Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

24
ELEMENTOS GERIAS DO ELEMENTOS GERIAS DO UNIVERSO UNIVERSO

Transcript of Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Page 1: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

ELEMENTOS GERIAS DO ELEMENTOS GERIAS DO UNIVERSOUNIVERSO

Page 2: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Há séculos que a chamada Trindade Universal tem sido o Há séculos que a chamada Trindade Universal tem sido o fundamento do Cristianismo, assim como de outras religiões. fundamento do Cristianismo, assim como de outras religiões.

Historicamente, o dogma da Santíssima Trindade foi aprovado Historicamente, o dogma da Santíssima Trindade foi aprovado pelo Concílio de Nicéia no ano de 325. A partir desse momento, pelo Concílio de Nicéia no ano de 325. A partir desse momento, a Teologia Cristã influenciada pela filosofia judaica criou o mito a Teologia Cristã influenciada pela filosofia judaica criou o mito antropológico de Deus, o qual tomou a forma de três pessoas antropológico de Deus, o qual tomou a forma de três pessoas distintas.distintas.

Nesta concepção mística de Deus, a Trindade erigiu-se no mais Nesta concepção mística de Deus, a Trindade erigiu-se no mais

profundo mistério da Teologia Cristã.profundo mistério da Teologia Cristã.

Page 3: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

A Doutrina Espírita, por sua vez, na busca de uma compreensão A Doutrina Espírita, por sua vez, na busca de uma compreensão racional dessa realidade, substitui as três pessoas da Trindade racional dessa realidade, substitui as três pessoas da Trindade pelas três realidades essenciais do Universo: pelas três realidades essenciais do Universo:

Deus, Espírito e Matéria Deus, Espírito e Matéria

a trilogia fundamental ou causas primárias do Universo.a trilogia fundamental ou causas primárias do Universo.

É assim que o surgimento da Doutrina Espírita marca a passagem É assim que o surgimento da Doutrina Espírita marca a passagem do mito antropológico para uma filosofia cristã racional; a do mito antropológico para uma filosofia cristã racional; a Trindade Universal não é regida por pessoas, mas formada por Trindade Universal não é regida por pessoas, mas formada por substâncias regidas por uma Inteligência Suprema.substâncias regidas por uma Inteligência Suprema.

Page 4: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

DEUS:DEUS:

A causa primária de todas as coisas, não teve princípio, mas todas A causa primária de todas as coisas, não teve princípio, mas todas as coisas subsistem pelo influxo de seu poder criador. as coisas subsistem pelo influxo de seu poder criador.

Em assim sendo, espírito e matéria são os princípios ou causas de Em assim sendo, espírito e matéria são os princípios ou causas de Segunda Ordem, essências constituintes do Universo, que marcam Segunda Ordem, essências constituintes do Universo, que marcam os primórdios da criação. os primórdios da criação.

Por mais distante que se possa colocar o início dessa obra, é Por mais distante que se possa colocar o início dessa obra, é inaceitável compreender Deus ocioso por um segundo sequer, inaceitável compreender Deus ocioso por um segundo sequer, conforme a pergunta 21 de L.E.conforme a pergunta 21 de L.E.

Page 5: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

ESPÍRITOESPÍRITO: :

É o princípio inteligente do universo (LE, perg. 23). Por princípio É o princípio inteligente do universo (LE, perg. 23). Por princípio entende-se aqui o fundamento que dá origem ao Universo, e nele entende-se aqui o fundamento que dá origem ao Universo, e nele permanece como essência universal. permanece como essência universal.

Portanto, por espírito entende-se, aqui o princípio da inteligência, Portanto, por espírito entende-se, aqui o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades designadas por esse nome abstração feita das individualidades designadas por esse nome (LE, perg. 25a).(LE, perg. 25a).

