PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · Covardes malditos!! 7 2...

11
R$ 1 www.jornalhorah.com.br PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9301 Hora H em Foco FOTO: DIVULGAÇÃO CRUELDADE SEM LIMITES Pearl Jam de Eddie Vedder ganha tributo em Anchieta Covardes malditos!! 7 2 Comerciante confundido com rival é sequestrado, torturado, executado e enterrado em cova rasa em boca de fumo na Baixada Executado com tiros na cabeça em Queimados Civil agarra quadrilha de sequestro-relâmpago 7 Padre é acusado de estuprar adolescentes 7 Choque entre ônibus e carro deixa feridos em Nova Iguaçu 7 Corpo é achado em área da UFRJ na Ilha do Fundão 7 Tomar dinheiro do contribuinte pode voltar com a corda toda 2 Técnico Alfredo Sampaio elogia comportamento do Bangu frente ao Botafogo ESPORTE Vai deixar o Brasil Jean Wyllys desiste do mandato após ser ameaçado de morte Cheiro de falcatrua em contrato de Prefeitura 3 6 Última cena Amigos dão adeus ao ator Caio Junqueira LÍVIA TORRES/TV GLOBO DIVULGAÇÃO FOTOS: REPRODUÇÃO/WHATSAPP Belford Roxo implementa ações contra hanseníase 3 Mesquita pede melhorias no setor ferroviário 4 3 12

Transcript of PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU nova iguaçu - rj ... · Covardes malditos!! 7 2...

Presidente: josé de lemos nova iguaçu - rj terça-Feira, 05 de setembro de 2017 ano XXvii nº 8793 R$ 1

www.jornalhorah.com.br

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . SExTA-fEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2019 . ANO xxVIII . Nº 9301

Hora H em Foco

Foto

: DIV

ULGA

ÇÃo

crueldade sem limites

Pearl Jam de Eddie Vedder

ganha tributo em Anchieta

Covardes malditos!!

7

2

Comerciante confundido com rival é sequestrado, torturado, executado e enterrado em cova rasa em boca de fumo na Baixada

Executado com tiros na cabeça em Queimados

Civil agarra quadrilha de

sequestro-relâmpago 7

Padre é acusado de estuprar

adolescentes7

Choque entre ônibus e carro deixa feridos

em Nova Iguaçu7

Corpo é achado em área da UFRJ na Ilha do Fundão

7

Tomar dinheiro do contribuinte pode

voltar com a corda toda

2

Técnico Alfredo Sampaio elogia comportamento do Bangu frente

ao Botafogo

ESPoRTE

Vai deixar o Brasil

Jean Wyllys desiste do

mandato após ser ameaçado

de morte

Cheiro de falcatrua em contrato de Prefeitura

3

6

Última cena

Amigos dão adeus ao ator Caio Junqueira

LíVIA torres/tV GLoBoDIVULGAÇÃo

Fotos: reproDUÇÃo/whAtsApp

Belford Roxo implementa ações contra hanseníase

3

Mesquita pede melhorias no

setor ferroviário43 12

Esperança

2 sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019CULTURA

fALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIENTE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

BAIxADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL fLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Bate-papo ouvido pelo nosso agente passa-rinho Azul do Bico preto naquela prefeitura da Baixada Fluminense, entrega o esquema entre o chefão e um corrupto preso. “prefeito. tá na hora de meter de novo aquela operação pra ti-rar dinheiro dos otários”. “tá maluco, rapaz?!”. “Maluco, não chefe. 2020 taí, mordendo nosso calcanhar. A galera tá ligada em Brasília e a gen-te se liga aqui e arranca grana pra campanha”.

Dupla conversa sobre ‘arrancar grana’

“Não é 51, mas é uma boa ideia, embora eu não posso decidir sozinho. Das vezes que atacamos, era pra pagar compromisso de cam-panha com o ‘cabeça branca’. Agora não sei a justificativa”. “Nada, chefe. A gente sai rebo-cando geral e depois vê ‘cumé qui fica’. “Cal-ma, maluco! preciso consultar alguém primei-ro”. os dois sairam da sala que nada tinha a ver com o gabinete do ‘homem’.

pelo papo entre o ‘chefe’ e seu funcionário, de confiança, o negócio deles é arrancar mais dinheiro do contribuinte, como fizeram no pas-sado. Mas, o homem forte não pôde dar o sim, logo de imediato. ele precisa ouvir alguém, pri-meiro. (risos). Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

Tomar dinheiro do contribuinte pode voltar

Chefão precisa ouvir opinião de alguém

Nosso abraço desta sexta, 25, vai para o po-eta, produtor cultural e performer, ramide Be-neret, de Belford roxo. Um cobra na crítica política, ele escreve fá-cil e com sensibilidade. Aquele Abraço, irmão!!!

(21) 98037-1338 Whatsapp

Aquele Abraço!

DIVULGAÇÃo

Projeto Amigos na Praça promove troca de livros didáticos no Leblon

****************************************

****************************************

Jota [email protected]

serviço

Amigos na PraçaFaixa etária – 0 a 10 anosPraça Antero de Quental – LeblonEntrada FrancaProgramação: 10h-13h- Sebinho; 10h-12h Oficina de Artes eÀs 12h15 - Contação de História – Juliana Franklin

Queimados recebe doação de livros

Fomento à Cultura CarioCa

Depois da Barra da tiju-ca e de São Cristóvão, chegou a vez do Leblon

conhecer o Amigos na praça. o projeto vai ocupar a praça Ante-ro de Quental, neste sábado, das 10h às 13h. Além da programa-ção habitual com oficina de artes e contação de histórias, o evento vai promover, pela primeira vez, um troca-troca de livros didáti-cos, aproveitando o começo do ano.

o evento tem patrocínio do Colégio Mopi, através do pro-grama de Fomento à Cultura Ca-rioca, promovido pela prefeitura do rio de Janeiro, por meio da secretaria Municipal de Cultura.

A programação começa às 10h com o sebinho. o tradicio-nal troca-troca de livros infantis e adultos estará reunido em uma lona e, pela primeira vez, Ami-gos na praça abre espaço para a troca de livros didáticos, apro-veitando o começo do ano leti-vo. os livros deverão estar em bom estado e estarão divididos em lonas diferentes, uma para cada ano do ensino fundamental. o esquema é o mesmo: um livro vale uma ficha, que vale outro livro. para participar do sebinho é necessário ter algum livro para troca e, de maneira alguma, ele será vendido durante o evento. o que não for trocado será doado ao projeto Favelivros, que dire-

o evento será encerrado com a contação de histórias feita por Juliana Franklin

Pearl Jam Session

DIVULGAÇÃo

ciona o material para bibliotecas comunitárias.

Amigos na praça ocupa a Ante-ro de Quental com oficina de arte do Gato Mia, onde recreadores en-sinarão a fazer pipas e brinquedos com sucata. o encerramento do projeto acontece com a contação de histórias promovida pela artee-ducadora Juliana Franklin.

para o escritor norte--americano henry tho-reau, “muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. e para incentivar crianças, adolescentes e jovens a embarcarem no mundo da imaginação por meio da leitura, a prefeitura de Queimados, por meio da secretaria Municipal de Assistência social, vai disponibilizar cerca de 700 livros infanto--juvenis para leitura.

Doados pela Funda-ção Itaú, os exemplares serão distribuídos entre os oito CrAs (Centro de referência de Assis-tência social), o Cre-As (Centro de refe-rência especializado de Assistência social) e os dois abrigos municipais (criança e adolescente), onde os usuários dos equipamentos terão livre acesso aos livros.

De acordo com o se-

Serviços Médicos

Não votou

população carente do ro-dilândia, no Cacuia, Nova Iguaçu, acendeu o sinal ver-de da esperança. Associa-ção de moradores do lugar está anunciando para daqui a pouco, a chegada de ser-viços importantes e espera-dos pela galera, cansada de ouvir promessas não cum-pridas feitas por prefeitos e vereadores ‘pinóquios’.Neste sábado (26), às

20h, pela primeira vez em Anchieta, tchopu, o tributo a pearl Jam mais apaixonante do planeta. A Lona Cultu-ral Carlos Zéfiro (Es-trada Marechal Alen-castro, 4113), recebe a banda formada pelas guitarras de Chris e D’Lopes, o baixo de Zig, a batera de Mateu e a voz poderosa de rome, para mais um espetáculo digno aos maiores admiradores da banda americana liderada pelo ícone do rock grunge, eddie Vedder. Informações: 2148-0813.

