Preliminar #04

16
Preliminar domingo 22 de agosto de 2010 vasco x fluminense produto licenciado pelo club de regatas vasco da gama distribuição gratuita 04

description

Revista Preliminar Vasco - Edição 04 - 22/08/2010 - Vasco x Fluminense

Transcript of Preliminar #04

Page 1: Preliminar #04

Preliminardomingo

22 de agostode 2010

vasco x fluminense

produto licenciado pelo club de regatas vasco da gamadistribuição gratuita

04

Page 2: Preliminar #04

Dezembro 2009 || VASCO || 29

ASSINE A REVISTA OFICIAL

www.vasco.com.br

O CAPITÃO DA CARAVELA

PARA SÓCIOS 2 X R$ 35,55 OU 1X 71,10

* Assinatura anual: 12 edições com FRETE GRÁTIS

PARA NÃO SÓCIOS2 X R$ 47,40 OU 1X 94,80

ASSINE PELO SITE

Page 3: Preliminar #04

NOTÍCIAS RÁPIDAS SOBRE O QUE ACONTECE NO MUNDO VASCAÍNO

12 - NOTAS

Prezado Vascaíno,

Ontem o nosso clube comemorou 112 anos de existên-cia. Hoje, esperamos uma grande festa no Maracanã. Contra o Fluminense, o time comandado pelo técnico PC Gusmão pode seguir invicto no Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. Trata-se de uma tarefa difícil, já que os tricolores lideram a competição. Difícil, porém não impossível.

Os vascaínos vão fazer de tudo para a festa dos 112 anos de glórias e conquistas ser maior ainda nas arquibanca-das. Um presente, no entanto, a torcida que escolheu. Um jogador eleito no site oficial do Vasco vai atuar com a camisa 112 neste jogo. Qual será esse jogador? Aguarde um pouco para ver em campo. A única coisa que podemos adiantar é que não vai haver nenhuma surpresa. Afinal, muitos atletas do nosso elenco atual têm identificação de sobra com o clube para usar a camisa 112.

A arrancada rumo ao penta apenas começou. O time, que estava desacreditado no início do Campeonato Brasileiro, ganhou cara nova com a chegada de PC Gusmão e dos reforços. O título nacional é possível. Va-mos acreditar até o fim! Ao Vasco tudo ou nada?

Saudações vascaínas.

EDITORIAL

A P R E S E N T A Ç Ã O preliminar · 3

EXPEDIENTE

a revista preliminar vasco é publicada por stadium comunicação sob licença do club de regatas vasco da gama

VASCO DA GAMAvice-presidente de marketing: fabio fernandes

dir. executivo de marketing: marcos blanco gerente de licenciamento: flávia mayrink gerente de novas mídias: gustavo pessôa

equipe de conteúdo: bryan clem, douglas rodrigues, gustavo ralha, helmut leopold, lúcio brígido e raquel vieira

fotos: marcelo sadio/vasco.com.br

STADIUM COMUNICAÇÃOjornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr

projeto gráfico: dado queiroz

para anunciar entre em contato com [email protected]

(41) 3082-8783

14 - ESTATÍSTICAS

4 - RUMO AO G4com a vitória na partida desta noite vasco pode chegar ao g4 do brasileirão

10 - NASCIMENTO DE UM GIGANTE

6 - O ADVERSÁRIO;FLUMINENSE

7 - QUEM VESTIRÁ A CAMISA 112?

13 - CONVOCADOS

Page 4: Preliminar #04

asco e Fluminense fazem o clássico carioca desta rodada, diante do Maracanã lotado, já garantindo o novo recorde de público do

Campeonato Brasileiro deste ano. Os vascaínos, que ainda não perderam desde a volta do Brasileirão após a parada para a Copa do Mundo, estão motivados e partirão para cima do atual líder do campeonato. O técnico PC Gusmão deu sangue novo à equipe, que agora vem para brigar pelas primeiras posições.

