Prestação de Contas | André Régis | 2015

24
TRABALHANDO PARA CUIDAR DO FUTURO DO RECIFE

description

Caderno com algumas ações e trabalhos realizados pelo vereador André Régis (PSDB - Recife) em 2015.

Transcript of Prestação de Contas | André Régis | 2015

Page 1: Prestação de Contas | André Régis | 2015

TRABALHANDOPARA CUIDAR DO

FUTURO DO RECIFE

Page 2: Prestação de Contas | André Régis | 2015

Mais uma ano se passou e nosso manda-to continua não só presente na discussão da sociedade, onde as pessoas discutem e reverberam nosso trabalho no dia a dia da Câmara de Vereadores do Recife, como também de forma efetiva na forma como denunciamos tudo que vemos de erra-do na cidade, além das inúmeras ações e proatividade em relação às questões mais determinantes do Recife. Consolidamos nosso trabalho de fiscalização da rede mu-nicipal de ensino, não só visitando todas as unidades e creches, como fazendo novas visitas para verificar se melhorias tinham sido feitas a partir de nossas denúncias. Infelizmente, o que encontramos é um quadro estagnado de descaso e abandono quase que completo, de uma rede falida, violadora de direitos humanos e que preci-sa ser refundada e repactuada entre todos: poder público, sociedade de maneira geral, usuários diretamente envolvidos e pro-fessores e gestores. Estreitamos os laços com o Ministério Público de Pernambuco

Escolas sujas, com graves problemas de infraestru-tura e servindo menos merenda. Este é o retrato da rede municipal denun-ciado pelo vereador André Régis. Um grave exem-plo fiscalizado por ele é o da Escola Municipal Dois Rios, no Ibura, onde qua-tro dos cinco funcionários foram dispensados em 2015. “Verificamos que a principal queixa dos ges-tores das escolas é em re-lação ao corte do pessoal de apoio, que foi muito drástico e representa ris-cos para crianças peque-nas”, alertou André.

2015: TRÊS ANOS DE MANDATO E MUITO AINDA POR FAZER

DESCASO NO IBURA: DEMISSÕES E ESTRUTURA PRECÁRIA//////////////////////////////////

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

(MPPE), essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-se da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos in-teresses sociais e individuais. E em várias frentes, atuamos em conjunto, prote-gendo a integridade dos cidadãos e propondo ações que possam ter impacto direto na comunidade reci-fense. Por fim, foi um ano em que consolidamos o estudo sobre a nossa visão de como pensamos a Educação e como queremos propor algo novo, diferente e definitivo para que atrasos históricos possam ser mini-mizados e darmos à cidade do Recife e suas crianças, a possibilidade de se inserir no mundo do século XXI: um mundo onde o conhecimento abstrato, a capacidade de inter-pretação deste mundo e a forma-ção acadêmica serão determinantes para o sucesso de qualquer cidadão.

Page 3: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

ENCONTRAR OS MESMOS PROBLEMAS QUE VERIFICAMOS HÁ UM ANO É UM GRAVE SINAL DE QUE O DESCASO COM A EDUCAÇÃO CONTINUA

“Vereador André Régis

A cada começo de ano leti-vo, o vereador André Régis lança a “Operação Volta às Aulas”, revisitando inúme-ras unidades de ensino da rede pública listadas em relatório produzido pelo gabinete do parlamentar.A ação dura um dia inteiro, e a seleção das escolas re-visitadas contempla todas as seis RPAs (regiões po-lítico administrativas) do Recife.O trabalho resulta num conjunto de questioná-

OPERAÇÃO VOLTA ÀSAULAS DE NOVO EM 2015//////////////////////////////////

rios preenchidos durante as inspeções e tabulados num relatório. Na ação, a imprensa local é ativada e dá amplo espaço de cober-tura, tanto em rádio, TV e jornal.Cada escola visitada é fo-tografada, e também este resultado é postado nas redes sociais do verea-dor, dando conhecimento a toda a população sobre como se encontram as es-colas do Recife no início de cada ano.

