Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo...

29
Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo Agosto de 2012

Transcript of Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo...

Page 1: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Profª Drª Eliana Asche (Org.)

INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Material de uso exclusivo de estudantes da

Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Agosto de 2012

Page 2: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Estas notas baseiam-se nos documentos

• ABNT NBR 14724 (Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação), de abril de 2011,

• ABNT NBR 6023 (Informação e documentação — Referências — Elaboração), de agosto de 2002, e

• ABNT NBR 10520 (Informação e documentação — Citações em documentos — Apresentação), de agosto de 2002.

Desses documentos, só foram consideradas as observações mais usuais relativas ao sistema autor-data de citação e referência.

Page 3: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

1 CITAÇÕES

Page 4: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

1.1 Tipos de citação  Na redação de trabalhos acadêmicos, é possível citar textos da obra de outros autores (fontes), nas formas expostas a seguir.

• Citação indireta: paráfrase, interpretação, reapresentação explicativa ou crítica de parte ou do todo de uma obra consultada.

Segundo Genovese (1974), a lei não pode ser vista como algo passivo e reflexivo, mas como uma força ativa e parcialmente autônoma, a qual mediatiza as várias classes e compele os dominantes a se inclinarem às demandas dos dominados.

ou

A lei não pode ser vista como algo passivo e reflexivo, mas como uma força ativa e parcialmente autônoma, a qual mediatiza as várias classes e compele os dominantes a se inclinarem às demandas dos dominados (GENOVESE, 1974).

Page 5: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Citação direta: transcrição literal de parte de uma obra consultada, com todas as suas características (grafia, pontuação, idioma, etc.).

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais corresponde também à realidade” (BAKHTIN, 1987, p. 388).

• Citação de citação (direta ou indireta): transcrição ou paráfrase de obra a que não se tem acesso (obra citada), por meio de outra (obra consultada).

Marinho (1980, apud MARCONI; LAKATOS, 1982) apresenta a formulação do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.

Page 6: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Citação de informação verbal ou de trabalho em preparação: paráfrase ou transcrição de informações obtidas diretamente do informante, por meio de entrevistas, preenchimento de formulários, correspondência, presença em palestras e conferências, leitura de textos ainda não publicados, etc. Essa condição deve ser apontada entre parênteses, logo após a citação, e esclarecida em nota de rodapé ou de fim.

O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal).¹

(Na nota de rodapé ou de fim:_________________¹ Noticia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.)

Page 7: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

1.2 Apresentação das citações  Nos trabalhos acadêmicos, as citações (e suas correspondentes referências ou indicações de fontes) podem aparecer tanto no texto principal, como em notas de rodapé ou notas de fim (de capítulo ou de texto).

• As citações diretas, as citações de citações diretas e as transcrições de informações verbais que se estendam por quatro ou mais linhas devem ser destacadas mediante recuo (recomendado pela ABNT) de 4 cm a partir da margem esquerda do texto. Usa-se a mesma fonte e o mesmo estilo do texto principal; a fonte deve ser menor (por exemplo, corpo 10 se o texto principal tiver corpo 12); o entrelinhamento deve ser simples.

A relação entre experiência e teoria, nas ciências exatas, corresponde, no campo da história, às relações entre documento e teoria. Ou seja, a ausência de um quadro teórico toma tanto a experiência científica quanto o documento, aglomerados cegos. Por isso encontramos em um trabalho de história, no caso de história das ideias filosóficas, uma conclusão congruente com as de Einstein (LIMA, 1986, p. 198).

4 cm

Page 8: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• As citações diretas, as citações de citações diretas e as transcrições de informações verbais que se estendam por até três linhas do texto principal devem ser delimitadas por aspas duplas. Usa-se a mesma fonte, os mesmos tamanho e estilo de fonte e o mesmo entrelinhamento do texto principal.

