Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

16
Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira Programa de atividades de Educação Ambiental - 2º e 3º Ciclos e Secundário 2011/12

description

Programa de atividades de Educação Ambiental - 2º e 3º Ciclos e Secundário 2011/12 Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira

Transcript of Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Page 1: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira

Programa de atividades de Educação Ambiental - 2º e 3º Ciclos e Secundário

2011/12

Page 2: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira

As atividades do Centro de Informação do Serviço do Parque Natural da Madeira são desenvolvidas por técnicos do serviço, ao longo de todo o ano, com o objetivo de informar/ sensibilizar/ divulgar a população em geral, em especial a comunidade escolar, sobre o património natural do arquipélago. Para tal, estão definidas e estruturadas algumas atividades que abordam as áreas protegidas do SPNM e os projetos de conservação desenvolvidos nas mesmas. No entanto, estamos recetivos a novas sugestões e ideias, de modo a que todos juntos possamos desenvolver um trabalho cada vez melhor em prol da conservação da Biodiversidade!

O programa educativo para o ano letivo 2011/2012 está delineado no conjunto das ações abaixo descritas e convém não esquecer que é necessário fazer a marcação prévia através do Centro de Informação:

Centro de Informação do SPNM

Núcleo dos Dragoeiros – São Gonçalo Telefone: 291 795 155 Fax: 291 793 803

[email protected] www.pnm.pt facebook

A prioridade é por ordem de marcação. O transporte e o lanche dos alunos são da responsabilidade da entidade solicitadora.

Atividades

Palestras ou “aulas informais” O Serviço disponibiliza técnicos para proferir e dinamizar estas “aulas informais”, com duração média de 50 minutos, alusivas às áreas protegidas e a projetos de conservação de espécies de animais e plantas, como são exemplos:

Floresta Laurissilva – Património Mundial Natural – 2º, 3º Ciclos e Secundário Reservas Marinhas da RAM - 2º, 3º Ciclos e Secundário Lobo-marinho na Região Autónoma da Madeira - 2º, 3º Ciclos e Secundário Biodiversidade Insular - 2º, 3º Ciclos Avifauna da Madeira - 2º, 3º Ciclos O SPNM na manutenção da Biodiversidade - Secundário Reserva Natural das Ilhas Selvagens – 2º, 3º Ciclos e Secundário Reserva Natural das Ilhas Desertas - 2º, 3º Ciclos e Secundário Ponta de São Lourenço - 2º, 3º Ciclos e Secundário Rede Natura 2000 - 3º Ciclo e Secundário Fauna Marinha das Áreas Protegidas da Madeira - 2º, 3º Ciclos Os Perigos de Introdução de Espécies em Ilhas - 2º, 3º Ciclos e Secundário Freira da Madeira, uma ave em recuperação - 2º, 3º Ciclos e Secundário

Page 3: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

As Plantas Invasoras - 3º Ciclo e Secundário SOS – Freira do Bugio - 2º, 3º Ciclos e Secundário Vigilantes da Natureza - 3º Ciclo e Secundário

Áreas Protegidas na RAM - Secundário

Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo – 2º,3º Ciclo e Secundário

A entidade solicitadora deverá indicar o material áudio visual que tem disponível.

As palestras poderão ser acompanhadas por exposições itinerantes permitindo, paralelamente, o desenvolvimento dos mais variados trabalhos nas instituições.

Exposições Itinerantes

Os temas das Exposições Itinerantes disponíveis no Centro são:

Laurissilva - Património Mundial Reserva Natural das Ilhas Desertas Reserva Natural das Ilhas Selvagens Conservação da Freira da Madeira* Lobo-marinho Desertinha* Vida marinha* Reserva Natural Parcial do Garajau SOS – Freira do Bugio Gestão e Conservação da Laurissilva Parque Natural da Madeira Ponta de São Lourenço Rede de áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo Usos das Plantas tradicionais da Laurissilva da Madeira Benefícios da conservação da natureza e biodiversidade

* Estas exposições foram produzidas em placas de pvc / k-line e só podem ser montadas em estruturas onde possam ficar penduradas (não podem ser afixadas).