De acordo com a pauta dos dirigentes da entidade, os moradores terão à disposição, dentista, pediatra, ginecolo-gista, exames de sangue, pre-ventivo ginecológico, dentre outras especialidades, con-forme ‘anúncio’ feito no Fa-cebook. Tá confirmado que 2020 é logo ali e a pré-cam-panha de alguns já começou com a corda toda.

por falar em pré-campa-nha, ninguém entendeu o vereador Marcelo Lajes na eleição da nova mesa di-retora da Câmara de Nova Iguaçu: se absteve de votar e não explicou o porquê depois de ‘meter pressão’ e brigar com o prefeito.

cretário da pasta, elton teixeira, a ideia é esti-mular o hábito da leitura da população. “Nós espe-ramos que cada equipa-mento possa ser também um pequeno centro cultu-ral. estamos trabalhando para fornecer, além dos programas que já execu-tamos, um espaço onde a leitura seja estimulada por nossos profissionais. Para

isso, estamos firmando uma parceria importante com o projeto professor Fábio Castelano, cujo objetivo é ampliar o estí-mulo à leitura através do trabalho que o projeto já executa, levando mais li-vros para o acesso de toda população”, declarou o gestor.

para o Coordenador do projeto, Felipp Castelano,

a iniciativa irá estimular os jovens queimadenses a apreciarem mais a lite-ratura. “Queremos incen-tivar o contato da juven-tude com os livros, por isso iremos levar o pro-jeto para dentro dos equi-pamentos da prefeitura com novas ideias, como a Contação de Histórias e escambo Literário (troca de livros)”, concluiu.

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

Cheiro de falcatrua em MagéGERAL

Município contrata empresa de publicidade para fornecer equipa-mentos à rede municipal de Saúde, aponta extrato de R$ 4,7 milhões

3sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

António [email protected]

Beto FrANZeN/Arte CoM MApA: sMCrUh

denúnCia na Baixada

amigos e familiares choram no sepultamento

Extrato dos contratos firmados pela Prefeitura com empresa de publicidade e marketing

Belford Roxo implementa ações do programa e combate à hanseníase

Fotos: CLáUDIo NUNes/pMBr

resultado de um processo lici-tatório aberto

em 2017, cuja ata não é encontrada no site oficial do município, a prefeitura

de Magé firmou, no dia 16 de abril de 2018, o Contrato n° 025/2018 para loca-ção de equipamentos de diagnóstico por imagens para atender demandas da rede mu-nicipal de saúde, se-gundo revela extrato publicado no boletim oficial do município, que circulou com data de 16 a 31 de julho do ano passado.

o que chama aten-ção no extrato com valor global de r$ 4.738.999,92 é o nome da empresa: ribeiro e rodrigues publicida-de e Marketing.Como

o contrato não está dis-ponibilizado no portal da transparência – que por sua vez não é atuali-zado desde abril do ano passado – não dá para saber quais aparelhos estão alugados, o custo de cada um nem quan-to o município já pagou por eles até agora, se é que pagou alguma coi-sa, já que muitos forne-cedores estão há meses sem receber.

A contratação fica mais curiosa ainda quando se compara o objeto licita-do – cujo extrato foi pu-blicado na edição 569 do

boletim oficial – com o cadastro no qual consta que a empresa, da qual aparece como represen-tante wendell ribeiro Antunes Gonçalves. Nele constam as ativida-des de “agência de pu-blicidade, agenciamento de espaços para publici-dade, produção de

fotografias aéreas, sub-

marinas e marketing di-reto”, não havendo nada a respeito de “aluguel de equipamentos científi-cos,

médicos e hospitala-res”, atividade princi-pal de outra firma com mesmo nome, a ribeiro e rodrigues Comércio, serviços e Locações, cujo nome não está no extrato do contrato, em-bora apareça nos portais de localização de em-presas com o mesmo

CNpJ da contratada pela prefeitura de Magé.

inFormações nos sites

pelo que informa o site cnpj.rocks (link h t t p s : / / c n p j . r o c k s /cnpj/19787708000162/r ibeiro-e-rodrigues--publicidade-e-marke-tingltda-me.html), a ribeiro e rodrigues publicidade e Marke-ting tem como sede o número 532 da rua Abí-

lio José de Matos, no bairro porto da pedra, em são Gonçalo. Já o site empresascnpj.com (link ww.empresascnpj.com/s/empresa/ribeiro--erodrigues-comercio--servicos-e-locacoes-ei-reli/19787708000162) informa que a ribeiro e rodrigues Comercio,

serviços e Locações está localizada na rua Coronel rodrigues, 422, sala 1301, no Centro de são Gonçalo.

o que precisa ser escla-recido é: qual a ribeiro e rodrigues está atenden-do o objeto contratado; quais os equipamentos foram locados; quantas

Parceria de Belford Roxo promove oficina de manejo

O médico Pedro Coscarelle foi um dos palestrantes da oficina de Manejo Clínico

em janeiro, comemora--se a semana Mundial de Combate à hanseníase. em Belford roxo, a prefeitu-ra, através da secretaria de saúde, promoveu ontem, a Campanha do Janeiro roxo, onde desenvolveu ações para divulgar sinais e sintomas da doença e captar novos casos. A ação aconteceu na policlínica regional de Nova Aurora e teve a finalidade de imple-mentar também as ações do programa da hanseníase na unidade de saúde. o evento contou com a participação da equipe do Movimento de reintegração das pessoas Atingidas pela hanseníase (Morhan), que promoveu uma palestra e a apresenta-ção de teatro. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, que contou também

com a realização de exames dermatológicos.

segundo o secretário exe-cutivo de saúde, robson sarmento, o Binho, a cam-panha é de grande relevân-cia para a população. “É importante se manter infor-mado. e a qualquer sinal da doença, a população deve procurar um posto de saúde mais próximo de sua resi-dência. o tratamento é gra-tuito”, explicou. segundo a responsável técnica do pro-grama Municipal de Contro-le da hanseníase em Belford roxo, a médica Marinea de sousa Moreira, o Brasil é o segundo país no mundo em casos de hanseníase.

“A doença, se diagnosti-cada tardiamente pode dei-xar sequelas. A intenção da campanha e “Janeiro roxo” é conscientizar a população

dos sinais e sintomas da do-ença e da importância de se procurar um posto de saúde, em casos de manchas na pele esbranquiçada ou averme-lhada que não coçam e não doem (dormente), caroços no corpo e no pavilhão au-ricular (orelhas), dormência nas mãos e pés, sinais estes da hanseníase”, enfatizou.

Atualmente as unida-des de saúde em Belford roxo que contam com atendimento e tratamen-to da hanseníase são: o Centro de Atendimento Epidemiológico (CAE), no Bairro santa Maria (se-gundas e quartas-feiras, das 8h às 12h), policlínica Neuza Brizola (às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h) e a policlínica de Heliópolis (terças-feiras, das 8h às 12h) .

A superintendência da Vigilância epi-demiológica e Am-biental da secretaria estadual de saúde em parceria com a secretaria Munici-pal de saúde de Bel-ford roxo promove-ram uma capacitação para profissionais de saúde e também pro-fissionais das secre-tarias executivas de Zoonoses e Vetores e de epidemiologia. o evento foi realizado no Curso Prognós-tico e os principais palestrantes foram os médicos pedro Coscarelle e Débora Fontenelle. o tema debatido foi “Mane-jo Clínico e Chikun-gunya Crônica”A Chikungunya é

uma doença viral transmitida pela pi-cada dos mosquitos Aedes aegypti (o mesmo causador da dengue) nas cidades e Aedes albopictus

em locais com bas-tante vegetação. A doença causa febre e graves dores nas articulações. outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea e fadiga. A dor nas articulações pode ser debilitante e ter duração variada. A maioria dos pacien-tes se recupera com-pletamente, mas, em alguns casos, a dor nas articulações pode permanecer por meses, ou até mesmo anos.

prevenção contra

epidemia o governo federal,

no intuito de pre-venir uma possível epidemia da febre Chikungunya, está realizando em vários municípios do esta-do a capacitação. “As oficinas são a garan-tia de que médicos e

demais profissionais estejam capacitados a darem atenção es-pecífica aos pacien-tes que apresentarem a chikungunya” co-mentou pedro Cos-carelle, que dissertou sobre os sintomas e abordagem clínica da doença. A médica Débora Fontenelle falou sobre o trata-mento da doença e relatou que essa me-dida é uma antecipa-ção de epidemia.“essa orientação

é muito importante para nosso municí-pio. Nossa preocu-pação é de capacitar nossos servidores para que tenham ex-celência no diagnós-tico” relatou o di-retor da secretaria executiva de Zoo-noses e Vetores, Ad-milson Figueiredo, que representou o secretário de saúde Vander Louzada no evento.

Corpo de Caio Junqueira é enterrado no Riosob aplausos de fa-

miliares e amigos, o corpo do ator Caio Junqueira foi enterra-do ontem no Cemitério são João Batista, em Botafogo, na Zona sul do rio. ele sofreu um acidente de carro no Aterro do Flamengo e morreu na última quar-ta-feira, depois de ficar uma semana interna-do no hospital Miguel Couto.

o também ator Jonas torres, irmão de Caio, chegou ao velório por volta de 12h15. Bas-tante emocionado, foi consolado por amigos e familiares. Jonas li-derou o cortejo e levou o caixão de Caio com a

ajuda de amigos e fami-liares.

Ele mora na Califórnia (eUA) e veio ao Brasil assim que soube da morte do irmão. Antes do sepul-tamento, foi colocada so-

unidades; quanto custa cada uma delas; se já foi pago algum valor à con-tratada e, se foi, quanto se gastou até agora. Com a palavra a prefeitura de Magé e o representante da firma que aparece no extrato como contratada da administração muni-cipal.

bre o caixão com o corpo de Caio uma bandeira do Clube de regatas do Fla-mengo. Ao fim da ceri-mônia, houve uma salva de palmas para o ator.