• Nas notas de rodapé ou de fim, as citações diretas, as citações de citações diretas e as transcrições de informações verbais, independentemente de sua extensão, devem ser sempre delimitadas por aspas duplas, no mesmo corpo e no mesmo estilo do texto das notas, que sempre deve ter entrelinhamento simples.

• Nas citações diretas, nas citações de citações diretas e nas transcrições de informações verbais, a supressão pelo citador de palavras ou trechos deve ser indicada pelo sinal [...], que não deve ser confundido com o sinal (...) original de textos reproduzidos.

“O gesto cria uma atmosfera propícia à paródia licenciosa dos nomes dos santos e de suas funções. [...] Assim, todos os santos cujos nomes a multidão grita, são travestis, seja no plano obsceno, seja na boa mesa” (BAKHTIN, 1987, p. 166).

Page 9: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Nas citações diretas, nas citações de citações diretas e nas transcrições de informações verbais, palavras ou trechos introduzidos pelo citador (como explicações, comentários, ajustes gramaticais, etc.) devem ser delimitados por colchetes.

“Sem contar todas as perguntas que me fizeram e tentei responder pelo viés da Cátedra, a partir de uma pesquisa que não é minha, que peguei da metade para o fim e da qual agora faço parte. Trocando em miúdos, com esta quinta versão do meu projeto [isto é, a dissertação de mestrado da autora], acho que ‘a ficha caiu’ [sic] e recomeço escrevendo, a partir das perguntas que fui acolhendo ao longo desse tempo de vivências e estudos” (SANTOS, 2011, p. 1).

• Nas citações diretas, nas citações de citações diretas e nas transcrições de informações verbais, deve-se respeitar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 12 de outubro de 1990, a não ser que se queira enfatizar a divergência entre o texto citado e este Acordo.

Page 10: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Nas citações diretas, nas citações de citações diretas e nas transcrições de informações verbais, o destaque de palavras ou trechos por meio de realce (itálico, negrito ou sublinhado) deve ser indicado, junto à correspondente referência, com a expressão "grifo nosso" ou assemelhadas.

• A tradução pelo citador de citações diretas e citações de citações diretas deve ser indicada, junto à correspondente referência, com a expressão "tradução nossa" ou assemelhadas.

Page 11: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

1.3 Sistema autor-data de indicação de referência  1.3.1 No sistema autor-data, a indicação da fonte deve apresentar:

• autoria; se autor pessoal, deve figurar o sobrenome; se autor-entidade, deve figurar o nome da instituição responsável; se de autoria desconhecida, deve figurar o título da publicação;

• ano de publicação;• número(s) de página(s), quando citação direta. 

Page 12: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

1.3.2 Na indicação da fonte pode ocorrer (ver Apresentação das fontes): • Um, dois ou três autores

Morais (1955, p. 32) assinala que "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon [...]".

“O homem não pode viver em meio às coisas sem formar a respeito delas ideias, de acordo com as quais regula sua conduta” (DURKHEIM, 1999, p. 15).

Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de conteúdos já previamente disponíveis, em outros lugares para a teologia (JOSSUA; METZ, 1976).

“Uma taxa de resgate é um carregamento ‘de saída’ paga quando se vende as suas ações” (BODIE; KANE; MARCUS, 2000, p. 114).

Segundo Bodie, Kane e Marcus (2000, p. 114), uma taxa de resgate é “um carregamento ‘de saída’ paga quando se vende as suas ações”.

 

Page 13: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Mais de três autores

Lacerda et al. (2000) afirmam que...

Ou seja, a indicação do sobrenome do primeiro autor, seguida da expressão “et al.” (abreviatura de “at alii”, “e outros”).

 • Autores com o mesmo sobrenome (SILVA, J. C., 1979)(SILVA, M. R., 1979, p. 22)

(BARBOSA, Cássio, 1965)(BARBOSA, Celso, 1965) 

Page 14: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Sem autoria conhecida

“As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades [...]” (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

O título completo deve constar da lista de referências.

