PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE -...

18

Transcript of PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE -...

Page 1: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma
Page 2: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE

Esta é uma prova única contendo questões de Língua Portuguesa, Redação,Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. CADERNO DE QUESTÕES Este caderno contém 40 (quarenta) questões objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada uma e

1 (uma) questão de Redação. A prova caracteriza-se por cobrar nas questões o domínio de competências e habilidades do

egresso do Ensino Médio. A Tabela Periódica dos Elementos Químicos encontra-se inserida neste caderno de prova. FOLHA DE RESPOSTAS Leia cuidadosamente cada questão e marque a resposta correta na Folha de Respostas. Existe APENAS UMA resposta correta para cada questão objetiva. Use somente caneta esferográfica de tinta azul ou preta, ao assinalar sua RESPOSTA na

Folha de Respostas, e preencha completamente o espaço a ela destinado, sem ultrapassar os seus limites.

A Folha de Respostas é pré-identificada. Confira os dados nela constantes e assine-a no espaço reservado para este fim.

Não serão consideradas marcações feitas a lápis. É de sua inteira responsabilidade a marcação correta na Folha de Respostas. Marcação correta FOLHA DE REDAÇÃO Utilize o espaço reservado ao Rascunho para elaborar sua redação. Use somente caneta esferográfica de tinta azul ou preta, ao transcrever o seu texto na Folha

de Redação, e observe as instruções contidas neste caderno. Confira os dados constantes no cabeçalho da Folha de Redação, que é pré-identificada.

ATENÇÃO! Você terá 4:30h (quatro horas e trinta minutos) para responder a esta prova. Ao concluí-la, não

se esqueça de entregar ao fiscal a Folha de Respostas junto com a Folha de Redação. Você somente poderá deixar a sala, depois de transcorrida 1:00h (uma hora) do início da

prova e somente poderá levar o seu caderno de questões depois de transcorrida 1:30h (uma hora e trinta minutos) do início da prova.

Page 3: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

Caindo na Real

O Brasil é um país de desenvolvimento mediano que estábloqueado. Sua população esbanja energia e engenho.Procura melhorar-se, moral e materialmente, como demonstraseu fascínio crescente com as práticas religiosas eprofissionais de autoajuda. Continua, porém, em sua grandemaioria, desqualificada para a vida econômica e cívica. Ostentadesigualdade excedida apenas por alguns países africanos.

A desigualdade é tamanha que esvazia nossademocracia e cerceia nossa economia. Há ilhas devanguardismo produtivo dentro do Brasil, embora praticamentenão haja, em nenhum nível do sistema educacional, boasescolas, públicas ou privadas. Tais ilhas estão condenadas,pela desigualdade e pela deseducação, a ter ligações maisestreitas com outras vanguardas na economia mundial doque com o resto da economia brasileira.

As elites políticas, econômicas e intelectuais do paíslamentam as desigualdades e insistem na necessidade deinvestir no social e educar o povo. Quem conhece, porém, asituação atual das finanças e do aparelho do Estado sabeque essa reviravolta social não vai nem pode ocorrer no quadroatual. Exige rearranjo de poder e dinheiro que nem essaselites nem a classe média compreendem e apoiam.

Haveríamos de aumentar drasticamente os recursosdisponíveis para o gasto social dos governos, elevando eredirecionando a receita pública, enquanto cortássemos o nógórdio de regime cambial, dívida pública e juros paralisantesque inviabilizam novo surto de crescimento econômico. Paraexecutar essa tarefa sem trazer a inflação de volta,precisaríamos promover uma mobilização de recursosnacionais, inclusive pela poupança privada compulsória,combinada com a abertura de novos canais entre a poupançae a produção. Teríamos de tratar o capital estrangeiro comoajuda em vez de tratá-lo como salvação.

Tais medidas não se sustentam com a tributação dosricos nem com o corte das despesas públicas com pessoal,como querem duas espécies de demagogia difundidas nopaís. São incompatíveis com o automóvel particular e a viagemà Disneylândia para milhões de brasileiros de classe médiaque se acostumaram a tratar tais como direitos de nascença.Exigem o aumento da jornada de trabalho. Requerem que oEstado e classe média se aliem, construindo educação esaúde públicas para todos e democratizando o acesso aosrecursos produtivos.

Ideias ruins ofuscam essas verdades singelas eperturbadoras. Os defensores do nacional e do social brigamcom os adeptos do caminho único sem, contudo, mostrarcomo fazer. Dos dois lados, faltam conhecimento eautoconfiança para pensar o mundo de forma diferente.Enquanto isso, a classe média importa a cultura da desilusãopolítica num país em que as pessoas ainda não são livres ecapazes.

Será que só o encontro da crise externa com avulnerabilidade interna pode forçar a mudança dessa situaçãode amesquinhamento prático e espiritual? Somos como oresto da humanidade: preferimos, nas palavras do poetaAuden, a ruína à mudança. Estou, porém, determinado amostrar que há alternativa à ruína como condição para amudança: um conjunto específico de ideias, emoções e lutas.

PROCESSO SELETIVO 2012

1

Elas transformam a esperança em caminho. Aproveitandoa crise, dispensam a ruína.(UNGER, Roberto Mangabeira. Folha de São Paulo, 11/08/2004, art. 2, p. 2)

Questão 01

O atual desenvolvimento econômico-social brasileiro estáprejudicado porque

A) há esvaziamento da democracia e cerceamento daeconomia.

B) o povo confia mais no esoterismo do que nas soluçõespolíticas.

C) não existe vontade política por parte do Estado emresolver a questão social.

D) existe inflexibilidade da política econômica adotadapelo governo.

E) há falta de crescimento econômico aliado ao ingressode capital especulativo.

Questão 02

A solução ideal para o problema do desenvolvimento nacionalestá

A) na possibilidade de o Estado redimensionar a receitae fazer sozinho investimentos seletivos na área sociale educacional.

B) em tratar o capital externo como ajuda, jamais comoforma de especulação ou de agiotagem.

