PRODUÇÃO DE TEXTO - Professor Joaquim · Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte 1 PRODUÇÃO...

48
1 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte PRODUÇÃO DE TEXTO Instrução: Leia com atenção a coletânea de textos abaixo, que servirão de suporte e direcionamento para a sua redação. Texto I Preconceito: S. m. 1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc. Fonte: Aurélio Texto II O amazonense Marcelo Mourão Gomes, 21 anos, é um dos bailarinos solistas do conceituado American Ballet Theater de Nova York. Filho de um advogado, Marcelo suou muito até chegar ao estrelato. Garoto de classe média, na infância chegou a sofrer discriminação na escola. Um professor fazia questão de frisar que não queria nenhum aluno ‘dobrando a mão’ por ali. Isso é passado. Hoje, consagrado, ele cultiva um desejo: criar no Brasil uma escola de balé para meninos, um passo a mais para vencer os preconceitos que rondam a profissão. Não é mais possível pensar em preconceito quando se fala de homem e balé. Isso é provinciano, principalmente num país como o Brasil, onde espetáculos populares de dança, como o Carnaval do Rio e o Festival do Boi de Parintins, no Amazonas, estão cheios de homens dançando. A mídia tem um papel importante para ajudar a acabar com isso. Fonte: Revista Marie Claire, edição 130, janeiro 2002. Texto III O preconceito na língua Chris Bueno Preconceito existe pela ignorância, pela incapacidade de compreender e aceitar as diferenças. Diferenças de cor, raça, sexo, classe social e até de linguagem. E é justamente na linguagem que se encontrará uma das piores manifestações de preconceito, o preconceito contra as formas consideradas “erradas” de falar e de escrever, que corta as asas, barra as entradas, limita o crescimento, despreza e marginaliza. Para desespero de muitos gramáticos alucinados e paranóicos defensores do português, a língua não é uma entidade homogênea e estática (se fosse, ainda estaríamos falando latim). A língua é viva, e existe porque existem pessoas que a falem. E as pessoas mudam, a sociedade muda, o tempo muda. Logo, a língua também muda. Fonte: www.uol.com.br/aprendiz

Transcript of PRODUÇÃO DE TEXTO - Professor Joaquim · Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte 1 PRODUÇÃO...

1Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

PRODUÇÃO DE TEXTO

Instrução: Leia com atenção a coletânea de textos abaixo, que servirão de suporte edirecionamento para a sua redação.

Texto I

Preconceito: S. m. 1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maiorponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida. 2. Julgamento ou opiniãoformada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Superstição,crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outrasraças, credos, religiões, etc.

Fonte: Aurélio

Texto II

O amazonense Marcelo Mourão Gomes, 21 anos, é um dos bailarinos solistas doconceituado American Ballet Theater de Nova York. Filho de um advogado, Marcelo suoumuito até chegar ao estrelato. Garoto de classe média, na infância chegou a sofrerdiscriminação na escola. Um professor fazia questão de frisar que não queria nenhumaluno ‘dobrando a mão’ por ali. Isso é passado. Hoje, consagrado, ele cultiva um desejo:criar no Brasil uma escola de balé para meninos, um passo a mais para vencer ospreconceitos que rondam a profissão.

Não é mais possível pensar em preconceito quando se fala de homem e balé. Isso éprovinciano, principalmente num país como o Brasil, onde espetáculos populares de dança,como o Carnaval do Rio e o Festival do Boi de Parintins, no Amazonas, estão cheios dehomens dançando. A mídia tem um papel importante para ajudar a acabar com isso.

Fonte: Revista Marie Claire, edição 130, janeiro 2002.

Texto III

O preconceito na línguaChris Bueno

Preconceito existe pela ignorância, pela incapacidade de compreender e aceitar asdiferenças. Diferenças de cor, raça, sexo, classe social e até de linguagem. E é justamentena linguagem que se encontrará uma das piores manifestações de preconceito, opreconceito contra as formas consideradas “erradas” de falar e de escrever, que corta asasas, barra as entradas, limita o crescimento, despreza e marginaliza.Para desespero de muitos gramáticos alucinados e paranóicos defensores do português,a língua não é uma entidade homogênea e estática (se fosse, ainda estaríamos falandolatim). A língua é viva, e existe porque existem pessoas que a falem. E as pessoasmudam, a sociedade muda, o tempo muda. Logo, a língua também muda.

Fonte: www.uol.com.br/aprendiz

2 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Texto IV

‘PT E JESUS SÃO VÍTIMAS DE PRECONCEITO DA ELITE’

Em Santo André, Lula fez ontem nova investida sobre o eleitorado evangélicoConrado Corsalette

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou ontem que ele e seupartido são vítimas do “preconceito da elite” assim como foi Jesus Cristo. “A elite quetem preconceito contra nós hoje, fez isso com Jesus Cristo e, com o PT, foi a mesmacoisa”, disse, em evento realizado na 1ª Igreja Batista de Santo André, na Grande SãoPaulo.

O encontro, que contou com a presença do reverendo Jesse Jackson, líder religiosoamericano que se notabilizou pela luta contra o preconceito racial, foi mais uma investidade Lula sobre o eleitorado evangélico, com quem o PT não tem afinidades históricas. “Seique há pastores conservadores pelo País afora, mas as bases da igreja evangélica jácomeçam a perceber que não há separação entre os dizeres da Bíblia e o que quer oconjunto da sociedade brasileira”, disse o presidenciável petista.

Lula citou Jesus Cristo para tentar quebrar a resistência do eleitor contra mudanças.“Afinal de contas, quem foi mais revolucionário do que Jesus Cristo na história dahumanidade?”. Lembrou ataques já utilizados pelos adversários. “Em 1989, um jornalzinhome chamava de demônio. Depois de 1994 e 1998, achei que isso tinha acabado, masvoltou agora, com gente dizendo que eu vou fechar igreja se ganhar as eleições”, disseLula. “Podem ficar tranqüilos, não haverá igreja fechada, ao contrário, vocês vão ter quefazer mais porque quero acabar com a fome e vou precisar de ajuda”, disse o petista.

Lula citou outros casos de preconceito que diz ter sofrido por ser nordestino, pobre e pornão ter diploma universitário. “O presidente da República tem de saber que precisa falarmenos línguas e conhecer mais o coração e a mente do povo que ele quer governar”,disse o petista. “Eu já superei todos os preconceitos que um ser humano pode ter navida.”

Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2002.

3Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Tomando por base os textos lidos, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo, analisandoa questão do preconceito na sociedade em que vivemos. Procure ser o mais abrangentepossível, avaliando o problema sob vários prismas. Não deixe de explicitar o seu ponto-de-vista a respeito de ações que deveriam se propor, a fim de, pelo menos, minimizar esse malque aflige o mundo.

Obs.: Não se esqueça do título e utilize um espaço entre 18 e 25 linhas.

4 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

QUESTÕES OBJETIVAS

Instrução: Leia, atentamente, o texto abaixo. As questões de 01 a 07 relacionam-se diretaou indiretamente a ele.

No século XX, a permanência do grave problema da fome no mundo, que atingequase um bilhão de pessoas, serviu de argumento para o desenvolvimento da chamadaRevolução Verde. Tal revolução prega a otimização tecnológica para intensificar a produçãode alimentos. Os programas nacionais de desenvolvimento assumiram, em todo o mundo,a proposta de mecanizar a produção agropecuária e utilizar tecnologia sofisticada paraaumentar cada vez mais a produção. A seleção de sementes, o uso em larga escala defertilizantes químicos e de agrotóxicos, os grandes campos de monoculturas, e, maisrecentemente, os transgênicos, foram sendo incorporados à produção agropecuária parachegar, em poucas décadas, a uma situação de quase eliminação dos processos deprodução tradicionais. O que hoje encontramos no mercado são os frutos de sementesselecionadas geneticamente por algumas poucas indústrias que monopolizam, em escalamundial, a produção de sementes.

Apesar do incrível aumento na produção de alimentos no mundo, ainda persisteuma população de quase um bilhão de habitantes que não tem acesso a eles, indicandoque só a produção de alimentos não é suficiente para alimentar os seres humanos, queestão submetidos às limitações socioeconômicas não só de seus países de origem,como das forças econômicas internacionais.

Os grãos estão na base da alimentação de toda a população mundial. Só que demaneira diferente em cada uma das camadas sociais. A classe dos consumidores não osconsome diretamente, mas na forma de alimentos para o gado que produz a carne, oleite e os ovos. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada quilo de carne produzida consumiu5 kg de milho e soja. Como conseqüência, a população consumidora utiliza 40% daprodução mundial de grãos. Ainda fazendo o mesmo cálculo, para cada quilo de carneproduzido nesse país são necessários três mil litros de água para irrigação e o equivalentea dois litros de gasolina para produzir os fertilizantes e outros insumos agrícolas. Issoacarreta vários danos ambientais: erosão dos solos, depreciação dos aqüíferos e riospoluídos com fertilizantes e pesticidas.

Para satisfazer às necessidades dos consumidores, processamento, embalagem,distribuição e estocagem são feitos de tal forma que prejudicam a Terra. Alimentoscongelados consomem dez vezes mais energia que os alimentos frescos. Suas embalagensproduzem montanhas de metais, vidros, papel, papelão e plásticos, muitas vezes utilizadosde forma absolutamente sem sentido. Por exemplo, legumes que duram uma semanasão embalados em bandejas de isopor e cobertos por filmes plásticos que duram pelomenos um século. O transporte de alimentos para grandes distâncias consome maisenergia que para a sua produção propriamente dita.

