PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son...

11
PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . SÁBADO, 04 DE MAIO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9400 Hora H em Foco R$ 1 Cresce número de cornos entre os vereadores da Baixada www.jornalhorah.com.br 2 ESPORTE 12 Atacante Loran irá reforçar o Duque de Caxias na Segunda do Rio FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO/POLÍCIA CIVIL DIVULGAÇÃO/ARTE JÉSSICA LEMOS/HORA H 7 6 Moro inaugura Centro Integrado de Inteligência em Brasília REPRODUÇÃO/ WHATSAPP Quatro tralhas do Borel descem os sete palmos Policiais militares sacudiram a comunidade do Subúrbio do Rio e foram recebidos a tiros. Houve confronto e os vermes levaram bala. Investigações do setor de inteligência apontam que um dos mortos seria segurança do tráfico. 7 Quarteto atrás das grades Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) agarra integrantes da maior quadrilha de roubo de carros do estado. Um deles é ligado ao tráfico. FOTOS: REPRODUÇÃO/WHATSAPP 2 Dublador de ‘Homem de Ferro’ fala da carreira no Top Shopping Cleber Fernandes Limão, Rubens Dias do Amaral, Michel da Costa Câmara e Wesley Santos do Nascimento, conhecido Gelson é a cara da nova política na Baixada De Meriti para Brasília em um salto 3 Farinha do mesmo saco Traficantes mandam recado para gansos: ‘Se roubar aqui, morre’ 4 4 Cobrar pelo uso do banheiro no comércio é proibido por lei

Transcript of PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son...

Page 1: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Nova Iguaçu - RJ TERça-FEIRa, 05 dE sETEmbRo dE 2017 aNo XXvII Nº 8793

PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU . RJ . SábADO, 04 DE MAIO DE 2019 . ANO XXVIII . Nº 9400

Hora H em Foco

R$ 1

Cresce número de cornos entre os vereadores

da Baixada

www.jornalhorah.com.br

2

ES

PO

RT

E

12

Atacante Loran irá reforçar o Duque de

Caxias na Segunda do Rio

Foto: DIVULGAÇÃo

FOTO: DivuLgAçãO/POLÍCiA CiviL

Divu

LgAç

ãO/A

RTe

jéSS

iCA

Lem

OS/H

ORA

H

7

6

moro inaugura Centro integrado

de inteligência em Brasília

RePRODuçãO/ wHATSAPP

Quatro tralhas do Borel descem os sete palmos

Policiais militares sacudiram a comunidade do Subúrbio do Rio e foram recebidos a tiros. Houve confronto e os vermes levaram bala. Investigações do setor de inteligência apontam que um dos mortos seria segurança do tráfico.

7

Quarteto atrás das gradesDelegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) agarra integrantes da maior quadrilha de roubo de carros do estado. Um deles é ligado ao tráfico.

FOTOS: RePRODuçãO/wHATSAPP

2

Dublador de ‘Homem de Ferro’ fala da carreira no Top Shopping

Cleber Fernandes Limão, Rubens Dias do Amaral, michel da Costa Câmara e wesley Santos do Nascimento, conhecido

gelson é a cara da nova política

na Baixada

De Meriti para Brasília em um salto

3

Farinha do mesmo saco

Traficantes mandam recado para gansos: ‘Se roubar aqui, morre’

4

4

Cobrar pelo uso do banheiro no

comércio é proibido por lei

Page 2: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Artes plásticas

2 SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019CULTURA

FALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 E WHATSAPP: 21 98037-1338

EXPEDIENTE

PresidenteJosé de LemosDiretor PresidenteJosé Roberto Ornelas de Lemos(Im Memorian)EditoriaJota Carvalho - DRT/RJ 14798JurídicoGabriella Junqueira Garcez

bAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL FLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin. COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

Circulação:

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ

CEP: 26013-190

[email protected]

jornalhorah

Por Jota Carvalho

HoraF coemH

[email protected]

Ainda da Boca Maldita daquela cidade da Baixada chega a notícia de que o número de cornos nas câmaras vem aumentando. Vó Can-dinha, agente sênior da coluna, ouviu de alguns funcionários dos legislativos a estimativa feita pelos mesmos, de acordo com atitudes dos ga-lhudos.

Aumenta o número de corno nas câmaras

“Num dos fatos que chamam atenção nas narrativas, o vereador estava na tribuna con-tando as lorotas de sempre, quando viu o ce-lular e leu: “venha rápido, um cara acaba de entrar na casa recebido por sua mulher. As crianças foram levadas pela sogra”, conta Vó Candinha.

“Assim que leu a mensagem do espião, pros-segue Dona Candinha, o homem finalizou a fa-lação, pediu desculpas aos pares, ao presidente da mesa e saiu do plenário com pressa. Até on-tem, não se sabia se ele deu o flagrante. O medo de ser corno da mulher de casa talvez seja pelo fato de que ele trai a mãe de seus filhos com uma das funcionárias do gabinete. Quem com chifre fere, com chifre será ferido”, finaliza a agente.

Quem com chifre fere...

Avisando quando discursava na tribuna

A cultura iguaçuana está de luto com a morte de Má-rio Marques, na quinta (2). Amante e incentivador dos movimentos artísticos den-tre outros legados, o pre-feito Mário Marques de-sapropriou o imóvel onde está a Casa de Cultura Ney Alberto. Obrigado, MM!!!

(21) 98037-1338 WhAtsApp

Siga na luz, mário!

DivulgAçãO

‘Cartola de Noel’ viaja rumo à essência do samba

****************************************

****************************************

jota [email protected]

“ORmÓNi O musical” em Nova iguaçu neste sábado

Grupo resgata obras de grandes nomes do samba brasileiro

Homem de Ferro

DivulgAçãO

A Escola Municipal de Artes Plásticas Fayga Ostro-wer, de Nilópolis, está com matrículas abertas para os cursos de pintura em tela e desenho artístico. Dentre os alunos que vem se destacan-do no curso ministrado pelo professor Zito estão os gême-os Kauã e Kauê, que aos 14 anos já conseguem retratar fielmente vários personagens e personalidades. “É muito orgulho para mim poder es-tar colaborando na formação dessas crianças. Os gêmeos têm se desenvolvido bastan-te e terão um futuro brilhante no ramo”, disse o subsecretá-rio de Cultura, Manoel Félix.

Para seguir o exemplo dos gêmeos Kauã e Kauê e se inscrever na Escola de Ar-tes Plásticas Fayga Ostrower é necessário comparecer à sede da Secretaria de Cul-tura, localizada dentro da Praça dos Meninos, que fica na Rua luis gonzaga, s/nº, Cabral.

Neste sábado (4), o Top-Shopping recebe na loja Family Geek Brasil, espe-cialmente para os fãs do uni-verso Marvel, o dublador do Homem de Ferro, Marco Ri-beiro. A partir das 17h, Mar-co falará um pouco da sua carreira, fará fotos com os fãs e distribuirá autógrafos. Conhecido por seus traba-lhos de dublagem de filmes americanos, Marco Ribeiro começou a dublar em 1986 na Herbert Richers. Além do Herói Tony Stark, o Homem de Ferro, o dublador deu voz a outros famosos persona-gens, como, Michael Kyle, de “Eu, a Patroa e as Crian-ças”, e o Woody, de “Toy Story”.

O encontro está marcado para as 17h, na loja Family geek, localizada no 2º piso, próximo à entrada C. O Top-Shopping fica na Av. gover-nador Roberto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu. Tele-fone: (21) 2667-1787.

Cartola, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Nel-

son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do samba cujas músicas são resgata-das no show do grupo Cartola de Noel. As apresentações resga-tam e dão continuida-de ao samba em seu formato mais origi-nal. E no próximo dia 7 (terça), os jovens sambistas estarão no Teatro Rival Petro-bras, na Cinelândia, a partir das 19h30.

Há onze anos o Cartola de Noel vem se destacando como uma feliz junção de gerações de compe-tentes músicos em sua formação que conta com Lu Fogaça na voz, Márcio Sorriso na voz e percussão, José Roberto Leão no violão, Fernando Fontes no cavaqui-nho, Adriano Palma

no bandolim, Magno Júlio no pandeiro e Tangerina na percus-são geral. Unidos em nome do samba, eles prezam pelos detalhes que fazem a diferença na qualidade de seus shows, imprimindo uma personalidade própria e uma delicio-sa viagem no tempo do samba. O Cartola de Noel nasceu sob a forte influência da-queles que por mui-tos anos levantaram a bandeira do samba e o elevaram ao gênero musical mais popu-

lar do Brasil, além do objetivo de contribuir para que a forma de se tocar e a linha melódi-ca do samba utilizada por seus grandes mes-tres continuem vivas na memória do povo brasileiro.

Conquistando fãs a cada apresentação, Cartola de Noel tem como admiradores artistas renomados que já fizeram parti-cipações especiais em seus shows, a exem-plo de Ney Matogros-so, Zezé Motta, Jorge Vercillo, entre outros.

Artista exclusivo da Sony Music, lançou em 2018 sua música de trabalho “Confes-so” com participação de Martinho da Vila. Esse ano lançou a música Tico-Tico no Fubá, que teve a par-ticipação de Ney Ma-togrosso, ambas dis-poníveis em todas as Plataformas Digitais.

O Teatro Rival Pe-trobras fica na Rua Álvaro Alvim, 33/37 - Centro/Cinelândia - Rio de Janeiro. In-formações: (21) 2240-9796.

