Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

4
MAIOR.org Amanhã vai ser Chapa 1 Hoje é a manhã de um novo amanhã! Por muitos anos tivemos um DCE que fi- cava fechado para os estudantes, que não conseguia construir nem dialogar sobre nenhuma pauta que achasse importante. Esse movimento apático começou a ruir há alguns anos, quando os estudantes, por meio da mobilização, conseguiram pautar mudanças na UnB. Em 2008 ao tirarmos uma reitoria corrupta e conquistamos mu- danças nas eleições para reitor, mostra- mos que era possível mudar a realidade. Com essas vitórias a universidade mudou. Os estudantes começaram a perceber que têm a possibilidade de intervir diretamente nos rumos da UnB, que poderiam fazer a diferença. Com ideal de um DCE aberto e próximo ao estudante que em 2009 a chapa Pra Fazer Diferente foi eleita. Essa gestão veio pra mudar a cara do movimento estudantil. Sabendo do po- tencial que temos, esse DCE trouxe novos conceitos e novas práticas para o cotidiano da UnB. Achávamos que o movimento es- tudantil (ME) era ocupado sempre pelas mesmas pessoas, que era um movimento já sem criatividade e sem foco de ação política. Ao longo desse ano construímos várias atividades que servissem ao nosso intuito de democratizar o ME. Muito foi feito nesse ano. Atividades como a construção de novos CAs, a ampliação da bolsa-permanência, a fiscalização da expansão da UnB, a articulação com os novos campi na luta pela conclusão das obras, as calouradas, os trotes solidários, a organização das viagens para o Fórum Social Mundial, as lutas do Fora Arruda etc. Mesmo com muita coisa feita, precisa- mos avançar mais, por isso que nessas eleições dizemos que queremos mais do ME. Em tempos de expansão, com novos cursos e novos estudantes, cabe ao DCE se aproximar de todos e organizar as mo- bilizações necessárias para melhorar cada vez mais nossa universidade e a socie- dade. O DCE tem que estar ainda mais presente, melhorando sua comunicação, passando mais nos CAs e nas salas, as- sim como visitando todos os campi. Temos que lutar por mais segurança no campus, por mais iluminação, transporte e pela re- alização do congresso estatuinte da UnB! Juntos fizemos a diferença nesse ano e sabemos que muitos desafios ainda estão colocados. Para que o movimento estu- dantil seja cada dia melhor, vamos to- dos fazer com que Amanhã seja maior!

description

Programa com as principais propostas da chapa 1, que concorre as eleicoes de DCE e Representacao Discente da UnB. Mais informacoes, www.amanhavaisermaior.org

Transcript of Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

Page 1: Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

MAIOR.org

Amanhã vai serChapa 1

Hoje é a manhã de um novo amanhã!Por muitos anos tivemos um DCE que fi-cava fechado para os estudantes, que não conseguia construir nem dialogar sobre nenhuma pauta que achasse importante. Esse movimento apático começou a ruir há alguns anos, quando os estudantes, por meio da mobilização, conseguiram pautar mudanças na UnB. Em 2008 ao tirarmos uma reitoria corrupta e conquistamos mu-danças nas eleições para reitor, mostra-mos que era possível mudar a realidade.Com essas vitórias a universidade mudou. Os estudantes começaram a perceber que têm a possibilidade de intervir diretamente nos rumos da UnB, que poderiam fazer a diferença. Com ideal de um DCE aberto e próximo ao estudante que em 2009 a chapa Pra Fazer Diferente foi eleita. Essa gestão veio pra mudar a cara do movimento estudantil. Sabendo do po-tencial que temos, esse DCE trouxe novos conceitos e novas práticas para o cotidiano da UnB. Achávamos que o movimento es-tudantil (ME) era ocupado sempre pelas mesmas pessoas, que era um movimento já sem criatividade e sem foco de ação política. Ao longo desse ano construímos várias atividades que servissem ao nosso

