PROFESSOR DE HISTRIA - FADESPconcursos.fadesp.org.br/pmi2013/arquivos/provas/PROFESSOR DE … ·...

14
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAITUBA – CONCURSO PÚBLICO PROVA OBJETIVA: 26 de janeiro de 2014 NÍVEL SUPERIOR PROFESSOR DE HISTÓRIA INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala. 2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas. 3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Português, 05 de Informática, 05 de Meio Ambiente e 10 de Conhecimento Específico. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário de Itaituba). 4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30. 5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção. 6. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso. 7. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação. 8. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado. 9. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA. 10. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão. 11. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas. 12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA. 13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Itaituba o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital Nº 001/2013 do referido concurso. Boa Prova. Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________ ________________________________________ Assinatura

Transcript of PROFESSOR DE HISTRIA - FADESPconcursos.fadesp.org.br/pmi2013/arquivos/provas/PROFESSOR DE … ·...

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAITUBA – CONCURSO PÚBLICO

PROVA OBJETIVA: 26 de janeiro de 2014

NÍVEL SUPERIOR

PROFESSOR DE HISTÓRIA

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Português, 05 de Informática, 05 de Meio Ambiente e 10 de Conhecimento Específico. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário de Itaituba).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

7. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

8. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado.

9. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

10. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

11. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Itaituba o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital Nº 001/2013 do referido concurso.

Boa Prova.

Nome do Candidato: ______________________________________________________

Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________ Assinatura

2

3

PORTUGUÊS

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 10.

Balanço 1 2 3 4 5 6 7 8 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23

Foi na horta da escola, cavando os canteiros, que Dona Maria, minha primeira professora, me exemplificou a mais importante das lições: havia nascimento e morte. Ela me ensinava a proteger e bem cuidar das sementes para que os tomates fossem belos e fortes. E, para tanto, era preciso bem adubar, podar os excessos de galhos para nutrir os frutos e dar firmeza aos caules. E se existia tempo de nascer e tempo de morrer, havia o momento de replantar as sementes. Assim, a horta estava sempre viva. Nunca precisei me esquecer dessas suas lições. Elas são definitivas ainda agora, quando me afirmam que os tempos mudaram.

E quando nosso trabalho ia sendo colhido e reservado na cantina da escola, tudo era “somado” para ser “dividido”. Nossa fome era “subtraída” e nossa alegria, “multiplicada”. Aprender as quatro operações passava a ser coisa simples. Aprendia-se experimentando o sabor quente da sopa cultivada por todos.

Não sei se o que aprendi na minha escola, naquele outro tempo, deve ser totalmente ignorado. Quando professor já desconfiava que existem lições que duram a vida toda, independente dos rumos dos tempos. Eu reconhecia, espiando as descobertas dos alunos, que a maleabilidade, o constante movimento, o eterno vir a ser do mundo é que o tornava mais sedutor. Eu via a mutação das sociedades, as invenções das tecnologias, mas desconfiava que os problemas humanos eram os mesmos desde que a matéria tomou consciência de si: o medo da morte, a lágrima pela perda, a busca do encontro, a dúvida sobre o depois. E no susto que meus alunos sentiam com os trovões, na surpresa com a argila queimada, na descoberta dos animais cambiantes que as nuvens formavam, no silêncio para não espantar o pássaro que chocava no ninho, eu acreditava que, na escola, era o mistério da vida que merecia estar em questão.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 51.

01. Em “Balanço”, Bartolomeu Campos de Queirós (A) reflete sobre o papel da escola. (B) critica o ensino da matemática. (C) censura as banalidades ensinadas na escola. (D) julga favoráveis as mudanças por que passam os tempos.