Está em cartaz na Sala de Espetáculos Amir Ha-ddad, mais uma produção da Oficina de Atores Nova iguaçu, “ORMÓNi - O MUSICAL”.

O espetáculo explora o percurso da adolescência até à vida adulta, abordan-do os temas da masturba-ção, da primeira vez, do aborto, da homossexuali-dade e do suicídio. Sexu-alidade e morte se conju-gam na temática da peça.

Entre brincadeiras, es-tudo e desabafos, dá para sentir o respirar da vida, onde tudo é diferente de-pois do “primeiro sinal” e também o peso da repres-são, tão dramaticamente mostrada nos diálogos entre estes jovens que vão se descobrindo e simul-taneamente mostrando o mundo dos adultos, por outras palavras, denun-ciando os preconceitos e o conservadorismo das ins-

tituições e chefes de família, que prezam a todo custo a sua imagem, o cinismo de uma religião castradora e hipócrita, e a inutilidade de uma educação, tão pouco atenta às suas dúvidas e an-seios. Assim, à medida que

vai desenrolando a história, o espectador é confrontado com problemas flagrantes como o abuso sexual, a vio-lência doméstica, gravidez na adolescência, drogas e suicídio. Direção: Welling-ton Fagner. Assistência de

direção: Nuno Vieira. Di-reção Musical: Levi Du-arte.

Local: Sala de Espetá-culos Amir Haddad. (Ave-nida Getúlio de Moura, 1302 - Centro de Nova Iguaçu).

Page 3: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

geralGERAL 3SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

Antonio [email protected]

Mediou acordo para evitar greve de caminhoneirosA importância

dos caminhonei-ros para a eco-nomia do Brasil é inquestionável. Com uma fro-ta estimada de 2 milhões de cami-nhões, o setor de carga rodoviá-rio responde por mais de 60% do abastecimento do país, distribui-ção de riquezas e equilíbrio do PIB – Produto Interno Bruto.

“Rumores sobre nova greve da ca-tegoria me leva-ram a convocar reunião na Co-missão de Viação e Transportes da Câmara dos Depu-tados, da qual sou titular, através do requerimento n.º 38/2019, com o intuito de de-bater a situação

especial

De vice a deputado federal, gelson Azevedo é a cara da nova políticaAos 51 anos e com alma de empreendedor no sangue, ele luta em Brasília pelo crescimento do RJ e especialmente de São João de Meriti, base eleitoral que o elegeu.

De vendedor, e m p r e s á -rio, vice-

-prefeito o deputa-do federal. Gelson Azevedo reúne em sua vida pública to-das essas ocupações. Da vida humilde à política, ele deu um salto gigantesco e almeja conquistar mais. Agora, a maior missão do parlamen-tar é trabalhar muito

em Brasília para so-mar e ajudar no cres-cimento do estado do RJ e, especialmente, de São João de Me-riti, cidade que esco-lheu para sedimentar a base eleitoral que o elegeu. Gelson é conhecido

por sua experiência na gestão de crise. E ganhou uma compa-ração um tanto inusi-tada, mas que não o incomoda, com o go-vernador de São Pau-lo, João Dória, igual-

mente empresário. Em entrevista ao jor-nal Extra, ele decla-rou: “Um empresário tem uma experiência bem maior do que um político sem experi-ência alguma. Sabe-mos o que é comandar uma empresa na crise, tendo que cortar gas-tos. A prefeitura é a mesma coisa”. O deputado federal

contou que começou como vendedor. Fi-lho de Campos dos goytacazes, no Nor-

te Fluminense, ele chegou a São João de Meriti aos 18 anos. Saiu da casa do pai para ganhar seu pró-prio dinheiro. O pri-meiro emprego foi sem carteira assinada. “Eu fazia meu salário. Sabia que se eu tra-balhasse mais, teria mais dinheiro. Tudo foi dando certo e che-guei aonde estou, gra-ças a Deus”.Ele também foi dono

de uma padaria na Avenida Pernambuca-

na, no Centro de Me-riti, de 1985 até 1989 e abriu seu primeiro negócio junto com um amigo. Os dois chegaram a ajudar na cozinha do empreen-dimento.

projetos nÃo FALtAm pArA

merItI Eleito junto com

João Ferreira Neto, o Dr. João, para go-vernar São João até 2020, Gelson, que é do ramo automobilís-

tico, traçou muitos projetos para o muni-cípio mais populoso da Baixada, como o de fortalecer e impul-sionar o comércio da região. Ele fez for-tuna trabalhando no setor (O patrimônio é estimado em mais de R$ 3 milhões, segun-do a declaração para o Tribunal Superior Eleitoral) e quer desburocratizar a le-galização de novos e m p r e e n d i m e n t o s em Meriti.

três vezes Gelson Azevedo: vice prefeito ao lado do prefeito Dr. joão na trajétoria para fazer o melhor pelo crescimento de são joão de meriti

DivulgAçãO

dos caminhoneiros e mediar entre a ca-tegoria e o governo federal”, disse o de-putado federal Gel-son Azevedo (foto) (PR-RJ) ao HORA H.

Segundo o parla-mentar, a causa é a flutuação do valor do diesel, que gera insegurança e dese-quilíbrio nas contas. O frete combina-do num preço pode chegar ao destino defasado pelo au-mento do combustí-vel durante o trans-porte. Trinta dias de garantia é uma pro-posta justa, que se enquadra nas dimen-sões continentais do Brasil. O Cartão Caminhoneiro, a ser lançado pelo gover-no federal, segundo Gelson, precisa con-ter esse prazo e deve ser liberado para to-

dos as bandeiras, não somente para os postos BR conforme está previsto. “Bus-caremos atender aos anseios desses ad-miráveis profissio-

nais e do povo bra-sileiro. Já os preços, dependem do frete. Sem estimar previa-mente despesa e lu-cro, as empresas e profissionais podem

ter prejuízos ou até mesmo falir”, expli-cou.

Antecipei-me para dirimir possível ten-são que resulte em outra paralisação

dos caminhonei-ros com as conse-quências danosas da última greve. Contem comigo”, finalizou gelson Azevedo.

Page 4: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Confira a matéria completa no site elizeupires.com

4 SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019GERAL

fique atento

Antonio [email protected]

TCe aprova as contas de Nilópolis

Documento deve ter sido emitido há no máximo 10 anos, prazo estipulado pelos países que formam o bloco, como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai

Viajantes que renovam a identidade antes de embarcar recebem, desde o início de abril, o novo modelo

validade de identidade no mercosul

Quem vai viajar para países-membros do Mercosul (Argentina,

Bolívia, Chile e Uruguai, por exemplo) pode prescindir do passaporte e optar pela apre-sentação da carteira de iden-tidade na hora do embarque. Mas é preciso estar atento à data do documento, que deve ter sido emitido há no máxi-mo 10 anos, prazo estipulado pelos países que fazem parte do Mercosul.

Os viajantes que renovam a identidade antes de embar-car recebem, desde o início de abril, o novo modelo da carteira, que reúne os núme-ros dos documentos mais im-portantes do cidadão, além do tipo sanguíneo e fator RH.

Também há ícones para defi-cientes físicos, visuais, audi-tivos e intelectuais, e a possi-bilidade de inclusão do nome social com validade em todo o território nacional.

Além do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal) e do PIS (Programa de Integração Social) ou Pa-sep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que já constam da carteira atual, a nova carteira pode contar com os números dos seguintes documentos: DNI (Documento Nacional de identificação), NiS (Nú-mero de Integração Social), Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, identidade profissional expedida por ór-gão ou entidade legalmente autorizado, Carteira de Tra-

balho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habi-litação e Certificado Militar. Para isso que os dados sejam incluídos, o cidadão deverá apresentar originais ou cópias autenticadas desses docu-mentos.

É importante ressaltar que o novo modelo oferece maior segurança em relação ao atual para evitar falsificações, pois é feita prova de todos os dados nela incluídos. “Além de ele-mentos gráficos de segurança mais sofisticados, há um có-digo de barras bidimensional, no padrão QR Code, gerado a partir de algoritmo específico. Esse código permite a consul-ta da validade do documento em sistema próprio”, destaca o presidente do Detran, luiz Carlos das Neves.

Fim do abuso iA cobrança pelo uso do

banheiro em centros co-merciais, galerias, super-mercados e outros estabe-lecimentos coletivos está proibida. É o que determina a lei 8.388/19, de autoria do deputado Carlos Mace-do (PRB), sancionada pelo então governador luiz Fer-nando Pezão

A maioria dos cientistas já chegaram à con-clusão de que é impossível eliminar o Aedes aegypti da face da Terra. Nativo do Egito – daí o nome aegypti –, ele é a espécie invasora mais famosa do Brasil. O mosquito transmite a den-gue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.

O ministro da Educação, Abraham Wein-traub, disse que os “recursos futuros” da educa-ção superior “vão ser direcionados para a pré--escola ou para a educação básica”. Segundo ele, a mudança de foco foi a prioridade defen-dida por Jair Bolsonaro (PSL) na cmapanha.

REPRODuçãO/EliZEu PiRES

inspeção iRepresentantes do Con-

selho Nacional de Justiça vão verificar, de 6 a 10 de maio, o funcionamento dos setores administrati-vos e judiciais do Tribunal de Justiça do Estado e das serventias extrajudiciais do estado. O aviso foi pu-blicado no Diário de Justi-ça Eletrônico.

