Preparo Das Soluções

3
MOURA, M. T. O. P. Preparo de Soluções. UFG: Goiânia, 2015. Encontrado em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsXIAD/relatorio-quimica- preparo-solucoes . Acesso em: 12/06/2015. Introdução Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções . Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal . Essas soluções são chamadas soluções aquosas. Objetivo Aprender métodos de preparação de diferentes tipos de soluções de uso comum em laboratórios. Materiais e reagentes 1. Balança 2. Balões volumétricos de 1000mL 3. Vidro de relógio 4. Espátula 5. Béquer de 250mL 6. Funil de vidro 7. Bastão de vidro 8. Água destilada 9. Cloreto de sódio P.A. Procedimento Ao entrarmos no laboratório fizemos os cálculos dos solutos e solução. Só então demos início à prática. Preparo de Soluções Solução 3 : Foram pesados 10 g de NaCl na balança dentro de um vidro relógio. Logo após foi transferido para o béquer e adicionado por volta de 20 mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré-

description

relatório de preparo de soluções

Transcript of Preparo Das Soluções

MOURA, M. T. O. P. Preparo de Solues. UFG: Goinia, 2015. Encontrado em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsXIAD/relatorio-quimica-preparo-solucoes. Acesso em: 12/06/2015.

IntroduoNa natureza, raramente encontramos substncias puras. O mundo constitudo por sistemas formados por mais de uma substncia: as misturas. s misturas homogneas d-se o nome de solues. Logo, podemos dizer que, solues so misturas de duas ou mais substncias que apresentam aspecto uniforme.Nos laboratrios, nas indstrias e no nosso dia-a-dia, as solues de slidos em lquidos so as mais comuns. Um exemplo muito conhecido o soro fisiolgico (gua + NaCl). Nesses tipos de solues, a gua o solvente mais utilizado (No importa se na soluo existir mais de um solvente. Se a gua estiver presente, ela ser o solvente da soluo, independente de sua quantidade), sendo conhecida por solvente universal. Essas solues so chamadas solues aquosas.

ObjetivoAprender mtodos de preparao de diferentes tipos de solues de uso comum em laboratrios.

Materiais e reagentes1. Balana2. Bales volumtricos de 1000mL3. Vidro de relgio4. Esptula5. Bquer de 250mL6. Funil de vidro7. Basto de vidro8. gua destilada9. Cloreto de sdio P.A.

ProcedimentoAo entrarmos no laboratrio fizemos os clculos dos solutos e soluo. S ento demos incio prtica.

Preparo de SoluesSoluo 3: Foram pesados 10 g de NaCl na balana dentro de um vidro relgio. Logo aps foi transferido para o bquer e adicionado por volta de 20 mL de gua para a diluio do soluto, ento foram colocados a pr-soluo de 20 ml no balo volumtrico e acrescentado a massa de gua para completar a soluo de 50 g, ento a mesma foi homogeneizada.

Resultados e Discusses1. Preparo de soluesSoluo 3Aps ter sido calculado a massa necessria de NaCl (como mostra a conta abaixo), foram pesados 10 g de NaCl na balana dentro de um vidro relgio. Logo aps foi transferido para o bquer e adicionado por volta de 20 mL de gua para a diluio do soluto, ento foram colocados a pr soluo de 20 ml no balo volumtrico e acrescentado a massa de gua para completar a soluo (calculo mostrado abaixo tambm) e foi adicionado gua at a soluo ter 50 g,e ento a mesma foi homogeneizada.10 g de NaCL 100 mL de soluox 50 mL de soluox = g de NaOHmsolvente(g) = msoluo(g) - msoluto(g) msolvente = 50,0 5,0msolvente = 45.0 g de guaA soluo obtida apresentava colorao transparente.

Tabela 1. Concentrao das solues preparadasSoluoMassa (g)SoluesConcentrao

35,050,0 g10% p/p

Concluso Depois de fazer todos os clculos, produzir todas as solues, o objetivo da prtica foi alcanado. As solues foram feitas conforme os clculos e as tcnicas ensinadas teoricamente. Os materiais estavam em boas condies e havia tudo que era necessrio para a prtica. A prtica foi totalmente produtiva.

Referncias bibliogrficasUSBERCO, Joo e SALVADOR, Edgard. Qumica, volume nico. So Paulo: Saraiva, 2002.ATKINS, Peter e JONES, Loretta. Princpios de Qumica, 3 edio. Porto Alegre: Bookman, 2006.KOTZ, J.C. e TREICHEL Jr.,P., Qumica e reaes qumicas, Volume 1, 3 edio. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1998.