PRODUÇÃO GRÁFICA

5
PRODUÇÃO GRÁFICA 8.2 Estrutura: Produtor gráfico: ordena e coordena todas as fases da produção industrial de um impresso. Quase todo o processo produtivo está informatizado, sintetizando o processo. Setor de acabamento -> maior grau de dificuldade para dar aos meios de produção controles e equipamentos com essa tecnologia. Principais áreas de produção: Arte ou criação, Fotolito (confecção dos filmes ou fotolitos e provas preliminares dos impressos), Gravação (grava matrizes e provas de impressão), Impressão e acabamento (conferir o aspecto final por meio de cores, dobras, costura, colagem etc). Família tipológica : conjunto de todas as letras de determinado alfabeto, tanto caixa alta como caixa baixa, + algarismos e sinais ortográficos necessários a confecção de um texto. Traços dos elementos formadores de uma letra são: Hastes: verticais Barras ou traves: horizontais Curvas ou flexões: curvas Serifas: acabamentos que podem existir nas pontas das letras Grupo das famílias: Lapidárias ou bastões: ausência de serifas e que possuem hastes, traves e curvas com pouco ou nenhum contraste.

description

PRODUÇÃO GRÁFICA

Transcript of PRODUÇÃO GRÁFICA

PRODUO GRFICA8.2 Estrutura:

Produtor grfico: ordena e coordena todas as fases da produo industrial de um impresso.

Quase todo o processo produtivo est informatizado, sintetizando o processo. Setor de acabamento -> maior grau de dificuldade para dar aos meios de produo controles e equipamentos com essa tecnologia.

Principais reas de produo: Arte ou criao, Fotolito (confeco dos filmes ou fotolitos e provas preliminares dos impressos), Gravao (grava matrizes e provas de impresso), Impresso e acabamento (conferir o aspecto final por meio de cores, dobras, costura, colagem etc).

Famlia tipolgica: conjunto de todas as letras de determinado alfabeto, tanto caixa alta como caixa baixa, + algarismos e sinais ortogrficos necessrios a confeco de um texto.

Traos dos elementos formadores de uma letra so:

Hastes: verticaisBarras ou traves: horizontaisCurvas ou flexes: curvasSerifas: acabamentos que podem existir nas pontas das letras

Grupo das famlias: Lapidrias ou bastes: ausncia de serifas e que possuem hastes, traves e curvas com pouco ou nenhum contraste.

Romanas antigas ou euzevires: serifas com desenho triangular e as hastes, traves e curvas apresentam suave contraste entre si. Indicada para longos blocos de textos impressos.

Romanas modernas ou bodonis: as serifas so lineares e um grande contraste entre as hastes, traves e curvas.

Egpcias: serifas com desenho retangular e as hastes, traves e curvas possuem contrastes suave ou nenhum.

Cursivas ou caligrficas: aparncia de letras manuscritas.

Fantasias: tipologias que no se enquadram nas anteriores.

Para uma boa leitura dos textos o mais indicado corpo 12 para adultos, para crianas em incio de alfabetizao indicado corpo 24, mas as j alfabetizadas corpo 16 ou 18. E, para idosos, ao menos corpo 14.

O texto justificado ou BLOCADO facilita a leitura do texto pois cria uma mecnica de leitura onde os movimentos dos olhos para acompanhar o texto so constantes e regulares.

Texto alinhado esquerda tambm ajuda na leitura de grandes textos j o alinhado direita no propriado (incmodo) assim como o centralizado.

Quanto inclinao: normais ou itlico. Quanto largura: condensadas, normais ou estendidas. Quanto tonalidade: bolds (negrito), normais e lights (claras).

Composio de textos:

Manual processo funciona como na poca de Guttenberg.Linotipos processo de composio mecnica.Monotipos processo mecnico de composio de textos em que o operador ajuda um mecanismo para as medidas desejadas e nele digita o texto em teclado, obtendo uma fita perfurada.Ludlows processo semimecnico.

Processos de composio quente de textos por envolverem liga de chumbo fundida no trabalho de obteno das matrizes.Manuais, semimecnicos, mecnicos, fotogrficos ou digitais.

Processos de composio fria de textos, por se utilizarem de fontes luminosas ou eletrnicas para obter seus produtos finais. Fotocomposio e processadores de textos. So o estgio mais avanado da indstria grfica. Propiciam meios mais rpidos, flexveis e de melhor qualidade final.

Infogrfico: trabalhos que conjugam imagem e texto com a inteno de elucidar melhor uma sequencia de fatos ou notcia.

Formatos: .tif: arquivos com boa capacidade de oferecer qualidade a imagem e um registro de danos bastante detalhado, consequentemente, mais pesado.

.jpg: arquivos com armazenamento de dados bastante compactado. Mais leves, porm, com alguma perda de qualidade.

.psd: photoshop

Fotolito: se um impresso possuir uma nica cor, dever haver um nico fotolito para o trabalho, se houver imagens nas cores azul e vermelho, por exemplo, necessitamos de dois fotolitos separados.

Cian (azul) Magenta (rosa forte) Yellow (amarelo) CMY cores primrias slidas. ** K - black

Red (vermelho) Green (verde) e Blue (azul) - RGB trs cores primrias da luz.

Guia Pantone escala de cores mais sofisticadas. Sistema de cor utilizado em uma variedade de indstrias especialmente a indstria grfica, alm de ocasionalmente na indstria txtil, de tintas e plsticos. O sistema Pantone baseado em uma mistura especfica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone tambm permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metlicas e fluorescentes.

Offset: qualidade e versatilidade

Primeiro processo de impresso mecanizado que no utiliza matrizes metlicas e relevogrficas como as caractersticas das caixas de tipos. Se baseia na repulso entre gua e gordura, e o contato entre gua e o papel no desejvel.

Papel: inventado na China, por Tsai Lun, no ano de 105 depois de Cristo, mas as tcnicas de sua fabricao s chegaram Europa em meados do sculo XIII.- Produzido inicialmente apenas na Pennsula Ibrica regio onde hoje se localiza Portugal e Espanha.

Papel com gramaturas at 180 Cartolinas acima de 180 e abaixo de 320 Cartes acima de 320

Dicas:

Sempre que um elemento for impresso at a borda do papel, ele deve ser sangrado. Isto , o objeto deve ultrapassar a rea da pgina (em pelo menos 3mm) para garantir que no apaream filetes brancos depois do corte.

As imagens so as ilustraes e fotografias que aparecem no trabalho. Estas imagens podem estar incorporadas no documento ou apenas linkadas (vinculadas). Caso estejam vinculadas, os arquivos das imagens sero necessrios para a impresso. Portanto, voc deve envi-los junto com o trabalho.

As imagens devem estar com resoluo de 200dpi a 300dpi para impresso digital e offset.

Para impresso Digital e Grandes Formatos, as cores podem estar em CMYK, Pantone, ou RGB. O uso do CMYK mais indicado pois nem todas as cores RGB e Pantone podem ser reproduzidas na impresso.

Para impresso Offset, as cores devem estar em CMYK para impresso em policromia (quatro cores) ou em P