Traficantes de uma facção encontraram uma forma mais direta para dar um recado aos marginais que planejam praticar roubos ou outros delitos no bairro Maria Paula, em Niterói, Região Me-tropolitana do Rio. Uma faixa foi estendida de um lado a outro de uma das principais avenidas da região com dizeres, no míni-mo, intimidadores. Nela se lê: “Proibido qualquer tipo de roubo. Quem for pego roubando vai pagar com a vida. Respeitem os moradores!”. O recado é assinado pelos ‘Crias de Maria Paula.

O recado foi dado na lata Fim do abuso ii

A medida, publicada on-tem no Diário Oficial, atu-aliza a lei 6.130/11, que já proibia a cobrança em sho-pping centers.“A ideia foi aprimorar a norma que es-tava em vigor, pois alguns estabelecimentos continuam cobrando pelo uso do ba-nheiro. É um direito do con-sumidor”, afirmou.

em conjunto iiO comunicado é assina-

do pelo presidente do órgão, desembargador Claudio de Mello, e pelo corregedor--geral da Justiça, desembar-gador Bernardo garcez. A inspeção será feita entre 8h e 19h, devendo haver pelo me-nos um servidor para pres-tar informações à equipe do CNJ.

Causa polêmica e divide opiniões, o projeto de salvo-con-duto que será envia-do ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Jair Bol-sonaro. Pela propos-

ta, proprietários de terras invandidas têm licença para matar e serão incluídos no ex-cludente de ilicitude. Ou seja, respondem na Justiça, mas não serão punidos. “É a

forma que nós temos que proceder. Para que o outro lado, que desrespeita a lei, tema vocês, tema o cidadão de bem, e não o con-trário.”, declarou Bol-sonaro após anunciar

a ideia. Políticos como o

presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM--RJ), torceram o nariz . Em viagem ao ex-terior, ele disse não concordar.

violência gera violência, não é presidente

OCTACíliO BARBOSA/DivulgAçãO

DiReto ao Ponto

O prefeito de Niló-polis, Farid Abrão, teve suas contas de gestão referentes ao exercício de 2017 aprovadas. O parecer prévio favorá-vel foi emitido na últi-ma quinta-feira, pelo Tribunal de Contas do Estado, em processo relatado pelo conse-lheiro substituto Chris-tiano Lacerda Ghuer-ren. As contas agora

serão encaminhadas à Câmara de Vereadores, para serem submetidas ao plenário.

Segundo a análise da Corte, Farid “realizou os investimentos obri-gatórios em Educação e Saúde, aplicando nestas áreas, respec-tivamente, 26,24% e 16,39% de sua receita com impostos próprios e transferências.

DivulgAçãO/gOvERNO DO ESTADO

Com um extenso esgoto a céu aber-to passando na por-ta de casa, morado-res do bairro Parque Alvorada correm o risco de adquirir do-enças por causa da água suja e fedida. De acordo com rela-tos, vários imóveis foram invadidos pela rede de esgoto da Rua 9, que concentra o maior número de famílias carentes. O

nos bairros

esgoto a céu aberto em Nova iguaç[email protected]

local também pre-cisa de asfaltamen-to e área de lazer. Segundo informa-ções, diversas re-clamações foram feitas na Prefeitura, mas nenhuma solu-ção foi apresentada. Enquanto isso, eles convivem com o problema sem saber quando os órgãos responsáveis irão colocar um ponto final nesse caos.

MUNDOPaís tem ajuda

reduzida após cicloneMOçAMBiQuE - A Organiza-

ção Mundial da Saúde (OMS) afir-mou que o país só recebeu até última quinta-feira US$ 3 milhões dos US$ 38 milhões necessários para conter em um primeiro momento as doen-ças como cólera e malária (doenças comuns após desastres humanitários como os provocados pelos dois ci-clones que atingiram o país com um intervalo de seis semanas).

A OMS, que apóia as iniciativas do Ministério da Saúde moçambica-no na área da saúde, acompanha os esforços para recuperação da região em Sofala (centro) atingida em março pelo ciclone Idai, que deixou mais de 1000 mortos em decorrência dos for-tes ventos e das inundações que afeta-ram parte do território por vários dias.

REPRODuçãO/FACEBOOk

Page 5: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019 EspoRTE 5

CBF marca para junho jogos amistosos visando a Copa AméricaAdversários serão Catar e Honduras duas ‘escolas’ diferentes

TREiNAMENTO

Jota [email protected]

CBF

Flamengo vê pressão sobre AbelBraga crescer e reage firme

itatiaia: Campeonato de Bairros pode definir classificação

O técnico Abel Braga está longe de ser unanimidade no Flamengo. Porém, a derrota de 2 a 1 para o Internacional na última quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), aumentou de vez a pressão e o presidente Rodolfo Landim con-vive com o desejo de alguns con-selheiros de ver o treinador longe do Ninho do Urubu. A irritação se deve a vários motivos que vão desde os elogios ao estádio do Colorado, pouco depois de o Rubro-Negro assumir em parte a administração do Maracanã, desde a falta de padrão tático do time, além das constantes trocas na escalação.

Existe um temor que a falta de uma escalação fixa prejudique o desempenho do time no duelo decisivo da próxima semana, quando o Flamengo enfrentará o Peñarol no Uruguai, na quarta--feira, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca precisa de um em-

pate para não correr nenhum ris-co de ser eliminado precocemen-te na competição. O jogo com o Internacional serviria de teste para o choque com os uruguaios e o desempenho no Rio Grande do Sul desagradou bastante.

Nem mesmo o departamento de futebol hoje é capaz de garan-tir que Abel Braga vai ao Uruguai dirigir o time. Porém, uma troca neste momento é vista como ar-riscada, ainda mais por que não há muitas boas opções no merca-do e o tempo até o choque com os uruguaios é muito curto.

Porém, o vazamento de infor-mações sobre a pressão em cima de Abel Braga irritou a diretoria, que emitiu nota oficial rebatendo as informações. “Um time cam-peão da Florida Cup, superando um dos possíveis finalistas da Champions League. Um time campeão inconteste do Campeo-nato Carioca. Um time que lidera seu grupo na Libertadores. Um grupo de profissionais vitoriosos

– comissão técnica e jogadores – totalmente cientes da impor-tância de seu trabalho e de suas grandes responsabilidades. Este é o Flamengo que, para a tristeza de alguns, retoma sua história de campeão”, disse.

Talvez seja por isso que ve-mos aparecer, em certos veículos de comunicação e em algumas redes sociais, os ataques menti-rosos e as tentativas de se criar crises infundadas, que recorren-temente aparecem às vésperas de jogos importantes. Mais uma vez elas estão de volta, com toda a força, antes de um momento decisivo para nosso Flamengo. Estes ataques vêm daqueles que viram cessar seus privilégios dentro do Clube, daqueles que vivem do sensacionalismo ba-rato, daqueles que perdem com um Flamengo mais forte. O Flamengo, unido, vai passar por cima de todos eles. Para a ale-gria da Nação Rubro-Negra”, completou.

A terceira rodada do Campeonato de Bair-ros 2019, que será re-alizada neste final de semana, poderá definir classificação das equi-pes que venceram na primeira rodada. Caso consigam a segunda vitória, chegarão a seis pontos e garantirão o avanço. As partidas se-rão no Estádio Muni-cipal Antônio Corrêa, com entrada gratuita.

Os jogos do torneio vão rolar neste sábado (4) e domingo (5), com 16 times entrando em campo e quatro jogos em cada dia.

os conFrontosSábado (4): 13h –

África x Maromba; 15h – Campo Alegre x Cen-tro; 17h – vila Odete x Bela Vista; 19h – Vila Esperança x Jardim Ita-tiaia.

Domingo (5): 10h – Vila Niterói x Vila Flórida; 12h – Vila Pa-raíso x Vila Magnólia; 14h – Marechal Jardim x CCP; 16h – Vila Pi-nheiro x Vila Maia. Folga: Nova Conquis-ta.

De acordo com o re-gulamento, são quatro grupos, um com cinco integrantes e os outros três com quatro. As

treinador está pressionado, mas tem apoio da presidência do clube

os jogos deste fim de semana vão acontecer no estádio Antônio corrêa

AlExANDRE viDAl / DivulgAçãOPMi / DivulgAçãO

Ontem (3), a Confederação Brasileira de

Futebol (CBF) confir-mou de forma oficial os adversários e os estádios que receberão a seleção brasileira para os dois últimos amistosos de preparação antes do iní-cio da Copa América, que será realizada no País entre os dias 14 de junho a 7 de julho.

No dia 5 de junho, uma quarta-feira, às 21h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, a equipe nacional co-mandada pelo técnico Tite enfrentará pela pri-meira vez na história o Catar. Os adversários, convidados desta edi-ção da Copa América, são os atuais campeões da Copa da Ásia e serão o país-sede da próxima Copa do Mundo, em 2022.

Quatro dias após o primeiro amistoso, no dia 9, o estádio Beira--Rio, em Porto Alegre, receberá pela 12ª vez um jogo da seleção brasilei-

ra. A partida será contra Honduras, às 16 horas. No último confronto contra os hondurenhos, em 2015, no mesmo lo-cal, teve vitória do Bra-sil por 1 a 0, com gol do atacante Roberto Firmi-no, hoje no liverpool.

Será o sexto confron-to entre Brasil e Hondu-ras. O histórico de con-frontos entre as equipes aponta três vitórias do Brasil, um empate e uma vitória dos hondurenhos - na Copa América de 2001, na Colômbia.