Page 6: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

MATÉRIA:MATÉRIA:

Em sua origem consiste no princípio material, ou seja, no Fluido Em sua origem consiste no princípio material, ou seja, no Fluido Cósmico, matéria geratriz que passa por várias modificações até Cósmico, matéria geratriz que passa por várias modificações até formar as coisas e seres materiais. formar as coisas e seres materiais.

É a partir dessas metamorfoses que surgem os elementos É a partir dessas metamorfoses que surgem os elementos fundamentais da natureza, as aglomerações de átomos, que por fundamentais da natureza, as aglomerações de átomos, que por sua vez darão origem às formas materiais.sua vez darão origem às formas materiais.

Page 7: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

PROPRIEDADES DA MATÉRIAPROPRIEDADES DA MATÉRIA

A matéria existe em estados que não conheceis - dizem os A matéria existe em estados que não conheceis - dizem os Espíritos. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não Espíritos. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não produzem nenhuma impressão em vossos sentidos; entretanto, será produzem nenhuma impressão em vossos sentidos; entretanto, será sempre matéria, embora não a seja para vós (LE, perg. 22).sempre matéria, embora não a seja para vós (LE, perg. 22).

O Fluido Universal, ou Fluido Cósmico é imponderável para nós O Fluido Universal, ou Fluido Cósmico é imponderável para nós (isto é, sem peso), pois é formado de matéria etérea e sutil. (isto é, sem peso), pois é formado de matéria etérea e sutil.

Há, pois regiões em que a matéria encontra-se ainda em estado Há, pois regiões em que a matéria encontra-se ainda em estado muito sutil e rarefeita. Em assim sendo, a ponderabilidade é uma muito sutil e rarefeita. Em assim sendo, a ponderabilidade é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, da mesma maneira que não há alto nem baixo (LE, perg. há peso, da mesma maneira que não há alto nem baixo (LE, perg. 29). 29).

Page 8: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Nesse estado encontra-se assim, o Fluido Cósmico, princípio Nesse estado encontra-se assim, o Fluido Cósmico, princípio gerador de todas as coisas, o qual é impossível de ser aprendido pela gerador de todas as coisas, o qual é impossível de ser aprendido pela percepção sensível, ou seja, pelos parcos cinco sentidos de que percepção sensível, ou seja, pelos parcos cinco sentidos de que dispõe o organismo humano. dispõe o organismo humano.

As múltiplas formas da matéria surgem a partir desse Fluido As múltiplas formas da matéria surgem a partir desse Fluido Cósmico ou matéria primitiva, de cuja transformação originam-se os Cósmico ou matéria primitiva, de cuja transformação originam-se os elementos químicos que compõem a Natureza. elementos químicos que compõem a Natureza.

Convém aqui esclarecer o processo das formas materiais, até Convém aqui esclarecer o processo das formas materiais, até atingirem o estado de solidez:atingirem o estado de solidez:

Page 9: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

1 1 - ÁTOMOS- ÁTOMOS: São agrupamentos de partículas: elétrons, prótons e : São agrupamentos de partículas: elétrons, prótons e nêutrons.nêutrons.

2 - 2 - MOLÉCULAS:MOLÉCULAS: São agrupamentos de átomos unidos por ligações São agrupamentos de átomos unidos por ligações químicas.químicas.

3 - 3 - ELEMENTOSELEMENTOS: São conjunto ou aglomerados de átomos da mesma : São conjunto ou aglomerados de átomos da mesma natureza. Exemplo: hidrogênio, ferro, etc.. São as formas mais natureza. Exemplo: hidrogênio, ferro, etc.. São as formas mais simples da matéria.simples da matéria.

4 - 4 - SUBSTÂNCIAS OU COMPOSTOSSUBSTÂNCIAS OU COMPOSTOS: São compostas por um : São compostas por um número limitado de moléculas. Exemplo: água, ácido clorídrico, número limitado de moléculas. Exemplo: água, ácido clorídrico, etc..etc..

5 - 5 - CORPOSCORPOS: São porções limitadas da matéria.: São porções limitadas da matéria.

