Produção audiovisual para mídias digitais

27
Mídias Digitais Produção de conteúdo audiovisual para mídias digitais Cristina Felix Cristina Felix Diretora Executiva de Produção e-mail: [email protected] Maio/2009 Maio/2009

description

Oficina ministrada para PUBLYTAPE e WTN, para estudantes e especialistas do mercado audiovisual.

Transcript of Produção audiovisual para mídias digitais

Page 1: Produção audiovisual para mídias digitais

Mídias DigitaisProdução de conteúdo audiovisual

para mídias digitais

Cristina FelixCristina FelixDiretora Executiva de Produção

e-mail: [email protected]

Maio/2009Maio/2009

Page 2: Produção audiovisual para mídias digitais

Massificação da banda larga no Brasil

- Brasil já tem quase 45 milhões de internautas, com crescimento de 56% entre 2007 e 2008 (Ibope/Netratings)

- Banda larga cresceu 48% em um ano (junho de 2007 e junho de 2008), chegando a 10 milhões de conexões, número previsto inicialmente para 2010 (Ibope/Netratings)

- Mais de 50 milhões de computadores vendidos no país, no segundo semestre de 2008 – venda mais expressiva do que TVs tradicionais (revista Cross Media)

- 950 mil conexões de banda larga por celular 3G, número que deve aumentar consideravelmente nos próximos anos (Accenture consultoria)

Maio/2009Maio/2009

Page 3: Produção audiovisual para mídias digitais

Maio/2009Maio/2009

Fonte: Converge Comunicações -Revista Tela Viva

Page 4: Produção audiovisual para mídias digitais

Fonte: Converge Comunicações -Revista Tela Viva

Maio/2009Maio/2009

Page 5: Produção audiovisual para mídias digitais

Maio/2009Maio/2009

Fonte: Converge Comunicações -Revista Tela Viva

Page 6: Produção audiovisual para mídias digitais

-- Segmentação de público

- Estrutura de Alta Definição na ponta inicial do workflow

- Criação em linguagem de conteúdo multiplataforma

- Controle sobre os direitos autorais das obras e suas adaptações

- Métricas apuradas em um curto espaço de tempo

- Acompanhamento constante da evolução tecnológica e novas oportunidades de aplicação do seu conteúdo.

Desafios da aplicação multiplataformaOs principais pontos

Page 7: Produção audiovisual para mídias digitais

Produção de conteúdo- câmeras- editores- iluminadores- diretores- produtores- redatores

Estrutura profissional

Equipe de TI- programadores- administração de rede e servidor

Integração multiplataforma- conversão de formatos- administração de conteúdo

Marketing- Integração da comunicação - Marketing em redes sociais- Pesquisa: Target, Quali, Quanti-- Estratégia de lançamentos-- Promoções segmentadas

Page 8: Produção audiovisual para mídias digitais

Estrutura profissional

Jurídica- contratos

Publicidade:- Ass. Imprensa- Search Marketing- Search Optimization- Promoções culturais- Mail Mkt- Redes Sociais - Mkt Viral

Comercial- venda de publicidade- venda de conteúdo

Page 9: Produção audiovisual para mídias digitais

Produção de vídeo- Equipamentos de gravação HD- Estúdio- lhas de edição- Encoding multiplataforma

Estrutura tecnológica

Estrutura Web- Servidor próprio X CDN (Content Delivery Network)- Equipe de TI / Programadores

Page 10: Produção audiovisual para mídias digitais

High Definition

3GP

Tape

H.264

.TSH.264

WORKFLOWAplicação de conteúdo audiovisual as multiplataformas

Page 11: Produção audiovisual para mídias digitais

Mobile (2G/3G)IPTV DTHIndoor

A produção em HD permite a produção com excelência para todas as plataformas.

Algumas das MULTIPLATAFORMAS de transmissão

Page 12: Produção audiovisual para mídias digitais

Mobile - 2GMobile - 2G

Maio/2009Maio/2009

Produto consumido pelos públicos de classes C/D/E, na maior parte aparelhos com sistema pré-pago, e sua plataforma de transmissão prioriza atender a demanda dos aparelhos mais populares, limitando tecnicamente os conteúdos disponibilizados aos seus usuários a duração máxima de 40 segundos

Desafios- Aplicação do conteúdo com duração muito reduzida.- Preservar o conteúdo criativo/editorial do produtor original (quando houver adaptações) e se fazer entender.- A concorrência com o mercado informal de produção.- Target C / D / E: Perfil consumidor de conteúdos mais populares, com menor potencial criativo e cultural, e muitas vezes já exploradopor outros veículos. Os conteúdos mais aceitos: ADULTO, ESPORTE e HUMOR

Vantagens- É uma tecnologia implantada há mais tempo, portanto, existem mais pesquisas qualitativas disponíveis.-Target menos exigente quanto a qualidade do conteúdo (técnica e editorial), podendo, ser usada como uma plataforma de testes sem sofrer grandes críticas.- Modelo de exibição disponível na grande maioria das operadoras de mobile no Brasil.

Page 13: Produção audiovisual para mídias digitais

Mobile - 3GMobile - 3G

Maio/2009Maio/2009

Produto mais recente, consumido ainda de forma tímida pelos públicos de classes A/B/C, a cultura ainda está sendo propagada e conflita, constantemente, com a tecnologia e banda larga disponível no Brasil. A concentração de seus consumidores está na região Sudeste, em especial São Paulo e Rio de Janeiro.

Desafios- A necessidade de aplicar seu conteúdo a um público concentrado naRegião Sudeste (regionalização) - A tecnologia disponível em nosso país ainda é frágil, tornando-se uma deficiência que é aplicada, pelo público consumidor a plataforma/operadora, e consequentemente ao seu produto e/ou marca.- Público mais jovem que está mais “antenada” com a tecnologia 3G.

Vantagens- Plataforma mais moderna, sem grande limitação de duração, para exibição do conteúdo.- Maior qualidade na transmissão de áudio e vídeo na utilização do serviço em aparelhos mais modernos.- Target com maior poder aquisitivo. Geração de receita (consumo próprio / pontecial aumentado frente a patrocinadores)

Page 14: Produção audiovisual para mídias digitais

IPTVIPTVSistema de transmissão de vídeo, através de um protocolo IP para um “set top box, que converte o sinal em vídeo analógico para exibição em televisores. As plataformas podem ser abertas (pacotes) ou fechadas (pay-per-view). Sistema em evolução no mercado internacional, e pouco avançado no Brasil devido as dificuldades legislativas impostas e a tecnologia de banda larga pouco avançada.

VariedadesDicas da Semana

Adult Swin

TNT

TV EscolaTreinamento

s

Chegou no Videon

BBC

TV Cultura

SESCTVDocumentár

iosNegócios

WTN

Page 15: Produção audiovisual para mídias digitais

DTH DTH Maio/2009Maio/2009

Plataforma de exibição via satélite LINEAR, o sistema DTH (Direct To Home) vem crescendo de forma mais animadora no Brasil, se tornando um potencial concorrente ao modelo da TV a Cabo. No ano passado seu crescimento foi de 18,05% entre o segundo e o terceiro trimestre, alterando a fatia do mercado de TV a Cabo a menos de 60% pela primeira vez, desde o seu lançamento.

Desafios- A concentração do formato DTH em poucas operadoras, por questões tecnológicas e políticas. A Telefônica atualmente é a TOP1 do segmento, com uma base de assinantes de mais de 428mil usuários.- A regionalização do formato.- A falta de informação para o público de massa, consumidor de programação linear tradicional, que tem grande potencial para migrar para o modelo DTH.

Vantagens- Plataforma linear que pode preservar o seu produto, para exibição, sem limitação de duração e com sinal de áudio e vídeo digital.- Os investimentos no modelo DTH estão em crescente. - Métricas de audiência mais rápidas e precisas, sem intervenção de institutos de pesquisa terceirizados. Esses números irão girar entre você (detentor do conteúdo) e as operadoras.