Cabeça de chave do Grupo A da Copa Amé-rica, a seleção brasileira enfrentará Bolívia (14 de junho), no estádio do Morumbi, em São Paulo; venezuela (18 de junho), na Arena Fonte Nova, em Salvador; e o Peru (22 de junho), na Arena Corinthians, tam-bém na capital paulista.

Tite convocará 23 jo-gadores para os amisto-sos e a competição con-tinental no próximo dia 17, às 11 horas, na sede da CBF, na Barra da Ti-juca.

23 jogadores serão convocados para os amistosos no próximo dia 17 na sede da cBF

equipes que formam es-ses grupos se enfrentam em turno único e as duas melhores se classificam para as quartas de final.

No meio de semana, ocorreram duas partidas pelo Grupo A, que tem cinco times e terá mais confrontos. A Vila Nite-rói, que folgou na primei-ra rodada, estreou com pé direito e goleou a Nova Conquista por 4 a 1. No outro jogo, a vila Flórida se recuperou e venceu a vila Paraíso por 3 a 2. O campeonato é uma reali-zação da FAMEi (Fede-ração das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia) em parceria

com a Prefeitura, atra-vés da Secretaria Mu-nicipal de Esporte e La-zer. (Por Helcio Melo/PMI).

cLAssIFIcAÇÃoGrupo A: Vila Mag-

nólia 3 pontos, Vila Niterói 3, Vila Paraíso 3, Vila Flórida 3, Nova Conquista 0. Grupo B: Vila Maia 3 pontos, CCP 3, Vila Pinheiro 0, Marechal Jardim 0. Grupo C: África 3 pon-tos Maromba 3, Cen-tro 0, Campo Alegre 0. Grupo D: Vila Esperan-ça 3 pontos, vila Ode-te 3, Jardim Itatiaia 0, Bela Vista 0.

Page 6: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Política/segurança SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

elza Paulina, a mulher por trásda farda de guarda Civil de SP

6

Primeira comandante-geral da maior guarda do Brasil, falou ao site R7 sobre os desafios de ser pioneira

eSPeCiaL

R7 / DivulgAçãO

moro inaugura Centro integrado de inteligência em Brasília

“como mulher a gente ainda tem que brigar muito e conquistar aquilo que a gente deseja”, diz a comandante

ministro considera fundamental a integração entre os estados brasileiros contra o crime

Agência Brasil

A primeira sensação foi de estranhamen-to. Nem Elza, nem os

subordinados mais próximos estavam acostumados àquela imagem. Cabelo solto, blusa vinho, sapatilha baixa. Guar-das à paisana e uniformizados faziam a segurança da coman-dante da GCM (Guarda Civil Metropolitana) com um misto de apreensão e curiosidade.

De repente, veio o primei-ro abraço. E o segundo. De-zenas. Membros de plantão da Guarda Civil no centro de São Paulo finalmente reconhe-cem Elza Paulina de Souza, 52 anos, o mais alto posto da corporação. Para muitos ali foi o primeiro encontro com a mulher por trás da farda. Para a história foram os primeiros registros da comandante-geral da GCM sem o uniforme. E quase sem filtros.

O misto de surpresa e ad-miração foi a tônica do dia ao lado do R7. E o choro. Entrevistada e entrevistadora choraram. Auxiliares, equipe técnica, assessores. Até o Se-cretário de Esporte do Muni-cípio, Carlos Bezerra, foi pego pela emoção ao recepcioná-la no Centro Olímpico de Treina-mento e Pesquisa (COTP) li-gado à prefeitura. “Imaginava encontrar de tudo aqui, menos a comandante à paisana e com uma história de vida tão co-movente”, disse.

FILhA, me perDoe“Eu tive um sonho e tal-

vez a minha filha seja a única pessoa que eu tenha que pedir perdão por todos esses 33 anos de Guarda Civil. Por todas as escalas, por todas as vezes que não voltei para a minha casa, por todas as noites que eu fi-quei na rua e ela teve que fi-car na casa de alguém. O meu sonho era salvar vidas e salvar o mundo”. Foi assim que Elza abriu seu discurso de posse no simbólico 8 de março de 2019, Dia das Mulheres.

O pedido de perdão tem um

longo histórico. Elza enfren-tou tudo e todos quando se viu grávida já na gCM, aos 21 anos, sem estar casada e sem planejamento. Deu voltas e voltas no quarteirão perto da então Academia de Formação antes de comunicar a notícia para seus superiores.

A decisão de encarar a ma-ternidade nunca foi fácil. Por não ter com quem deixar a filha durante o expediente, muitas vezes contou com a ajuda de colegas para mantê--la no local de escala sem que os superiores soubessem da presença da criança. Algumas vezes, teve que escondê-la no banheiro. “Ouvi muitas vezes na minha história: ninguém mandou ter filho”, diz Elza.

“A instituição ainda carre-ga um traço muito machista, assim como a nossa socieda-de. E como mulher a gente ainda tem que brigar muito e conquistar aquilo que a gente deseja.” Elza é hoje mãe e avó de uma menina de um ano e oito meses. Nem mãe nem fi-lha podem dar entrevista por questões de segurança.

“Ouvi muitas vezes na mi-nha história: ninguém mandou ter filho”

Elza não só conquistou. Ela virou símbolo, e um exemplo para outras mulheres da cor-poração que tinham os sonhos limitados à função de inspe-tora. O prefeito Bruno Covas, que nomeou Elza para o car-go, diz que a presença dela no posto é emblemática. “Mostra que não há espaço que a mu-lher não possa ocupar. É uma dupla vitória, para o cargo e para as mulheres”, diz o pre-feito ao R7.

exempLo pArA oUtrAs

O prefeito acompanha o trabalho de Elza na guarda Civil Metropolitana desde a implementação do programa Guardiã Maria da Penha, uma parceria com o Ministério Pú-blico que ajuda a combater a

O ministro da Justiça e Se-gurança Pública, Sergio Moro, inaugurou ontem (3) o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CiiSPN), em Brasília. O ór-gão vai integrar e coordenar informações de segurança e operações com outros órgãos de inteligência nos estados. De acordo com o ministro, o centro é estratégico para o combate a organizações criminosas.

“A integração é tudo em matéria de segurança pública. Estamos insistindo muito nessa política e acredito que com isso nós conseguimos fazer mais com menos”, disse Moro. “As vezes a polícia de um estado não se comunica com a de outro estado ou com a Polícia Federal. E uma das principais ideias aqui é fortalecer essa troca de infor-mações”, acrescentou.

A unidade de inteligência é composta por agentes das po-lícias civis e militares, órgãos federais e outras instituições

especializadas no combate às organizações criminosas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Esse é o segundo centro de integrado de inteligência. O primeiro, voltado para a Região Nordeste, foi inaugurado no ano passado, em Fortaleza (CE), pelo então ministro da Seguran-ça Pública, Raul Jungmann. Na próxima semana, Moro inaugu-ra, em Curitiba (PR), o centro da Região Sul. A intenção do governo é que exista um cen-tro em cada uma das regiões do país.

Entre os objetivos dos cen-tros estão a integração entre os agentes de segurança pública para produção de conhecimen-tos estratégicos e o acesso inte-grado dos conteúdos das bases de dados das diversas institui-ções e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

“Essa unidade não é só questão de espaço físico. Você convoca policiais de diferentes estados e do Distrito Federal e isso faz com que diferentes

experiências estejam reunidas e vai construindo laços de con-fiança e integração”, disse o mi-nistro.

coAFQuestionado sobre a possi-

bilidade de o Conselho de Con-trole de Atividades Financeiras (Coaf) sair da Justiça e retornar para a Economia, o ministro disse que não há nenhum mo-vimento dentro do governo para fazer a mudança. “Não existe nenhuma área do governo de-fendendo o retorno, a posição do governo foi externada na Medida Provisória [870/19]. Foi o governo quem editou a MP transferindo o conselho da então Fazenda para o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, disse o ministro. “Achamos que o Coaf fica melhor aqui e não tem nenhum movimento dentro do governo [para mudar]. vo-cês podem perguntar o ministro Paulo guedes que ele vai dizer que não tem nenhum interesse no conselho”.

Moro disse que a discussão

violência doméstica no muni-cípio. As mulheres vítimas de agressões são acompanhadas e visitadas periodicamente. “A história da Elza fala por ela mesma. Uma história de luta, de resistência, de enfrenta-mento. E ela traz para o cargo uma gestão mais humanizada e de cuidados com mulheres e homens”, completa Covas.

Na corporação, o coman-do de Elza já é reconhecido. Ela nunca foi considerada uma inspetora soft. Conta que nunca fez o estilo “meigui-nha”, mas também não quis se afirmar em excesso por ser mulher. “Nunca quis competir com os homens. Estou aqui para agregar e acho que nos somamos.”

O subcomandante-geral da GCM, inspetor Ferreira, segundo na hierarquia, con-corda. “Além da questão pro-fissional, tenho um profundo reconhecimento, uma profun-da admiração pelo trabalho que a inspetora superintenden-te Elza desempenha aqui na

Guarda Civil ao longo de mais de 30 anos”, diz. “E ela à fren-te da instituição só vem ala-vancar e complementar aquilo que eu mesmo gostaria de fa-zer se eu fosse o comandante.”

A prImeIrA De mUItAs

No dia de sua posse, Elza tentou adaptar o protocolo e fez um agradecimento emo-cionado ao Secretário Munici-pal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Olivei-ra. “Obrigada por, em algum momento, ter pensado que era possível arriscar um pouco”, disse, com a voz embargada. As mulheres comandadas por Elza na gCM também agrade-cem.