 • Sem data conhecida

Segundo Florenzano (s/d),...

Page 15: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2 REFERÊNCIAS

Page 16: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.1 Tipos de fontes  Os principais tipos de obras utilizadas como fontes são apresentados a seguir. • Monografias: item não seriado, constituído de uma só parte em qualquer

suporte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas; livros (e coleções de livros), folhetos, trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, relatórios, entre outros), manuais, guias, catálogos, enciclopédias, dicionários, etc.

• Periódicos: publicados continuamente em qualquer tipo de suporte, editados em unidades físicas sucessivas (fascículos ou números), com designações numéricas e/ou cronológicas; revistas científicas ou não, jornais, boletins, etc.

• Documentos de eventos.

 

Page 17: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Podem-se citar ainda as separatas (publicação de parte de um trabalho — artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc. —, mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão “Separata de” em evidência; as separatas são utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor) e os suplementos (documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria).

• Além disso, são muito utilizados, nos trabalhos acadêmicos: legislação, documentos iconográficos e cartográficos, imagens em movimento e documentos sonoros.

Page 18: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2 Apresentação das fontes (lista de referências)  Para digitar a lista de referências, use

• fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;• parágrafo alinhado à margem esquerda;• espaço simples no corpo da referência e espaço duplo entre cada referência;• a descrição referente ao título é destacada com o uso invariável de itálico,

negrito ou sublinhado;• facultativamente, usam-se seis sinais de sublinhado (______) para substituir

nomes de autores quando duas ou várias obras do mesmo autor são referenciadas sequencialmente e na mesma página;

• ordem de classificação alfabética. 

Page 19: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.1 Monografias  • No todo (livros, trabalhos acadêmicos): são indicadas por meio dos seguintes

elementos essenciais: autoria, título, edição, local de publicação, entidade editora, data de edição. Em obras de mesma autoria, datas iguais são acrescidas de letras (a, b, c, d, e...) segundo a entrada por ordem alfabética de título.

 

ABUD, Jairo. Dívida externa, estabilização econômica, abertura comercial, ingresso de capitais externos e baixo crescimento econômico. 1996. 205 f. Tese (Doutorado em Economia de Empresas) — Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 1996. AMERICAN PSYCHOLOGIAL ASSOCIATION. Publication manual. Washington, D. C.: APA, 1999. ART for its own sake. Chicago: Nonpareil, 1910. 

Page 20: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: McGraw-Hill, 1985. COPELAND, Thomas E.; WESTON, John Frederick. Financial theory and corporate policy. Boston, MA: Addison Wesley, 1988. COSTA, Vera Lúcia Cabral (Org.). Descentralização da educação: novas formas de coordenação e financiamento. São Paulo: Fundap, 1999. FLEMMING, Christian. Criação de valor para o acionista no Brasil. 2001. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) — Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2001. FLORENZANO, E. Dicionário de ideias semelhantes. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Brasília, DF: [s.n.], 1993. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Page 21: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

FREYRE, Gilberto. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943. 2 v. ______. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Manual de orientação para crescimento da receita própria municipal. São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.fgvsp.br/academico/estudosgvconsult/Manual.doc>. Acesso em: 12 fev. 2001.

GADOTTI, Moacir. Educação com qualidade social: projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004a. ______. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2004b. GARSCHAGEN, Donaldson M. Nova Barsa CD. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1998. 1 CD-ROM.

LACERDA, Antônio Corrêa de et al. Economia brasileira. São Paulo: Saraiva, 2000. 

 

Page 22: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

LAURENTI, R. Mortalidade pré-natal. São Paulo: Centro Brasileiro de Classificação de Doenças, 1978. Mimeografado. LIMA, Luiz Antônio de Oliveira. A desregulamentação nos mercados de trabalho e o emprego nas economias capitalistas avançadas. São Paulo: FGV-EAESP, 2001 (Relatórios de Pesquisa, 15/2001). OS GRANDES clássicos das poesias líricas. [S.l.]: Ex Libris, 1981.