Page 10: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Assim, as diferentes propriedades da matéria passam a existir das Assim, as diferentes propriedades da matéria passam a existir das modificações que as moléculas elementares sofrem, ao se unirem modificações que as moléculas elementares sofrem, ao se unirem em determinadas circunstâncias (LE, perg. 31). em determinadas circunstâncias (LE, perg. 31).

Quando passa a assumir a variedade das formas, a matéria passa a Quando passa a assumir a variedade das formas, a matéria passa a ser apreendida pela percepção sensorial. ser apreendida pela percepção sensorial.

Em assim sendo, do ponto de vista do ser humano, define-se a Em assim sendo, do ponto de vista do ser humano, define-se a matéria como aquilo que tem extensão, que pode impressionar os matéria como aquilo que tem extensão, que pode impressionar os

sentidos e é impenetrável (LE, perg. 22).sentidos e é impenetrável (LE, perg. 22).

Page 11: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Pode-se assim resumir as propriedades da matéria:Pode-se assim resumir as propriedades da matéria:

IMPENETRABILIDADE:IMPENETRABILIDADE: é a propriedade pela qual dois ou mais é a propriedade pela qual dois ou mais corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.tempo.

EXTENSÃOEXTENSÃO: todo corpo material ocupa um lugar no espaço, : todo corpo material ocupa um lugar no espaço, passando a ter as três dimensões (comprimento, largura e altura).passando a ter as três dimensões (comprimento, largura e altura).

DIVISIBILIDADE:DIVISIBILIDADE: é a propriedade que tem a matéria de ser é a propriedade que tem a matéria de ser dividida, e que lhe confere a condição de poder ser pesada.dividida, e que lhe confere a condição de poder ser pesada.

Page 12: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Além dessas propriedades primárias, a matéria primitiva ao Além dessas propriedades primárias, a matéria primitiva ao transformar-se adquire outras qualidades secundárias: transformar-se adquire outras qualidades secundárias:

- o sabor, o odor, as cores, as qualidades venenosas ou salutares dos - o sabor, o odor, as cores, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos que não seriam mais do que modificações de uma única e corpos que não seriam mais do que modificações de uma única e mesma substância primitiva (LE, perg. 32). mesma substância primitiva (LE, perg. 32).

No entanto, estas qualidades são apenas subjetivas, ou seja, elas não No entanto, estas qualidades são apenas subjetivas, ou seja, elas não existem em si mesmas, mas só existem pela disposição dos órgãos existem em si mesmas, mas só existem pela disposição dos órgãos destinados a percebê-las (LE, perg. 32).destinados a percebê-las (LE, perg. 32).

Page 13: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Espaço Universal: O conceito de espaço gira sempre em torno das Espaço Universal: O conceito de espaço gira sempre em torno das complexas definições da Física, e por isso torna-se extremamente complexas definições da Física, e por isso torna-se extremamente variado. variado.

Temos, por exemplo, o conceito newtoniano de espaço absoluto, Temos, por exemplo, o conceito newtoniano de espaço absoluto, assim como a Teoria da Relatividade de Einstein que estabelece assim como a Teoria da Relatividade de Einstein que estabelece que os fenômenos físicos não ocorrem apenas no espaço, mas que os fenômenos físicos não ocorrem apenas no espaço, mas também se desenvolvem simultaneamente no tempo, ou seja: também se desenvolvem simultaneamente no tempo, ou seja:

- os fenômenos físicos ocorrem no contínuo espaço-tempo. - os fenômenos físicos ocorrem no contínuo espaço-tempo. Define-se também o espaço ora como sendo a extensão que separa Define-se também o espaço ora como sendo a extensão que separa dois corpos, ora o lugar circunscrito onde se movem os mundos, o dois corpos, ora o lugar circunscrito onde se movem os mundos, o vazio no qual atua a matéria.vazio no qual atua a matéria.