C) em estimular a exportação, e na desvalorização damoeda mesmo com relativa inflação.

D) no fim da estabilidade da moeda e em fortesinvestimentos na educação.

E) na recomposição política de poder e menosdemagogia da elite.

Questão 03

“A desigualdade é tamanha que esvazia nossa democracia ecerceia nossa economia.” (l. 08-09)

Reestruturando o período, identifique a alternativa que mantémas mesmas ideias do original:

A) Como a desigualdade esvazia nossa democracia, elaé tamanha que cerceia a nossa economia.

B) A desigualdade é tamanha a ponto de, esvaziandonossa democracia, cercear nossa economia.

C) Enquanto a desigualdade esvazia nossa democracia,ela cerceia nossa economia.

D) Conquanto a desigualdade esvazie nossa democracia,ela cerceia nossa economia.

E) A desigualdade é tamanha; esvazia, portanto, nossademocracia e cerceia nossa economia.

TEXTO I

05

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

Page 4: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

2

LINGUA ESTRANGEIRA OPÇÃO INGLÊS

Questões de 06 a 10

TEXTO I

WHAT IS SOLID WASTE?

Waste is generated continuously in every single way fromour daily activities. Each activity will generate different typesof waste which will require their own separate or specializedtreatment.Solid waste can be defined as the useless and unwantedproducts in the solid state derived from the daily activitiesand discarded by society. It is produced either by - product ofproduction processes or arise from the domestic orcommercial sector when objects or materials are discardedafter use.Solid waste is usually being said as the following terms:• Garbage: the term given principally to food waste, but mayinclude other degradable organic wastes.• Rubbish: consists of combustible and non-combustible solidwaste, excluding food wastes.• Refuse: the collective term for solid wastes, includes bothgarbage and rubbish.• Litter: odds and ends, bits of paper, discarded wrappings,bottles etc. Left lying around in public places.

(Adapted from: http://www.smartranger.net/index.cfm?&menuid=3Acesso em 12.07.2011)

Questão 04

Há correlação entre o termo transcrito e o que dele se afirmaem

A) ”que ” (l. 1) - corresponde ao complemento da açãoverbal.

B) “Como” (l. 3) e “como” (l.36) denotam a mesmacircunstância

C) “desqualificada” (l.6) é adjetivo que modifica o nome“energia” (l.2).

D) “faltam” (l.47) o sujeito da ação não está determinado.E) “que” (l. 57) e “que” (l.1) são conectivos integrantes.

Questão 05

Quanto aos mecanismos linguísticos usados no texto, écorreto afirmar

A) “porém” (l.5) denota uma ideia de restrição ou deressalva.

B) “pela desigualdade, pela deseducação” (l.13)- denotacircunstância de meio.

C) “de investir” (l.17-18) – completa sentido de um verbo.D) “nem”.....”nem” (l.20-21)- ambos podem ser

substituídos por “tampouco”.E) “em vez” (l.33) – indica ideia de contraste.

QUESTÃO DE REDAÇÃO

Instruções:

· Escreva sua redação no espaço reservado aorascunho no final do Caderno de Questões.

· Copie seu texto na Folha de Redação, usando canetade tinta azul ou preta.

· Não utilize letra de imprensa (letra de forma).· Evite redação-padrão ou nariz de cera.

Será anulada a redação

· assinada;· redigida fora do tema proposto;· apresentada em forma de verso;· escrita a lápis ou de forma ilegível.

Texto I

“O grito do Ipiranga reboou, 189 anos depois, neste7 de setembro, como brado nacional pela independência éticado Brasil. As manifestações ocorridas e em curso no País-marchas, manifestos, petições, adesão enfática de entidadesda sociedade civil – assumem feitio de mobilizaçãoanticorrupção e incluem o resgate da Ficha Limpa. Aliás,ponto de partida desse movimento (...)

Durante o desfile militar em Brasília, a 300 metrosdo palanque presidencial, houve marcha contra a corrupção,convocada pelas redes sociais, ONGs e outras fontes.Predominou o tom de chamamento à ação. Circula no correioeletrônico petição à presidente para que nomeie ao SupremoTribunal Federal (STF), na vaga de Ellen Gracie, um ministro

Existem meios institucionais de pressão sobre os poderespúblicos, a fim de que a corrupção cesse de fato, tais comoação popular e voto. É imperioso que o sentimento coletivode repulsa resulte na punição dos corruptos.

(A Tarde, Editorial, 8/9/2011, Caderno A, p. 3)

Texto II

Jornal A Tarde, 31 de agosto de 2011.

Proposta de RedaçãoA partir das ideias contidas no texto I e II, elabore

um texto dissertativo-argumentativo no qual você responda àpergunta: “A corrupção limita o exercício da democraciano Brasil”?

5

10

15

favorável à legitimidade constitucional da Ficha Limpa.As manifestações desencadeadas podem ser o

marco de conscientização da sociedade quanto aosmecanismos de que dispõe para alcançar objetivos concretos.

Page 5: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

3

Questão 06

De acordo com o Texto I, podemos afirmar que

A) há um conceito único para a palavra waste.B) existem diversos conceitos divergentes para a palavra

waste.C) à expressão solid waste existem 04 diferentes termos

associados.D) o conceito de solid waste depende das atividades e

descartes de cada sociedade.E) os setores doméstico e comercial correspondem à

principal definição de solid waste.

Questão 07

Sobre o uso da língua, no Texto I, é correto afirmar que

I. o termo “our” (l.2) é um pronome possessivo e refere-seaos leitores.II. “which” (l.3) é um pronome relativo, na função de sujeito, erefere-se a “daily activities”.III. os termos “useless” e “unwanted” (l.5) são formados porafixação.IV. os modais “can” (l.5) e “may” (l.12) expressam a mesmaideia: possibilidade.V. os marcadores discursivos “or” (l.3), “and” (l.5) e “but” (l.12)expressam, respectivamente, proporcionalidade, adição econdição.

