PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTOR E INOVAÇÃO … · profissionais no desenvolvimento de novos...

17
INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO GESTOR PROGRAMA DE FORMAÇÃO Apresentação do Programa de Formação de Gestor de IDI Programa de Formação de Gestor de IDI Coordenação Científica Formadores Conteúdo dos Módulos do Programa de Formação de Gestor de IDI Módulo 1: Modelos de Inovação Módulo 2: Innovation Scoring Módulo 3: Formulação da Estratégia de Inovação Módulo 4: Sistemas de Gestão de IDI Módulo 5: Gestão das Interfaces Módulo 6: Propriedade Intelectual Módulo 7: Criatividade Interna Módulo 8: Gestão de Conhecimento Módulo 9: Networking e inovação aberta Módulo 10: Gestão de Equipas de IDI Módulo 11: Gestão de Projectos de IDI Módulo 12: Identificação e Classificação das Actividades de IDI Módulo 13: Financiamento Público e Fiscalidade Módulo 14: Metodologias de Auditoria de Sistemas de Gestão de IDI Cronograma do Programa de Formação de Gestor de IDI Inscrição Contactos 2 3 3 7 7 7 8 8 9 9 10 11 11 12 12 13 14 14 16 17 17

Transcript of PROGRAMA DE FORMAÇÃO GESTOR E INOVAÇÃO … · profissionais no desenvolvimento de novos...

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Contactos: e-mail. [email protected] | tel. 229 993 600 | fax. 229 993 601

Apresentação do Programa de Formação de Gestor de IDI

Programa de Formação de Gestor de IDI

Coordenação Científica

Formadores

Conteúdo dos Módulos do Programa de Formação de Gestor de IDI

Módulo 1: Modelos de Inovação

Módulo 2: Innovation Scoring

Módulo 3: Formulação da Estratégia de Inovação

Módulo 4: Sistemas de Gestão de IDI

Módulo 5: Gestão das Interfaces

Módulo 6: Propriedade Intelectual

Módulo 7: Criatividade Interna

Módulo 8: Gestão de Conhecimento

Módulo 9: Networking e inovação aberta

Módulo 10: Gestão de Equipas de IDI

Módulo 11: Gestão de Projectos de IDI

Módulo 12: Identificação e Classificação das Actividades de IDI

Módulo 13: Financiamento Público e Fiscalidade

Módulo 14: Metodologias de Auditoria de Sistemas de Gestão de IDI

Cronograma do Programa de Formação de Gestor de IDI

Inscrição

Contactos

2

3

3

7

7

7

8

8

9

9

10

11

11

12

12

13

14

14

16

17

17

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

“Porquê inovar?A inovação não é apenas uma novidade. A inovação só existe quando se introduz algo de novo com vista ao confronto com o mercado, isto é, à melhoria da competitividade ou à defesa da quota do mercado, através da oferta de bens melhorados ou da prestação de melhores serviços. Não se inova porque se quer, ou porque está na moda: inova-se porque é absolutamente necessário face à concorrência.” João Caraça (Coordenador Científico)

O curso é modular e permite a inscrição em módulos isolados, desde que os participantes reúnam os requisitos descritos nas condições de acesso dos respectivos módulos. A equivalência em módulos similares frequentados em formações promovidas por outras entidades será analisada caso a caso pela APCER em conformidade com as condições de acesso de cada módulo e com o reconhecimento dos conteúdos dos programas das acções frequentadas.

No final do curso, com a frequência de todos os módulos, os participantes adquirem a qualificação de Gestor de IDI, incluindo a componente de formação necessária à qualificação como auditor de sistemas de gestão de IDI.

Destinatários: Directores, gestores e profissionais de Inovação

O programa pretende desenvolver nos participantes as competências técnicas, de gestão e comportamentais necessárias ao desempenho da função do Gestor de actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação - IDI e assenta fundamentalmente na aplicação de casos práticos.

Os 14 módulos do Programa proporcionam uma visão global do modelo de Inovação e do Sistema de Gestão de IDI, conhecimentos e prática de métodos e técnicas variadas, necessários ao desempenho pleno da função de Gestor de IDI nas suas múltiplas facetas de gestor, técnico e líder de pessoas.

A fim de enriquecer as abordagens nucleares, o programa contempla Seminários e/ou Workshpos sobre temas da actualidade e Case Studies em sessões de fim de tarde, com especialistas reconhecidos.