DIVULGAÇÃo

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019GERAL

em um encontro reali-zado na última terça--feira, o vice-prefeito

waltinho paixão apresentou uma lista de pedidos ao ou-vidor da Agência regula-dora de serviços públicos Concedidos de transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de rodovias do estado do rio de Janeiro (AGetrANsp), João Bos-co de Lima. A reunião teve por objetivo acertar medidas para melhorias do sistema de transporte ferroviário, em especial o ramal Japeri, que atende aos moradores da cidade. participaram do

encontro integrantes da se-cretaria Municipal de trans-portes e trânsito, do procon Mesquita e da ouvidoria do município.

Durante a conversa al-gumas observações foram destacadas. Dentre elas, a instalação de um terminal eletrônico para efetuar a re-carga de Bilhete Único no município; o mal funciona-mento do ar condicionado das composições; a falta de acessibilidade nas estações, a segurança dos passageiros nas plataformas; a ilumina-ção nas estações Juscelino, Mesquita e edson passos e o treinamento para quem faz a manutenção dos trens, re-alizada próxima à rede elé-

Antonio [email protected]

Privatização pode salvar o Arco

Em encontro com representante da agência reguladora, uma lista de reivindicações foi apresentada ao prefeito para aprimorar os serviços

vice-prefeito Waltinho paixão, Gustavo Brandão e João Bosco de Lima

Mesquita pede melhorias no transporte ferroviário

trica, administrada pela con-cessionária supervia.

o presidente do pro-con no município, Gustavo Brandão, ressaltou a neces-sidade do aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo transporte público ferroviá-rio para garantir o bem-estar dos passageiros. “Neste ca-lor, algumas questões estão além da proteção e defesa do consumidor, para o usuário do serviço de transporte fer-roviário. por vezes, a ques-tão é humanitária. As janelas não abrem. e a temperatura no interior do vagão, em al-guns casos, é superior ao ca-lor que faz do lado externo. Um absurdo!”, classificou Brandão.

Aumento afetivo IA Assembleia Legislativa

do estado do rio de Janeiro (Alerj) usará parte do seu or-çamento para garantir a con-vocação de três mil policiais militares e mais 195 policiais civis. eles foram aprovados em concurso realizado em 2014, mas não foram chama-dos por conta da crise finan-ceira do estado.

O helicóptero da Polícia Militar que caiu na Baía de Guanabara, na semana passada, tem cinco perfurações aparentemente feitas por tiros. os buracos foram constatados durante a perícia realizada na aeronave após o acidente. No acidente, um policial morreu afogado.

A Floresta da tijuca, no rio de Janeiro, recebeu 200 mudas de plantas ontem (24) de um grupo de voluntários. A ação, realizada no setor do parque Lage, tem como objetivo res-taurar a flora e fauna do local e conscientizar a população para a preservação da floresta.

reproDUÇÃo

Recursos IIICom o acordo, o Legislati-

vo deixará de receber r$ 95 milhões em 2019 e r$ 105 milhões em 2020, recurso que será usado para o pagamento do salário desses policiais. André Ceciliano destaca a economia que tem sido feita no parlamento nos últimos anos, o que permitirá a ado-ção da medida.

A Ponte Rio-Niterói no sentido Niterói ficou total-mente interditada por conta do tombamento de um caminhão na altura do Mocanguê. segundo o Centro de operações da prefeitura do rio, embora o aciden-te ocupe apenas uma faixa, motoristas encontraram lentidão em ambos os sentidos e o percurso estava feito em 30 minutos. Já no sentido rio, a travessia foi feita em 22 minutos.

Caos na travessia da ponte

Após acordo IIo presidente em exercício

da Casa, deputado André Ce-ciliano (pt), fez o anúncio da medida ontem, após acordo com o secretário de estado de Governo, Gutemberg de pau-la Fonseca. segundo o Gover-no do estado, os policiais se-rão chamados já em fevereiro para o curso de formação.

DesrespeitoA fiscalização do transpor-

te alternativo precisa ser mais intensa e incisiva ante os abu-sos cometidos por muitos mo-toristas de vans. o passageiro não é respeitado e o limite de lotação descumprido. sem contar, os atalhos que eles uti-lizam para fugir do trãnsito. Só mesmo no Rio de Janeirot!

em pleno século 21, um di-tador dos mais ardilosos têm chamado a atenção do planeta. Nicolás Maduro, eleito presi-dente da Venezuela, em pleito duvidoso, ainda resiste ao blo-co de países aliados, entre os quais o Brasil, que articula sua destituição. o ditador e fascis-

Maduro virou violão da resistência do século 21

DIVULGAÇÃo

DIRETO AO PONTO

Anunciada em ju-nho de 2015, dentro do que seria “o maior programa de logística da história do pais”, a privatização da rodo-via rafhael de Almei-da Magalhães – trecho da Br-493 que vai de saracuruna (Duque de Caxias) a Itaguaí), batizado de Arco Me-tropolitano – foi enga-vetada um ano depois, mas poderá sair do papel nos próximos

dois anos. para isto li-deranças empresariais e políticas estão se arti-culando. A preocupação é com o estado precário em que se encontra o que foi projetado para ser uma via expressa para o desenvolvimento dos municípios da Bai-xada Fluminense, além da obtenção de recur-sos para a conclusão das obras do trecho que cor-ta o município de Magé, a Magé-Manilha.

reproDUÇÃo

ta, que protagonizou uma eleição totalmente arbitrária (ele impediu a participação da oposição), agora volta-se contra o império america-no ao cortar relações com o gover-no de Donald trump.

É unânime entrre os países a saída imediata de Maduro do poder. A questão crucial é saber

como isso vai ocorrer, uma vez que ele foi eleito de forma democrática. Mas como ocorreu esse processo se o povo está sofrrendo as maiores atrocidades, como fome e desem-prego em uma atmofesra cada vez mais rarefeita?

os governos alinhados na cam-panha para ‘arrancar’ o ditador de

seu trono têm ainda dois pontos desfavoráveis: rússia e China entraram nessa briga com Ma-duro. Ambos têm interesses econômicos em jogo e demons-tram não querer fechar a porta para um dos maiores produto-res de petróleo do planeta. É briga de cachorro grande!

há três meses, mora-dores de um dos bair-ros mais populosos de Nova Iguaçu convivem com um vazamento de água da Cedae. De acor-do com relatos, diver-sas reclamações foram enviadas a companhia, mas nenhuma equipe foi enviada a estrada da Grama, em Miguel Cou-to, para resolver o pro-blema.

enquanto nas tornei-ras não sai uma gota de

nos bairros

Vazamento de água potável causa transtorno em Nova Iguaçu

reproDUÇÃo/FACeBook

[email protected]

água, o produto vai li-teralmente para o ralo. A denúncia aponta ainda que o trecho não possui asfalto e sane-amento básico. Além disso, falta área de la-zer para os moradores, que também alegam a ausência de policia-mento. segundo eles, a falta de comprimisso da empresa tem pro-vocado transtornos por causa da formação de poças de lama.

MUNDOBuscas por aeronave de jogador são encerradas

França - em mais um dia de fracasso, as operações de busca pelo avião que levava o jogador de futebol argentino emiliano sala nas águas entre a França e a Inglaterra foram encerradas ontem. A polícia de Guernsey, que comandava a pro-cura, disse que as chances de sobre-vivência dos ocupantes da aeronave eram extremamente remotas, mais de 48 horas após o acidente.

Nos últimos dias, dois aviões so-brevoaram uma área ao noroeste da ilha de Alderney, no Canal da Man-cha, onde destroços não identifica-dos haviam sido localizados, mas a missão não encontrou as vítimas do acidente.

- reproDUÇÃo/FACeBook

sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019 EspoRTE 5

Abel Braga elogia estreantes e avaliaempate contra o Resende na Cidade do Aço“Foi uma surpresa muito boa”, disse Abelão sobre atuação do time

FLAMeNGo

Henrique Dourado fez um golaço na partida e foi bastante elogiado pelo técnico

25 página 5

Na noite de quar-ta-feira (23), o Flamengo em-

patou com o resende por 1 a 1 no raulino de oliveira, em confronto válido pelo Campeona-to Carioca. Após a par-tida, o treinador Abel Braga concedeu entre-vista coletiva, falando sobre o resultado.

“Não acho que mere-cemos esse resultado. tivemos o meio-campo mais cheio, procura-mos entender o jogo. essa equipe não fez 90 minutos ainda, tivemos duas estreias com joga-dores que não estavam no melhor, sem conhe-cer as características dos colegas. Foi uma surpresa muito boa. o Gabriel e o Dantas ter-minaram com um pou-co de câimbra, o que é normal. Valeu pois o time deles é bom, orga-

nizado, exigiu. Merecí-amos um pouco mais. Foi legal o torcedor pe-dir o Vitinho hoje, cer-tamente mexeu com ele de forma positiva. Vi-mos a qualidade e im-portância que tem para a equipe. Não posso dizer que ninguém não jogou bem. Achamos que ajudamos dando a faixa para o Dourado, que correu muito. As-sim vamos criando um grupo. A tendência é crescer cada vez mais. hoje foi muito bom para observação”, ana-lisou o treinador.