A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é a:

A) I e IIIB) II e IIIC) II e IVD) III e IVE) IV e V

TEXTO III

Solid Waste Disposal in U.S. 1990

This graphic shows that the vast majority of the waste in theUnited States is landfilled. Since 1990, the numbers ofrecycled and composted waste have increased significantly.

(Disponível em http://www.elmhurst.edu/~chm/vchembook/316solidwaste.html Acesso em: 12.07.2011)

Questão 09

Segundo o Texto III, podemos afirmar que:

A) A eliminação dos resíduos sólidos nos Estados Unidos começou em 1990.

B) Apenas 10% do lixo reciclado foram eliminados nos Estados Unidos em 1990.

C) A partir de 1990, o percentual de lixo recicladocomeçou a declinar nos Estados Unidos.

D) 80% da eliminação dos resíduos sólidos aconteceramem aterros nos Estados Unidos em 1990.

E) Nos Estados Unidos, em 1990, a maior parte dosresíduos sólidos foi eliminada pela reciclagem e pelaincineração.

Questão 10

A expressão nominal “Solid Waste Disposal in U.S. 1990”presente no Texto III, tem a seguinte estrutura:

A) Modificador + modificador + núcleo + pós-modificador.B) Determinante + modificador + núcleo + pós-

modificador.C) Modificador + determinante + núcleo + pós-

modificador.D) Determinante + modificador + modificador +

modificador + núcleo.E) Determinante + modificador + núcleo + preposição +

determinante + modificador + núcleo.

TEXTO II

“We need a new environmental consciousness on a globalbasis. To do this, we need to educate people.”

Mikhail Gorbachev(Disponível em http://edugreen.teri.res.in/misc/quotes.htm.Acesso em:

12.07.2011)

Questão 08

A opção que melhor apresenta a mensagem da citação deMikhail Gorbachev é:

A) If a new environmental consciousness is possible, theglobal basis will appreciate it.

B) If we need a new environmental consciousness, weshould do our educated tasks.

C) If we needed educated people, a new environmentalconsciousness would be gotten on a global basis.

D) If we were educated people, a new environmentalconsciousness would be possible on a global basis.

E) If there is a new environmental consciousness on aglobal basis, we will be educated people.

Page 6: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

LINGUA ESTRANGEIRA OPÇÃO ESPANHOL

Questões de 06 a 10

APOCALIPSIS

“El fin de la humanidad no será como lo imagina la mayoríade los hombres. No habrá ni ángeles con trompetas, nimonstruos, ni batallas en la tierra y en el cielo, ni explosionesnucleares, ni invasiones extraterrestres. El fin de la humanidadserá lento, gradual, sin ruido, sin patetismo, será una agoníaprogresiva. Los hombres se extinguirán uno a uno. Losaniquilarán las cosas, la rebelión de las cosas, ladesobediencia de las cosas. Ocurrirá que las cosasdesalojarán a las plantas y a los animales y se instalarán entodos los sitios y ocuparán todo el espacio disponible en latierra. De allí empezarán a mostrarse orgullosas, de humorcambiante, encaprichadas. Su funcionamiento no se ajustaráa las instrucciones de los manuales. Modificarán, por sí solas,sus mecanismos. Luego funcionarán cuando se les antoje.Por último, se declararán en franca rebeldía. El hombre querráque una máquina sume y ella restará, intentará poner enmarcha un motor y éste se negará rotundamente.Operaciones simples y cotidianas como encender el televisoro conducir un automóvil se convertirán en maniobrascomplicadísimas y llenas de riesgos para los hombres. Y nosólo las máquinas y motores se revolucionarán, también loharán los simples objetos; el hombre querrá tener en susmanos un objeto y no podrá, porque se le escapará, seesconderá en algún rincón. Las cerraduras se trabarán. Loscajones se aferrarán en el interior de los estantes y nadielogrará abrirlos. Las grandes maquinarias electrónicasprovocarán grandes catástrofes, guerras inexplicables,sucesos inevitables. Por su parte, la humanidad no encontraráque hacer entre las cosas hostiles y subversivas. El constanteforcejeo con las cosas irá disminuyendo las fuerzas de loshombres y el exterminio vendrá, provocando el triunfo de lascosas. Cuando el último hombre desaparezca, las cosasfrías, relucientes, metálicas, insensibles seguirán brillando ala luz del sol, a la luz de la luna, por toda la eternidad”.

(DENEVI, Marco. Falsificaciones. Thule: Espanha, 2006.)

Questão 06

Segundo o texto, podemos afirmar que:

A) El fin de la humanidad será muy rápido y directo.B) Las computadoras no se rebelarán y seguirán

funcionando de buena manera.C) Los hombres desaparecerán después de las cosas.D) El mundo del futuro estará ocupado con más objetos

que en la época actual.E) Los objetos de las épocas futuras tendrán alma, voz

y sentimientos.

Questão 07

De acordo com o texto, o título “Apocalipsis” significa:

Questão 08

O texto nos fornece uma sensação de:

A) EsperanzaB) AlegríaC) SorpresaD) ReflexiónE) Duda

Questão 09

No texto, a palavra “hostiles” (l. 29) se refere às coisas como:A) suavesB) patéticasC) agressivasD) tristesE) caprichosas

Questão 10

Qual é o tipo de mundo narrado que se observa no texto?A) LegendarioB) Ciencia ficciónC) FantásticoD) RealistaE) Utópico

Questão 11

A) 1B) - 3/2C) 2D) - 5/2E) 3

Questão 12

A figura a seguir representa o coração perfeito que Jairdesenhou para a sua amada.

Sabendo que esse coração representa dois semicírculos como diâmetro em dois lados consecutivos de um quadrado, cujadiagonal mede 5 cm, a área do coração, em cm quadrados,é :

5

10

15

20

25

30

A) La esperanza de las cosas.B) La rebelión de las cosas.

C) El fin del mundo.D) El hombre del futuro.E) La guerra entre los hombres.

