Presença Setembro 2012

16

description

Informativo do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul

Transcript of Presença Setembro 2012

Page 1: Presença Setembro 2012
Page 2: Presença Setembro 2012

VISITE O SINPRO

LIGUE PARA O SINPRO

ENVIE SEU E-MAIL

ACESSE O SITE

CONHEÇA A EQUIPE

DETALHES TÉCNICOS

Presença - Setembro/2012

Publicação do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul Sinpro/Caxias

Endereço:Av. Júlio de Castilhos, n° 81Salas 901/902 - Ed. Village AvenidaBairro Nossa Senhora de Lourdes

Fone: (54) 3228.6763

Fax: (54) 3222.0734

[email protected]

www.sinprocaxias.com.br

Coordenação:Secretaria de Comunicação do SinproCoordenadora: Olga Neri de Campos LimaEdição: VOXMIDIAJornalista responsável: Rose Brogliato - MTB11004/RSRevisão: Lisiane Zago - MTB 12375/RSColunista:Paulo Luiz Zugno

Tiragem: 1.400 exemplares Impressão: Gráfica MurialdoPapel reciclado

EXPEDIENTEPÓ DE GIZ

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

Editorial

O que você querpara a sua cidade?

Mais uma vez, os brasileiros têm a oportunidade de escolher os governantes dos municípios, exercendo seu direito de cidada-nia. A democracia é recente no Brasil e por isso convivemos com muitas distorções, desde candidatos que utilizam meios inadequa-dos para se sobressair até uma generalizada apatia em relação às questões político-eleitorais. Ainda assim, as eleições municipais devem ser valorizadas e comemoradas, pois o Brasil está vivendo o maior período de estabilidade democrática de sua história. A construção da democracia é um processo contínuo e essencial para o desenvolvimento humano e sustentável.

Nesta edição, trazemos as propostas que os candidatos a prefeito de Caxias do Sul estão divulgando para a área da edu-cação e apresentamos uma pesquisa sobre o envolvimento dos professores com as eleições.

Acompanhe também no Presença que está em suas mãos as ações que o sindicato preparou para comemorar o Dia do Pro-fessor.

A Diretoria

APRESENTAÇÃO2

Page 3: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

3CATEGORIA INFORMAÇÕES

CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO

Dia de pensar a profissão

REFLEXÃO

O Dia do Professor vem aí e o Sinpro/Caxias desenvolve várias atividades relacionadas à data. Os vales-jantar e livro e o espetáculo Pouca Vogal permitem a comemoração e a integração. Porém, a data é realmente importante como uma oportunidade de reflexão sobre a profissão de professor. Neste sentido, o Sinpro/Caxias vai divulgar, como tem feito nos últimos anos, a necessidade de valorizar o professor para garantir uma educação de qualidade. Aguarde e acompanhe pelo site e redes sociais.

IMAGENS DIVULGAÇÃO

Pausa para homenagear você

Em homenagem ao Dia do Professor, o Sinpro/Caxias está entregando aos

professores e professoras um VALE-JANTAR ou um VALE-LIVRO.

O vale-jantar pode ser usufruído entre 15 de outubro e 5 de dezembro,

em um dos seguintes restaurantes: Belgrano Pizzeria, Casa Di Paolo

e Puerto Del Toro.O vale-livro pode ser utilizado

entre 5 de outubro e 5 de dezembro, na livraria Do Arco da Velha.

Convide o seu colega para se associar, ele também poderá ganhar o vale e ir

com você escolher o livro ou jantar. Retire o seu vale pessoalmente,

na sede do sindicato.

DIA DO PROFESSOR

?

Professor sindicalizado:vantagem com certezaA sindicalização é um ato de muita importância. Ao sindica-lizar-se, o professor(a) amplia a representação da categoria, fortalecendo o sindicato para lutar pela manutenção das con-quistas, ampliação dos direitos e por melhores condições de trabalho e vida para todos. Participe, sindicalize-se. Junto com seus colegas, vamos trabalhar ainda mais pela qualidade de ensino e pela nossa valorização profissional.Professor associado ao Sinpro/Caxias tem direito a:• acesso a Biblioteca e Videoteca;• desconto de 50% no transporte coletivo urbano (Visate);• convênios em comércio e serviços; • gratuidade ou desconto em eventos ;• assistência jurídico-trabalhista, cível e previdenciária.A ficha de sindicalização pode ser obtida na sede do sindicato, com integrantes da diretoria ou no item “Ficha de Sindicalização” em www.sinprocaxias.com.br. Preencha, assine e entregue na sede do Sinpro/Caxias. Se você já é associado, convide o seu colega.

Page 4: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

4ELEIÇÕES

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO

Planos para a educaçãoEm ano eleitoral, ela é o

centro das atenções. Geralmente apresentada nas pesquisas como terceira ou quarta prioridade da população (após saúde, segurança e mobilidade), a EDUCAÇÃO é bandeira dos candidatos.