Page 16: Produção audiovisual para mídias digitais

INDOORINDOORVeículo com potencial de exibição para umgrande número de pessoas, e que poderáser segmentado ao perfil dos consumidoresdo produto que você idealizou.O sistema de administração da grade deprogramação na sua maioria, é digital, via web.

Desafios- Adaptação do seu conteúdo a um modelo, na maior parte das vezes, sem áudio, e de pouco tempo para absorção do público (transeuntes) com CRIATIVIDADE e IMPACTO .- Métricas completamente dependentes do administrador do veículo, e pesquisas de opinião muito muito subjetivas, dificultando o prospect comercial junto a patrocinadores com uma linha mais tradicional e conservadora.

Vantagens- A administração da grade, via internet, agiliza a atualização do conteúdo e informações.- Segmentação do conteúdo a determinado público. - Mídias estratégicas em veículos de massa: ÔNIBUS, TÁXI, BARCAS, TRENS, METRÔ. O público nãotem opção, e acaba se envolvendo com o conteúdo.

Maio/2009Maio/2009

Page 17: Produção audiovisual para mídias digitais

WEB TVWEB TVVeículo de transmissão via internet, com livre acesso a sua programação, no formato “on demand”, e com mecanismos de interatividade que aproximam o idealizador do conteúdo com seu público. É o modelo digital, atualmente, de maior penetração, visto queo Brasil é um dos cinco países com maior númerode usuários da ferramenta no mundo.Não exige concessão de canal, diminuindo o tempo de implantação e a burocracia acerca de um processo tradicional de TVs.Desafios- A necessidade do avanço da banda larga no Brasil, proporcionando uma transmissão de maior qualidadeao seu usuário.- A concorrência com o mercado informal, e os portais de vídeo com apelo ao público jovem (em especial).- Adaptar a linguagem de um produto audiovisual ao perfil do consumidor da web, como por exemplo, o tempo médio, a rejeição a publicidade “gratuita”, a interatividade e etc.- A necessidade de buscar profissionais cada vez mais especializados no segmento, principalmente no que diz respeito ao marketing e publicidade no ambiente web.

Vantagens- As métricas precisas (data, hora, local, tempo médio) e ágeis que podem ser administradas pelo próprioidealizador/produtor do conteúdo stravés de ferramentas gratuitas e de credibilidade no mercado. (Ex.: Google Analytics)- Crescimento do investimento no mercado publicitário.- Mecanismos de interatividade e, por conseqüência, o aumento de audiência (Como exemplo: promoções culturais, blogs, participação em quiz aumentando a afinidade com seu público e e etc).

Page 18: Produção audiovisual para mídias digitais

Cases – Perfis específicosMail marketing

- Base cadastrada de 250 mil emails específicos no nicho médico, fonte de parcerias com sociedade e conselhos regionais de medicina.- Taxa média de retorno em e-mail marketing: 5%- Maior tempo médio de exibição dentro da grade de programação WTN com 8 (oito) minutos, e por consequencia a maior taxa de aproveitamento com 85% de exibição de seus episódios.

Page 19: Produção audiovisual para mídias digitais

- Programa com o grupo DeZnecessários com uma edição dinâmica dos melhores momentos durante o Pocket Show realizado semanalmente no Rio de Janeiro, e disponibilização de esquetes humorísticas na íntegra de todos os participantes do grupo DeZnecessários e seus convidados.

- “Traficante Gay” – Case viral com mais de dois milhões de acessos no youtube, apresentado e aplaudido em todas as aparições do grupo em seu stand up.

- Repercussão: Parte do elenco já faz parte do programa Pânico na TV com personagens fixos e consolidados, duas entrevistas ao Programa do Jô (TV Globo), duas temporadas de sucesso recentes na casa de espetáculos Vivo Rio, início da turnê com o espetáculo pelo Brasil após 2 anos de apresentações ininterruptas do grupo no Pueblo Bar/SP.

- WTN Humor: distribuição de peças virais para os 15 principais portais de vídeo da internet.