 

O valor da expressão M = + + é:

 

= 3Adote

4

Page 7: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

5

A) 175B) 160C) 155D) 140E) 142

Questão 13

A quantidade de números naturais que satisfazem àinequação abaixo é:

A) InfinitosB) NenhumC) 4D) 5E) 6

Questão 14

Um aluno do curso de Automação Industrial resolveuarmazenar parafina liquida em dois recipientes: um na formade um prisma quadrangular regular e outro na forma de umcilindro circular reto cujas medidas estão indicadas abaixo:

Sobre esses recipientes é correto afirmar:

A) No recipiente 1 cabe mais parafina que no recipiente 2B) No recipiente 1 cabe menos parafina que no recipiente

2C) Tanto no recipiente 1 quanto no recipiente 2 cabem a

mesma quantidade de parafinaD) Tanto no recipiente 1 quanto no recipiente 2 cabem

menos de 6,1 litros de parafinaE) Tanto no recipiente 1 quanto no recipiente 2 cabem

mais de 6,3 litros de parafina

Questão 15

Um atleta do IFBA se desloca com velocidade de 10 km/h aolongo da reta OP, que forma um ângulo de 30o com a reta Ox,partindo do ponto O. Após 3 horas, qual a distância do atletaaté a reta Ox?

A) 30 kmB) 15 kmC) 15 kmD) 5 kmE) 7,5 km

Questão 16

Texto I

Um reino bem governado deve ser como uma família cujosoberano é o pai e os cidadãos seus filhos ... O monarca nãopoderia ser feliz quando seus povos são miseráveis. O príncipeé apenas o primeiro servidor do Estado, obrigado a agir comprobidade, sabedoria e completo desinteresse, como se acada momento tivesse que dar contas de sua administraçãoa seus concidadãos.

Francisco II, rei da Prússia. 1740 - 1786

Texto II

A cada país é necessária uma lei fundamental, ou contrato,entre o povo e o soberano, que limite a autoridade e o poderdeste último (...). o poder executivo está no soberano, mas olegislativo no povo e seus representantes (...) O soberano deveprestar conta exata e anual ao povo a respeito de empregodas rendas públicas; ele não tem absolutamente o direito deimpor arbitrariamente as taxas.

Leopoldo II, imperador da Alemanha, 1747-1792

RODRIGUE, Joelza Ester. História em documento: imagem etexto. São Paulo: FTD, 2001, p. 35.

Adote = 3,14

Recipiente 1

Recipiente 2

π 

  3  3

  3

Page 8: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

6

Os textos apresentam ideias de alguns reis e imperadoreseuropeus que, no século XVIII, implementaram reformas liberais,influenciados pelos iluministas, marcando um processohistórico conhecido como

A) Impérios Liberais;B) Monarquias Iluminadas;C) Despotismo Esclarecido;D) Monarquias Reformistas.E) Absolutismo Monárquico.

Questão 17

“Os habitantes da paróquia de Chateaubourg, na Bretanha,consideram que o regime priva o proprietário do direito dapropriedade, o mais sagrado, pois todo ano ele é obrigado apagar a seu senhor uma renda em dinheiro ou em espécie.A dependência em relação aos moinhos também deve serlevada em consideração: ela sujeita [camponês] a utilizar osmoinhos do senhor; dessa forma, ele é forçado a levar suassementes a moleiros de honestidade nem semprereconhecida, embora pudesse moer mais perto e escolherum moleiro de sua confiança.”

Caderno de queixas de Rennes para os Estados Gerais de 1789.Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau. São Paulo: SE/

CENP, 1980, p. 87O trecho do documento acima aponta para uma realidade dasociedade francesa do final do século XVIII, que pode serrelacionada à

A) submissão do campesinato francês a um regime deservidão, característico do feudalismo medievaleuropeu.

B) decadência da atividade agrária, consequência do forteprocesso de industrialização vivido pela França.

C) manutenção de regras e normas típicas do colonato,herdado das relações camponesas do ImpérioCarolíngio.

D) continuidade do regime de cercamentos de terras,empreendidos pela aristocracia com apoio damonarquia francesa.

E) exploração dos camponeses, obrigados, pela políticafiscal do governo, a sustentar o Estado, a nobreza ea burguesia francesa.

Questão 18

No contexto da Revolução Francesa em 1789, a imagemexpressa um conjunto de ações que ficou conhecido como

A) Período do Terror, marco das perseguições aos“inimigos da revolução”, durante a Ditadura Jacobina.

B) Grande Medo, revolta dos camponeses contra aaristocracia francesa que os submetia ao regime deservidão.

C) Revolução Burguesa, marco inicial da luta daburguesia contra os privilégios da nobreza e do clerona França.

D) Período Napoleônico, marcado pela legitimação darebelião camponesa no Código Civil para garantir areforma agrária.

E) Queda da Bastilha, marco da adesão popular aomovimento revolucionário iniciado pelo Terceiro Estadona Assembléia Geral.

Questão 19

“De uma perspectiva geral, podemos dizer que aconspiração baiana como que atou as pontas das duasvertentes subversivas do Brasil Colônia.”

RISÉRIO, Antonio. Em torno da Conspiração dos Búzio. In:DOMINGUES, Carlos Vasconcelos; LEMOS, Cícero Bathomarco;

YGLESIAS, Edyala. (Orgs). Animai-vos, Povo Bahiense! A Conspiraçãodos Alfaiates. Salvador: Omar G. Editora, 1999, p. 53.

A ideia apresentada por Antonio Risério se sustentahistoricamente no fato de que a Conjuração Baiana foi omovimento anticolonial brasileiro que

B) inseriu o ideal de unidade territorial à luta pelaindependência da América Portuguesa.

C) reduziu a luta libertária à defesa do livre comércio eda autonomia administrativa.

D) defendeu a independência do Brasil e a proclamaçãode uma república de base oligárquica.

E) apresentou caráter de luta nacionalista à medida querepresentou o ideal de liberdade de todos osbrasileiros.

Questão 20

O Brasil constituía então uma base essencial da economiaportuguesa. A nossa exportação era quase toda (excetuandoo vinho do Porto) canalizada para os portos brasileiros; anossa importação vinha quase toda do Brasil; as matérias-primas tropicais faziam escala em Lisboa e daqui eramexportadas para o exterior. (...)A emancipação econômica do Brasil (em 1808) teve, portanto,consequências graves na economia portuguesa. A antigacolônia passara, em poucos anos, de fonte de rendimento àfonte de despesa.