intuito de democratizar o ME.Muito foi feito nesse ano. Atividades como a construção de novos CAs, a ampliação da bolsa-permanência, a fiscalização da expansão da UnB, a articulação com os novos campi na luta pela conclusão das obras, as calouradas, os trotes solidários, a organização das viagens para o Fórum Social Mundial, as lutas do Fora Arruda etc. Mesmo com muita coisa feita, precisa-mos avançar mais, por isso que nessas eleições dizemos que queremos mais do ME. Em tempos de expansão, com novos cursos e novos estudantes, cabe ao DCE se aproximar de todos e organizar as mo-bilizações necessárias para melhorar cada vez mais nossa universidade e a socie-dade. O DCE tem que estar ainda mais presente, melhorando sua comunicação, passando mais nos CAs e nas salas, as-sim como visitando todos os campi. Temos que lutar por mais segurança no campus, por mais iluminação, transporte e pela re-alização do congresso estatuinte da UnB!Juntos fizemos a diferença nesse ano e sabemos que muitos desafios ainda estão colocados. Para que o movimento estu-dantil seja cada dia melhor, vamos to-dos fazer com que Amanhã seja maior!

Page 2: Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

Meio ambiente

Estímulo à compra de produtos de agricultura familiar, preferencialmente orgânicos, para o RU. Reutilização de papéis na gestão e nas ações do movimento estudantil.

Seguranca

Investimento na estrutura (iluminação, transporte, equipamentos), na quali-dade (capacitação) e na ampliação do número de seguranças da Univer-sidade.

Financas

Atualização em tempo real das movi-mentações financeiras da gestão no site. Orçamento participativo e melhor or-ganização do Plano de Desenvolvi-mento Institucional (PDI) da UnB.

Conselhos e Represen-tacao Discente

Repasses de todas as reuniões dos conselhos e comissões. Funciona-mento do Fórum de RDs.Eleição direta para o Decanato de As-suntos Comunitários e participação da Associação dos Moradores da Casa do Estudante na Câmara de Assuntos Comunitários.

Congresso Estatuinte

Retomar a luta pela paridade em to-

das as instâncias da UnB. Organizar pré-congressos e cadernos de teses. Realização do Congresso estudantil no 2°/2010, como preparação para o congresso estatuinte e espaço para reestruturação do movimento estu-dantil e do DCE.

Esporte cultura e eventos

Criação de um fórum para discutir esporte na Universidade e o fortaleci-mento da Atlética! Revitalização do Centro Olímpico! Quadras em todos os campi! Realização da I Semana de Arte e Cultura da UnB, com atividades estu-dantis em todos os espaços da UnB e liberação de festas na UnB.Atividade mensal para divulgar a produção de estudantes da UnB.

Combate as opressoes

Realização do primeiro seminário LGBT da UnB. Criação de centros de referência da Mulher e LGBT. Desen-volvimento de um programa de en-frentamento contra o sexismo e a ho-mofobia. Combate ao trote violento.Promover as boas vindas com alter-nativas; calouradas cada vez mais ampla, semestral.

Comunicacao

Boletins e folhetins regulares distribuí-dos, além de passagens em sala, para

,

,~

~

,~

,

`

Page 3: Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

divulgar as ações da gestão! Espaço de ouvidoria do DCE!

Expansao

Pela conclusão rápida dos prédios em construção, melhoria das estruturas de estacionamento em todos os cam-pi e garantia de acessibilidade!Disputa e monitoramento do REU-NI. Vamos formular e intervir sobre, além de fiscalizar o projeto tanto na comissão permanente como nos de-mais espaços envolvidos. Garantir a qualidade!

Movimento Estudantil

Realização de assembléias em es-paços alternativos, utilização de lin-guagem mais inclusiva em reuniões e atividades. Realização do Fórum de CA’s! Re-uniões nas sedes dos CA’s e dis-cussões sobre temas de interesse de tod@s, como festas, espaço físico, participação nos conselhos e encon-tros estudantis. Reuniões mensais do DCE com estudantes e entidades dos novos campi!

Ensino e pesquisa

Publicação da Honestino Guimarães, revista acadêmica d@s estudantes da UnB. Mudança no foco na avaliação, para que visem o aprendizado real!

Extensao

Integração com movimento exten-sionista da UnB, com divulgação e ar-ticulação dos Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEACs) por meio de uma rede virtual (Lattex). Criação de um Conselho Comunitário de Extensão da Universidade, a ex-emplo do SUS, que garanta a partici-pação de membros da comunidade, além de professor@s, estudantes, técnic@s-administrativ@s, exten-sionistas e gestores da universidade.