02. Julgue os itens a seguir com base nas ideias desenvolvidas no texto. I. O autor dá a entender que se aprende mais facilmente quando há prazer e partilha. II. Infere-se do texto que, na escola da vida, a atitude mais importante é “podar os excessos”. III. A palavra “balanço”, que dá título ao texto, significa, no contexto em que foi empregada, “exame,

análise”. IV. Ao mencionar as quatro operações, o autor, além de referir-se à aprendizagem da aritmética, faz

alusão ao exercício da solidariedade. V. Depreende-se do texto que as lições que o autor aprendeu com sua primeira professora tornaram-

se, com as mudanças dos tempos, obsoletas. Estão corretas as afirmativas (A) I, II e V. (B) I, III e IV. (C) II, III e V. (D) II, III e IV. 03. Ocorre um desvio no que diz respeito às regras da regência verbal em (A) “quando me afirmam que os tempos mudaram” (linhas 7-8). (B) “Nunca precisei me esquecer dessas suas lições” (linhas 6-7). (C) “Ela me ensinava a proteger e bem cuidar das sementes” (linhas 2-3). (D) “Dona Maria (...) me exemplificou a mais importante das lições” (linhas 1-2).

4

04. Analise os itens a seguir com base na estrutura linguística do texto. I. O termo “multiplicada” (linha 11) encontra-se no feminino singular para concordar com seu referente

“fome” (linha 10). II. De acordo com as regras de pontuação, a oração subordinada adverbial temporal (linha 9) deveria

ser isolada por vírgulas. III. O valor adversativo da conjunção “e” (linha 20) permite sua substituição por “mas”, sem que a

argumentação do texto seja prejudicada. IV. Poder-se-ia reformular o trecho “E se existia ... sementes” (linhas 5-6), sem prejuízo da correção

gramatical e do sentido original, da seguinte maneira: “Assim como existia tempo de nascer e de morrer, havia também o momento de replantar as sementes”.

V. Em “Eu reconhecia, espiando as descobertas dos alunos, que a maleabilidade, o constante movimento, o eterno vir a ser do mundo é que o tornava mais sedutor” (linhas 15-17), o verbo “tornar” deveria flexionar-se no plural caso se eliminassem os termos sublinhados.

Está correto o que se afirma em (A) III e V. (B) I, II e V. (C) II, IV e V. (D) II, III e IV.

05. Julgue os itens abaixo quanto ao emprego dos recursos coesivos. I. A locução conjuntiva “desde que” (linha 18) introduz a ideia de condição. II. Os pronomes “tanto” (linha 4) e “tudo” (linha 9) retomam e resumem ideias expressas anteriormente. III. Há ambiguidade no emprego do pronome “suas” (linha 7), visto que não se pode identificar seu

referente. IV. O pronome “o” (linha 17) refere-se a “mundo” (linha 16) e poderia ser substituído, sem prejuízo do

sentido e da correção, por “aquilo”. V. Seriam mantidos o sentido textual original e a correção gramatical se a conjunção “mas” (linha 18)

fosse substituída por qualquer uma das seguintes conjunções: porém, contudo, entretanto, todavia.

Está correto o que se afirma em (A) II e V. (B) II e III. (C) I, IV e V. (D) I, III e IV.

06. Julgue as afirmações abaixo com base nas noções de semântica. I. Há antítese em “havia nascimento e morte” (linha 2). II. A expressão “estar em questão” (linha 23) significa “estar em pauta, em apreço”. III. O vocábulo “trabalho” (linha 9) foi empregado para designar os frutos da semeadura. IV. O deslocamento dos adjetivos nas expressões “o constante movimento, o eterno vir a ser” (linha 16)

alteraria o sentido textual. V. Há palavras empregadas em sentido conotativo em “Ela me ensinava a proteger e bem cuidar das

sementes para que os tomates fossem belos e fortes” (linhas 2-4).

Está correto o que se afirma em (A) II e IV. (B) I, II e III. (C) II, IV e V. (D) II, III e IV.