Todas as exposições são montadas em espaços fechados e deverão permanecer por um período de 1 a 2 semanas (exposição sobre o Lobo-marinho está preparada para o

Page 4: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

exterior). Existe um termo de responsabilidade a ser preenchido pela entidade solicitadora.

Solicita-se o apoio de 1 ou 2 funcionários da entidade solicitadora, para transporte do material, no momento da montagem e desmontagem da exposição.

Visitas de estudo

A dinamização das visitas de estudo é feita de acordo com um programa didático/pedagógico ajustado às várias faixas etárias. Deverá ser solicitado uma palestra sobre o tema antes de ser realizada a visita de estudo, de modo a preparar o grupo para o que irá observar. Estas “aulas no campo” dão a conhecer os mais variados aspetos da fauna, flora, geologia, entre outros, das diferentes áreas, nomeadamente:

Reserva Natural do Sítio da Rocha do Navio (manhã)

A visita à Reserva Natural da Rocha do Navio é efectuada às quartas-feiras de manhã e implica a utilização do teleférico que custa 2€ por pessoa (a pagar no teleférico – taxa da Câmara Municipal de Santana).

O programa prevê a concentração do grupo em Santana junto ao teleférico até às 9.30; a descida de Teleférico e ida até à casa de apoio da Reserva; uma explicação oral sobre a Reserva; o desenvolvimento de um jogo lúdico/pedagógico sobre os aspetos de fauna e flora da Reserva e uma pequena visita guiada pela Fajã da Rocha do Navio com intuito de mostrar a vertente cultural existente no local. A subida é feita no teleférico pelas 12 horas.

Reserva Natural das Ilhas Desertas (dia inteiro) – Maiores de 14 anos

Para visitar a Reserva Natural das Ilhas Desertas os alunos deverão ser maiores de 14 anos. A visita é efetuada na embarcação do Serviço do Parque Natural da Madeira, “Búteo”, e não se realizam às sextas-feiras. O grupo deverá ser constituído por 13 pessoas (professor incluído). Aconselha-se a utilização de roupa apropriada para andar de bote (boné, casaco, calças e sapatilhas). Existe um termo de responsabilidade individual a ser preenchido e uma contribuição monetária para ajudar a cobrir as despesas da viagem e manutenção da embarcação. O termo de responsabilidade deverá ser preenchido e assinado e enviado para o CISPNM até 7 dias antes da data da realização da viagem.

Page 5: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

O programa prevê a concentração do grupo às 8.40h na marina do Funchal, junto à Embarcação “Búteo” que fica atracado junto ao farolim; a partida é às 9h com chegada à Deserta Grande pelas 12,30h; receção feita pelos Vigilantes da Natureza e transbordo do veleiro para o bote e depois até ao calhau da Desertas Grande; percurso guiado no trilho da Doca; almoço por conta dos próprios; embarque e regresso ao Funchal pelas 15h/16h estando a chegada prevista para as 18-19 horas.

Reserva Natural do Garajau (manhã ou tarde)

A visita à Reserva Natural do Garajau é realizada às terças e quintas-feiras. Os participantes deverão levar roupa apropriada para andar de bote (boné, casaco, calças e sapatilhas).

O programa consta de uma receção na Casa de apoio da Reserva, uma explicação alusiva à Reserva e um reconhecimento dos limites desta Reserva Marinha (viagem de bote ou veleiro “Búteo”, se o mar permitir). Poderão usufruir de uma aula sobre a Vida Marinha. (Ver Anexo)

Área Protegida da Ponta de São Lourenço (dia inteiro) – Maiores de 14 anos

Para visitar a Área Protegida da Ponta de São Lourenço os alunos deverão ter 14 anos. O percurso é exclusivamente pedestre e não é recomendável a pessoas com vertigens. É necessário levar boné, protector solar, água, calçado e vestuário adequado; podem levar fato de banho e mergulhar no cais da Casa do Sardinha.