Vitória e combinação de resultados podem levar o Vasco ao grupo de classificação para a Libertadores

campeonato brasileiro 2010 : 15ª rodada, domingo, 22/08estádio do maracanã, rio de janeiro

árbitro:marcelo de lima henrique (rj)auxiliares: dibert pedrosa moisés / rodrigo pereira joia

Vx

presentefernando prass quer a

vitória para comemorar o aniversário do gigante

o j o g o04

Rumo ao G4

Page 5: Preliminar #04

preliminar · 05

O atacante Éder Luís , um dos destaques do Vasco na vitória fora de casa na últ ima rodada, con-tra o Grêmio Prudente, por 2 a 1 , está ansioso para o confronto. Ele marcou o seu primeiro gol com a camisa do Vasco no últ imo jogo e espera repetir o fei to no Maracanã neste domingo.

“A expectat iva está muito boa e a vi tória é super necessária . Preci -samos vencer, mas para isso temos que continuar com os pés no chão e conter qualquer t ipo de euforia .

O resultado posit ivo virá” , comen-tou o atacante.

Os cruzmalt inos têm mais um motivo para comemorar. Ontem, o Club de Regatas Vasco da Gama completou 112 anos de existência . Considerado um dos l íderes do elenco vascaíno, que se identi f icou com as cores e a história do Gi-gante da Colina desde que chegou ao clube, Fernando Prass diz que a vitória contra o Fluminense seria o melhor presente para todos: torci -da e jogadores .

“Seria perfeito a vitória no clássico para dar de presente ao torcedor e a nós jogadores pelo aniversário do clube, e quem sabe entrar no G4 do Brasi leirão. Temos todos os ingredientes para este ser um ótimo f inal de semana para a gente” , disse o camisa 1 .

A vitória é o que interessa para vascaínos e tr icolores , que dese-jam seguir na primeira posição do Campeonato Brasi leiro. O jogo de hoje promete tremer o Maracanã lotado.

rafaelgumcássio (fábio neves)leandro euzébiomarianodiguinhoevertonconcajulio cesar(equi gonzález)alan andré lima (wellington silva)

técnicocuca

fernando prassélder granja(fágner)thiago martinellititimárcio carecaniltonrafael cariocasouza jeferson(carlos alberto)philippe coutinhoelton (dodô)

técnicogaúcho

último confrontocampeonato cariocadata: 28/03/2010árbitro: william de souza nerygols: thiago martinelli, 13’/2ºt; dodô, 38’/2ºt; fágner, 44’2°t

No primeiro jogo do treinador Gaúcho, a equipe vasca-ína precisava vencer o clássico para buscar a classi-ficação para as semifinais da Taça Rio. Com muita movi-mentação e os dois times buscando a vitória, o primeiro tempo terminava com chances perdidas, mas com o pla-car sem ser alterado, prevalecendo o 0 a 0. Veio o se-gundo tempo e a necessidade dos três pontos fez com que o Vasco partisse para cima dos tricolores, e logo aos treze minutos o zagueiro Thiago Martinelli marcou de cabeça, abrindo o placar no clássico. Após o gol, os vascaínos administravam a partida, até que no fim do jogo liquidou o adversário. Nos 38 minutos da etapa final o atacante Dodô ampliou a vantagem, e quase no fim, aos 44 minutos o lateral Fagner colocou números finais na partida. Final de jogo, 3 a 0 e a vaga para a semifinal da Taça Rio estava bem mais perto para o time vascaíno.

3 0

mais umatacante éder luís quer

manter o ritmo e marcar seu segundo gol pelo vasco

Page 6: Preliminar #04

“Os dois times estão bem, e quem vai ganhar é o torcedor. Tem

tudo para tremer o Maracanã”washingtonatacante

adversáriode hoje

pela 15ª rodadado brasileirãofluminense

escalaçãoprovávelfernando henriquegumleandro euzébioandré luismarianodiogoconcadiguinhojulio cesaremerson washington

técnicomuricy ramalho

esquema tático3-5-2

colocação no campeonato1º (32pt, 14j, 10v, 2e, 2d)

último jogo3 fluminense0 internacional

contra o vasco:3 vasco0 fluminense(camp. carioca, 2010)

06 r i v a l

Líder isoladoA equipe do Fluminense chegou à

liderança do Campeonato Brasileiro na décima rodada e, desde então, os tricolores não saíram mais do topo da tabela da competição. Com 32 pontos conquistados, o time das Laranjeiras faz a melhor campanha da era dos pontos corridos.

