uma nova geração

103

Arthur do Valle Fernandes da Silva6º ano - Ensino Fundamental

Eu sou eu?

Tem vezes que eu não me identificoEu penso em algo, mas esqueçoEu faço algo e nem sei como fizTem vezes que eu acho que não sou euPois parece que minha cabeça está do outro lado da forçaPois ela sempre me atrapalhaQuando eu estou no escuroEla me faz ter medoQuando estou cansado ela me acordaE quando estou concentrado ela me distraiQuando estou feliz ela me entristeceA única coisa que minha cabeça esqueceÉ que eu mando nelaMas aí ela me faz esquecer dissoE começo tudo de novo.

104

Bruno Tenda Monteiro Barbosa6º ano - Ensino Fundamental

E navego nesse mar giganteChamado vidaE nele eu sou o comandanteFaço minhas próprias escolhas

Minha vida eu sei mudarEscolhas certas sei fazerMas sempre tenho que lembrarResponsabilidade tenho de ter

Mas com certeza eu sei queSou protagonista do que eu vivoE posso seguir o caminho que eu quiserEu sou protagonista da minha vida

105

Camila de Carvalho Antão6º ano - Ensino Fundamental

Eu sei que posso ser protagonista da minha vida

Quando estou sozinhaO tempo passa devagarMas quando estou com vocêsO tempo começa a acelerarMeus amigos estão sempre ao meu ladoMesmo quando estou totalmente desanimadoSou protagonista da minha vida, porque posso mudarA minha vida como ninguém mudariaEu sei que posso mudar tudo que queroMesmo sem apoio dos meus irmãosEu sei que posso.

106

Guilherme Batista Leal6º ano - Ensino Fundamental

Eu

Estou cansado dessa longa jornadaMas fico felizQuando vou à escola

Quando olho fico impressionadoCom a escolaMas não vou negarGosto só de escutar

Mas, quem eu sou?Ou quem vou ser?Não quero ser só mais um na multidãoQuero ser uma pessoa de valorE para isso aqui estou.

107

Julia Knupp Sanches6º ano - Ensino Fundamental

Eu sendo protagonista da minha vida

Sou protagonista da minha vidaOnde penso em ter um mundo melhorQue as pessoas no futuroPossam sonhar e persistirPara alcançar seus sonhosÉ preciso ter coragemPara seguir em frenteSem medo de errarQue no fim seu sonho se realizará

108

Julia Suetsugu Mello6º ano - Ensino Fundamental

Eu sou protagonista da minha vida

Penso que um dia eu possa mudar o futuroNão para o mal e sim para o bem, mas...Por onde eu começo? Começo a mudar o mundo?Bem... posso começar agora fazendo meus deveres e estudarPara um dia a minha vida mudarPode ser transformado por mim, por você.

109

Lucas Rezende da Silva6º ano - Ensino Fundamental

Protagonismo

Como a vida passa voandoParece que foi ontem que fiz um anoMeus pais às vezes desobedeçoMas sei que só querem o meu bemSei que não posso mudar o que fizMas eu posso mudar minhas ações do futuroPosso deixar todo mundo mais felizEu quero ser protagonista da minha vidaAjudar os necessitados.E você? Também quer ser protagonista da sua vida?

110

Miguel Angelo e Victor Tosta6º ano - Ensino Fundamental

Minha vida é um game

A vida é como game, cheia de fases e etapas.Em que nível eu estou?Bem, estou no nível três.Alguns amigos meus estão no quatro, três, dois e um.Level um eu já passei.Level dois me superei.Level três eu comecei.Mas se der game over, faço um play again..

111

Nicolly Maria do Nascimento Santaroni6º ano - Ensino Fundamental

Viver

Sou protagonista de um filmeBaseado em fatos reaisOnde a arte de viver é perceptívelLogo nas primeiras palavras que dizNeste filme existe dor, amor, alegriaTristeza...Mas, tudo isso só acontecePara me fazer sentir mais viva.

112

Mateus Peres da Silva1ª série C - Ensino Médio

A História da Minha Vida

Todos estavam esperando na maternidade um bebê nascer. Porém, algo estava errado.

Ele nasceu e um silêncio, nada de choro e depois de 5 minutos surgiu um choro bem fraquinho, o bebê estava com insuficiência respiratória e teve de ir imediatamente para a incubadora. Ele permaneceu quietinho e não melhorou, foram 3 horas de espera e nada, então teve de ser transferido para UTI.

A previsão era de que ele permanecesse por dois dias e depois recebesse alta, contudo houve novas complicações bem difíceis, a criança teve uma febre bem alta, que ocasionou uma convulsão e parada cardíaca. Isso fez com que ficasse mais 15 dias internado tomando antibiótico, o sofrimento era imenso, pois toda hora era furado, pois as veias não aguentavam. Aos poucos, o bebê foi melhorando, porém sempre muito quietinho, não se mexia, seus pais bem preocupados e os médicos dizendo que era assim mesmo. Quinze dias passaram e ele recebeu alta.