Page 6: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

O programa prevê a concentração do grupo no largo da Baía d’ Abra às 10 horas; caminhada até à “Casa do Sardinha” e visita do Centro de Receção com o acompanhamento dos Vigilantes da Natureza (duração 1h30 a 2 horas); observação de espécimes de flora e fauna indígena e endémica, aspetos geomorfológicos e potenciais habitats para o Lobo-marinho; breve apresentação feita pelos Vigilantes da Natureza alusiva à Área Protegida e às suas atividades; regresso pelo mesmo percurso.

Floresta Laurissilva – Balcões (manhã ou tarde)

Esta visita prevê a concentração do grupo no Ribeiro Frio, pelas 10 horas ou pelas 15h, junto aos cafés; início do percurso pedonal pela Levada dos Balcões com 1 técnico do SPNM até ao Miradouro; observação das principais espécies da flora e fauna indígena e endémica da Floresta Laurissilva; lanche no miradouro por conta dos próprios e regresso pelo mesmo percurso. Duração da atividade: 2h.

Maciço Montanhoso Oriental – Ninho da Manta no Areeiro (manhã ou tarde) - 3º Ciclos e Secundário

Esta visita prevê a concentração do grupo pelas 10h ou 14,30h no Centro Freira da Madeira/Dr. Rui Silva, no Areeiro; visita ao Centro; caminhada até ao Miradouro do Ninho da Manta acompanhado por 1 técnico do SPNM; observação da área de nidificação da ave; explicação sobre a utilização da mesma pela Freira da Madeira (ave marinha ameaçada, exclusiva da Madeira) e do trabalho desenvolvido para a conservação da mesma.

Regresso pelo mesmo percurso.

Duração da atividade: 2h. Levar boné, protetor solar, água, calçado e vestuário adequado.

Page 7: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Centro de Informação do SPNM – Núcleo dos Dragoeiros (manhã ou tarde) - 2º e 3º Ciclos

Programa da visita: Receção no Centro de Informação do SPNM; Visita guiada pelo jardim (núcleo dos Dragoeiros e plantas indígenas e endémicas da Madeira); Lanche (por conta dos próprios) no jardim; Atividades lúdico-pedagógicas.

Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo – 3º Ciclo e Secundário Esta visita consta de uma receção e visita guiada ao Ilhéu de Cima pela equipa de Vigilantes de Natureza em serviço no Porto Santo. Breve explicação sobre a Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo e ao projeto de conservação Life Porto Santo. Duração da actividade: 1/2 dia. Levar boné, protector solar, água, calçado e vestuário adequado.

Nota:

Os grupos deverão ser constituídos, no máximo, por 30 pessoas à exceção da visita à Reserva Natural das Ilhas Desertas (13 pessoas).

A alimentação e transporte são por conta da instituição solicitadora.

Outras atividades:

Passatempo mensal: lobo-marinho - atividade cujo objetivo é divulgar e promover o lobo-marinho, a foca mais rara do Mundo e que ocorre no nosso arquipélago. Este passatempo baseia-se na construção de uma frase, com 4 ou 5 palavras obrigatórias, relacionadas como lobo-marinho, e que estarão disponíveis no site www.pnm.pt. As palavras mudarão mensalmente. A ideia é recorrer ao conhecimento e à criatividade de cada um e o passatempo está aberto a toda a população. Associado ao passatempo mensal estará indicado o respetivo prémio (ver Anexo). Este passatempo termina a 31 de Dezembro de 2012.