Assistencia estudantil

Criação de uma comissão perma-nente e periódica para debater as-sistência estudantil em geral. Desvin-culação da bolsa permanência das bolsas acadêmicas (como de pesqui-sa e extensão) Creche no campus, com função edu-cativa! Transporte interno de qualidade! Que contemple a L2 Norte! Defesa do pas-se livre, com tarifa zero para tod@s. Reforma imediata da CEU! Auxílio para moradores durante realização das obras.Moradia estudantil e Restaurante Uni-versitário em todos os campi! Instituição de um conselho comu-nitário do Restaurante Universitário e isenção da tarifa para estudantes de grupo sócio-econômico 1 e 2.

~

^

~

Page 4: Programa da Chapa 1 - Amanha Vai Ser Maior

Coordenadoria Geral: Mel Gallo (COM), Thiago Magalhães (POL), Vítor Xoqui-to (POL), Luana Weyl (GEA), Marina Flores (SOC), Jonatas Moreth (SER); Co-ordenadoria de Organização: Rafael Anjinho (GPP), Luana Alves (ENF), Luna Moreno (LET), Iara Campos (NUT), Daniel Gomes (DIR); Coordenadoria de In-tegração Estudantil: Grazieli Hemielewski (LET), Bruno Borges (SOC), Manu (GEAGRO-FUP), Florentino (SCO-FCE), Pâmela Velozo (ENF-FCE), Marianna Nereu (TO-FCE), Luan Costa (ENG-FGA), Raul Cardoso (POL), Larissa Alencar (FAR), Caio Dias (SOC), Ingrid Ribeiro (ENG-FGA); Coordenadoria de Formação Política e Movimentos Sociais: Gabriel Santos Elias (POL), Wanderson Nasci-mento (GEAM-FUP), Talitha Selvati (DIR), Saionara Reis (DIR); Coordenadoria de Finanças e Patrimônio: Cauan Braga (EST), Rodrigo Eloi (CCA), Raphael Sebba (SOC), Igor Baiano (REL); Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Exten-são: Kalinde (LET), Victor Tretter (POL), Priscilla Caroline (POL), Daniel Dantas (POL), Caio Bruno (HIS); Coordenadoria de Cultura, Esportes e Eventos: Gus-tavo Cuia (QUI), Joaquim Pedro Ribeiro (SCO-FCE), Juliane Aparecida (SCO-FCE), Roberta Campos (SCO-FCE), Raylayne Bessa (SCO-FCE), Sólon Nicolas (REL), Sílvia Rodrigues (SER), Camila Monteiro (MED), Diogo Lopes (EdF), Tio Fill (POL), João Guimarães (EdF), Henrique Sabino (ECO); Coordenadoria de Comunicação: Danilo Mendonça (REDES), André Shalders (COM), Érica Taysa (ENF), Yuri Soares (HIS), Jeronimo Calorio (COM), Marcos Manto (VIS); Coorde-nadoria de Assistência Estudantil: Victor Canato (Eng. Comp), Pablo Valente (MED), Daniel Fumaça (GPP).

Quem participa da chapa?

Conheça algumas pessoas que apoiam essa idéiaADM: Coxinha, Crispim; AGRO: Ana Carolina, Sheik; FAU: Luiz Eduardo, Thai-snara; ARQ: Adriano; VIS: Tatiana Berioska; COMP: Brunão, Persiani; POL: Isa-dora, Nauê, PP; AMB: Andressa, Bigu; CCA: Victor Oliveira; SOC: Olavo, Ma-zoka, Juliana Brussi; COM: Ellen, Paraná, Zé Reis, Lelê; DIN: Marcus Vinicios, Lara; DIR: Telésforo, Laila, Sinara, Nardi, Renata Cristina, João Gabriel, Milena; ECO: Natália Alejarra, João Alexandre; EdF: Olívia Prazeres, Finlândia; ENF/FCE: Hevane Santos; Eng.Comp: Bispo, Centurion; EFL: Pedro Bob, Mariana Mon-teiro; MEC: Flávio; Eng.Pro: Pedro Capozzi; REDES: Frango; EST: Bocão; FIS: Eduardo Hypólito; FISIO/FCE: Leonardo Fellows; GEAM/FUP: Júlia Campolina.... e muito mais!

Para saber mais sobre nossa chapa e idéias para o DCE, acesse www.amanhavaisermaior.org ou tuite para @VaiSerMaior