A subinspetora Andréia conta que ainda enfrenta muito preconceito não só na instituição, mas também nos atendimentos à população. “Sempre acaba ocorrendo uma conversinha ou o próprio cida-dão desacredita no trabalho, e aí temos que mostrar porque

nós viemos de uma forma bem disciplinada, damos o atendi-mento, a assistência e assim por diante”, conta. “Mostra-mos o que viemos fazer.”

Marilene, que é aluna no centro de formação da GCM, conta que ter uma outra mulher no comando muda a perspec-tiva da carreira. “Eu também quero, eu também posso”, diz.

As subinspetoras Andréia e Adevania fazem coro. “Ela estar lá [na chefia] representa que não é impossível para ne-nhuma”, diz Adevania. “uma mulher no comando traz uma motivação maior, uma gana da gente querer vencer, querer batalhar, correr atrás. Mostra que é possível”, completa An-dreia.

A cheFAE há diferença numa ges-

tão feminina dentro de uma instituição tão cercada de hierarquia e processos? A co-mandante acha que pouca. Os desafios da segurança públi-ca são enormes e os recursos

sempre menores do que as necessidades de uma cidade como São Paulo.

Com pouco mais de 6.200 agentes, a capital tem média de um guarda para cerca de 2.000 habitantes. No Rio de Janeiro, essa proporção é de um guarda para 867 pessoas. Além disso, equipamentos antigos e em má condição de uso são queixas antigas da corporação. Elza acredita que a atual gestão está sensibiliza-da nesse aspecto e que pode avançar nos próximos anos.

Mas a maior prova de que Elza pode estar errada quanto à expectativa da própria chefia está em suas próprias pala-vras. Pergunto quantas flexões ela pede para equipe “pagar” quando há algum problema, antigo hábito das corpora-ções militares. “Peço quantas eu puder fazer junto. Porque se eles erraram, foi erro meu também. Normalmente ‘paga-mos’ 40”, diz.

(Por Tatiana Chiari, do R7.com)

DivulgAçãO

em relação ao Coaf, travado no Congresso Nacional, resulta de incompreensão sobre a atua-ção do conselho na Justiça. “É importante o Coaf estar aqui

na Justiça e Segurança Pública porque ele tem informações es-senciais em matéria de lavagem de dinheiro e que nos serão ex-tremamente úteis para combater

principalmente as organizações criminosos. Se você não tem o rastro do dinheiro fica muito di-fícil combater essas grandes or-ganizações criminosas”, disse.

Page 7: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Baixa no tráfico

SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

Operação no Borel deixa mortos 7Polícia

Antonio [email protected]

Antonio [email protected]

o comércio fechado no entorno do morro do Borel após a operação que apreendeu armas e drogas, além de radiotransmissor

DivulgAçãO/POlíCiA Civil

Morro da Zona Norte do Rio foi ocupado por agentes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. Um dos criminosos seria segurança do tráfico na região

ROBERTO MOREyRA / AgêNCiA O glOBO

gaeco e Pm sufocam facção criminosa

DRFA dá bote certeiro em quadrilha de roubos de carro

sorocABA (sp) - Numa ação que contou o apoio da Polícia Militar, o Grupo de Atuação Especial de Comba-te ao Crime Organizado (ga-eco) do Ministério Público deflagrou uma operação na manhã de ontem para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão na região de Soro-

caba (SP) contra uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. 12 pessoas foram presas e quase R$ 900 mil apreendidos.

Segundo o Gaeco, na região estão sendo cumpridos man-dados nas cidades de Soroca-ba, Itapetininga e Tatuí (SP). Ao todo são 19 mandados de

busca e apreensão e 15 de pri-são.

Promotores e policiais mili-tares apreenderam R$ 870 mil, 15 celulares, um carro, armas e drogas na região. Segundo a polícia, todo o dinheiro foi apreendido com apenas um dos suspeitos. Em todo o esta-do, os agentes do grupo espe-

cial cumprem mais de 80 man-dados em 20 cidades paulistas - cerca de 50 mandados de pri-são e 30 de busca e apreensão.

Além das regiões de Soro-caba e Itapetininga, também há ações na capital e cidades do litoral paulista, e regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Mortes em confronto chegaram a 434 em 2019Dados do Instituto de

Segurança Pública do Rio (ISP) apontam que a Po-lícia Militar do RJ matou mais de 400 pessoas em confronto no primeiro tri-mestre de 2019. Chamados de mortes por intervenção policial, os antigos autos de resistência” somaram 434 casos de janeiro a março, numa média de sete óbitos por dia.As mais de

400 mortes representam o maior número registrado desde 1998. No ano pas-sado, foram 368 mortes no mesmo período. Os

Os números constam do último balanço trimes-tral da Segurança Pública do RJ. Outro destaque é a quantidade de fuzis apre-endidos, que bateu recor-de. Foram 145 armas re-colhidas, o maior registro

desde 2007 - 25 a mais que no início de 2018.

Neste total, não foram contabilizados os mais de 100 fuzis incompletos apreendidos na casa de Ronnie Lessa, preso por envolvimento na morte da vereadora Marielle Fran-co. Essa apreensão foi notificada como “parte de armas”.

Entre os casos de mortes

envolvendo a polícia que aconteceram no primei-ro trimestre está o tiroteio que em fevereiro deixou 13 pessoas mortas nas co-munidade do Fallet-Fo-gueteiro, em Santa Teresa, no Centro do Rio.

De acordo com infor-mações da Polícia Militar, suspeitos participavam de um confronto com agentes do Comando de Opera-

ções Especiais (COE). A operação contou também com homens do Bope e do Batalhão de Choque. Se-gundo a polícia, a ação foi para combater o tráfico de drogas.

A PM relata que as equi-pes foram recebidas a tiros durante o vasculhamento e houve confronto. Dois baleados foram levados ao Souza Aguiar. Em outro

ponto, armas foram apre-endidas. Numa apreen-são que ainda não entrou nos números divulgados pelo ISP, policiais do Ba-talhão de Choque da PM encontraram, na semana passada, no Complexo do Alemão, Zona Norte, seis fuzis, uma metralhadora Browning M1919 calibre .30, granadas e diversas munições.

piraquê, ligado a 3n, foi preso na Bai-xada Fluminense nesta sexta-feira (3)

Quatro suspeitos de per-tencer a uma quadrilha de roubo de veículos, aponta-da como a maior do estado, segundo investigações da Polícia Civil, foram presos na manhã de ontem pela Delegacia de Repressão a Furtos de Automóveis (DRFA). Um deles é ligado ao traficante Thomas Jay-son gomes de Oliveira, o 3N, que fugiu do complexo do Salgueiro, em São Gon-çalo, na Região Metropoli-tana, após o assassinato do traficante Schumaker, na última semana.

Na operação foram presos Cleber Fernandes Limão, Rubens Dias do Amaral, Michel da Costa Câmara e Wesley Santos do Nascimento, conhecido como Piraquê. O bandido, que não ofereceu resistên-cia, estava escondido na Baixada Fluminense desde

Uma operação reali-zada pela Coorde-nadoria de Polícia

Pacificadora no Morro do Borel, na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio, deixou quatro suspeitos mortos na

manhã de ontem. A PM informou que os agentes foram atacados a tiros e houve confronto na região de mata, localizada no alto da comunidade.

Depois que cessaram os tiros, as equipes encontra-ram os marginais feridos. Eles foram levados ao

Hospital Federal do An-daraí, onde deram entrada já mortos. Dois dos ho-mens foram identificados: Rafael Alves Peixoto, co-nhecido como Rufos, que atuaria como segurança do tráfico na comunidade. Ele possuía 10 anotações por crimes como latrocínio e

associação ao tráfico de drogas. Rufos havia cum-prido pena em mais de 4 presídios e foi liberto em janeiro deste ano. O outro é João Paulo Lisboa dos Santos, o JP. De acordo com a corporação, ele já havia sido condenado a 2 anos de prisão por porte

ilegal de arma de fogo.

ApArece em VíDeo seGUrAnDo

FUzIL Na ação, que começou

no início da manhã e ter-minou por volta das 11h30, os policiais encontraram um fuzil, três pistolas, mu-

nição, um rádio comuni-cador e drogas. Segundo a PM, JP teria aparecido em uma filmagem portan-do um fuzil semelhante ao apreendido na ação da últi-ma quinta-feira na região. A Delegacia de Homicí-dios da Capital (DH-Capi-tal) vai investigar o caso.

mataram o patrão e fugiram do Rio Agentes da Delegacia de

Descoberta de Paradeiros (DDPA) prenderam, na manhã de ontem, no Sítio Cedro, área rural situada no município de Feira Grande, interior de Ala-goas, dois homens acusados de matarem o patrão a facadas, no Centro do Rio, e depois quei-marem o corpo. A investigação da especializada aponta que Jailson Pereira de Oliveira, de 44 anos, dono de diversas bar-racas de artesanato na Feira de São Cristóvão, centro de tradi-ções nordestinas na Zona Nor-te do Rio, foi assassinado em sua própria casa por funcioná-rios após desconfiar de desvios no faturamento de suas lojas.

Após o assassinato, Paulo Ricardo da Silva, José Mar-cos Lemos da Silva e Rikael dos Santos Silva fugiram para sua cidade natal, em Alagoas. Todos os três tiveram prisões decretadas pela Justiça. Paulo e José Marcos foram localiza-dos. Rikael está foragido. Os três acusados foram trazidos para o Rio por Jailson, para que trabalhasssem em suas lojas.

