Preliminar Botafogo #29

16
Preliminar domingo 26 de agosto de 2012 botafogo x flamengo distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas 29 @preliminar_ facebook.com/preliminar Wagner Meier/AGIF Alvinegra

description

Revista Preliminar Botafogo - Edição 29 - Botafogo x Flamengo - 26/08/2012

Transcript of Preliminar Botafogo #29

Page 1: Preliminar Botafogo #29

Preliminardomingo

26 de agostode 2012

botafogo x flamengo

distribuição gratuita - produto licenciado pelo botafogo de futebol e regatas

29

@preliminar_ facebook.com/preliminar

Wag

ner M

eier

/AG

IF

Alvinegra

Page 2: Preliminar Botafogo #29
Page 3: Preliminar Botafogo #29

8 - CLÁSSICO DA RIVALIDADErelembre momentos históricos de botafogo x flamengo

Saudações alvinegras,

Neste domingo o Botafogo se prepara para mais um clássico contra o Flamengo. E a rivalidade sempre contou com muita provocação e partidas memoráveis. Nesta edição da Preliminar Alvinegra vocês poderão conferir um especial reunindo vários duelos marcantes nos quais o Glorioso levou a melhor, rendendo uma série de gozações aos torcedores rubro-negros.

A partida deste domingo marca o final do primeiro turno do Brasileirão e também será o primeiro embate contra o Flamengo disputado pelo craque holandês Clarence Seedorf. O jogo promete ser bem difícil, já que os adversários podem nos ultrapassar na tabela e se aproximarem das primeiras colocações.

Apesar de contar com vários desfalques, o time de Osvaldo de Oliveira vai para o duelo no Stadium Rio embalado após uma bela vitória contra o Palmeiras e buscando manter o mesmo ritmo para o restante da liga nacional. Caso conquista os três pontos, o Bota poderá ultrapassar o São Paulo e terminar o turno na sexta colocação, com 30 pontos.

EDITORIAL

EXPEDIENTEa revista preliminar alvinegra é publicada por stadium comunicação

sob licença do botafogo de futebol e regatas

BOTAFOGOpresidente: mauricio assumpção

vice-presidente geral: paulo mendesdiretor de marketing: marcelo guimarães

gerente de comunicação: carlo carrioncoordenador de novos projetos: daniel gastaldoni

coordenação editorial: danilo santos e júlio graccoarte: pedro padilha, luisa pedrosa e gabriel assis

foto da capa: agif

STADIUM COMUNICAÇÃOjornalista responsável: gustavo machado drt 7637/pr

redação: bruno rolim e daniel moraes

para anunciar entre em contato com [email protected] - (41) 3082-8783

preliminar 3a p r e s e n t a ç ã o

confira todos os jogos do botafogo no brasileirão 201214 - TABELÃO

7 - O ADVERSÁRIO: FLAMENGO

4 - VENCER É FUNDAMENTALna última partida do primeiro turno do brasileirão botafogo encara o clássico contra o flamengo

12 - MAIS UM DESAFIOseedorf quer a vitória em seu segundo clássico pelo fogão

Wag

ner M

eier

/AG

IF

facebook.com/preliminar

twitter.com/preliminar_

Page 4: Preliminar Botafogo #29

Apesar da vitória por 3 a 1 sobre o

Palmeiras, na última quarta-feira, o

resultado não foi suficiente para que

o Botafogo conseguisse a vaga para

a próxima fase da Copa Sul-Americana. Com isso, a partir

de agora, o Alvinegro volta todas suas atenções para o

Campeonato Brasileiro.

VITÓRIA CONTRA O FLAMENGO PODE APROXIMAR BOTAFOGO DO G4 DO BRASILEIRÃO

brasileirão 2012: 17ª rodada, domingo, 26/08stadium rio, rio de janeiro

arbitragem:pericles bassols pegado cortez (rj-fifa)

assistentes:marco a. santos pessanha (rj)

rodrigo f. henrique correa (rj)

b r a s i l e i r ã o - 1 9 . ª r o d a d a

x

4

Page 5: Preliminar Botafogo #29

VENCER É

Neste domingo, a competição chega à sua metade, e o Stadium Rio receberá um dos maiores clássicos do Brasil: contra o Flamengo, o Bota busca se recuperar da derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, no último fim de semana. Uma vitória recoloca a equipe no caminho certo, na briga por uma vaga no G-4.