Com o excelente aproveitamento das duas equipes na competição, o atacante tricolor Washington acredita que o torcedor irá assistir a um belo clássico no Maracanã. “Os dois times estão bem, se prepararam muito na parada para a Copa e quem vai ganhar é o torcedor. É um duelo que tem tudo para fazer tremer o Maracanã”, disse o jogador.

Durante a arrancada no Brasileirão, o grande destaque do time tricolor é o meia Darío Conca. O jogador, que já vestiu a camisa vascaína no ano de 2007, vem armando todas as jogadas de ataque do atual líder da competi-ção.

adversário de hoje

de olho neleo fluminense marcou os três gols da vitória sobre o internacio-

nal pelo lado direito do campo, e é por esse lado que o argentino conca joga a maior parte do tempo. confiram os números do jogador no jogo contra o time gaúcho

posse de bola: 01:50 - 54,60% dessa posse pelo lado direito.passes certos: 40 – 47,50% dos passes pelo lado direito.dribles certos: 6 – 66,60% dos dribles pelo lado direito.

números de conca no brasileirão

395 passes certos61 passes errados14 cruzamentos certos

37 cruzamentos errados84 perdas de bola08 assistências

30 dribles certos37 faltas recebidas18 lançamentos certos

ric

ar

do a

yres

/ph

oto

cam

era

buda

men

des/

fer

j

Page 7: Preliminar #04

urante os 112 anos de glórias e histórias do nosso clube passaram muitos jogadores que se torna-

ram ídolos de gerações, ou até mesmo grandes ícones do futebol mundial. Por toda a grandeza do Vasco, entrar em campo com a camisa em homenagem ao aniversário do clube é algo marcante e de grande peso para qualquer atleta. Por isso, nada mais justo que a própria torcida vascaína escolher o jogador ideal do atual elenco para ter essa honra de vestir a camisa número 112 no jogo de hoje contra o Fluminense. Até o final desta edição os jogadores Felipe e Fernando Prass eram os mais lembrados

pela torcida na votação no site oficial do clube, para vestir a camisa em homena-gem ao aniversário do Vasco da Gama.

Para o goleiro Fernando Prass, que irá completar hoje 85 jogos com a camisa vascaína, essa homenagem seria perfeita para o seu companheiro Felipe. Segundo a Muralha da Colina, o camisa 6 já pos-sui muito mais história no clube do que o próprio goleiro.

“Acho que o Felipe é essa pessoa ide-al, por ter participado de uma das fases mais vitoriosas do clube. Não estou nem perto de tudo o que ele conquistou com a camisa vascaína, com certeza o Felipe é um excelente exemplo para todos do

A camisa 112

D

Quem será o jogador escolhido pela torcida para vestir a camisa histórica?

h o m e n a g e m preliminar · 07

de olho neleelenco”, falou o goleiro

O meia Felipe, revelado nas categorias de base do clube, e que já conquistou o Brasileirão duas vezes além da Liberta-dores no centenário do Vasco, retribuiu o carinho do seu companheiro e afirmou ficar contente caso a torcida escolha o goleiro.

“Ele merece ganhar por tudo o que vem fazendo no campeonato, com grandes defesas. Merece ganhar pelo seu bom trabalho. Acabei de chegar aqui e estou liderando com ele pelo o que eu fiz no passado, mas se ele ganhar eu ficarei feliz da mesma forma”, disse o meia.

Page 8: Preliminar #04
Page 9: Preliminar #04
Page 10: Preliminar #04

H I S T Ó R I A

vasco chega aos 112 anos sem nunca esquecer seu passado

O GRAMADO DE SÃO JANUÁRIO ESTÁ UM TAPETE

O nascimento de um

GIGANTE

acima: primeiros remadores da história do vasco

Desde a primeira edição da revista tratamos alguns fatos históricos que marcaram época na história do nosso clube. Hoje, um dia após o aniversário

dos 112 anos de existência do Club de Regatas Vasco da Gama, buscamos contar um pouco a história da criação deste clube que carrega a Cruz de Malta no peito da camisa e nos corações de milhões de torcedores espalhados pelo

Brasil e pelo mundo.