SARAIVA, J. H. História de Portugal. Lisboa: Europa-América, 1996. p.274.

A) aliou à luta emancipacionista reivindicações sociais,como a questão escravista.

Page 9: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

7

A) A Mata Atlântica caracteriza-se como florestalatifoliada tropical úmida, a qual se estende do RioGrande do Norte até o Rio Grande do Sul. Apesardas intensas devastações devido à expansão daagroindústria e da rede urbana e industrial, estafloresta ainda destaca-se pela grande biodiversidadeencontrada por hectare nos fragmentos de matapreservados.

B) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil,tem como característica formar-se em solos pobrese arenosos, os quais impedem a expansão agrícolanesta área.

C) A ocupação e o aumento do desmatamento naAmazônia foram intensificados a partir da décadade 1970, quando os governos militares brasileirosincentivaram a migração e a implantação de grandesprojetos, principalmente agropecuários, e deexploração mineral, com o objetivo de ocupar afronteira norte do país.

D) A caatinga se constitui como vegetação xerófila típicade clima semiárido, na qual predominam arbustosespinhosos e cactos. Este bioma é um dos maisameaçados do país, devido ao desmatamento emfunção de cultivos e pastagens o qual favorece oprocesso de desertificação, que está ocorrendo emvárias regiões da caatinga.

E) No Pantanal, a expansão da agropecuária e asqueimadas suprimiram parte da vegetação econtaminaram os corpos d’água por agrotóxicos,assim como a utilização de mercúrio na mineraçãotambém causa a poluição neste bioma.

Questão 22

Frente fria baixou a temperatura em Salvador

Frio e calor são relativos. Tudo depende do padrão normalde temperatura do lugar, em cada época do ano. Maio eJunho são períodos de frentes frias grandes e fortes quechegam a Salvador. É um mês de chuva na capital baiana ede ventos frios, de origem polar, que baixam a temperaturajunto com a chuva. Segundo o Instituto Nacional deMeteorologia, a temperatura máxima em Salvador, nestasexta-feira, foi de apenas 26ºC. A tarde de hoje foi uma dasmais amenas na capital baiana. A passagem de uma frentefria deixou a cidade com excesso de nuvens, provocou chuvae também levou o vento frio polar para Salvador. A menortemperatura máxima registrada este ano em Salvador foi de25ºC, em 19 de maio. Ontem, a máxima foi de 25,3ºC, asegunda mais baixa do ano.

Disponível em: http://www.climatempo.com.br. Acesso em: 3 de julhode 2011

No contexto das medidas liberais decretadas por D. João VIno Brasil, a “emancipação econômica do Brasil” que ohistoriador português apresenta como danosa à economiaportuguesa, é resultado da

A) autonomia administrativa advinda da elevação do Brasila Reino Unido de Portugal e Algarves.

B) autonomia financeira garantida com a criação doBanco do Brasil, que passou a emitir papel moeda.

C) liberação manufatureira estabelecida pelo Alvará de1º de abril, que permitiu as instalações de indústriasno Brasil.

D) incrementação do comércio brasileiro a partir daassinatura do Tratado de Comércio e Navegação coma Inglaterra.

E) liberdade de comércio estabelecida pelo decreto deAbertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigasde Portugal

Questão 21

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrangegrades áreas contínuas. O mapa abaixo reconstitui a situaçãodos biomas brasileiros na época do descobrimento. Conformeo mapa e os conhecimentos sobre o assunto, assinale aalternativa incorreta:

Fonte: IBGE, 2004.

Page 10: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

8

De acordo com o texto e os seus conhecimentos sobre adinâmica das massas de ar no território brasileiro, pode-seafirmar que

A) no inverno, a Massa Equatorial Continental quente eúmida, originária da Amazônia, ao chegar até o litoralda Bahia, onde ocorre um clima úmido, provoca chuvae elevação da temperatura.

B) a Massa Equatorial Atlântica, originaria da Região Sul,ao se deslocar para o nordeste do território brasileiro,provoca queda de temperatura e ocasiona grandeprecipitação.

C) a Massa Polar Atlântica, originária do sul da Argentina,fria e com pouca umidade, ao se deslocar até o litoralnordestino, encontra-se com a Massa TropicalAtlântica, provocando chuvas frontais e queda detemperatura.

D) a Massa Tropical Atlântica, formada sobre o OceanoAtlântico, na região do Trópico de Câncer, provocagrande precipitação e queda de temperatura ao sechocar com a Massa Equatorial Atlântica, estacionadana Região Nordeste do Brasil.

E) durante o inverno, a Massa Polar Atlântica fria e úmida,ao se deslocar para o litoral nordestino, provocaelevação de temperatura e tempo estável.

Questão 23

Com relação ao papel desempenhado pela agricultura e pelaindústria na organização do espaço geográfico brasileiro, écorreto afirmar:

A) A estrutura fundiária brasileira sofreu uma modificaçãoestrutural importante na passagem do século XIX parao século XX, pois deixou de ser do tipo arquipélagopara se constituir como centro – periferia.

B) Devido ao processo histórico da formação do espaçogeográfico brasileiro, a agricultura praticada desde operíodo colonial tem se caracterizado como sistemaintensivo de exploração da terra.

C) A agricultura de subsistência implantada com acolonização moderna no século XIX contribuiu paradiversificar a produção agrícola no mercado interno,pois tinha um caráter policultor.

D) A modernização da agricultura brasileira tem relaçãocom o papel desempenhado pela EMBRAPA, aodesenvolver pesquisas com a finalidade de aperfeiçoara produção de sementes no Brasil, mas também coma reestruturação da estrutura fundiária, como foiacordado com o MST.

E) O oeste baiano, a partir de meados da década de 70,começou a se inserir como polo produtor decommodities importantes devido à migração dapopulação gaúcha, que aí desenvolveu a cultura dasoja.

