Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS

5
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL PROF. ME. WILLIAN JUNIO DE ANDRADE ALUNOS(AS): Pressupostos e subentendidos “ Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.” MACHADO DE ASSIS.Obra completa.v.3.Rio de Janeiro:Nova Aguilar: 1994. Pressuposto e subentendido Nem sempre percebemos que, ao ler, complementamos informações fornecidas pelo texto com outras informações que inferimos a partir do que foi dito pelo autor. Isso porque o texto nos transmite, pelo menos, duas informações: uma que é pressuposta e outra que está subentendida. Esse é um aspecto não só intrigante como interessante: a presença de enunciado com pressupostos e subentendidos. Para desvendá-los é preciso ser um leitor perspicaz, que lê nas entrelinhas para, assim, captar as mensagens implícitas. Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que podem ser percebidas a partir de certas palavras que, por si mesmas, veiculam significações implícitas. Certos advérbios - O resultados da prova ainda não foi divulgado. (Pressuposto - O resultado já devia ter sido divulgado ou O resultado será divulgado com atraso.) Certos verbos - O esquema da mala tornou- se público. (Pressuposto - O esquema não era público.) Orações adjetivas - Os candidatos a prefeito, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo. (Pressuposto - Todos os candidatos a prefeito têm interesses individuais.) Adjetivos - Os partidos radicais acabarão com a democracia no Brasil. (Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.) Subentendidos são insinuações escondidas por trás de uma afirmação. Enquanto o pressuposto é lexical e é um dado apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações; o subentendido é contextual, é pragmático, é de responsabilidade do ouvinte, e por isso, altamente variável, uma vez que o falante esconde-se por trás do sentido literal das palavras. Disponível em: <http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif >. Acesso em: 19 ago. 2013. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-OykyeiPV5oo/UJshiEQLlrI/AAAAAAAAAEE/wuuTYxU7GHE/ s1600/6.jpg >. Acesso em: 19 ago. 2013.

Transcript of Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS

Page 1: Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS

COMUNICAÇÃO EMPRESARIALPROF. ME. WILLIAN JUNIO DE ANDRADEALUNOS(AS): _____________________________________________________CURSO:______

____________________

Pressupostos e subentendidos

“ Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.”

MACHADO DE ASSIS.Obra completa.v.3.Rio de Janeiro:Nova Aguilar: 1994.

Pressuposto e subentendido

Nem sempre percebemos que, ao ler, complementamos informações fornecidas pelo texto com outras informações que inferimos a partir do que foi dito pelo autor. Isso porque o texto nos transmite, pelo menos, duas informações: uma que é pressuposta e outra que está subentendida.Esse é um aspecto não só intrigante como interessante: a presença de enunciado com pressupostos e subentendidos. Para desvendá-los é preciso ser um leitor perspicaz, que lê nas entrelinhas para, assim, captar as mensagens implícitas.Pressupostos são ideias não expressas de maneira explícita, mas que podem ser percebidas a partir de certas palavras que, por si mesmas, veiculam significações implícitas.

Certos advérbios - O resultados da prova ainda não foi divulgado.

(Pressuposto - O resultado já devia ter sido divulgado ou O resultado será divulgado com atraso.)

Certos verbos - O esquema da mala tornou-se público.(Pressuposto - O esquema não era público.)

Orações adjetivas - Os candidatos a prefeito, que só querem defender seus interesses, não pensam no povo.

(Pressuposto - Todos os candidatos a prefeito têm interesses individuais.)

Adjetivos - Os partidos radicais acabarão com a democracia no Brasil. (Pressuposto - Existem partidos radicais no Brasil.)

Subentendidos são insinuações escondidas por trás de uma afirmação. Enquanto o pressuposto é lexical e é um dado apresentado como indiscutível para o falante e o ouvinte, não permitindo contestações; o subentendido é contextual, é pragmático, é de responsabilidade do ouvinte, e por isso, altamente variável, uma vez que o falante esconde-se por trás do sentido literal das palavras.

Disponível em: <http://adao.blog.uol.com.br/images/tira-pro-site.gif>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-OykyeiPV5oo/UJshiEQLlrI/AAAAAAAAAEE/wuuTYxU7GHE/s1600/6.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_5RFVle4YE_w/SrVn3s1w0xI/AAAAAAAAAA8/eRM45T8xJGw/s320/charge.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-YZr5P4a48b0/T8MGb300S7I/AAAAAAAAAks/a0YDeB6tqIw/s320/Ler+codigo+de+barra.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Page 2: Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS

Exercícios de análise de textos

1. Leia a tirinha abaixo intitulada "As cobras", de autoria de Luis Fernando Veríssimo.

a) Explicite a opinião que Flecha deixa implícita.b) Segundo este texto, em qual das duas opiniões Flecha realmente acredita?c) Qual é a passagem da tira que permitiu que você chegasse a esta conclusão? Justifique.

