Programa da Festa de Natal

4
PUBLICIDADE 16 de Dezembro de 2011 120.º ano • N.º 6.287 • Sai à 6.ª-feira • Preço: j 0,60 Director: João Paulo Narciso

description

Programa da Festa de Natal do Jornal Correio do Ribatejo no CNEMA

Transcript of Programa da Festa de Natal

Page 1: Programa da Festa de Natal

PUBLI

CID

AD

E

16 de Dezembro de 2011 • 120.º ano • N.º 6.287 • Sai à 6.ª-feira • Preço: j 0,60Director: João Paulo Narciso

Page 2: Programa da Festa de Natal

O Coro Infantil do Con-servatório de Música deSantarém (dos 6 aos 9anos) é uma classe deconjunto em que se pre-tende fomentar nas crian-ças não só o gosto pelamúsica nos seus váriosgéneros musicais, comotambém a disciplina ne-cessária para trabalhar a/na música em grupo, no-meadamente música vo-cal e instrumental Orff.Neste 1º período do anoletivo de 2011/2012 tra-balharam-se não só can-ções portuguesas sobre oOutono como obviamen-te canções de Natal, umastradicionais portuguesas,outras numa vertentemais moderna.

Fizeram a sua estreia pe-

Festa de Natal Solidária • ProgramaCoro Infantil do Conservatóriode Música de Santarém

rante o grande público, nodia 15 do corrente mês deDezembro na Audição deNatal, na grande tendamontada no Jardim da Li-

berdade, em Santarém.Os professores responsá-

veis por este Coro são Lí-dia Correia e DominiqueVentura.

O Teatrinho de Santarém é uma associação culturalque este mês comemora o seu 30º Aniversário, e cujaactividade teatral tem sido constante, destinando-se pre-ferencialmente aos públicos infanto-juvenis.

Teatrinho de Santarém

Eduarda SoeiroEduarda Soeiro começou a cantar aos 12 anos. Tirou

o curso de música em Lisboa e começou a ter aulas decanto Lírico com o cantor Carlos Mendes. Hoje, cantaem cerimónias de casamentos e é professora de cantonuma escola da região.

Interpretará as canções ‘Longe do Mundo’ e ‘NoiteFeliz’.

Milly BarreirosMilly Barreiros é uma professora reformada que ama o

teatro e a música. Fez rádio durante 13 anos, cinco dosquais em Moçambique. Uma contadora de histórias quese dedica também à divulgação de poetas.

À Festa de Natal do Correio do Ribatejo leva os poe-mas “Dia de Natal” (António Gedeão) e “História Anti-ga” (Miguel Torga).

Centro DramáticoBernardo Santareno

O Centro Dramático Bernardo Santareno foi fundadoa 27 de Março de 1990. Desde essa data tem mantidouma actividade constante, primeiro como estrutura a tra-balhar a tempo inteiro e nos últimos dois anos enquantogrupo amador. A sua intervenção na festa conta a histó-ria da generosidade de uma árvores que tanto nos dá enada recebe...

A Associação Internacional Luso Brasileira de Integração Arte e Cultura Ísis e Júpi-ter foi fundada a 7 de Agosto de 2007 por Gediao Vargas e Ivanete Nayer. A Associa-ção, em parceria com seus alunos e sua professora de Sevilhanas e de Flamenco, aprofissional de dança espanhola Maria Cruz, e ainda o Grupo Triana vão marcarpresença nesta Festa de Natal Solidária do Jornal Correio do Ribatejo, dia 17, noCNEMA, em Santarém.

Associação Movimento Aberto

A AMA – AssociaçãoMovimento Aberto é umaassociação sem fins lucra-tivos com sede em Santa-rém, na Avenida das Por-tas do Sol, que tem comoobjectivo a promoção eprática das artes tradicio-nais do movimento, nasvertentes cultural e des-portiva. Inicialmente coma designação de ARADA

e, num segundo momento,de ARYOGA, a AMA nas-ceu com o propósito de fa-zer cruzar no mesmo espa-ço diferentes artes de mo-vimento, salientando-se,entre elas, o Yoga (de cujaFederação Portuguesa émembro fundador), o Ai-kido e o Iaido (artes mar-ciais de origem japonesaimplementadas em Portu-

gal por intermédio doMestre Georges Stobba-erts do Dojo Tenchi, naVárzea de Sintra, com oqual a AMA tece estreiasrelações desde a sua ori-gem), o Tenchi-Tessen(arte marcial que recorreao leque e que foi codifi-cada precisamente peloMestre Stobbaerts) e oTai-Chi / Chi Kung.

Sevilhanas

João Correia frequenta aEscola Superior de Gestão(3º ano do Curso de Admi-nistração Pública) e o 7ºGrau do Curso de Viola De-dilhada no Conservatóriode Música de Santarém.Como aluno desse Conser-vatório já foi premiado emconcursos e seleccionado, a

João Correia

Apresentaçãode AlexandrinaBatista (‘Nataly’)Cena Aberta – CompanhiaTeatral de Santarém

nível nacional, pelo Minis-tério da Educação, para par-ticipar num grande concer-to no Centro Cultural deBelém – Festa da Música.Em Setembro passado, foipremiado pelo Rotary Clubde Santarém, por ter sido omelhor aluno no ano lecti-vo 2010/2011.

Page 3: Programa da Festa de Natal

Festa de Natal Solidária • Programa

A pensar nos mais jo-vens espectadores oVETO-TEATRO OFICI-NA, secção de Teatro doCírculo Cultural Scalabi-tano, criou o Grupo dePalhaços.

