Problemas Relativos ao Cabeamento

3
Problemas relativos ao cabeamento Apesar de parecer simples, o serviço de execução do cabeamento em uma rede não consiste apenas no lançamento dos cabos pelas dependências da instituição onde será instalada uma LAN. Há vários fatores que devem ser considerados no projeto do cabeamento de uma rede, bem como testes devem ser executados para garantir que o cabeamento entregue atende as normas pertinentes e apresenta condições de oferecer longevidade esperada. Quando um cliente solicita uma proposta técnico-comercial para a execução de um projeto de sistemas de cabeamento, devemos começar por uma vistoria no local das futuras instalações para coleta de dados de campo, bem como ouvir o gerente de TI ou de informática da empresa para conhecermos suas necessidades e expectativas de utilização atual e futura da rede a ser implementada. Em campo, os dados de interesse são os seguintes: - Localização das estações de trabalho da rede (layout das áreas de trabalho). - Identificação de possibilidades de encaminhamento para o lançamento dos cabos. - Identificação das distâncias envolvidas para o atendimento do layout proposto pelo cliente. - Análise quanto a possíveis interferências de ordem eletromagnética para a determinação do encaminhamento para o lançamento dos cabos. - Análise quanto a interferências de ordem mecânica e estrutural para a determinação do encaminhamento para o sistema de cabeamento. - Verificação das condições da infraestrutura existente e avaliação de possibilidade de aproveitamento ou não para as novas instalações. As informações complementares devem ser solicitadas ao cliente para a execução do projeto do sistema de cabeamento são as seguintes: - Planta em escala do local das instalações contendo, contendo, preferencialmente, traçados de rede elétrica e demais dutos (quanto disponível). - Sugestão para a passagem dos cabos de rede por motivos de estética. - A aplicação mais importante a ser implementada no cabeamento (horizontal ou backbone).

description

Problemas relativos ao cabeamento

Transcript of Problemas Relativos ao Cabeamento

Page 1: Problemas Relativos ao Cabeamento

Problemas relativos ao cabeamento

Apesar de parecer simples, o serviço de execução do cabeamento em uma rede não consiste apenas no lançamento dos cabos pelas dependências da instituição onde será instalada uma LAN. Há vários fatores que devem ser considerados no projeto do cabeamento de uma rede, bem como testes devem ser executados para garantir que o cabeamento entregue atende as normas pertinentes e apresenta condições de oferecer longevidade esperada.

Quando um cliente solicita uma proposta técnico-comercial para a execução de um projeto de sistemas de cabeamento, devemos começar por uma vistoria no local das futuras instalações para coleta de dados de campo, bem como ouvir o gerente de TI ou de informática da empresa para conhecermos suas necessidades e expectativas de utilização atual e futura da rede a ser implementada.

Em campo, os dados de interesse são os seguintes:- Localização das estações de trabalho da rede (layout das áreas de trabalho).- Identificação de possibilidades de encaminhamento para o lançamento dos cabos.- Identificação das distâncias envolvidas para o atendimento do layout proposto pelo cliente.- Análise quanto a possíveis interferências de ordem eletromagnética para a determinação do encaminhamento para o lançamento dos cabos.- Análise quanto a interferências de ordem mecânica e estrutural para a determinação do encaminhamento para o sistema de cabeamento.- Verificação das condições da infraestrutura existente e avaliação de possibilidade de aproveitamento ou não para as novas instalações.

As informações complementares devem ser solicitadas ao cliente para a execução do projeto do sistema de cabeamento são as seguintes:- Planta em escala do local das instalações contendo, contendo, preferencialmente, traçados de rede elétrica e demais dutos (quanto disponível).- Sugestão para a passagem dos cabos de rede por motivos de estética.- A aplicação mais importante a ser implementada no cabeamento (horizontal ou backbone).- Possíveis espaços a serem usados como salas de telecomunicações ou de equipamentos.- Outras aplicações a serem consideradas.- Característica dos ambientes da instalação (comercial típico, industrial, hostil, etc.).- Perspectivas de crescimento e prazo.

O mapa físico da rede ou layout é a primeira informação que devemos obter, que normalmente é disponibilizada pelo cliente por meio de croquis, o número total de estações da rede e sua distribuição pelo edifício ou edifícios. Com uma vistoria de campo, identificação das distâncias e análise das plantas das localidades envolvidas é possível identificar as possibilidades de encaminhamento para o lançamento dos cabos. Isso é feito levando em consideração as possíveis interferências de ordem eletromagnética, mecânica e estrutural pelo edifício.

Normalmente, no caso de retrofits (instalações que estão sendo refeitas / reformadas), ou ainda, em edifícios mais antigos sem infraestrutura, o melhor encaminhamento é obtido com a instalação de canaletas ou eletrodutos aparentes, pois desta forma podemos escolher a melhor opção de caminho para a passagem dos cabos. No entanto, normalmente a liberdade não é

Page 2: Problemas Relativos ao Cabeamento

tão grande. Muitas das empresas possuem algum tipo de estrutura dedicada ao cabeamento, embora, na maioria dos casos, ele não possa ser utilizado eficientemente, pois não foi dimensionado para as necessidades atuais ou não oferece condições de ser utilizado devido a questões de dimensionamento, obstruções nos dutos, umidade e outros fatores.

É comum encontrarmos forros falsos ou pisos elevados em alguns edifícios, porém nem sempre são opções válidas. Na realidade, os forros falsos seriam muito bons se fossem utilizados, no entanto o que geralmente encontramos são forros repletos de sistemas de cabos: cabos elétricos, iluminação, alarme, etc. Isso sem contar os sistemas hidráulicos em geral e para incêndio e os dutos de ar-condicionado.

Quando utilizarmos as estruturas de forro falso para o lançamento de cabos de rede, temos problemas, principalmente, com os reatores das lâmpadas florescentes que geram campos eletromagnéticos que podem ser prejudiciais à transmissão de dados através de cabos posicionados nas proximidades desses dispositivos.

Outro detalhe que deve ser observado é o carregamento dos cabos de rede paralelamente aos cabos elétricos de alimentação das próprias luminárias instaladas no forro ou de outros circuitos de rede elétrica do edifício, pois deve ser mantida uma distância segura entre eles.

É também muito comum encontrar as malhas de piso com calhas metálicas embutidas. Normalmente montadas em conjuntos de três calhas, uma para telefonia, uma para dados e uma para rede elétrica. Esse tipo de estrutura é normalmente mais fácil de ser utilizado, no entanto é comum termos problemas quanto à ocupação dos dutos e disponibilidade de caixas para a instalação das tomadas da rede nas áreas de trabalho, bem como o posicionamento destas para atendimento do layout desejado. Aqui, assim como nas estruturas de forro falso, os mesmos critérios para o lançamento dos cabos de rede devem ser observados.

A partir daí, junto com as informações complementares acerca da finalidade da rede, velocidade, aplicações consideradas, perspectivas de crescimento da rede e longevidade esperada, podemos projetar um sistema de cabeamento eficiente e seguro.

O cabeamento em cobre instalado deve ser verificado apropriadamente antes de sua entrega ao usuário final ou proprietário do edifício para que seu desempenho seja avaliado e comprovado como satisfatório, tomando como referência os limites estabelecidos pelas normas aplicáveis a cada parâmetro elétrico cuja verificação é requerida por elas.