Se toda a população do mundo pudesse se alimentar como a classe dosconsumidores, seria necessário o uso de muito mais energia exclusivamente para osalimentos do que normalmente se consome para todos os outros fins.

A Revolução Verde foi positiva nos países ricos, pois lhes possibilitou “superar” aslimitações ecológicas e sazonais locais. Mas ela tem um custo de implantação muitogrande e um altíssimo custo energético e ambiental. Nos países em desenvolvimento,acentuou a já grave diferenciação social existente. Ela aumenta o desemprego no campoe desencoraja o pequeno produtor a seguir na agricultura, acentuando e acelerando oprocesso de êxodo rural.

Fonte: MENDONÇA, Rita. Como cuidar do seu meio ambiente. Projeto Bei. 2002. (Adaptação)

5Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 01 – Observe a charge abaixo.

Qual das frases abaixo, retiradas do texto, melhor se relaciona à charge apresentada?

A) Os grãos estão na base da alimentação de toda a população mundial.B) Para satisfazer às necessidades dos consumidores, processamento, embalagem, distribuição

e estocagem são feitos de tal forma que prejudicam a Terra.C) A Revolução Verde foi positiva nos países desenvolvidos, pois lhes possibilitou “superar”

as limitações ecológicas e sazonais locais.D) [A Revolução Verde] (...) aumenta o desemprego no campo e desencoraja o pequeno

produtor a seguir na agricultura, acentuando e acelerando o processo de êxodo rural.E) Apesar do incrível aumento na produção de alimentos no mundo, ainda persiste uma

população de quase um bilhão de habitantes que não tem acesso a eles (...).

Fonte: SENE, Eustáquio; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o ensino médio. Ed. Scipione. p. 154.

6 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 02 –

O texto faz referência à Revolução Verde do século XX, caracterizada, dentre outros,pela mecanização e uso da tecnologia para aumento da produção agropecuária. Tudoisso é uma ameaça aos processos tradicionais de produção, aumentando o desempregono campo, desencorajando o pequeno produtor e acelerando o êxodo rural, de acordocom o texto.

Todo esse quadro acima descrito, também esteve presente num outro momento, relevantepara os acontecimentos que se seguiram na História da humanidade.IDENTIFIQUE esse momento.

A) Cercamentos ingleses da Era Moderna.B) Guerra Civil Russa, logo após a Revolução de 1917.C) Período do Terror da Revolução Francesa.D) New Deal, nos anos da Grande Depressão.E) Revolução Cultural, na China, em 1966.

Questão 03 – Leia, com atenção, as afirmativas abaixo, feitas em relação ao texto.

I. Os problemas socioeconômicos das pessoas, segundo o texto, relacionam-se a fatoresnacionais e internacionais.

II. O bom resultado da produção de carne depende, dentre outros fatores, de uma boaprodução de grãos.

III. A satisfação da necessidade de alimentos dos consumidores é fator de risco para oequilíbrio ambiental.

É(são) CORRETA(s)

A) todas as inferências.B) as inferências I e II.C) as inferências I e III.D) as inferências II e III.E) apenas a inferência I.

Questão 04 –

Nos Estados Unidos, por exemplo, cada quilo de carne produzida consumiu 5 kg de milhoe soja.

Tendo como base seus conhecimentos sobre a transferência de energia entre os níveis tróficosna cadeia alimentar, a leitura da frase acima permite afirmar CORRETAMENTE que

A) os produtores retêm toda a energia que produzem.B) os organismos de diferentes níveis tróficos transferem a mesma quantidade de energia.C) a energia é transferida entre os seres vivos sob forma de calor.D) a produtividade primária bruta é menor quanto maior for a fotossíntese.E) a energia de cada nível trófico é sempre menor que a do nível que está abaixo dele.

7Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 05 –

Os legumes que duram uma semana são embalados em bandejas de isopor e cobertospor filmes plásticos que duram pelo menos um século.

Supondo que as bandejas de isopor tenham o formato de um paralelepípedo reto retângulo,com 50cm de comprimento, 20cm de largura e 30cm de altura, quantos centímetros quadradosde filme são necessários para cobrir completamente 01 (uma) bandeja? Considere que ocorraum desperdício de 20% de filme para cobrir essa bandeja.

A) 4200B) 5000C) 5040D) 6200E) 7440

Questão 06 –

(...) para cada quilo de carne produzido nesse país são necessários (...) dois litros degasolina para produzir os fertilizantes e outros insumos agrícolas.

Observe as duas tabelas apresentadas abaixo. A tabela 1 mostra a quantidade de Calorias dealguns alimentos e a tabela 2 fornece o calor de combustão de algumas substâncias.

Sabendo-se que a densidade da gasolina é de 0,7 kg/L, pode-se AFIRMAR que 2 litros degasolina libera, aproximadamente, na combustão, uma energia

A) 2 vezes a fornecida por um quilograma de carne.B) 3,8 vezes a fornecida por um quilograma de carne.C) 5,4 vezes a fornecida por um quilograma de carne.D) 38 vezes a fornecida por um quilograma de carne.E) 54 vezes a fornecida por um quilograma de carne.

Tabela 1 – Quantidade de Caloriasde alguns alimentos

Alimento(porção de 100g)

Calorias(Kcal)

Alface

Bacon

Carne bovina

Cerveja

Manteiga sem sal

13

556

288

42

720

Tabela 2 – Calor de combustão dealgumas substâncias

Combustível Calor de combustão(Kcal/kg)

Álcool etílico

Carvão vegetal

Gasolina

TNT

Gás natural

6.400

7.800

11.100

3.600

11.900

8 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 07 –

As embalagens dos alimentos produzem montanhas de metais, vidros, papel, papelão eplásticos, que são materiais de difícil decomposição. Eles aumentam muito o volume dolixo e, conseqüentemente, o número de doenças. O melhor método para redução dessesmateriais no lixo é a reciclagem.

Sobre a reciclagem, pode-se dizer:

I. A reciclagem do plástico ocorre, cortando-o em pequenos pedaços e derretendo-os comresina de petróleo.

II. O vidro é um material de difícil reciclagem; é moído e levado ao forno; o material recicladonão é recomendável por conter muitos microorganismos tóxicos.

III. O papel, ao ser reciclado, é tratado com detergente e solvente; para retirar-lhe a tinta,utiliza-se o cloro como alvejante.

IV. A reciclagem proporciona economia de matéria-prima e redução do lixo; entretanto,consome muita energia, não sendo recomendável.

V. A reciclagem do papel evita a derrubada de árvores para a extração de celulose.

Estão CORRETOS os itens

A) I, III, IV.B) II, III, IV.C) I, III, V.D) II, IV, V.E) I, II, V.

Questão 08 –

Observe as notícias abaixo, todas relacionadas à América Latina dos anos 90 do século passadoe dos primeiros anos do século XXI.

• O presidente peruano Alberto Fujimori suspende as garantias constitucionais doscidadãos de seu país e decreta o fechamento do Congresso.

• O presidente brasileiro Fernando Collor de Melo está envolvido num processo deimpeachment, acusado de improbidade administrativa.

• A Argentina, em meio à grave crise econômica, conhece cinco presidentes em dozedias.

• Passeatas param a Venezuela e a população exige a renúncia do presidente HugoChávez e a marcação de novas eleições.

A partir da leitura dessas notícias, pode-se concluir a respeito do cenário latino-americanodentro do referido período:

A) O retorno de regimes ditatoriais é a melhor solução para o controle da situação no continente.B) A crise econômico-financeira já dura mais de uma década e atinge toda a América Latina.C) Os golpes de Estado têm se tornado uma prática comum no continente.D) A ordem liberal e democrática latino-americana ainda não está concluída.E) As conquistas sociais do Brasil são uma exceção dentro da América Latina.

9Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 09 – Leia as frases abaixo.

• Um ex-banqueiro internacional vai dirigir o Banco Central petista.• Um ex-trotskista será ministro da Fazenda.• Lula voltou dos EUA chamando Bush de aliado.

Fonte: Revista VEJA de 18 de dezembro de 2002.

Uma explicação coerente para esse nova proposta de ação do PT, diferente do discursopetista de alguns anos atrás, pode ser a própria conjuntura internacional da virada do século,marcada pela(o)

A) ascensão de diversos partidos de trabalhadores ao poder, em todo o mundo.B) necessidade de uma integração maior aos mercados cada vez mais globalizados.C) combate sistemático aos grupos de esquerda em todo o planeta.D) imposição de uma linha de conduta mais apropriada às exigências do FMI.E) inevitabilidade de adesão ao capitalismo selvagem.

10 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

A) B)

C)

D) E)

Fonte: BLACKOOD, HERRON e KELLY. Física na escola secundária –v.1. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1963.

Duas vezes asua massa

Metadeda suamassa

3% da sua massa 1,5% da sua massa

Questão 10 –

Você já observou que os passarinhos e os roedores sempre estão comendo?Em constante movimento, esses pequenos animais perdem energia sob forma de calor,necessitando repô-la através da ingestão de alimentos. Observe, na figura abaixo, a quantidadede energia que alguns animais necessitam levando em conta a sua massa.

Os dados da figura anterior podem ser representados num gráfico, colocando na ordenada ataxa metabólica (quantidade de energia necessária para que o organismo vivo exerça suasfunções) dividida pela massa do animal e, na abscissa, a massa do animal.

Marque a opção que MELHOR representa a relação entre essas grandezas.

11Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 11 –

Ao caminhar pela praia durante o dia, um casal de namorados percebe que a temperatura daareia da praia está maior do que a da água do mar. Ao retornar ao mesmo local, à noite,percebem exatamente o inverso: a temperatura da areia está menor do que a da água domar.

Os seguintes comentários foram feitos sobre essas observações:

I. A água e o solo apresentam diferentes propriedades térmicas e reagem de modo diferenteà radiação solar.

II. As superfícies continentais e oceânicas não são distribuídas por igual nos dois hemisférios.III. A água apresenta calor específico maior que o do solo, necessitando de mais energia, para

a mesma massa, para alterar igualmente a sua temperatura.IV. As brisas continentais e oceânicas mudam diariamente de sentido.

Explicam CORRETAMENTE o fenômeno observado pelos namorados, as seguintes afirmativas:

A) II e III.B) I e II.C) IV e II.D) I e III.E) III e IV.

Questão 12 –

A água quando não é tratada transforma-se num veículo de transmissão de doenças.

Leia as frases abaixo:

I. É causada por uma bactéria. O indivíduo com essa doença apresenta febre elevada, diarréia,vômito, inflamação na garganta e perda de apetite.

II. É causada por bactéria ou protozoário. O indivíduo apresenta distúrbios intestinais queprovocam cólicas, diarréias e vômitos.

III. É causada por uma bactéria. É adquirida com a ingestão de alimentos crus. Principaissintomas: diarréias, vômitos e cólicas.

IV. É causada por um verme que habita as veias do fígado e intestino. Esses vermes nutrem-se do material do sangue e estão sempre em reprodução.

Das doenças abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta correlação com qualquer das frasesacima

A) Cólera.B) Disenteria.C) Febre tifóide.D) Esquistossomose.E) Hepatite A.

12 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 13 – Leia o seguinte trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade:

Não se mate

Carlos, sossegue, o amoré isso que você está vendo:hoje beija, amanhã não beija,depois de amanhã é Domingoe Segunda-feira ninguém sabeo que será.Inútil você resistirou mesmo suicidar-se.Não se mate, oh não se mate,reserve-se todo paraas bodas que ninguém sabequando virão,se é que virão.

Os versos acima, representativos da poética do século XX, criticam uma determinada posiçãoassumida em outra fase da literatura. O fragmento literário que expressa uma posiçãoCONTRÁRIA à de Drummond é

A) Sinto-me, sem sentir, todo abrasado,No rigoroso fogo que me alenta;O mal que me consome me sustenta;O bem que me entretém me dá cuidado

Antônio Barbosa Bacelar

B) Os teus cabelos são uns fios d’ouro;teu lindo corpo bálsamos vapora.Ah! não fez o céu, gentil pastora,para glória de amor igual tesouro!

Tomás Antônio Gonzaga

C) Conhecer o prazer e a desventuraNo mesmo tempo, e ser no mesmo pontoO ditoso, o misérrimo dos entes;Isso é amor, e desse amor se morre!

Gonçalves Dias

D) Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigadaE triste, e triste e fatigado eu vinha.Tinhas a alma de sonhos povoadaE a alma de sonhos povoada eu tinha...

Olavo Bilac

E) Logo se arrependeram de amar todos,E qualquer mais amara, se não viraPara tão limpo amor tão suja noiva.

Gregório de Matos

13Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Fonte: Revista Época, 10/06/2002.

Questão 14 –

O roteiro da difícil convivência entre fumantes e não-fumantes, no Brasil, segundo pesquisarealizada pelo Inca — em % — pode ser analisada nos gráficos abaixo.

Sabendo que o estudo foi realizado com cerca de 2200 pessoas, e de acordo com asinformações acima, pode-se AFIRMAR que

A) a maioria das pessoas acham que o fumante deve fumar livremente em locais públicosfechados.

B) os fumantes concordam, em quase unanimidade, que o cigarro deve ser coibido em lugarespúblicos. No entanto, aproximadamente metade deles reage mal quando lhes pedem paraapagar o seu cigarro.

C) na prática, cerca de 968 pessoas entrevistadas, apagam o cigarro quando alguém se dizincomodado pela fumaça.

D) entre os grupos dos não-fumantes e ex-fumantes, diante da fumaça alheia, o primeirosolicita a intervenção da autoridade local com menos freqüência.

E) das pessoas entrevistadas, 154 continuam fumando e se afastam da pessoa quando estase diz incomodada pela fumaça.

14 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 15 –

Alguns cuidados devem ser tomados por quem decide iniciar um plantio. O melhor é fazer aanálise do solo para verificar o seu pH. Existem solos com pH impróprios, principalmentedevido à chuva ácida.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à chuva ácida.

A) A principal origem da chuva ácida é a queima de combustíveis fósseis.B) A chuva é ácida devido à presença do anidrido carbônico na atmosfera.C) A calagem, tratamento do solo com Ca(OH)2(aq), é usada para aumentar o pH do solo.D) O solo com muito calcário tem pH menor que 7, devido ao CaCO3 ser um sal de caráter

ácido.E) A chuva ácida é uma das maiores agressões ao meio ambiente, sendo capaz de destruir

ecossistemas terrestres e aquáticos.

Questão 16 –

Comumente, uma pessoa respirando ar comprimido pode descer até 61 metros (200pés) abaixo do nível do mar, sem qualquer risco de absorção excessiva de oxigênio. Amaiores profundidades, os tecidos começam a ser lesados muito rapidamente pelooxigênio, se ainda está respirando ar comprimido.(...) O mais debilitante efeito do envenenamento por oxigênio ocorre no cérebro e é,geralmente, expresso por contrações nervosas, convulsões e coma.

Fonte: Guyton, Fisiologia Humana. Guanabara, 1986.

A necessidade de fornecimento de ar comprimido ao mergulhador e o envenenamento poroxigênio em profundidades maiores estão relacionados, respectivamente à

A) redução da disponibilidade de oxigênio na água e maior pressão.B) elevação da disponibilidade de gás carbônico na água e maior concentração de nitrogênio.C) redução da temperatura da água e menor concentração de nitrogênio.D) respiração pulmonar e maior pressão.E) respiração pulmonar e maior temperatura da água.

15Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

A

D

C

B

Fonte: www.uol.com.br/bienal/24bienal/ nuh/frag_rabelais_g.htm

E

Questão 17 –

Observe o quadro “A Balsa da Medusa” de Theodore Gericault.Trata-se do naufrágio do navioMedusa, em 1816, com repercussões que comoveram a todos os franceses e marroquinosda época.Na tela, vemos as diferentes atitudes humanas que se manifestam nos momentos limites denossas vidas.

Assinale a alternativa cujo quadrinho retrata CORRETAMENTE a postura transcrita abaixo.

A) Deixamos-nos derrotar, jogamos à deriva todas as nossas forças.B) Somos os que mantêm as esperanças acima de tudo.C) Não deixamos de esforçar-nos para chegar ao triunfo.D) Duvidamos de tudo e de todos.E) Não cremos que haja solução.

16 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 18 –

Karen, ao ver o seu pai colocando cubos de gelo no whisky, quis saber o motivo de secolocar água numa bebida que passou doze anos sendo purificada.

— Minha filha, colocar gelo nele é uma forma de refrescá-lo. Supondo que os cubos degelo estejam a 0°C e o whisky a 20°C, haverá transmissão de energia sob forma decalor do líquido para os cubos, resfriando a bebida.

— Ora, papai, é só lavar bem umas bolas de gude e deixá-las no congelador. Quando osenhor for tomar o whisky, ponha algumas delas no copo. Vai dar na mesma.

— Eu não pude deixar de ouvir a conversa — indagou a mãe — e acho que você, Karen,está esquecendo que as pedras de gelo irão retirar mais energia do whisky do que asbolinhas de gude, visto que aquelas necessitam da energia também para mudar de fase.

A partir do diálogo apresentado e utilizando os seus conhecimentos do assunto, é CORRETOafirmar que

A) todos os três personagens do diálogo fizeram comentários pertinentes.B) dois personagens do diálogo fizeram comentários pertinentes.C) somente o pai de Karen fez um comentário pertinente.D) somente a mãe de Karen fez um comentário pertinente.E) somente Karen fez um comentário pertinente.

Questão 19 –

O texto abaixo revela algumas características da geração e transformação de energia.

A principal fonte de energia que utilizamos, direta ou indiretamente, é a energia solar. Agasolina, o óleo diesel e os derivados do petróleo (formados pelos fósseis vegetais eanimais), assim como a lenha e o carvão vegetal (produzidos pelas plantas), são resultadosdas transformações da energia proveniente do Sol (através da fotossíntese) em energiaquímica de ligação, principalmente do carbono e do hidrogênio. A radiação solar tambémproduz ventos e evaporação da água, que, por sua vez, é recuperada quando chove,podendo ser transformada em energia elétrica nas hidroelétricas.No entanto, a energia que o Sol e muitas outras estrelas irradiam tem origem em reaçõesexotérmicas de fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio são fundidos formando núcleosde hélio. Por outro lado, para tais reações ocorrerem é preciso ter, de início, temperaturade milhões de graus celsius. Essas temperaturas se devem à autocontração gravitacionaldo próprio Sol, ou seja, da transformação da energia potencial gravitacional em energiacinética desordenada (energia térmica), que provoca um processo exotérmico nuclear,que propicia mais radiação para o espaço sideral, parte da qual é absorvida pela Terra.

Fonte: GREF: Grupo de Reelaboração do Ensino da Física – EDUSP.

17Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Assinale o item que se refere a uma situação semelhante à abordada no texto.

A) O último anjo derramou seu cálice no ar.Os sonhos caem na cabeça do homem,As crianças são expelidas do ventre materno,As estrelas se despregam do firmamento,Uma tocha enorme pega fogo no fogo,A água dos rios e dos mares jorra cadáveres.

Estudo para um Caos. Murilo Mendes.

B) Crianças choram, paredes choram,Lágrimas desusadas fecundamÓvulos dissolvendo-se e evaporando-seÀ temperatura da superfície eEnervando a eletricidade dos dedos.

Falas a Dionísio em Crise. Hildeberto Abreu Magalhães.

C) A bomba atômica é tristeCoisa mais triste não háQuando cai, cai sem vontadeVem caindo devagarTão devagar vem caindoQue dá tempo a um passarinhoDe pousar nela e voar...Coitada da bomba atômicaQue não gosta de matar!

A Bomba Atômica. Vinícius de Moraes.

D) Canto de louvorDe amor ao ventoVento arte do arBalançando o corpo da florLevando o veleiro pro mar.

Quanta. Gilberto Gil.

E) Luz do SolQue a folha traga e traduzEm verde novo, em folha, em graça,Em vida, em força e em luz.Céu AzulQue vem até aonde os pés tocam aTerraE a terra expira e exala seus azuis.

Luz do Sol. Caetano Veloso.

18 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 20 –

Na República Centro-Africana, em Boio, um grupo de camponeses decidiu produzir arrozem vez de apenas algodão. ‘Não nos alimentamos de algodão’, diziam eles. Tudo pareciair bem em 1981, o excedente comercializável chegou a 45 toneladas e ainda dobrou noano seguinte. Naquele ano, um país rico ofereceu a preços mais baixos 2500 toneladasde arroz, mais do que o consumo anual do próprio país e, assim, os comerciantes dacidade não quiseram mais comprar arroz dos camponeses de Boio, o que os levou a nãoplantar mais esse cereal.

Fonte: SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil.

As condições de miséria, atraso e subdesenvolvimento do continente negro resultam dosistema de exploração colonialista introduzido pelos europeus.

Carlos Contini

É CORRETO afirmar que, no contexto da descolonização africana e suas conseqüências nosdias atuais, uma herança marcante deixada pelos europeus aos povos da África é

A) a adoção da economia neoliberal, aberta ao capital estrangeiro e voltada para a exportaçãode produtos industriais.

B) o controle efetivo do grande crescimento populacional que marcou o continente até o finaldo século XIX.

C) a excessiva exploração econômica, gerando miséria social e comprometendo a estabilidadepolítica.

D) a manutenção de sistemas políticos democráticos, que têm total respeito aos direitoshumanos.

E) A criação de uma industrialização relativamente moderna e que pôde contar com umamão-de-obra de nível técnico elevado.

19Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 21 –

Sobre os fertilizantes pode-se dizer que:

I. Os adubos naturais satisfazem parcialmente às plantas. São bons para a formação dehúmus, mas podem não conter todos os nutrientes que as plantas necessitam.

II. O uso excessivo de fertilizantes pode causar poluição das águas superficiais, lagos, rios erepresas, culminando na destruição do ecossistema.

III. Os nutrientes potássio e cálcio são tóxicos e estimulam o crescimento de microorganismos.IV. A aplicação de fertilizantes é inofensiva às raízes das plantas, mesmo quando estas não

estão suficientemente desenvolvidas.V. A quantidade de fertilizantes deve sempre ser adequada ao tipo de solo e à quantidade de

chuva local.

Em relação às opções acima, estão CORRETAS

A) I, II, III.B) I, II, V.C) II, III, IV.D) I, IV, V.E) II, III, IV, V.

Questão 22 – Leia o texto abaixo.

(...) vamos recorrer ao grande filósofo Emanuel Kant. Este extraordinário filósofo, cujaobra representa uma verdadeira reviravolta filosófica, preparada, aliás, pelo Iluminismo,em um texto absolutamente genial, (...) define melhor do que ninguém o significadofilosófico, político, espiritual, religioso, cultural e histórico do Iluminismo. Diz ele: a grandedivisa do Iluminismo é: SAPERE AUDE. Ou seja, traduzido do latim: ________________.

Fonte: FORTES, Luiz R. Salinas. O Iluminismo e os reis filósofos. Coleção Tudo é História. SãoPaulo: Brasiliense.

Sabendo-se que o Iluminismo representa um conjunto de idéias em defesa do conhecimento,da verdade, da razão e da liberdade, típico do século XVIII, contrário ao autoritarismo doEstado e da Igreja ainda vigente à época, a tradução do latim, intencionalmente omitida naúltima linha do texto, para a grande divisa do Iluminismo é MELHOR expressa na seguintealternativa:

A) Ousai saber!B) O saber é saboroso.C) Abaixo o Estado!D) Viva a Inquisição!E) Somos burgueses.

20 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

IMC =peso (kgf)

[altura (m)]2

Ana Luíza

Altura: 1,60 m

Peso: 51 kgf

Camila

Altura: 1,72 m

Peso: 53 kgf

Fonte: Revista Época, 10/06/2002.

Questão 23 –

Segundo o estudo da Universidade Harvard, certa quantidade de gordura é crucial para ofuncionamento do aparelho reprodutivo. Um índice de massa corporal (IMC) delimita a relaçãoentre peso e altura. Um IMC baixo é motivo de orgulho feminino mas, os médicos cada vezmais o associam a riscos à saúde. Alguns riscos estão na tabela abaixo.

Para obter o IMC, basta dividir o peso (em kgf) pela altura (em m) elevada ao quadrado. Vejaa fórmula:

Considere as mulheres abaixo com as seguintes medidas:

Das afirmativas abaixo assinale a VERDADEIRA.

A) Camila possui um risco maior de osteoporose do que Ana Luíza.B) As duas pessoas estão dentro da faixa “peso normal”.C) A magreza é muito mais agradável e não é tão perigosa quanto a obesidade.D) Camila terá produção normal de anticorpos.E) Camila não conseguirá engravidar, pois o seu organismo não tem energia suficiente para

manter a gestação.

21Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 24 –

Em um experimento foram soltas mariposas escuras e claras em zona agrícola e emzona industrial. Essas mariposas foram previamente marcadas para possibilitar aidentificação depois de recapturadas.Na região industrial, contaminada pela fuligem, foram recapturadas 40% das mariposasclaras e 87% das mariposas escuras; na zona agrícola, foram recapturadas 50% dasescuras e 92% das claras.

O experimento descrito permite concluir que

A) a fuligem induz mutações nas mariposas claras quando estão na zona industrial.B) as mariposas claras migram da zona industrial para a agrícola.C) os pássaros encontram mais facilmente as mariposas claras nos troncos das árvores na

zona industrial.D) as mariposas escuras estão melhor camufladas nos troncos das árvores na zona rural.E) a seleção natural necessita da intervenção humana.

Questão 25 –

Quando materiais são reciclados, a economia de energia é bastante significativa, como ilustraa tabela abaixo. Os dados são referentes à produção dos Estados Unidos.

Em São Paulo, estima-se que cada, habitante produz, atualmente, em média, 1,2 kg de lixopor dia, sendo que, desse total, 33% é de papel.Considere que os dados apresentados na tabela possam ser aplicados a uma residência situadaem São Paulo, cujo consumo mensal de energia elétrica seja de 120 kWh. Sendo assim, setodo o papel produzido nessa residência fosse reciclado, a economia de energia obtida apósum ano de reciclagem daria para abastecer essa família por um período de, aproximadamente,

A) 1 mês.B) 3 meses.C) 5 meses.D) 8 meses.E) 12 meses.

Materiais

Economia de energia a partir da reciclagem de materiais

kWh economizado por toneladade material reciclado

Papel

Aço para carros

Alumínio (latinhas)

Aço (latinhas)

4.210

7.000

49.000

Fonte: MENDONÇA, Rita. Como cuidar do seu meio ambiente, Projeto BEI, 2002.

7.000

22 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 26 – Leia os trechos abaixo:

TEXTO 1:

Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando e possa estardeixando discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando semestar espalhando essa praga terrível da comunicação moderna, o gerundismo. Você pode também estar passando por fax, estar mandando pelo correio ou estar enviandopela Internet. O importante é estar garantindo que a pessoa em questão vá estar recebendoesta mensagem, de modo que ela possa estar lendo e, quem sabe, consiga até mesmoestar se dando conta da maneira como tudo o que ela costuma estar falando deve estarsoando nos ouvidos de quem precisa estar escutando. Sinta-se livre para estar fazendo tantas cópias quantas você vá estar achando necessárias,de modo a estar atingindo o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia detransmissão oral. 

Fonte: FREIRE, Ricardo. Jornal da Tarde, 16/02/2001.

TEXTO 2:

Vejamos primeiro a sintaxe da locução: a ordem dos verbos auxiliares é perfeitamentecanônica. Sabe-se que os verbos auxiliares vêm sempre antes do principal (como em“vou sair”). Se houver mais de um auxiliar, haverá ordens permitidas e outras proibidas(“tenho estado viajando”, mas não “estive tendo viajado”; “vou estar saindo”, mas não“estarei indo sair”). Resumo da história: a nova locução está em perfeito acordo com asintaxe do português: sua ordem é ir + estar + ndo. É, pois, absolutamente gramatical. (...) não é a mesma coisa dizer “vou mandar” e “vou estar mandando”, exatamente porcausa da diferença entre “ir” (que marca só futuro) e “ir + estar” (que marca futuro, porcausa de “ir”, e duração, por causa de “estar”). “Vou estar providenciando” significa,entre outras coisas, que a providência não se dará instantaneamente. Além disso, ocompromisso expresso em “vou providenciar” é mais incisivo do que o expresso em“vou estar providenciando”. Mais ou menos como é mais incisivo dizer “providenciarei”do que “vou providenciar”.