Neste sábado (26), o Flamengo enfrenta o Botafogo, às 17h, no engenhão. “todos esta-rão à disposição. É pre-maturo falar em colocar Vitinho e Cuéllar, por exemplo, pois jogaram os dois confrontos. o importante disso tudo é criar um grupo que não possamos temer. existe uma ou outra carência,

Jota [email protected]

roDrIGo CorsI/FpF VItor sILVA/sspress/BotAFoGo)

ALexANDre VIDAL / FLA

Vasco: Marcos Valadares e Lucas Santosfalam sobre a final da Copinha

Zé Ricardo admite má atuação, mas defende equipe de críticas pesadas

Treinador e capitão representaram o time cruzmaltino na coletiva de imprensa

Torcida grita “time sem vergonha” e Zé Ricardo rebate de forma veemente: “sei do grupo que tenho”

A decisão da 50ª Copa são paulo de Futebol está chegando. ontem (24) aconteceu coletiva de im-prensa com dois represen-tantes de cada um dos fina-listas. pelo lado vascaíno, estiveram o treinador Mar-cos Valadares e o capitão e atacante Lucas santos. A torcida vascaína esgotou os ingressos que foram co-locados à sua disposição e o comandante do time fa-lou sobre a atmosfera de decisão que os Meninos da Colina vão encarar.

“A Copa são paulo tem peculiaridades, como jo-gos com público bom, que ajudam na formação. são jogos com público, com mídia, que influenciam no emocional do atleta, e se ele consegue se sobressair, demonstra que está muito perto do profissional. Jogar com estádio cheio é uma coisa muitas vezes atípica. É um grande momento, um grande aprendizado, e será uma grande motivação para todos. os jogadores poderão se motivar muito

para dar um grande espe-táculo ao público”, dis-se, para pouco depois ser complementado por Lucas santos: “A gente tem um período de aprendizagem na base e tem esse pensa-mento de chegar ao profis-sional, mas pensa primeiro em disputar uma Copa são paulo, com a imensidão deste campeonato. ter a oportunidade de chegar a uma final é especial para nós”.

o Vasco já conquis-tou a Copinha uma única vez. em 1992, a equipe venceu justamente o são paulo, mesmo adversá-rio deste ano, na decisão. Lucas santos falou sobre a oportunidade de escre-ver o nome na história do Gigante da Colina. “A gente sabe da história, do passado, Valdir Bigode, pimentel. A gente buscou fazer igual. Queremos o título, mas o importante é mostrar um trabalho bom. estamos bem focados. sabemos da qualidade da escola do são paulo, mas

também temos. Queremos uma história bonita para ficar marcados na história do Vasco”.

Comandante da equipe, Marcos Valadares falou sobre a identificação que os garotos criam com o Vasco e como a comissão técnica trabalha para valo-rizar isso. o treinador tam-bém comentou sobre a im-portância de estar focado física e mentalmente para uma partida tão decisiva.

“A gente procura ter essa orientação sempre, de valorizar o clube que o formou, que deu todo o suporte, e aí, futuramen-te, acontecerão situações positivas para o atleta, no profissional ou numa negociação para o exte-rior. A competição exige muito fisicamente, men-talmente. A preparação é ao longo do ano todo. há viagens, desgaste, mas a gente consegue recuperar. E numa final, eles estarão num nível de motivação altíssimo”, concluiu Vala-dares.

o Botafogo tropeçou na primeira partida diante da torcida na taça Gua-nabara. Além do empate sem gols com o Bangu, os alvinegros novamente não mostraram um bom futebol, assim como ti-nha acontecido na derro-ta para a Cabofriense. os torcedores presentes no Nilton santos não perdo-aram e terminaram a par-tida com vaias e gritos de ‘time sem vergonha’.

Após a partida, o técni-co Zé ricardo falou com a imprensa e rechaçou este tipo de crítica. “sempre vamos respeitar as mani-festações do nosso torce-dor. ela que faz o clube, mas não somos obrigados a concordar. Gritar “time sem vergonha”, rebato isso de forma veemente. sei do grupo que tenho, de muito brio e que vai dar a resposta. pode de-morar mais ou menos, depende de quando con-seguiremos reproduzir em campo o que temos treinado. sou cobrado

pela imprensa, pela torci-da e pela gente mesmo. A evolução será gradativa, o entrosamento vem com o tempo. Apresentamos situações que me agrada-ram, mas ainda não foi o suficiente dentro do que desejamos” disse.

sobre o empate com o Bangu, Zé ricardo admi-tiu que os alvinegros so-freram na parte final do confronto.

“Acho que a gente procurou tentar fazer um jogo mais elaborado. sin-cronismo pelo meio com a bola já houve melhor entendimento. Com o cansaço natural e as tro-cas, perdemos o pouco sincronismo que tínha-mos. Ficou muito aberto, não foi agradável o fim. esse tipo de jogo aberto, solto, não é nem de perto o que a gente deseja. te-mos que tirar essa lição para os próximos jogos” declarou.

A próxima partida do Botafogo será neste sába-do *26(, no clássico con-

tra o Flamengo, no Nilton santos. Mesmo em casa, Zé ricardo apontou os rubro-negros como os fa-voritos para o confronto.

“Flamengo é favorito por tudo o que aconteceu nos últimos anos. Alguns dos novos contratados de-vem jogar contra a gente. Mas, independentemente dos reforços, o Flamengo já tem uma equipe forte. Vai ser um jogo difícil, mas temos o fator casa ao lado e uma vontade gran-de de evoluir e vencer. tomara que a gente esteja bem equilibrado e con-centrado, vou cobrar isso. se bobear, eles têm uma capacidade técnica de de-finir a partida” comentou.

para o clássico, Zé ri-cardo não poderá contar com o lateral esquerdo Gilson, expulso contra o Bangu. Além dele, o Bo-tafogo dificilmente terá os retornos do zagueiro Joel Carli, com cansaço muscular, e o meia Leo Valencia, que se recupera de uma pancada.

isso aqui é Flamengo e tem um peso muito grande. estrategica-mente vamos procurar uma formação diferente da que tivemos hoje”, afirmou Abel.

Diante do resende,

Gabriel Barbosa e De Arrascaeta estrearam oficialmente em Volta redonda e receberam o carinho da Nação. “os dois são bem diferen-tes. o Gabriel tem uma visão tática muito boa.

Mudei os dois de posi-ção para não desgastar demais. No primeiro tempo, ele estava mais solto com o De Arras-caeta por trás, deixan-do a carga pesada para o hugo Moura, Jean

Lucas e piris da Mot-ta. Na etapa final já foi diferente e nosso time cresceu. eles se saíram muito bem. Jogadores assim vão trazer mais qualidade ao grupo”, exaltou Abel Braga.

política sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

Jean Wyllys desiste de mandato e sairá do Brasil após ameaças, diz jornal

6

O ex-BBB afirma que há falta de liberdade no Brasil para continuar como parlamentarJota Carvalho

[email protected]

Jean wyllys (psoL) foi eleito deputado federal pelo rio

de Janeiro pela tercei-ra vez no último ano. Apesar disso, ele afir-mou, em entrevista ao jornal Folha de s. pau-lo, que vai abrir mão do mandato. Fora do país, de férias, ele disse que não voltará do Brasil por conta de ameaças, e que vai se dedicar à carreira acadêmica.

Após o assassina-to de Marielle Franco, também do psoL, em março de 2018, Jean wyllys passou a andar escoltado. As ameaças de morte, já presentes há anos, aumentaram e fizeram ele abandonar a vida pública. “o pepe Mujica [ex-presidente do Uruguai] quando soube que eu estava

ameaçado de morte, fa-lou para mim: ‘rapaz, se cuide, os mártires não são heróis’. E é isso, eu não quero me sacrificar”, afirmou.

o fato de familiares de um ex-pM suspei-to de chefiar a milícia investigada pela morte de Marielle ter traba-lhado para o senador eleito Flávio Bolsona-ro também assusta o parlamentar. “Me apa-vora saber que o filho do presidente contra-tou no seu gabinete a esposa e a mãe do si-cário. o presidente que sempre me difamou, que sempre me insul-tou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. esse ambien-te não é seguro para mim”, acrescenta.

o fato de ter sido acusado de pedofilia

PâNIcO

JosÉ CrUZ/AGêNCIA BrAsIL

O deputado federal do Rio está com medo: “Como é que vou viver quatro anos da minha vida dentro de um carro blindado?”

Felipinho Ravis é o novo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu

Ravis de 30 anos é o vereador mais jovem da atu-al Legislatura e cumpre seu primeiro mandato

DIVULGAÇÃo

pelo deputado eleito Alexandre Frota (psL) fez as denúncias au-mentarem, segundo wyllys. ele venceu uma disputa na Justiça

Federal, em dezembro do ano passado, que obrigou Frota a pagar uma indenização de r$ 295 mil.