07. Em “E quando nosso trabalho ia sendo colhido e reservado na cantina da escola, tudo era ‘somado’ para ser ‘dividido’” (linhas 8-9), há, entre as ações, uma relação de (A) sucessão de fatos interdependentes. (B) causalidade entre fatos simultâneos. (C) alternância entre ocorrências semelhantes. (D) simultaneidade de ocorrências independentes.

5

08. Quanto aos fatos de língua, é falso afirmar que (A) a forma verbal correta derivada do vocábulo “sabor” (linha 12) é “saborear”. (B) falta paralelismo sintático em “Ela me ensinava a proteger e bem cuidar das sementes” (linhas 2-3). (C) as palavras “lágrima” (linha 19) e “dúvida” (linha 20) são acentuadas em decorrência da mesma

regra gramatical. (D) se substituíssemos o vocábulo “independente” (linha 15) por “independentemente” a correção

gramatical do período seria prejudicada.

09. Com a substituição do segmento sublinhado pela expressão entre parênteses, seria necessário colocar no plural o verbo do enunciado (A) “tudo era ‘somado” (o resultado dos nossos esforços). (B) “a horta estava sempre viva” (a horta formada de viçosos legumes). (C) “o mistério da vida que merecia estar em questão” (os enigmas da vida). (D) “para não espantar o pássaro que chocava no ninho” (o bando de aves).

10. Nos enunciados “Elas são definitivas ainda agora” (linha 7) e "os problemas humanos eram os mesmos" (linha 18), as palavras sublinhadas poderiam ser substituídas, sem prejuízo do sentido textual, por (A) “agorinha” e "eram os próprios". (B) “mesmo hoje” e "não diferiam". (C) “senão também” e "eram inerentes". (D) “não obstante” e "eram discordantes".

6

INFORMÁTICA 11. No Microsoft Internet Explorer 7, o usuário pode fechar a Guia atual sem a necessidade de fechar o navegador web, caso pressione as teclas (A) ALT + J. (B) CTRL + ALT + G. (C) CTRL + W. (D) CTRL + F. 12. Para inserir imagens num texto que está sendo editado no Microsoft Office Word 2010, o usuário seleciona a Guia: Inserir � Grupo: _________ � Botão: Clip-art. - A palavra que preenche corretamente a lacuna acima é (A) Formas. (B) Ilustrações. (C) Figuras. (D) Símbolos. 13. A impressora é um periférico que não faz parte de um computador. Sua função é efetuar a impressão de textos e imagens em papel. Sobre o periférico denominado impressora, considere as afirmativas abaixo. I. A impressão numa impressora jato de tinta é realizada por meio do gotejamento numa folha de papel

de um jato de tinta liberado por uma agulha extremamente fina. II. As impressoras térmicas imprimem as imagens a partir de uma cera especial ou de um plástico

sobre um filme com as cores básicas. - É correto afirmar que (A) todas as afirmativas estão corretas. (B) somente a afirmativa I está correta. (C) somente a afirmativa II está correta. (D) nenhuma das afirmativas está correta.

14. A UCP (Unidade Central de Processamento) executa instruções através da UC (Unidade de Controle), que recebe as instruções e as processa na sequência em que foram armazenadas na memória principal do computador. O total de comandos que a UCP reconhece e consegue executar é chamado de (A) Instruções de Controle. (B) Unidade de Instrução. (C) Set de Instruções. (D) Barramento de Instruções. 15. Sobre os tipos de vírus de computador, considere as afirmativas abaixo. I. Vírus de macro infectam documentos que possuem macros instaladas. II. Vírus de arquivo infectam arquivos no formato PDF. - É correto afirmar que (A) todas as afirmativas estão corretas. (B) somente a afirmativa II está correta. (C) nenhuma das afirmativas está correta. (D) somente a afirmativa I está correta.

