Problema 1 – Clube de Vídeo

25
Trabalhos de Base de Dados 2006 - 2º Semestre Trabalhos da autoria de Pavel Brazdil, Alípio Jorge, Luís Torgo, João Gama, Carlos Soares e Paulo Sousa. Guia do Trabalho de Bases de Dados Relacionais.....3 Objectivos.......................................3 Regras gerais....................................3 Critérios de avaliação...........................3 Entrega do trabalho..............................4 Problema 1 – Clinica Médica........................5 Problema 2 – Hotel.................................6 Problema 3 – Gestão de Caixas e Postos Multibanco. .7 Problema 4 – Gestão Bancária.......................8 Problema 5 – Gestão de Aprovisionamento............9 Problema 6 – Compra e Venda de Fundos de Investimento........................................... 10 Problema 7 – Construção Civil.....................11 Problema 8 – Via verde............................12 Problema 9 – Navegação............................13 Problema 10 – Oficina.............................14 Problema 11 – Galeria de Arte.....................15 Problema 12 – Agência de emprego..................16 Problema 13 – Imobiliária.........................17 Problema 14 – Supermercado multi caixa com cartão de fidelização............................................ 18 Problema 15 – Inquérito de hábitos de consumo.....19 Problema 16 – Operadora telefónica................20 Problema 17 – Relógio de Ponto....................21 Problema 17 – Bolsa de jogadores de futebol.......22 Problemas “desactivados”..........................23 Problemas “desactivados”..........................23 Problema 18 – Pedidos de Concessão de Crédito.....23 Problema 19 – Gestão de Clientes de Discoteca.....23 Problema 20 – Gestão de Stocks em Supermercado....23 Problema 21 – Distribuidora de jornais e revistas. 23 Problema 22 – Gestão de Encomendas................24 Tarefas genéricas

Transcript of Problema 1 – Clube de Vídeo

Trabalhos de Base de Dados 2006 - 2º Semestre

Trabalhos da autoria de Pavel Brazdil, Alípio Jorge, Luís Torgo, João Gama, Carlos Soares e Paulo Sousa.

Guia do Trabalho de Bases de Dados Relacionais.............................................3Objectivos.......................................................................................................3Regras gerais..................................................................................................3Critérios de avaliação.....................................................................................3Entrega do trabalho........................................................................................4

Problema 1 – Clinica Médica.............................................................................5Problema 2 – Hotel.............................................................................................6Problema 3 – Gestão de Caixas e Postos Multibanco........................................7Problema 4 – Gestão Bancária...........................................................................8Problema 5 – Gestão de Aprovisionamento.......................................................9Problema 6 – Compra e Venda de Fundos de Investimento............................10Problema 7 – Construção Civil........................................................................11Problema 8 – Via verde....................................................................................12Problema 9 – Navegação..................................................................................13Problema 10 – Oficina......................................................................................14Problema 11 – Galeria de Arte.........................................................................15Problema 12 – Agência de emprego................................................................16Problema 13 – Imobiliária................................................................................17Problema 14 – Supermercado multi caixa com cartão de fidelização..............18Problema 15 – Inquérito de hábitos de consumo.............................................19Problema 16 – Operadora telefónica................................................................20Problema 17 – Relógio de Ponto......................................................................21Problema 17 – Bolsa de jogadores de futebol..................................................22Problemas “desactivados”................................................................................23Problemas “desactivados”................................................................................23Problema 18 – Pedidos de Concessão de Crédito............................................23Problema 19 – Gestão de Clientes de Discoteca..............................................23Problema 20 – Gestão de Stocks em Supermercado........................................23Problema 21 – Distribuidora de jornais e revistas............................................23Problema 22 – Gestão de Encomendas............................................................24

Tarefas genéricas

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descreva pormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos a este caso.

Implemente as tabelas no Access e lance alguns dados (os suficientes para poder experimentar e demonstrar as consultas e formulários que construir).

Defina consultas que permitam tirar partido da base de dados no seu funcionamento quotidiano (ex. para fazer uma encomenda, para registar um novo cliente, ou para verificar quais os recursos ocupados num determinado período, etc.)

Defina consultas/relatórios que permitam analisar periodicamente os dados para fins de gestão e previsão (ex. total de movimentos na última semana, distribuição das vendas em função do tipo de consumo ou de cliente, etc.).