Page 14: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Na impossibilidade de um acordo unânime sobre tal conceito, do Na impossibilidade de um acordo unânime sobre tal conceito, do ponto de vista da Ciência, a Doutrina Espírita vem ampliar o ponto de vista da Ciência, a Doutrina Espírita vem ampliar o conhecimento humano: conhecimento humano:

O espaço universal é infinito. O espaço universal é infinito.

Supondo-se um limite para o espaço, qualquer que seja a distância a Supondo-se um limite para o espaço, qualquer que seja a distância a que o pensamento possa concebê-lo, a razão diz que, além, desse que o pensamento possa concebê-lo, a razão diz que, além, desse limite, há alguma coisa. limite, há alguma coisa.

E assim, pouco a pouco, até o infinito, porque essa alguma coisa, E assim, pouco a pouco, até o infinito, porque essa alguma coisa, mesmo que fosse o vazio absoluto, ainda seria espaço (LE, perg. mesmo que fosse o vazio absoluto, ainda seria espaço (LE, perg. 35).35).

Page 15: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Afirmam assim os benfeitores espirituais que não há espaço vazio, Afirmam assim os benfeitores espirituais que não há espaço vazio, porque o vazio, enquanto sinônimo de nada, não existe. porque o vazio, enquanto sinônimo de nada, não existe.

E se o espaço fosse nada, não poderia existir.E se o espaço fosse nada, não poderia existir.

O espaço é vazio apenas em relação às percepções humanas, O espaço é vazio apenas em relação às percepções humanas, insuficientes para compreender a matéria sutil e etérea que nele insuficientes para compreender a matéria sutil e etérea que nele existe.existe.

A afirmativa de Jesus diz respeito ao fato de que o homem não A afirmativa de Jesus diz respeito ao fato de que o homem não pode viver exclusivamente pelas coisas materiais e comprometer pode viver exclusivamente pelas coisas materiais e comprometer sua evolução espiritual, pois é impossível conciliar dois princípios sua evolução espiritual, pois é impossível conciliar dois princípios

opostos entre si:opostos entre si:

Page 16: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

uma mesma fonte não pode jorrar água pura, cristalina, e ao uma mesma fonte não pode jorrar água pura, cristalina, e ao mesmo tempo jorrar água contaminada. mesmo tempo jorrar água contaminada.

Contudo, é necessário ressaltar que Deus não condena a riqueza Contudo, é necessário ressaltar que Deus não condena a riqueza e ninguém será condenado por ser rico. e ninguém será condenado por ser rico.

O alerta de Jesus é para o mau uso; é uma advertência para os O alerta de Jesus é para o mau uso; é uma advertência para os que não sabem aplicar os bens que possuem, pois os riscos dessa que não sabem aplicar os bens que possuem, pois os riscos dessa perigosa prova terrena são justamente sua carga negativa de perigosa prova terrena são justamente sua carga negativa de tentações e fascinação que o poder decorrente de seus efeitos tentações e fascinação que o poder decorrente de seus efeitos exerce sobre os homens, é a algema mais poderosa que o prende exerce sobre os homens, é a algema mais poderosa que o prende às origens grosseiras da matéria.às origens grosseiras da matéria.

Page 17: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

A riqueza é uma ferramenta que a Providência Divina coloca à A riqueza é uma ferramenta que a Providência Divina coloca à disposição do homem para o seu aprimoramento espiritual, que disposição do homem para o seu aprimoramento espiritual, que tanto pode ser útil a serviço do bem como a serviço do mal, na tanto pode ser útil a serviço do bem como a serviço do mal, na medida em que o apego a ela exacerba o orgulho, o egoísmo, a medida em que o apego a ela exacerba o orgulho, o egoísmo, a indiferença com o sofrimento alheio. indiferença com o sofrimento alheio.