Page 4: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Em visita à Escola Muni-cipal Pintor Lula Cardoso Ayres, no Jordão, o vere-ador André Régis (PSDB) verificou o funcionamento do programa de robótica. “Para a minha surpresa, o programa não está sendo desenvolvido na escola. Caixas de Lego caríssi-mas estão guardadas, os manuais estão nas prate-leiras, as professoras não usam por falta de treina-mento, local adequado para manuseio das peças

e quantidade insuficien-te para todas as crianças utilizarem as ferramen-tas”. André Régis aprovei-tou para destacar que vai realizar monitoramento sobre o programa nas ou-tras escolas do município. “Toda vez que iniciamos o debate, o governo diz que o programa é um sucesso. Para não ficar só nessa escola, mandei o gabinete fazer um monitoramento em todas as escolas”.

O MUNDO DA PROPAGANDA DA PREFEITURA É BEM DIFERENTE...//////////////////////////////////

...DA REALIDADE QUE VEMOS

Page 5: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Conhecido pelo seu trabalho permanente de fiscaliza-ção das escolas municipais do Recife, o líder da oposição na Câmara Municipal, vereador André Régis, monitora agora os parques da cidade. Sua equipe iniciou a fisca-lização pelo principal parque da capital pernambucana e opção preferida da criançada nas férias: o Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade. Segundo documentado em vídeo para o canal de André Régis no YouTube, as instalações do parque denunciam a total falta de manu-tenção com os brinquedos. As cordas dos balanços es-tão desgastadas, colocando em risco a brincadeira das crianças. E nem mesmo os brinquedos destinados aos menores merecem atenção do poder público municipal para preocupação de algumas mães ouvidas pela equipe do vereador André Régis.

DESCASO NA JAQUEIRA//////////////////////////////////

DA FISCLIZAÇÃO PARA A AÇÃO: AO DENUNCIAR A SITUAÇÃO DE RISCO DOS BRINQUEDOS, A PREFEITURA TEVE QUE AGIR.

GERALMENTE O ÚNICO LOCAL QUE A CRIANÇA POBRE TEM PARA BRINCAR NAS FÉRIAS NESSA REGIÃO É AQUI NO PARQUE

“Márcia de Albuquerque,Mãe / professora

Page 6: Prestação de Contas | André Régis | 2015

A campanha “Climatiza Já”, que propõe a climatização de todas as unidades da rede municipal, cujo autor é o vereador André Régis, foi defendida pelo parlamentar, na Câmara de Vereadores do Recife repetidas vezes.“Tenho recebido um amplo apoio, de professoras que tem compartilhado a mensagem pelas redes sociais , além dos meios de comunicação.Acabei de chegar da escola Rosemar Macedo, na Ave-nida Norte e, apesar de ser uma escola nova , não tem refrigeração. O calor em todas as salas superou a casa de 30 graus”.O parlamentar também lembrou que tem realizado visitas às unidades de ensino para entrevistar ges-tores, professores e comunidade. “Em nossas visitas estamos sendo acompanhados por um funcionário da Secretaria da Educação.A campanha é suprapartidária e exige continuidade visando a melhor qualidade de ensino do Recife”

ANDRÉ LANÇA CAMPANHA DE CLIMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS

A SOCIEDADE TAMBÉM ENTROU NA CAMPANHA.MENOS A PREFEITURA.

A PREFEITURA GASTA 35 MILHÕES NO CARNAVAL E DEIXA UMA SALA DE AULA CHEGAR AOS 35 GRAUS. ISSO TEM QUE ACABAR.