O crime aconteceu no dia 27 de março. Um dos autores, que confessou o crime, contou

paulo ricardo da silva, josé marcos foram encontrados na cidade natal

DivulgAçãO/POlíCiA Civil

Jailson e Ricardo, um dos funcio-nários, teriam discutido em uma de suas lojas por conta de “des-falques” no comércio. Quando os quatro voltaram para a casa de Jailson, onde todos moravam, Ri-cardo agarrou o homem, que tam-bém era conhecido como Galego.

“Quando eu desço, já vi o Ricardo, que agarrou o Galego por trás pelo pescoço e já pediu ajuda para o Negão, e come-çaram a matar ele. O Ricardo enforcou ele e o Negão pegou uma faca e esfaqueou ele todi-nho”, afirmou.

cArBonIzADo Ainda segundo um dos au-

tores, o corpo de Jailson foi colocado dentro de seu carro,

um Hyundai Santa Fé. O trio dirigiu até um posto de gasoli-na, onde comprou combustível e fósforos e incendiou o corpo num local ermo. O cadáver carbonizado foi encontrado no dia seguinte, na Estrada do Camboatá, em Guadalupe, no Subúrbio.

No entanto, somente no último dia 30, o corpo foi identificado como o de Jailson pelo setor de antropologia forense do Instituto Médico legal (iMl). O homem relatou ainda que o trio fugiu para Alagoas na semana seguinte ao crime. O caso só foi registrado por parentes na especializada no últi-mo dia 17, após serem alertados por vizinhos do comerciante sobre sua ausência na casa onde morava.

a disputa em São Gonçalo.São Gonçalo tem en-

frentado problemas com a violência nos últimos dias. A guerra pelo controle do conjunto de favelas dei-xou moradores sem sair

de casa, com a instituição de toques de recolher e o fechamento do comércio. Quatro corpos carboniza-dos foram encontrados no bairro Jardim Catarina, próximo ao Salgueiro.

Quase r$ 900 mil foram apreendidos em operação do Gaeco na região de sorocaba

POlíCiA MiliTAR/DivulgAçãO

Page 8: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

Iniciativas que mudam o mundo

SÁBADO, 16 DE JuLhO DE 2016 geral

orGULho DA BAIxADA

GERAL8 SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

Aluna da rede pública é premiadaDivulgAçãO

SeCReTARiA De COmuNiCAçãO SOCiAL DAS PReFeiTuRAS

DO RiO De jANeiRO

Antirreotrovial impede transmissão do HIV em homens gays, afirma estudo

REPRODuçãO/R7

Belford Roxo leva Caravana da Cultura para escola da rede municipal

ClAuDiO NuNES/PMBR

secretário Bruno nunes fez palestra sobre superação no evento realizado na escola estadual Vital Brasil

Laços vermelhos são símbolos da luta contra a Aids

O Prêmio Prudential Espírito Comunitário reconhece as iniciativas voluntárias que mudam o mundo. A quarta edi-ção, realizada em 2018, teve recorde de projetos

inscritos. O número total foi de 1.076, um aumen-to de 148% em compa-ração com o número de inscritos em 2017. Em 2018, o índice de estu-dantes de escolas pú-

blicas foi de 96% e 4% de colégios particulares. Já a adesão feminina é maior, com 67% de par-ticipação.

Três vencedores rece-beram medalhas de ouro,

prata e bronze, além de valores de R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 3,5 mil, res-pectivamente, que serão doados a uma instituição indicada por eles e nas quais realizaram a ação

voluntária.“É muito bom o envol-

vimento dos alunos em questões que vão além do conteúdo pedagógico das escolas. Ações volun-tárias são bons exemplos

disso. No final, o resulta-do se transforma em bene-fícios ao próximo e, tam-bém, para os estudantes”, finalizou o secretário de Estado de Educação, Pe-dro Fernandes.

Kézia Yasmin Bandeira é aluna do colégio estadual professor murilo Braga, em meriti

Jovem que viajará aos EUA, promove palestras com o Projeto Viva Bem, em que discute temas relacionados à saúde e mostra como maus hábitos podem ser a porta de entrada para doenças

Um estudo europeu, publica-do na revista médica ‘The lan-cet’ na última quinta-feira, feito com quase mil casais de homens gays que tiveram sexo sem pre-servativos – e onde um deles era portador do HIV e tomava medicamentos antirretrovirais – descobriu que o tratamento pode prevenir a transmissão sexual do vírus.

Depois de oito anos de acom-panhamento dos chamados ca-sais “sorodiferentes” (com um membro soropositivo e outro soronegativo), os pesquisadores não encontraram casos de trans-missão do HIV. Segundo os pes-quisadores, o estudo comprova que o uso da terapia antirretrovi-ral para suprimir o vírus causa-dor da aids a níveis indetectáveis também significa que este não consegue mais ser transmitido via sexo. Ao longo dos oito anos, os casais somados fizeram sexo sem camisinha mais de 76 mil vezes.

“Nossas descobertas forne-cem evidências conclusivas para

A jovem kézia yas-min Bandeira dos Santos, do Colégio

Estadual Professor Muri-lo Braga, em São João de Meriti, está colhendo os frutos de seu trabalho vo-luntário. Além de promo-ver palestras com o Projeto Viva Bem, em que discute temas relacionados à saú-de e mostra como maus hábitos podem ser a porta de entrada para doenças, ela ganhou uma viagem aos Estados Unidos e re-presentará a rede pública estadual de ensino em ter-

ras americanas. kézia em-barcou na última quinta--feira (2/5).

Antes da primeira via-gem internacional, a aluna contou que aguarda an-siosa e espera poder “ter boas histórias para contar quando voltar”. “Recebi um cronograma que cita que vamos conhecer duas escolas lá em Washington. Isso me deixou tão empol-gada. Saber que vou ter esse contato com as esco-las, o ensino, as crianças de lá. Estou bem anima-da”, comentou.

kézia ganhou a viagem aos Estados Unidos por conquistar o 2º lugar no

Prêmio Prudential Espíri-to Comunitário, que tem como objetivo reconhecer jovens que realizam ações de voluntariado, onde par-ticipará da cerimônia inter-nacional Prudential Spirit of Community Awards, em Washington. Para concorrer, ela inscreveu o Projeto viva Bem. Segundo a aluna, a ini-ciativa surgiu após perder uma amiga por causa da dia-betes. “Para não ficar com a dor presa só para mim após a morte da minha colega, deci-di compartilhar sua história, com a permissão dos fami-liares dela, e alertar outros jovens sobre como se ali-mentar bem”, disse kézia.

A Caravana da Cul-tura de Belford Roxo estacionou ontem, na Escola Estadual Vi-tal Brasil. O projeto da prefeitura, desen-volvido pela Secreta-ria de Cultura, levou uma série de ações artísticas e culturais para o pátio da insti-tuição de ensino, que oferece aulas para o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Cerca de 110 alu-nos acompanharam as apresentações de dança, rap, poesia, passinho, artes plás-ticas e de música ao vivo. A atividade contou com a parti-cipação do secretá-rio de Cultura, Bruno Nunes, que ministrou

uma palestra sobre “Superação” no en-contro. “Tudo é pos-sível quando temos um sonho. A primei-ra coisa que devemos fazer é honrar nossos pais e depois, estu-dar. A educação tem o poder de transfor-mar a vida das pes-soas”, disse ele.

Para a professora de Educação Físi-ca e Artes, Cristiane Europeu, a atividade promove uma refle-xão sobre diversida-de. “A Secretaria de Cultura trouxe um evento com vários tipos de segmentos musicais, o que faz com que os alunos percebam que cada um tem um gosto e

que é preciso saber lidar com as diferen-ças”, explicou a do-cente.

Aluna do nono ano, Tayssa Santos era uma das mais anima-das. “É muito bom receber uma ativi-dade como esta na escola. Ficamos até mais animados para as aulas”, comentou a menina de 14 anos. A Caravana da Cul-tura percorre uma média de 13 escolas do município por ano e tem como objeti-vo contextualizar o ensino pedagógico com a cultura que os alunos absorvem nas ruas. Cerca de cinco mil jovens já partici-param do projeto.

estado tem 180 vagas de emprego disponíveisO governo do Estado, por meio

da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (SEDEERI), em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine-RJ), informa que 820 vagas de trabalho com carteira assinada estão abertas para várias regiões do Rio de Janeiro. São 128 oportunidades na capital, 104 no restante da Região Serrana, 50 na Região do Médio Paraíba, 38 em Casimiro de Abreu (Baixadas Litorâneas), 28 na Região Serrana, 12 em Vassouras (Centro-Sul Flu-minense), além de 460 para pessoas portadoras de deficiência.

Na capital, as atividades com mais opções são de Operador de Telemarketing Ativo (100) e Ma-nobrista (15). Na Região Metropo-

litana, o maior número de vagas é para Atendente de lojas e Merca-dos (100), em São Gonçalo. Na Região Serrana, a função em desta-que é Analista de Desenvolvimento de Sistemas (15), em Teresópolis. Em Casimiro de Abreu, a atividade com mais opções é Auxiliar Admi-nistrativo (34). Em Vassouras, há dez (10) vagas para garçom.