Defina uma interface para a aplicação, definindo um formulário principal a partir do qual se tem acesso às várias funcionalidades da aplicação, através de outros formulários.

Guia do Trabalho de Bases de Dados Relacionais

Este documento contém informação genérica relativa ao trabalho prático em bases de dados.

Objectivos Consolidar conceitos e práticas de bases de dados relacionais. Construir uma pequena aplicação em Access que corresponda ao especificado no

enunciado entregue.

Regras gerais O trabalho deve ser entregue numa pasta compactada (zip) contendo um ficheiro

*.mdb do Access (com a base de dados), e um ficheiro *.doc (com um relatório descrevendo o trabalho, máximo 12 páginas) (ver Entrega do Trabalho).

A base de dados deve conter as tabelas, os dados, consultas e formulários. O relatório deve ter a descrição do trabalho. Em particular, deve:

o identificar o trabalho pelo título;o identificar os autores (número, nome e fotografia);o descrever a análise de entidades e relacionamentos que conduziu à base de

dados utilizada;o indicar eventuais pressupostos utilizados para o desenvolvimento do

trabalho;o mostrar o esquema de base de dados (tabelas e relacionamentos);o mostrar as consultas desenvolvidas e descrever a função de cada uma

delas;o descrever a interface desenvolvida;o conclusões.

O prazo de entrega é o dia 30 de Abril. O enunciado do trabalho contém uma descrição de uma situação e de algumas

funcionalidades da aplicação a desenvolver. No caso de ser necessário, os alunos podem, por iniciativa própria, estabelecer pressupostos relativos à situação descrita no enunciado.

Para além das funcionalidades descritas no enunciado, os alunos devem-se esforçar por pensar o trabalho como um todo e contribuirem com outras funcionalidades não especificadas.

Critérios de avaliação Clareza da análise de entidades e relacionamentos e qualidade dos resultados. Qualidade das consultas. Resposta aos pedidos do enunciado. Clareza, organização e funcionalidade da interface. Capacidade de aplicação das funcionalidades do Access dadas nas aulas. Valor acrescentado ao trabalho não explicitamente solicitado no enunciado. Autonomia do grupo. Clareza e apresentação do relatório.

Entrega do trabalho O trabalho deve ser entregue em ficheiro zip (mdb + doc) com o nome

BDt_h.zip

em que t representa o número do grupo e h representa a hora de início da turma que os alunos frequentam (0830, 1000, 1130).

O ficheiro deve ser submetido pelo WebCT, a menos que uma alternativa seja combinada com o professor.

Problema 1 – Clinica MédicaPretende-se desenvolver uma aplicação que permita gerir o atendimento feito numa clinica médica que dispõe de várias especialidades. Cada médico tem a sua especialidade (cardiologia, otorrino, clínica geral, oftalmologia, estomatologia, etc.). Ao chegar à clínica, o doente dirige-se à recepção, identifica-se exibindo o seu cartão de cliente, ou inscreve-se como novo cliente. De qualquer das formas é-lhe entregue uma guia (um documento impresso) com o nome do médico pretendido, o valor a pagar e outra informação relevante.

A clínica tem contratos com companhias de seguros e com outras entidades (ADSE, SAMS, etc.) que comparticipam o valor das consultas aos seus beneficiários.

O preço de uma consulta depende da especialidade e é independente do médico. Todavia, aos beneficiários de alguma entidade ou clientes de seguradoras só lhes é cobrado o valor não comparticipado. O montante comparticipado depende da entidade e da especialidade. Os clientes particulares pagam a consulta por inteiro.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante.Descreva pormenorisadamente a aplicação da metodologia deentidades e relacionamentos a este caso.

Problema 2 – HotelPretende-se fazer uma aplicação que permita gerir as reservas de um pequeno hotel. O hotel mantém informação sobre os seus clientes, de forma a facilitar o processo de reserva a clientes frequentes.

O preço dos quartos depende da categoria (o hotel tem quartos económicos e delux), se é reservado como single (uma pessoa) ou como duplo (duas pessoas) e se o cliente pediu uma cama extra (para uma criança, por exemplo), ou outros extras.

Em baixo mostra-se uma reserva impressa, enviada por fax a um cliente.