O Presença traz aqui as propostas que os candidatos de Caxias do Sul já estão divulgando sobre a área, com endereços de onde os professores podem buscar mais informações e acompanhar as campanhas.

Considerando que o papel aceita tudo e que nem tudo o que é escrito realmente se realiza, é necessário também avaliar a história de cada candidato, o que ele está propondo para as outras áreas, se ele ou seus parceiros políticos cumpriram o que prometeram em outras gestões e com quem cada um se alia. Afinal, neste contexto, sempre vale a pena lembrar Berthold Brecht:

O pior analfabetoÉ o analfabeto político,Ele não ouve, não fala,nem participa dos acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida,o preço do feijão, do peixe, da farinha,do aluguel, do sapato e do remédiodependem das decisões políticas.O analfabeto políticoé tão burro que se orgulhae estufa o peito dizendoque odeia a política.Não sabe o imbecil que,da sua ignorância políticanasce a prostituta, o menor abandonado,e o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista,pilantra, corrupto e o lacaiodas empresas nacionais e multinacionais.

Consolidar os princípios de uma ESCOLA PÚBLI-CA DE QUALIDADE PARA TODOS é a nossa principal meta. Qualidade em Educação é resul-tado de:• acesso, permanência e sucesso escolar;• Gestão Participativa, em que a comunidadeescolar se sente responsável pela aprendizagem; • ampliação da jornada escolar diária;• formação continuada dos professores; • avaliação da aprendizagem dos alunos;• respeito à diversidade e à pluralidade cultural.EDUCAÇÃO INFANTILUniversalizar o atendimento da pré-escola (04 e 05 anos), até 2016.EJA E EDUCAÇÃO PROFISSIONALManter a Educação de Jovens e Adultos no turno da noite nas Escolas Municipais e criar o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Municipal, com funcionamento diurno.EDUCAÇÃO ESPECIALFortalecer a Política de Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, procurando garantir o suporte à aprendizagem na escola.AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR E QUA-LIFICAÇÃO DE ESPAÇOS, RECURSOS E SERVI-ÇOS ESCOLARESImplantar nas Escolas Municipais, de forma contí-nua e progressiva, o Tempo Integral, a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a me-lhoria da aprendizagem.QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DAS ESCOLAS E DA REDE MUNICIPAL DE ENSINOAmpliar a rede informatizada e o banco de dados (internet e intranet) envolvendo toda a Rede Mu-nicipal para permitir a comunicação entre escolas e destas com as diferentes Secretarias.QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DAS ESCOLAS E DA REDE MUNICIPAL DE ENSINOManter o pagamento do Piso Nacional aos profes-sores municipais e continuar garantindo o máximo de 2/3 da carga horária dos docentes na interven-ção direta com os alunos.

Garantir acesso, qualidade e permanência dos es-tudantes na rede de educação pública municipal. Formação e valorização dos profissionais da edu-cação. Gestão Democrática.EDUCAÇÃO INFANTIL • Priorizar e agilizar a construção (com mobiliário) de escolas infantis, pelo programa pró-infância do governo federal. EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL• Ampliar a rede educacional para cumprir a obri-gação legal de até 2016 universalizar o atendimen-to escolar a toda a população acima de 04 anos.• Construção de novas escolas municipais nas re-giões onde há falta de vagas. • Construção de áreas cobertas nas escolas muni-cipais para recreação e lazer.• Escolas integradas por rede digital de alta capa-cidadeEJA PROFISSIONALIZANTEArticular o EJA mediante um projeto pedagógico com o mundo do trabalho e com a inclusão só-ciodigital.COMBATE AO ANALFABETISMOLuz das Letras: Desenvolver programa de alfabe-tização de jovens e adultos, utilizando o computa-dor como uma das ferramentas, visando à inclusão social e digital.EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE• Ofertar atendimento psicossocial nas escolas às crianças com deficiência.• Qualificar os monitores para melhorar o proces-so de aprendizagem dos deficientes.• Preparar a escola para valorizar a diversidade e aprender com ela.GESTÃO DEMOCRÁTICA• Fortalecer o papel dos conselhos escolares.• Fortalecer os mecanismos de avaliação institu-cional das escolas.VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO• Estabelecer programas de formação continuada aos profissionais da educação.- Desenvolver ações concretas para a instalação da UFRGS em Caxias do Sul, doando a área para a instalação da universidade.

Citamos a primeira proposta de cada item.Veja o plano de governo na íntegra e acompanhe a campanha de Alceu pelo site www.alceuprefeito12.com.br

Nem todos os itens estão completos. Veja o plano de governo na íntegra e acompanhe a campanha de Assis pelo site www.assismelo65.com.br

FOTO JÚLIO SOARES

ALCEU BARBOSA ASSIS MELO

FOTO LUIZ CHAVES

Page 5: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

5ELEIÇÕES PROPOSTAS PARA

A EDUCAÇÃO

• Educação pública e de qualidade a todas as crianças e adolescentes, atendendo desde a Primeira Infância até a juventude, priorizando também, a Educação Infantil.