Com ela pode-se devolver a esperança para os que desfaleceram Com ela pode-se devolver a esperança para os que desfaleceram na luta, pode-se devolver a fé para aqueles que choram no seu na luta, pode-se devolver a fé para aqueles que choram no seu infortúnio, mas principalmente pode ser a força divina de infortúnio, mas principalmente pode ser a força divina de transformação social no advento do Terceiro Milênio.transformação social no advento do Terceiro Milênio.

Page 18: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Disse Jesus a um moço que lhe perguntava o que fazer para Disse Jesus a um moço que lhe perguntava o que fazer para conseguir a vida eterna, além se seguir os mandamentos: conseguir a vida eterna, além se seguir os mandamentos:

" Se quereis ser perfeito, ide, vendei tudo o que tendes e dai - " Se quereis ser perfeito, ide, vendei tudo o que tendes e dai - aos pobres e tereis um tesouro no céu" (ESE, cap. xvi, item aos pobres e tereis um tesouro no céu" (ESE, cap. xvi, item

2). 2).

Diante dessa recomendação, o jovem abaixou a cabeça e afastou-Diante dessa recomendação, o jovem abaixou a cabeça e afastou-se, pois não tinha a intenção de se desfazer de seus bens. se, pois não tinha a intenção de se desfazer de seus bens.

Dirigindo-se aos apóstolos, o Mestre continuou seu ensinamento: Dirigindo-se aos apóstolos, o Mestre continuou seu ensinamento:

““Quão difícil é a salvação dos ricos”. Quão difícil é a salvação dos ricos”.

Page 19: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

““É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no Reino dos Céus“que entrar um rico no Reino dos Céus“

(ESE, cap. xvi, item 2)(ESE, cap. xvi, item 2)

A palavra A palavra "camelo" "camelo" em hebreu serve tanto para designar o em hebreu serve tanto para designar o animal propriamente dito, como uma corda feita do pelo do animal propriamente dito, como uma corda feita do pelo do animal. animal.

Na tradução, deram-lhe o primeiro desses significados, mas é Na tradução, deram-lhe o primeiro desses significados, mas é provável que Jesus a tenha empregado com a segunda provável que Jesus a tenha empregado com a segunda significação).significação).

Page 20: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

O objetivo de Jesus ao dizer ao jovem que se desfizesse de sua O objetivo de Jesus ao dizer ao jovem que se desfizesse de sua fortuna para segui-lo não foi o de estabelecer uma condição fortuna para segui-lo não foi o de estabelecer uma condição necessária a renúncia da fortuna para alcançar o progresso necessária a renúncia da fortuna para alcançar o progresso espiritual, mas ensinar a colocar essas riquezas sob o manto da espiritual, mas ensinar a colocar essas riquezas sob o manto da caridade e do amor universal.caridade e do amor universal.

Mais adiante Jesus narrou a parábola do avarento que, Mais adiante Jesus narrou a parábola do avarento que, preocupado em acumular cada vez mais suas fartas colheitas, preocupado em acumular cada vez mais suas fartas colheitas, construiu enormes celeiros para a estocagem de seus bens; feito construiu enormes celeiros para a estocagem de seus bens; feito isso disse este homem: "Minha alma tu tens muitos bens isso disse este homem: "Minha alma tu tens muitos bens reservados para vários anos; repousa, come, bebe, ostenta. reservados para vários anos; repousa, come, bebe, ostenta.

Mas Deus ao mesmo tempo disse a esse homem: "Insensato que Mas Deus ao mesmo tempo disse a esse homem: "Insensato que és! Vai ser retomada tua alma esta noite mesmo; e para quem és! Vai ser retomada tua alma esta noite mesmo; e para quem será o que amontoaste?" (ESE, cap. XVI, item 3).será o que amontoaste?" (ESE, cap. XVI, item 3).

Page 21: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Cabe ao homem trabalhar para a evolução espiritual e material Cabe ao homem trabalhar para a evolução espiritual e material do mundo físico, em decorrência da Lei de Reencarnação como do mundo físico, em decorrência da Lei de Reencarnação como etapa indispensável para a aprendizagem do Espírito. etapa indispensável para a aprendizagem do Espírito.