Nro de reserva: 97Data de entrada: 12-12-04Data de saída: 15-12-04

Nome: António LopesMorada: R. da Lapa, 61Cod. Postal: 5790, LagaresTelefone: 231 989 03 44

quarto 207capacidade doublenível de conforto económico 55,00 €cama extra 5,00 €Diária 60,00 €Total = 3 x 60,00 € 180,00 €

A marcação de reservas deve ser feita atendendo à disponibilidade de quartos no período pretendido (isto é, não deverá ser possível reservar o mesmo quarto para a mesma altura a dois clientes diferentes). Deverá ser possível verificar, numa determinada altura, quais são os quartos livres para um determinado período.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 3 – Gestão de Caixas e Postos MultibancoO sistema de gestão dos postos de pagamento automático pretende informatizar a gestão das caixas e postos de pagamento automático (Multibanco), para poder saber em qualquer momento a situação das caixas e postos, e para obter relatórios de actividades diários, semanais e mensais. Ou seja, trata-se de uma aplicação para ser utilizada pela empresa que gere o conjunto de caixas e postos, e não pelo utilizador do cartão.

As caixas multibanco são utilizadas para efectuar levantamentos, depósitos e pagamentos de serviços, assim como consultas de saldos e de movimentos, estando cada caixa MB associada a um banco hospedeiro. Os postos de pagamento funcionam em estabelecimentos e permitem apenas efectuar pagamentos. Cada posto está associado a uma conta bancária, podendo vários postos estar associados à mesma conta (é o que acontece por exemplo num super-mercado). As caixas/postos estão distribuídos pelo território, sendo importante, para efeitos de gestão saber qual a sua localização.

Podem utilizar as caixas e postos clientes de bancos portadores de cartão MB, podendo-se assumir que cada cliente tem exactamente um cartão.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante.Descreva pormenorisadamente a aplicação da metodologia deentidades e relacionamentos a este caso.

Problema 4 – Gestão BancáriaPretende-se que realize uma aplicação que permita fazer uma gestão das contas bancárias dos clientes de um banco. Essa aplicação irá ser utilizada pelos funcionários do banco para movimentos de caixa e também pelos gestores para análise do negócio.

A aplicação deverá considerar informação sobre os clientes, as suas contas no banco em questão, bem como os seus movimentos em cada conta. Os movimentos permitidos incluem levantamentos, depósitos, consultas, transferências, etc.

As contas podem ter vários titulares, sendo cada titular cliente do banco. Existem contas de vários tipos (Ordem Normal, Ordem estudante, Prazo 3 meses, Prazo 6 meses, Poupança Habitação, etc.) tendo cada tipo de conta uma diferente taxa de juro (que se supõe fixa), e outras características tais como montante mínimo de abertura.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 5 – Gestão de AprovisionamentoUma empresa têxtil fabrica tecidos por encomenda utilizando vários tipos de fio como matéria prima. Cada tipo de tecido tem necessidades diferentes em termos de matéria prima. Por exemplo, para executar uma encomenda de 10000 metros do tecido X é necessário para cada metro de tecido, ter N metros do fio Z, M do fio T, etc.

Pretende-se construir uma aplicação que possa ser utilizada pelo responsável pelas compras aos fornecedores da empresa têxtil. Nessa aplicação é possível saber quais as quantidades de cada fio em stock.

A partir das encomendas de tecidos recebidas e das listas de materiais necessárias para executar esses produtos, são calculadas as necessidades para a execução das encomendas.

Confrontando o mapa das necessidades (geradas pelas encomendas) com o stock, determinam-se as quantidades de materiais que faltam.

O responsável pelas compras precisa também de saber periodicamente qual o panorama relativo a compras e as encomendas dos últimos tempos.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 6 – Compra e Venda de Fundos de InvestimentoUm banco quer desenvolver uma aplicação para gerir a compra e venda de fundos de investimento por parte dos seus clientes. A aplicação será usada pelos operadores que aceitam as ordens de compra e de venda e também pelos analistas do banco que pretendem saber o comportamento dos clientes ao longo do tempo e para cada fundo.

A aplicação permite registar as ordens de venda e de compra de fundos dos clientes. Cada fundo tem uma quantidade mínima de participação/manutenção. Assume-se que quando uma ordem de venda ou de compra é enviada, a respectia compra ou venda é feita pouco tempo depois por acção de um operador.