• Valorização dos profissionais da educação. Implementação do plano de carreira dos pro-fessores municipais e demais servidores.

• Fornecimento do kit material escolar para todas(os) estudantes da rede pública.

• Reforma das escolas com problemas de infra-estrutura.

• Ampliação do número de salas de aula e construção de novas escolas municipais.

• Laboratórios de informática, salas lúdicas, bibliotecas e um computador por aluno em todas as escolas.

• Adaptar todas as escolas com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Reduzir significativamente a falta de vagas em escolas infantis, evitando novas ações do Ministério Público e Defensoria contra o mu-nicípio.

LUIS FERNANDO POSSAMAI

• Implantar, nas quatro regiões da cidade, os CEUs – Centros Educacionais Integrados – complexos com atividades educativas, esportivas e culturais. O CEU oferece acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, atendendo especialmente crianças e jovens no tur-no inverso ao da escola. Será um espaço público múltiplo aberto à comunidade, inclusive nos finais de semana. • Mais Educação: Ofertar novas atividades educa-cionais com ações culturais, educativas, esporti-vas, de educação ambiental, educação em direitos humanos, e de lazer, na escola ou em local próxi-mo, no turno contrário ao da escola.• Creches – Criação de 1000 vagas/ano para Edu-cação Infantil. • Efetivar os profissionais da Educação Infantil. • Equipar as escolas com quadra de esportes fe-chada, laboratório de informática e de ciências, biblioteca, acessibilidade e outros.• Informatizar as escolas, sua administração e se-tor de documentação escolar.• Dotar a escola de profissionais para promover a inclusão e prevenir a violência.• Construir uma relação democrática, baseada no diálogo, respeitando os critérios estabelecidos pela rede.• Cumprir a lei da autonomia financeira das es-colas, revendo os percentuais definidos para cada item.• Implantar atividades relacionadas à agricultura e agropecuária nas escolas do meio rural. • Reestruturar o Programa Vinculação, buscando o atendimento dos profissionais da saúde.• Ampliar e qualificar a oferta de EJA (Educação de Jovens e Adultos).• Construir conjuntamente com os professores e funcionários o Plano de Carreira para os Profissio-nais da Educação.• Implementar a doação do uniforme escolar para alunos da rede municipal de ensino.• Lutar para a implantação da extensão da Univer-sidade Federal, pela conclusão das obras no Insti-tuto Técnico Federal (IFET), e pela recuperação da Uergs.

MARCOS DANELUZ

Dar um salto de qualidade na Educação e elevar o nível de escolaridade média da população, ba-seado em um sistema eficiente e orientado para resultados. PROGRAMA TOTAL DE EDUCAÇÃO (PET)A escola deverá ser um espaço atrativo para a con-vivência dos professores, dos alunos e da família, estimulando aprendizagens significativas para a vida do futuro cidadão caxiense. Esse espaço deve ser diferenciado e o lugar mais bonito e agradável da cidade. Além da educação formal a escola deve contem-plar outros programas, tais como:a) Educando para a Saúde (Saúde Preventiva e não Curativa – Nova Geração);b) Educando para a Segurança (A Escola deve ser o lugar mais seguro da Cidade);c) Educando para o Esporte, Cultura e Lazer (A Escola deve ser o lugar mais saudável da Cidade);d) Educando para o Meio ambiente (A Escola deve ser um dos lugares mais sustentáveis da Cidade);e) Educando a Família.EDUCAÇÃO INFANTIL•Eliminar a defasagem de vagas na educação infan-til. Inicialmente, adequar a infraestrutura atual das escolas, ampliando o número de salas para aten-der à demanda necessária.EDUCAÇÃO ESPECIAL• Universalizar, para a população de 4 a 17, anos o atendimento escolar aos estudantes com neces-sidades especiais.- Parcerias com instituições de ensino estaduais e federais- Projetos de educação diferenciados- Programa de incentivo à Educação EscoteiraPROGRAMA DE VALORIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MUNICIPAIS• Avaliar o desempenho do aluno e do professor, através de programas específicos, para corrigir possíveis falhas.• Valorizar os professores, incentivando-os para a atualização e capacitação.

MILTON CORLATTI

Veja o plano de governo na íntegra e acompanhe a campanha de Possamai pelo site www.possamai50.com.br

Nem todos os itens estão completos. Veja o plano de governo na íntegra e acompanhe a campanha de Corlatti pelo site www.corlattiprefeito.com.br

Nem todos os itens estão completos. Veja o plano de governo na íntegra e acompanhe a campanha de Daneluz pelo site www.daneluzprefeito13.com.br

FOTO RUBEM PIRES FOTO JANETE KRIGER FOTO STUDIO 7

Page 6: Presença Setembro 2012

6 MOVIMENTOS PNE

MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃOPressão social derruba recurso e PNE segue direto para o Senado

O ano 2012 tem sido de grandes con-quistas para a sociedade brasileira e as en-tidades nacionais de educação. A sanção da Lei das Cotas, a aprovação na Comis-são Especial da Câmara dos Deputados da destinação de 10% do Produto Inter-no Bruto (PIB) para a educação, dentro do Projeto de Lei 8035/2010 que cria o novo Plano Nacional de Educação, e ago-ra a derrubada do recurso 162/2012, que adiava a tramitação do referido PL – le-vando a discussão ao Plenário.