Por fim, Wyllys afir-

ma que há falta de li-berdade no Brasil para continuar como parla-mentar. “Como é que vou viver quatro anos da minha vida dentro

de um carro blindado e sob escolta? Quatro anos da minha vida não podendo frequentar os lugares que eu frequen-to?”, completou.

Felipe rangel Gar-cia, Felipinho ravis, do partido social Cristão (psC), 30 anos, foi eleito presidente da Câmara de Nova Iguaçu para o biênio 2019/2020, durante ses-são na noite de terça-feira (22). ele ocupa o lugar do ex-presidente rogério teixeira Junior, Juninho do pneu (DeM), que se despede da Casa para as-sumir sua cadeira de depu-tado federal em fevereiro próximo. O processo de eleição do novo presidente contou com a participação de 16 dos 17 vereadores iguaçuanos. Duas candi-daturas foram protocola-das: a de Felipinho ravis e a de José Carlos Fonseca, Dr Cacau (pros). o ve-reador Cacau retirou sua candidatura antes do início da votacão. Felipinho re-cebeu 9 votos favoráveis: Alcemir Gomes (ptB), Alexandre da padaria (pr), Carlinhos BNh (ptC), Fabinho Marin-gá (MDB), Fernandinho Moquetá (prp), Mauricio Morais (MDB), renato do Mercado (DeM), Ju-ninho do pneu (DeM) e o seu próprio voto. Renata da telemensagem (ptC), rogério Villanova (pDt) e Li Só Alegria (PDT) vo-taram contra o nome de Felipinho. Marcelo Lajes (pps), Aguinaldo Camu (pCdoB), paulinho da pa-daria (pr) e Dr Cacau se abstiveram de votar.

Duas votações para pre-enchimento de vagas na mesa diretora ocorreram antes da eleição de Feli-pe rangel para presidên-cia. Felipinho renunciou como 2º vice-presidente e para ocupar seu lugar foi eleito o vereador renato

Juiz intima Palocci para depor na ação dos caças suecos contra Lula da Silva

ex-ministro nos governos Lula e dilma, antônio palocci (d) tem detonado o esquema de corrupção em seus depoimentos

DIVULGAÇÃo

o juiz Vallisney de souza oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, intimou o ex-ministro da Fazenda Antônio palocci para depor no dia 18 de março em ação, no âmbi-to da operação Zelotes, em que o ex-presidente e presidiário Luiz Inácio Lula da silva é réu pe-los crimes de tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro na compra de caças Gripen pelo gover-no federal em 2012, du-rante o Governo de Dil-ma roussef.

palocci citou Lula em delação premiada, atri-buindo ao ex-presidente suposto “pacto de san-gue” com a empreiteira odebrecht no valor de r$ 300 milhões. o ex--ministro envolveu ainda seu antigo companheiro em propinas nas obras de Belo Monte.

Vallisney também

convocou o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim para depor no mesmo dia.

Além de Lula, são réus na ação seu filho Luis Cláudio Lula da silva e o casal de lobistas Mau-ro Marcondes e Cristina Mautoni.

os depoimentos de palocci e Jobim na ação haviam sido suspensos li-minarmente, após pedido da defesa de Lula, pelo desembargador Néviton Guedes, do tribunal re-gional da 1ª região, em novembro do ano passado.

denúnciaNa denúncia, apre-

sentada em 2016, o Mi-nistério público Federal acusou os réus por “ne-gociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen, por cerca de r$ 5,4 bilhões, pelo governo brasileiro e à prorroga-

ção de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627”.

Os procuradores afir-mam que os crimes aconteceram entre 2013 e 2015, quando Lula, já ex-presidente, “integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para benefi-ciar as empresas MMC, grupo Caoa e sAAB, clientes da empresa Mar-condes e Mautoni em-preendimentos e Diplo-macia LtDA (M&M)”.

Em troca, afirma a denúncia, Mauro e Cris-tina, donos da M&M, repassaram a Luis Cláu-dio pouco mais de r$ 2,5 milhões.

em maio de 2017, o mesmo juiz Vallisney rejeitou um pedido da defesa de Lula para ab-solvição sumária do ex--presidente na ação.

do Mercado com 9 votos favoráveis (os mesmos ve-readores que votaram fa-voráveis ao nomes de Fe-lipinho para a presidência) e 7 votos contrários.

Carlinhos BNh, que era 2º secretário da Mesa, também renunciou com a intenção de ser candidato a presidente, mas acabou abrindo mão de sua candi-datura em favor de Felipi-nho ravis. Mauricio Mo-rais foi eleito 2º secretário com 13 votos favoráveis: Alcemir Gomes, Alexan-dre da padaria, Carlinhos BNh, Fabinho Maringá, Fernandinho Moquetá, renato do Mercado, Ju-ninho do pneu, Felipinho ravis, Marcelo Lajes, Aguinaldo Camu, pauli-

nho da padaria, Dr Cacau e o seu próprio voto. Re-nata da telemensagem, Rogério Villanova e Li Só Alegria votaram não. o vereador Carlão Chamba-relli (ptB) não esteve pre-sente à sessão.

parLamentar mais Jovem

Natural de Nova Igua-çu, Felipinho é casado e tem uma filha. Vereador mais jovem desta legisla-tura, tem forte atuação nas áreas de educação, saúde, juventude e esporte. É o presidente das Comissões de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e de Meio Ambiente, Ciência e tec-nologia.

Covardia na Baixada

sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

Torturado e morto pelo tráfico 7polícia

Assassinado no Centro de Queimados Civil recupera joias com quadrilha de sequestros-relâmpago

Padre abusava de três menores em Cabo Frio

Corpo é achado pela PM na Ilha do Fundão nesta quinta-feira

Acidente entre carro e ônibus deixa feridos

Polícia apresenta o material recuperado que estava em poder do bando

o Ministério públi-co do estado do rio de Janeiro (MprJ) denun-ciou ontem um padre suspeito de ter abusa-do sexualmente de três adolescentes no interior de uma igreja em Cabo Frio, na região dos La-gos. As vítimas têm 13 e 16 anos.

As investigações con-duzidas pela promotoria de Investigação penal do município mostra-ram que, no dia 14 de março de 2018, Antonio paes Junior, pároco da

igreja Nossa senhora da esperança constrangeu um jovem de 16 anos mediante ameaça, “em razão do temor reveren-cial, a praticar e permitir que com ele praticasse ato libidinoso”.

Aproveitando-se da “confissão comunitá-ria”, ele chamou a ví-tima para se confessar individualmente, afir-mando ter reparado que o adolescente estava muito nervoso e, após fi-carem em local isolado, teria cometido o abuso.

Quanto aos dois ado-lescentes de 13 anos, Antonio teria colocado um deles em seu colo no momento em que es-tavam juntos durante a confissão, no dia 29 de março de 2018. o outro caso de abuso se passou na sacristia da Igreja, também em março do ano passado,enquanto a vítima, que atuava como coroinha, cuidava das vestes do padre para a celebração da missa.

ele foi denunciado es-tupro de vulnerável.

Um corpo de um ho-mem foi encontrado em uma área de vegetação na Cidade Universitá-ria da Universidade Fe-deral do rio de Janei-ro (UFrJ), na Ilha do Fundão, na Zona Norte, na manhã de ontem.

policiais militares do 17º BpM (Ilha do Go-

vernador) foram cha-mados ao local para verificar a denúncia e isolaram a área para o trabalho da perícia da Delegacia de homicí-dios da Capital. Agen-tes estão na região para buscar testemunhas e câmeras de segurança.

De acordo com a

polícia Civil, a região onde o corpo foi en-contrado fica perto da comunidade parque União, uma área conhe-cida pela forte presença de usuários de drogas. Um inquérito policial foi instaurado para apu-rar as circunstâncias da morte.

Um acidente envolven-do um ônibus da Viação Mirante e um carro na rua Alberto ribeiro Júnior, des-cida do Morro da Moenda, no distrito de Austin, em Nova Iguaçu, deixou vários feridos.

o veículo teve a frente, no lado do motorista, toda destruída. Apesar do estra-go, o condutor do veículo e a mulher que estava no carona, tiveram ferimentos leves. Ainda não há infor-mações do que provou o acidente.

testemunhas disseram que os ocupantes dos veícu-los saíram com o sentimen-to de que nasceram de novo. A vítima, que estava no ca-rona do carro, disse nas re-des sociais. “Livramento de Deus. eu vi a morte de per-to hoje.” ela foi socorrida ao hospital Geral de Nova Iguaçu e o estado de saúde dela é estável.

reproDUÇÃo/reDes soCIAIs

reproDUÇÃo

Mais três envolvidos na onda de sequestros--relâmpago na Barra, Leblon e Ipanema, bair-ros da Zona sul do rio, foram presos na manhã de ontem por agentes da 14ª Dp (.....) e da 12ª Dp (....). As inves-tigações tiveram início há pelo menos quatro meses. entre os presos, está Jorge Martins ro-drigues, chefe de uma quadrilha de traficantes que agia em apartamen-tos de Copacabana.

ele teria se associado

à playboy, preso no úl-timo sábado, para prati-car roubos. A quadrilha costumava sequestrar as vítimas dentro dos car-ros na rua e obrigava-as a seguir com o grupo para casa. Nas residên-cias o bando roubava joias, computadores, dinheiro, celulares, rou-pas de grife e outros ob-jetos de valor.

entre as vítimas, uma médica contou que foi sequestrada junto com dois colegas no momento que dei-

xava o hotel windsor, da Barra, onde partici-para de um congresso em novembro. “eles me obrigaram a seguir para minha casa, rouba-ram r$ 85 mil, minhas joias, nossos telefones. Durante as duas horas que ficaram na minha casa fizeram ameaças a todos nós. Minha fi-lha de três anos ficou traumatizada. eu passei cinco dias sem dormir e durante um mês sonhei com os assaltantes”, contou a médica.