POCHMANN, Marcio (Org.). Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; São Paulo: Cortez, 2002. RIBEIRO, Ricardo Luiz Mendes. Crescimento e distribuição de renda. 1994. 78 f. Dissertação (Mestrado em Economia e Finanças Públicas) — Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1994. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo: SMA, 1993. SCARLATO, F. C. et al (Orgs.). Globalização e espaço latino-americano. São Paulo: Hucitec, 1993. 

 

Page 23: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Partes de monografias são indicadas por meio dos seguintes elementos essenciais: autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In” e da referência completa da monografia no todo, a paginação ou outra forma de individualizar (capítulo, por exemplo) da parte referenciada.

 ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16. 

 

Page 24: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.2 Documentos de eventos (atas, anais, resultados, proceedings, etc.) com os trabalhos apresentados em encontros, simpósios e outros eventos científicos são indicados por meio dos seguintes elementos essenciais: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático, etc.), local de publicação, editora e data da publicação. • No todo ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 20, 1996, Angra dos Reis. Anais... Angra dos Reis: Anpad, 1996. • Partes BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.  

Page 25: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.3 Publicações periódicas: podem ser a coleção como um todo, um fascículo ou número de revista, um número de jornal, um caderno, etc. na íntegra, e a matéria existente em um número, volume ou fascículo de periódico (artigos científicos de revistas, editoriais, matérias jornalísticas, seções, reportagens etc.). • No todo RAE: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: FGV-EAESP, 1961-.

• Partes MCGRATH, Michael E.; HOOLE, Richard W. Manufacturing’s new economies of scale. Harvard Business Review. Boston, v. 70, n. 3, p. 94-102, May/June 1992. JACOBSON, J. W.; MULICK, J. A.; SCHWARTZ, A. A. A history of facilitated communication: Science, pseudoscience, and antiscience: Science working group on facilitated communication. American Psychologist. Washington, DC, v. 50, n. 1, p. 750-765, Jan. 1995. Disponível em: <http://www.apa.org/jounals/jacobson.html>. Acesso em: 25 jan. 1996. 

Page 26: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

• Em jornais WATANABE, Marta. Aumenta uso de incentivo ao terceiro setor. Gazeta Mercantil, São Paulo, 14 jan. 2000, Caderno A, p. 10. ESTRELA consolida preferência nacional. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 15 dez. 1999. 

Page 27: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.4 Legislação São Paulo (Estado). Decreto nº 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispõe sobre desativação de unidades administrativas de órgãos da Administração Direta e das Autarquias do Estado e dá providências correlatas. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/170213/decreto-42822-98-sao-paulo-sp>. Acesso em: 20 abr. 1998. SÃO PAULO (Município). Lei nº 14.973, de 11 de setembro de 2009. Dispõe sobre a organização de sistemas de coleta seletiva nos grandes geradores de resíduos sólidos do município de São Paulo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-sao-paulo/809268/lei-14973-2009-sao-paulo-sp.html>. Acesso em: 23 set. 2009. BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm>. Acesso em: 23 set. 2009.  

Page 28: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.5 Documentos iconográficos (pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, diapositivo, material estereográfico, transparência, cartaz, etc.). Elementos: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do suporte, etc. MATTOS, M. D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm. Coleção particular. 

2.2.6 Documentos cartográficos (atlas, mapas, globos, fotografias aéreas, etc.) INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000.  

Page 29: Profª Drª Eliana Asche (Org.) INTRODUÇÃO A CITAÇÕES E REFERÊNCIAS Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Material de uso exclusivo de estudantes da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

2.2.7 Imagens em movimento (filmes, videocassetes, DVD, etc.) BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, 1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.  2.2.8 Documentos sonoros • No todo SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD (ca. 40 min). Remasterizado em digital. • Partes COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intérprete: Simone. In SIMONE. Face a face. [S.l.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD. Faixa 7.