A derrubada do recurso se deu após intensa mobilização social, que assinou Petição Pública contra a medida e parti-cipou de movimentos por e-mail e pelo Twitter solicitando aos Deputados, que haviam assinado o recurso, a retirarem suas assinaturas, em requerimento cole-tivo. Na terça-feira, 04/09, o movimento

reuniu 49 adesões e com isso derrubou o recurso.

Para a secretária de Assuntos Edu-cacionais da CONTEE, Adércia Hostin, prevalece “a sensação de alívio pelo de-ver cumprido”. De acordo com a dirigen-te, é preciso destacar que todo o proces-so de luta em torno do novo PNE teve grande consistência e embasamento de dados técnicos que sustentam a Meta 20, que estipula a aplicação de 10% do PIB para a educação em até 10 anos.

Não há mais prazo para um novo re-curso e agora o Projeto de Lei segue para apreciação no Senado Federal. O tema só voltará à Câmara se for modificado no Senado. Segundo Adércia, “é preci-so continuarmos organizados e manter-mos a pressão social para a batalha, que continua agora no Senado, com a mesma

responsabilidade. Vamos travar uma luta coerente para avançarmos e transfor-marmos a educação em nosso País”.

O coordenador da Campanha Nacio-nal pelo Direito à Educação, Daniel Cara, prevê que a luta no Senado Federal será difícil, pelo caráter conservador da Casa. Segundo ele, “o principal foco deve ser o debate sobre as fontes de recurso para o Plano”. Cara ressalta que a questão das fontes de financiamento da educação foi tratada em diversas audiências, quando da tramitação do Projeto na Comissão Especial, apontando opções viáveis para a manutenção da meta de 10% do PIB para o setor. “Temos recursos para apli-carmos até 15% do PIB na educação”, afirma. O prazo de tramitação do Projeto no Senado Federal deverá ser divulgado nos próximos dias.

O governo decidiu jogar para o Con-gresso a responsabilidade de garantir o cum-primento da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educa-ção, prevista no Plano Nacional de Educa-ção (PNE), que direciona as políticas para a área nos próximos 10 anos. A única saída, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é direcionar 100% dos royalties do petróleo ainda não divididos, incluindo os do pré-sal, e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para investimentos em educação, propostas que tramitam no Congresso.

“No Orçamento, o dinheiro só entra se tiver definida uma fonte. Como dificilmen-te o Congresso vai aprovar aumento de im-

postos para poder garantir esse aumento de recursos para a educação e, como não temos margem para tirar de outras áreas, o melhor caminho é encontrar uma fonte viável e que aumente cada vez mais a receita. O gover-no só vê uma fonte que realmente viabilize essa trajetória: os royalties do petróleo e do pré-sal, não daquilo que já foi dividido, e pelo menos metade do fundo de partilha, para fi-nanciar a educação”, disse ele, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff e entidades estudantis.

Segundo Mercadante, o governo vai mobilizar a base aliada para aprovar as duas propostas e discutir a questão com governa-dores e prefeitos de municípios que recebem ou receberão dinheiro do petróleo. “Vamos defender com bastante convicção que todos os royalties do petróleo e pelo menos me-tade do Fundo Social do Pré-Sal sejam cana-lizados para a educação em todos os níveis. Vamos dialogar com governadores, prefeitos, com as lideranças partidárias. Eu não sou mais líder do governo, mas vou atuar quase como um nessa questão. Vou me empenhar muito para aprovar a proposta”, disse.

Aprovado em julho por uma comissão especial, o PNE já previa os investimentos do pré-sal em educação, mas só agora a vincula-

ção dos recursos ganhou apoio explícito do governo. O requerimento que a base gover-nista apresentou para que o texto passe pelo plenário da Câmara antes de seguir para o Senado, foi, segundo Mercadante, uma ten-tativa de garantir o debate sobre as fontes de recursos para cumprir as metas do plano.

De acordo com o ministro, não ha-verá tentativas de reduzir o percentual de investimentos para menos de 10% do PIB. “O debate que o governo quer é este: quais são as fontes, de que lugar virá o dinheiro, porque senão estamos aprovando metas que não têm como se viabilizar. Queremos que os 10% sejam uma referência, mas não basta definir uma meta se não tem os instrumen-tos”, disse.