Page 11: Preliminar #04

preliminar · 1 1

O SURGIMENTO DO FUTEBOL

Na década de 1910 o futebol começava a se popularizar na cidade do Rio de Janeiro, com isso os sócios do clube se animaram e buscaram uma união com o Lusitânia F.C. . Porém houve uma resistência do clube, já que seu estatuto só permitia atletas portugueses, ao contrário do Vasco, que surgia para unir “sob a mesma bandeira irmãos de diferentes raças”.

Mas como a Liga Metropolitana de Esportes Atléticos(LMSA), que organizava o futebol carioca, só permitia a participação de clubes que tivessem pelo menos um brasileiro, os clubes firmaram a união em 26 de novembro de 1915.

Com a parceria, o Vasco passava a incluir o futebol nos seus quadros de atividade. A estreia do Vasco da Gama em jogos oficiais foi no dia 3 de maio de 1916, em jogo válido pela terceira divisão da competição. O placar não foi o dos melhores, já que perdeu por 10 a 1 para o Paladino, mas o importante nesta partida foi a estreia do clube no futebol, e a marca do primeiro gol da história do futebol vascaíno. O autor desse gol histórico foi Adão Antônio Brandão, um dos maiores atletas da história do nosso clube, já que foi campeão em várias modalidades esportivas.

A primeira vitória não demorou muito, veio no dia 29 de outubro do mesmo ano, ao vencer o River São Bento por 2 a1. Desde então, nesses 112 anos de glórias e vitórias, o clube se tornou um dos maiores do mundo.

A TRADIÇÃO DO REMO

Com dois meses de existência o clube já contava com 250 sócios, o suficiente para disputar os campeonatos de remo. No dia 7 de novembro, o Vasco solicitou a inscrição oficial na União de Regatas Fluminense. Para iniciar as competições, o clube comprou três barcos, e teve a estreia oficial em 13 de novembro de 1898. A primeira vitória veio no ano seguinte, vencendo o páreo com o nome Vasco da Gama, em homenagem a criação do clube. Após passar por alguns problemas, como a polêmica que terminou com o desligamento do presidente Francisco Gonçalves do Couto Junior, que fundou o C.R.Guanabara, além da tragédia em 1902, quando a baleeira vascaína afundou e matou três remadores. Em 1904 os sócios do clube elegeram o mulato Cândido José de Araújo, fato até então inédito nos clubes esportivos brasileiros. No ano seguinte, o Vasco conquistou seu primeiro título no remo.

Os jovens Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre de Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Sousa Júnior, que remavam todos os finais de semana no C.R. Gragoatá, em Niterói, e moravam no Rio de Janeiro estavam cansados de viajar até o outro lado da Baía de Guanabara para praticar o remo. Por isso, decidiram então fundar um novo clube de regatas na cidade.

A primeira reunião para planejar a fundação de um clube de remo realizou-se no número 80 da Rua Teófilo Otoni. Uma semana depois, no dia 21 de agosto de 1898, houve nova reunião, presidida por Gaspar de Castro. Dessa vez foi fundado o Club de Regatas Vasco da Gama, com um grupo formado por 62 remadores, quase todos portugueses, em uma sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, na Rua

da Saúde 293, que seria a primeira sede social do clube. Nesta ocasião, foi eleito presidente Francisco Gonçalves do Couto Jr. com 41 votos.

No surgimento do Vasco, a ata de Fundação registrava:

“Aos 21 dias do mes de Agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde numero 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como 1o. e Henrique Ferreira como 2o., declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o titulo de Club de Regatas Vasco da Gama (…)”

O INÍCIO

acima: carteirinha de adão antonio brandãoabaixo: primeiros barcos do remo do vasco

Page 12: Preliminar #04

n o t a s12

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo vascaíno.

No sábado (14/08) foi realizada a Copa Cruzmaltina de Associados, em São Januário. A equipe Libertadores 1998 foi a campeã e a Teresa Herrera foi vice. Em seguida, respectivamente, vieram as equipes Mercosul 2000, Cidade de Barcelona 1983, Carioca 1923/1924, Verão Montevidéu 1982 e Brasileiro 1974.

Para participar da segunda edição que acontecerá ainda este ano, entrar em contato com a coordenadora executiva e social, Marta Túlio, pelos telefones: (21) 7811-3604 e 9133-7511.