O homem foi atingido por seis tiros em frente a uma bicicletaria

pCerJ

Comerciante é confundido com rival, sequestrado e executado por tribunal de criminosos em Nova Iguaçu

Um crime covarde e sem sentido. su-postamente con-

fundido como inimigo de uma facção, criminiosos mataram um comerciante e enterraram o corpo em Nova Iguaçu. proprietá-rio de uma loja de mate-rial de construção, o ho-mem, identificado como Adailton, teria ido visitar um amigo, que mora, no Morro da Bacia, na comu-nidade Buraco do Boi, na região de Miguel Couto. na última terça-feira.

Após ser confundindo, ele foi rendido pelos trafi-cantes, que o torturaram e depois o executaram. De-sesperada, a família acio-nou a polícia Militar.ho-mens do 20º Batalhão de polícia Militar (Mesquita)

seguiram até o local, mas foram atacados a tiros pelos bandidos, que tam-bém lançaram granadas. os pMs recuaram, mas na manhã seguinte voltaram com apoio de agentes da Divisão de homicídios da Baixada Fluminense (DhBF), que iniciaram uma operação de buscas.

enterrado no aLto do morro o corpo de Adaiton foi

encontrado enterrado na parte alta do morro. A ví-tima apresentava sinais de tortura. ele era comer-ciante e muito querido no bairro da posse, onde mo-rava, e não tinha ligação com o crime. o caso será investigado pela especia-lizada.

reproDUÇÃo/whAtsApp

o corpo de adailton estava enterrado na parte alta do morro controlado pelo tráfico

A Divisão de honmi-cídios da Baixada Flumi-nense (DhBF) investiga o assassinato de um homem ocorrido na tarde de on-tem. o crime aconteceu no trecho conhecido como ‘rua da feira, na região central de Queimados. A polícia Militar informou que uma guarnição do 24º BpM (Queimados) foi acionada para verificar uma ocorrência na Aveni-da professor Avelino xan-xão. Ao chegar no local, encontrou a vítima caída já sem vida em frente a uma loja de bicicleta.

De acordo com uma tes-temunha que estava a cer-ca de 50 metros de onde ocorreu o crime, o homem identificado apenas como Cristiano conversava em frente ao estabelecimen-to quando o assassino se aproximou e disparou seis tiros. ele morreu no local.

Os dois veículos ficarma parcialmente destruídos após o impacto

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

proJeto verde

GERAL8 sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

Turismo no Parque do Vulcão

Despertar no iguaçuano o sentimento de

pertencimento à cida-de. este é o objetivo do projeto Aula de Campo que está levando alunos do projovem Urbano para conhecer pontos turísticos e culturais de Nova Iguaçu. Na última quarta-feira um grupo de estudantes esteve no parque Natural Mu-nicipal de Nova Igua-çu (parque do Vulcão) e pôde aprender sobre parte da história da re-gião.

Guiados pelo guarda ambiental Carlos Janu-zzi, os estudantes vi-sitaram a pedreira são José e passaram por al-guns poços d’água em um percurso que os le-vou até a Fazenda Dona eugênia, onde há um casarão construído no século xIx com madei-ra tapinhoã (Mezilaurus navalium), equiparada ao carvalho europeu por sua qualidade e dada como extinta na região. Foi justamente este o ponto que mais chamou atenção da estudan-te regiane Gomes dos santos, de 27 anos.

“o Casarão é bem in-

teressante, faz parte da história de Nova Igua-çu. Gostei muito da iniciativa do projovem Urbano em levar os alu-nos para estes passeios. para quem não conhece estes lugares, como eu não conhecia, é muito bom”, conta a moradora do bairro Ipiranga.

Mãe de quatro crian-ças, regiane leva três delas para a escola. este é um diferencial do pro-jovem Urbano que per-mite que as mães levem seus filhos às aulas. As crianças ficam com uma professora na sala de acolhimento enquanto as mães estudam.

“Quando era jovem não entendia a impor-tância dos estudos e dei-xei a escola muito cedo. hoje minha visão é di-ferente e converso mui-to com minhas meninas para que elas cresçam sabendo que só a edu-cação pode mudar para melhor a vida delas”, afirma Regiane, que so-nha concluir os estudos e ingressar na faculdade de pedagogia.

para a coordenadora--geral do projovem Urbano, Luciana Costa da silva Matta, promo-ver passeios turísticos e culturais pela cidade é a melhor maneira de

despertar nos alunos o sentimento de perten-cimento. “o curso é dividido em unidades formativas, e hoje eles estão estudando justa-mente Juventude e Ci-dade. então achamos que esses passeios são fundamentais para que eles conheçam um pou-co da própria cidade onde estão inseridos”, explica Luciana.

Além do parque do Vulcão, os alunos do projovem Urbano já co-nheceram o sesC Nova Iguaçu, o Iguaçu Velho (primeira sede da cida-de, antes chamada de Vila Iguassú), a Fazen-

da são Bernardino, a estrada real. segundo Luciana Matta, o próxi-mo passeio deverá ser à Casa de Cultura.

o programa projovem Urbano funciona em duas escolas da rede Municipal, situadas nos bairros do km. 32 e Ca-buçu. podem se inscre-ver jovens de 18 a 29 anos, já alfabetizados. Além de concluírem os estudos, os alunos têm a oportunidade de sair da escola com formações profissionais na área da beleza, com curso de manicure, pedicure, ca-beleireira, maquiagem e depilação.

DIVULGAÇÃo/pMNI

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura

Servidores Públicos de Queimados terão até 50% de desconto em graduação

Conquistar o diploma universitário ainda é o sonho de muita gente. em Queimados, os ser-vidores públicos ganha-ram um incentivo para seguir em busca dessa realização profissional. Uma parceira entre a prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Administração e a Uni-versidade estácio de sá, oferecerá 50% de des-conto nas mensalidades de graduação e 40% na pós-graduação em todas as unidades da institui-ção no estado do rio de Janeiro. para conseguir a bolsa, os interessados de-verão participar do vesti-bular que está marcado para o próximo sábado (26), às 10h, no campus Queimados (Av. Dr. eloy teixeira, nº165, Centro).

Com acesso à prova gratuita e à matrícu-la por apenas r$49,00, cerca de 3 mil funcio-nários, entre estatutários

e comissionados, além de seus dependentes di-retos, terão direito ao desconto (exceto para os cursos de medicina e odontologia). o convê-nio firmado é válido para as modalidades presen-cial, flex (semipresen-cial) e à distância.

“É uma satisfação mui-to grande promover uma facilidade desse nível para nossos colaborado-res. Agradeço a estácio por oferecer acesso à educação de qualidade e oportunidade de qua-lificação aos servidores com essas condições”, declarou o prefeito Car-los Vilela.

Atualmente, cerca de 50 servidores estão cur-sando o ensino superior na instituição e outros 120 já se formaram gra-ças à parceria, firmada desde 2002 no municí-pio. De acordo com o secretário Municipal de Administração, André

Bahia, o novo convênio traz mais benefícios para os funcionários.

“Antes, a parceria via-bilizava apenas 20% de desconto para o curso de graduação. Neste novo contrato firmado, além de oferecer uma pós-gradu-ação, conseguimos dimi-nuir ainda mais o valor da mensalidade, aumentando as chances dos servidores e seus dependentes de te-rem acesso ao ensino su-perior”, explicou o gestor.

os interessados pre-cisam se inscrever no vestibular através do site (www.inscricoes.estacio.br/parceiro) , utilizando o código 176400004 ou pelo te-lefone (21) 97915-0438. No dia da prova, é ne-cessário levar CpF, com-provante de residência e uma identificação que comprove vínculo de trabalho com a prefeitu-ra, seja crachá ou contra--cheque.

DIVULGAÇÃo/pMQ

Prefeitura transforma Japeri em um gigantesco canteiro de obras

prefeito carlos vilela com representantes da Universidade estácio de sá

Grupo de estudantes durante visita ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu: aprendizado sobre parte da história da região

‘Aula de Campo’ leva alunos Projovem Urbana para conhecer pontos turísticos

Início de ano é de muita obra em Japeri

são obras de melho-ria e acesso para a po-pulação

As obras na cidade de Japeri não param. Depois de muitos anos sofrendo com o barro e a lama formada pelas chuvas, moradores do bairro Citrópolis, em engenheiro pedreira, podem comemorar. Isso porque a rua Ce-luta passou pelo pro-cesso de drenagem e pavimentação e, hoje, conta até com parqui-nho para a criançada.

o secretário interi-no de obras, Vinícius Araújo, definiu o feito como “obra de melho-ria e acesso para a po-pulação”. e ressaltou o reflexo dela em todo o bairro.