O zagueiro Brinner, que atuará no lugar do contundido Antônio Carlos, mostra o espírito alvinegro para o duelo contra os rubro-negros. “Agora é passar a borracha e já focar

no jogo contra o Flamengo. Temos que estar ligados para que nada de ruim aconteça nesse jogo”, afirmou, animado com a chance de começar como titular. “É um clássico que todos querem jogar. O professor optando por mim quero estar bem fisicamente e focado para fazer um grande jogo”, complementou.

O Flamengo atravessa bom momento, com três vitórias nas últimas quatro partidas, e conta com o atacante Vagner Love em excelente fase, tendo marcado cinco

gols neste período. Mas isso não preocupa Brinner, que está animado em enfrentar o centroavante rival. “O Love é um jogador de muita qualidade. Temos que ter o mesmo cuidado que tivemos com o Barcos (na vitória sobre o Palmeiras). Se estivermos bem concentrados, podemos fazer uma boa partida”, explicou.

O goleiro Jefferson tirou uma lição da partida pela Copa Sul-Americana. “A vontade, a garra, a determinação. Temos que aprender que cada jogo

preliminar 5

Wag

ner M

eier

/AG

IF

FUNDAMENTAL

Page 6: Preliminar Botafogo #29

é uma final. Se o Botafogo jogar sempre dessa forma, será muito difícil nos vencer”, garantiu o camisa 1 do Glorioso, recém-convocado pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, que disputará dois amistosos contra África do Sul e China em setembro.

“Estou bastante feliz por essa volta. Nunca tive dúvidas do meu potencial e do trabalho que venho fazendo. Sabia que tinha ficado fora das olimpíadas por conta da idade. Graças a Deus posso voltar agora para fazer u m bom trabalho e ir me afirmando para estar no bolo em 2014”, afirmou a muralha alvinegra, que também se prepara para o confronto contra o Flamengo.

“O clássico em si já tem um sabor especial. É um jogo que todos querem jogar. A gente sai nas ruas e o ambiente é outro. Não vemos a hora de começar o jogo. O pênalti já é passado, temos que fazer outras coisas. Se Deus quiser domingo tem mais”, declarou, citando a cobrança defendida no jogo do título carioca de 2010.

O técnico Oswaldo de Oliveira tem problemas para escalar a equipe: além de Antônio Carlos, o atacante Rafael Marques e o meia Fellype Gabriel também estão lesionados e ficam de fora do clássico. Mas uma coisa é certa: os 11 guerreiros que entrarão em campo com a camisa alvinegra a honrarão durante os 90 minutos, com o apoio da torcida, que empurrará o Glorioso rumo a mais um triunfo.

Na abertura do segundo turno do Brasileirão, o Botafogo enfrenta o São Paulo, no estádio do Morumbi, na próxima quinta-feira.

“Temos que aprender que cada jogo é uma final.

Dessa forma será difícil nos vencer”

jefferson, goleiro

6 · b r a s i l e i r ã o · vencer é fundamental

Sáti

ro S

odré

/AG

IF

Page 7: Preliminar Botafogo #29

adversáriode hoje

pela 19ª rodadado brasileirãoFLAMENGO

escalaçãoprovávelfelipeléo mourawelintongonzálezramoncáceresluiz antoniorenatothomásneguebavagner love

técnicodorival júnior

esquema tático4-4-2

classificação9º (25p, 7v, 4e, 6d)

último jogo1 flamengo0 vasco(brasileiro 2012)

contra o botafogo0 botafogo0 flamengo(carioca 2012)

flamengo busca consolidar a ascensão campeonato brasileiro

Após um início irregular, o Fla-mengo parece ter encontrado o rumo no Campeonato Brasileiro. Após a chegada do técnico Dorival Júnior, que substituiu o demitido Joel Santana, o rendimento subiu – nas últimas quatro partidas, foram três vitórias, incluindo o clássico contra o Vasco. O principal destaque foi o atacante Vagner Love, que marcou os cinco gols rubro-negros nestes jogos.

O objetivo do Flamengo, atualmen-te na nona colocação do Brasileiro, é chegar entre os quatro primeiros, se garantindo na próxima edição da Libertadores. Love espera manter o bom retrospecto em clássicos – em 13 jogos contra rivais pelo Fla, foram sete gols. “Espero ter a chance de marcar contra o

Botafogo também. Não é que eu treine mais, me concentre mais. Entro em todos os jogos com o pensamento de fazer gols, ajudar o time. Mas clássico tem um negócio legal, a provocação das torcidas, dos amigos”, afirmou o centroavante.

Dorival não terá problemas com jogadores suspensos, porém, o meia Renato sentiu dores no joelho direito e dificilmente atuará. Já o atacante Adriano, contratado esta semana, só deve fazer sua estreia em um mês.