Para a surpresa e tristeza de sua mãe, a pediatra falou que ele não mexeria as pernas. No dia seguinte, ela o levou numa neuropediatra e o diagnóstico foi que ele teria contraído uma bactéria na medula e não poderia sentar, engatinhar, andar, ele só ficaria deitado e seria um vegetal, e seria necessário contratar uma fisioterapeuta para ele não ficar atrofiado.

A família conversou com vários médicos, de diferentes funções e todos disseram coisas absurdas, até que tinha Síndrome de Down.

Seus pais não desistiram e marcaram uma consulta na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), onde conheceram um ortopedista, que lhe falou tudo que eles queriam escutar depois de tanta luta:

“- Seu filho vai sentar, engatinhar, andar com o auxilio de uma muleta e, ainda digo mais, até ser pai.”

Para seus pais, essa notícia foi maravilhosa e deu muitas esperanças a eles.

A luta começou novamente, só que agora com uma sensação de vitória. Várias atividades foram feitas: fisioterapia intensa, exercícios diários e natação.

Nessa época, ele tinha apenas 4 meses, era uma grande luta daquele ser tão pequenininho. Os dias passaram e, quando ele fez 8 meses, seus pais

113

Mateus Peres da Silva | A HIstória da Minha Vida

o levaram a um hospital que estava sendo inaugurado no Rio de Janeiro, o Sarah Kubitschek (Centro de Reabilitação).

Nesse hospital, os pais aprenderam a lidar com várias formas de como ensinar a criança a atingir uma etapa e cada vez superar os obstáculos, que eram, muitas vezes, de alegria e de muitas dificuldades e, com apenas 10 meses, aprendeu a engatinhar. Que vitória!

Quando ele tinha 4 anos, foi para Brasília operar. A operação foi intensa e durou 5 horas. Seus pais estavam muito nervosos. Quando a operação acabou, foram vê-lo. O bebê estava deitado numa maca dormindo com um gesso do tórax até o pé. Os dias com o gesso foram cada vez mais difíceis, pois ele não dormia, nem podia se movimentar, nem sentar, só podia ficar deitado. Os pais nem dormiam, porque estavam preocupados. Porém, o bebê não reclamava de nada, aguentava tudo no maior bom humor.

Depois de 2 messes, os médicos retiraram o gesso e começaram a fazer exercícios intensos para o bebê conseguir andar, todos os dias ele fazia hidroterapia e fisioterapia.

Depois de 3 messes de tratamento, o pequeno conseguiu andar com o auxílio de um andador e hoje continua lutando para andar sem a ajuda de nenhum aparelho.

Essa criança sou eu. Essa é minha história de vida, que conto com maior orgulho, e como farei de tudo para superar cada um dos obstáculos que aparecerem pela frente.

114

Daniel Mateus Luiz Vicente1ª série A - Ensino Médio

Sonhar é preciso

Todos nós temos um sonhoQue queremos alcançarNão importa o que faremosNem como iremos alcançarVejo isso nas ruasEntre becos e vielasMenor querendo ser jogadorGarota, modelo de passarelaEsquivando do preconceitoSempre de cabeça erguidaNão importa a cor da sua peleBranca, Negra ou coloridaVocê pode chegar a qualquer lugarMesmo dizendoQue você não vai conseguirInsista, persista e não deixe de sorrirEu quero ser surfista sem saber droparQuem disse que o NeymarJá nasceu sabendo driblar

115

Gabriel Campos Nascimento1ª série - Ensino Médio

Os rostos do Brasil

Vejo através dos rostosUm choro que não cessaA lágrima que ainda cai Vejo através dos rostosO desejo de justiçaA vontade de lutar Vejo através dos rostosUm povo amávelOprimido pelo seu passadoQue ainda insiste em retornar Quando canto o nosso hinoChoro de emoçãoAo ver um país tão lindoNas mãos da corrupção Por mais que o tempo passeE os problemas possam aumentarVejo um povo guerreiroQue ainda insiste em trabalhar E nessa batalha diáriaQue temos que lutarEstampamos um sorrisoE seguimos em frenteSem parar

116

Gabriela Thais Pinheiro Machado2ª série A - Ensino Médio

Ela

Ela sorri Ela sofre Ela grita Ela chora Ela agita Ela move Ela comove Ela inspira Ela respira Ela luta O nome dela?Mulher De todas as cores De todos os povos De todas as religiões

117

Maria Luiza Barboza Gomes de Abreu1ª série C - Ensino Médio

118

Arthur Enzo Macedo Marques8º ano - Ensino Fundamental