Programa de Formação de Gestor de IDI

Seminário: A Inovaçãoe o Mercado

4h

Case Study: A Importânciada Estratégia

1h

Seminário: O Impactoda Inovação

4h

Case Study: Gestão do Risco1h

8. Gestão de Conhecimento4h

9. Networkinge Inovação Aberta

4h

1. Modelos de Inovação4h

7. Criatividade Interna4h

10. Gestão de Equipas de IDI4h

2. Innovation Scoring8h

6. Propriedade Intelectual8h

11. Gestão de Projectos IDI8h

14. Metodologias de Auditoriade Sistemas de Gestão IDI

24h

3. Formulação da Estratégiade Inovação

4h

5. Gestão de Interfaces8h

12. Classificação dasActividades IDI

4h

13. Os Sistemas de FinanciamentoPúblico e Fiscalidade

4h

4. Sistemas de Gestão IDI4h

2

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Coordenação Científica

João Caraça (Professor)

Doutorado em Física Nuclear (Oxford) e agregado em Física (Lisboa), João Caraça é Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian e Professor Catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa onde, entre outras funções, coordenou o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia (1990-2003). Consultor para a Ciência do Presidente da República (1996-2006) é autor de mais de uma centena e meia de trabalhos científicos. Os seus interesses centram-se nas áreas da política científica e tecnológica e da prospectiva. Publicou Do Saber ao Fazer: Porquê Organizar a Ciência (1993), Ciência (1997), Science et Communication (1999), Entre a Ciência e a Consciência (2002) e À Procura do Portugal Moderno (2003). Participou na redacção de Limites à Competição (1994) e na organização de O Futuro Tecnológico (1999). Colaborou no livro A nova primavera do político (2007). Formadores

Sandro Mendonça (Professor)

Sandro Mendonça ensina no Departamento de Economia do ISCTE e está a terminar o doutoramento no SPRU, Universidade de Sussex, Reino Unido. Estudou economia no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, e na Universidade Erasmus de Roterdão. No passado, leccionou na Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa. Tem colaborado em vários projectos de ensino pós-graduado no ISEG, UCP, ISPA, UAL e IESM. Nas suas actividades de consultoria tem interagido com várias entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em áreas como a política social, política de inovação e gestão estratégica. O seu trabalho de investigação abrange a política de ciência e tecnologia, a prospectiva estratégica e a medição da mudança tecno-económica.

Aurora A.C. Teixeira (Professora)

Professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigadora da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia do INESC Porto e do Centro de Estudos em Economia e Finanças da Universidade do Porto. É agregada em Economia pela Universidade do Porto e doutorada em Science and Technology Policy Technology and Innovation Management pelo SPRU - Science and Technology Policy Research, University of Sussex (R.U.). É membro na UP da Comissão Científica do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. Representante da FEP-UP no Acordo do Governo Português com a Universidade de Texas Austin. Tem diversos artigos publicados e é autora de vários livros nas áreas de inovação, regional, macroeconomia e ética. Ganhou, em 1999, o Prémio Conselho Económico e Social e, em 2006, o 1º Prémio Foreign Direct Investment, API-Universidade de Coimbra.

Isabel Caetano (Dra.)

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e Mestre em Relações Internacionais pelo ISCSP. Encontra-se em preparação da tese de Doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 1989, centrou a sua actividade profissional no Desenvolvimento e Coordenação de Relações Estratégicas e Internacionais, associada a actividades de I&D e Inovação, Transferência de Tecnologia e Empresas de base tecnológica. Essa especialização profissional, iniciada no INESC, conduziu-a a responsável pelo Departamento de Relações Internacionais e Gestão de Programas no INESC e, mais tarde, a Directora de Relações Internacionais na Agência de Inovação. A partir de 2003, integra a equipa executiva da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação, e assume o cargo de Directora de Projectos.

Vítor Corado Simões (Professor)

As suas áreas de especialização são a Gestão da Inovação e a Gestão Internacional. É membro da equipa de coordenação do Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação do ISEG. Tem ensinado em outras Universidades em Portugal (Açores, Aveiro, Católica de Lisboa e Coimbra) e no estrangeiro (Autónoma e Complutense de Madrid, Estrasburgo, Strathclyde e Toulouse). É consultor de organizações internacionais (Comissão Europeia, OCDE, UNCTC e UNIDO). Presidiu ao Grupo de Trabalho do CREST sobre SMEs and innovation. É correspondente nacional do PROINNO/ TrendChart on Innovation e da rede ERAWATCH. É membro do Conselho Consultivo do Plano Tecnológico. Foi Presidente da European International Business Academy, sendo hoje Fellow desta associação.

3

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Gabriela Pinheiro (Engª)

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa em 1994. Concluiu a Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade pela FEUP/IEP em 1998. MBA em Gestão pela Escola de Gestão da UCP em 2004. Consultora na implementação de Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. É Auditora da bolsa da APCER de Sistemas de Gestão de IDI (NP 4457) e formadora do IPQ/APQ/COTEC em “Auditorias de Sistemas de Gestão de IDI” e “Gestão de Projectos de IDI”. Colaborou no desenvolvimento e lançamento do serviço de certificação de Sistemas de Gestão da Inovação segundo a NP 4457, na APCER, em 2007.