Questão 24

Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, écorreto afirmar:

A) A população brasileira apresenta elevado número depessoas em idade produtiva devido ao crescimentopopulacional ocorrer segundo uma progressãogeométrica.

B) As melhorias de saneamento efetuadas nos territóriosurbanos das regiões metropolitanas nos anos trinta,com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram parareduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.

C) A dinâmica atual da população brasileira reflete ascondições do Brasil como país emergente,considerando seu potencial populacional e alteraçãono regime demográfico, com redução da base dapirâmide e aumento no numero de adultos e idosos.

D) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-secomo explosão demográfica entre os jovens daperiferia, uma vez que os índices de mortalidade dapopulação masculina está relacionado ao uso dedrogas e à violência .

E) Devido à globalização, alguns países, entre eles oBrasil, tem se caracterizado por apresentar umadinâmica demográfica fortemente influenciada pelaconjuntura econômica internacional, ora se colocandocomo país de emigração, ora se colocando como paísde imigração.

Questão 25

Tendo por referência a dinâmica e o desenvolvimento do modode produção capitalista em relação à organização do espaçogeográfico e aos problemas ambientais, analise:

I – A internacionalização dos problemas ambientaisdurante a 2ª Revolução Industrial foi uma consequência dasdisputas interimperialistas ocorridas a partir da unificaçãoalemã e italiana, que se constituíram como novos paísescapitalistas.

II – O espaço geográfico mundial, após a crise de 1929,teve uma intensa reorganização produtiva, considerando aaplicação da política de bem estar social, o taylorismo/fordismo e o just in time, estruturas administrativas quepossibilitam a produção/reprodução ampliada do capital.

III – Os problemas da organização do espaço geográficotem relação direta com as categorias de analise central dageografia, como paisagem, região, espaço, território e lugar,sendo estes, em muitos momentos, adjetivados como meioambiente.

IV – A produção em série e o consumo de massa,implantados com o New Deal, estão na base da crise pelaqual passa a economia americana nos dias atuais.

Page 11: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

9

São corretas:

A) I, II, III, IVB) II, III, IVC) II, IVD) II, IIIE) I, II, III

Questão 26

Em atividades experimentais, usando-se a situação abordadano problema anterior, verifica-se que o valor da velocidadequando o objeto toca o solo é menor do que o valor esperadoquando calculado através do teorema da Conservação daEnergia Mecânica. Isto é possível pois

A) o problema não apresenta os valores de temperaturae pressão necessários para a utilização do teoremada Conservação da Energia Mecânica

B) para obtermos o valor verdadeiro da velocidade usandoo teorema de conservação da energia mecânica,temos que desprezar todo o tipo de forças dissipativas(atrito do corpo com a superfície e atrito do ar).

C) a grandeza tempo não foi fornecida para o cálculo davelocidade com o teorema da Conservação da EnergiaMecânica.

D) não foi fornecida a grandeza força necessária para aobtenção da velocidade com o teorema daConservação da Energia Mecânica.

Um corpo é abandonado do alto de um plano inclinado,conforme a figura abaixo. Considerando as superfícies polidasideais, a resistência do ar nula e 10 m/s2 como a aceleraçãoda gravidade local, determine o valor aproximado da velocidadecom que o corpo atinge o solo:

A) v = 84 m/sB) v = 45 m/sC) v = 25 m/sD) v = 10 m/sE) v = 5 m/s

Questão 27

E) a velocidade é uma grandeza vetorial e não pode sercalculada com dados experimentais.

Questão 28

O conjunto de valores numéricos que uma dada temperaturapode assumir em um termômetro constitui uma escalatermométrica. Atualmente, a escala Celsius é a maisutilizada; nela adotou-se os valores 0 para o ponto de fusãodo gelo e 100 para o ponto de ebulição da água. Existemalguns países que usam a escala Fahrenheit, a qual adota32 e 212 para os respectivos pontos de gelo e de vapor.

Certo dia, um jornal europeu informou que, na cidade de PortoSeguro, o serviço de meteorologia anunciou, entre atemperatura máxima e a mínima, uma variação Δ F = 36 o F.Esta variação de temperatura expressa na escala Celsius é:

A) ΔC = 10 o CB) ΔC = 12 o CC) ΔC = 15 o CD) ΔC = 18 o CE) ΔC = 20 o C

Questão 29

Tanto o eco sonoro como a visão são fenômenos explicadospelo estudo de Ondas. Os dois são manifestações de umdos fenômenos ondulatórios abaixo, a

A) difraçãoB) refraçãoC) reflexãoD) polarizaçãoE) ressonância

Questão 30

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico destinado aproteger circuitos contra a sobrecarga e o superaquecimento.Pretende-se dimensionar um disjuntor para proteger umambiente cuja rede elétrica fornece uma tensão de 120 V epossui uma lâmpada de 60 W, um ar condicionado de 1000W e um computador de 140 W. Este ambiente ficará maisbem protegido, considerando-se a tolerância de 30%, comum disjuntor de:

A) 30 AB) 22 AC) 20 AD) 13 AE) 10 A

Page 12: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

A) A formação do Mg (s) ocorre com redução do Mg2+

e oxidação do Cl-.B) O raio do íon Mg2+ é maior que o do íon Ca2+.C) Na reação global, um mol de HCl(g) é consumido

para cada mol de Mg2+ (aq) que reage.

10

Questão 31

A variação de entalpia de uma reação química, que ocorre àpressão constante, é representada pelo gráfico:

Admitindo que R corresponde aos reagentes, I ao intermediário eP aos produtos, é correto afirmar que

A) a energia de ativação da segunda etapa da reação é maiorque a energia de ativação da primeira etapa.

B) a variação de entalpia da reação é maior que zero. Destaforma, o processo global é endotérmico.

C) a adição de um catalisador aumenta a velocidade dareação, promovendo, também, aumento na variação deentalpia.

D) o calor de reação independe do estado de agregação dosreagentes e produtos.

E) a velocidade da reação depende apenas da concentraçãodo intermediário I.