“ANDRÉ RÉGIS

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

//////////////////////////////////

Page 7: Prestação de Contas | André Régis | 2015

Na câmara de vereado-res, André Régis coman-dou audiência pública para discutir as pautas do movimento dos pro-fessores e suas deman-das, especificamente o que diz respeito à efe-tivação dos concursa-dos, por hora contrata-dos como temporários, sem garantias futuras. Fizeram parte da mesa de debates as promoto-ras de Justiça Eleonora Maria Rodrigues e An-dréa Nunes; a secretária Executiva de Gestão da Rede Municipal de Ensi-no, Rossana Albuquer-que; a gerente Geral de Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Gicélia Lira; a profes-sora Cherline Rocha e a representante do Sindi-

EM DEFESA DO DIREITO DOS PROFESSORES CONCURSADOS

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

//////////////////////////////////

cato dos Professores do Recife (Simpere), Cláu-dia Ribeiro.“A Prefeitura do Reci-fe tem que apresentar, com urgência, o número dos aprovados, classi-ficados, contratados e efetivados com clare-za”, determinou. A in-vestigação, que agora está em seu controle, foi transformada em in-quérito civil número 61. “O nosso compromisso é não deixar se esgotar o prazo sem que haja uma solução. O Ministé-rio Público está atento. Vamos firmar um posi-cionamento e tentar re-solver o problema seja no acordo ou através de outras medidas”, garan-tiu a promotora Andréa Nunes.

Page 8: Prestação de Contas | André Régis | 2015

REALIDADE NAS ESCOLAS

ANDRÉ RÉGISE SUA EQUIPE

82%

CERCA DE

//////////////////////////////////

73%ESCOLAS SEM ÁREA DE LAZER

ESCOLAS SEM SANE-AMENTO

ESCOLAS COM RACHA-DURAS

NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR ESCOLAS SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES EESTRUTURA PARA O ESTUDO. ANDRÉ RÉGIS

58%

É O CUSTO DE UM ALUNO, POR MÊS, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

R$900

Page 9: Prestação de Contas | André Régis | 2015

REALIDADE NAS ESCOLAS

73%

André Régis fez graves de-núncias sobre oito esco-las da rede municipal que se encontram em áreas de risco e em situação de eminente tragédia. A par-tir de suas fiscalizações e conversa com as comuni-dades, foi detectado que as unidades que estão em risco são: Olindina Mon-teiro de Oliveira e João Amazonas, em Dois Uni-dos; Mundo Esperança, no

Sítio dos Pintos; Margarida Siqueira Pessoa, na Bom-ba do Hemetério; Renato Accioly Carneiro Cam-pos e Pedrinho, em Nova Descoberta; Poeta Paulo Bandeira da Cruz e José Múcio de Monteiro, no Ibu-ra. A situação vista foi tão grave, que toda a mídia re-percutiu o assunto. Apesar da gravidade, a Prefeitura do Recife negou haver um grande problema.

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

MAIS UM ANO DE DESCASO COM A ESTRUTURA DAS ESCOLAS//////////////////////////////////

Page 10: Prestação de Contas | André Régis | 2015

O presidente do PSDB do Recife, vereador An-dré Régis, posicionou-se contrário, em pronuncia-mento na tribuna da Câ-mara Municipal, à decisão da prefeitura de autori-zar o exercício da disci-plina de Educação Física na rede municipal sem a exigência do registro profissional.“Estamos diante de uma violação da lei federal que regula a profissão de Educação Física. Colocar um professor sem a habi-litação para a prática da disciplina é também uma atitude de alto risco para as crianças”, alertou.