Joana dos Guimarães Sá (Engª)Licenciada em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. MBA pelo ISEE-UP (agora EGP-UP). Iniciou a actividade profissional na área de Inventário Florestal em diferentes organizações, colaborou no CTIMM, Centro Tecnológico das Indústrias de Madeira e Mobiliário e trabalha desde 1998 na APCER, sendo actualmente a directora da Direcção de Desenvolvimento. Auditora coordenadora da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Inovação, Gestão Florestal Sustentável e Cadeia da Responsabilidade. Auditora IQNet, rede internacional de entidades certificadoras e representante do IQNet na ISO/TC 176 – Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001). Representante da APCER na CT 169, comissão técnica para a Gestão da Inovação, colabora desde o início no desenvolvimento dos referenciais normativos de Gestão da Inovação.

Júlio Faceira Guedes (Professor)

Doutorado em Engenharia e Gestão pela École de Mines de Paris em 1997, Júlio Faceira Guedes é Director Geral da XZ Consultores SA desde 1991 e Professor Associado da Universidade Portucalense desde 1999. É Assessor do IQNET e formador qualificado pela INOFOR desde 1998. É coordenador de Programas de Implementação e Melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, IDI e Responsabilidade Social e Técnico Superior de Segurança acreditado pelo IDICT. É Auditor da bolsa de Auditores da Associação Portuguesa para a Certificação (APCER).

Tomé Canas (Eng.)

Licenciado em Engenharia Mecânica, em 2000 e Mestre em Engineering Design, em 2007, ambos no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Em 2009 conclui a pós-graduação “Prospectiva, Estratégia e Inovação”, no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Exerce actividades profissionais no desenvolvimento de novos produtos e na gestão da inovação na Brisa de Inovação e Tecnologia, empresa do grupo Brisa Auto-estradas, onde é gestor do sistema integrado de inovação, qualidade e ambiente. Fortemente crente na inovação, colabora no projecto “Desenvolvimento Sustentável da Inovação Empresarial“, uma iniciativa da COTEC, e é membro da CT169, comissão técnica para a Gestão da Inovação. Autor de diversos artigos nas áreas do desenvolvimento de produto e gestão da inovação. É detentor de uma patente nacional.

Manuel Mira Godinho (Professor)

Manuel Mira Godinho é Professor Catedrático no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau de “Agregado em Economia” com um trabalho sobre “Análise Económica de Patentes”, em 2001 e o grau de “Doctor of Philosophy in Science and Technology Policy”, com uma tese sobre “Innovation Diffusion in the Portuguese and Italian Clothing Industry”, no SPRU, Universidade de Sussex, Reino Unido, em 1995. Obteve o grau de “Master of Science in “Social and Economic Aspects of Science and Technology in Industry”, pelo Imperial College of Science and Tecnology, Universidade de Londres, em 1986. Ensina, desde 1983, matérias relacionadas com mudança tecnológica, desenvolvimento económico e políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000, tem realizado e publicado vários trabalhos no domínio dos Direitos de Propriedade Intelectual. Consultor para organizações privadas e públicas, designadamente, a Comissão Europeia.

Artur Arsénio (Dr.)

É responsável pela gestão da inovação na Nokia Siemens Networks Portugal. É doutorado em informática pelo MIT, e frequentou no âmbito do doutoramento um programa de especialização em gestão com ênfase na Estratégia Tecnológica no MIT Sloan School of Management. É professor universitário no Instituto Superior Técnico, desenvolvendo investigação na área de redes de computadores. É autor de mais de 70 artigos científicos peer-reviewed. Detém actualmente 6 invenções submetidas para patentes internacionais, e vários prémios científicos e de inovação.

4

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

José Manuel dos Santos (Designer)

Designer industrial de formação, gestor de design por experiência e empreendedor por vocação, José Manuel dos Santos é um campeão do design, um agente internacionalmente reconhecido no campo da inovação pelo Design. Mestre em design pela Central Saint Martins / UK. Iniciou a sua actividade na extinta Novodesign como designer e deixou a empresa como director executivo. Dá início ao seu percurso como gestor de design e de negócio, que inclui a fundação de 2 empresas de referência na área do design industrial – Grandesign e Diverge e a direcção de design em empresas nacionais e internacionais de renome – CDN / Node em Barcelona e Innovagency em Lisboa. Após 3 anos na estratégia de produto Delta Q (marca de café em cápsula da Delta Café), foi convidado a liderar a unidade de negócio. Experiência interessante que o levou a assumir de novo a liderança do seu projecto de inovação e design, a Diverge.

Ana Neves (Dra.)

