Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

4
Por dentro da cidade Março de 2015 | n° 9 | Prefeitura Municipal de Itaboraí | Assessoria de Comunicação Itaboraí tem projeto-piloto de coleta de lixo > p. 2 e 3 Carnaval da Família: 40 mil foliões no município > p. 3 Arqueóloga busca fóssil humano de 2 milhões de anos > p. 4 Centro do Empreendedor facilita a abertura de novos negócios na cidade. Iniciativa gera empregos, oferece mais serviços ao cidadão e contribui com a arrecadação do município. > p. 2 e 3 Empreendedorismo em alta

description

 

Transcript of Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

Page 1: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

Por dentro da cidadeMarço de 2015 | n° 9 | Prefeitura Municipal de Itaboraí | Assessoria de Comunicação

Itaboraí tem projeto-piloto de

coleta de lixo > p. 2 e 3

Carnaval da Família: 40 mil foliões no município

> p. 3

Arqueóloga busca fóssil humano de 2 milhões de anos

> p. 4

Centro do Empreendedor facilita a abertura de novos negócios na cidade. Iniciativa gera empregos, oferece mais serviços ao cidadão e contribui com a arrecadação do município. > p. 2 e 3

Empreendedorismo em alta

Page 2: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

Carnaval da Família anima foliões em Itaboraí

Agilidade é a palavra de ordem no Centro do Empreendedor

Uma festa de famílias. Assim foi o Carnaval 2015 em Itaboraí, que le-vou mais de 40 mil pessoas à Ave-nida 22 de Maio, no Centro, e às regiões de Manilha, Apolo, Itambi e Cabuçu, onde a Prefeitura promo-veu shows nos quatro dias. A pro-gramação incluiu matinês infantis e apresentações de artistas como Neguinho da Beija-Flor, Marcelão

(ex-Tchakabum), Bloco Carmelitas e Banda Quizomba. Um dos grandes momentos da festa emocionou Ne-guinho da Beija-Flor. Portador da síndrome de Down, Pedro Henrique, 14 anos, fã do cantor, foi o primei-ro a chegar, acompanhado da mãe, Nancy, para conhecer o artista. “Agradeço muito. Meu filho jamais vai esquecer esse dia”, disse Nancy.

Três dias foi o tempo que o empresá-rio Marcos Antônio Martins levou para obter o alvará de funcionamen-

to de sua academia de ginástica no Cen-tro de Manilha, desde quando visitou, pela primeira vez, o Centro do Empreendedor de Itaboraí. Inaugurado pela Prefeitura no fim de 2014, é o lugar a ser procurado por quem quer abrir um negócio na cidade.

O objetivo é permitir que o empresaria-do - da micro à grande empresa - encontre, no mesmo local, todas as facilidades para abrir seu empreendimento de forma rápida e simples. Caso toda a documentação esteja correta, a concessão do alvará pode ser via-bilizada em até 48 horas. Desde a abertura do Centro, Itaboraí já avançou mais de 40 posições no “Ranking Sebrae”, que avalia condições de empreendedorismo nos muni-cípios fluminenses.

Melhorias na Educação Infantil

Os alunos do 2º e 3º períodos da Escola Municipal Prefeito João Batista Cáffaro, no Engenho Velho, voltaram às aulas e encontraram novidades. A uni-dade ganhou mais quatro salas, dois banheiros, e um parquinho com brinquedos, que melhoraram as condições de estudo. Além disso, a capacidade da escola aumentou: passou de 480 para 530 crianças.

Lei Seca capacita Guarda MunicipalCoordenador geral da Lei Seca no Estado do Rio, o tenente-coronel Marco Andrade capacitou guardas municipais e agentes da Defesa Civil e da Secreta-ria de Transportes da cidade: o foco foi prevenção e fiscalização da direção sob consumo de álcool.

Itaboraí reativa Conselho da Pessoa IdosaA Prefeitura realizou reunião para reativação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pes-soa Idosa. Seus componentes serão eleitos na Con-ferência Municipal do Idoso, neste semestre.

Sine supera metas estabelecidas pelo MTEO Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Ita-boraí superou metas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para 2014. Até novembro, o ór-gão realizou 9.266 encaminhamentos ao mercado de trabalho formal - a meta era de 5.444.

Agricultura familiar na merenda escolar Itaboraí está perto de atingir a marca de 30% de pro-dutos orgânicos da agricultura familiar na merenda escolar. A Prefeitura planeja com agricultores locais aumentar o fornecimento para as escolas, em 2015.

Presidente do Itaprevi na AepremerjPresidente do Instituto de Previdência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), Erica Saraiva é a nova secretá-ria-geral da diretoria da Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado (Aepremerj).

Curtinhas do mês

Por dentro da cidade - Itaboraí itaborai.rj.gov.br

O Centro do Empreendedor tem ajudado na geração de emprego e renda em Itaboraí

Page 3: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

Carnaval da Família anima foliões em Itaboraí

Itaboraí inicia coleta seletiva com tecnologia inédita

Agilidade é a palavra de ordem no Centro do Empreendedor

(ex-Tchakabum), Bloco Carmelitas e Banda Quizomba. Um dos grandes momentos da festa emocionou Ne-guinho da Beija-Flor. Portador da síndrome de Down, Pedro Henrique, 14 anos, fã do cantor, foi o primei-ro a chegar, acompanhado da mãe, Nancy, para conhecer o artista. “Agradeço muito. Meu filho jamais vai esquecer esse dia”, disse Nancy.

