Principais teorias

3
Principais teorias: a Teoria da Dependência e a Teoria da Modernização , as Teorias Liberais e Progressistas , e as teorias do Consenso e do Conflito. Paulo Freire como referência a esse tipo de estudo por ser um dos precursores (se não o primeiro) do confronto e rompimento com a pedagogia oficial e hegemônica face ao sistema capitalista. Educação Como Prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido da sua Pedagogia Libertadora, dentro das Pedagogias Progressistas. Para Freire, a mudança e a transformação social somente poderiam se dar a partir da conscientização das massas. Só o povo poderia alavancar mudanças através da tomada de consciência da sua condição de oprimido. Mas essa libertação só poderia ocorrer em conjunto, opressor e oprimido se libertando um ao outro e ao mesmo tempo. Sendo muito importante não somente para a alfabetização de adultos, mas também para a alfabetização das crianças de uma maneira geral. Carlos Rodrigues Brandão que desenvolve suas reflexões em torno da Educação Popular. Para Brandão a educação pode ser dividida em educação de classe, educação popular e educação do sistema. De acordo com o que é proposto por Brandão, a educação da classe é a que acontece na classe popular, mas que não se dá de modo formalizado. Já a educação popular, propriamente dita, é aquela sistematizada, mas que está voltada para as necessidades e interesses da classe trabalhadora. A educação do sistema dominante, como o próprio nome já diz, busca reproduzir, através da domesticação, a lógica do sistema capitalista, servindo aos interesses da classe dominante. Num próximo momento, o autor nos leva aos pensamentos de Rubem Alves, outro importante pensador da educação brasileira. Para Alves, a escola deve descobrir a alegria e o prazer do aprender. Alves usa um trocadilho para enfatizar essa ideia: “A escola precisa ser mais alegre para conseguir ser mais séria”.

description

teorias pedagogicas

Transcript of Principais teorias

Principais teorias:aTeoria da Dependnciae aTeoria da Modernizao, asTeorias Liberais e Progressistas, e asteorias do Consensoe doConflito.Paulo Freire como referncia a esse tipo de estudo por ser um dos precursores (se no o primeiro) do confronto e rompimento com a pedagogia oficial e hegemnica face ao sistema capitalista. Educao Como Prtica da Liberdade e Pedagogia do Oprimido da sua Pedagogia Libertadora, dentro das Pedagogias Progressistas. Para Freire, a mudana e a transformao social somente poderiam se dar a partir da conscientizao das massas. S o povo poderia alavancar mudanas atravs da tomada de conscincia da sua condio de oprimido. Mas essa libertao s poderia ocorrer em conjunto, opressor e oprimido se libertando um ao outro e ao mesmo tempo. Sendo muito importante no somente para a alfabetizao de adultos, mas tambm para a alfabetizao das crianas de uma maneira geral.Carlos Rodrigues Brando que desenvolve suas reflexes em torno da Educao Popular. Para Brando a educao pode ser dividida em educao de classe, educao popular e educao do sistema. De acordo com o que proposto por Brando, a educao da classe a que acontece na classe popular, mas que no se d de modo formalizado. J a educao popular, propriamente dita, aquela sistematizada, mas que est voltada para as necessidades e interesses da classe trabalhadora. A educao do sistema dominante, como o prprio nome j diz, busca reproduzir, atravs da domesticao, a lgica do sistema capitalista, servindo aos interesses da classe dominante.Num prximo momento, o autor nos leva aos pensamentos de Rubem Alves, outro importante pensador da educao brasileira. Para Alves, a escola deve descobrir a alegria e o prazer do aprender. Alves usa um trocadilho para enfatizar essa ideia: A escola precisa ser mais alegre para conseguir ser mais sria.Magdalena Freire, em defesa da educao pr-escolar, faz importantes consideraes sobre a afetividade ligada cognio. Para ela, deve se respeitar o tempo das crianas evitando forar a alfabetizao nessa fase. Valores podem ser trabalhados a partir da tomada de conscincia das crianas em cada situao vivenciada por elas na escola. Desde a hora da merenda, onde se podem desenvolver aspectos como ser solidrio. O professor deve estar atento aos interesses das crianas e a partir da realizar suas interferncias pedaggicas. Clestin Freinet e a contribuio de suas teorias implantadas em algumas escolas brasileiras. Para Freinet, a aprendizagem deve estar conectada prtica. A criana aprende enquanto brinca e tambm enquanto constri os seus prprios brinquedos.

Um site muito bom e bem explicado: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm