Prodesc

20
EE Antônio Raposo Tavares

Transcript of Prodesc

EE Antônio Raposo Tavares

Em

Viajando pelo Caminho

dos Bandeirantes

Relato do trajeto percorrido em 22 de setembro, para estudo e elaboração de um roteiro a ser

apresentado aos alunos participantes do PRODESC – Reintronização do Patrono

O início da nossa aventura foi às 7h30min da manhã de um sábado muito bonito. Havia sol e a expectativa de um excelente passeio crescia

a cada momento...

• A cidade de Santana doParnaíba é o ponto departida para os cerca de180 quilômetros dachamada rota dosBandeirantes. Distante40 quilômetros de SãoPaulo, foi fundada àsmargens do Tietê em1580. Era de lá que saíao movimento dasbandeiras rumo aosertão.

Nossa primeira parada foi na cidade de Santana do Parnaíba

CasarõesAntigos dividem espaço com...

Monumentos aos Bandeirantes, além é claro...

Da linda matriz, a Paróquia de Sant'Ana, construída em 1882...

A nossa próximaparada foi na cidadede Pirapora do BomJesus. Localizada 14quilômetros adiantede Santana suahistória tem início em1725, quandopescadoresencontraram aimagem de Cristo -agora disposta nosantuário - apoiadanuma pedra àsmargens do RioAnhembi, depoisTietê.

Durante todo o percurso, acompanhamos o rio Tietê e vimos como a ação do homem ao longo dos anos o transformou em um exemplo de poluição exacerbada nas grandes cidades.

Mas também acompanhamos alguns bons momentos da vida rural... um passeio a cavalo, rumo à Pirapora do Bom Jesus, ponto de encontro das romarias que percorrem quilômetros até o centro religioso.

“A fé queremovemontanhas”,presente emmuitoscidadãosbrasileiros ecomo nãopodia deixarde ser,também fazparte docotidiano dapopulaçãopresente nascidades doroteiro dosBandeirantes.

Em Itu vimos a estátua do

bandeirante Domingos Fernandes,

fundador da cidade

O Museu Republicano, que preserva a memória da Convenção de Itu e que abriga fontes históricas importantes do movimento

Efinalmentechegamosao final dopasseio, aoParque dasMonções,na cidadede PortoFeliz.

No século 16, o porto de Araritaguaba era utilizado como ponto de partida dos Bandeirantes embusca de índios para escravizar. O povoado, fundado em 1721, foi elevado à categoria de vila e"batizado" de Porto Feliz em 1797. Entre suas referências turísticas destacam-se o Parque dasMonções, a Casa da Alfândega e um sobrado do século XIX, onde funciona o Museu Histórico ePedagógico das Monções. Dentro do Parque das Monções estão o Paredão Salitroso de rochasedimentar, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Monumento das Monções.

Paredão SalitrosoUma das atrações do Parque das Monções é o Paredão Salitroso - monumento natural

formado por rocha salitrosa, calcário e arenito. Apresenta camadas sedimentares intrusivas. Ainda é objeto de estudo por sua origem indeterminada. Muitos

especialistas afirmam que este sítio arqueológico abriga provas que a região esteve submersa há milhões de anos. Deu origem ao nome primitivo da cidade, Araritaguaba, de procedência indígena, que significa local onde as araras ou pássaros de bico curvo

pousam para comer a pedra.

Rio Tietê

Na Parque das Monções em Porto Feliz tivemos uma outra visão do Rio Tietê. Ele ainda continua poluído, mas se tornou uma bela imagem ao final da tarde.

Lembra dele?

E com essa linda imagem, nós nos despedimos do Parque das Monções emPorto Feliz, e iniciamos a viagem de volta, tendo a certeza que além dedescobrir um pouco do nosso passado, percorrendo o caminho que osbandeirantes fizeram e nos tornamos também desbravadores, se não doterritório, ao menos da História!

Referências bibliográficas:

• http://www.portofeliz.sp.gov.br/content.php?t=content&id=220&idm=220

• http://www.parnaibaweb.com.br/Especial+01/Conheca+Santana+de+Parnaiba+Berco+dos+Bandeirantes.html

• http://www.roteirodosbandeirantes.com.br/home/