Ana Neves é sócia-gerente da Knowman (http://www.knowman.pt), empresa consultora nas áreas de gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional, mudança cultural e redes sociais. Durante 8 anos em Londres foi consultora de ferramentas sociais na Headshift, gestora de conhecimento numa agência do Ministério de Saúde britânico e responsável por um programa de mudança cultural numa instituição financeira. Em 2001 criou o KMOL (http://kmol.online.pt), portal que mantém dedicado à gestão de conhecimento e aprendizagem organizacional. Em 2003 co-organizou o livro Gestão de Empresas na Era do Conhecimento (Edições Sílabo) onde assinou também alguns capítulos. Foi presidente do júri do Prémio Intranet Portal 2008 e regressa em 2010 a esta função. Seminarista, em 2010, nos módulos de Gestão de Informação e Conhecimento do Mestrado de Inteligência Competitiva na Universidade Fernando Pessoa.

Tiago Forjaz (Dr.)

Tiago Forjaz é o Chief Dream Officer da The Star Tracker, a primeira rede social global de talentos Portugueses que conecta mais de 30 000 cidadãos Portugueses talentosos em mais de 125 países. Mentor da Fundação Talento, projecto de grande interesse nacional que conta com o alto patrocínio da Presidência da República. Tiago é reconhecido através de iniciativas como The Star Tracking – a Odisseia do Talento e Leaderquest 2008 – um projecto conjunto da Jason Associates com o Harvard Club de Portugal para identificar a nova geração de líderes portugueses. Foi fundador da Jason Associates, consultora de gestão de talento. Participou no setup da Michael Page em Portugal e foi manager na Heidrick & Struggles. É convidado para palestras nas mais prestigiadas universidades Portuguesas sobre gestão de talento, empreendedorismo, liderança, o poder do networking e das redes sociais.

Oliver Röhrich (Dr.)

Coordenador do Programa de Desenvolvimento Pessoal do INDEG / ISCTE para os Mestrados Executivos. Docente do Executive MBA e do programa TOP da Licenciatura, ISCTE Business School. Licenciado em Gestão de empresas com especialização em Desenvolvimento Organizacional e Estratégia. Master Certificate em Coaching sistémico. Acreditado em MBTI (Myers-Briggs Type Indicator). Certified Trainer em PNL (John Grinder/Carmen Boston Sinclair/Michael Caroll). Master Practitioner em PNL (University of Santa Cruz / NLPU /Robert Dilts). Practitioner em Hipnosis Ericksoniano, certificado pela London School of Clinical Hypnosis School. É autor do Estudo Inovação em Portugal Liderança para criar Inovação. É Autor de livros, nos domínios da Inteligência emocional e recrutamento. É organizador da iniciativa MotivAcção: Quem é a pessoa mais motivadora de Portugal? (www.motivaccao.com)

António Andrade Dias (Dr.)Licenciado em Gestão de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Bremen/Alemanha, MBA-Grade Management, pela University of Florida/USA. Director de Projectos na Universal Services Portugal e Consultor Sênior na Ponces de Carvalho & Associados. É certificado pela International Project Managment Association (IPMA). Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projectos e Presidente da Direcção (2009-2011). Tem desenvolvido a sua actividade como docente em Universidades Portuguesas e Brasileiras. Coordenador do Curso de Qualificação para a Certificação em Gestão de Projectos no Instituto Nacional de Administração (Lisboa-Portugal) – Modelo IPMA. Palestrantre e Conferencista em escolas de gestão e eventos da APOGEP/IPMA e PMI. Tem actuado como consultor e/ou gestor de projectos-programas, em entidades públicas e privadas.

Miguel Melo (Dr.)Licenciado em Matemáticas Aplicadas na Universidade Lusíada. Pós-Graduação em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no Instituto Superior Técnico. É Secretário-Geral da Direcção da APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projectos. É membro da Comissão Técnica de Normalização para a futura norma de Gestão

5

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

de Projectos ISO 21500. Fundador e sócio gerente da Niutec – Consultoria e Sistemas, Lda, sendo o coordenador da Know Now, unidade de negócio de formação da Niutec. A sua actividade profissional inclui a consultoria e a formação nas áreas da Gestão de Projectos e da Informática. Coordenador e Docente do MBA Executivo em Gestão de Projectos da Escola de Gestão & Negócios da Universidade Autónoma de Lisboa e docente do Módulo de Gestão de Projectos do MBA Executivo em Gestão de Negócios (EG&N da UAL) e do MBA Executivo em Gestão de Negócios Internacionais (APEL, Funchal).

Alexandra Xavier (Eng.)

Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. MBA pelo ISEE-UP (agora EGP-UP). É coordenadora da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia, do INESC Porto. Docente convidada do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da FEUP, desde a sua fundação. Entre 1996 e 2003 foi docente do Instituto Português de Administração de Marketing, sendo responsável pelas cadeiras de Gestão Estratégica, Práticas de Marketing e orientação dos estágios do 5º ano da Licenciatura em Gestão de Marketing. A sua actividade profissional inclui ainda a gestão de novos projectos na Sonae.com, a gestão de projectos internacionais na CCDRN e 6 anos de actividade de consultoria na Accenture. Autora do “Manual de Identificação e Classificação das Actividades de IDI”, publicado no âmbito da Iniciativa “Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial”, pela COTEC Portugal.

Pedro de Deus (Dr.)

Licenciado em Gestão de Empresas e Master in Business Administration. Revisor Oficial de Contas e CISA – Certified Information Systems Auditor pelo ISACA – Information Systems Audit and Control Association. Partner do departamento de Advisory, da PwC, no Porto, onde iniciou a sua actividade em 1995. Actualmente é o responsável pela linha de Global Incentives Solutions na PwC Portuguesa. Como consultor participou em diferentes projectos, nomeadamente, em trabalhos de selecção, candidatura e acompanhamento de sistemas de incentivos, diagnóstico e optimização de processos, principalmente no âmbito dos sistemas de gestão de inovação, avaliação e definição de sistemas de controlo interno e project support office (apoio à gestão de projectos). Possui ainda experiência em auditoria e revisão de contas.

6

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Conteúdo dos Módulos do Programa de Formação de Gestor de IDI

Módulo 1: Modelos de Inovação

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender os modelos de Inovação no contexto de uma abordagem sistémica• Descrever o “Modelo de interacção em cadeia – Um modelo de inovação para a economia do conhecimento” e a sua importância• Distinguir os vários modelos de inovação actualmente conhecidos

Condições de acesso: Não aplicável

Conteúdo Programático:1. Abordagem Sistémica aos Fundamentos e Conceitos de Inovação 2. O modelo linear 3. O modelo de Kline e Rosenberg 4. As Novas Teorias da Inovação e a 3ª Edição do Manual de Oslo 5. O Modelo de Interacção em Cadeia

Duração: 4 horas

Formadores: Aurora A.C. Teixeira – Edição PortoSandro Mendonça – Edição Lisboa

Módulo 2: Innovation Scoring

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Descrever os objectivos de utilização de sistemas de autodiagnóstico da inovação;• Apresentar as principais dimensões de análise da inovação empresarial;• Dinamizar um exercício de innovation scoring na sua organização;• Efectuar um exercício preliminar de autodiagnóstico através do caso prático proposto.

Condições de acesso: Frequência prévia do módulo de Modelos de Inovação

Conteúdo Programático:1. O Processo de Desenvolvimento do instrumento de innovation scoring;2. Instrumentos de Autodiagnóstico: Objectivos e Exemplos de aplicação3. Diagnóstico de Inovação: Condições, Recursos, Processos e Resultados de Inovação4. Manual de Innovation Scoring da COTEC Portugal5. Casos Práticos

Duração: 8 horas

Formadores: Isabel CaetanoVítor Corado Simões

7

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Módulo 3: Formulação da Estratégia de Inovação

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Identificar os diferentes paradigmas de formulação estratégica• Aplicar o pensamento estratégico às condições de incerteza e ambiguidade que caracterizam a inovação• Desenhar caminhos sustentáveis de desenvolvimento empresarial em vários contextos de negócios

Condições de acesso: Frequência prévia do módulo de Modelos de Inovação

Conteúdo Programático:1. Telas de concepção estratégica2. Estratégias de inovação3. Estudo de caso

Duração: 4 horas

Formador: Sandro Mendonça

Fim de tarde:Case Study – A Importância da Estratégia

Duração: 1 hora

Módulo 4: Sistemas de Gestão de IDI

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender os principais conceitos e identificar os requisitos da norma NP 4457• Compreender a abordagem sistémica de Gestão de IDI • Identificar os 4 tipos de Inovação

Condições de acesso: Frequência prévia do módulo de Modelos de Inovação

Conteúdo Programático:1. Relacionar a estrutura do curso com a norma NP 4457, situando os diferentes módulos na estrutura da norma2. Abordagem aos principais conceitos expressos na NP 44563. Interpretação dos requisitos da NP 44574. Concepção e implementação do SGIDI5. Estudos de caso

Duração: 4 horas

Formadores: Gabriela Pinheiro – Edição PortoJoana dos Guimarães Sá – Edição Lisboa

8

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Módulo 5: Gestão das Interfaces

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender os conceitos de Micro e Macro Envolvente• Compreender as interfaces nas três vertentes Tecnológica, de Mercado e Organizacional, as suas actividades e as suas interacções• Identificar as metodologias associadas à sua execução

