Primeira pegada

8
14º Ciclo CENÁCULO NACIONAL 1ª Pegada

description

 

Transcript of Primeira pegada

Page 1: Primeira pegada

14º Ciclo

CENÁCULO NACIONAL

1ª Pegada

Page 2: Primeira pegada

http://scout.org/sites/default/files/Conf%20Doc%209%20WSYIP_1.pdf

“Participação dos Jovens é um pro-cesso que garante que os jovens são

consultados e que lhes é dada a oportunidade de contribuir para as decisões que afetam as suas vidas.”

“Envolvimento dos Jovens é o processo de capacitação, baseando-se em

tornar os jovens capazes de partilharem a responsabilidade dos adultos, de tomarem decisões que

afetam a sua vida e a vida das suas comunidades.”

Page 3: Primeira pegada

http://scout.org/sites/default/files/Conf%20Doc%209%20WSYIP_1.pdf

“O potencial de um jovem para contribuir para a sociedade é verdadeiramente gigantesco quando acolhido corretamente e quando lhe é dado apoio e oportunidades suficientes dentro das suas comunidades.

Em parceria, os adultos e jovens podem melhorar as suas competências e conhecimentos, e mudar atitudes. Podem trabalhar em conjunto de encontro a um desenvolvimento sustentável e em criar uma vida melhor nas suas comunidades. Estes benefícios podem também refletir-se no contexto Escutista, visto que as Organizações Escutistas Nacionais estão profundamente enraizadas nas comuni-dades em que existem, e contribuem para a sua melhoria.”

Page 4: Primeira pegada

“Ao envolver os jovens nos processos de tomada de decisão no Escutismo, não estamos apenas a cumprir a nossa Missão e respeitar o Método Escutista, mas também a apoiar os jovens e adultos a atingir o seu potencial máximo e a envolverem-se num diálogo construtivo de forma a contribuir para o caráter dinâmico e democrático das suas organizações.”

Retirado da World Scout Youth Involvement Policy, Resolução da 40ª Conferência Mundial do Escutismo, Eslovénia 2014

http://scout.org/sites/default/files/Conf%20Doc%209%20WSYIP_1.pdf

Page 5: Primeira pegada

“Compromisso Jovem

• 100% das Conferências Mundiais e Regionais do Escutismo, assim como de sub-conferências, envolverem a participação de jovens conselheiros e outros jovens adultos, para reforçar a ideia de um Movimento de jovens e não apenas de um movimento para Jovens.

• 25% dos membros das equipas de preparação ao nível de Eventos Globais, devem estar entre os 18 e os 30 anos, resultando em eventos que melhor reflitam as necessidades dos jovens.

• 60% das associações nacionais de escutismo devem demonstrar que as suas próprias politicas, modos de atuação e estruturas, estejam positivamente influencia-das pelas Politicas de Escutismo Mundial de Envolvi-mento Jovem (World Scout Youth Involvement Policy), resultando no aumento da participação de jovens em colaboração com adultos.”

Retirado do Plano Trienal 2014-2017 do Comité Mundial do Escutismo

http://scout.org/sites/default/files/Con-f%20Doc%207%20Triennial%20Plan.pdf

Page 6: Primeira pegada

“A chave para um bom suporte adulto na IV Secção é uma relação voluntária e igual entre ambas as partes. Como sabemos, o Escutismo não é apenas um movimento para jovens, é um movimento de jovens, com o auxilio de adultos.”

Retirado de Empowering Young Adults: Guidelines for the rover scout section

http://scout.org/sites/default/files/library_files/Rover%20Guidelines%20EN.pdf

Page 7: Primeira pegada

“Os adultos e os jovens devem trabalhar em conjunto na criação de oportunidades de aprendizagem. Cabe aos jovens transformar estas oportunidades em experiências significativas para si mesmos (a aprendizagem é uma escolha). Por outro lado, cabe aos adultos apoiar os jovens neste processo. Assim, o principal papel do adulto no Escutismo não é para planear ou executar atividades, mas a aprendizagem dos jovens.”

Retirado do World Scout Youth Programme Policy, Resolução da 40ª Conferência Mundial do Escutismo, Eslovénia 2014

http://scout.org/sites/default/files/Conf%20Doc%208%20WSYPP.pdf

Page 8: Primeira pegada

http://goo.gl/forms/sI5TZYdDEA

E tu, participas? De que maneira é que o fazes? Sentes que é importante que o faças enquanto jovem? Conheces e usas os meios que tens para participar e ser ouvido enquanto caminheiro? Porque é que o fazes (ou não) ?

Responde a este pequeno formulário.Contamos contigo! ;)