Programação Agosto

23
3

description

Programação Cultural Sesc Sorocaba - Agosto 2010

Transcript of Programação Agosto

Page 1: Programação Agosto

3

Page 2: Programação Agosto

O SESC – Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, de âmbito nacional, criada em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio de bens

e serviços, que a mantém e administra. Sua finalidade é a promoção do bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural de seu público prioritário e

da comunidade em geral. Constitui o público prioritário do SESC: o trabalhador nas áreas de comércio de bens e serviços e seus dependentes, os trabalhadores aposentados nesses setores, ou

ainda aqueles que se encontrem desempregados, mas exerceram, há menos de 12 meses, atividades em empresas comerciais de bens e serviços.

PRÉ-MATRÍCULA PELA INTERNETUma facilidade a mais para comerciários e seus dependentes! Ganhe tempo, faça sua pré-matrícula pela Internet, acessando o site: www.sescsp.org.br. Após o cadastramento é só comparecer ao SESC, com seus documentos, confirmar sua matrícula e retirar seu cartão*. *verifique no site a taxa e os documentos necessários para matricular-se.

MATRÍCULAO cartão de matrícula é seu passaporte para o SESC. Podem matricular-se os empregados em empresas do comércio de bens e serviços, tais como: lojas, bares, restaurantes, hotéis, hospitais e consultórios particulares, escolas e faculdades particulares, emissoras de rádio e televisão, jornais, postos de gasolina, supermercados, entre outras. Dependendo da disponibilidade de vagas, o SESC abre também espaço à inscrição de outras pessoas (usuários). Para matricular-se no SESC, são necessários os seguintes documentos:

TRABALHADOR NAS ÁRES DE COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS:Carteira de trabalho e documento de identidade.

APOSENTADOS NO COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOSCarteira de trabalho, carta de concessão da aposentadoria e documento de identidade.

DESEMPREGADOR NO COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOSCarteira de trabalho com o último registro comprovando estar desempregado há menos de 12 meses e documento de identidade.

DEPENDENTES DE TRABALHADORES, APOSENTADOS OU DESEMPREGADOS(COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS)Pais do titular – documento de identidade;Cônjuge – certidão de casamento e documento de identidade;Filhos e enteados menores de 21 anos ou até 24 anos, caso estudantes em nível superior, solteiros e dependentes economicamente dos pais – certidão de nascimento ou RG; originais ou cópias de comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em curso superior; declaração do Imposto de Renda do titular ou documento que comprove ser dependente em plano de saúde do titular.

USUÁRIOSTitular – documento de identidade;Dependentes:Cônjuge – certidão de casamento e documento de identidade;Filhos até 21 anos – certidão de nascimento ou documento de identidade.

Matrícula

Page 3: Programação Agosto

Índice

Programação sujeita a alterações.

Se Liga Sorocaba 04

Especial 06

Música 08

Cinema e Vídeo 09

Esportes 10

Corpo e Expressão 11

Saúde e Alimentação 17

Terceira Idade 12

Intergerações 17

Agenda 18

Sociedade e Cidadania 14

Turismo Social 16

Page 4: Programação Agosto

6

Se Liga Sorocaba

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura da cidade, em parceria com o SESC realiza o SE LIGA SOROCABA com o objetivo de promover um evento que celebre a passagem do aniversário da cidade com uma programação eclética de 24 horas de duração, contemplando atividades artísticas, recreativas, físicas e esportivas em diversos pontos da cidade simultaneamente, ofertando à população um grande número de opções gratuitas.

OBMJ - Orquestra Brasileira de Música JamaicanaIdealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta, a OBMJ iniciou seu trabalho tocando música jamaicana de raiz (ska, rocksteady e early reggae), mas logo veio a ideia de realizar clássicos da música brasileira nesses estilos. No repertório, chama

a atenção a animada versão de “O Guarani”, de Carlos Gomes, e de outras músicas como “Águas de Março”, “Barquinho”, “Samba de Verão” e “Garota de Ipanema”. A orquestra é formada pelos músicos Ruben Marley (trombone), Marcelo Cotarelli (trompete e flugel), Fernando Bastos (sax tenor e flauta), Igor Thomaz (sax barítono e alto), Fabio Luchs (bateria), Rafael Toloi (baixo), Lulu Camargo (teclados), Felippe Pipeta (trompete e flugel) e Sérgio Soffiatti (guitarras e vocais).Dia 14. Sábado, às 21h30Indicação: LivreLocal: Parque dos EspanhóisRua Dr. Campos Salles, s/n Vila AssisGrátis