Aulas sobre a vida marinha – Ao visitarem a Reserva Natural do Garajau, os alunos para além da visita assegurada pelo pessoal em serviço na Reserva poderão ainda desfrutar de uma aula adicional sobre a Vida Marinha (ver Anexo). Esta atividade é assegurada por uma bióloga pertencente ao Estabelecimento “Vila Mar”, local onde está sedeada a Reserva. O programa tem aulas direcionadas ao 2º, 3º Ciclos e Secundário, com duração de 50m. (cada aula) que decorrerão na sala de receção da

Page 8: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Reserva Natural do Garajau. A marcação é feita através do CISPNM. Existe um catálogo com várias aulas temáticas e o professor deverá selecionar e indicar a aula pretendida.

Parede de escalada – demonstra parte do trabalho de campo desenvolvido no âmbito da conservação das aves ameaçadas: Freira da Madeira e Freira do Bugio.

A parede é montada num recinto apropriado (disponibilizado pela entidade solicitadora) e a atividade terá a duração máxima de 1 dia. É acompanhada pelos Vigilantes da Natureza do SPNM e está direcionada a alunos do 3º ciclo e Secundário. A escola deverá ser responsável pelo transporte das estruturas que compõem a parede (comprimento superior a 2,5m).

Mande um postal das Selvagens – atividade que pretende divulgar a reserva mais antiga de Portugal e que tem o posto de correio mais a Sul de Portugal – as Selvagens!

Existem 4 modelos de postais e 3 modelos de selos disponíveis, com imagens alusivas à Reserva e Biodiversidade da autoria do fotógrafo Luís Ferreira, que poderá adquirir no CISPNM.

Depois é só escrever e entregá-lo!

Page 9: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

ANEXOS

Page 10: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Passatempo mensal: Lobo-marinho

Com o objetivo de sensibilizar e divulgar o Lobo-marinho, a foca mais rara do Mundo que ocorre na Madeira, o Serviço do Parque Natural da Madeira, lança um passatempo mensal através do seu site www.pnm.pt.

Este passatempo baseia-se na construção de uma frase que inclua obrigatoriamente todas as palavras publicadas no site do SPNM e que mudarão mensalmente.

A ideia é recorrer ao conhecimento e à criatividade de cada um e o passatempo está aberto a toda a população. Associado ao passatempo mensal estará indicado o respetivo prémio.

Regulamento:

1. Podem participar todas as pessoas interessadas. 2. Cada frase tem que incluir todas as palavras publicadas ao mês

correspondente.

3. O passatempo é mensal. As palavras mudam em cada mês e serão aceites todas as frases que derem entrada no correio [email protected] nos dias úteis do mês correspondente.

4. Os participantes deverão enviar a sua frase para o referido mail, com os seguintes dados: nome completo, morada, contato telefónico, e idade. No assunto deverá constar: Passatempo mensal “Lobo-marinho” e o respetivo mês (exemplo: “Lobo-marinho” Janeiro)

5. A cada frase deverá ser atribuído um só autor que poderá participar apenas 1 vez, em cada mês.

6. A frase vencedora e o seu autor serão publicados mensalmente no site (www.pnm.pt). O vencedor receberá um e-mail com a informação sobre a data e o local onde deverá levantar o prémio.

7. O júri é constituído por técnicos do SPNM.

8. Os critérios de avaliação são: utilização de todas as palavras obrigatórias, integração no tema e criatividade.

9. O passatempo terá início no mês de Janeiro 2012 e terminará em Dezembro de 2012.

10. A organização reserva-se no direito de modificar quaisquer destes pontos por motivos de força maior. Nesse caso, os participantes serão informados de qualquer alteração com a máxima rapidez possível.

A participação pressupõe a aceitação incondicional deste regulamento, sendo as omissões resolvidas pontualmente pela organização

Page 11: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

AULAS SOBRE A VIDA MARINHA

2º Ciclo

Parceria entre o Estabelecimento Vila Mar e o Serviço do Parque Natural da Madeira

Atividade: BIODIVERSIDADE NA RESERVA MARINHA

Objetivos:

Conhecer diferentes seres da Reserva Natural Parcial do Garajau.

Comparar as diversas formas do corpo desses seres vivos.

Identificar os vários tipos de revestimento da fauna marinha.

Estratégia:

Identificar os seres vivos, através do catálogo da biodiversidade da Reserva.

Identificar diferentes formas e revestimento do corpo.

Passar a figura de um ser vivo escolhido individualmente, para o calhau (anteriromente

preparado) com a respectiva denominação

Colorir as figuras com tinta acrílica.

Atividade: DISSECAÇÃO DE PEIXES

Objetivos:

Observar a morfologia externa de um peixe.

Descrever a sua locomoção e respiração.

Identificar o revestimento externo do peixe.

Estratégia:

Identificar diferentes estruturas externas do peixe (cabeça, opérculo, barbatanas,

escamas, e linha lateral).

Explicar a vantagem da forma (fusiforme) nos peixes.

Dissecar e identificar diferentes estruturas internas do peixe.

Page 12: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Observar à lupa diferentes órgãos internos e externos do peixe (escolhidos ao critério

de cada grupo).

Atividade: UMA VISITA AO INTERTIDAL Objetivos:

Dar a conhecer uma zona intertidal.

Identificar a diversidade de formas de vida desse local.

Relacionar a variação das marés com as características dos organismos da região

intertidal.

Perceber as consequências da poluição.

Sensibilizar para a necessidade de respeitar e conservar o ambiente.

Estratégia:

Definir o conceito de intertidal.

Os alunos são conduzidos até à beira mar onde vão observar e registar os seres vivos

da zona intertidal.

Observar os diferentes tipos de revestimento dos organismos vivos e relacionar com o

local e as marés.

Observar à lupa alguns dos organismos vivos recolhidos anteriormente e mantidos em

condições de laboratório.

AULAS SOBRE A VIDA MARINHA

3º Ciclo

Atividade: MORFOLOGIA EXTERNA E INTERNA DE UM PEIXE

Objetivos:

Observar a morfologia externa (cabeça, opérculo, barbatanas e revestimento) e interna

de um peixe.

Introduzir o conceito de Peixe Ósseo e Peixe Cartilagíneo.

Estratégia:

Observar imagens de diversas formas de peixes.

Page 13: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Identificar as diferentes estruturas externas de um peixe.

Dissecar e observar a morfologia interna.

Observar à lupa diferentes órgãos internos e externos do peixe (escolhidos ao critério

de cada grupo).

Apresentação de imagens em PowerPoint de um peixe ósseo e de um peixe

cartilagíneo.

Construir uma cadeia alimentar. Este trabalho será desenvolvido por cada grupo.

Atividade: DISPONIBILIDADE DE ÁGUA POTÁVEL NO PLANETA

Objetivos:

Conhecer a distribuição de água na Terra.

Compreender a importância dos recursos hídricos.

Consciencializar para as consequências da utilização desregrada da água.

Estratégia:

Referir a distribuição de água no planeta.

Simular num recipiente a quantidade total dos recursos hídricos do planeta (oceanos e

mares/água doce).

Num outro recipiente colocar as quantidades percentuais dos vários recursos hídricos

relativos à água doce (glaciares e calotes polares/águas subterrâneas/lagos, rios e

outras reservas) utilizando líquidos imiscíveis e corantes.

Destacar a quantidade de água potável disponível no planeta.

Atividade: INTERAÇÕES SERES VIVOS-AMBIENTE Objetivos:

Conhecer factores abióticos.

Enumerar os principais factores abióticos.

Compreender a influência dos factores abióticos no comportamento e distribuição da

biodiversidade.

Estratégia:

Apresentação oral dos diferentes fatores abióticos e influência dos mesmos nos seres

vivos.

Encher dois recipientes de vidro com água: um será mantido à temperatura ambiente, e

ao outro, será adicionado gelo, de modo a que a temperatura desça aos 10º C.