O trabalho cumulativo do ser humano desde o seu ingresso no O trabalho cumulativo do ser humano desde o seu ingresso no reino nominal, modificando a face do planeta através dos reino nominal, modificando a face do planeta através dos milênios, criando, desenvolvendo, acumulando conhecimentos e milênios, criando, desenvolvendo, acumulando conhecimentos e bens materiais não significa pontos negativos aos olhos de Deus, bens materiais não significa pontos negativos aos olhos de Deus, mas é o caminho por Ele traçado para o desenvolvimento do mas é o caminho por Ele traçado para o desenvolvimento do planeta, enquanto mundo de provas e expiações. planeta, enquanto mundo de provas e expiações.

É na prova reencarnatória da riqueza que o homem burila seus É na prova reencarnatória da riqueza que o homem burila seus sentimentos, corrige suas imperfeições, resolve os conflitos de sentimentos, corrige suas imperfeições, resolve os conflitos de vidas passadas em luta pela posse insaciável dos bens terrenos, vidas passadas em luta pela posse insaciável dos bens terrenos, em detrimento da caridade e do amor ao próximo.em detrimento da caridade e do amor ao próximo.

Page 22: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

A sabedoria divina utiliza nas provas terrenas de seus filhos a A sabedoria divina utiliza nas provas terrenas de seus filhos a pobreza para uns, como prova de paciência e resignação; para pobreza para uns, como prova de paciência e resignação; para outros proporciona a riqueza como prova de caridade, humildade, outros proporciona a riqueza como prova de caridade, humildade, renúncia e desprendimento. renúncia e desprendimento.

Os tesouros acumulados no mundo pertencem a Deus; o homem Os tesouros acumulados no mundo pertencem a Deus; o homem é apenas seu administrador, e serão cobradas contas do bom ou é apenas seu administrador, e serão cobradas contas do bom ou mau uso; infeliz daquele que os empregou apenas para sua mau uso; infeliz daquele que os empregou apenas para sua satisfação pessoal.satisfação pessoal.

Ensinam os Espíritos sobre o desapego aos bens materiais: Ensinam os Espíritos sobre o desapego aos bens materiais:

"Sabei contentar-vos com pouco. Se sois pobres, não invejais os "Sabei contentar-vos com pouco. Se sois pobres, não invejais os ricos, porque a fortuna não é necessária à felicidade. Se sois ricos, porque a fortuna não é necessária à felicidade. Se sois

ricos, não esqueçais de que esses bens vos são confiados e que ricos, não esqueçais de que esses bens vos são confiados e que devereis justificar seu emprego, como sendo tutores“devereis justificar seu emprego, como sendo tutores“

(ESE - Cap. XVI, item 14).(ESE - Cap. XVI, item 14).

Page 23: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

Aqueles que servem a Deus, colocam suas riquezas a serviço Aqueles que servem a Deus, colocam suas riquezas a serviço dos mais necessitados. dos mais necessitados.

Este servir não é apenas desenvolver a caridade fria e egoísta Este servir não é apenas desenvolver a caridade fria e egoísta que consiste em dar o supérfluo, mas a caridade que ampara a que consiste em dar o supérfluo, mas a caridade que ampara a pobreza, que ergue sem humilhar, que gera trabalhos e ordem pobreza, que ergue sem humilhar, que gera trabalhos e ordem social, que oferece recursos para o desenvolvimento científico, social, que oferece recursos para o desenvolvimento científico, que distribui entre os infortunados o pão do trigo e o pão do que distribui entre os infortunados o pão do trigo e o pão do amor. Para esses, nada há de faltar.amor. Para esses, nada há de faltar.

Page 24: Primeiro Módulo - Aula 3 - Elementos gerais do universo - Deus

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

Livro dos Espíritos.Livro dos Espíritos.

Evangelho Segundo o EspiritismoEvangelho Segundo o Espiritismo