Para pessoas portadoras de defi-ciência, as maiores oportunidades são para Vendedor de Comércio varejista (300), Ajudante de Cozi-nha (30), Ajudante de Obras (20), Repositor de Mercadorias (20) e Pedreiro (15), entre outras funções.

postos receBem InscrIÇões

As unidades do Sine não rece-

bem currículos. A inscrição para se candidatar às vagas captadas pela secretaria deve ser feita nos postos Sine - SE-DEERI. Ao se dirigir a uma unidade para se candidatar a uma vaga de emprego, o tra-balhador deve verificar se o perfil que tem cadastrado no sistema é compatível com a oportunidade existente. O interessado poderá também se cadastrar e se candidatar a oportunidades disponíveis por meio do aplicativo Sine Fácil ou pelo site Emprega Brasil através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ . veja o Sine–SEDEERi mais próximo no mapa do Estado - https://goo.gl/ysNQjd

homens gays de que o risco de transmissão do HIV com terapia antirretroviral supressiva é zero”, disse a professora Alison Rodger, da University College London e coautora da pesquisa.

Rodger afirmou que essa “men-sagem poderosa” pode ajudar a acabar com a pandemia em torno do HIV ao evitar a transmissão do vírus em populações de alto risco. Somente neste estudo, por exem-plo, os pesquisadores estimaram que o tratamento antirretroviral

supressivo evitou cerca de 472 transmissões de HIV durante os oito anos.

mAIs De 70 mILhões De InFectADos

Desde o início da epidemia da aids na década de 1980, mais de 77 milhões de pessoas foram in-fectadas pelo HIV. Quase metade – 35,4 milhões – morreu de aids, a síndrome de imunodeficiência adquirida, uma doença que afeta o sistema imunológico humano.

Page 9: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

Volta Redonda fiscaliza ônibus Agentes da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana entraram em ação na Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres e no terminal do elevado Castelo Branco

Luis Eduardo(Luisinho)

As operações são rotineiras para atender o público, usuários do transporte coletivo

Equipes de fiscali-zação da secreta-ria de Transporte

e Mobilidade Urba-na de Volta Redonda (STMu) realizou nesta quinta-feira, dia 02, a fiscalização das linhas de ônibus municipais, na Rodoviária Munici-pal Prefeito Francisco Torres e no terminal do elevado Castelo Bran-co, no bairro Jardim Ponte Alta. No total, a fiscalização entrou em 30 veículos, fez 12 no-tificações e retirou de circulação 11 veículos.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscaliza-ção de Transportes, Sidnei Souza Costa, dois veículos da linha intermunicipal esta-vam rodando nas li-nhas municipais Santa Cruz e Roma ii e fo-ram retirados de cir-culação. Outro veículo

irregular retirado foi o intermunicipal que estava fazendo a linha municipal Santa Rita do Zarur.

“Ao todo foram ex-pedidos 11 autos de infração aplicados pela STMU por irregulari-dades, falta do CRLV (Certificado de Regis-tro e Licenciamento do Veículo), que é um do-cumento de porte obri-gatório de acordo com o artigo 133 do Código de Trânsito Brasilei-ro, banco solto, falta de pneus novos, vaza-mento de óleo diesel e veículos fora da linha autorizada”, justificou Sidnei Costa.

Segundo o secretário municipal de Transpor-te e Mobilidade Urba-na, Maurício Batista, as empresas que ope-ram no município ti-veram os seus veículos fiscalizados pela equi-pe. “A fiscalização ve-rificou documentos dos

veículos e motoristas, horários e condições internas e externas, como pneus, bancos de passageiros. O objetivo é assegurar a qualidade no atendimento porque estamos recebendo um número muito alto de reclamações dos usuá-rios. Portanto, faremos essas operações de for-ma constante”, afirmou Maurício.

sUjeItos A mULtAs QUe

pAssAm De r$ 1 mIL

Ele acrescentou que os veículos com ir-regularidades estão sendo apreendidos e multados, sujeitos a multas de R$ 1.450,00 por cada apreensão e recolhimento para a garagem. “Nesses ca-sos, somente depois de pago a multa e atendi-do o motivo da apre-ensão, o veículo é no-vamente inspecionado

inSatiSfação

DivulgAçãO/PMvR

Angra e Sebrae promovem mutirão do mei Provas para ‘Procurador’ de itatiaia serão reaplicadas

sul-FluMinense 9

Ação voltada para microempreendedores Individuais acontece na praça da matriz

DivulgAçãO/PMAR

Barra mansa lança acampanha ‘maio Amarelo’

campanha tem ações voltadas para e educação no trânsito

Trinta dias dedicados à cons-cientização e prevenção às mor-tes causadas pelos acidentes de trânsito. Assim é o Maio Amare-lo, campanha de caráter univer-sal que nasceu com o objetivo de conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro, humano e responsável. Em Barra Man-sa, a campanha foi lançada em 2017 e, desde então, a Guarda Municipal vem desenvolvendo anualmente ações que visa di-minuir os índices no município, envolvendo empresas e escolas, além da caminhada pelas ruas do Centro da cidade, que e este ano

está prevista para o dia 16.De acordo com o coordena-

dor do Programa de Educação de Trânsito de Barra Mansa, o inspetor Agostinho Silva, o Brasil é o quarto pais onde há os maiores índices de morte no trânsito. “O objetivo dessa campanha é exatamente reduzir esses números. Cerca de 50 mil pessoas morrem anualmente no país vítimas de acidente auto-mobilístico. Mesmo com a força dessa ação os números em rela-ção ao ano passado não sofreu queda”, relatou.

Silva ainda falou sobre as

principais causas de acidentes no trânsito no município. “De-vido a quantidade de veículos que trafegam diariamente por toda cidade, é necessário redo-brar a atenção. Mas as princi-pais causas de acidentes com mortes são: excesso de veloci-dade, bebida e uso de celular no volante, respectivamente nessa ordem”, frisou o guarda.

Para o comandante da Guar-da Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, o Maio Amarelo é uma forma de chamar atenção para a conscientização que deve ser desenvolvida durante o ano

inteiro. “Foi separado um mês para dar foco no assunto, porém ações que visem diminuir esse quantitativo são desenvolvidas todos os dias do ano. Nosso tra-balho, além de monitorar o trân-sito, é de reforçar a atenção do motorista para que ele não corra risco e nem ofereça as outras pessoas”, posicionou Joel.

A Guarda Municipal de Bar-ra Mansa fez o levantamento de acidentes de trânsito no municí-pio sem vitimas. Em 2018, fo-ram contabilizados 515 aciden-tes. Já em 2019, até o momento 182.

As provas serão objetivas e dissertativas, de acordo com os organizadorres do certame

DivulgAçãO/PMi

Os Microempreendedo-res Individuais de Angra dos Reis poderão partici-par, no próximo dia 14, do Mutirão do Mei, que é re-alizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Secre-taria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Indústria, Co-mércio e Serviços. A ação acontece na Praça General Silvestre Travassos (Praça da Matriz), no Centro da

cidade.Das 10 às 17h, os in-

teressados poderão tirar dúvidas e realizar a sua formalização, emissão de alvará e nota fiscal. Para participar do mutirão, basta levar o CNPJ, identidade, CPF e o valor total de ven-das e prestação de serviço referente ao ano de 2018.

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta pró-pria, que fatura no máximo

R$ 60.000,00 por ano e que não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Com a regulari-zação do negócio o empre-endedor passa a ter CNPJ, possibilitando a abertura de conta em banco e o acesso a crédito com juros mais baixos, além disso, após seis meses, é emitido um alvará de funcionamento pela Prefeitura o que acaba com o medo de que a mer-cadoria seja confiscada.

REPRODuçãO

e liberado para a em-presa voltar com este a atividade. Então, quanto mais rápido ela atender a notifica-ção feita, mais rápido poderá voltar a usar o carro. Se demorar, o prejuízo maior será dela. O importante

é garantir o confor-to e a segurança dos usuários. Isto é bom também para os ro-doviários, funcioná-rios da empresa que estão trabalhando nas linhas”, comentou o secretário.

“O importante é as-

segurar a qualidade dos serviços prestados à população. Sabemos dos transtornos causa-dos, mas é necessário o poder público fazer esta fiscalização para buscar um transporte público mais eficien-te”, frisou Samuca.

De acordo com a co-missão organizadora do concurso público junto ao Instituto Brasileiro de Administração Mu-nicipal (IBAM) um erro na distribuição ocorreu na sala 1 da Escola Mu-nicipal Campo Belo, no último dia 14 de abril. O horário de abertura dos portões continua-rá seguindo o do edital marcado para 12h, com fechamento para às 13h.

E mantidas as quatro ho-ras de duração.

Nos site do IBAM, em: www.ibam-concur-sos.org.br será publica-do um Edital de Convo-cação com o novo local de realização das provas e demais informações pertinentes à reaplica-ção. Também serão dis-ponibilizadas as mesmas informações no Mural Oficial de Atos da Pre-feitura de Itatiaia, em:

www.itatiaia.rj.gov.br.Caso o candidato não

possa comparecer à nova data poderá, até o próximo dia 10, preen-cher, assinar e encami-nhar para o formulário de pedido de ‘Requeri-mento de Devolução’ da taxa de inscrição para o e-mail [email protected]. O documento está disponível na ‘Área de Documentação do Concurso’.