Page 14: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Com auxílio de uma rede transferir um peixe para cada um dos recipientes e registar,

durante 10 minutos, o número de vezes que os peixes abrem e fecham a boca e o

opérculo.

Discussão dos resultados obtidos na experiência

Atividade: OBSERVAÇÃO DOS SERES VIVOS QUE CONSTITUEM O

FITOPLÂNCTON E ZOOPLÂNCTON

Objetivos:

Definir plâncton.

Distinguir fitoplâncton de zooplâncton.

Reconhecer a importância do plâncton, como base da cadeia alimentar, nos sistemas

aquáticos.

Estratégia:

Definir o conceito de plâncton.

Os alunos fazem uma saída de mar, e no local da recolha, determinam factores físicos

(temperatura) e químicos (pH) da água.

Recolher diversas amostras de plâncton, utilizando uma rede apropriada.

Observar ao microscópio as amostras recolhidas e distinguir o fitoplâncton de

zooplâncton.

AULAS SOBRE A VIDA MARINHA

Secundário

Atividade: MOLUSCOS MARINHOS

Objetivos:

Descrever um molusco.

Identificar diferentes moluscos.

Conhecer alguns moluscos da Reserva Natural Parcial do Garajau.

Estratégia:

Page 15: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Observar diversos moluscos ao vivo.

Distinguir vários moluscos através de imagens em PowerPoint (búzios, lapas, polvos,

lulas e caramujos).

Dissecar um molusco e observar as diferentes estruturas.

Atividade: REPRODUÇÃO SEXUADA NOS EQUINODERMES

Objetivos:

Observar as estruturas reprodutoras do ouriço-do-mar.

Observar os gâmetas e a fecundação.

Noção de reprodução sexuada e a sua importância na evolução das espécies.

Estratégia:

Definição de equinodermes.

Seguir o protocolo apresentado no laboratório para observação dos gâmetas e da

fecundação.

Discussão da importância da reprodução sexuada aliada à evolução de espécies.

Atividade: PEIXES ÓSSEOS

Objetivos:

Reconhecer as principais características de um peixe ósseo.

Observar a morfologia externa e interna de um peixe ósseo.

Identificar os diferentes tipos de escamas

Utilizar chave dicotómica (identificação dos taxa até à Família)

Estratégias:

Observar um peixe em laboratório.

Utilizar uma chave dicotómica para identificação do peixe.

Dissecar e identificar diferentes estruturas internas e externas do peixe.

Observar à lupa os diferentes tipos de escamas.

Atividade: ENVOLVENTE GEOLÓGICA DA RESERVA DO GARAJAU

Objetivos:

Page 16: Programa 2º 3º ciclos e Secundário 11-12

Localizar a Reserva Natural Parcial do Garajau no contexto geológico da Madeira.

Reconhecer diversos tipos de materiais e formações geológicas na encosta da Reserva

Natural Parcial do Garajau.

Identificar vestígios de aparelhos vulcânicos.

Estratégia:

Observação de um PowerPoint com imagens geológicas da encosta a Norte da

Reserva Natural Parcial do Garajau.

Saída de mar onde é efectuada uma observação directa da encosta.

Identificar as diferentes formações geológicas e materiais.

Atividade: OBSERVAÇÃO DE FITO E ZOOPLÂNCTON

Objetivos:

Identificar fitoplâncton e zooplâncton.

Conhecer os principais grupos (microalgas) que constituem o plâncton.

Reconhecer a importância do plâncton, como base da cadeia alimentar, nos sistemas

aquáticos.

Estratégia:

Os alunos fazem uma saída de mar, e no local da recolha, determinam factores físicos

(temperatura) e químicos (pH) da água.

Recolher diversas amostras de plâncton, utilizando uma rede apropriada.

Observar ao microscópio as amostras recolhidas, distinguindo o zooplâncton de

fitoplâncton.

Conhecer os principais grupos de microalgas.