EQUIPE LIBERTADORES 1998 VENCE A COPA CRUZMALTINA

Vasco, Eletrobras e GE se unem em torno do Projeto Eficiên-cia Energética para preservação do meio ambiente. O primei-ro passo foi dado na última terça-feira com reunião entre os representantes das três instituições.

As instalações elétricas do Vasco incluindo a iluminação do estádio e piscinas por lâmpadas leds – serão adaptadas à nova realidade. Entre as principais vantagens da reforma está a melhoria na qualidade da transmissão dos jogos por TV/HD.

VASCO SE MODERNIZA E GANHA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O atleta Mauro Brasil, da equipe paraolímpica de natação do Vasco, conquistou sua primeira medalha no Mundial Paraolímpico de Natação, disputado em Eindhoven, na Holanda. No revezamento 4x100 livre, o nadador vascaíno ajudou a seleção brasileira na conquista da medalha de prata, com o tempo de 3m53s79, ficando atrás apenas da campeã Austrália que terminou a prova em 3m48s72.

MAURO BRASIL CONQUISTA A PRATA NO MUNDIAL PARAOLÍMPICO DE NATAÇÃO

O remador vascaíno Tiago Braga lutou e chegou às finais dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura na última quarta-feira. Pela primeira vez, o remo brasileiro foi tão longe no torneio. Competindo na categoria skiff simples, Tiago ficou com a quinta colocação da final, com o tempo de 3min27s73.

Apesar de não ter subido ao pódio, o remador melhorou seu resultado com relação à semifinal, quando ficou na sexta colocação.

Esta é a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Internacional. Para participar da competição, os atletas precisam ter entre 14 e 18 anos.

A próxima edição dos jogos ocorrerá em 2014, na cidade chinesa de Nanjing

ATLETA DO VASCO É FINALISTA NO REMO NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

divu

lgaç

ão

/CO

I

Page 13: Preliminar #04

preliminar · 13c o n v o c a d o s

1 - fernando prass 4 - fernando 5 - nilton 6 - felipe

19 - carlos alberto

26 - dedé

8 - rafael carioca 10 - zé roberto 15 - jonathan 18 - jumar

22 - irrazábal 23 - fágner 25 - fumagalli

32 - éder luís 35 - allan 37 - romulo

marque os ícones segundo a legenda:43 - max 50 - tiago

titular

gol

substituição

cartão amarelo

cartão vermelho

Page 14: Preliminar #04

próximos jogos

são paulo, foracruzeiro, casaceará, foraatlético-mg, casapalmeiras, fora

14 jogos05 vitórias05 empates04 derrotas

pontosjogosvitóriasempatesderrotasgols prógols contrasaldo de golsporcentagem de aproveitamento de pontos

pjvedgpgcsg%

campeonatobrasileirotabelaapós 14ªrodada

apr.:46,7%

-01 saldo-14 gols pró-15 gols contra

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

14 t a b e l ã o

as estatísticas do vasco no brasileirão

9º 20 PONTOS

fluminensecorinthiansavaíbotafogocruzeiro cearáinternacionalflamengovascopalmeirassantosguaranisão paulovitóriagrêmioatlético-pratlético-mggoiásprudenteatlético-go

p3228222121212020201918181717151413131209

j1414141414141314141414141314141414141414

v1008060505050605050405040404030404030302

e0204040606060205050703060505060201040603

d0202040303030504040305040505050809070509

gp2324252516101913141621171818171717131511

gc0916221713071811151420201719192626221820

%76.266.752.450.050.050.051.347.647.645.246.242.940.540.535.733.331.o31.035.721.4

sg1408030803030102

-010201

-0301

-01-02-09-09-09-03-09

0102030405060708091011121314151617181920

dedérafael cariocaniltonrômulofagner

5226252212

desarmes

dedéniltonléo gagocarlinhosramon

2115141413

lançamentos

rafael cariocaniltonjonathanfagnernunes

1614121211

faltas recebidas

niltonléo gagoeltonjonathannunes

3225240707

finalizações

fagnerjonathanzé robertorafael cariocanilton

1009090906

dribles

niltonnuneseltonéder luíszé roberto

0302020101

gols

Page 15: Preliminar #04
Page 16: Preliminar #04