Page 10: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

RECEITAS

10 entreteniMento

mais magra, Simone explica por que evita se pesar: ‘Sou muito ansiosa’

Focada na dieta, can-tora saiu para jantar com o marido e entregou se-gredo para comer fora sem exageros na últi-ma quinta-feira (3). ‘A gente vai sair para jan-tar. Todo lugar que eu vou, levo minha garrafa de água. Tomo bastan-te água que me ajuda a saciar a fome’, revelou a irmã de Simaria, que entrou em uma jornada para melhorar a saúde e acabou perdendo alguns quilos no processo

Simone entregou o segredo para contro-lar o apetite e resistir às tentações durante a dieta. Na última quinta--feira (2), a cantora saiu para jantar com o mari-do, kaká Diniz, e levou

uma garra de água para ajudar a saciar a fome. “A gente vai sair para jantar. Todo lugar que eu vou, levo minha garrafa de água. Tomo bastante água que me ajuda a sa-ciar a fome. Como vou sair para jantar, já vou me garanti com a minha água e com as minhas cápsulas”, disse a irmã de Simaria. Satisfeita com a nova silhueta, Si-mone tem notado seus looks mais largos e ex-plicou por que evita se pesar: “As minhas rou-pas estão quase todos bem folgadas. Não me peso porque sou muito ansiosa. Estou magra, bela e plena. Quando a autoestima está ótima, aí tem”, comentou.

Filha de Tici Pinheiro, Rafa justus não pode ter instagram: ‘Pessoas maldosas’Apresentadora

falou sobre a criação da filha

e explicou por que não deixa a primogênita ter redes sociais: ‘A gen-te escuta comentários que não são bacanas e se magoa. Mas sempre fui uma mulher muito forte. Mas falo para ela: ‘Tem gente que fala que a mamãe é horro-rosa, que a mamãe não é legal, que a mamãe é chata. Eu apago, mas não fico triste. você vai ficar triste’’

Ticiane Pinheiro par-ticipou do canal de Ana Hickmann e explicou por que a filha, Rafa-ella, de 9 anos, fruto do relacionamento com Roberto Justus, não

DivulgAçãO

SÁBADO, 04 DE MAiO DE 2019

1 unidade de frango cortado em pedaços 3 colheres (sopa) de óleo 1 colher (sopa) de azeite de dendê 2 unidades de cebola cortadas em rodelas 1 unidade de pimen-tão vermelho peque-no cortado em tiras 1 unidade de pimen-tão amarelo peque-no cortado em tiras 1 unidade de pimentão verde pequeno corta-do em tiras 2 unidades de tomate sem pele e sementes cortados em quatro 1 1/2 xíca-ra (chá) de caldo de legumes 200 leite de coco (1 garrafinha) • salsa (ou salsinha) pi-cada a gosto • sal a gosto • pimenta-do--reino a gosto

MoDo De PRePaRo

em uma panela, aqueça o óleo e dou-re bem os pedaços de frango. Junte o óleo de dendê, a cebola, os pimentões, o toma-te e refogue bem.tempere com o sal e a pimenta e acrescente o caldo de legumes. Deixe cozinhar até o frango e os legumes ficarem macios.Junte o leite de coco, a salsa e desligue o fogo.Dica:Sirva acompanhada de arroz branco.

ingReDienteS

1 kg de atum branco 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 uni-dade de mamão pa-paia (ou papaya) ver-de descascado e sem sementes cortado em tiras finas 50 gramas de amendoim torrado sem sal descascado 2 colheres (sopa) de ce-bolinha-verde picada 2 dentes de alho 2 uni-dades de coentro (ra-ízes) 2 colheres (sopa) de mel de abelha 3 unidades de limão • pimenta-do-reino a gosto • sal a gosto

MoDo De PRePaRo

Divida o atum em qua-tro partes e tempere com sal e pimenta dos dois lados. Reserve.em uma frigideira es-palhe 1 colher de azeite e disponha as porções de atum, cozi-nhando por 3 minutos de cada lado. Reserve.em uma tigela, mistu-re a papaia, o amen-doim e a cebolinha. Reserve.Coloque num pilão o alho e a raiz de coen-tro e amasse até for-mar uma mistura gros-sa e homogênea.acrescente o mel e o suco de limão e mistu-re.Corrija o sal e a pimen-ta.acrescente o molho à salada e misture bem, cuidando para que fi-que bem úmido.Separe em quatro pra-tos.Coloque a porção de atum sobre a salada.finalize com um fio de azeite sobre o atum e espalhe folhas de co-entro para decorar.

mOQueCA RáPiDA De FRANgO

ATum BRANCO COm SALADA De

PAPAiA veRDe

ingReDienteS

tem redes sociais. “Não deixo ela ter rede so-cial. Ela me pede muito para ter Instagram. Mas as pessoas são muito maldosas e ela vai ler comentários que ainda não tem inteligência emocional. A gente es-cuta comentários que não são bacanas e se magoa. Mas sempre fui uma mulher muito for-te. Mas falo para ela: ‘Tem gente que fala que a mamãe é horro-rosa, que a mamãe não é legal, que a mamãe é chata. Eu apago (os comentários), mas não fico triste. você vai fi-car triste’”, justificou a mulher de Cesar Tralli, com quem comemorou 5 anos de relaciona-mento.

DivulgAçãO

josé Loreto é criticado por comentário em foto de Fernanda de Freitas. entenda!

Fãs de José Loreto res-ponderam ao comentário do ator foto publicada por Fernanda de Freitas. A atriz compartilhou um registro dos bastidores de uma cena na cama com yanna lavigne. Ao ver a imagem, o artista brincou com a situação. “A cara de tarado do di-retor, Allan Fiterman”, escreveu. O diretor Allan Fiterman, inclusive, res-pondeu o comentário com um emoji. Entenda!

José Loreto escre-veu em foto da colega Fernanda de Freitas so-bre a novela “O Sétimo Guardião” e alguns fãs responderam ao comen-tário. Em seu perfil pes-soal, a atriz comparti-lhou uma foto que dava

spoiler de uma cena que iria ao ar nos próximos capítulos da trama. A imagem mostrava os bastidores da gravação de um momento no qual sua personagem aparecia na cama com yanna la-vigne. “Laura & Loui-se”, celebrou a artista em foto ao lado de yanna e do diretor Allan Fiter-man. Ao ver o registro, o protagonista resolveu fa-zer uma brincadeira. “A cara de tarado do diretor, Allan Fiterman”, escre-veu o ex-marido de Dé-bora Nascimento, com direito a uma carinha fe-liz com dois corações no lugar dos olhos. Em res-posta, o diretor da trama colocou um emoji feliz a língua de fora.

DivulgAçãO

Page 11: PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU Nova Iguaçu - …...Rosa, Geraldo Pereira, Nel-son Cavaquinho, Is-mael Silva, Paulinho da Viola, entre outros bambas são grandes nomes do

SÁBADO, 04 DE MAiO DE 201911 EspoRTE

Revelado com Vinícius Jr no Fla, centroavante é mais um reforço

SeguNDONA DO RiO

jOTA cARvAlhO

[email protected]

Caxias anuncia contratação do atacante Loran para Série B1

O Duque de Ca-xias anunciou na manhã de

sexta-feira (3) a con-tratação do atacante Loran, de 20 anos. Re-velado no Flamengo junto com vinícius Jr, atual jogador do Real Madrid, o atleta vem para a sua primeira passagem pelo Trico-lor da Baixada. Loran se apresentou ao elen-co e está à disposição do técnico Mário Ju-nior para a estreia no Campeonato Carioca Série B1.

Loran Romualdo dos Santos da Silva, de 20 anos, é centro-avante e natural do Rio de Janeiro. Loran possui passagens im-portantes pelas bases de Fluminense e Fla-mengo, além da Se-leção Brasileira sub-17. No Rubro-negro, atuou na Copa São Paulo de Futebol Jú-nior de 2017 ao lado

de vinícius Jr, atual jo-gador do Real Madrid. Mais tarde, foi para o sub-23 do Botafogo. No profissional, o centro-avante atuou pela Ana-polina (gO), pela qual disputou o Campeonato goiano deste ano e aju-dou a equipe a chegar às quartas de final da com-petição.

“Quero honrar a cami-sa e lutar muito em bus-ca das conquistas para o Duque de Caxias”, dis-se o jogador.

Com a confirmação de mais um reforço, o Duque de Caxias segue firme no planejamen-to visando a estreia no Campeonato Carioca Série B1. Sob os olha-res do técnico Mário Junior, a equipe treina forte para a primeira partida do ano, que será no dia 25 de maio, fora de casa, contra o Fribur-guense. (com Sidney Araujo/DCFC)

DestAQUe DA BAse VIrA

proFIssIonALRápido, driblador e

ARTHuR BARRETO / DCFC / AMS

Atleta de 20 anos se diz disposto a lutar pelas cores tricolores em busca do título

goleador. Esse é o ata-cante Tatá, de 17 anos, que assinou o primei-ro contrato profissional com o Duque de Ca-xias. Acostumado a chamar a atenção por sua qualidade nos jo-gos das categorias de

base, ele é uma das principais apostas do Tricolor. Já falando como um atleta, ele se apresenta ao tor-cedor e revela que gosta de partir para cima dos zagueiros.

– Estou na luta e

procurando evoluir a cada dia mais e, por isso, sigo treinando firme. Estou voltan-do agora ao grupo, pois estava me recu-perando de uma le-são. gosto de jogar como ponta esquer-

da ou centralizado. O treinador gosta quando eu caio pe-las pontas ou que jogue centralizado. Para mim tanto faz. Eu gosto de ir para dentro dos caras – afir-mou ele.