Fechar o turno bem

preliminar 7r i v a l

“Clássico tem um negócio legal, a provocação das torcidas, dos amigos”

vagner love, atacante

Mau

rício

Val

/VIP

COM

M

Page 8: Preliminar Botafogo #29

Apesar de Botafogo e Flamengo serem clubes centenários, apenas em 1913 as equipes se enfrentaram pela primeira vez. Isso por conta dos rubro-negros terem começado suas atividades no fute-bol um ano antes. Mas a rivalidade vinha desde o século XIX, com as disputas de remo na Baía de Guanabara.

O primeiro duelo oficial foi realizado em 9 de março de 1913, pelos segundos quadros dos clubes, e o Fogão levou a melhor, vencendo por 3 a 1. Com os joga-dores considerados titulares, o primeiro triunfo também foi alvinegro, por 1 a 0, em General Severiano, no dia 13 de maio do mesmo ano, gol de Mimi Sodré.

Na década de 20, uma sequência cu-riosa: em agosto de 1926, o Bota tomou sua maior goleada no clássico, perdendo por 8 a 1. Mas, no confronto seguinte, em maio de 1927, devolveu, aplicando implacáveis 9 a 2, no resultado mais dilatado da história entre as equipes.

Em 1944, o Botafogo goleou o Flamen-

go por 5 a 2, com um passeio de Heleno de Freitas e companhia, diante de um lotado General Severiano. A vitória foi tão impressionante que, atônitos com a derrota, os jogadores rubro-negros sen-taram no meio de campo, ficando lá até o apito final, durante 14 minutos.

Em 1962, outro duelo histórico: o Fogão precisava vencer o Fla, que só depen-dia de um empate para faturar o título estadual. Mas quem desdenharia de um esquadrão que contava com Manga, Nilton Santos, Garrincha, Amarildo e Zagalo? Maracanã lotado, e o Brasil inteiro assistiu a uma aula de futebol, com dois gols do Anjo de Pernas Tortas e um de Quarentinha. Com o 3 a 0, festa alvinegra e mais um troféu para a galeria do Botafogo. Mas poucos imaginavam o que aconteceria dez anos depois.

O dia: 15 de novembro de 1972, feriado nacional e aniversário do Flamengo. Mas o Maracanã testemunhou uma das maiores vitórias do Botafogo sobre o

rival. Com 15 minutos de jogo, Jairzinho abria o marcador, e outros dois gols do argentino Fischer deram ao Alvinegro uma bela vantagem no primeiro tempo. Quando se esperava uma equipe mais tranquila na etapa complementar, o mas-sacre continuou: Jairzinho marcou mais duas vezes, uma delas de letra.

A torcida do Glorioso gritava “Chega! Chega!”, ironizando o Fla. Mas o golpe final ainda estava por vir, quando o gran-dalhão Ferreti marcou o sexto, fechando o marcador de um dos capítulos mais impressionantes da história do Fogão. Especialmente pelo jejum de títulos, ini-ciado em 1968, o qual os torcedores não imaginavam que fosse durar tanto.

Foram 21 anos sem títulos, incluindo uma sequência horrível de três anos sem nenhuma vitória em clássicos cariocas. No Estadual de 1989, uma sequência insólita de seis empates contra os princi-pais rivais, mas, ao mesmo tempo, uma campanha invicta que deu o título do

h i s t ó r i a

CLÁSSICO

História do Botafogo teve momentos brilhantes em partidas contra o Flamengo

8

RIVALIDADEda

Page 9: Preliminar Botafogo #29

segundo turno para o Botafogo, e a vaga na decisão contra o Flamengo.

O primeiro jogo, para manter o cos-tume, terminou empatado sem gols. O jogo final aconteceu no dia 21 de junho, e o Fla, contando com a geração de Zico, começou pressionando. Mas, mesmo com a superioridade rubro-negra, a torcida alvinegra sentia que o destino reservava alguma coisa especial para o Fogão: aos 21 minutos do segundo tempo, Mazolinha cruzou e Maurício finalizou. No primeiro arremate a gol do Bota, o gol do título, que deu fim ao jejum de conquistas – nada melhor do que uma vitória contra o Fla-mengo para finalizar a campanha invicta. Como você pode perceber, o número 21 foi citado três vezes na história deste jogo – mais um elemento da já famosa super-stição de todo torcedor do Glorioso.

Pois bem, 21 anos depois, outro capítulo escrito pelos pés alvinegros. Nos Ca-riocas de 2007, 2008 e 2009, o Botafogo foi três vezes vice-campeão carioca, todas elas caindo diante do Flamengo na decisão.