7

MEIO AMBIENTE

16. A conversão de nitrato a nitrogênio gasoso realizada por bactérias do gênero Pseudomonas denomina-se (A) nitrificação. (B) nitratação. (C) nitrosação. (D) desnitrificação. 17. Analise os seguintes usos da água: I. abastecimento industrial; II. construção de barramentos; III. irrigação de culturas. - Alternativa que reúne usos não consuntivos da água: (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e III. 18. A estratégia ambiental preventiva desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento e aplicada de forma contínua e integrada ao processo, aos produtos e aos serviços para aumentar a ecoeficiência e reduzir riscos para os seres humanos e para o meio ambiente denomina-se (A) Tecnologia limpa. (B) Produção mais limpa. (C) Tecnologia sustentável. (D) Desenvolvimento sustentável. 19. Analise as afirmativas referentes à Política Nacional de Educação Ambiental. I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e

permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. II. Nos cursos de pós-graduação, de extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da

educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica. III. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. - Estão corretas as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I, II e III. 20. No processo de licenciamento ambiental de empreendimentos de aproveitamento hidroelétrico, a Licença de Instalação (LI) deverá ser obtida (A) antes do fechamento da barragem. (B) no início do estudo de viabilidade da Usina. (C) antes da realização da licitação para construção do empreendimento. (D) antes da efetiva colocação da usina em geração comercial de energia.

8

CONHECIMENTO ESPECÍFICO 21. Durante mais de duzentos anos, observadores e pesquisadores da revolução industrial inglesa aceitaram a mesma máxima: “energia a vapor e indústria algodoeira = nova classe operária”.

(THOMPSON, Edward. Formação da Classe operária inglesa. Vol. 2, RJ: Paz e Terra, 1988, p. 15). Autores como Edward Thompson expuseram essa máxima comum, mas contestaram na busca de humanizar a história da formação da classe operária inglesa. Segundo Thompson, essa classe operária não era fruto matemático da Revolução Industrial. Ela também se formou pelo(a) (A) aumento da identidade e consciência de classe entre os diversos grupos de trabalhadores, somado

ao crescimento de formas correspondentes de organização política e industrial; (B) crescimento no número de trabalhadores urbanos vindos da expropriação rural, somado ao

crescimento do número de empregos com carteira assinada nas grandes cidades, como Londres e Paris.

(C) mobilização dos operários socialistas e comunistas organizados em sindicatos anarquistas, e através do crescimento da exploração no campo: política dos cercamentos rurais.

(D) aumento no número de empregos informais (de crianças e mulheres, especialmente) e piora das condições sanitárias nas grandes cidades, como Londres e Amsterdam.

22. Leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão proposta. “A cidade medieval situa-se entre dois tipos de cidades que souberam, com ou sem muralhas, separar-se radicalmente do campo: a cidade antiga, que vivia na oposição urbs X rus e mantinha a rusticidade no exterior, e a cidade industrial e pós-industrial, que devorou o campo. (...) A cidade medieval permanece mesclada ao campo...”

(Jacques Le Goff. O apogeu da cidade medieval. SP: Martins Fontes, 1992, p. 15). A partir do trecho escrito por Jacques Le Goff e de seus conhecimentos sobre as relações de poder na sociedade feudal, é correto afirmar que, no momento a que se refere o fragmento acima, a cidade medieval (A) manteve-se isolada do campo, só estabelecendo relações com ele depois do fim da Idade Média,

com a Revolução Industrial e a modernidade estabelecida após os séculos XVII e XVIII. (B) estava misturada com o campo, não existindo nada (nem muros ou muralhas) que separassem os

feudos dos burgos medievais. Os feudos eram os redutos dos senhores feudais e camponeses e os burgos, das corporações de ofício e fábricas.

(C) estava mesclada com o campo, pois as atividades feudais eram prioritariamente rurais, mas mantinham-se separadas dos burgos (como no caso das muralhas), que impunham limites ao comércio e às feiras medievais.

(D) manteve-se mesclada com o campo já que os senhores feudais eram também os donos dos burgos e governavam simultaneamente as cidades e o campo durante toda a Idade Média, posição que se alterou depois da Revolução Industrial.

