Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a...

10
Lição 12 - 20 de junho de 2020

Transcript of Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a...

Page 1: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

Lição 12 - 20 de junho de 2020

Page 2: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

Lógica.

Honestidade.

Humildade.

Perseverança.

Oração.

Você já se sentiu incapaz de entender alguma passagem das escrituras? Talvez algum verso difícil escrito pelo apóstolo Paulo (2 Pedro 3:15-16)?

Passagens difíceis podem levar a interpretações erradas. Daí a importância de enfrentá-los com uma atitude adequada. Com que atitude devemos abordar passagens difíceis?

Page 3: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

“Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras […] como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:14-15)

A palavra de Deus é infalível. O que fazer quando encontramos erros ou contradições? Muitos desses erros ou contradições aparentes têm uma resposta lógica.

Boa parte das contradições atribuídas à Bíblia são encontradas em relatos paralelos.

A lógica nos diz que duas pessoas, mesmo que ambas sejam testemunhas oculares de um fato, nunca apresentarão uma história idêntica. Cada um percebeu detalhes diferentes. Portanto, haverá diferenças entre as duas narrativas.

Page 4: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

Três são os que dão testemunhoo Espírito, a água e o sangue, e estes três concordam

TEXTO ORIGINALCOMENTARIO MARGINAL

“Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades da mais simples verdade revelada” (EGW, Mensagens escolhidas, tomo 1, pg. 16).

Page 5: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

ERROS DE TRADUÇÃO

Às vezes, um erro do copista pode levar a erros de tradução, como tem sido o caso do texto de Apocalipse 22:14.

Alguns manuscritos gregos usam algumas palavras (HOIPOIOUNTESTASENTOLAS) que se traduzem como “Os que guardam seus mandamentos” (ACF), e outros (HOIPLUNONTESTASSTOLAS) que se traduzem como “Os que lavam suas vestes” (NVI).

Devemos consultar passagens semelhantes para esclarecer sua interpretação correta. Lembremos que esses erros são de origem humana e não têm nada a ver com a inspiração divina da Bíblia.

“Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras […] como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:14-15)

Page 6: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

“Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,”

(Provérbios 2:7)

Às vezes encontramos passagens que não podemos entender, ou que não podemos explicar para aquele que nos perguntam sobre elas.

Nestes casos, devemos ser honestos e reconhecer nossa incapacidade de resolver o problema.

É um grave erro tentar dar uma explicação como verdadeira, ciente de que pode estar errado. Pior ainda é apresentar uma interpretação própria com a intenção de enganar ou fazer outras pessoas acreditarem em algo que sabemos que o texto não diz.

Cristãos honestos esperarão o momento em que Deus lhes permita ter uma melhor compreensão desses textos difíceis.

Page 7: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6)

O que acontece quando descobrimos que certas passagens bíblicas não concordam com o que acreditamos ser a verdade?

E se essas passagens nos disserem que o que estamos fazendo é pecado?

Um espírito orgulhoso nos levará a procurar estar certo a todo custo. Buscaremos qualquer explicação, por mais distorcida que seja, para que essas passagens se harmonizem com nossa "verdade", ou nos isentem de aceitar nosso pecado.

No entanto, um espírito humilde nos ajudará a aceitar a verdade enquanto a Bíblia transmite para nós, e para trazer nossas vidas a ela.

Page 8: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

Alguns textos exigem um esforço especial para entendê-los. Eles precisam ser comparados com os similares; entender o contexto em que foram escritos; olhar para a razão pela qual o autor decidiu escrevê-los dessa forma e naquele lugar.

São textos aos quais devemos dedicar tempo e estudo perseverante. Talvez tenhamos até que eles "descansem" por um tempo até que Deus nos dê mais luz para que possamos entendê-los. Afinal, estamos servindo o "Deus da paciência" (Rom. 15:5).

Lembre-se que o tempo que gastamos em um assunto é diretamente proporcional ao nosso interesse nele. Portanto, seja persistente e paciente em seu estudo bíblico.

Page 9: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (1 Coríntios 2:13)

Deus inspirou os escritores bíblicos para que possamos encontrar explicações claras comparando versos diferentes uns aos outros (São 28:10).

Não precisamos olhar para fontes filosóficas ou científicas para entender a verdade revelada na Bíblia.

Melhor ainda, quando não entendemos algo, podemos perguntar diretamente ao autor. Deus nos deixou um meio de nos comunicar com Ele: oração.

Nunca devemos estudar nossa Bíblia sem oração, deixando o Espírito Santo que nos guie a toda a verdade(João 16:13).

Quem melhor para explicar a Bíblia do que seu próprio autor (2 Pedro. 1:21)?

Page 10: Presentación de PowerPoint COMENTARIO MARGINAL “Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades

“Só avançaremos em verdadeiro

conhecimento espiritual à medida que

reconhecermos nossa pequenez e nossa

completa dependência de Deus; mas todos

os que se aproximam da Bíblia com

espírito dócil e devoto, para estudar suas

expressões como a Palavra de Deus,

receberão iluminação divina. Há muitas

coisas aparentemente difíceis ou obscuras

que Deus tornará claras e simples aos que

assim buscarem compreendê-las.”

E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, pg. 704)