Em 2010, o Fogão era tido como azarão pela imprensa do estado, mas deu a volta com estilo: conquistou a Taça Guanabara e chegou à decisão da Taça Rio, contra o mesmo Flamengo.

Uma vitória alvinegra daria o título por antecipação, e Herrera abriu o marcador no primeiro tempo. Após o empate rubro-negro, a tensão tomou conta dos mais de 60 mil torcedores presentes no Maracanã. Até que o Botafogo tem um pênalti a seu favor.

O uruguaio Loco Abreu foi para a bola, diante do goleiro Bruno, famoso por defender penalidades. O atacante cobrou de forma absolutamente desconcertante, com uma cavadinha que tocou no travessão e entrou no gol, deixando o arqueiro rubro-negro sentado no chão. 2 a 1 Bota, e a festa parecia garantida, quando o Fla teve um pênalti para cobrar. Mas Jeffer-son defendeu a cobrança de Adriano, soltando o grito de campeão da gar-ganta alvinegra. O azarão, assim, se tornou o campeão.

preliminar 9

Ric

ardo

Ram

os/A

GIF

CAVADINHA DE LOCO ABREU NA FINAL DO CARIOCA 2010 ENTROU PARA A HISTÓRIA DO CLÁSSICO

Page 10: Preliminar Botafogo #29
Page 11: Preliminar Botafogo #29
Page 12: Preliminar Botafogo #29

Os 20 anos de carreira nos maiores clubes do mundo tornaram a disputa de um clássico algo praticamente comum para Seedorf, mas o craque não consegue esconder a expectativa que sente às vésperas do confronto com o Flamengo, marcado para as 16h deste domingo, no Stadium Rio, seu primeiro com a camisa alvinegra.

“É o primeiro Botafogo e Flamengo para mim, então estou curioso para saber como será. São dois times que estão com um bom ambiente, e esperamos um jogo equilibrado”, disse Seedorf, que acredita muito na motivação dos companheiros.

“A tensão costuma vir de fora para dentro. Nesses jogos procuramos segurar um pouco a tensão porque não precisamos de motivação, todos já estão ligados. Estou com muita curiosidade de ver como será esse am-biente no jogo de domingo”, confes-sou o meia.

Cada vez mais adaptado ao futebol

brasileiro, o camisa 10 vem crescendo de produção e sendo peça fundamen-tal nas últimas atuações do Glorioso. As dificuldades de encarar o novo país, no entanto, nunca passaram pela cabeça do craque.

“É uma mentalidade diferente. Não estou olhando as dificuldades, mas a oportunidade de aprender coisas novas. São outros campos, outros jogadores, outra maneira de ver o futebol, também. Mas estou me divertindo com a nova experiência. Nunca coloquei na cabeça que seria uma coisa difícil. Estou feliz em todos os aspectos, dentro e fora de campo”, revelou.

O crescimento técnico e físico de Seedorf contrasta com a desgastante maratona de jogos que a equipe vem encarando nas últimas semanas. Apesar do cansaço gerado pela quan-tidade de compromissos, o camisa 10 não acredita que o Alvinegro entre em desvantagem no clássico deste

domingo. “Vantagem física pode ser, mas

acabando o jogo como acabamos na última quarta-feira (3 a 1 sobre o Palmeiras, pela Sul-Americana) nos deu muita moral, apesar da elimina-ção. Isso nos deu força para enfrentar o Flamengo, que também está em bom momento. Vamos ver como o aspecto psicológico influenciará os dois lados. Fisicamente, no final a diferença será pouca”, garantiu o apoiador, que já fez três gols em oito jogos pelo Glorioso.

Admirador da torcida alvinegra, Seedorf fez questão de lembrar que o apoio das arquibancadas é essencial. Para o camisa 10, o Botafogo está longe de crises, mas precisa do torcedor para alcançar seus objetivos na temporada.

“O torcedor não precisa esperar resultados para apoiar o time. Tem que apoiar também nos momentos difíceis, o que não é exatamente o nosso caso. Estamos em sétimo e lutando por obje-tivos importantes”, encerrou o craque.

e n t r e v i s t a

DESAFIOMAIS UM

12

Seedorf espera sair vitorioso de seu segundo clássico

Wag

ner M

eier

/AG

IF

Page 13: Preliminar Botafogo #29

n o t a s

Vôlei de Praia

A dupla do Botafogo Júlia Moura e Juliana Franco conquistou a medalha de prata na 6ª Etapa do Campeonato Estadual Sub-15 de Vôlei de Praia Feminino, disputado na Praia do Flamengo.