Música

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 5: Programação Agosto

7

Pororoca Com Lia Rodrigues Companhia de DançasDo tupi “poro’rog” que significa ‘estrondar’, Pororoca é um fenômeno natural provocado pelo confronto das águas dos rios com as águas do mar. Na França é conhecido como ‘mascaret’, no Reino Unido recebe o nome de ‘bore’, na Índia de ‘macaréu’. No Brasil, acontece na foz do Rio Amazonas. Esse encontro violento que pode derrubar árvores e alterar as margens dos rios é, ao mesmo tempo, um processo frágil, resultado de um delicado balanço de fatores da natureza. “Pororoca” é encontro de correntes contrárias. Forma ondas e altera as margens, provoca ruídos e calmaria. É arrastão, mistura, choque, invasão. Criação e Direção: Lia Rodrigues.Dia 15. Domingo, às 15hIndicação: 16 anosLocal: Teatro Municipal Teotonio VilelaAv. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n – Alto da Boa VistaGrátis

Dança

Circo

É Nóis na XitaGrupo NAMAKACA“É Nóis na Xita” é um espetáculo infanto-juvenil que recorre intensivamente ao humor. Descontraído, dinâmico e cheio de variedades e atrações mostra em 45 minutos o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação.Dia 14. Sábado, às 20h30Indicação: LivreLocal: Parque das ÁguasAv. Dom Aguirre. s/n - Jardim AbaetéGrátis

Créd

ito:

Sam

mi L

andw

eer

Crédito: Divulgação

Page 6: Programação Agosto

8

Os mitos e lendas brasileiras representam um pouco da riqueza e diversidade da cultura popular e encontram terreno muito fértil na imaginação e nas brincadeiras das crianças. Para comemorar o mês do folclore, o SESC Sorocaba e a Biblioteca Infantil Municipal apresentam “Entre Mitos, Medos e Encantos”, cuja temática, este ano, abordará as cores, os ritmos e os sabores da cultura nordestina brasileira. De 7 a 27 Indicação: Livre Local: Biblioteca Infantil Municipal Rua da Penha, 673 – Centro

Vagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Culinária Nordestina

Tapiocas doces e salgadas Com Rosemari da Conceição GalvãoDia 11. Quarta, às 15h

Baião de doisCom Mary Dantas Agostinelli Dia 18. Quarta, às 15h

Escondidinho de MacaxeiraCom Mary Dantas Agostinelli Dia 25. Quarta, às 15h

Como escrever e contar a literatura de cordelCom César ObeidO participante vai aprender por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e contar as diversas modalidades da literatura de cordel. Dinâmicas de teatro de cordel trabalham a expressão corporal para o universo da poesia popular rimada e metrificada ser vivenciada plenamente. O objetivo é iniciar a prática do ouvir, ler e escrever os versos através da oralidade da cultura popular.Público-alvo: Educadores, jovens e interessados.

Especial Entre Mitos, Medos e Encantos Raízes Nordestinas

Créd

ito: D

ivul

gaçã

o

Oficinas

Page 7: Programação Agosto

9

Cantos do Trabalho Cia. Cabelo de MariaAs cantigas apresentadas no show vêm das destaladeiras de fumo de Arapiraca (AL), das descascadeiras de mandioca de Porto Real do Colégio (AL), das plantadeiras de arroz de Propriá (SE), da farinhada da comunidade de Barrocas (BA), da colheita de cacau de Xique-Xique (BA), da bata do feijão de Serrinha (BA) e das fiandeiras de algodão do Vale do Jequitinhonha (MG). Musicalmente, os arranjos privilegiam o formato acústico, passeando por uma variada gama de estilos e ritmos regionais brasileiros. As vozes femininas vêm em primeiro plano, auxiliadas pelos cantos e contracantos do violão, da viola caipira e do violino. A percussão é feita com instrumentos convencionais e com os próprios objetos utilizados na lida. Em 2007, o selo SESC lançou o CD “Cantos de Trabalho”, obtendo grande reconhecimento do público e da crítica especializada. Dirigido pela musicista e cantora Renata Mattar, que há mais de dez anos pesquisa as canções de trabalho, o grupo conta com a também cantora Lucilene Silva e os músicos Gustavo Finkler, Felipe Dias e Paulo Pixú.Dia 20. Sexta, às 20hIndicação: LivreOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Peneira e SonhadorPeneira e Sonhador são emboladores, ou seja, improvisadores que usam o pandeiro como instrumento para apoio da composição poética. A embolada é um improviso de origem litorânea que nasceu com a dança coco de roda e agrada pela velocidade da construção dos versos. Dia 7. Sábado, às 11hIndicação: LivreOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Na Trilha do Pé de Serra Trio MacaíbaO Trio Macaíba caminha na trilha mais tradicional do forró, o “pé de serra” e tem como referência grandes mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca e João do Vale, dando continuidade e mantendo vivos ritmos tradicionais como o Baião, o Arrastapé, o Rojão, o Xote e o Xaxado. O trio é formado por Cleber Almeida, Beto Correa e Ramon Vieira, pesquisadores tanto da música tradicional brasileira quanto da música contemporânea mundial. No CD “Na trilha do pé de serra” o trio conta com a participação de mestres como Dominguinhos, Proveta e Hermeto Pascoal.Dia 27. Sexta, às 20hIndicação: LivreOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Música

