Programa Educação Viária é Vital

2
PROGRAMA EDUCAÇÃO VIÁRIA É VITAL CIRCULANDO PELA ESCOLA ATIVIDADE 1 Após assistir ao vídeo “Laban parte 2-2”, escolha um momento do cotidiano escolar (recreio, durante atividades de sala de aula, na entrada ou saída dos alunos das salas ou da escola....) e observe por alguns dias como os alunos se movimentam e se expressa a partir dessa movimentação. A partir da observação responda: 1) De que forma os alunos ocupam o espaço - seja do pátio, da sala de aula ou outro escolhido para observação? (movimento expansivo, contido, se espalham, se juntam, se aglutinam em grupos, ficam mais sós...) - Os alunos exploram diferentes espaços dentro da escola na hora do recreio. A correria é intensa. É um verdadeiro bombardeio de emoções, empurra empurra, conversas paralelas, gritarias e muitas vezes violência física e moral. 2) De que forma eles interagem entre si? (se tocam, se esbarram, se batem, se acariciam, se agridem, se atropelam, se agradam...) – A escola que trabalho não tem momentos de socialização entre os alunos na hora do recreio. Os alunos interagem por conta própria levando quase sempre a um caos a hora do recreio. Infelizmente, um comportamento desastroso. Além disso, o bullying e a violência para fechar o pacote de problemas graves nas escolas. 3) É possível perceber algum ritmo nessa movimentação? (apressado, lento, fluído, brusco, delicado...) - Eles têm pressa para tudo. São indisciplinados, violentos, desatenciosos, desorientados e preguiçosos.

description

Educação Viária

Transcript of Programa Educação Viária é Vital

Page 1: Programa Educação Viária é Vital

PROGRAMA EDUCAÇÃO VIÁRIA É VITAL

CIRCULANDO PELA ESCOLA

ATIVIDADE 1

Após assistir ao vídeo “Laban parte 2-2”, escolha um momento do cotidiano escolar (recreio, durante atividades de sala de aula, na entrada ou saída dos alunos das salas ou da escola....) e observe por alguns dias como os alunos se movimentam e se expressa a partir dessa movimentação.

A partir da observação responda:

1) De que forma os alunos ocupam o espaço - seja do pátio, da sala de aula ou outro escolhido para observação? (movimento expansivo, contido, se espalham, se juntam, se aglutinam em grupos, ficam mais sós...) - Os alunos exploram diferentes espaços dentro da escola na hora do recreio. A correria é intensa. É um verdadeiro bombardeio de emoções, empurra empurra, conversas paralelas, gritarias e muitas vezes violência física e moral.

2) De que forma eles interagem entre si? (se tocam, se esbarram, se batem, se acariciam, se agridem, se atropelam, se agradam...) – A escola que trabalho não tem momentos de socialização entre os alunos na hora do recreio. Os alunos interagem por conta própria levando quase sempre a um caos a hora do recreio. Infelizmente, um comportamento desastroso. Além disso, o bullying e a violência para fechar o pacote de problemas graves nas escolas.

3) É possível perceber algum ritmo nessa movimentação? (apressado, lento, fluído, brusco, delicado...) - Eles têm pressa para tudo. São indisciplinados, violentos, desatenciosos, desorientados e preguiçosos.

4) Se você pudesse tirar o som ambiente e colocar uma música no lugar, que tipo de música e que tipo de dança consegue imaginar a partir da movimentação deles? Um pagode talvez.

Observando novamente o movimento dos alunos, o que essa movimentação provoca em você? ( que sentimento, sensação, pensamentos, vontades....) - Ás vezes, volto os pensamentos para escola de outrora com garotos e garotas cheio de sonhos suspirando pelos cantos brincando de amarelinha, pão quente nas colunas do pátio, passa o anel,

Page 2: Programa Educação Viária é Vital

telefone sem fio, pular corda, bambolê entre outas. Hoje, a escola está bem melhor com mais recursos, mas é notório que a aprendizagem é bem inferior a dos alunos de outrora. Falta a família x escola x sociedade para um UP na educação