Questão 32

Os compostos cujas estruturas estão representadas aos parespossuem uma ou mais de uma propriedade que os diferenciam.

Acerca das propriedades e da relação de isomeria entreos compostos, é correto afirmar:

A) As cetonas insaturadas (R)-carvona e a (S)-carvona são consideradas isômeros cis-trans.

B) Com base nas estruturas, conclui-se que acombustão completa de 1 mol de ciclopropanolibera a mesma quantidade de calor que acombustão completa de 1 mol de propeno.

C) O par de isômeros constitucionais apresenta umcomposto como a imagem do outro, refletida emum espelho.

D) A hidrogenação catalítica do ciclopropeno e dopropeno forma o mesmo composto, o propano.

E) Uma mistura equimolar das cetonas (R)-carvonae (S)-carvona é levógira.

Questão 33

Atualmente, o magnésio metálico é obtido após umasequência de reações químicas que tem como ponto departida a transformação do íon magnésio, presente naágua do mar, em seu hidróxido. As equações químicasque demonstram as reações de obtenção do magnésiosão:

(I) Ca(OH)2(s) + Mg2+ (aq) Mg(OH)2 (s) + Ca2+ (aq)

(II) Mg(OH)2 (s) + 2HCl (g) MgCl2 (s) 2H2O (l)

(III) MgCl2 (s) Mg(s) + Cl2 (g)

A partir das reações representadas e das propriedadesdos elementos e substâncias, é correto afirmar:

Page 13: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

11

D) A substância oxidante na equação (II) é o hidróxido demagnésio.

E) Ao reagirem 7,5 mols de Mg(OH)2 (s) e 10 mols de HCl (g),o reagente em excesso é o ácido.

Questão 34

LISBOA,Júlio Cezar Foschini. (Org.) Química Ser Protanista, vol 2.Edições SM: 2010, p. 39.

O comportamento do gás oxigênio com a variação de temperaturadescrito no gráfico, bem como o comportamento físico geral dosgases, permitem afirmar corretamente que

A) as forças atrativas se sobrepõem às forças de repulsãoentre as moléculas do gás oxigênio com o aumento datemperatura.

B) as colisões entre as moléculas de um gás aumentam defrequência com o aumento de temperatura, à pressãoconstante, diminuindo a velocidade média das moléculase reduzindo sua solubilidade em água.

C) a solubilidade de um gás em um líquido depende da energiacinética das moléculas do gás e da pressão exercida sobreo sistema que comporta o soluto gasoso e o solvente líquido.

D) dois reservatórios de água mantidos sob as mesmascondições de limpeza e pressão de 1 atm, localizados naBahia, a 35º C, e no Paraná, a 20º C, terão a mesmaconcentração de O2(g) dissolvido na água.

E) as concentrações de O2(g) dissolvido em amostras de águado mar Báltico e do mar Vermelho independem de suasconcentrações salinas, que são 30 g/L e 40 g/L,respectivamente.

Questão 35

As substâncias NH3 (amônia) e BF3 (trifluoreto de boro) sãogasosas, incolores e de odor característico. O trifluoreto de boro émuito utilizado como catalisador em reações de polimerizações ealtamente reativo com a água. Os derivados da amônia sãolargamente usados como fertilizantes. Do conhecimento dasestruturas e das propriedades dos elementos constituintes dassubstâncias citadas, NH3 e BF3, e sobre o comportamento físico equímico de ambas, é correto afirmar:

A) A amônia e o triflureto de boro são compostosmoleculares com geometria molecular piramidal etrigonal plana, respectivamente.

B) Ao reagir NH3 com o BF3, forma-se um compostoiônico com carga negativa sobre o elemento maiseletronegativo da amônia.

C) A energia de ionização dos elementos N, H, B e Fdiminui de valor quando é avaliada a partir doelemento de menor número atômico para o elementode maior número atômico.

D) A adição de NH3 em água forma uma solução nãoeletrolítica devido ao tipo de ligação química entre onitrogênio e o hidrogênio.

E) O trifluoreto de boro está com oito elétrons nacamada de valência do átomo central, tornando oboro um bom doador de elétrons.

Questão 36

Tuberculose na Mira

A prevenção da tuberculose, sobretudo em criançasportadoras de HIV pode ganhar um novo aliado.Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) descreveram como o sistema imune do hospedeiroreconhece a bactéria Mycobacterium avium, do mesmogênero da M. tuberculosis, e que, pelas semelhanças, servecomo modelo para o estudo da infecção.

Pelo mecanismo descrito, um receptor específico dascélulas imunes, o TLR9, identifica o DNA do bacilo. “Essereconhecimento é um importante mecanismo quedesencadeia a resposta imunológica”, afirma Sérgio CostaOliveira, do Departamento de Bioquímica da UFMG [...].Ao reconhecer o bacilo, as células de defesa são ativadasa liberar citocinas, que são proteínas importantes nomecanismo de destruição do microorganismo.

Adaptado de: Ciência Hoje, nº 283 / julho de 2011, p. 69.

Sobre a tuberculose e outras patologias de interesseepidemiológico, foram feitas as seguintes proposições:

I - No herpes, com o uso de antibióticos específicos, há adiminuição dos sintomas e posterior eliminação do agenteetiológico da doença.

II - A tuberculose , assim como a meningite, é uma doençaque pode ser transmitida por secreção salivar, e ambaspodem ser prevenidas por imunização ativa.

III - A utilização de técnicas adequadas de conservação dealimentos diminui as chances de intoxicação botulínicacausada pelo Clostridium botulinium.