2. Identifique as informações pressupostas nas frases abaixo:

a) “Capital da Líbia volta a ser bombardeada”b) “Estado do Rio registra primeiro caso de dengue tipo 4”c) “Para Ronaldinho Gaúcho, proposta do Flamengo foi a melhor”d) “Botafogo ainda não definiu treinador”e) “Abel Braga volta a treinar o Fluminense”f) “Vasco busca título inédito da Copa do Brasil”

3. Identifique as informações subentendidas nas frases abaixo:

a) “Você gostaria de ir ao cinema comigo qualquer dia?” (rapaz abordando uma moça numa festa)b) “E você é simpático” (mulher respondendo a um elogio feito por um admirador)c) “A bolsa da senhora está pesada?” (um rapaz)d) “Você tem horas?” (um homem apressado)e) “Filho, leve o guarda-chuva” (mãe)

5. (Enem 2010)

A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere-se que o advento do livro digital no Brasil

a) possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição virtual.   b) criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na insuficiência do acesso à Internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país   c) fará com que os livros impressos tornem-se obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.   d) garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.   e) impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.   

Page 3: Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS

Os implícitos e os subentendidos: pressupostos e inferências

Pressupostos são aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase. Na frase “Pedro deixou de beber”, diz-se explicitamente que, no momento da fala, Pedro não bebe. O verbo “deixar”, todavia, pressupõe que Pedro bebia antes.O po sto corresponde ao que está dito no enunciado, de exclusiva competência do locutor que, através dele, garante a realização do discurso: as novas informações se encadeiam - o que faz o discurso progredir. O posto não pode ser negado. Já o p ress u p o sto possibilita ao locutor dizer implicitamente algo, recorrendo ao interlocutor para, juntos, interpretarem o que foi dito.

Exemplo: Ped ro de ixou d e b ebe r.

POSTO: Pedro deixou de beber.PRESSUPOSTO: Pedro bebia.MARCADOR DE PRESSUPOSIÇÃO: O verbo “ dei x ar ” .

1- Agora, identifique o posto, o pressuposto e o marcador de pressuposição nos enunciados a seguir:

a) Os resultados da pesquisa ainda não chegaram até nós. b) O caso da corrupção tornou-se público. c) João conseguiu fechar a porta. d) Ela adoeceu de novo. e) João ficou gripado depois que apanhou muita chuva.

2- O humor da tira ao lado foi construído a partir de dois subentendidos (implícitos): um sobre o casamento e o outro sobre as mulheres.

ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana.Português: língua, literatura, produção de texto. Vol. 1. São Paulo: Moderna, 2005, p. 173.

a) Explicite os conteúdos implícitos da tira.

b) A análise desses implícitos nos permitiria concluir que o autor da tira é homem. Se uma mulher fosse fazer uma tira

semelhante (identificando os problemas do casamento), o que ela provavelmente deixaria implícito sobre os homens?

3. No relato:

“Ela diz ter certeza da relação do seu câncer com problemas emocionais que enfrentou durante a vida, principalmente em decorrência da depressão e seus efeitos”, é possível identificar:

A)  um subentendido: somente conflitos conjugais interferem na saúde.B) um subentendido: a atividade médica deve encarar a saúde e a doença como fenômenos apenas biológicos.C) um subentendido: a influência das emoções na saúde humana, em decorrência disso, a importância da inclusão dos psicólogos nos grupos terapêuticos.D) um pressuposto: a importância do psicólogo no tratamento do câncer.E) um pressuposto: a atitude psicológica pode desempenhar um papel relevante para enfrentar a moléstia.

4. Leia a anedota abaixo transcrita:

Dois turistas encontram um cemitério. Vêem uma lápide na qual se lê: “Aqui jaz um político e um homem honesto”. E um dos turistas comenta:

-- Que estranho. O povo deste país enterra duas pessoas no mesmo túmulo.

A. Uma palavra presente na lápide é responsável pela produção do estranhamento nos turistas. Qual é essa palavra?

B. Qual é a inferência feita pelos turistas? C. A frase da lápide, gramaticalmente correta, a rigor,

não produz esse sentido externado pelos turistas. Por quê?

Para interpretar:

Page 4: Pressuposto e Subentendido Interpretação ADS