9

23. Assim o viajante Jean Baptiste Debret descreveu as ruas do Rio de Janeiro durante do carnaval, nos anos de 1820: “Com água e polvilho, o negro, nesse dia, exerce impunemente nas negras que encontra toda a tirania (...); algumas laranjas de cera roubadas aos senhores constituem um acréscimo de munições de carnaval para o resto do dia (...) A infeliz negra volta para a casa com o colo inundado e o resto do vestido marcado com o sinal das mãos do negro que lhe enlambuzou de branco o rosto e os cabelos. (...) Vi durante minha permanência, certo carnaval em que alguns grupos de negros mascarados e fantasiados de velhos europeus imitavam-lhes muito jeitosamente os gestos (...) eram escoltados por alguns músicos, também de cor e igualmente fantasiados”.

(Jean Baptiste Debret. Viagem pitoresca e histórica pelo Brasil. MG, Itatiaia, vol. 1, 1988, p. 269). A partir do trecho acima e de seus conhecimentos sobre o carnaval e festas populares no Brasil colonial e imperial, é correto afirmar que, nelas, o papel dos negros escravos era o de (A) submissão aos senhores europeus, pois esses eram obrigados a lhes imitar os jeitos, e de

dominação tirânica contra as negras escravas, suas companheiras de cativeiro. (B) inversão social e de valores. Nelas os negros podiam ser mais ousados com as mulheres,

especialmente com as companheiras de cativeiro, e imitavam com humor os jeitos de seus senhores, numa permitida brincadeira de máscaras.

(C) mudança de papéis sociais. Nelas os negros se mostravam dominadores das mulheres que normalmente sustentavam a casa e, inversamente, também se mostravam imitando seus senhores, querendo se parecer com eles.

(D) manutenção do status social, pois também no carnaval os negros tiranizavam suas mulheres e se mantinham fiéis e parecidos (por imitação e máscaras) com seus senhores, numa posição de continuidade social.

24. Sobre a democracia moderna nos EUA do final do século XVIII, o historiador Bronislaw Baczko afirmou: “Inventar a democracia moderna é conceber os modos de viver em conjunto livremente consentidos por indivíduos emancipados, iguais em dignidades e direitos. Ora, no centro das preocupações desse “século esclarecido” está a liberdade humana”.

(Bronislaw Baczko. “Um história”. In. DARNTON, Robert (dir). Democracia. RJ: Record, 2001, p. 35). Sobre a relação entre a democracia e a questão da liberdade humana, é correto afirmar que, nos EUA do final do século XVIII, isso era verdade, visto que, desde a independência, havia o(a) (A) manutenção da escravidão indígena e africana, que limitava o significado da liberdade e da plena

cidadania, já que nem africanos nem indígenas eram considerados cidadãos e não podiam viver a democracia americana.

(B) regime de segregação racial. Embora a independência americana abolisse a escravidão africana, na prática, devido ao regime de segregação racial no sul dos EUA, manteve-se a cidadania restrita apenas aos brancos e católicos.

(C) permanência da escravidão de origem africana mesmo depois da independência de forma idêntica, em todo o território americano, o que restringiu o conceito de cidadania e de democracia em todo o país, restando essa cidadania aos brancos livres.

(D) manutenção do regime escravista, que foi fortificado no sul dos EUA. Devido ao pacto federativo, os Estados sulistas mantiveram a escravidão e os nortistas a foram abolindo. Mesmo assim, isto limitou a formação plena da cidadania, conforme pregava a constituição americana.

10

25. Observe atentamente a reprodução da tela de Candido Portinari e responda à questão proposta.

Tela de Cândido Portinari. “Despojos de Tiradentes”. 1948-1949. http://pessoas.hsw.uol.com.br/tiradentes.htm. Acessada em 17 de novembro de 2013.