Ainda hoje, os Palhaçosdo VETO contam com umdos fundadores: o Pantu-fa e levam a alegria e abrincadeira aos quatrocantos de Portugal, inclu-indo as Regiões Autóno-mas. Em 1981, nos Esta-dos Unidos da América,os Palhaços do Veto obti-veram a internacionaliza-ção e a recompensa de te-rem alcançado o galardãodo melhor espectáculo dodia no Festival onde, pela

primeira vez, um grupo re-presentou Portugal. Nomesmo festival o palhaçoPantufa ganhou também ogalardão de melhor actor.

Para os escalabitanos os

Palhaços do VETO são jáuma referência, que atra-vessou várias gerações e asua melhor e única compen-sação são os sorrisos de jo-vens e adultos.

A Dance Stoffel teve o seuinício no ano de 2010. É umaAssociação sem fins lucrati-vos que se dedica ao ensino,formação e prática da dança,nas modalidades Dança Li-vre (hip pop, latina), DançaDesportiva (Latinas e Stan-dard) com a iniciação e com-petição, Dança Social paraquem gosta de dançar, con-viver e divertir-se.

Esta escola de dança en-contra-se inscrita na Asso-ciação de Dança Desporti-va de Santarém e na Fede-ração Portuguesa de DançaDesportiva e conta em acti-vidade com cerca de 30

Dance Stoffel Santarém

dançarinos, de ambos ossexos, a partir dos 3 anos.

A Dance Stoffel Santa-rém, de momento, paraalém da participação decampeonatos regionais e

nacionais já agendadospela Federação Portugue-sa de Dança Desportivatambém participa emeventos sempre que soli-citada.

Rogério Paulo Silva Lo-pes, natural do Cartaxo, de45 anos de idade, frequen-ta a APPACDM de Santa-rém desde 1981 e, desdeessa altura, deu a conhecera sua aptidão para a músicae para o teatro. Desde pe-queno que é conhecido porimitar Marco Paulo e outrosartistas portugueses nas es-colas por onde passou.

Nas festas, na sua sala, nopátio e outras ocasiões Ro-gério Lopes canta e encan-ta todos os presentes.

Em 2003 concorre pelaprimeira vez ao Festival Na-cional da Canção para asPessoas com Deficiência,na Lousã, sendo um dosnove escolhidos (entre 27concorrentes), o mesmoacontecendo nos anos de2005, 2007 e 2009.

Nos anos 2006, 2007 e2009, participou nos EN-CONTRArte a Cantar, es-

Rogério Lopes

pectáculos com cantores derenome nacional e cantorescom deficiência mental, al-guns vencedores dos festi-vais da canção para pesso-as com deficiência, semprecom grande empenho e sa-

tisfação. Paralelamentetem desenvolvido traba-lhos como actor no TeatroFantasia da APPACDMde Santarém, integrandodiversos projectos e es-pectáculos.

Gimno Clube de Santarém

Coro Infantil do Círculo CulturalScalabitano

O Coro Infantil do Círculo Cultural Scalabitano (CICCS) nasceu em Dezembro de2009 com o intuito de ensinar música de uma maneira mais simples e divertida, pro-movendo a diversão com as actuações, aprendizagem de técnica vocal e leitura musi-cal, e ainda a criação de um novo grupo de amigos. Através da educação musical e docanto, os membros do coro treinam a disciplina, as competências musicais e interpes-soais, desempenhando assim o papel de jovens embaixadores da Música junto dassuas comunidades.

Grupo Académico de DançasRibatejanas

Ronald McDonald junta-se à Festa

O Restaurante McDonald’s® de Santarém e o RonaldMcDonald juntam-se a esta Festa de Natal Solidária como objectivo de proporcionar a todas as crianças e famíliasum dia inesquecível de diversão. Vamos todos juntos con-tribuir para melhorar o Natal de muitas famílias!

O Gimno Clube de San-tarém fundado em 18 deSetembro de 1996, com 15anos de existência, atingiua sua maturidade enquan-to associação cultural.

Com a criação do GCSdeu-se início à 2ª geraçãoda ginástica no concelhode Santarém, um clubevocacionado unicamentepara a prática de activi-dades gímnicas, com co-nhecimento técnico acu-mulado e com um con-junto de profissionais ca-pazes de produzir resul-tados de nível nacional.Continuamos a procuraratingir os nossos objec-tivos enquanto entidadepública virada para a

prestação de serviços aoscidadãos do Concelho deSantarém.

Neste momento tem 115ginastas dos diferentes es-calões, desde a motricida-de infantil (2/3 anos) até aoescalão senior.

O Clube tem duas verten-tes: fomentar a pratica des-portiva e a outra de compe-tição, onde tem obtido cam-peões distritais, nacionais einternacionais e levando onome da cidade como refe-rencia desportiva.

Os Grupos Académicode Danças Ribatejanas eInfantil de Dança Regio-nal, de Santarém, foramfundados em 1956, pelosaudoso etnógrafo Celes-tino Graça, com o propó-sito de promover a reco-lha, reconstituição e di-vulgação das tradiçõesfolclóricas do Ribatejo edesde então, mercê deuma constante e ininter-rupta actividade, têm re-presentado a nossa re-

gião por todo o país, emfestas e romarias ou emimportantes festivais de fol-

clore, bem assim como emlargas dezenas de digres-sões em vinte cinco países.

Palhaços do Veto-Teatro Oficina

Page 4: Programa da Festa de Natal

PUB