Dia 20. Sexta, às 15hVagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 8: Programação Agosto

10

O Teatro de Mamulengo do Mestre Valdeck de GaranhunsOriginário de Pernambuco, o Teatro de Mamulengo recebe esse nome devido à madeira chamada mulungu, que geralmente é utilizada na confecção dos bonecos que ganham vida em várias histórias. Com textos e direção do próprio Mestre Valdeck, que há mais de 25 anos desenvolve pesquisas sobre cultura popular brasileira, os espetáculos contam com três músicos – Oriquerê (sanfona), Caçula (zabumba) e Leandro (triângulo) – que executam ao vivo as músicas compostas pelo próprio Valdeck de Garanhuns.

Simão e o Boi PintadinhoMestre Valdeck de Garanhuns O coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração em sua propriedade para celebrar o noivado de sua filha Rosinha. Para organizar todos os preparativos, ele manda chamar o seu braço direito, Simão. O ajudante fica encarregado de tudo e conta com o auxílio de sua companheira Marieta. O coronel diz a Simão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira, mas o Gringo e o Político, que se dizem amigos do coronel, querem modificar tudo para colocar coisas mais “modernas” e soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira. Com muita astúcia, Simão consegue salvar o boi e realizar a festa. Dia 7. Sábado, às 16hIndicação: LivreOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

O Teatro de Mamulengo e o Folclore Mestre Valdeck de Garanhuns O espetáculo apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, onde Simão comanda a folia e explica o que é o coco, de onde vem e como se dança. Depois, traz um grupo de maracatu de baque virado que se apresenta com toda a sua originalidade. O desfile folclórico continua com o Boi Pintadinho e a Burrinha Milongueta mostrando o bumba-meu-boi, versos improvisados com os poetas repentistas, a ciranda de Itamaracá, o reisado de Alagoas e o frevo pernambucano. Dia 21. Sábado, às 16hIndicação: LivreOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. Trabalha com a recriação do cordel e do repente na educação, teatro, eventos e literatura. É produtor de eventos como exposições de xilogravuras, apresentações de repentistas, emboladores, cordelistas etc. É secretário da UCRAN - União dos Cordelistas e Repentistas do Nordeste e tem 9 livros publicados. O seu livro “Pela voz do cordel”, escrito em parceria com Maria Augusta de Medeiros, ganhou o concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação.

Teatro Infantil

Narração de Histórias

Page 9: Programação Agosto

11

O Cordel na Tradição OralCom César ObeidBaseada no livro “Minhas Rimas de Cordel”, César Obeid apresenta recontos de histórias da tradição oral na forma de versos cordel. O livro ganhou o prêmio “Altamente recomendável” em 2005.Dia 7. Sábado, às 15hIndicação: LivreGrátis.

Mitos Brasileiros em CordelCom César ObeidQuem nunca ouviu as estripulias e artimanhas do Saci Pererê? Quem não acha muito engraçado os pés virados do Curupira? Quem não conhece e se encanta com os segredos e mistérios da Iara? Toda essa riqueza dos mitos do nosso folclore agora é apresentada em diversas modalidades da literatura de cordel com rimas encantadoras. Dia 21. Sábado, às 15hIndicação: LivreGrátis.

Homem Palco em Contos do BrasilCia. da TriboÉ um espetáculo ambulante de bonecos representado pelo Homem Palco (personagem que carrega a empanada e os bonecos no próprio corpo) e seu ajudante (músico). Através de diversas técnicas de manipulação, música ao vivo e contação de histórias eles apresentam três contos tradicionais do Brasil compilados pelo grande folclorista Câmara Cascudo: A Princesa Sabichona, O Marido da Mãe D’Água e o Sapo com Medo de Água. A Cia. da Tribo foi criada por Milene Perez e Wanderley Piras em 1996 e considera cada vez mais necessário conhecer o Brasil e sua gente para representar em cena as riquezas da cultura popular, por vezes tão distante do cotidiano de crianças e adultos de uma metrópole. A Cia. pretende misturar a variedade do folclore do interior do Brasil com a urbanidade tecnológica das grandes cidades, conciliando o popular tradicional e urbano.Dias 3, 4, 5 e 6, às 9h30 e às 14h30Local: Usina CulturalMargem direita do rio Sorocaba – travessa da Rua Padre Madureira Capacidade: 150 lugares.Vagas limitadas. Inscrições antecipadas, vagas restritas a escolas.

