Principio de funcionamento

3
Principio de Funcionamento Sua vantagem em relação aos equipamentos de quilovoltagem é a obtenção de raios X com energias da ordem de megavolts. são equipamentos eletroeletrônicos que produzem feixes de radiação ionizante. Geralmente são radiações X (fótons) e elétrons. Como não dependem de material radioativo para emitir radiação, não existe necessidade de trocas da fonte. Nestes equipamentos obtêm-se energias superiores às das unidades de cobalto e as doses de cada tratamento são dadas em unidades de doses proporcionais à dose terapêutica. Os aceleradores lineares para aplicações médicas, possuem o mesmo princípio, contudo há necessidade do equipamento produzir e entregar alta quantidade de energia com precisão Ondas de radiofrequencia sao impulsionadas ao guia de ondas pelo magnetron(A magnetron é uma fonte de microondas). Tubo com cavidade com imas de cada lado, recebe a corrente eletrica, envia os eletrons a borda do exterior do tubo, mas nao em qualquer direção poir as imas criam um campo magnetico e orientam as particulas, de modo que saem com as rodas das bicicletas e impactam com a parede do compartimento e retornam em forma de U , este fluxo ocorre muito rapido, e esse movimento pra frente e pra tras rapido se produz ondas de radiofrequencias e tubos que guiam as ondas eletromagnéticas de um ponto ao outro. Canhao de eletrons: O aquecimento de um filamento pela passagem de corrente elétrica, semelhante ao de uma lâmpada incandescente, faz com que os elétrons do material tenham energia suficiente para escapar das suas órbitas (emissão termoiônica) Isso é sincronizado com a injeção de eletrons no guia de ondas atraves do canhao de eletrins AGRUPADORES: Os elétrons entram na estrutura agrupadora numa posição de receber energia, ou seja, em sincronismo com o campo elétrico. O grupo de elétrons que está atrasado receberá mais energia sendo acelerado e o grupo de elétrons que está adiantado receberá menos energia sendo freado. Nesta parte da estrutura, os elétrons são acelerados até próximo da velocidade da luz

Transcript of Principio de funcionamento

Page 1: Principio de funcionamento

Principio de Funcionamento

Sua vantagem em relação aos equipamentos de quilovoltagem é a obtenção de raios X com energias da ordem de megavolts.

são equipamentos eletroeletrônicos que produzem feixes de radiação ionizante. Geralmente são radiações X (fótons) e elétrons. Como não dependem de material radioativo para emitir radiação, não existe necessidade de trocas da fonte. Nestes equipamentos obtêm-se energias superiores às das unidades de cobalto e as doses de cada tratamento são dadas em unidades de doses proporcionais à dose terapêutica.

Os aceleradores lineares para aplicações médicas, possuem o mesmo princípio, contudo há necessidade do equipamento produzir e entregar alta quantidade de energia com precisão

Ondas de radiofrequencia sao impulsionadas ao guia de ondas pelo magnetron(A magnetron é uma fonte de microondas).

Tubo com cavidade com imas de cada lado, recebe a corrente eletrica, envia os eletrons a borda do exterior do tubo, mas nao em qualquer direção poir as imas criam um campo magnetico e orientam as particulas, de modo que saem com as rodas das bicicletas e impactam com a parede do compartimento e retornam em forma de U , este fluxo ocorre muito rapido, e esse movimento pra frente e pra tras rapido se produz ondas de radiofrequencias e tubos que guiam as ondas eletromagnéticas de um ponto ao outro.

Canhao de eletrons: O aquecimento de um filamento pela passagem de corrente elétrica, semelhante ao de uma lâmpada incandescente, faz com que os elétrons do material tenham energia suficiente para escapar das suas órbitas (emissão termoiônica) Isso é sincronizado com a injeção de eletrons no guia de ondas atraves do canhao de eletrins

AGRUPADORES:

Os elétrons entram na estrutura agrupadora numa posição de receber energia, ou seja, em sincronismo com o campo elétrico. O grupo de elétrons que está atrasado receberá mais energia sendo acelerado e o grupo de elétrons que está adiantado receberá menos energia sendo freado. Nesta parte da estrutura, os elétrons são acelerados até próximo da velocidade da luz

Estrutura Aceleradora

A escolha do cobre deve-se a duas características fundamentais: alta condutividade elétrica, originando baixas perdas e alta condutividade calórica, permitindo bom controle de temperatura.

As ondas de radiofrequencia aceleram os eletrons pelo guia de ondas em uma velocidade proxima a velocidade da luz.

O feixe de raio x é criado quando os eletrons atingem e interagem com o alvo de tungstenio no lado oposto do gantry

O magnetron controla o poder e a frequencia das ondas de radiofrequencia, o qual determina a energia dos raios x produzidos.

O numero de eletrons injetados sao controlados pela temperatura do filamento.

Page 2: Principio de funcionamento

Os eletrons sao acelerados atraves do guia de ondas em direção ao alvo. O guia de ondas contem uma serie de celulas de cobre , pequenos furos entre essas celulas de cobre permitem que os eletrons viagem junto com o guia de ondas e ajudem a direcionar o feixe.

Vacuo assegurando que eletrons nao seja impedido por outras particulas.

O caminho do feixe de eletron negativamente carregado é controlado por dois conjutos de magnetos quadripolos chamados bobinas de direcionamento que cercam o guia de ondas.

Dois conjutos adicionais de bobinas focalizadoras ajudam a definir posteriormente o feixe de eletrons para que seja extremamente fino, com um diametro similar a um alfinete, quando atinge o alvo.

Todo o sistema é esfriado por agua. Os eletrons deixam o guia de ondas e entram no tubo viajante, onde o feixe é redirecionado ao alvo. Os eletrons viajam atraves de um caminho sinuoso dentro do tubo viajante.

ra. Fundamentalmente para produção de fótons, são inseridos um alvo e um filtro aplanador no caminho do feixe de elétrons. Para produção de elétrons, retira-se o alvo e substitui-se o filtro aplanador por uma lâmina ou folha espalhadora.

Tres pares de magnetos em ambos os lados do tubo viajante fazem com que o feixe de eletrons se dobre a cada virada sinuosa. Este processo posiciona o feixe para atingir o alvo e tambem possibilita o foco do feixe a 1 mm. O desenho do magneto perimite focar em eletrons de diferentes energias no mesmo ponto do alvo. Iss é chamado de comportamento acromatico, ajuda a reduzir o tamanho da maquina. Estes eletrons de alta energia atingem um pequeno alvo de tugstenio onde a energia dos eletrons sao convertido em fotons. Os fotons de alta energia emergem do alvo em direçãoes variadas. O colimador primario permite apenas a passagem dos raiosx viajando para a frente, criando um feixe em forma de cone. O colimador primario reduz a fuga, e portanto o excesso de dose total no corpo, ao absorver raios X dispersos em direção lateral, tbm define o tamanho maximo do feixe. Neste estagio, os feixes nao sao uniformemente distribuidos atraves do feixe, usa o filtro achatador é posicionado no caminho, esse filtro em formato de cone absorve mais fotons do centro do feixe do que nas laterais, criando um feixe de fotons uniforme. A dose entregue ao paciente é medida e controlada simultaneamente por cameras de ionização( dose e monitoramento da qualidade do feixe).... uma camatra é o dosimetro primario, mede a radiação e finaliza o feixe quando a dose requerida foi entregue. A segunda camara é um back up e ira parar a irradiaçao se a camara primaria falhar.

ControleUm sistema de computador controla ambos acelerador e colimador . isso eleiminna erros dosimetricos devido ao atraso de comunicação