A coleta seletiva de lixo che-gou com modernidade a Ita-boraí. A cidade é a primeira do estado a contar com um inovador sistema de lixeiras de rua subterrâneas. Insta-lado inicialmente no bairro Jardim Imperial, o equipa-mento, acionado eletronica-mente, permite que o lixo, de-positado pelos moradores de forma seletiva, vá direto para caçambas subterrâneas, e, em seguida, levado para uma co-operativa de reciclagem.Os quatro recipientes sepa-ram vidros, plásticos, papéis e metais em contêineres sub-terrâneos com capacidade para 1.100 litros cada. Depois de coletado, o lixo é encami-nhado para a Cooperativa Recooperar de Material Re-ciclável de Itaboraí. No local

trabalham 20 pessoas, que dividem os lucros do material reciclado.Morador do Jardim Imperial há mais de quatro décadas, Oberdan Alberto Radamark, 66 anos, comerciante, elogiou bastante a iniciativa no seu

bairro: “Assim que fizeram a instalação, eu fui conferir. Além de bonitas, as lixeiras são da mais alta qualidade. Antes, era tudo uma bagun-ça. Agora, já passei até a se-parar meu lixo”, comentou o morador.

Por dentro da cidade - Itaboraífacebook.com/prefeituradeitaborai

“Fiquei impressionado com a agilidade no atendi-mento. Três dias após dar

entrada na documentação, eu já estava com tudo

liberado para funcionar. Só tenho elogios a fazer

sobre o serviço”

Itaboraí avançou mais de 40 posições no Ranking Sebrae

Do 76º para o 32º lugarAtendimentos: Mais de 600Emissão de Alvarás: Mais de 120 O Centro do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30min, na Rua Fidélis Alves, 47A, Centro. O telefone para contato é 21-3639-1550.

Marcos Antônio, dono de academia de ginástica.

O Centro do Empreendedor tem ajudado na geração de emprego e renda em Itaboraí

Page 4: Prefeitura Municipal de Itaboraí - Por dentro da cidade - Março de 2015

A busca por um fóssil humano de 2 milhões de anos, que poderá mudar a história da ocupação

das Américas, começou este mês em Itaboraí. A responsável pela expedição é a arqueóloga Maria Beltrão, reconhe-cida como uma das mais importantes do país, e que fez parte do grupo que encontrou, nos anos 70, em Lagoa Santa (MG), o crânio considerado, até hoje, como o mais antigo do Bra-sil. Junto com sua equipe, ela trabalha no Parque Paleontológico de São José,

mantido pela Prefeitura. As escavações estão em fase inicial e não têm prazo para terminar.

A respeito do Parque, Maria Beltrão diz ainda não conhecer outro sítio como o de Itaboraí, onde há registros

de artefatos e animais de praticamente todas as eras nas quais o homem habi-tou a Terra. “Na África, também temos artefatos de diversas épocas da história da Humanidade, mas eles encontram-se espalhados”, explica a cientista.

Com atuações em equipes como Tupi, Tupinambás e Juiz de Fora, um ar-mador nascido em Minas Gerais de-cide tentar a sorte no tradicional Ma-dureira Esporte Clube. Recebeu uma oportunidade, treinou, se destacou e ficou no Rio de Janeiro. Mas, na úl-tima atividade física antes de assinar contrato, sofreu uma lesão: ruptura de ligamento do joelho esquerdo. Se foi o fim da carreira de um jogador profissional, significou também o início de uma nova história.Moacir Santos veio morar em Itabo-raí, onde passou a observar crianças brincando de bola nas quadras e ruas da cidade, e decidiu criar uma escoli-nha. No início (1987) eram apenas 25 alunos. Mas o trabalho ganhou fama, a ponto de atrair alunos de bairros

distantes e até de São Gonçalo. Hoje, aos 70 anos, seu Moacir é reconhe-cido por já ter treinado milhares de crianças e jovens. “Nem tenho ideia de quantos já passaram por aqui”,

diz. Com apoio da Prefeitura, a esco-linha tem 80 alunos (de 7 a 15 anos), e Moacir conseguiu, agora, acordo com um clube da Série A do Rio para aproveitar oito de seus atletas.

Escavações podem mudar a história

EXPEDIENTE: Prefeito Helil Cardozo, Vice-prefeito Audir Santana, Coordenador de Imprensa e Jornalista Responsável: Paulo Marcio Vaz (RTB: 28.612), Coordenador de Marketing Tenório Cavalcanti Filho, Jornalistas Priscila Marins, Renaldo Sousa, Renata Nery e Thaís Azevedo, Fotógrafos Sandro Giron e Edmilson Domingos. Diagramação e edição, DS Comunicação.

Moacir Santos, o armador do esporte de Itaboraí

Por dentro da cidade - Itaboraí

Expedição em Itaboraí busca revelar fóssil humano de 2 milhões de anos. Caso se confi rme, a descoberta mudará a história da ocupação das Américas

A responsável pelas escavações na cidade é a renomada arqueóloga Maria Beltrão