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring e Sistemas de Gestão de IDI

Conteúdo Programático:1. Interfaces:• Vocabulário (NP 4456)• Requisitos aplicáveis da norma NP44572. As diversas vertentes das interfaces, com a apresentação de casos práticos e das ferramentas habitualmente utilizadas na sua gestão:• Interface Tecnológica• Vigilância Tecnológica• Previsão Tecnológica• Cooperação Tecnológica• Interface Mercado• Novos Negócios• Análise Interna e Externa• Propriedade Intelectual• Interface Organizacional• Criatividade Interna• Capacidade da Organização• Gestão do Conhecimento3. Realização de um trabalho prático

Duração: 8 horas

Formador: Tomé Canas

Módulo 6: Propriedade Intelectual

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Identificar as possibilidades oferecidas pelos regimes de propriedade intelectual para protecção, exploração e disseminação dos resultados de inovação• Identificar aspectos fundamentais da gestão da Propriedade Intelectual, através designadamente da análise de um caso prático

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI e Gestão das Interfaces

Conteúdo Programático:1. Sistema de propriedade intelectual• Propriedade intelectual e propriedade industrial• As modalidades de propriedade industrial• As diferentes vias de protecção: seu âmbito e pertinência de utilização• Eficácia da propriedade industrial na protecção da inovação e mecanismos alternativos de protecção

9

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

2. Obtenção da propriedade intelectual, sua defesa e exploração• Formulação de pedidos de registo e procuras pelo “state-of-the-art“• Constituição e gestão de um portfólio de activos intelectuais• Defesa da propriedade intelectual• Exploração da propriedade intelectual

Duração: 8 horas

Formadores: Manuel Mira GodinhoArtur Arsénio

Módulo 7: Criatividade Interna

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Determinar metodologias de estímulo à geração de ideias, à sua selecção e aproveitamento, à sua conversão em projectos de inovação e à consequente manutenção do modelo de criatividade instalado, com enfoque na melhoria ou geração de novos serviços e produtos, processos, métodos organizacionais ou formas de comunicação com o mercado.

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI e Gestão das Interfaces

Conteúdo Programático:1. Partilha de experiência dos formandos na gestão de criatividade interna, principais dificuldades e lições aprendidas.2. Gestão da criatividade focada no estímulo, selecção, conversão e manutenção da criatividade em ambiente empresarial, ilustrada por estudo de casos:• INTRODUÇÃO • Criatividade, Divergência e Convergência • Inovação e Criatividade: o piano de Doblin • Método, Processo e Mecânica• ESTÍMULO • Criatividade 1.0 e 2.0 • Tendências e Inteligentzia • Escalas grupais – individuo, tribo, rede• SELECÇÃO • Soluções hard/soft • Beta, Lab e outros contextos de experimentação • Conceitos de monetização e recompensa• CONVERSÃO • Top down e bottom up • Ownership e teameffort • Círculos virtuosos de conversão• MANUTENÇÃO • Manual de manutenção da máquina da criatividade3. Aplicação de conhecimentos e exploração de soluções em ambiente de “role playing” com contextos empresariais fictícios.

Duração: 4 horas

Formador: José Manuel dos Santos

10

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Módulo 8: Gestão de Conhecimento

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Perceber o papel da gestão do conhecimento na actividade da organização• Identificar necessidades comuns e áreas típicas de intervenção na gestão do conhecimento da organização• Identificar abordagens, ferramentas e iniciativas relevantes para as necessidades de gestão de conhecimento da organização

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI e Gestão das Interfaces

Conteúdo Programático:1. Gestão do conhecimento organizacional: introdução e processos 2. Abordagens e iniciativas de gestão de conhecimento 3. Ferramentas para a gestão de conhecimento4. Exploração de cenários organizacionais

Duração: 4 horas

Formador: Ana Neves

Módulo 9: Networking e inovação aberta

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender a importância estratégica das redes sociais para a Inovação• Gerir as redes sociais internas e externas como fonte e partilha de informação

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI e Gestão das Interfaces

Conteúdo Programático:1. Networking e Redes Sociais:• A definição do networking e das redes sociais• Princípios básicos de networking e redes sociais• Impacto das redes sociais a nível pessoal e corporativo• Benefícios e desvantagens das redes sociais• Casos de sucesso e insucesso• Perguntas e respostas2. Inovação Aberta • Casos concretos de inovação alavancados em redes sociais• Caso prático de exploração/utilização de uma rede social para um fim objectivo

Duração: 4 horas

Formador: Tiago Forjaz

Seminário: A inovação e o Mercado

Duração: 4 horas

11

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Módulo 10: Gestão de Equipas de IDI

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender a relação entre a gestão das equipas e a criatividade• Compreender como gerir e motivar as equipas de IDI, estimulando a criatividade no seu seio• Compreender como gerar inovação permanente nas equipas, através de uma cultura de colaboração entre os seus elementos