Os clientes podem em qualquer altura pedir um extracto da sua situação actual e quanto estão a ganhar/perder em cada fundo. Pode supor que cada fundo tem uma cotação diária.

Os analistas do banco fazem estudos dos resultados de cada fundo e de qual a sua penetração no mercado para poderem tomar decisões, por exemplo, relativamente a campanhas publicitárias a fazer.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 7 – Construção CivilO Sr. Ferreira é o responsável pela logística de uma empresa de construção civil. A sua principal função é a de decidir, para cada obra, quais as máquinas (ex., a grua nº 7, os camiões 12, 29 e 34, as betoneiras 18 e 19, e britadeiras, escavadoras, dumpers, etc.) que vão ser atribuídas a essa obra. Também decide, em função da obra se seguindo os seus critérios, a partir de que dia e por quantos dias precisa de cada uma das máquinas. Para tomar esta decisão ele precisa de saber quais as máquinas livres durante o período da obra, tendo em conta as obras previstas para esse período e as máquinas já atribuídas a essas obras.

O custo diário de cada máquina concreta depende do tipo de máquina (se é camião, grua, britadeira, escavadeira, betoneira, etc.). Assim, todos os camiões têm o mesmo custo por dia (tipo de máquina camião), todas as gruas têm o mesmo custo por dia (tipo de máquina grua), etc.

A aplicação deve ajudar o Sr. Ferreira a registar as máquinas específicas associadas a uma obra (ou seja o camião 27-45-AA, ou a grua A339), e a ver quais as máquinas concretas disponíveis num determinado período, assim como executar outras tarefas tais como fazer o orçamento de uma obra ou ver a utilização de um determinado tipo ou tipos de máquinas num determinado período de tempo.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 8 – Via verdePara poder usar a via verde, um utente tem de pedir um identificador que tem um número próprio e que fica associado a um cartão multibanco e a um carro (a concessionária da auto-estrada pode, em qualquer momento verificar se o identificador instalado corresponde à viatura declarada e descrita). Em utilização, o utente recebe, no final de cada mês o extracto dos levantamentos feitos no seu cartão relativos às suas passagens pelas auto-estradas. Um utente pode ter várias viaturas associadas.

Cada troço de auto-estrada entre dois quaisquer postos (e.g. Maia-Trofa, Maia-Braga, Ermesinde-Valongo, Ermesinde-Paredes, Valongo-Paredes, etc.) tem um preço actualizável, que é usado para calcular o preço de uma passagem. Cada classe de viaturas tem um preço (há 3 classes, A (ligeiros), B (pequenos pesados) e C (grandes pesados) ).

O registo de cada passagem é feito relativamente ao troço (para simplificar, pois mais realisticamente o registo seria feito primeiro à entrada e depois à saída).

Desenvolva a aplicação que faz todo este processamento e que permita também aos gestores do sistema de portagens analisar o tráfego num determinado período.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 9 – NavegaçãoUma empresa de navegação dispõe de uma frota de navios. Cada navio tem uma determinada tripulação, com um determinado conjunto de marinheiros de várias categorias. Por exemplo, um dos navios de mercadorias tem o comandante Antunes, os imediatos Amílcar e Asdrúbal, o enfermeiro Ambrósio, os cozinheiros Andrade e Anacleto, 4 maquinistas e 6 ajudantes.

A empresa emprega muita gente de cada uma das categorias necessárias. Cada navio efectua ainda viagens onde, para além do pessoal efectivo do navio, pode ainda levar tripulantes extra que sejam necessários. As viagens têm um ponto e data de partida, outras de chegada, cliente associado, tipo de carga, etc.

O sistema de informação da empresa, para além de gerir toda a informação do dia a dia, também ajuda a determinar quais as pessoas que vão estar livres num determinado período em que irá decorrer uma viagem, para dessa forma se poder designar os tripulantes extra.