Fonte: POSSENTI, Sírio. In: www.novomilenio.inf.br/idioma

Analise as afirmações abaixo:

I. A postura dos dois locutores marca-se pela oposição: ao passo que um critica o gerundismo,o outro o defende.

II. Ricardo Freire, em seu texto, comprova que o fenômeno lingüístico que abusa do uso dogerúndio corrompe a língua, tornando-a incorreta e incompreensível.

III. Sírio Possenti apresenta uma argumentação desprovida de lógica, tornando-se, assim,passível de críticas, já que ele é um conhecido lingüista e não deveria cometer “enganosgramaticais”.

IV. A leitura dos dois fragmentos comprova ser a língua um organismo vivo e, por essemotivo, passar por contínua modificação, sendo assimilada pelos falantes que a utilizam.

Pode-se dizer, pela leitura das informações acima que

A) todas as afirmativas estão corretas.B) três afirmativas estão corretas.C) duas afirmativas estão corretas.D) nenhuma das afirmativas está correta.E) uma das afirmativas está correta.

23Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 27 –

A charge de Oldack Esteves, publicada no Jornal Estado de Minas em 31 de março de 2002,ilustra um dos focos de tensão mais significativos do planeta.

Levando-se em consideração o contexto da época em que a charge foi publicada, dentre asfrases abaixo, a que MELHOR sugere a manchete do jornal, é:

A) Intervenção decisiva da ONU, evita a eclosão de novos conflitos entre os sérvios e demaispovos dos Bálcãs.

B) Aos gritos de “Pátria Basca e Liberdade!”, terroristas do ETA atacam na Espanha.C) Tentativa fracassada de independência da Chechênia.D) O IRA ataca grupo de protestantes em Belfast.E) HAMAS executa novo atentado terrorista na região palestina.

Questão 28 –

Relacione a primeira coluna com a segunda, levando em consideração os principais impactosambientais.

A relação CORRETA é

A) 1-B, 2-C, 3-D, 4-A.B) 1-C, 2-B, 3-A, 4-D.C) 1-B, 2-C, 3-A, 4-D.D) 1-C, 2-B, 3-D, 4-A.E) 1-D, 2-B, 3-A, 4-C.

Agricultura e pecuária intensivas.

Garimpo de ouro.

Grandes usinas hidroelétricas.

Construção da Transamazônica.

2.

1.

3.

4.

Contaminação e assoreamento dos cursos d’água;erosão do solos; destruição de áreas naturais.

Dizimação de tribos indígenas.

Poluição das águas, contaminadas por metaispesados; degradação da vida aquática, comconseqüências diretas para a pesca e a população.

Inundação de áreas florestais e agrícolas; impactosobre flora, fauna e ecossistemas adjacentes.

(B)

(A)

(C)

(D)

24 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 29 –

A modelo Gisele Bündchen, recentemente, transformou-se num alvo dos ecologistas. Aoaceitar ser a garota-propaganda de um fabricante de casaco de peles norte-americano, aparecenas fotos da campanha, envolta em vistosos casacos e estolas de mink.Ativistas da ONG Peta invadiram um desfile de Gisele, portando cartazes de protestos contraa modelo em que se lia: Gisele, escória da pele.

Observe, agora, os seguintes depoimentos.

Depoimento 1

É importante que as pessoas saibam que eu estava apenas fazendo o meu trabalho. OsEstados Unidos são um país livre, onde todos têm o direito de opinar e cada um faz o quequer com a sua vida. Os manifestantes da Peta têm o direito de defender a sua causa, eeu tenho o direito de trabalhar no que bem entender.

Gisele Bündchen, em depoimento à Revista VEJA de 27 de novembro de 2002.

Depoimento 2

Se ela soubesse que, para fazer um único casaco, são necessários no mínimo cinqüentaminks, e visse esses animais sendo mortos por inanição, eletrocutados ou envenenados,não aceitaria anunciar casacos de pele.

Lisa Franzetta, coordenadora da ONG Peta, em depoimento à Revista VEJA de 27 denovembro de 2002.

A respeito dos fatos e depoimentos mencionados, e seus contextos, leia as afirmativas abaixo.

I. O fato de a modelo envolvida na campanha ser alguém com a fama de Gisele Bündchenestimulou a ação dos ecologistas e deu maior dimensão ao fato.

II. Uma das mais importantes bandeiras defendidas pelas ONGs em todo o planeta é a dapreservação ecológica.

III. Em seu depoimento, Gisele Bündchen admite que as duas partes têm razão.IV. Em seu depoimento, a coordenadora da ONG Peta diz que Gisele é inocente.

Podem ser consideradas CORRETAS as afirmativas

A) I, II e III.B) I, II e IV.C) I, III e IV.D) II, III e IV.E) I, II, III e IV.

25Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 30 –

Quando uma floresta tropical é erradicada, muito mais do que apenas árvores é perdido:um ecossistema inteiro é destruído. Inúmeras espécies de plantas e animais ou se adaptama seus novos ambientes ou perecem. Populações humanas são deslocadas e suas culturase fontes de sobrevivência são danificadas ou perdidas.

Fonte: CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1996.

Foram listadas possíveis conseqüências do desmatamento indicado no texto acima. Assinalea única que está CORRETA.

A) Substituição dos fluxos regulares de correntes de água por enchentes.B) Aumento da infiltração da água no solo reduzindo os lençóis freáticos.C) Redução do assoreamento dos cursos d’água.D) Aumento da fertilidade do solo na área erodida.E) Mudança do nível trófico dos vegetais.

Questão 31 –

A diversidade biológica das espécies é a fonte de recursos naturais mais importante da Terra.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. Os sistemas das raízes das plantas, as minhocas, os insetos e outros seres são importantespara regular o fluxo de água.

II. Os morcegos estão entre os polinizadores e os dispersores de sementes das regiõestropicais.

III. Aves silvestres alimentam-se de insetos que causam prejuízos à agricultura.IV. Espécies vegetais podem conter substâncias medicinais.V. Muitos produtos essenciais à indústria ou matérias-primas são derivados de plantas.

A conservação da biodiversidade é importante pelas razões indicadas nas afirmativas

A) I e II, apenas.B) I, II e III, apenas.C) II, III e V, apenas.D) III, IV e V, apenas.E) I, II, III, IV e V.

26 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 32 –

Partindo de um cubo maciço, cujo volume é igual a 27000 cm3, um marceneiro vazou de facea face a estrutura, exatamente no centro de cada face, usando como moldes quadradosidênticos, cuja área é 9 vezes menor que a área de cada face do cubo, como mostra a figuraa seguir. O volume da peça, depois dos furos, em cm3, é

A) 27000.B) 25000.C) 24000.D) 21000.E) 20000.

Questão 33 –

O gráfico abaixo mostra a evolução do consumo de energia no mundo durante o século XX.

No período de 1960 a 2000, o consumo de energia teve um aumento de, aproximadamente,

A) 2,5%.B) 6%.C) 100%.D) 150%.E) 250%.

12

8

4

10

6

2

1940 1960 1980

Equivalente em trilhões detoneladas de petróleo

1900 1920 2000

Fonte: MENDONÇA, Rita. Como cuidar do seu meio ambiente, Projeto Bei, 2002.

27Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 34 –

Veja algumas “pérolas” coletadas em redações de um concurso público, realizado em 2001.

I. Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa as matas, e oamarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em queroubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira.

II. O Euninho já provocar secas e enchentes calamitosas...III. Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.IV. O serumano no mesmo tempo que constrói também destrói, pois nos temos que nos unir

para realizarmos parcerias juntos.

A confecção do texto escrito é, muitas vezes, dificultada pela não-coincidência entre a grafia ea linguagem oral. Algumas pessoas, quando escrevem, não se preocupam em adequar escritaà fala. Assinale a alternativa em que o erro na redação do candidato relaciona-se ao problemamencionado.

A) I e II.B) II e III.C) I e IV.D) II e IV.E) III e IV.

28 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

As questões 35 e 36 referem-se ao texto abaixo.

O texto, de Mikhail Gorbachev, revela sua angústia diante dos problemas encontrados aoassumir o cargo de secretário-geral do PCUS na URSS.

Estava-se desenvolvendo uma situação absurda: a União Soviética, o maior produtormundial de aço, matérias-primas, combustíveis e energia, apresentava escassez de taisrecursos devido ao uso ineficiente ou ao desperdício. Apesar de ser um dos maioresprodutores de grãos para alimentação, tinha de comprar milhões de toneladas por anopara forragem. Possuímos o maior número de médicos e leitos hospitalares para cada1.000 habitantes, e, ao mesmo tempo, existem claras deficiências em nossos serviçosde saúde. Nossos foguetes conseguem encontrar o cometa de Halley e atingir Vênuscom uma precisão surpreendente, mas ao lado desses triunfos científicos e tecnológicos,existe uma ineficiência óbvia para aplicar nossas conquistas científicas às necessidadeseconômicas, e muitos dos eletrodomésticos na União Soviética apresentam uma qualidadesofrível.

Infelizmente, isso não é tudo. Iniciou-se uma gradual erosão de valores ideológicose morais de nosso povo.

