Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a...

18
Profª.: Adriellen Morel

Transcript of Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a...

Page 1: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Profª.: Adriellen Morel

Page 2: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Para compreender como a oração subordinada substan-tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas frases que seguem:

Ninguém lamentou sua renúncia.

sujeito verbo transi-tivo direto

objeto direto

Nesse caso, temos um período simples, uma oração ab-soluta. Nessa oração o objeto direto vem representadobasicamente por um substantivo renúncia.

Page 3: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Mas o objeto direto pode ser constituído por uma oraçãointeira, como no caso que segue:

Ninguém lamentou / que você renunciasse.

sujeito verbo transi-tivo direto

objeto direto

• No caso, o período é composto (duas orações):-a oração 2 encaixa-se como objeto direto do verbolamentou da oração 1. Portanto, classifica-se como:

1ª oração 2ª oração

• subordinada: porque funciona como um termo da 1;• substantiva: porque desempenha uma função própria do substantivo (objeto direto).

Page 4: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Orações subordinadas substantivas ligadas ao verboda oração principal.

Se uma oração subordinada substantiva vem ligadaao verbo da oração principal, pode, teoricamente, funcionar como:

• sujeito ......................subjetiva• objeto direto ..............objetiva direta• objeto indireto ............objetiva indireta

Page 5: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como sujeito do verbo da ora-ção principal.

Ex: É impossível / que o meu time perca o campeonato.

oração principal oração subordinada substantiva subjetiva

Quando a oração substantiva é subjetiva:• O verbo da oração principal está sempre na 3ª pes-soa do singular;• Não ocorre sujeito dentro dos limites da oração prin-cipal (o sujeito é a própria oração subordinada).

Page 6: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como objeto direto do verbo da oração principal.

Eles não permitem / que os índios vivam em paz.1ª oração 2ª oração

oração principal oração subordinada substantiva objetiva direta

A oração objetiva direta:• sempre se liga a um verbo da oração principal sempreposição;• indica o alvo sobre o qual recai a ação desse verbo.

Page 7: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como objeto indireto da oraçãoprincipal.

Ex: Ninguém desconfiava de que o plano fracassasse.1ª oração 2ª oração

Oração principal Oração subordinada substantiva objetiva indireta

A oração objetiva indireta:• liga-se ao verbo da oração principal, com preposi-ção.• indica o alvo ou o destinatário do processo verbal.

Page 8: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Se uma oração subordinada substantiva vem ligada a um nome da oração principal, pode, teoricamente,funcionar como:•Predicativo do sujeito...... substantiva predicativa

•Complemento nominal..... substantiva completiva nominal

•Aposto .......................... substantiva apositiva

Orações subordinadas substantivas ligadas aoNome da oração principal

Page 9: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como predicativo do sujeitoda oração principal.

Ex.: O problema é / que o prazo já se esgotou.1ª oração 2ª oração

Oração principal Oração subordinadaSubstantiva predicativa

A oração subordinada substantiva predicativa se liga:• Ao sujeito da oração principal;• Através do verbo de ligação (verbo ser, na grandemaioria dos casos.

Page 10: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Estrutura básica da oração principal

Sujeito + verbo de ligação

Ex: O certo é que ele sumiu.

Page 11: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como complemento nominalde um nome da oração principal.

Ex: Chego à conclusão de que o contrato é legal.

1ª oração 2ª oração

Oração principal Oração subordinada substantiva completiva nominalA oração subordinada substantiva completiva nomi-

nal sempre se liga:• A um nome da oração principal;• Através de preposição (a, de, com, por, para, em, etc)

Page 12: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Estrutura básica da oração principal

Sujeito + verbo + nome incompleto

Ex: Estou certo de que ele virá.

Page 13: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Apesar de muita semelhança no plano formal, asubstantiva completiva nominal não se confundecom a objetiva indireta porque:

• A substantiva completiva nominal liga-se a umnome da oração principal.Ex.: Ninguém teve dúvida de que ela mentiu

•A objetiva indireta liga-se a um verbo da oraçãoprincipal.Ex.: Ninguém duvidou de que ela mentiu.

Page 14: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

É aquela que funciona como aposto de um nome daoração principal.

Ex.: Existe nos presídios esta lei: (que) ninguém denuncia ninguém.

A oração subordinada substantiva apositiva semprese liga:•A um nome da oração principal;•Sem preposição e sem a mediação de um verbo de ligação

Page 15: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

Estrutura básica da oração principal

Sujeito + verbo + nome

Ex: Só te peço uma coisa: que não me abandones nunca.

Page 16: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

a) “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” Legião Urbanab) “E não adianta nem me procurar em outros timbres, outros risos” Pittyc) “Só quero te lembrar de quando a gente andava nas estrelas” Ivete Sangalod) “Ela só pensa, em beijar, beijar, beijar beijar.” MC Leozinhoe) “Meu amor, se você for embora, sabe lá o que será de mim.” Marina Limaf) “Vai, minha tristeza, e diz a ela que, sem ela, não pode ser.” Tom Jobimg) “Foi tão belo o nosso amor. Eu não creio que tudo acabou. (...)” Netinho.

Page 17: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

h) “Você me alucina. Te amar é bom demais.” Exaltasambai) “Não é difícil perceber quem de nós dois vai dizer que é impossível o amor acontecer. (...) No vão dascoisas que a gente disse, não cabe mais sermos somente amigos.” Ana Carolinaj) “Ah, se tu soubesses como sou tão carinhoso!” João de Barro e Pixinguinhak) “Descobri que te amo demais.” Zeca Pagodinhol) “Estou cansado de sofrer. Estou com medo de não aguentar. Estou perdendo a razão de viver.” Raça Negram) “O meu desejo é que eu possa te beijar” Ivete Sangalon) “O endereço dos bailes eu vou falar para você: (...) vem Clube Íris, vem Trindade “ MC Júnior e MC Leonardoo) “Mas a verdade é que eu sou louco por você. E tenho medo de pensar em te perder. Eu preciso aceitar quenão dá mais pra separar as nossas vidas” Chitãozinho e Xororó

Page 18: Profª.: Adriellen Morel Para compreender como a oração subordinada substan- tiva desempenha a função própria de um substantivo, basta comparar as duas.

(a) subjetiva reduzida de infinitivo(b) subjetiva reduzida de infinitivo(c) objetiva direta(d) objetiva indireta reduzida de infinitivo(e) objetiva direta(f) objetiva direta(g) objetiva indireta(h) or. sub. subst. subjetiva reduzida de infinitivo(i) subj. reduzida de infinitivo; obj. direta; subjetiva reduzida de infinitivo(j) objetiva direta(k) objetiva direta(l) completivas nominais reduzidas de infinitivo(m) predicativa do sujeito(n) apositiva(o) predicativa do sujeito; objetiva indireta reduzida de infinitivo; objetiva direta