“Além deste viés de acessibilidade, conec-tando as ruas do bair-ro, ela também impede que suje as outras ruas, já que a Celuta fica na parte superior do mor-ro e descia material constantemente”, con-tou.

Confirmando o se-cretário, a moradora Cristiane Alves, de 35 anos, afirmou que to-dos tinham muita difi-culdade para descer a rua. “era muito barro e muita lama, nós escor-

regávamos sempre por aqui. Agora está ótimo, podemos sair tranquilos na chuva”, disse.

Ao todo, foram empre-gados r$ 589 mil para a obra da rua Celuta, que durou cerca de oito me-ses. De acordo com o secretário Vinícius, foi utilizado piso intertra-vado em todo o local, que possui impermea-bilidade e ótima absor-ção de calor, evitando o deslocamento de terra.

Quem também está de “cara nova” é a calçada da rua santo Antônio, em engenheiro pedrei-ra, próximo a Escola Municipal Bernardino de Mello.

A moradora Marli sil-vestre, de 51 anos, rela-tou que, anteriormente,

não havia calçada no local. “era tudo que-brado, não conseguí-amos passar”, contou.

Agora, a prefeitura de Japeri, através da secretaria de obras da cidade, não só pa-vimenta a calçada, como também prepa-ra as escolas munici-pais para receber os alunos em fevereiro.

Além destas obras, moradores da Ave-nida Berna, que liga Japeri a Queimados, ganharam bancos e aparelhos de ginás-tica ao ar livre nas calçadas recém pavi-mentadas. o objetivo é movimentar mais o local, além de contri-buir para a saúde da população.

Funcionários trabalham em obra de melhorias

DIVULGAÇÃo/pMJ

sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

Volta Redonda lidera geração de empregos no estado em 2018 Indústria e serviços têm os melhores desempenhos no resultado histórico, o primeiro com dados positivos desde 2014

Secretaria de Comunicação Social

O novo espaço de lazer e de atividades esportivas é uma conquista da população na atual administração

Volta redonda – os da-dos do Cadastro Geral de empregados e De-

sempregados (Caged) confirma-ram as previsões de um resultado histórico na geração de empre-gos. Além de serem o primeiro resultado positivo para um ano desde 2014, os 2.295 postos de trabalho criados em 2018 fazem da cidade a líder absoluta de em-pregabilidade no estado do rio. A indústria, com saldo positi-vo de 684, foi o setor que mais abriu oportunidades de trabalho, seguido por serviços (599) e co-mércio (491).

em julho do ano passado, o prefeito samuca silva havia afirmado que, depois de um pri-meiro semestre em que a cidade tinha criado 440 postos de traba-lho, esperava que a segunda me-tade do ano fosse ainda melhor. Os dados se confirmaram e entre julho e dezembro, Volta redon-da ganhou mais 1.855 empregos com carteira assinada.

o prefeito também lembrou, em julho, que a cidade passou

vOlTA REDONDA

por mudanças que melhoraram o ambiente de negócios e permi-tiram que as empresas gerassem mais empregos. Isso se refletiu, inclusive, na maior geração de postos de trabalho na indústria.

“A economia do Brasil mudou nesses últimos anos, e as condi-ções hoje, se não são ideais, são melhores do que em 2015 e 2016, mas também foi preciso mudar o ambiente de negócios em Volta redonda. Investimos na desburocratização, criando na cidade uma ambiente de negócios, favorável ao empre-endedor. tornamos o processo de registro das empresas muito mais simples, abrimos canais constantes de diálogo com as entidades que representam os empresários, inclusive indo nas empresas conversar com os empresários. passamos também a ter na CsN, maior empregadora e maior gera-dora de arrecadação de Volta redonda, um interlocutor com quem se conversa com respei-to e boa vontade, em vez de um adversário com quem só se interage através do Judiciário” disse samuca.

DIVULGAÇÃo/pMVr

Hospital de emergência ganha nova subestação de energia

Prefeitura abre inscrições paranovas turmas de projeto de dança

podem se inscrever alunos a partir da faixa dos cinco anos de idade

DIVULGAÇÃo

SUl-FlUMiNENSE 9

Obra vai aumentar capacidade no fornecimento

DIVULGAÇÃo

REsENDE quATIs

A prefeitura de resende entrou em fase de conclusão dos trabalhos que permitirão aumentar a capacidade de for-necimento de energia no hos-pital Municipal de emergência henrique sérgio Gregori. para que isso aconteça, a subestação de energia antiga está sendo re-cuperada e uma nova instalada. De acordo com a secretaria Municipal de obras e serviços públicos, o projeto deve ser concluído no final de fevereiro.

Ainda conforme dados da secretaria de obras, o aumento da capacidade de distribuição de energia passa pela restaura-ção da antiga subestação – que sofreu um incêndio em 2017 e ficou deteriorada. Ela esta-va em operação desde 1994, quando o hospital foi inaugura-do. o projeto contempla ainda as adequações necessárias para o funcionamento de novos aparelhos de ar-condicionado, médicos e de lavanderia, além de vislumbrar uma futura am-pliação da unidade.

o hospital atende nove mil pacientes em média por mês e é referência em atendimentos emergenciais no sul do es-tado, mas contava com uma única subestação, que possuía capacidade de 600kVA (kilo-voltamperes), e dois geradores para casos de urgência, com 150kVA e 180kVA cada um.

Agora, a unidade terá uma subestação nova, totalmente equipada, inclusive com cabi-ne blindada para o controle de funcionamento. Desta forma, a antiga passará a ficar como reserva de fonte com a mesma capacidade. Cada subestação será movida por dois transfor-madores – sendo a unidade com potência de 300kVA. Atu-

almente, a unidade hospitalar necessita de 500kVA para per-manecer em funcionamento.

Com a construção da nova subestação e a reestruturação da antiga, também foram necessá-rias readequações nos quadros para distribuição de energia do hospital, com sistema de pro-teção de aterramento voltado aos aparelhos. os trabalhos envolvendo toda a estrutura, que obedecem aos parâmetros da ABNt (Associação Bra-sileira de Normas técnicas), contam com cabeamento, no-vos transformadores, quadros e disjuntores, pintura, equipa-mentos para a central de con-trole, entre outros.

A secretaria de obras aguarda a chegada dos novos transformadores bem como a entrega da manutenção dos antigos, que são feitos em empresas especializadas do ramo. Aproximadamente 90% dos quadros internos de distribuição de energia foram finalizados.

o prefeito Diogo Balieiro

Diniz explicou que as novas instalações são necessárias para o pleno funcionamento do hospital, além de serem realizadas por medida de se-gurança. “estamos empenha-dos para que o hospital, que é referência na região, esteja preparado para inovações e comporte a demanda com maior segurança. As fontes de energia são primordiais para que a unidade tenha condições de suprir qualquer eventuali-dade, pois existem aparelhos que jamais podem ser desli-gados. o progresso depende de reajustes e uma visão ante-cipada para o abrigo de novas tecnologias. o ambiente ainda precisa ser humanizado e tra-zer conforto para amenizar um pouco a dor dos pacien-tes. e para dar continuidade às adequações, o programa revitaliza resende chegou ao hospital de emergência, nesta segunda-feira, dia 21. A população resendense merece poder contar com um espaço mais harmônico e acolhedor”,

Visando à formação das turmas do ano de 2019, a prefeitura de Quatis, anunciou a aber-tura de inscrições para o projeto de dança realiza-do na cidade através da secretaria Municipal de Cultura e turismo. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima quarta-feira, dia 30, de 8 às 17 horas, no Núcleo Cultural do Município, que funciona nas proxi-midades da escola Mu-nicipal Julieta sampaio (Centro). poderão se inscrever alunos a partir dos cinco anos de ida-de. o projeto é aberto à participação de todas as pessoas a partir desta fai-xa etária, sem limite de idade. As aulas do proje-to de dança da prefeitura de Quatis vão recomeçar no dia 04 de fevereiro (segunda-feira).

As crianças e adoles-centes interessados em participar desta inicia-tiva deverão ter as suas inscrições realizadas pe-los pais ou responsáveis.

A secretaria Municipal de Cultura e turismo está solicitando ainda aos alu-nos a apresentação de um exame médico prévio que os habilite a participar das aulas. o exame poderá ser feita em qualquer unida-de da rede municipal de saúde. A programação completa dos horários e dias das aulas a partir de fevereiro ainda está sendo organizado, pois a elabo-ração do calendário de-penderá da demanda de alunos inscritos, mas está decidido que haverá aulas, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e provavelmente à noite.

o prefeito Bruno de souza (MDB) ressalta a importância do projeto de dança oferecido pela ad-ministração municipal à população de Quatis como “uma iniciativa que torna realidade uma ação funda-mental de inclusão social na cidade, especialmente aos segmentos da infância e adolescência”. ele frisou que o projeto se destina especialmente aos estu-

dantes da rede pública de ensino no Município, “mas é aberto às pessoas de todas as idades, pois as aulas visam atender o maior número possível de moradores”. Um pro-fessor e três estagiários serão responsáveis por ministrar as aulas de bal-let, jazz e dança livre das turmas de 2019.