Ficou claro que a taxa de crescimento caía rapidamente e que todo o mecanismo decontrole de qualidade não estava funcionando de forma adequada. Havia falta dereceptividade com relação aos avanços científicos e tecnológicos, a melhoria do padrãode vida estava diminuindo e havia dificuldade no fornecimento de alimentos, habitação,bens de consumo e serviços.

Fonte: GORBACHEV, Mikhail. Perestroika — novas idéias para o meu país e o mundo. São Paulo:Best Seller, 1987. p. 20.

Questão 35 –

Pode-se considerar o texto como uma tentativa de justificar

A) a supremacia tecnológica da URSS sobre as nações capitalistas.B) a crise econômica e ideológica do país.C) o centralismo político do estado.D) a incorporação dos avanços da revolução informacional.E) a melhoria na qualidade de vida da população soviética nos últimos anos.

Questão 36 –

Analisando o texto, pode-se concluir que os principais entraves ao avanço tecnológico, naUnião Soviética, deveram-se

A) à desqualificação da mão-de-obra do país.B) à ausência de riquezas minerais e fontes de energia abundantes.C) à diversidade étnica e religiosa em seu território.D) à ineficiência do Estado, detentor de um excessivo aparato burocrático.E) à ineficácia do programa aeroespacial e militar.

29Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 37 –

A presença de alguns gases na atmosfera terrestre — CO2, CH4, N2O, CFC’s e H2O — faz comque ela atue, em escala global, como se fosse o telhado de uma estufa. Parte da energiaproveniente do Sol fica “aprisionada” na Terra, fazendo com que a temperatura do planetaseja superior àquela esperada se tais gases não estivessem presentes na atmosfera. Esseprocesso que contribui para o aquecimento da Terra, é denominado efeito estufa.

A afirmativa que NÃO se relaciona corretamente ao efeito estufa é

A) A vida humana na Terra seria impossível sem o efeito estufa.B) O aumento na concentração dos gases relacionados ao efeito estufa, notadamente o

CO2, implicaria mudanças climáticas mundiais.C) O aumento da temperatura atmosférica se deve à queima de combustíveis fósseis e às

queimadas em florestas.D) O derretimento do gelo nas regiões polares poderá ocasionar o aumento do nível dos

oceanos, nas próximas décadas.E) As cinzas lançadas pelos vulcões em erupção permanecem muito tempo na atmosfera,

facilitando a passagem dos raios solares e provocando o aquecimento da superfície.

30 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 38 – Observe o quadro abaixo.

Pesquisa recém-concluída mostra quais são os cinco profissionais que os brasileiros considerammais confiáveis e os cinco menos confiáveis.

A análise dos resultados dessa pesquisa permite as seguintes conclusões, tomando-se comoreferência a recente conjuntura brasileira e mundial:

I. A confiabilidade no professor, no médico e no enfermeiro pode estar relacionada às precáriascondições sociais em que ainda se encontra boa parte dos brasileiros.

II. Os recentes atentados terroristas, como os dos Estados Unidos, em 11 de setembro de2001, podem ser associados aos resultados da pesquisa.

III. A população brasileira encontra-se frustrada ou indignada com os escândalos de corrupçãoenvolvendo diversos setores da nossa sociedade.

IV. A preocupação com os crescentes problemas ligados à acelerada urbanização do país,pode ser percebida nos resultados apresentados.

Podem ser consideradas VERDADEIRAS as afirmativas

A) I, II e III.B) I, II e IV.C) I, III e IV.D) II, III e IV.E) I, II, III e IV.

A confiabilidade das profissões

Os mais confiáveis

Profissional

1º Bombeiro

2º Piloto de avião

3º Professor

4º Médico

5º Enfermeiro

Índice de Confiança(em %)

98

88

77

75

71

Os menos confiáveis

Profissional

1º Político

2º Corretor de imóveis

3º Mecânico de automoveis

4º Advogado

5º Motorista de táxi

Índice de Confiança(em %)

1

16

24

31

39

Fonte: Seleções / Ipsos-Marplan. Publicada pela Revista VEJA de 30 de outubro de 2002.

31Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 39 –

Após o período de chuvas, a leptospirose é a principal preocupação, devido à grande possibilidadede epidemia, conforme tem sido observado nos casos de inundações e enchentes em cidadescomo o Rio de Janeiro.

Para prevenir o risco de ocorrência da doença, foram propostas as seguintes ações:

I. Diminuição da população de roedores.II. Disposição, coleta e destino adequado do lixo.III. Medidas de proteção individual em situações de risco, evitando o contato da pele e de

ferimentos com águas possivelmente contaminadas.IV. Combate à proliferação do inseto transmissor (pulga).

É eficaz a implantação de estratégia para controle da doença envolvendo

A) as ações I, II e IV, apenas.B) as ações II e IV, apenas.C) as ações I e III, apenas.D) as ações I, II e III, apenas.E) as ações II, III e IV apenas.

Questão 40 –

Um químico industrial ganha, por 45 horas semanais de trabalho, R$ 8,00 por hora. Cadahora-extra trabalhada na semana é paga com acréscimo de 50% sobre o valor da horanormal. O número mínimo de horas-extras que ele deve fazer, na semana, para que seusalário bruto semanal ultrapasse R$ 480,00 é de

A) 10.B) 11.C) 15.D) 55.E) 60.

Questão 41 –

O limite permitido de álcool no sangue para dirigir com segurança, é de 0,8 gramas por litro. Oálcool no sangue de um motorista, depois de participar de uma cervejada, alcançou umaconsiderável quantidade de 5 gramas por litro. Esse nível foi medido às 17 horas e, nesteinstante, o motorista parou de ingerir bebida alcoólica. A que horas, no mínimo, o motoristapoderá dirigir seu veículo, com segurança, sabendo que esse nível decresce no sangue, nafaixa de 60% por hora?

A) 18 horas.B) 19 horas.C) 2 horas.D) 20 horas.E) 21 horas.

32 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

A) B)

Fonte: www.chargesonline.com.br

Fonte: www.chargesonline.com.br

Fonte: chargesonline.com.br

C)

Fonte: www.chargesonline.com.brFonte: chargesonline.com.br

D) E)

UM TIME DASEGUNDA DIVISÃO

PODERIA TERCHEGADO ÀS

FINAIS DAPRIMEIRADIVISÃO?

Questão 42 –

Muitas pessoas têm uma certa dificuldade para entender a crítica contida em uma charge,porque não conseguem perceber o que está nas entrelinhas. Existe um recurso lingüístico,chamado intertextualidade, que consiste em trazer para um determinado texto elementosde outro, já apresentado e conhecido. Assim, nos textos humorísticos, é comum essa relaçãoentre textos e é ela que vai possibilitar a interpretação plena.

A única charge que NÃO apresenta recurso intertextual é

33Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Ensaio

Tempo dereação (s)

I

3,99

II

5,09

III

2,57

IV

2,24

V

2,64

VI

2,01

VII

2,03

VIII

2,36

IX

3,17

X

1,93

XI

2,13

XII

2,36

XIII

2,02

Fonte: OLIVEIRA, Jésus e outros. Medição de tempo de reação como fator de motivação e deaprendizagem significativa no laboratório de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física.Florianópolis, dez. 1998.

Questão 43 –

Quanto tempo decorre entre o instante que recebemos um estímulo e a nossa resposta? Qualo nosso tempo de reação?Numa atividade em laboratório, o professor propôs aos seus alunos a seguinte atividade paramedir esse tempo de reação: um grupo de dez alunos formou uma roda de mãos dadas. Umdeles tinha um cronômetro em uma das mãos. Ele disparou o cronômetro e simultaneamenteapertou a mão de seu colega do lado direito. Este, ao sentir o aperto na sua mão esquerda,apertou a mão do companheiro seguinte, e assim sucessivamente. Dessa forma o sinal percorreua roda e o aluno que estava com o cronômetro pode medir o tempo que o sinal gastou emtodo o percurso. Esse procedimento foi repetido dez vezes e os resultados em cada ensaiorepresentados na tabela abaixo.

Os ensaios I, II e IX foram desprezados por diferirem muito dos outros e parecerem indicarefeito de treinamento ou erro grosseiro.Considerando que, em média, a distância percorrida pelo impulso nervoso seja de 2,2 m emcada pessoa (o comprimento dos dois braços mais o pescoço), o VALOR MAIS PROVÁVELpara a velocidade do impulso nervoso é, em km/h, de

A) 36.B) 22.C) 10.D) 3,6.E) 2,2.

34 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Fonte: COIMBRA, Pedro; TIBÚRCIO, Arnaldo. Geografia – Uma análise doespaço geográfico. 2. ed. Ed. Harbra, p. 449.

Questão 44 –

O mapa apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na questão da Caxemira.

Com base na análise dessa figura, e considerando o conflito entre a Índia e o Paquistão, pode-se afirmar que, para a Índia, é importante manter ocupada a área litigiosa por tratar-se deuma região

A) de solo extremamente fértil, propícia ao desenvolvimento agrícola.B) de planície, favorável à principal atividade econômica da Índia, a pecuária bovina.C) de grandes riquezas no subsolo, apresentando alta produção de petróleo e diamantes.D) de ocupação territorial, majoritariamente, por hinduístas.E) de caráter estratégico, pela sua fronteira junto ao Paquistão e à China, além da ocupação

histórica.

35Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 45 –

Os icebergs, tão temidos pelos navegantes, são “montanhas flutuantes”, que estabelecem umequilíbrio entre o solvente sólido (gelo) e a água salgada, a uma temperatura abaixo de 0ºC.