O tucano lembrou que o último concurso público para professor de Edu-cação Física ocorreu em 2010 com a contratação de apenas 6 professores para um rede de ensino que comporta 321 uni-dades, das quais 75% não possuem quadras espor-tivas.Ao mesmo tempo, infor-mou André Régis, a pre-feitura do Recife gastou, em 2013, apenas R$ 600 reais do orçamento em compras de materiais es-portivos”. Este ano, um pouco mais: R$ 10 mil. “Isso é valor para um or-çamento de quase um

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

ANDRÉ RÉGIS EM DEFESA DA PRÁTICA DE ESPORTES NASESCOLAS MUNICIPAIS//////////////////////////////////

ESTAMOS DIANTE DE UMA VIOLAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE REGULA A PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ANDRÉ RÉGIS

Page 11: Prestação de Contas | André Régis | 2015

ANDRÉ RÉGIS, SUA EQUIPE E FISCAIS DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA VISITARAM ESCOLAS NO RECIFE

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

bilhão de reais? Para 321 unidades? Para 294 mil es-tudantes? Isso significa simplesmente que a atividade esportiva nas escolas é inexistente! Problema de ges-tão”, concluiu.Em reforço à falta de prioridade do atual com o go-verno com a construção de escolas dotadas de espaço para práticas esportivas, o vereadora registrou a re-cente inauguração da unidade Monte Verde no bairro do Ibura.“O que se viu foi festa, propaganda, televisão, escola de primeiro mundo! Não tem quadra poliesportiva.Quantos vereadores matriculariam seus filhos e netos nas escolas ditas de referência da prefeitura do Reci-fe?”, questionou o parlamentar.

75%DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM QUADRAS POLIESPORTIVAS

CERCA DE

Page 12: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

André Régis aciona MPPE e ajuda crianças: por conta do seu trabalho, a vida e a integridade das crianças na rede municipal de ensi-no tem um aliado que não vai se cansar de fiscalizar a gestão da Educação em nossa cidade. A partir de denúncias e ações junto ao Ministério Público de Pernambuco, importantes conquistas tem sido alcan-çadas pelo vereador e sua equipe, que desde o iní-cio do mandato monitora toda a rede municipal de ensino. Por conta de todo o seu trabalho de fiscali-zação das escolas públicas da capital pernambucana, o vereador André Régis decidiu sistematicamente protocolar denúncias jun-to ao Ministério Público do Estado em razão das precárias condições en-contradas que, segundo o parlamentar, “colocam em risco a saúde dos alunos”. Graves quadros de vio-lação dos direitos huma-nos são constantemente identificados, como foi na Escola Municipal Lojistas, localizada no bairro do Curado. “O ambiente é absolutamente insalubre, sem a menor estrutura fí-sica, colocando em risco a saúde de todos que fre-quentam a escola. A situ-ação é grave, o ambiente é de violação aos direitos humanos. Não podemos compactuar com essa tragédia anunciada que é a rede de municipal de ensino do Recife e vamos continuar denunciando”, finaliza.

TRABALHO QUE SALVA VIDAS/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Page 13: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

A atuação do vereador André Régis vai muito além da pauta da Educa-ção. Foi aprovada na Câ-mara e sancionada ontem pela prefeitura do Recife a Lei 18.172/2015 de sua autoria, que protege as pessoas em ambientes fechados como casas de show e boites, ao regular o uso de fogos de artifício nestes estabelecimentos. Com o intuito de previnir tragédias com a ocorrida no Rio Grande do Sul em 2013, a lei estabelece uma série de procedimentos e punições para o seu não--cumprimento. A propos-ta da lei, em seu texto, diz que: “Estabelece a proi-bição do uso de fogos de artifício e a realização de shows pirotécnicos dentro de bares, boates, teatros, cinemas, auditórios, clu-bes e outros recintos fe-chados destinados a even-tos, no âmbito da cidade do Recife.” O projeto de lei, antes de ser aprovado, contou com pareceres de aprovação das comissões de Finanças e Orçamen-to; de Segurança Pública; e de Defesa dos Direitos Humanos, Defesa do Con-tribuinte e do Consumi-dor. Além de uma equipe especializada em políticas públicas, educação, direi-to e ciência política, o ga-binete do vereador conta com engenheiro civil, que ajuda nas vistorias e na confecção e análise de lau-das técnicos, contribuindo para uma ainda maior cre-dibilidade do trabalho do parlamentar.