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI, Gestão das Interfaces e Criatividade interna

Conteúdo Programático:Passo 1: Team analysis: Primeiro – Compreender a sua equipa! • Os diferentes papéis em equipa que são necessários para a inovação• Diferentes padrões de comunicação em equipa• Diferentes personalidades em equipa: Sinergias e Fricções? Passo 2: Como motivar a sua equipa de inovação? • Motivação – Analise motivacional da equipa inovadora• As 42 razões de desmotivação • Padrões de motivação e inovaçãoPasso 3: Como criar o espírito de CRIATIVIDADE na sua equipa? • Porquê o brainstorming não funciona na maior parte das empresas• Os erros mais frequentes• Regras e procedimentos de um brainstorming de excelência

Duração: 4 horas

Formador: Oliver Röhrich

Módulo 11: Gestão de Projectos de IDI

Este módulo organiza-se em 2 partes complementares, abrangendo uma abordagem das competências necessárias, dos referenciais e ferramentas de Gestão de Projectos e das competências específicas para a gestão de uma das actividades de IDI mais relevantes: o portfólio e os projectos de IDI.

Parte 1: Gestão de Projectos

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Compreender o enquadramento da Gestão de Projectos numa organização • Descrever as vantagens de adoptar metodologias de Gestão de Projectos• Identificar os principais referenciais de Gestão de Projectos• Reconhecer a importância da certificação de Gestores de Projectos

Conteúdo Programático:1. Projectos e Gestão de Projectos• Conceitos• Portefólios, programas e projectos• Project Governance2. Referências de Gestão de Projectos• ICB\NCB• PMBoK• ISO 21500

12

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

3. Metodologias e ferramentas• Ciclo de vida• Criação de uma metodologia• Fases da gestão de um projecto• Ferramentas da Gestão de Projectos4. Certificação de Gestores de Projectos• Modelo de certificação PMI• Modelo de certificação IPMA\APOGEP

Duração: 4 horas

Formadores:António Andrade DiasMiguel Melo

Parte 2: Gestão de Projectos de IDI

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Identificar os objectivos de um projecto de IDI para o posicionamento competitivo da organização • Distinguir as características distintivas de um projecto de IDI• Identificar as boas práticas de planeamento, execução e avaliação de resultados de um projecto de IDI• Descrever a actividade de gestão de portfólio de IDI

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Sistemas de Gestão de IDI

Conteúdo Programático:1. Abordagem aos principais conceitos que envolvem a Gestão dos projectos2. Enquadramento dos projectos IDI no SGIDI3. Principais características da NP 44584. Estudos de caso

Duração: 4 horas

Formadores: Gabriela Pinheiro – Edição PortoJúlio Faceira Guedes – Edição Lisboa

Fim de tarde:Case Study – Gestão do Risco

Duração: 1 hora

Módulo 12: Identificação e Classificação das Actividades de IDI

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Identificar as actividades de IDI no âmbito de um Sistema de gestão de IDI. • Classificar as actividades de IDI de acordo com os manuais de Frascati e de Oslo• Identificar a estrutura de contabilização das actividades de IDI

13

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação e Innovation Scoring

Conteúdo Programático:1. Manual de Frascati e de Oslo, e aplicação de dados de IDI2. Cadeia de Valor de Inovação: Actividades, Objectivos e Exemplos3. A relação entre actividades da Cadeia de Valor de Inovação e a NP44574. Listagem de Actividades de IDI (os exemplos de Implementação)5. Factores críticos na contabilização das actividades de IDI6. Aplicação Prática

Duração: 4 horas

Formador: Alexandra Xavier

Módulo 13: Financiamento Público e Fiscalidade

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Identificar os diferentes programas de financiamento nacionais e internacionais e as suas aplicações• Identificar os sistemas de financiamento orientados para a Inovação• Tirar partido dos principais sistemas de incentivos à Inovação

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação e Innovation Scoring e Classificação das actividades de IDI

Conteúdo Programático:1. Apresentação dos programas de incentivo por categorias:• Os programas de incentivo financeiros e fiscais, nacionais e europeus • Categorização dos vários programas por objectivo e natureza do sistema de investimento 2. Programas de incentivo à inovação3. O processo de candidatura (SI I&DT e SIFIDE)4. Aplicação de um caso prático: quais os programas mais adequados? Quais as limitações? Qual o potencial de financiamento?