Mesmo sem a conta oficial de quanto dinheiro a exploração do petróleo da cama-da pré-sal deve render ao país, Mercadante calcula que o volume será suficiente para in-crementar radicalmente os investimentos em educação feitos pelo país. “Se as reservas são o que elas prometem ser e o preço do petró-leo continuar evoluindo historicamente, tere-mos recursos muito importantes para mudar definitivamente a educação”, avaliou.

Com informações de Agência Brasil

Governo defende que os royalties do petróleo sejam para a educação

Page 7: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

7

Essa foi a terceira pesquisa da série (iniciada em 2001) e, pela pri-meira vez, os docentes aparecem no topo da lista. No levantamento ante-rior, feito em 2007, as mães eram a figura mais lembrada nesse quesito. Elas apareciam com 49% das indi-cações, ante 33% dos professores. Dessa vez, tiveram dois pontos per-centuais a menos que eles: 43%.

“Isso mostra a crescente im-portância da escola frente ao papel dos pais, que muitas vezes não con-seguem dar esse exemplo”, afirma Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro. “Logo, se tem esse status de influenciador, o professor precisa ser letrado, gostar de ler.”

Por outro lado, a pesquisa tam-

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em agosto que a primeira edição da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente será em 2013, provavelmente em setembro. A intenção do governo é aplicar uma prova única para sele-cionar professores para as redes de ensino de todo o país.

A partir dos resultados, os municípios e estados que aderirem ao exame poderão selecionar os profissionais a partir do banco de classificados que será criado com os resultados, sem a necessidade de organizar seus próprios concursos.

A ideia surgiu ainda em 2010. A primeira edição será voltada à se-leção de professores para atuar nos primeiros anos do ensino funda-mental. De acordo com o presiden-te do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, o pré-teste do exame já foi feito e o banco de itens que comporão a prova está pronto.

O Ministério da Educação estima que os resultados serão aproveitados principalmente por municípios menores, que têm difi-culdades técnicas e financeiras de realizar concursos públicos.

Fonte: Agência Brasil

Professores influenciam o hábito da leitura

bém mostrou que apenas 50% dos brasileiros são considerados leitores – segundo a metodologia, pessoas que leram pelo menos um livro nos três meses precedentes ao questionário da pesquisa.

A pesquisa revelou que 75% da população não frequenta uma bi-blioteca. Dentre os que frequentam, a maioria (71%) considera o espaço um lugar para estudar; para 61% é um lugar para pesquisa; em seguida, aparece como um ambiente voltado para estudantes para 28% dos entre-vistados; e, em quarto, com 17%, a biblioteca é apontada como um local para emprestar livros de literatura.

Veja a pesquisa na íntegra no site www.prolivro.org.br.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro em 2011 e divulgada em março deste ano, revelou que os professores são os maiores influenciadores do hábito de leitura em 45% das 5 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil. Portanto, se o País quiser melhorar o índice de leitura dos seus habitantes, é fundamental investir na capacitação do professor para esse fim.

Concurso nacional para

seleção de professores

terá primeira edição em 2013

IMAGEM DIVULGAÇÃO

EDUCAÇÃO LEITURACONCURSO

Page 8: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

8

Sinpro/Caxias presente no Congresso da Contee

Aconteceu em São Paulo/SP, entre os dias 31/08 e 02/09, o 8º Congresso da Confedera-ção Nacional dos Trabalhadores em Estabele-cimentos de Ensino (Contee). Os 671 delega-dos e delegadas presentes, de 78 entidades e federações filiadas, vindos de todas as regiões do Brasil, reelegeram a professora Madalena Guasco Peixoto como Coordenadora Geral e aprovaram as diretrizes que nortearão a entidade na próxima gestão (2012-2016). Participaram do encontro, representando o Sinpro/Caxias, os professores Liliane Maria Viero Costa, Nádia Pinto Bento Alves, Marili Vergani Libardi, Anelise Cecília Casara e Ale-xandre Casal.

Importantes deliberações foram aprova-das durante a atividade. Resoluções a res-peito da conjuntura nacional e internacional

apontaram as posições políticas e a forma de enfrentamento à crise econômica mundial e seus efeitos na luta da classe trabalhadora.

A pauta educacional também definiu as prioridades da luta da Confederação na de-fesa da educação pública, democrática, de qualidade socialmente referenciada, e da re-gulamentação do setor privado de ensino.

Entre as principais decisões do 8º Cona-tee, destacam-se ainda as alterações estatutá-rias que mudaram a composição da diretoria executiva e o tempo de gestão da próxima direção, passando para quatro anos.

A posse da diretoria eleita no 8º Conatee foi realizada após a divulgação do resultado. Em breve, serão divulgados os textos finais das resoluções aprovadas, no site da Contee, www.contee.org.br.

Mais de dez mil manifestantes, vindos em caravanas de todos os recantos do país, enfrentaram o sol quente e o ar seco da capital federal para pintar com o verde e amarelo da Pátria e o vermelho sangue da vida o 5 de setembro, Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e data da VI Marcha Na-cional em Defesa e Promoção da Educa-ção Pública.