A tela do pintor brasileiro Cândido Portinari foi feita em meados do século XX, mas representa uma condenação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes e considerado um dos líderes da Inconfidência Mineira ocorrida em 1789. Portinari pintou esse líder esquartejado porque Tiradentes (A) foi mesmo cortado e esquartejado. O pintor desejava retratá-lo tal como foi visto na época por seus

justos e corretos juízes portugueses que o condenaram à morte. (B) embora não tenha sido esquartejado, foi enforcado. O que Portinari desejava era exagerar nos

traços e cores, a fim de retratar a injustiça cometida pelos portugueses contra Tiradentes. (C) simbolizava para o pintor o sentimento de luta limítrofe de vida e morte contra os opressores e

invasores colonizadores que, injustamente, mataram líderes que, desde 1789, pregavam mais liberdade e justiça.

(D) representava a luta das famílias brasileiras contra a separação de Brasil e Portugal. O corpo esquartejado simbolizava o Brasil esfacelado no processo de independência iniciado pela Inconfidência Mineira.

11

26. Atente para a fotografia abaixo e responda a questão proposta.

Fotografia da capa do jornal A Batalha, de 1917, anunciando a primeira greve geral no Brasil. http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/greves-operarias-na-primeira-republica.htm.

Acessado em 10 de novembro de 2013. De acordo com a fotografia e tendo por base seus conhecimentos sobre o movimento operário e a classe trabalhadora na Primeira República no Brasil, é correto afirmar que os grevistas de 1917 lutavam por (A) aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação,

moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais. (B) melhores condições de transporte (substituição dos bondes por ônibus), criação e regulamentação

de sindicatos operários e plano de cargos e salários para funcionários públicos. (C) aumento salarial geral, melhoria no transporte e criação de mais vilas operárias subsidiadas pelo

Estado, bem como regulamentação das horas extras e implementação da recém-criada CLT. (D) criação das leis trabalhistas, intervenção do Estado nas questões operárias, melhoria da moradia

dos trabalhadores com a construção de casas populares financiados pelo governo federal.

12

27. Observe a reprodução do cartaz abaixo e responda a questão proposta.

Um dos cartazes da revista A Semana sobre a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em 1922. http://www.pitoresco.com/art_data/semana/. Acessada em 11 de novembro de 2013.

O cartaz representava a vontade “quixotesca” da juventude modernista, que desejava mostrar ao mundo seu “talento” no campo mais amplo das artes. Para fazer essa luta os modernistas tinham como bandeira (A) modernizar o campo das artes, sobretudo as artes plásticas, demonstrando que os velhos pintores e

artistas não tinham talento – estavam só querendo ganhar dinheiro e fazendo meras cópias da arte norte-americana.

(B) criar o campo artístico no Brasil, pois os modernistas se recusavam a ver nos antigos artistas algum tipo de trabalho artístico e cultural. Percebiam que o Brasil artístico nascia com os modernos e que somente eles tinham “talento” para as artes.

(C) modernizar as artes plásticas, a música e a literatura no Brasil, partindo da crítica aos antigos modernistas dos anos de 1910, que insistiam em criar arte para o mercado europeu e não para o Brasil.

(D) atacar velhos pintores, literatos e músicos consagrados entre os anos de 1890 e 1920, criando a ideia de que era urgente criar uma arte com identidade própria, modernista e genuinamente brasileira.

13

28. Leia atentamente o fragmento do artigo e responda a questão proposta. “A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), completa 70 anos nesta quarta-feira, 1.º de Maio de 2013. Quando o presidente Getúlio Vargas assinou a nova legislação, em 1943, talvez nem ele medisse a importância histórica da decisão. Mas seu ato, na Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro, organizou uma série de normas constitucionais que regem até hoje a relação entre trabalhadores e empregados no Brasil. ‘A CLT sistematizou o que existia e acrescentou no quadro jurídico do País importantes proteções individuais e coletivas’, explica José Pastore, professor de Relações do Trabalho da USP”. (Jornal O Estado de São Paulo. http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,consolidacao-das-leis-do-trabalho-de-