Analise as opções abaixo:

I. O gelo dos icebergs é, praticamente, o solvente puro e solidificado.II. O fenômeno da redução da temperatura de congelamento do solvente é uma das razões

da existência dos icebergs.III. Os icebergs são blocos de gelo que se desprendem da geleira, onde permanecem semi-

submersos, em posição de equilíbrio.IV. Os icebergs, ao absorverem calor, fundem-se, passando do estado sólido para o estado

líquido, aumentando o nível de água dos oceanos.V. A densidade do gelo, a salinidade do mar e a temperatura ambiente determinam a porção

dos icebergs que emerge e a que submerge.

Estão CORRETAS as opções

A) I, II, III, IV.B) I, II, III, V.C) II, III, IV, V.D) I, III, IV, V.E) I, II, IV, V.

Questão 46 – Leia o texto.

A colonização da Amazônia foi estimulada pelas preocupações de garantir a posse e oacesso ao rio Amazonas e impedir a presença de rivais de outros países. A base deocupação se deu através do extrativismo vegetal e do apresamento indígena.O extrativismo vegetal consistiu na exploração das “drogas do sertão”, especiarias locais.Daí a importância dos índios da região, que serviam de guias e de mão-de-obra. A formapredominante que caracterizou a integração da Amazônia ao conjunto da economia colonialfoi o estabelecimento das missões jesuíticas, que chegaram a aldear perto de 50 milíndios.

Fonte: KOSHIBA, Luiz; PEREIRA, Denise Manzi. História do Brasil. São Paulo: Atual, 1997, pp. 66 e67. (Adaptado)

A partir da leitura do texto, pode-se concluir que a ação da Igreja Católica no Brasil-Colônia

A) foi mais econômica e política que propriamente religiosa.B) combateu a escravização de negros e índios.C) não se limitou à esfera religiosa.D) respeitou a cultura dos índios nativos.E) impediu a ocupação estrangeira na Amazônia.

36 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 47 –

A tela acima, tipicamente renascentista, retrata um aspecto marcante do Renascimento: aconjugação de elementos sagrados com elementos mundanos. Essa conjugação pode serexplicada pela situação histórica da Renascença, na transição da Idade Média para a IdadeModerna.

Assim, pode-se concluir que a cultura expressa na tela representa a transição

A) de uma cultura heliocêntrica para uma cultura geocêntrica.B) de uma cultura deísta para uma cultura católica.C) de uma cultura clássica para uma cultura racionalista.D) de uma cultura escolástica para uma cultura iluminista.E) de uma cultura teocêntrica para uma cultura humanista.

O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. (Galeria Uffizi, Florença, Itália.)

Fonte: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo.História & Companhia. São Paulo: Ed. Lê, 1998. p. 77.

37Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 48 –

(...) honrando as melhores tradições mineiras, um naco das preferências carnívorasvolta-se para lombos e pernis(...). Aos domingos, os mineiros lideram a perder de vista oconsumo de feijão, provavelmente na versão tutu.Outra mudança no padrão alimentar ocorre com as sobremesas. O domingo é o maisdoce dos dias: é quando pudins e sorvetes, gelatinas e tortas, frutas em calda e outrasconfecções açucaradas proporcionam um fecho glorioso à comilança em família.

Fonte: Revista Superinteressante, junho/l99l (adaptado).

Com base nessas informações, pode-se AFIRMAR que

A) os lombos e pernis são fontes de proteínas, alimentos classificados como reguladores dometabolismo e por isso são necessários em pequenas quantidades nas crianças e nosadultos.

B) as células do fígado esgotam a sua capacidade de armazenar o glicogênio, quando seconsomem calorias demais na forma de confecções açucaradas, e o açúcar será convertidoem lipídio.

C) o tutu de feijão é excelente fonte de cálcio cuja falta no sangue pode provocar constipaçãointestinal e escorbuto.

D) os pudins, sorvetes, gelatinas e tortas são alimentos com predomínio de substâncias comfunção estrutural no corpo humano, como vitaminas e sais minerais.

E) as frutas em calda podem elevar a taxa de glicose no sangue, estimulando o organismosaudável a produzir menos insulina.

Questão 49 –

Um arquiteto fez o projeto para construir um galpão, de vão livre, com a forma e dimensõesdadas pela figura a seguir.

O volume de ar, contido nesse galpão, em m3, é de

A) 195B) 300C) 675D) 720E) 900

3 m

10 m

6 m 15 m

38 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 50 – Leia o texto abaixo.

Fruto do Suor

A terra nova era um paraíso,o milho alto e os rios puros.Dormia o ouro a cobiça ausente,era o índio senhor do continente.Foram chegando os conquistadores,os africanos e os aventureiros.O índio altivo se mesclou ao escravo:nascia um novo tipo americano.O interesse fabricou carimbos.O ódio à toa levantou paredes.A baioneta desenhou fronteiras.A estupidez nos separou em bandeiras.Tenho um filho desta terra,foi um amor sem passaporte.Se o gestar foi brasileironão me chame de estrangeiro.Cada pedra, cada ruatem um toque de imigrantes.Levantaram com seus sonhosum país que não tem donos.O suor fecunda o soloe a semente não pergunta:Brasileiro ou imigrante?Só o fruto é importante.Não me sinta forasteiro.Não me invente geografias.Sou tua raça, sou teu povo,sou teu irmão no dia-a-dia.

Tony Osanah / Enrique Bergen

Prosopopéia é uma figura de linguagem que atribui qualidades, ações ou características humanasa seres irracionais, inanimados ou abstratos. Assinale a alternativa em que cada verso citadocontenha essa figura.

A) A terra nova era um paraíso / o milho alto e os rios puros.B) O ódio à toa levantou paredes / nascia um novo tipo americano.C) O interesse fabricou carimbos / A baioneta desenhou fronteiras.D) Cada pedra, cada rua / tem um toque de imigrantes.E) Era o índio senhor do continente / O índio altivo se mesclou ao escravo.

39Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 51 –

A tabela a seguir apresenta as velocidades máximas atingidas por diversos animais.

Ao longo da evolução, animais com pernas pesadas, como o homem, têm de pagar um altocusto energético para simplesmente colocá-las e mantê-las em movimento acelerado. Emuma corrida de 200m, por exemplo, um atleta demora 3,5 s para atingir a velocidade máxima.A partir das informações fornecidas são feitas as seguintes afirmativas:

I. Existe uma correlação entre as velocidades máximas de presas e predadores tradicionais(coelho/raposa, gazela/chitá, raposa/lobo) imposta pela evolução: eles têm velocidadesmáximas muito próximas.

II. A elevada velocidade máxima desenvolvida pelo avestruz deve-se ao fato de ele serbípede.

III. Nos 3,5 segundos iniciais de uma corrida de 200 m, um atleta terá percorrido pouco maisde 20 metros e desenvolvido uma aceleração média de 3,3 m/s2.

É VERDADEIRO apenas o que se afirma em

A) I.B) III.C) I e III.D) I e II.E) I, II e III.

Animal

Avestruz

Cavalo

Chitá

Coelho

Gazela

Homem

Lobo

Velocidade (m/s)

Raposa

23,0

19,0

30,5

18,0

28,0

11,5

18,0

20,0

40 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 52 –

O mercado de trabalho vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Odesemprego é apenas a face mais visível do novo mundo do trabalho.

Levando em consideração as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nas últimas décadas,e analisando o comportamento do gráfico, é CORRETO afirmar que

A) o aumento do desemprego reforça o regime democrático e a estabilidade política nessespaíses.

B) a globalização e as novas tecnologias são as únicas responsáveis pelas atuais tendênciasdo mercado de trabalho.

C) a criação de novos empregos ocorre predominantemente no setor terciário, enquantodiminui a participação do setor secundário.

D) o mercado de trabalho dos países apresentados no gráfico caracterizam-se pela inexistênciado desemprego estrutural.

E) o desemprego, nos países da União Européia, começou a cair em meados dos anos 90,sendo considerado um dos mais baixos entre os países desenvolvidos.

Alemanha

Estado Unidos

Reino Unido

JapãoItália

França

(1)

(2)

(3)

(4)(5)(6)

(1)

(2)

(3)(4)

(5)(6)

0

2

4

6

8

10

12

1980 1985 1990 1995 2000

EVOLUÇÃO DO DESEMPREGO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS(em % da população economicamente ativa)

FONTE: OIT (modificada)

41Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 53 –

O gás metano, também conhecido como gás dos pântanos, pode ser:

I. Obtido por craqueamento do petróleo.II. Formado por decomposição biológica em fundo de lagos.III. Extraído de reservas naturais, à semelhança do que acontece com o petróleo.IV. Formado na fermentação de detritos domésticos, estocados em lixões e aterros sanitários.

Das afirmativas anteriores estão CORRETAS

A) apenas I, II e IV.B) apenas II, III e IV.C) apenas I, III e IV.D) apenas I, II e III.E) I, II, III e IV.

Questão 54 –

Com relação à utilidade do petróleo e à obtenção de seus derivados são feitas as seguintesafirmações:

I. No século XIX, com a perfuração de poços petrolíferos, obteve-se do petróleo, o querosene,importantíssimo combustível dos lampiões.

II. No século XX, com o advento dos motores à explosão em que se utiliza a gasolina, houvegrande expansão da indústria petrolífera.

III. Nas refinarias, o petróleo é submetido a operações que permitem separar as fraçõesdesejadas, processá-las e industrializá-las de modo que seus derivados possam sercomercializados.