O sistema permite também aos gestores da empresa obter informação quanto ao número de viagens efectuadas pelos navios e pelos seus funcionários num determinado período de tempo.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 10 – OficinaA oficina Auto-Esperança, tem uma aplicação que permite gerir os carros que tem para reparar. Cada reparação compreende vários serviços, sendo registado na aplicação quanto tempo vai ser necessário para cada serviço, assim como que material é gasto. O cliente recebe no final uma factura. O preço da mão de obra é 25,00 € / hora mais IVA, o preço de cada material (tinta, velas, óleo de motor, bateria, caixa de velocidades, escape, pára-choques, guarda-lamas, vidros, etc.) depende da quantidade e do material (cada material tem preço unitário). Fica também registada a data de entrada do carro e a data de entrega. A oficina tem o contacto dos seus clientes. A oficina dispõe da lista de todos os materiais utilizados com preços e indicação dos fornecedores.

No final de cada mês o gerente da oficina precisa de listagens várias que resumem a actividade da oficina.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 11 – Galeria de ArteA dona de uma galeria de arte fartou-se de utilizar o excel para controlar as obras que vende. Decidiu por isso mandar fazer um aplicação de base de dados.

As vendas podem ser feitas em N prestações mensais de igual valor (a venda a pronto é uma venda em uma prestação), sendo importante anotar a data em que foram efectuados os pagamentos das prestações. Ou seja, num primeiro momento efectua-se uma venda, onde se combina o número de prestações e depois vão sendo efectuados os pagamentos relativos a essa venda. As obras são vendidas ou a particulares, a artistas, a marchands ou a outras galerias.

É importante manter a informação sobre as obras, saber quem é o autor, datas de criação e de aquisição e data de venda, tipo de obra (óleo, aguarela, serigrafia, desenho, outro quadro, escultura, peça de design, outra), dimensões, etc. Também é importante manter informação sobre artistas, clientes, galerias, marchands e outros organismos (empresas e câmaras municipais, por exemplo) para envio de correspondência como por exemplo de convites para inaugurações.

Em cada altura, para uma melhor gestão da galeria, interessa ver quais são os quadros que estão a pagamento, quais os que estão com pagamentos atrasados, quais os que se encontram na galeria, quais os “monos” (à venda há muito tempo), etc.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 12 – Agência de empregoUma agência de emprego recolhe candidaturas de pessoas que procuram emprego, registando vários aspectos relevantes do seu currículo, assim como as características do emprego que procuram (sector de actividade, função, habilitações literárias, formação, etc.).

À agência chegam também pedidos de empregadores, já registados na agência, indicando ofertas de emprego. Cada empregador pode disponibilizar várias ofertas de emprego onde indica, para cada uma delas, quais as condições que os candidatos devem satisfazer para se poderem candidatar a esse emprego.

Desenvolva funcionalidades que permitam por exemplo ver quais os candidatos para um determinado emprego, ou quais os empregos disponíveis para um novo candidato.

A agência organiza entrevistas aos candidatos onde, depois de encontrar os empregos disponíveis para um determinado candidato, a agência apresenta essas possibilidade ao candidato, registando essa informação assim como o posterior resultado (colocado, não colocado).

A aplicação permite também aferir alguns parâmetros da situação de emprego/desemprego, tais como o tempo médio que demora a colocar um candidato, o número de candidatos à procura de emprego há mais de um determinado tempo, etc.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 13 – ImobiliáriaUm agência imobiliária recolhe anúncios de vendas de habitações, que descrevem a habitação à venda em termos de localização (zona), área e tipologia (T1, T2, ..., moradia), e outras características (jardim, terraço, vista para o mar, garagem, etc.). O anúncio de venda indica ainda qual o preço indicativo de venda.

A agência recolhe também solicitações de pessoas que procuram casa e que fornecem os seus dados à agência e que indicam as suas preferências.

Pretende-se desenvolver uma aplicação que permita determinar quais as casas disponíveis para alguém que indicou as suas preferências, assim como ver quais são os potencias compradores para uma casa à venda.

A aplicação regista as visitas que os potenciais compradores fazem aos apartamentos. No caso de a visita resultar numa venda, isso também é registado.

A aplicação tem ainda informação sobre os vendedores (cada visita é organizada por um vendedor).