getulio-vargas-completa-70-anos,152457,0.htm. Acessado em 10 de novembro de 2013). O trecho acima, do artigo indicado, faz parte das comemorações dos setenta anos da CLT. Sobre esse conjunto de leis trabalhistas, é correto afirmar que ela (A) foi o primeiro passo legislativo no Brasil acerca da questão trabalhista, já que antes da CLT o

trabalho era regulado somente pela relação patrão empregado, sem a mediação do Estado. (B) consolidou e nacionalizou o trabalhismo no Brasil, pois antes dela havia leis estaduais e outras

pontuais, mas não existia um conjunto regulamentador do trabalho no Brasil. (C) inaugurou a segunda etapa de debates legais sobre o trabalho no Brasil. Antes da CLT, por não

haver uma legislação específica, havia greves e conflitos trabalhistas, mas depois criou-se o Ministério do Trabalho, que organizou o campo, evitando greves e punindo os conflitos trabalhistas.

(D) sistematizou e organizou o campo trabalhista, regulamentando os sindicatos e associações de classe e inaugurando uma nova era, em que patrões e operários negociariam frente a frente questões abertas como férias e horas extras.

29. Observe a charge abaixo sobre a Guerra Fria e responda a questão que segue.

“Politica de contenção. EUA x URSS 1945”. Retirado de http://onestopcoldwarshop.wikispaces.com/Policy+of+Containment,

Acessado em 11 de novembro de 2013. A charge acima representa as posições das duas maiores potências mundiais depois da segunda guerra mundial: os Estados Unidos e a ex-União Soviética. Com base em seu conhecimento sobre estas duas potências nesse período, é correto afirmar que a charge representa uma disputa (A) comercial mundial, em que os EUA ficavam com o mundo Ocidental e a URSS, com o lado oriental (B) política e econômica, em que os EUA representavam os interesses mercantis e capitalistas e os

soviéticos desejavam o poder econômico e político a partir do bloco socialista-comunista. (C) política e religiosa, em que onde os EUA defendiam o mundo ocidental cristão e judeu e os

soviéticos representavam interesses menos religiosos, além de interesses islâmicos. (D) econômica e política, em que os EUA desejavam a hegemonia mundial dentro da ordem capitalista

e expansionista, e a URSS representava os interesses comunistas chineses e russos, que desejavam conter o expansionismo americano em seus territórios.

14

30. Leia atentamente a reportagem abaixo e responda a questão proposta. “No dia primeiro de agosto, os militantes do MST (Movimento dos Sem Terra) no Nordeste visitaram o Memorial das Ligas Camponesas, localizado no município de Sapé, no estado da Paraíba. A casa onde viveu João Pedro Teixeira, Elisabeth Teixeira e seus 11 filhos virou um museu da história desta organização, que foi uma das primeiras na luta pela terra da região Nordeste. As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Surgiram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra.

Artigo intitulado “MST visita Memorial das Ligas Camponesas no Nordeste”. 16 de agosto de 2012. In. http://www.mst.org.br/content/mst-visita-memorial-das-ligas-camponesas-no-nordeste. Acessada em 9 de novembro de 2013.

Sobre a visita dos militantes do MST e sua relação com o Memorial das Ligas Camponesas, é correto afirmar que (A) ambos os movimentos são sociais, vinculados às lutas pela terra e pela reforma agrária no campo,

sendo o MST mais atual e a Liga Camponesa mais antiga. (B) são movimentos sociais de luta pela terra, mas a Liga estava atrelada ao governo Goulart e Vargas

e o MST é um movimento de base, mais autônomo, revolucionário e socialista. (C) são movimentos de luta pela terra nas cidades e no campo. Ambos buscam a ocupação de

moradias desocupadas nas cidades e a expropriação de latifúndios (produtivos ou não) no campo. (D) são movimentos sociais e políticos de luta pela reforma agrária, baseada na tomada de poder pelas

classes rurais (ruralistas) e contra a concentração fundiária (socialismo utópico).