No torneio, que contou com a participação de nove duplas, as alvinegras obtiveram duas vitórias na fase classificatória e derrotaram a dupla Bia Franklin e Carol Dealtry na semifinal. Na final, derrota por 2x1 para a dupla Duda Soares e Júlia Parada, líderes do ranking.

Esta é a terceira etapa que a dupla alvinegra disputa, tendo obtido uma medalha de bronze e um quarto lugar.

Remo

O Botafogo vive um momento especial no remo. Depois de enviar os seus atletas Anderson Nocetti (Brasil) e Gabriela Mosqueira (Paraguai) para os Jogos de Londres, o clube contratu Milka Kraljev, da Argentina, que também esteve nas Olimpíadas. A atleta se apresentou ao longo da última semana, treinou e estreou nas Regatas na manhã deste domingo.

O Botafogo está em 2º lugar no Campeonato Estadual de Remo e segue firme na briga pelo título para encerrar um longo jejum.

Vôlei de quadra

Subir ao topo do pódio era nada mais que uma rotina para Ana Richa ao longo dos 30 anos em que jogou voleibol. Uma das maiores atletas da história do voleibol alvinegro e da seleção brasileira, com duas Olimpíadas no currículo, Ana Richa reforça a teoria de que um bom filho à casa torna. Ela é a mais nova técnica do vôlei feminino do Botafogo, após iniciar e encerrar sua carreira como jogadora no Alvinegro.

“Trabalhar com vôlei e dentro do meu clube do coração não podia ser melhor. Vim para acrescentar. Trazer meus princípios. Joguei volei durante 30 anos. Esse resgate desses valores e tradições do vôlei do Botafogo é fundamental. Estou bem feliz de estar aqui”, comentou Ana Richa.

Pólo Aquático

O coordenador técnico do Botafogo, Angelo Coelho, segue orgulhando o clube no comando da Seleção Brasileira Júnior de pólo aquático. O técnico alvinegro liderou a equipe na conquista do Pan-Americano (Copa Uana) ao derrotar os Estados Unidos por 10 a 7, em Montreal, Canadá. As parciais foram de BRA 1 x 2 EUA / 5 x 2 / 2 x 2 / 2 x 1. O campeonato, para atletas nascidos em a partir de 1993, contou com 10 seleções.

“Fico muito contente por termos um profissional tão qualificado e competente à frente da nossa equipe de pólo aquático”, comemorou Luiz Claudio Fetterman Guimarães (Ique), Diretor de Pólo Aquático do Botafogo.

notícias rápidas sobre tudo o que acontece no mundo alvinegro.

13

Page 14: Preliminar Botafogo #29

14 t a b e l ã o

confira todos os jogos do botafogo no brasileirão

18 jogos08 vitórias03 empate07 derrotas

apr.:50,0%

06 saldo-30 gols pró-24 gols contra

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

7º 27 PONTOS

PRÓXIMOS JOGOS DO BOTAFOGO

pontosjogosvitóriasempatesderrotasgols prógols contrasaldo de golsporcentagem de aproveitamento de pontos

pjvedgpgcsg%

campeonatobrasileirotabelaapós 18ªrodada

libertadores pré-libertadores sul-americana zona neutra rebaixamento

Atlético-MGFluminenseVascoGrêmioInternacionalSão PauloBotafogoCruzeiroFlamengoCorinthiansNáuticoSantosPortuguesaPonte PretaCoritibaPalmeirasBahiaAtlético-GOSportFigueirense

p4239353431282727252423232220191616151411

j1718181818181818171818181818181818181818

v1311101108090808070607050505050403030302

e0306050107010303040602080705040407060505

d0101030603080707060609050608091008091011

gp3129242822273022211924211619301714191315

gc1110151614232425221829221925342123322632

%82.472.264.863.057.451.950.050.049.044.442.642.640.737.035.229.629.627.825.920.4

sg20190912080406

-03-0101

-05-01-03-06-04-04-09-13-13-17

0102030405060708091011121314151617181920

25/08/2012 - vasco x fluminense25/08/2012 - palmeiras x santos25/08/2012 - ponte preta x portuguesa26/08/2012 - botafogo x flamengo26/08/2012 - corinthians x são paulo26/08/2012 - internacional x grêmio26/08/2012 - figueirense x coritiba26/08/2012 - cruzeiro x atlético-mg26/08/2012 - sport x náutico26/08/2012 - bahia x atlético-go

JOGOS DA 19ª RODADA

29/08/2012

x

02/09/2012

x

05/09/2012

x

09/09/2012

x

12/09/2012

x

16/09/2012

x

Page 15: Preliminar Botafogo #29

PRÓXIMOS JOGOS DO BOTAFOGO

Page 16: Preliminar Botafogo #29