IV - Na AIDS, a dupla hélice do DNA do vírus desencadeiauma série de reações imunológicas comandadas pelosmacrófagos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

A) I e IIB) II e IIIC) I e IIID) II e IVE) III e IV

Page 14: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

12

Questão 37

Ataque de tubarão pode ter ocorrido por imprudência dosurfista

De acordo com informações do Instituto Oceanário dePernambuco, a localidade da Praia do Pina, onde ocorreu oataque de um tubarão a um jovem na manhã desta quarta-feira (29), é uma área onde a prática de surf e qualquer outrotipo de esporte náutico é proibida por decreto do governoestadual. Segundo o presidente do Instituto, AlexandreCarvalho, a área de proibição desse tipo de prática no litoralpernambucano compreende o trecho que vai desde a praiade Zé Pequeno, no Bairro Novo, em Olinda, até a praia doPaiva. O que inclui totalmente a praia do Pina.Alexandre informou ainda que esse período do ano, por serinverno, é considerado de maior risco. “Há uma maiorquantidade de chuvas, baixa salinidade do mar e as águasficam mais turvas, o que dificulta a visibilidade dos tubarões”,explica. Ele informou ainda que toda a área de proibiçãopossui sinalização e se o banhista insiste em entrar no marele deve estar assumindo o risco.

Disponível em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/noticia/2011/06/29/ataque-de-tubarao-pode-ter-ocorrido-por-imprudencia-do-surfista-

280172.php. Acesso em: 29/06/2011

Sobre a Biologia dos peixes e aspectos ecológicos dasituação descrita, é correto afirmar :

A) Dentre outros fatores, o ataque de tubarões ahumanos pode ser explicado pela abundância dealimento disponível na cadeia alimentar dessesanimais.

B) Os tubarões são peixes do grupo dos osteíctes, eapresentam opérculo que encobre quatro ou cincopares de brânquias.

C) Os condríctes apresentam alta concentração de uréiano sangue – uremia fisiológica – que se constitui emum mecanismo de regulação osmótica para animaismarinhos.

D) A linha lateral é uma estrutura presente nos peixes,que está diretamente associada aos processosreprodutivos, a exemplo da corte realizada pelosmachos para atrair as fêmeas.

E) A prática de banho de mar no fim da tarde e em regiõesprofundas e distantes da arrebentação da praiadificultam o ataque de tubarões aos banhistas.

Questão 38

O fascinante processo de criação da vida

O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo.Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulousobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentrodo útero e criou esboços de uma possível ligação entre amedula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistasnaturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria umbebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora.

Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, queesclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos deultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidezdesde os primeiros dias após a fecundação, e descobertasno campo da genética trouxeram revelações sobrehereditariedade.

Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12.

Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:

A) O ovócito II, durante a penetração do espermatozoide,completa a 2ª divisão meiótica e dá origem a um óvuloe um 2º glóbulo polar.

B) Nos gêmeos monozigóticos, a fecundação se dá coma participação de dois ovócitos e dois espermatozoidesque podem dar origem a crianças de sexos diferentes.

C) No ciclo menstrual, após o pico de LH, a taxa deestrogênio aumenta e a da progesterona diminui,estimulando o aumento dos níveis de FSH.

D) Aproximadamente cinco semanas depois dafecundação, ocorre o processo de nidação, queestimula a produção de FSH.

E) Na gravidez, o útero produz HCG, que contribuirá parasuspensão da menstruação e da ovulação.

Questão 39

Os insetos representam um grupo de artrópodes com incríveldiversidade, desde habitat ao comportamento. Dentre osaspectos comportamentais, tem-se grande interesse cientificotanto pelos chamados insetos sociais como por aqueles quetêm relação direta com problemas de saúde pública. Sobre abiologia dos insetos e sua relação com aspectos de saúdepública, é correto afirmar que:

A) Na pediculose do couro cabeludo, a capacidade devoo e saltos dos piolhos contribui para sua grandeincidência na idade escolar.

B) Os insetos ametábulos, a exemplo das borboletas epiolhos, apresentam desenvolvimento indireto, sem faselarval.

C) No grupo dos insetos, seus representantes sempreapresentarão asas e apêndices locomotores denúmero variável.

Page 15: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

Questão 40

A dupla hélice

Uma curiosidade: hoje se sabe que Rosalind Franklin realizouas pesquisas básicas (o uso de raio X na observação doDNA) que possibilitaram a proposta da estrutura do DNA.Essefato é reconhecido por James Watson, em seu livro A duplahélice – um relato pessoal da descoberta da estrutura doDNA (Lisboa, Gradiva, 1987)[...]. A descoberta da dupla hélicefoi repleta de emoções, paixões e intrigas.A disputa e a corridacontra o tempo envolveram três grupos de pesquisadores deDNA: os enfants terribles do laboratório de Cavendish, emCambridge (James Watson e Francis Crick, que não chegavama formar uma equipe oficial), o grupo do King’s College, emLondres (Maurice Wilkins e Rosalind Franklin), e o grupo daCalTech, na Califórnia, chefiada por Linus Pauling, naquelaépoca o maior químico do mundo.

A partir de seus conhecimentos de Citogenética, analise asproposições a seguir:

I - Na estrutura do DNA, as duas fitas estão unidas porligações de hidrogênio (pontes);

II – O RNA, nos eucariotos, é produzido no citoplasmae, posteriormente, migra para o núcleo;

III – O anticódon representa a trinca de bases do RNAm ,que orientará a RNAr na síntese proteica;

IV – O código genético humano é degenerado, pois podeapresentar mais de um códon para um mesmo aminoácido.

A alternativa em que todas as proposições estão corretas é :

A) I, II, III e IVB) I e IIC) II e IIID) III e IVE) I e IV

D) A malária e a febre amarela são doenças infecciosasque apresentam insetos como vetor, e para apenasuma delas há vacinação disponível.

E) O processo de ecdise é raro entre os insetos e, quandoocorre, dificulta o crescimento do exoesqueleto e areprodução.

Adaptado de: OLIVEIRA, Fátima. Engenharia genética: o sétimo diada criação. São Paulo: Editora Moderna, 2004, p. 68-70.

***

13

Page 16: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma

RASCUNHO DA REDAÇÃO

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________

14

Page 17: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma
Page 18: PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE - …portal.ifba.edu.br/prosel-2016/folder-2/provas-e-gabaritos-2012/... · PROCESSO SELETIVO 2012/ MODALIDADE SUBSEQUENTE Esta é uma