Procedimentos facilitadores de transição

13
Daniel Fernandes Joel Ildefonso Ricardo Mendonça

Transcript of Procedimentos facilitadores de transição

Page 1: Procedimentos facilitadores de transição

Daniel Fernandes

Joel Ildefonso

Ricardo Mendonça

Page 2: Procedimentos facilitadores de transição

Realizamos este trabalho no âmbito da disciplina de Psicologia, em que temos como temas principais: “Novas competências profissionais e Procedimentos facilitadores de transição”.

Introdução

Page 3: Procedimentos facilitadores de transição
Page 4: Procedimentos facilitadores de transição

Novas competências profissionais:

A preparação para a transição de atividade profissional;Utilização das novas tecnologias;O desenvolvimento da autonomia: capacidade de iniciativa, facilidade relacional e comunicativa, capacidade de resolução de problemas, capacidade de trabalho em equipa, criatividade.

Page 5: Procedimentos facilitadores de transição
Page 6: Procedimentos facilitadores de transição

O conhecimento é visto como um conhecimento técnico (adquirido sobre algo), prático (saber como o aplicar) e teórico (saber sobre para depois o aplicar); uma competência que é considerada pré-requisito para a obtenção de trabalho, e que está fundamentada na educação.

Dessa forma, é importante que se compreendam os pilares da educação, para que exista um melhor saber/aplicar esse conhecimento, no nosso caso, conhecimento desportivo.

Procedimentos facilitadores de transição: Conhecimento do meio empresarial

Page 7: Procedimentos facilitadores de transição

Para qualquer emprego é necessário ter bases (formação).

Todos tendem a procurar empregos de acordo com o seu perfil. Com o nível de ensino elevado, de acordo com as estatísticas, leva aos indivíduos a arranjarem um bom emprego, sendo o mercado de trabalho muito competitivo pelos indivíduos mais classificados.

No nosso caso, como técnicos de apoio à gestão desportiva, existem alguns tipos de emprego.

Exploração de Ofertas de Emprego

Page 8: Procedimentos facilitadores de transição

Neste procedimento é necessário bem estar e entreajuda. No contacto com profissionais, ou seja, pessoas com mais experiência e conscientes das suas responsabilidades, é necessário desde o inicio a criar um bem estar de modo a criar uma maior integração na empresa. Contudo, o bom relacionamento torna-se uma mais valia:

Aumento do conhecimento com indivíduos mais experientes.

Aumento da Autoestima.

Auto iniciativa .

Melhor resolução de problemas.

Contacto com Profissionais

Page 9: Procedimentos facilitadores de transição

No estágio têm se a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as pequenas parcelas da profissão, para assim conhecer a realidade do dia-a-dia.

À medida que o estagiário tem contacto com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e o que vai aprender.

Visto a nossa experiência como estagiários, inicialmente apenas tínhamos conhecimento sobre alguma teoria adquirida neste curso. Pós estágio, evoluímos muito devido à prática.

Estágio

Page 10: Procedimentos facilitadores de transição

A entrevista é uma conversa bilateral onde são discutidas as condições, conhecimentos e motivações do futuro empregado para ser contratado.

Para qualquer entrevista de emprego é necessário, logo de início, causar uma boa impressão. Para tal, o individuo deve-se mostrar confiante, interessado, motivado, responsável, persistente, educado…

Preparação para a Entrevista

Page 11: Procedimentos facilitadores de transição

O Curriculum Vitae é muito importante para obtenção de um emprego e para tal, deve estar devidamente organizado e atualizado. É necessário, na sua elaboração, os seguintes requisitos para que a empresa o ache relevante:• Direto, curto (máximo 3 páginas),

verídico, sem erros ortográficos, o grau de elaboração do CV deve ser diretamente proporcional ao nível de satisfação do emprego a que se candidata…

Elaboração do Curriculum Vitae

Page 12: Procedimentos facilitadores de transição

A carta de apresentação é o primeiro contacto com o potencial empregador. Antes da empresa ler o currículo, ou ver os projetos que constam no portefólio, o recrutador avalia o individuo através da sua nota introdutória. Por isso, a mesma deve cumprir dois objetivos: fazer com que o empregador fique curioso para ler o CV e fazer com que o futuro empregado agende uma entrevista de emprego.

Carta de Apresentação

Page 13: Procedimentos facilitadores de transição

Com a conclusão deste trabalho sobre a emergência das novas competências profissionais, sobre o Conhecimento do meio empresarial e todas as suas competências como o estágio, preparação para a entrevista, Curriculum Vitae, entre outras, ficámos a saber todos os procedimentos destas novas competências essenciais para uma boa entrada no mundo empresarial, dentro e fora da nossa área vocacional.

Conclusão