TRABALHO QUE SALVA VIDAS/////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O PAPEL DO LEGISLADOR É TAMBÉM FAZER COM QUE A POPULAÇÃO O VEJA COMO SEU ALIADO NO DIA A DIA DA CIDADE. ANDRÉ RÉGIS

Page 14: Prestação de Contas | André Régis | 2015

O Projeto de Lei de autoria do vereador André Ré-gis, que institui o Programa de Saúde Bucal na Rede Municipal de Ensino, esteve em tramita-ção na Câmara Municipal do Recife. “A saúde bucal é um fator determinante para o cres-cimento e desenvolvimento de uma crian-ça. A boa saúde e higiene bucal também é determinante para adultos mais saudáveis e com uma qualidade de vida melhor”, destacou André Régis. O vereador dis-se ainda que o objetivo da proposta é melhorar a qualidade de vida de todos os alunos da rede municipal de ensino, assim como a dos alunos das creches. “É importante que o município se mo-bilize para garantir que as crianças e adolescentes matriculados nas esco-las do Recife tenham o direito a uma saúde bucal regular para que eles te-nham um bom desenvolvimento edu-cacional”, enfatizou o parlamentar.

LEI DA SAÚDE BUCAL APROVADA NA CÂMARA//////////////////////////////////

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Page 15: Prestação de Contas | André Régis | 2015

Ao ser reconduzido à presi-dência do PSDB do Recife, o vereador André Régis lem-brou de sua sua trajetória no partido, primeiro como presidente do Instituto Teo-tônio Vilela, seção Pernam-buco, e agora à frente do diretório da capital, sempre buscando fazer do partido um espaço de debate sobre

ANDRÉ RÉGIS RECONHECIDO COMO GRANDE LIDERANÇA NO PSDB//////////////////////////////////

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

a política e sobre os desti-nos do cidadão seja na esfe-ra municipal, estadual e na-cional. “O que está em jogo aqui é o futuro. Se a gente não cuida do futuro alguém vai cuidar. Se a gente não se prepara para o futuro al-guém vai tomá-lo da gente. E vai fazer com que a gente seja obrigado a viver num

futuro que não escolhemos.É a política que define o futuro. Imagine um futu-ro comandado pelo PT? É isso que está aí. O presen-te de hoje é o futuro que, lá atrás, dizíamos que iria dar errado”. O tucano acre-dita que formou um “time de primeira” no comando do PSDB municipal para discutir os problemas do Recife e preparar o partido para seus grandes desafios. “Queremos que esse parti-do possa ser ocupado por todos aqueles que desejam discutir os nossos compro-missos. Que acreditam que a gente possa ter uma cida-de melhor”. André Régis de-fendeu que a Educação seja

o fundamento que oriente o PSDB no debate político, tema esse que tem pautado sua trajetória como parla-mentar. “Quem entra numa escola municipal do Recife sai deprimido. São 320 uni-dades, talvez 20 escapem. Escolas com temperatura ambiente de 34 graus, as crianças e professores der-retendo, espaços opresso-res, sem articulação, sem espaços de lazer, problemas de água…Isso é grave viola-ção aos direitos humanos! E a gente vai deixar isso? Essa pauta deve ser nossa na dis-puta no próximo ano para eleger nosso candidato e mudar essa realidade”.

QUEREMOS NO PSDB PESSOAS QUE ACREDITAM QUE POSSAMOS TER UMA CIDADE MELHOR. ANDRÉ RÉGIS“

Page 16: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Page 17: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Page 18: Prestação de Contas | André Régis | 2015

ANDRÉ RÉGIS TEM UM MANDATO A FAVOR DA POPULAÇÃO EDA CIDADE

VOCÊ SABIA?//////////////////////////////////

Saúde das Crianças:André sugeriu exames de audiometria para os alunos de rede pública de ensino, afim de detectar precocemente problemas que acarretem em deficiência no aprendizado.