“Defendemos os 10% do PIB para a educação, o piso do magistério, carreira, e aprovação do Plano Nacional de Educa-ção, porque são medidas imprescindíveis para o desenvolvimento do país, que dia-logam com o presente e o futuro da nossa nação, da mesma forma que o combate à precarização e à terceirização”, decla-rou Carmen Foro, dirigente da executiva nacional da CUT, que coordenou a mani-festação ao lado de Fátima Aparecida da Silva, da CNTE. A seu lado no caminhão de som, Fátima lembrou que a ampliação dos investimentos é essencial para termos uma educação à altura do país e de seu povo, com o fortalecimento da ciência e da tecnologia nacional. “Por isso, o lema da nossa manifestação é ‘Independência é educação de qualidade e trabalho decen-te’, pois são ações imprescindíveis para o nosso desenvolvimento soberano”, frisou Fátima.

CUT mobiliza poreducação e direitos

MOVIMENTOS CONATEECUT

Page 9: Presença Setembro 2012

9 PESQUISA ESPECIALELEIÇÕES 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

Page 10: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

10CATEGORIA

ALMOÇO DOS PROFESSORES

FOTOS SIMONE RAMME

Tradicional Almoço dos Professoresé um sucesso mais uma vez

Realizado no dia 8 de julho, no Salão da comunidade de São Romédio, o Almoço dos Professores contou com a participação de centenas de pessoas. Os professores foram recepcionados com uma mesa de coquetéis de frutas preparados com maestria. As sobremesas novamente tiveram destaque. Na foto ao lado, a Diretoria do Sinpro/Caxias, que se esmerou na organização do evento.

São Carlos

Pastorinhas

CONFRATERNIZAÇÃOOs professores se reuniram em grupos por escolas para participar do almoço.As fotografias registram o momento de integração.

Page 11: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

11CATEGORIA

ALMOÇO DOS PROFESSORES

São José Capivari

FSG

La Salle Carmo CTEC

Murialdo Caxias

Educação Infantil Colégio São José

Colégio São José

São João Batista

Page 12: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

12CATEGORIA ALMOÇO

DOS PROFESSORES

Angela Perini, do Murialdo de Ana Rech, toda feliz

Cintia Magnabosco, da Educação Infantil do Colégio São José, recebeu caixa de vinhos de Marili Libardi, do Sinpro/Caxias

Não vai mais ter mau tempo para Carine Zanol, da Escola Infantil São José

Raul Borella, da CLECS, vai se acabar em pizza

Elton Boff, do PLE da UCS, levou brinde e carinho das coordenadoras do Sinpro/Caxias, Marili e Liliane Viero

Mônica, do CLECS

Professora Débora Pontalti, do Madre Imilda

Elis Regina Perotoni de Oliveira, do Colégio São José

Liamara Menegat, do Santa Maria Goretti

Kelli Costa da Silva, das Pastorinhas, está preparada para muito frio

Cibele Rossi Bergamo, do São José, também teve sorte

Cristiane Lembi, do PLE da UCS

Sandra Maria de Oliveira, da FSG

Betriz Knak de Oliveira, do La Salle Carmo, recebeu caixa de vinhos da coordenadora do Sinpro/Caxias Liane Kolling Doebber

Michele Bordin, do Madre ImildaCristiana Guazzelli, FSG

Karen Dambrós, das Pastorinhas

Regina Buratto Comparini, da Educação Infantil do Colégio São José em dia de sorte: ganhou um tablet

Angelita Bernardi, do Colégio São José

Luciana Cardoso, do Carmo

Alvoni dos Passos, do La Salle Caxias Sabrina Polly, do São José

Mais vinhos para a professora Renice Helena Rossi, do São José

Participando de sorteio, os professores sócios do sindi-

cato receberam brindes

Page 13: Presença Setembro 2012

Cátia Silene Fiorini Toni ganhou uma câmera fotográfica

A coordenadora do Sinpro/Caxias Olga Neri de Campos Lima entregou o brinde para Nuiana Kullmann, do Murialdo

A sortuda Adiles Cella, do São José, levou um tablet

Cíntia Rezzadori, do Murialdo

Nádia Castilhos, da FSG, pediu para a filha retirar o prêmio quentinho

Ana Paula de Souza, do Santa Maria Goretti

Sorte do fundador do Sinpro/Caxias, professor Luiz Antônio Gallina

Fabíola Piazza Tedesco, das Pastorinhas

Jaqueline Santini, do São José

Sheila Bertoldi, do São José Capivari e Santa Maria Goretti

Angelina Schubert, do CLECS

Graseli Zanotto, São Carlos

Arlete Inês Vegher, São José Hilário Termes, CLECS

Luciane Berri, do Santa Maria Goretti, ganhou uma câmera fotográfica

Margarida Ghidini, São CarlosRegina Vanderlinde, UCS

Graciela Rodrigues, do Madre Imilda, recebeu um tablet no sorteio

Sandra Terpiloski, das Pastorinhas Adriana Guimarães, das

Pastorinhas

Sandra Mari Gobatto Grazziotin, do São Carlos, foi outra felizarda que recebeu um tablet