A aplicação permite também ao gestor da agência obter relatórios das vendas e das visitas efectuadas, calcular os montantes das comissões a pagar aos seus vendedores, etc. Pode assumir que o valor da comissão é 3% sobre o valor da venda para todos os vendedores.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 14 – Supermercado multi caixa com cartão de fidelizaçãoUm supermercado tem um conjunto de caixas automáticas onde são registados os produtos vendidos e respectivas quantidades. A caixa relaciona o código de barras do produto com o catálogo de produtos existentes e respectivo preço. Alguns dos clientes têm um cartão de fidelização que permite relacionar uma determinada transacção (compra) com um determinado cliente. Aquando da aquisição do cartão o cliente fornece dados sobre si. O cartão permite ao cliente obter descontos imediatos em produtos que nesse dia têm um desconto de x% para clientes com cartão. Os produtos em desconto e a percentagem de desconto vai assim variando de dia para dia.

A aplicação deve ser capaz de produzir uma factura com o preço certo dos produtos consoante o cliente tenha cartão ou não. Se achar necessário, os clientes sem cartão podem ser associados a um único número de cartão (por exemplo o número 1).

A aplicação permite estudar os movimentos por caixa, por produto e por cliente com cartão, assim como fazer outras análises de interesse para os gestores do negócio.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 15 – Inquérito de hábitos de consumoUm empresa de estudos de mercado está a realizar um inquérito sobre hábitos de consumo de livros. Segue para isso um conjunto de famílias ao longo do tempo, tendo as características de cada família (morada, nº de telefone, etc.), e informações sobre os seus elementos (idade, habilitações literárias, etc.). Depois, de seis em seis meses fornece a cada elemento da família um questionário para ser preenchido, onde se indica quais os livros comprados ou lidos nesse período, se o livro foi concluído ou não. Para os livros lidos são recolhidas informações quanto ao seu tipo (ficção, técnico, BD, etc.), preço e ano de edição.

A aplicação deve ter a possibilidade de mostrar sumários dos dados recolhidos para posterior análise.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 16 – Operadora telefónicaUma operadora telefónica regista cada chamada efectuada por cada um dos seus clientes (nº de origem, nº de destino, hora, data, duração). Este registo serve para efeitos de facturação e de posterior análise de dados. Tem também uma base de dados de clientes e uma tabela de preços por minuto. O tarifário varia com o tipo de contrato do cliente e com o indicativo do número de telefone de destino. Os preços podem também ser diferentes à semana e ao fim de semana (sugestão: usar a função WeekDay() do access). A operadora regista ainda reclamações feitas pelos clientes, através do número de telefone de apoio ao cliente.

Pretende-se o desenvolvimento de uma aplicação que permita registar as chamadas feitas, calcular o valor a pagar por um cliente respeitante a um determinado período, e analisar o movimento das chamadas de uma maneira geral (a sua distribuição ao longo do tempo, em função do indicativo de destino, etc.), e para o número de apoio ao cliente em particular..

Defina a base de dados para guardar a informação relevante.Descreva pormenorisadamente a aplicação da metodologia deentidades e relacionamentos a este caso.

Problema 17 – Relógio de PontoUma empresa pretende instalar um sistema informático de controlo automático das horas de trabalho dos seus funcionários e cálculo de vencimentos.

À entrada e à saida cada funcionário passa um cartão magnético num leitor que lá se encontra para o efeito e que funciona como um relógio de ponto. Esse aparelho de entrada de dados envia a informação (código do trabalhador, data e hora) para a aplicação.

A informação é usada no fim do mês para calcular o número de horas de trabalho e os eventuais descontos que o trabalhador possa ter que fazer. Cada tipo de funcionário (adminstração, comercial, armazém, produção, auxiliar, etc.) tem um horário e uma tolerância bem definida em relação a esse horário. O vencimento é específico de cada funcionário. A tolerância é expressa em minutos de diferença entre a hora de entrada oficial e a hora de entrada verificada. No caso de o atraso na entrada (ou antecipação da saída) exceder a tolerância é aplicado um desconto ao salário.

O sistema deverá permitir calcular o vencimento a pagar ao funcionário no final de um determinado período (semana ou mês), deverá também permitir estudar o comportamento global de um conjunto de funcionários, e de analisar, de uma maneira geral, os movimentos de entrada e saída da empresa.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante. Descrevapormenorisadamente a aplicação da metodologia de entidades e relacionamentos aeste caso.