UBER e aplicativos de transporte privado:André foi contra a lei e seu substitutivo, que proibiu o uso de UBER e outros aplicativos no Recife. Andtré defende que a questão é do âmbito Federal e o município não tem competência sobre isso.

Depósitos Judiciais:André foi contra a estratégia da prefeitura de usurpar o dinheiro que fica sob gestão do poder judiciário, e que a prefeitura, por falta de uma boa gestão financeira, queria utilizar para seus gastos.

5 mil reais para reformar casas: André foi contra a manobra da prefeitura para utilizar, ao seu critéirio e sem transparência, recursos financeiros para reforma de casas na cidade, entendendo que isto é uma ação puramente eleitoreira.

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Page 19: Prestação de Contas | André Régis | 2015

VOCÊ SABIA?

Acima: O Porto do Recife completou em 2015 no-venta e sete anos e or-ganizou solenidade que homenageou nomes da sociedade que contri-buem com a história do Porto.

Acima: Homenagem do Comando Militar do Nor-deste (CMNE), com o di-ploma de amigo do CMNE, na passagem dos seus 69 anos.

Abaixo: O vereador André Régis recebeu a medalha “Heróis de Casa Forte”, em evento pela passagem pelos 370 anos da Batalha de Casa Forte.

Abaixo: André Régis foi reeleito conselheiro do Instituto Teotônio Vilela, voltando a colaborar for-temente com a entidade em nível nacional.

MAIS UM ANO EM QUE ANDRÉ RÉGIS É DESTAQUE//////////////////////////////////

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Page 20: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

ANDRÉ RÉGIS CRITICA O PME E SUGERE MUDANÇAS NO TEXTO//////////////////////////////////Presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife, o vereador An-dré Régis (PSDB) criticou o Plano Municipal de Edu-cação (PME), que nortea-rá as políticas municipais para essa área pelos pró-ximos dez anos.

“Um plano de verdade só pode existir se tiver um objetivo e o que foi man-dado à Casa foi algo sem objetivos. Era preciso que fossem traçadas metas ousadas para a melhoria da educação e isso não aconteceu”, disse. O ve-reador apontou que os principais pontos do Plano Municipal de Educação fo-ram mal formulados.

“Como infraestrutura das escolas, aperfeiçoamen-to dos professores para a educação especial e o en-sino de idiomas estrangei-ros. Deveria ter ainda um levantamento de todas as crianças analfabetas da cidade. É preciso que esse projeto seja mais bem elaborado para o aprimo-ramento das escolas e da educação do Recife”, rela-tou.

Em tom de cobrança, o vereador adverteiu que o projeto aprovado pela base governista não foi discutido nem analisado com a importância que merece e no seu conteúdo. Além disso, o documento foi feito às pressas, “in-clusive com cópias e colas do texto produzido pelo MEC”. André cobrou “bom

senso” por parte dos ges-tores da prefeitura e “res-peito” aos estudantes que dependem da escola pú-blica. No dia da votação do projeto, o vereador apre-sentou um substitutivo ao projeto, que foi rejeitado pelo plenário.

Ao final do processo, o PME do Recife foi aprova-do por 29 votos a favor e seis contrários. A votação aconteceu sob protestos de professores, estudan-tes e membros do Sindi-cato Municipal dos Pro-fessores (Simpere), que apoiaram André Régis e suas posições firmes so-bre o assunto.

Page 21: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

VEJA AS PROPOSTAS DE ANDRÉ AO PME

O DOCUMENTO FOI FEITO ÀS PRESSAS, INCLUSIVE COM CÓPIAS E COLAS DO TEXTO PRODUZIDO PELO MEC.ANDRÉ RÉGIS

Page 22: Prestação de Contas | André Régis | 2015

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

Vereador André Régis ficou responsável por organizar evento do Instituto Teotônio Vilela (iTV), entidade liga-da ao partido, no final do ano de 2015. Sob articulação de Aécio Neves, o evento tem rodado o país com seminá-rios do Instituto. No Recife, o tema foi “Caminhos para o Nordeste”, com o tema Mobilidade Urbana e os desafios do atual momento político e econômico do País. Além