O coordenador do Sinpro/Caxias, Alexandre Casal,

conduziu o sorteio, auxiliadopelos outros coordenadores

e pela criançada

13CATEGORIA

ALMOÇO DOS PROFESSORES

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

Page 14: Presença Setembro 2012

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

EVENTOS14 ANPED SUL

CONCUT

O Sinpro/Caxias esteve presente no 13º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CECUT), realizado em Porto Alegre, nos dias 25 a 27 de maio. As inte-grantes da diretoria colegiada, Marili Vergani Libardi e Anelise Rigotto, participaram do evento que contou com a presença de cer-ca de 700 delegados das entidades sindicais filiadas à CUT do Rio Grande do Sul. O tema do encontro foi “Liberdade e Autonomia Sin-dical: democratizar as relações de trabalho para garantir e ampliar direitos”.

Durante o 13º CECUT, foi realizada a eleição para a direção estadual – o metalúr-gico Claudir Néspolo foi eleito presidente – e o conselho fiscal da CUT/RS para o próximo período (2012-2015). Também foram eleitos delegados e delegadas para o 11º Congresso

Nacional da CUT, que aconteceu no início de julho em São Paulo.

A Central Única dos Trabalhadores

A CUT foi fundada em 1983, quando a sociedade brasileira começava a se reorgani-zar e o regime militar caminhava para o seu fim. Presente em todos os ramos de atividade

Sinpro/Caxias participa do 13º CONCUT

FOTOS ARQUIVO SINPRO/CAXIAS

O Sinpro/Caxias apoiou a realização do IX Seminário ANPED SUL, que se realizou de 29 de julho a 1º de agosto, na Universida-de de Caxias do Sul (UCS). O encontro reu-niu pesquisadores e profissionais da educa-ção da região sul do Brasil em torno do tema “A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica”.

O encontro é uma referência na divulga-

Sinpro/Caxias apoia participação no seminário de pesquisas ANPED SUL

econômica do país, a CUT se consolida hoje como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo.

Desde a sua fundação, a CUT tem atua-ção fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário po-lítico, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.

ção de resultados de pesquisas em educação desenvolvidas nos programas de pós-gradua-ção em Educação nos três estados do sul do país, contando nessa edição com mais de 1.500 participantes, entre estudantes, do-centes de programas de pós-graduação e pesquisadores da área da educação.

Na abertura do evento, ocorreu o lança-mento do Portal da Anped Sul, com o histó-

rico do evento, trabalhos apresentados em todas as edições, dados sobre o Fórum Sul de coordenadores, Fórum de Editores, Fó-rum de Secretários(as) de PPGEs, disponível em www.portalanpedsul.com.br e ainda o lançamento do e-book do evento, que foi organizado pelas professoras Flávia Ramos, Neires Maria Soldatelli Paviani eTânia Maris de Azevedo.

FOTOS SIMONE RAMME

Page 15: Presença Setembro 2012

A Anistia Internacional divulgou, em maio, um re-latório em que faz duras críticas à ONU, especifica-mente ao Conselho de Segurança. Esse Conselho é composto por cinco membros permanentes (EUA, Inglaterra, França, Rússia e China e dez temporá-rios, entre os quais a Alemanha. Os membros per-manentes dispõem do poder de veto às resoluções da ONU. Basta um deles não concordar com uma proposta de resolução para que ela seja ar-quivada, pelo menos temporariamen-te. É o que se observa no presen-te momento com os trágicos e desumanos acontecimentos em curso na Síria. Enquan-to a carnificina continua naquele país, os cinco membros do Conselho de Segurança não che-gam a um acordo sobre o modo de proceder para dar um basta aos conflitos que já mataram milhares de pessoas, entre elas muitos civis (homens, mulheres e crianças) que não participam da luta entre as par-tes em conflito. Por quê? Porque Rússia e China se opõem às propostas de resolução até agora apresentadas que mi-ram principalmente o ditador Bashar Al Assad. Qua-tro dos cinco membros do Conselho são países que lideraram a guerra contra o Eixo (Alemanha, Itália, Japão). Logo após o término da 2ª Guerra Mundial, juntamente com a fundação da ONU, foi também criado o Conselho de Segurança (1946). Inicialmen-te, o objetivo principal do Conselho era cuidar da paz e da segurança mundiais. De 1946 a 2012 de-correram 66 anos e nesse longo período o mundo conheceu novas realidades e profundas transforma-ções. Mas o Conselho de Segurança continua o mes-mo, apenas com a inclusão da China, devido, é claro, à crescente importância desse país no contexto po-

lítico, militar e econômico atual. Os quatro países ainda se consideram “donos do mundo” por terem derrotado Hitler e seus aliados, mas parece que não perceberam que surgiram, ou estão em formação, novas potências econômicas, militares e políticas que querem ocupar es-paço de maior importância na comunidade internacional. Trata-se, portanto, de um pequeno grupo de países que rejeitam uma abertura maior, com receio de que isso vi-

ria a diminuir o poder que eles detêm. A ONU tem como associados praticamente todos

os países do mundo – em torno de 200. Mas o poder de decisões importan-

tes está concentrado no pequeno grupo que constitui o Conselho de Segurança.