Problema 18 – Bolsa de jogadores de futebol

Um grande clube de futebol europeu contrata jogadores de todo o Mundo com base nas informações que recolhe dos vários agentes (“olheiros”) espalhados pelos cinco continentes. Cada agente comunica, com regularidade, os dados que vai obtendo acerca dos jogadores que segue, dos quais se salientam os seguintes: clube onde jogam, classificação (de 1 a 20) do desempenho recente do jogador, potenciais compradores (e respectivos contactos), estimativa do valor corrente do jogador (em euros), eventuais lesões e sua gravidade, empresário do jogador (e respectivos contactos), número médio de golos marcados por desafio, comentários pessoais do agente. No sentido de agilizar a gestão da bolsa de jogadores, a administração do clube julgou conveniente recorrer à utilização de uma base de dados relacional, servindo-se do MS Access para esse fim. O presente trabalho tem por objectivo a implementação da base de dados pretendida pela administração.

Defina a base de dados para guardar a informação relevante.Descreva pormenorisadamente a aplicação da metodologia deentidades e relacionamentos a este caso.Problemas “desactivados”

Problema 19 – Pedidos de Concessão de CréditoUm determinado banco pretende desenvolver um sistema de informação que processe os pedidos de concessão de crédito dos seus clientes, de forma a poder registar os pedidos, estudá-los individualmente, deliberar sobre os pedidos e registar as decisões de concessão ou não concessão e obter relatórios periódicos sobre a actividade do banco no crédito.

Pretende-se armazenar informação sobre as contas dos clientes, dados pessoais dos clientes que são considerados relevantes para a análise do pedido (só se guardam os dados pessoais de clientes que submetem pedidos de crédito), informação específica dos pedidos (montante, fim a que se destina, prazo, etc.). Cada cliente pode fazer, em alturas diferentes, vários pedidos de concessão de crédito.

Para decidir se o empréstimo é considerado ou não pode-se ter em consideração o salário do cliente, os activos dos clientes no banco (quanto tem à ordem, a prazo, em fundos de investimento, em acções, poupança habitação, etc.). Em relação a cada activo interessa registar a data de abertura (por exemplo, da primeira compra de fundos de investimento) assim como o saldo médio.

Problema 20 – Gestão de Clientes de DiscotecaA discoteca-bar “Melhoral” pretende instalar um sistema inovador no atendimento.

À entrada é pedido o B.I. a cada pessoa, que é passado no terminal. O sistema então emite um cartão numerado indicando o consumo mínimo obrigatório. Sempre que o cliente vai ao bar, o cartão é passado no terminal, sendo gravado o tipo de consumo e a hora. O entrada é condicionada por regras que dependem da número de pessoas já na casa, na hora e na assiduidade do cliente. Também o consumo mínimo obrigatório é função das presenças. À saída é entregue uma factura.

Problema 21 – Gestão de Stocks em SupermercadoUm supermercado pretende informatizar o processo de emissão de facturas e de controlo de stocks.

A partir da indicação dos produtos comprados e das quantidades é emitida uma factura. Caso algum dos artigos indicados não exista na quantidade pretendida, essa informação deve aparecer e a factura deve referir apenas artigos que existam em stock. A factura emitida tem que especificar todos os artigos comprados, quantidade e o seu custo unitário, sub total e total. Dos artigos facturados é dada baixa no stock. Nessa altura deve-se verificar automaticamente se os artigos em causa atingiram o stock mínimo exigido e avisar o gestor.

Quando solicitado, o sistema repõe os stocks pelas quantidades determinadas para reposição indicando quais os produtos comprados.

O sistema deverá ainda incluir outras funcionalidades que façam sentido neste contexto. Utilize o R para implementar um modelo de decisão para determinar quais os produtos a renovar o stock.

Problema 22 – Distribuidora de jornais e revistasUma empresa de distribuição tem vários títulos de imprensa que distribui. Os jornais e revistas são provenientes de empresas diferentes que são os seus fornecedores. A distribuição é feita a clientes individuais e a pontos de venda de jornais e revistas. Determinados títulos são distribuídos em determinados dias da semana a determinados clientes.

A aplicação deve permitir ver quais os títulos para entregar num determinado dia.

Problema 23 – Gestão de EncomendasUma empresa da indústria do calçado pretende informatizar a gestão do aprovisionamento.

A partir das encomendas de produtos recebidas e das listas de materiais necessárias para executar esses produtos, são calculadas as necessidades para a execução das encomendas. Note-se que os produtos têm vários tamanhos.

O sistema deverá ainda incluir outras funcionalidades que façam sentido neste contexto.