ANDRÉ RÉGIS ENCABEÇA EVENTO DO ITV COM AÉCIO NEVES//////////////////////////////////

de Aécio, vieram também o presidente do iTV, José Aní-bal e o consultor do Instituto de Desenvolvimento, Lo-gística, Transportes e Meio Ambiente (Idelt), Frederico Bussinger. O evento fez parte das comemorações dos 20 anos de fundação do iTV e contou com a presença do presidente nacional do partido, que ocorreu no audi-tório do empresarial JCPM, no Pina.

Page 23: Prestação de Contas | André Régis | 2015

ANDRÉ RÉGIS ENCABEÇA EVENTO DO ITV COM AÉCIO NEVES

ACESSE O RAIO -X DAS ESCOLAS EM EM : W W W. ANDREREGIS.COM . BR

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO | NÚMERO 04

O vereador André Régis apronta para este ano de 2016 um livro com o diag-nóstico da rede municipal de educação do Recife, resultado de vistorias e fiscalizações nas escolas do município. “Nós sabe-mos o que é a rede. Não concordamos com ela, não aceitamos que haja uma rede violadora de direitos humanos. Acredi-tamos que a partir do mo-mento que a população tem conhecimento, ba-seado em dados seguros, de estudos técnicos, ela possa também pressionar o poder público para que venha a nascer uma nova rede municipal na cidade do Recife”, diz.“Descobrimos com esse trabalho um dado muito preocupante: apenas 11% das salas de aula estão dentro dos padrões esta-

LIVRO SOBRE A EDUCAÇÃO NO RECIFE ESTÁ A CAMINHO//////////////////////////////////

belecidos pela ABNT, que é a Associação Brasilei-ra de Normas Técnicas”, alertou o estudioso.Em relação à luminosida-de, por exemplo, a ABNT recomenda uma variação entre 200 e 750 lux. Já quanto à temperatura, a norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho es-tabelece que ela não deve ultrapassar 23 graus. Nas escolas do Recife foi de-tectada uma temperatura de 32 graus e uma lumino-sidade média de 100 lux. “O objetivo desse livro é mostrar à sociedade que é preciso mudar. E é pos-sível mudar.O livro faz o diagnósti-co e também apresenta soluções, caminhos que podem ser trilhados para levar a uma educação de qualidade”, enfatiza o ve-reador.

NOVO “RAIO-X DAS ESCOLAS”: UMA FERRAMENTA AINDA MAIS COMPLETA DE MONITORAMENTO DAS ESCOLASAlém de um visual mais interativo, o novo layout vai con-tar com uma maior precisão na busca pelos endereços das escolas, que caso acionado, já ativa o GPS do seu celular e mostra o melhor caminho para se chegar lá. Porém, a grande novidade fica por parte da ferramenta “Compare”, onde é possível comparar as escolas da rede não só em seus rendimentos na Prova Brasil mas tam-bém os critérios qualitativos fiscalizados pela equipe do vereador, como quantidade de professores, temperatura e iluminação dos ambientes, qualidade das salas de aula, etc.Por fim, será possível filtrar as melhores e piores esco-las de Recife e, se o usuário desejar, pode afunilar essa pesquisa para a RPA que ele mora, sabendo assim qual a melhor opção onde matricular suas crianças.

Page 24: Prestação de Contas | André Régis | 2015

Informativo oficial, produzido pela equipe do vereador André Régis. Recife-PE, 2015. Câmara Municipal do Recife.Rua Princesa Isabel, 410 - Boa Vista. Recife PE - CEP 50.050-450. Tel.: (81)3301-1268 / Fax (81)3301-1262. www.andreregis.com.br.

INFORMATIVO ANDRÉ RÉGIS | RETROSPECTIVA DE MANDATO