Professora Roberta Correa Redação 2011

19
Professora Roberta Correa Redação 2011

description

Professora Roberta Correa Redação 2011. DICAS RÁPIDAS:. Evite escrever o que você não tem certeza. Não tente “enrolar” o corretor, pois ele vai perceber o que você está tentando fazer! Evite gírias e repetições de palavras, pois empobrecem o texto. Exemplo: - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Professora Roberta Correa Redação 2011

Page 1: Professora Roberta Correa Redação 2011

Professora Roberta Correa Redação 2011

Page 2: Professora Roberta Correa Redação 2011

Evite escrever o que você não tem certeza. Não tente “enrolar” o corretor, pois ele vai perceber o que você está tentando fazer!

Evite gírias e repetições de palavras, pois empobrecem o texto. Exemplo:◦ O professor é um profissional que está presente

ativamente na vida dos estudantes, pois o professor exige muito dos seus alunos, assim como o professor também é muitas vezes temidos pelos discentes.

Cuidado com o chamado “eco” na redação. Exemplo:◦ O aumento dos casos de dengue na cidade é uma

realidade em todas as idades da população brasileira.

Page 3: Professora Roberta Correa Redação 2011

Respeite o número de linhas em uma redação. Alguns concursos anulam que não obedece tais regras!

Não coloque “etc” nem reticências ... numa redação!

Preste atenção para não usar antíteses. Exemplos: O dinheiro era muito pouco.

Não use expressões vulgares! Não se esqueça de acentuar as palavras. Utilize palavras que você conheça.

Page 4: Professora Roberta Correa Redação 2011

Um dos grandes problemas na organização textual é a existência do lugar comum e modismo, pois empobrecem a produção. O exercício abaixo é para substituir as expressões, que diminuem a qualidade da sua redação, por uma linguagem mais formal.

O mal dos políticos é querer agradar a gregos e troianos. ________________

A vida do funcionário público está em petição de miséria. ________________

A escola pública ensaia os primeiros passos para melhorar sua qualidade. _________________________________

Se o governo não jogar duro contra o crime organizado, a violência será cada vez maior nas grandes cidades. ______________________________

Page 5: Professora Roberta Correa Redação 2011

NUMA REDAÇÃO OS CONECTIVOS AJUDAM PARA EXPLICAR MELHOR SEUS ARGUMENTOS. Observe os exemplos abaixo:

idéia central - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente.

Desenvolvimento - A poluição atmosférica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentração de elementos tóxicos põe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo daquelas que sofrem de problemas respiratórios.

a- A propaganda intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vício, pois/porque...

b- A televisão é um dos mais eficazes meios de comunicação criados pelo homem, pois/mas/porque...

c- A violência tem aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema não pode ser resolvido apenas pela polícia, pois/porque/entretanto...

d- O diálogo entre pais e filhos parece estar em crise atualmente, pois/porque/entretanto...

e- O problema dos sem-terra preocupada cada vez mais a sociedade brasileira, pois/porque/entretanto...

Page 6: Professora Roberta Correa Redação 2011

◦ Coerência - A coerência deve estar em todas as partes de seu texto, pois é fator primordial para se escrever bem. É necessário que se forme um todo. Para isso, é necessário estabelecer uma ordem para as ideias se completarem e formarem o corpo da narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.

Para que a coerência ocorra, as ideias precisam se completar num encadeamento entre as frases, caso contrário, elas acabarão por se contradizerem. Quando isso acontece, não existe a coerência textual. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto fica melhor com o auxílio de conectivos, preposições, etc.

Page 7: Professora Roberta Correa Redação 2011

Alguns exemplos de falta de coerência textual:

“No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar”.

“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”

“Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”

“Todo mundo destrói a natureza menos todo mundo”.

“Podemos notar claramente que a falta de recursos para a escola pública é um problema no país. O governo prometeu e cumpriu: trouxe várias melhorias na educação e fez com que os alunos que estavam fora da escola voltassem a frequentá-la. Isso trouxe várias melhoras para o país.”

Page 8: Professora Roberta Correa Redação 2011

A coerência é resultante da não-contradição entre os diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente. Quando há quebra nessa “ordem”, ou quando um segmento atual está em contradição com um anterior, perde-se a coerência textual.

Page 9: Professora Roberta Correa Redação 2011

O que é norma culta ou norma padrão?

Page 10: Professora Roberta Correa Redação 2011

A norma culta é diferente da linguagem coloquial, mas o que é linguagem coloquial?◦ A linguagem coloquial é a que utilizamos diariamente

numa conversa entre amigos, entre família, quando vamos a um jogo, uma festa, dentre outros.

◦ A linguagem culta é o oposto da coloquial. São regras que precisamos seguir para que exista um padrão nacional. Essas formalidades são necessárias para que a pessoa possa ser compreendida por qualquer falante da língua portuguesa e em qualquer lugar do país.

◦ A norma padrão utiliza acentuação, pontos, regras gramaticais, dentre outros. Por isso muito cuidado na sua produção de texto para não se esquecer destes detalhes!

◦ VAMOS AO EXERCÍCIO DA APOSTILA!

Page 11: Professora Roberta Correa Redação 2011

Você é o cara! A violência nas cidades é muito preocupante. A tv tá desligada. Esta mensagem é pra ser entregue ainda

hoje. Ele é um jovem muito novo. A filha comemorou mais um ano de vida. Ela tá na maior deprê! Os palestrantes estavam satisfeitos com a

reunião. Dá pra ficá mais um pouquinho?

Page 12: Professora Roberta Correa Redação 2011

NARRAÇÃO

Page 13: Professora Roberta Correa Redação 2011

No texto narrativo, os fatos são vividos por personagens em determinado lugar e tempo. Além disso, há um narrador que assume duas perspectivas básicas diante do texto agindo como uma personagem ou como um mero observador. Leia o texto seguinte:

Page 14: Professora Roberta Correa Redação 2011

O Coveiro Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais.Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou, desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo.

Page 15: Professora Roberta Correa Redação 2011

No texto anterior, o narrador não participou dos fatos é, portanto, um mero observador. Narra em terceira pessoa e situa a personagem, o coveiro, em um determinado lugar.

O texto anterior é chamado de narração em terceira pessoa!

Page 16: Professora Roberta Correa Redação 2011

Eu estava agitado pela possibilidade de mudar de cidade. Sabia que a vida na cidade era diferente da vida no campo, no entanto, faria novos amigos, conheceria lugares diferentes e a oportunidade de ver algo que até então no havia visto, o mar!

Page 17: Professora Roberta Correa Redação 2011

No texto anterior, o narrador participou dos fatos é, portanto, um personagem. Narra em primeira pessoa e participa ativamente da história.

O texto anterior é chamado de narração em primeira pessoa!

Page 18: Professora Roberta Correa Redação 2011

1ª Produção de texto:

Page 19: Professora Roberta Correa Redação 2011

Faça uma narração em 3ª pessoa. Imagine a seguinte situação:

O personagem que você criará (ele/ela) não sabe dirigir, mas precisa chegar a cidade mais próxima, pois tem uma importante entrevista de emprego. Crie uma situação para que ele consiga chegar no local (atrasado ou em tempo para a entrevista). Não esqueça de criar uma redação coerente com o que está sendo proposto. Poderá ser uma história cômica ou trágica!