Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe...

9
Lição 5 para 30 de janeiro de 2021

Transcript of Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe...

Page 1: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

Lição 5 para 30 de janeiro de 2021

Page 2: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

A Luz da Galileia. Isaías 9:1-5.

O Menino feito Dom. Isaías 9:6-7.

A Vara de castigo. Isaías 9:8-10:34.

O Tronco de Jessé. Isaías 11.

O Salvador. Isaías 12.

Isaías capítulos 9 a 12 nos apresentam ao Messias no contexto da rebelião de Judá e Israel.

O Messias, Jesus, veio denunciar o pecado e admoestar o povo de Deus. Mas acima de tudo, ele veio para iluminar, confortar e salvar seu povo.

Então vamos ver como Isaías apresenta Jesus nestes capítulos.

Page 3: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (Isaías 9:2; Mateus 4:16)

ZEBULOM

NEFTALÍ

Mar da Galilea

Em resposta ao pedido de ajuda de Acaz, Tiglat-pileser III atacou o reino de Israel, tomando os territórios de Neftali, Zebulom e Transjordania. Mais tarde, Salmanasar V conquistaria e deportaria o resto da população israelita.

Este território, mergulhado na escuridão do paganismo (Is. 8:22), as primícias da conquista assíria, seria o primeiro a ver a luz trazida pelo Messias.

Foi precisamente lá, nas margens do Mar da Galiléia, que Jesus passou a maior parte de seu ministério público (ver Mateus 4:12-17).

Cafarnaúm

Page 4: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

(Isaías 9:6)Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias, Jesus:

Maravilhoso Conselheiro: Um sábio conselheiro que orienta corretamente. É o mesmo nome pelo qual o Anjo de Jeová (o próprio Jesus) apareceu diante

dos pais de Sansão (Jui. 13:18)

Deus Forte: Ele é o próprio Deus encarnado, o poderoso e corajoso herói em batalha (Jo, 1:1; 1Jo. 5:20)

Pai Eterno: Jesus é eterno e pai de toda a humanidade, pois ele é o Criador do homem e do mundo (Jo. 1:3; Col. 1:16; 2P 3:18)

Príncipe da Paz: Jesus é o rei justo que veio ao mundo para transmitir paz (Ap. 17:14; Jo. 14:27; Jo. 16:33)

Page 5: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

A VARA DE CASTIGO“e nem com tudo isto cessou a sua ira, mas ainda está estendida

a sua mão.” (Isaías 9:12, 17, 21; 10:4)

Por causa da maldade do Seu povo, Deus teve que puni-los com uma vara (São 9:4). Isso significa que ele permitiu que eles sofressem dificuldades com a intenção de se arrepender de seus pecados e recorrer a Ele.

Essas dificuldades foram divididas em quatro etapas, cada uma mais intensa que a anterior.

[1] Guerra sobre a terra (9:8-12)

[2] Queda dos maus dirigentes

(9:13-17)

[3] Assolamento da terra e fome (9:18-

21)

[4] Queda dos juízes injustos

(10:1-4)

Se em algum momento as pessoas tivessem se arrependido, as dificuldades teriam cessado (ver Levítico 26:14-39).

Hoje, Deus continua a nos deixar a mesma liberdade que ele concedeu ao seu povo para obedecê-lo ou não.

Em Sua sabedoria, Deus nos permite sofrer as consequências de nossa desobediência quando Ele vê nela uma oportunidade de nos fazer refletir e recorrer a Ele.

Page 6: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

“Os pesados juízos que deviam cair sobre os

impenitentes - guerra, exílio, opressão, de perda de

poder e prestígio entre as nações - tudo isso desviar vir,

para que os que neles reconhecessem a mão de um Deus

ofendido, pudessem ser levados ao arrependimento. As

dez tribos do reino do Norte deviam logo ser espalhadas

entre as nações, e suas cidades ficariam em desolação; os

exércitos destruidores de nações hostis deviam varrer

sua terra vez após vez; até mesmo Jerusalém desviar

finalmente cair, e Judá ser levada cativa; contudo, a

Terra Prometida não desviar permanecerá inteiramente

abandonada para sempre.”

E.G.W. (Recebereis poder, 14 de setembro)

Page 7: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

O "tronco de Jessé" refere-se ao Messias como descendente de Jesse, pai do rei Davi. Por essa razão, o próprio Jesus é chamado de "a raiz e a linhagem de Davi" (Apocalipse 22:16).

Uma das principais missões de Jesus era acabar com o pecado, a apostasia e a rebelião, e estabelecer a paz duradoura e eterna. Esta missão começou com seu ministério, morte, ressurreição e entronização, mas ainda não foi concluída.

Ainda estamos esperando o momento em que "A vaca e o urso pastarão, seus filhotes se deitarão juntos; e o leão como o boi vai comer palha. E a criança brincará sobre a caverna do áspide, e a recém-desmamada estenderá sua mão sobre a caverna da víbora" (Isaías 11:7-8).

Page 8: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

Isaías 12 é um cântico entoado por Isaías para louvar seu [nosso] Salvador. Ele nos convida a fazer suas obras "conhecidas entre os povos" (v. 4 NVI), lembrando o cântico da vitória entoado por Moisés depois de cruzar o Mar Vermelho (Êxodo 15).

“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu

cântico, e se tornou a minha salvação.” (Isaías 12:2 NVI)

O anjo informou a José e Maria que o nome do Messias deveria ser "Jesus", ou seja, "o Senhor é a salvação" (Mateus 1:21; Lc 1:31).

Igualmente, Apocalipse 15 nos mostra o cântico da vitória entoado pelos 144.000 em termos muito semelhantes a esses cânticos.

Só em Jesus podemos encontrar a salvação. Ele será nossa canção quando, muito em breve, todos nós cantarmos juntos "a canção de Moisés servo de Deus, e o cântico do Cordeiro" (Apoc. 15:3).

Page 9: Presentación de PowerPoint 2021. 1. 25. · Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6) Esta criança anunciada não pode ser outra que não o Messias,

“Cristo é o “Príncipe da Paz” ( Isaías 9: 6 ),

e Sua missão restituir à Terra e ao Céu a

paz que o pecado arrebatou. “Sendo pois

justificados pela fé, temos paz com Deus,

por nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos

5: 1 . Todo aquele que consente em

renunciar ao pecado, e abre o coração ao

amor de Cristo, torna-se participante dessa

paz celestial.” E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 27)