PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA.docx

3
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA A balança é empregada em uma operação denominada pesagem; esta é realizada mediante a comparação direta entre dois objetos, um de massa conhecida e outro de massa desconhecida. A balança, com efeito, nada mais é do que uma alavanca. Alavanca é qualquer barra rígida capaz de se mover em torno de um ponto, denominado ponto de apoio. Conforme a posição relativa da força motriz, da força resistente e do ponto de apoio tem-se três tipos de alavancas: interfixa; inter- resistente e intermotriz. O interesse recai no funcionamento da alavanca interfixa, para a descrição das características essenciais da balança: o ponto de apoio situa-se entre a força motriz e a resistência. Quanto à condição de equilíbrio nas alavancas, diz-se que um corpo está em equilíbrio mecânico quando duas condições são obedecidas: a resultante das forças que agem sobre o corpo deve ser nula e o momento resultante das forças que agem sobre o corpo também deve ser nulo. A balança mecânica tem um travessão rígido e um ponto de apoio central, onde se liga uma haste oscilante (fiel), cuja ponta percorre uma escala de fundo graduada. O travessão é dividido em dois segmentos, denominados braços; em cada extremidade do travessão há um prisma que suporta o prato da balança por meio de uma suspensão adequada.

description

balança mecanica

Transcript of PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA.docx

Page 1: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA.docx

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA

A balança é empregada em uma operação denominada pesagem; esta é realizada mediante a comparação direta entre dois objetos, um de massa conhecida e outro de massa desconhecida. A balança, com efeito, nada mais é do que uma alavanca. Alavanca é qualquer barra rígida capaz de se mover em torno de um ponto, denominado ponto de apoio.

Conforme a posição relativa da força motriz, da força resistente e do ponto de apoio tem-se três tipos de alavancas: interfixa; inter-resistente e intermotriz. O interesse recai no funcionamento da alavanca interfixa, para a descrição das características essenciais da balança: o ponto de apoio situa-se entre a força motriz e a resistência.

Quanto à condição de equilíbrio nas alavancas, diz-se que um corpo está em equilíbrio mecânico quando duas condições são obedecidas: a resultante das forças que agem sobre o corpo deve ser nula e o momento resultante das forças que agem sobre o corpo também deve ser nulo.

A balança mecânica tem um travessão rígido e um ponto de apoio central, onde se liga uma haste oscilante (fiel), cuja ponta percorre uma escala de fundo graduada. O travessão é dividido em dois segmentos, denominados braços; em cada extremidade do travessão há um prisma que suporta o prato da balança por meio de uma suspensão adequada.

Medidas dos dados

Page 2: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA BALANÇA MECÂNICA.docx

H= 2,48 cm

R=1,24 cm

D=2,48 cm

Medir Área e Volume

Área lateral Área da base Área total Volume

Al= 2╥ RH AB=2╥ R2 AT=AL+AB V=╥R2H

AL=19,312cm2 AB=9,656cm2 AT=28,968cm2 V=11,

D=2,835 cm

R=1,4175 cm

Medir Área e Volume

Área da esfera Volume da esfera

A=4 R╥ 2 V=4/3 R╥ 3

A=25,236cm2 V=11,924cm3

Área da Base Interna Área da Base Externa Área Total Área Final

AB int=2 RH A╥ B ext=2 R╥ 2 AT=3,854cm2 AF=29,3081cm2

AB inte=6,759 cm2 AB ext= 10,6132 cm2