Cases – Perfis específicosMarketing viral

Page 20: Produção audiovisual para mídias digitais

Cases – Perfis específicosPromoção cultural

A promoção: As bandas publicariam músicas de sua autoria em uma rádio virtual da WTN, e abrimos o espaço para votação popular. A premiação: A banda mais votada, ao longo de um mês, seria convidada para uma participação no programa WTN Show, ancorado pelo músico Vinny, e gravaria duas músicas em nossos estúdios no formato acústico.O lançamento da promoção:- Primeiros três dias: mais de 40 mil votos- Após o terceiro dia de lançamento: Ativação de cadastro por email (mailling de pertinência)

Resultado positivo da promoção: - 120 mil votos- Crescimento de 400% no número de visitas no WTN Show- Vencedor: Banda Veroz, de São Paulo, com 45 mil votos.- O programa gravado com a banda VEROZ foi a terceira maior audiência da programação em 2008.

Page 21: Produção audiovisual para mídias digitais

Cases – Perfis específicosPúblicos de nicho

- Maior audiência de toda a programação da WTN em 2008.

- Divulgação em comunidades, foruns e blogs do meio teatral e artístico pelo apresentador do programa, o ator e produtor cultural: Augusto Garcia.

- O programa se transformou numa referência dentro principais festivais culturais, em especial os teatrais em todo país, sendo convidado constantemente para cobrir uma agenda super ativa de cultura brasileira.

- Divulgação: Mail Mkt

- Investimento em publicidade: NENHUM (0 reais)

- Top 3 WTN: 380.000 visitas / mês

- Rede Colaborativa:

Page 22: Produção audiovisual para mídias digitais

Aspectos comerciaisQuem está na web: Os 10 maiores anunciantes do Brasil

Page 23: Produção audiovisual para mídias digitais

Por que estar presente na Web

- 75% dos internautas assistem a vídeos on-line, um aumento de 36% em relação ao ano passado (PriceWaterhouseCoopers)

- O brasileiro é o internauta que fica mais tempo conectado no mundo: 22hs e 26min (ibope / netratings)

- Os internautas são 47% mais engajados em anúncios que são exibidos em vídeos online em comparação com a TV tradicional. (Simmons)

- A Internet foi o meio com maior crescimento em investimento, se comparado o 1º semestre de 2008 com o mesmo período de 2007 (intermeios)

(Tela Viva 2008)

Page 24: Produção audiovisual para mídias digitais

Os consumidores são 47% mais engajados em anúncios em vídeos online em comparação com a TV (Simmons)

PPV – EM 2010, o aluguel e compra de vídeo onlinevai representar 40% do total de vendas. (Parks Associates)

O conteúdo e suas “multiaplicações”Geração de receita a partir de conteúdo High Quality

Conteúdo

B2B - Multiplataforma

Plataformaprópria

Grátis

Pago

Ads

PPV

Fee

Ad

RevenueShare

Page 25: Produção audiovisual para mídias digitais

Plataforma mais eficaz e direcionada ao público alvo- Custos de transmissão reduzidos- Oferta de conteúdo On Demand- Perfil de público x Produto- Canal direto de compra (e-commerce)

Monetização na web

- Licenciamento: DVD DEZnecessários(WTN Humor)

- Pay Per Download WTN Fight

Page 26: Produção audiovisual para mídias digitais

- A internet possibilita a exploração comercial de públicos de nicho (Long Tail).

- Qualquer que seja o modelo de negócio, ele só será bem sucedido com uma ampla compreensão do público-alvo e a elaboração de um produto de qualidade (intelectual e técnica)

- A integração com outras plataformas é importante na formação do modelo comercial.

- A televisão tradicional continua sendo um veículo muitorelevante no meio massivo (tempo médio de 4h e 42minmensais), porém, com uma queda crescente junto ao público mais jovem. Paralelamente a web vem sedestacando em função de sua segmentação e eficácia.

Algumas conclusões

Page 27: Produção audiovisual para mídias digitais

Mídias DigitaisProdução de conteúdo audiovisual

para mídias digitais

Cristina FelixCristina FelixDiretora Executiva de Produção

e-mail: [email protected]

Maio/2009Maio/2009