IV. No craqueamento obtêm-se moléculas menores, que sofrem combustão mais facilmente.

Das afirmativas anteriores estão CORRETAS

A) I, II, III e IV.B) I, II e III.C) I, III e IV.D) II, III e IV.E) I, II e IV.

42 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 55 – Leia o texto que se segue.

O ano era 1940, cidade de Nova York. Dentre tantos contos que preenchiam os jornais(...), houve um em especial que chamou a atenção dos leitores, por mostrar uma visãobastante original do futuro. Falava de um mundo em que seres humanos teriam decompartilhar o planeta Terra com uma criatura fantástica e, ao mesmo tempo, quasetão humana quanto nós mesmos: os robôs. (...)Do autor, pouco se sabia: era russo, tinha 20 anos e se chamava Isaac Asimov.(...)Ano 2000, Novo México. O cientista americano Mark Tilden, 39 anos, trabalha em seulaboratório. Ao lado dele, uma placa: “Cuidado! Não pise nos robôs”. Pisar nos robôs?Que robôs? São aranhas, centopéias, grilos, baratas – todos digitais, feitos com peças deTVs quebradas, computadores antigos e outras parafernálias. “Eles nunca param de semovimentar. Quando encontram um obstáculo, seu sistema nervoso — formado porondas de rádio aleatórias — os dirige para outra direção qualquer, totalmente imprevisível”,afirmou Tilden.

Fonte: Revista Superinteressante, de novembro de 2000.

As transformações do mundo expressas no texto, PERMITEM a seguinte afirmação:

A) Um russo e um americano são citados, intencionalmente, pois a Guerra Fria, presente emtodo o período mencionado, opõe as superpotências também nas questões de ciência etecnologia.

B) A introdução da máquina no processo produtivo à época da Revolução Industrial trouxe amesma rapidez nas transformações, tanto para o inglês do século XVIII, quanto para oamericano do século XXI.

C) Outras conquistas do homem nas décadas mencionadas poderiam ser destacadas, comoo surgimento do cinema, o envio de foguetes ao espaço e as explosões nucleares dedestruição em massa.

D) As rápidas transformações do mundo levam os historiadores a admitir, entre as épocasmencionadas pelo texto, o início de uma terceira fase da chamada Revolução Industrial.

E) As transformações históricas e tecnológicas sempre ocorreram num mesmo ritmo;destacam-se os fatos mais recentes, devido à maior divulgação pelos veículos decomunicação.

Questão 56 –

Os números de telefones fixos de uma cidade são constituídos por 7 algarismos. Os trêsprimeiros formam o prefixo, que sempre começa por 52. Todos os números de telefonesfixos, que terminam em 8, são destinados para uso exclusivo da prefeitura. Quantos númerosde telefones fixos podem ser utilizados, nessa cidade, pela prefeitura?

A) 840B) 1000C) 6561D) 10000E) 80000

43Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 57 –

A estatura média dos 6 jogadores de um time de futebol society era de 1,81 m, no início dapartida. Um desses jogadores, com 1,83 m de altura, sofreu uma contusão e foi substituído.Em seu lugar, entrou um substituto com 1,80 m de altura. Outro jogador, do mesmo time,com 1,73 m de altura, foi expulso. Ao terminar a partida, a altura média dos jogadores, emcampo, desse time era

A) 1,78 mB) 1,79 mC) 1,80 mD) 1,82 mE) 1,83 m

44 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Número deIndivíduos

Ponto XEcoturismo

Tempo

A

B

I II

Questão 58 –

O gráfico abaixo indica o crescimento do ecoturismo, em uma região, relacionado aos recursoshídricos que apresentam em sua fauna a pirambeba, peixe carnívoro e voraz, da família dapiranha, e o jacaré. Esses animais relacionam-se ecologicamente conforme as curvas A e Bdo gráfico.Sempre que a densidade populacional de jacaré ou pirambeba ultrapassa, o ponto X, há perigode ataque aos banhistas.

No momento apontado pela seta I, ocorreu intensa caça ao jacaré, obrigando a proibiçãodessa prática no momento apontado pela seta II.

A análise do gráfico PERMITE concluir que

A) o crescimento populacional da pirambeba, após o momento I, não tem relação com aredução de jacarés na região.

B) a eliminação do jacaré era realmente necessária, já que a população de pirambebas estavaem crescimento acelerado.

C) a preservação do jacaré é fundamental para a manutenção da atividade de ecoturismo naregião.

D) a pirambeba e o jacaré são espécies competidoras completas.E) a região não pode manter o ecoturismo enquanto houver pirambebas e jacarés.

45Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 59 –

Um antibiótico pode perder a eficiência no combate a bactérias, principalmente se usadode forma inadequada.Um exemplo disso vem ocorrendo com a tuberculose: no final da década de 1980,verificou-se aumento no número de casos em vários países, causado por cepas debactérias resistentes à maioria dos antibióticos habitualmente empregados.A informação acima aponta para aspectos importantes que podem ser relacionados coma evolução biológica.

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA.

A) O antibiótico atua como seletor de bactérias resistentes, surgidas por mutaçõesespontâneas, em meio a bactérias sensíveis.

B) O antibiótico age estimulando a produção de anticorpos contra a tuberculose.C) O uso de antibióticos impede a evolução da espécie humana.D) A resistência aos antibióticos não pode ser transmitida aos descendentes das bactérias por

eles selecionadas.E) O genótipo humano é alterado pelo uso de antibióticos.

Questão 60 –

A energia elétrica, produzida em larga escala no Brasil, provém quase que exclusivamentede geradores hidroelétricos. Esse fato está imediatamente relacionado ao grande potencialhídrico existente e também à carência de outras fontes primárias tais como o petróleo, ogás natural e o carvão fóssil. A obtenção de energia elétrica, através de hidrelétricas,proporcionou ao país uma redução no custo de produção.Os grandes projetos hidroelétricos foram considerados, durante muito tempo, comouma das formas mais limpas e menos agressivas ao meio ambiente, principalmentedevido à taxa zero de emissão de gases no processo final de produção.

Atualmente, essa visão tem sido questionada devido, em parte, aos impactos sociais eambientais, tais como:

I. Desequilíbrio da fauna e da flora locais.II. Deslocamento de populações ribeirinhas, inclusive indígenas, devido à construção de

barragens.III. Emissão de gases de efeito estufa (metano), provenientes da decomposição de material

orgânico.IV. Alagamento de áreas extensas, modificando o comportamento dos rios barrados.V. Intensificação da chuva ácida.

Das afirmativas anteriores, estão CORRETAS

A) II, IV e V.B) I, II e IV.C) I, III e V.D) I, II, III e IV.E) I, II, III, IV e V.

46 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Questão 61 –

Os escritores, ao longo do tempo, reaproveitam em seus textos idéias de outros escritores,de outras épocas. Algumas vezes, esse reaproveitamento mantém a ideologia ou os valoresdo texto-base; outras vezes, subverte-se a matriz. Leia o texto abaixo, de autoria de GonçalvesDias:

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves, que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossos bosques têm mais vida,Nossa vida mais amores.

Leia, agora, outros textos, produzidos com inspiração na “Canção do exílio”, de GonçalvesDias.

I.Eu nasci além dos mares:Os meus lares,Meus amores ficam lá!Onde canta nos retirosSeus suspiros,Suspiros o sabiá!

Oh! que céu, que terra aquela,Rica e belaComo o céu de claro anil!Que seiva, que luz, que galas,Não exalas,Não exalas, meu Brasil!

Canção do exílio, Casimiro de Abreu

II.Minha terra tem macieiras da Califórniaonde cantam gaturamos de Veneza.Os poetas da minha terrasão pretos que vivem em torres de ametista,os sargentos do exército são monistas, cubistas,os filósofos são polacos vendendo a prestações.(...)

Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.Eu morro sufocadoem terra estrangeira.

Canção do exílio, Murilo Mendes

47Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

III.Minha terra tem palmaresOnde gorjeia o marOs passarinhos daquiNão cantam como os de lá

Minha terra tem mais rosasE quase que mais amoresMinha terra tem mais ouroMinha terra tem mais terra

Canto do regresso à pátria, Oswald de Andrade

IV.Minha terra não tem palmeiras...E em vez de um mero sabiá,Cantam aves invisíveisNas palmeiras que não há.Minha terra tem relógios,Cada qual com a sua horaNos mais diversos instantes...Mas onde o instante de agora?Mas onde a palavra “onde”?Terra ingrata, ingrato filho,Sob os céus da minha terraEu canto a Canção do Exílio!

Uma canção, Mário Quintana

Os textos que SUBVERTEM a ideologia do texto-base são

A) I e IIB) II, III e IVC) III e IVD) II e IIIE) I e IV

48 Processo Seletivo 2003/1 – Belo Horizonte

Boa Vista (RR) Florianópolis (SC)

A) Norte

Sul

B) Norte

Sul

C) Norte

Sul

D) Norte

Sul

E) Norte

Sul

Norte

Sul

Norte

Sul

Norte

Sul

Norte

Sul

Norte

Sul

Questão 62 –

Numa comemoração, ao meio-dia, horário de Brasília, foram vistas hasteadas diversas bandeirasnacionais. Levando-se em conta a localização das cidades de Boa Vista (RR) e Florianópolis(SC), assinale a alternativa que MELHOR apresenta como deverão ficar as sombras dosmastros das bandeiras, nas duas cidades, no referido horário.

Obs.: A linha pontilhada indica a direção norte-sul.