As principais críticas da Anistia Internacional são:

a – o Conselho de Segu-rança está superado porque se desviou da missão para a qual foi criado: zelar pela paz entre as nações e criar políti-

cas que proporcionem mais se-gurança para os povos;b – os países membros do

Conselho estão entre os maiores fa-bricantes de armamentos e a exporta-

ção desses produtos é fonte de lucros. Por exemplo: a Rússia exporta armamento de guerra

para a Síria de Assad. A Alemanha forneceu submarinos nucleares para Israel. Os EUA acabam de aprovar, por decisão de Obama, a concessão de ajuda financeira ao movimento de rebeldia contra o regime de Assad.

c – diante desse quadro, a Anistia Internacional afirma que o Conselho de Segurança é um órgão obsoleto e que a renovação e a reafirmação dos objetivos estabelecidos quando da criação do Conselho devem ser urgentemen-te reafirmados para o bem da humanidade.

Enquanto o Conselho de Segurança continua inope-rante, o conflito sírio, que já dura 17 meses, matou mais de 20 mil pessoas, a maioria civis.

O poder de decisão da ONU está

concentrado no pequeno grupo que

constitui o Conselho de Segurança

CONSELHO OBSOLETO

FOTO

DOU

GLAS

TRA

NCOS

OPenúltima Página

PAULO LUIZ ZUGNO

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAXIAS DO SUL

15

Page 16: Presença Setembro 2012

Pouca Vogal é um duo que Humberto Gessinger formou com Duca Leindecker. Os dois têm mais de 40 anos e nasceram em Porto Alegre. Humberto vem dos En-genheiros do Hawaii, banda que criou em 1985. Duca vem da banda Cidadão Quem, formada em 1990.

O Pouca Vogal é uma história antiga, que começou no século passado, explica Gessinger. Afinal, foi ali por 1985 que ele encontrou na rua um moleque que aca-bou visitando sua casa para ver uma gui-tarra nova e mostrou que tocava demais, com estilo e emoção. O garoto era Duca Leindecker. Em 2004 e 2007, Duca e Ges-singer fizeram trabalhos juntos e a partir do sucesso dessas experiências criaram o Pouca Vogal, em 2008. O nome remete ao sobrenome dos dois, e à imigração que povoou o Sul do Brasil: “as vogais vão ra-reando à medida que descemos pelo mapa do Brasil. O frio vai aumentando, a vege-tação fica mais tímida, o verde vai ficando mais parecido com o azul, as pessoas mais introspectivas. Imigrantes com suas con-soantes”, diz Gessinger,

Na dupla, o loiro cabeludo mostra o talento nos instrumentos acústicos: violão, viola caipira, dobro, harmônicas, piano. Além da MIDI Pedalboard, um teclado tocado com os pés. Duca toca guitarra, violões com afinações esquisitas e bombo

FOTO EURICO SALIS

É SHOW

Sinpro/Caxias trazPouca Vogal para

espetáculo do Dia do Professor

leguero, um instrumento de percussão carac-terístico do pampa. “Geralmente, quando um artista chega à quilometragem em que che-gamos, pensa em desfrutar do conforto de um repertório já conhecido e de vários bons músicos aparando arestas. Mas nós estamos vibrando em outras frequências, definitiva-mente. Queremos sair da zona de conforto por achar que só tensa a corda vibra legal. A vida é mesmo muito curta pra ser pequena”, diz Gessinger. E completa: “Acho que o maior sinal de respeito de um artista em relação ao seu público é não pensar nele na hora em que cria. Eu não quero que os artistas dos quais eu gosto pensem em mim quando criam. Não quero que os políticos nos quais eu voto façam pesquisas para saber como quero que eles falem e atuem. Fica parecendo um cão per-seguindo o próprio rabo. Quero que eles te-nham “A Visão” e corram o risco de encontrar ou não quem se interesse por ela.”

Para conhecer mais sobre a banda, acesse www.poucavogal.com.br, você pode inclusive baixar músicas gratuitamente. Elas são com-posições feitas totalmente em parceria dos dois músicos (quando não de apenas um deles) e têm um estilo folk minimalista e intimista.

Um presente para os ouvidos, autênti-ca música do sul de boa qualidade, esse é o espetáculo que o Sinpro/Caxias reservou em homenagem ao Dia do Professor. Mais uma iniciativa de cultura e lazer do sindicato.