“A nossa determina-ção é que, além de estar à disposição no Núcleo Cultural de Quatis para receber as inscrições de novos alunos, o projeto de dança vá às unidades de ensino da rede munici-pal para divulgar esta ini-ciativa e atrair o interesse dos estudantes em partici-par do projeto. sabemos da importância das ações de inclusão social para a formação das nossas crianças, motivo pelo qual esta iniciativa continuará sendo considerada uma prioridade da nossa admi-nistração no transcorrer de todo o ano de 2019”, fri-sou o prefeito Bruno de souza.

10 ENtREtENiMENto

REcEitaS

Mariana Ximenes e mais famosos dão adeus a Caio Junqueira: ‘Muita dor’

Amado Batista, de 67 anos, namora estudante de Direito de 19: ‘Amoroso!’

Mariana xime-nes, Louise Cardoso, hei-

tor Martinez, rodrigo santoro, Gabriel Gra-cindo e outros artistas se despediram de Caio Junqueira ontem. Ator de 42 anos morreu após ficar uma semana inter-nado vítima de um gra-ve acidente de carro. ele foi velado e sepultado no cemitério são João Ba-tista, em Botafogo. Jonas torres, seu irmão, foi

Mariana ximenes foi uma das famosas a se despedir de Caio Jun-queira. o ator foi velado

e sepultado no cemitério são João Batista, em Bo-tafogo, Zona sul do rio. Caio morreu aos 42 anos após passar uma semana internado depois de so-frer um grave acidente de carro e chegou a ser submetido a uma cirur-gia. “Chegamos a traba-lhar em uma peça de te-atro. estar em cena com ele por mais de um ano. Muita dor. ele tinha um sorrisão, com os olhi-nhos fechados, bom ator. o Caio foi um grande colega, um grande par-ceiro de cena”, afirmou a atriz.

em entrevista ao jornal ‘Meio Norte’, Layza Felizardo exal-tou o namorado, o can-tor Amado Batista. ‘ele é uma pessoa incrível, de uma personalidade forte e admirável! Um homem superfamília e amoroso!’, destacou a estudante de Direito. Layza nasceu em Ma-naus, no Amazonas, e tem 19 anos. Intérprete da música ‘princesa’ e pai de três filhos, artista tem 67 anos

Amado Batista, de 67 anos, está namo-rando há cinco meses Layza Felizardo, de 19 anos. o relaciona-mento foi confirmado pela jovem para o jor-nal “Meio Norte”. “ele

é uma pessoa incrível, de uma personalidade forte e admirável! Um homem super família e amoroso!”, elogiou a estudante de Direito. Assim como Amado e Layza, outros casais não dão a mínima para a diferença de idade superior a dez anos. Nascida em Manaus, no Amazonas, a jovem se mudou para Itaituba, no pará, quando tinha três anos, por conta do trabalho do pai, e conheceu o agora na-morado durante show em Careiro Castanho (AM). Na ocasião, foi elogiada pelo intérpre-te de “princesa” e o artista pediu para eles continuarem a se falar.

Ao vivo, Ana Maria Braga entra de roupa na piscina com netos: ‘Piscininha, amor’

No ‘Mais Você’ de ontem, a apresenta-dora entrevistou o adolescente whadi Gama para saber mais sobre a sucesso do hit ‘piscininha, Amor’, bordão criado pelo jogador do cruzeiro egídio e repercutido pelo atacante Fred. ‘Falo que Deus pre-parou pra mim. Fiz muito rápido, em cin-co minutos. Vendo aquilo tudo de pisci-ninha, amor, veio a ideia da música’

Ana Maria Braga agitou a manhã dos brasileiros. Duran-te o “Mais Você”, a apresentadora rece-beu o cantor whadi Gama, conhecido por criar o hit “piscini-nha, Amor”. “Falo

DIVULGAÇÃo

DIVULGAÇÃo

sexta-feira, 25 de JaNeirO de 2019

· 2 xíc. (chá) de trigo para quibe· 1 xíc. (chá) de proteína texturi-zada de soja· 2 berinjelas sem casca, cortadas em cubos· 1 cebola pica-da· 1 dente de alho picado· 1 col. (sopa) de hortelã picada· 2 col. (sopa) de salsa picada· 1 pitada de pi-menta síria· 2 col. (sopa) de shoyu light· sal a gosto· 2 tomates sem semente, corta-dos em cubinhos· 3 rodelas gros-sas (300 g) de ri-cota· 1 col. (sopa) de azeite extravir-gem· 6 azeitonas ver-des picadas· Orégano e sal a gosto

MODO DE PREPARO

Em vasilhas se-paradas, mer-gulhe o trigo e a proteína de soja em água morna e deixe hidratar por 15 minutos. Afervente a be-rinjela na água com sal por 2 minutos. Escor-ra e esprema o trigo, a soja e a berinjela para retirar o excesso de água. Tritu-re rapidamen-te a berinjela no liquidificador no módulo pul-sar. Junte todos os ingredientes em numa tigela funda e mistu-re bem. Forre o fundo de uma fôrma antiade-rente com me-tade da mistura e espalhe uma camada da ri-cota amassada com o azeite e a azeitona, sal e orégano. cubra com o restante da mistura e re-gue com um fio de azeite. Asse em forno médio por 30 minutos ou até dourar. sirva com uma salada colorida.

QUIBE DE BERINJELA E RICoTA

INgREDIENTEs

que Deus preparou pra mim. Fiz muito rápido, em cinco mi-nutos. Acompanho o egídio e o Fred nas redes sociais e vendo aquilo tudo de pis-cininha, amor, veio a ideia da música”, disse o adolescente de 17 anos, durante sua participação no matinal. No fim do programa, a loira foi carregada no colo por um homem da produ-ção e jogada na pisci-na de plástico dentro do estúdio e ao vivo com seus netos, que a acompanhou em re-cente viagem a Costa rica. “olha o abu-so”, se divertiu a ar-tista ao compartilhar o momento em seu Instagram.

DIVULGAÇÃo

sexta-feira, 25 de JaNeirO de 201911

Treinador alvirrubro volta a destacar comportamento da equipe em campo

BANgUZão

JOta carValhO

[email protected]

As duas pri-meiras roda-das da taça

Guanabara para o Bangu pareciam in-gratas: dois adver-sários da série A do Brasileiro logo de cara. porém, o Alvir-rubro mostrou perso-nalidade nos jogos, com boas atuações. Contra o Botafogo, de fato, só faltou o gol. A equipe de Moça Bonita foi su-perior em boa parte do tempo, mas parou nas defesas do golei-ro Gatito Fernandez.

Num misto de sen-sações pelo bom de-sempenho e o empa-te, o técnico Alfredo sampaio avaliou o desempenho de sua equipe na noite de quarta-feira (23), no Nilton santos (enge-nhão), casa do Bota.

“Com todo respei-to ao Botafogo, mas deixamos de ganhar dois pontos. Fomos

superiores, domina-mos parte da peleja e criamos as melhores chances. A equipe se doou mais uma vez, oscilou algumas ve-zes, mas foi reflexo do jogo de domin-go, muito intenso e desgastante para a gente. teremos um confronto decisivo

contra o Boavista e vencer será funda-mental para seguir-mos na briga pela classificação à semi-final”, analisou.

Neste sábado (26), o Banguzão terá o reencontro com sua torcida no estádio de Moça Bonita, Zona oeste do rio.

o Boavista, adversá-rio da vez, tem 100% de aproveitamento até o momento. Mu-dança na forma de jogar? Não para Al-fredo sampaio. ele também fez ques-tão de convocar os alvirrubros para o duelo. “temos que seguir fazendo o

que já vem sendo feito. estamos jo-gando com confian-ça, de maneira con-centrada e sabendo das dificuldades. trabalhamos muito a concentração dos atletas durante os 90 minutos porque qualquer descuido pode ser fatal. Não

pode ser diferente contra o Boavista. precisamos da ener-gia positiva da nos-sa torcida, de todos torcendo em prol do Bangu dentro de Moça Bonita para fazermos um grande jogo e festejarmos um belo resultado”, finalizou Alfredo.

Pelo que viu na quarta-feira, o treinador alvirrubro projeta bom jogono próximo sábado

JoÃo CArLos GoMes / BANGU

‘‘Deixamos de ganhar 2 pontos’’, afirma técnico Alfredo Sampaio

ParaBéNs, marcelO!!! Hoje você inicia uma nova jorna-da, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quero lhe dizer que tenho muito orgulho em com-partilhar da sua amizade. Para-béns meu amigo, e feliz aniversá-rio!Hoje e sempre você merece mui-tos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que pos-sa conquistar todos os seus so-nhos. Quero também lhe agrade-cer, por tudo o que tem feito para que a nossa amizade fique cada vez melhor. Felicidades!!

luciano lemos