Produção de hortaliças orgânicas garantem segurança alimentar e nutricional para as famílias...

2
A história do Assentamento Anice, situado a 36 quilômetros da sede do município de Muquém do São Francisco, na Bahia, se confunde com a própria história dos moradores, que carregam em si uma trajetória histórica de lutas e conquistas pela posse da terra, da água e de tantos outros direitos que vêm sendo adquiridos através de esforços, organizações e trabalhos coletivos das famílias assentadas. Em 1993, as famílias fizeram a ocupação do assentamento, que só veio a ser legalizado três anos depois, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fez o cadastramento e reconheceu legalmente a localidade como área de reforma agrária. Atualmente, residem 28 famílias na localidade, entre essas, 20 foram beneficiadas com as cisternas de consumo do Programa 1 Milhão de Cisternas – P1MC. Desse total, oito famílias também possuem, além da cisterna de consumo, a cisterna-calçadão, construída pelo Programa Uma Terra e Duas Água – P1+2, que é utilizada para a produção de alimentos, contribuindo para o melhoramento dos quintais produtivos e valorizando as bases da agricultura familiar na propriedade. Após a construção das cisternas- calçadão há mais de dois anos, a qualidade de vida das famílias do Assentamento Anice melhorou em vários aspectos, tanto na produção de alimentos orgânicos saudáveis que são consumidos dentro de casa, quanto na comercialização desses alimentos que garantem uma renda mensal para as famílias. Hoje, produzem suas próprias hortaliças de forma diversificada, e com a certeza de que os alimentos são consumidos com a utilização somente de defensivos orgânicos naturais, que contribuem tanto para a preservação da saúde familiar quanto do meio ambiente. Além da produção para o consumo familiar, ganha destaque dentro do assentamento o trabalho de nove famílias que produzem e comercializam em maior escala as hortaliças que são plantadas em seus quintais. Bahia Ano 6 | nº 893 | Setembro| 2012 Muquém do São Francisco-Bahia Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Produção de hortaliças orgânicas garantem segurança alimentar e nutricional para as famílias do Semiárido 1 Carlos Reis, presidente da associação e morador do Assentamento Anice, na horta que cultiva com sua mãe Dona Alice Campos Cristiane colhendo cenouras na horta que produz com seu vizinho Francisco, popular Roma

description

 

Transcript of Produção de hortaliças orgânicas garantem segurança alimentar e nutricional para as famílias...

A história do Assentamento Anice, situado a 36 quilômetros da sede do município de Muquém do São Francisco, na Bahia, se confunde com a própria história dos moradores, que carregam em si uma trajetória histórica de lutas e conquistas pela posse da terra, da água e de tantos outros direitos que vêm sendo adquiridos através de esforços, organizações e trabalhos coletivos das famílias assentadas.

Em 1993, as famílias fizeram a ocupação do assentamento, que só veio a ser legalizado três anos depois, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fez o cadastramento e reconheceu legalmente a localidade como área de reforma agrária. Atualmente, residem 28 famílias na localidade, entre essas, 20 foram beneficiadas com as cisternas de consumo do Programa 1 Milhão de Cisternas – P1MC. Desse total, oito famílias também possuem, além da cisterna de consumo, a cisterna-calçadão, construída pelo Programa Uma Terra e Duas Água – P1+2, que é utilizada para a produção de alimentos, contribuindo para o melhoramento dos quintais produtivos e valorizando as bases da agricultura familiar na

propriedade. Após a construção das cisternas-

calçadão há mais de dois anos, a qualidade de vida das famílias do Assentamento Anice melhorou em vários aspectos, tanto na produção de alimentos orgânicos saudáveis que são consumidos dentro de casa, quanto na comercialização desses alimentos que garantem uma renda mensal para as famílias.

Hoje, produzem suas próprias hortaliças de forma diversificada, e com a certeza de que os alimentos são consumidos com a utilização somente de defensivos orgânicos naturais, que contribuem tanto para a preservação da saúde familiar quanto do meio ambiente.

Além da produção para o consumo famil iar, ganha destaque dentro do assentamento o trabalho de nove famílias que produzem e comercializam em maior escala as hortaliças que são plantadas em seus quintais.

Bahia

Ano 6 | nº 893 | Setembro| 2012Muquém do São Francisco-Bahia

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Produção de hortaliças orgânicas garantem segurança alimentar e nutricional para as

famílias do Semiárido

1

Carlos Reis, presidente da associação e morador do Assentamento Anice, na horta que cultiva com sua mãe

Dona Alice Campos

Cristiane colhendo cenouras na horta que produz com seu vizinho Francisco, popular Roma

Essa iniciativa surgiu, justamente, a partir do incentivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), através da Associação Comunitária da Escola Família Agrícola de Correntina e Arredores (Acefarca), Unidade Gestora Territorial, responsável pela execução do programa, na região, nos anos de 2009 e 2010.

Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nove famílias do Assentamento Anice conseguiram, de outubro de 2011 até março desse ano, firmar um contrato de seis meses para a produção e distribuição de hortaliças com a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a equipe do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), Pastoral da Criança, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Agentes de Saúde do município de Muquém do São Francisco.

No contrato firmado ano passado, a entrega dos produtos era feita todos os sábados. Cada família tinha a responsabilidade de enviar semanalmente o equivalente a 14 kits montados com alface, coentro verde, cebolinha, maxixe, pimentão e quiabo.

Uma nova proposta de contrato foi aprovada, por mais um ano, e as famílias já estão preparando seus canteiros para recomeçarem a produção e prosseguir com a comercialização de um novo cardápio de alimentos para a montagem dos kits com quiabo, cenoura, alface, coentro verde, cebolinha e pimentão, serão os alimentos fornecidos. Os agricultores e agricultoras do Assentamento Anice que farão parte desse novo contrato para a produção de hortaliças são: Cristiane Rosa, Francisco Leite (Roma), Carlos Reis, Alice Campos, Antônio Queiroz, Genária Regina, Maria Campos, Maria das Graças e Lucileide de Jesus.

Essa atividade tem contribuído de forma significativa com a renda das famílias, que com a venda dos produtos chegam a arrecadar em média R$ 500,00 por mês, para cada família que fornece os alimentos. Além disso, muitos ainda vendem em feiras livres e para os próprios vizinhos do

assentamento.A distribuição dos alimentos orgânicos

produzidos no assentamento é feita através da Pastoral da Criança, para famílias que são beneficiadas com o Programa Bolsa Família e que tem dificuldades de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para a alimentação.

A proposta dessa atividade de distribuição de hortaliças, além do incentivo à produção, tem contribuído e garantido o acesso de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar, promovendo assim a inclusão social e econômica no campo e fortalecendo as bases da agricultura familiar.

A experiência dessas famílias do assentamento, têm mostrado que é possível transformar o seminário em um lugar produtivo, cheio de otimismos, mostrando a verdadeira face do povo sertanejo, lutador, exemplo de alegria e superação.

2

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Bahia

Apoio:

MARCAUGT Programa

Cisternas

Dona Alice Campos moradora do Assentamento cuidando de sua horta

Plantação de coentro cultivado pelas famílias nas hortas do Assentamento Anice