Duração: 4 horas

Formador: Pedro de Deus

Módulo 14: Metodologias de Auditoria de Sistemas de Gestão de IDI

Objectivos Gerais:No final da acção de formação, o participante é capaz de:• Interpretar a NP 4457 em contexto de auditoria• Compreender os princípios de auditoria e as actividades de gestão do programa de auditorias• Descrever as fases do processo de auditoria, desde o planeamento até à elaboração e distribuição do relatório• Apropriar-se de algumas ferramentas úteis: APG (Auditing Practices Group) Papers• Aplicar as metodologias de Auditoria de acordo com a norma ISO 19011 ao contexto real através de um case study (Elaboração do plano da auditoria e da lista de comprovação, condução da auditoria e elaboração do relatório de auditoria)

14

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Condições de acesso: Frequência prévia dos módulos de Modelos de Inovação, Innovation Scoring, Gestão das Interfaces e Classificação das actividades de IDI

Conteúdo Programático:1. NP 4457: 2007 – Abordagem e resumo dos requisitos da norma como introdução para preparação da auditoria 2. Apresentação da NP EN ISO 19011:2003 3. Apresentação de algumas ferramentas úteis: APG (Auditing Practices Group) Papers 4. Elaboração de check- list de auditoria 5. Realização de auditoria in situ 6. Elaboração de relatório de auditoria7. Apresentação do relatório de auditoria, discussão e conclusões

Duração: 24 horas

Formadores: Gabriela Pinheiro – Edição LisboaJúlio Faceira Guedes – Edição Porto

Seminário de encerramento: O Impacto da Inovação

Duração: 4 horas

15

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Designação dos módulos

Datas previstas

Horário Junho

Lisboa Porto

1 Modelos de Inovação 14h -18h 2 3

2 Innovation Scoring9h - 13h;14h - 18h

16 17

3 Formulação da Estratégia de Inovação 9h - 13h 15 16

Fim de tarde: Case Study - A Importância da Estratégia 18h - 19h 15 16

4 Sistemas de Gestão IDI 14h - 18h 15 16

5 Gestão de Interfaces9h - 13h;14h - 18h

17 20

6 Propriedade Intelectual9h - 13h;14h - 18h

20 21

7 Criatividade Interna 9h - 13h 28 30

8 Gestão de Conhecimento 14h - 18h 28 29

9 Networking e Inovação Aberta

29:9h - 13h

30:14h - 18h

29 30

Designação dos módulos

Datas previstas

Horário Julho

Lisboa Porto

Seminário: A Inovação e o Mercado 14h - 18h 1

10 Gestão de Equipas de IDI 14h - 18h 12 13

11 Gestão de Projectos IDI9h - 13h;14h - 18h

5 6

Fim de tarde: Case Study - Gestão do Risco 18h - 19h 5 6

12 Classificação das Actividades IDI 9h - 13h 6 7

13Os sistemas de Financiamento Público e Fiscalidade

9h - 13h 12 13

14Metodologias de Auditoria de Sistemas de Gestão IDI

9h - 13h14h - 18h

14, 19, 20 14, 19, 20

Seminário: O Impacto da Inovação 14h - 18h 21

Cronograma do Programa de Formação de Gestor de IDI

16

I N V E S T I G A Ç Ã O , D E S E N V O L V I M E N T O E I N O V A Ç Ã OGESTOR

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Inscrição

Curso Completo (inscrição nos 14 módulos, incluindo os seminários e os case studies): 2600€

A inscrição em módulos isolados:

• Módulo 1 - Modelos de Inovação: 200€ • Módulo 2 - Innovation Scoring: 300€ • Módulo 3 - Formulação da Estratégia de Inovação: 200€ • Módulo 4 - Sistemas de Gestão IDI: 200€ • Módulo 5 - Gestão de Interfaces: 300€ • Módulo 6 - Propriedade Intelectual: 300€ • Módulo 7 - Criatividade Interna: 200€ • Módulo 8 - Gestão de Conhecimento: 200€ • Módulo 9 - Networking e Inovação Aberta: 200€ • Módulo 10 - Gestão de Equipas de IDI: 200€ • Módulo 11 - Gestão de Projectos IDI: 300€ • Módulo 12 - Classificação das Actividades IDI: 200€ • Módulo 13 - Os Sistemas de Financiamento Público e Fiscalidade: 200€ • Módulo 14 - Metodologias de Auditoria de Sistemas de Gestão IDI: 750€

• Seminário - A Inovação e o Mercado: 150€ • Seminário – O Impacto da Inovação: 150€ • Case Study - A Importância da Estratégia: 100€ • Case Study - Gestão do Risco: 100€

A inscrição em simultâneo de “pacotes” de 3 módulos tem a oferta de uma inscrição num Case Study ou Seminário à escolha.O valores apresentados estão isentos de IVA nos termos do nº 10 do artº 9 do CIVA.

Data limite de inscrição: 20 de Maio de 2011

Contactos

E-mail: [email protected] Tel: 22 999 36 00 Fax: 22 999 36 01

17