Programa Cultura é Currículo O programa é uma parceria entre o SESC SP e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e que tem como objetivo democratizar o acesso de professores e alunos da Rede Estadual de Ensino a produções culturais, tendo em vista uma formação plural e a inserção social, com foco no fortalecimento do ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares, diversificando-se as situações de aprendizagem. As escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com a FDE para informações detalhadas sobre o agendamento.

Especial

Créd

ito:

Aida

Cas

sian

o

Page 10: Programação Agosto

12

Balangandãs Na Ozzetti Balangandãs, um espetáculo completo dedicado à pequena notável, Carmen Miranda. Como se não bastasse, a bela voz de Ná Ozzetti, um vocal afiadíssimo, ao estilo “Bando da Lua”, faz contraponto à voz principal tornando o show ainda mais vibrante. Esse coro é executado pelos próprios membros da banda, os músicos Dante Ozzetti,

Mário Manga, Zé Alexandre Carvalho e Sérgio Reze. O repertório é um verdadeiro desfile de obras-primas de autores que já compunham pensando em Carmen Miranda.

Dia 21. Sábado, às 20hIndicação: LivreLocal: Teatro Municipal Teotônio VilelaAv. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes s/n Paço Municipal - Alto da Boa VistaCapacidade: 435 lugaresOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

3

Música

Crédito: Divulgação

Page 11: Programação Agosto

13

Os Incompreendidos(François Truffaut, 1959, FRA, 99 min)O filme conta a história do adolescente Antoine Doinel. Desprezado pela mãe e ignorado pelo padrasto, o garoto deixa de frequentar as aulas para ir ao cinema e sair com os amigos. Certo dia é descoberto pelos pais e esbofeteado em frente aos colegas e, tempos depois, abandona a escola e foge de casa. Na rua, passa a viver de pequenos furtos, é preso e conhece os métodos de violência dos reformatórios. O filme é quase um documentário autobiográfico, com várias ações retiradas da vida do diretor, e a narrativa é acerca de um dos temas mais caros à Nouvelle Vague, técnica e existencialmente: a liberdade. O filme rendeu ao diretor a Palma de Ouro de Melhor Direção no Festival de Cannes.Antes será exibido o curta Copy Shop (Virgil Widrich, AUS)Indicação etária: 14 anosDia 20. Sexta, às 19h

Pickpocket(Robert Bresson, 1959, FRA, 79 min)Introspectivo e revoltado com a estrutura social, o jovem Michel começa a bater carteiras pelo prazer e a emoção de roubar. Com o tempo, o hábito torna-se uma compulsão. O filme é uma concretização das teorias de Bresson acerca do cinema: o diretor buscava acentuar a distinção da linguagem cinematográfica em relação a todas a outras. O filme é vagamente inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski. Em 1995, o diretor recebeu o prêmio René Clair, da Academia Francesa, pelo conjunto da obra.Antes será exibido o curta Wasp (Andrea Arnold, ING)Indicação etária: 14 anosDia 27. Sexta, às 19h

O Sesc Sorocaba, em parceria com a Oficina Cultural Regional Grande Otelo, apresenta o CineCafé. O projeto contempla a exibição de um curta-metragem nacional seguido de um longa-metragem, além de um bate-papo ao final de cada sessão, mediado pelo produtor e cineasta Marcelo Domingues. Este mês, o projeto contemplará a “Mostra 1959: o ano mágico do cinema francês”, com obras relevantes até os dias atuais e que inauguram a Nouvelle Vague francesa. Local: Oficina Cultural Grande OteloPraça Frei Baraúna, s/nº – Centro. Grátis.

Acossado(Jean-Luc Godard, 1959, FRA, 90 min)De forma inovadora e iconoclasta, o filme narra a fuga de um ladrão, que foge para Paris após roubar um carro e assassinar um policial para não ser preso por excesso de velocidade. Na cidade, o fugitivo conhece e se envolve com Patrícia, uma bela estudante norte-americana que se torna sua cúmplice. O filme foi um divisor de águas na história do cinema, propondo uma nova aproximação ao espectador, entre muitas outras inovações técnicas e conceituais. Dirigido pelo francês Jean-Luc Godard, Acossado é um dos primeiros longas da Nouvelle Vague – e é considerado por muitos como seu mais marcante exemplar.Antes será exibido o curta L’homme Sans Tête (Juan Solanas, FRA)Indicação etária: 12 anosDia 13. Sexta, às 19h

Cinema e Vídeo

Page 12: Programação Agosto

14

Torneio Interno de Futebol Soçaite Carrefour Sônia MariaO SESC Sorocaba, incentivando a integração entre os comerciários, organiza em agosto o torneio de Futebol Soçaite do Carrefour Sônia Maria nas categorias masculina e feminina.

Inscrições:Até 15 de agosto

Congresso Técnico:Dia 19. Quinta às 19hLocal: Carrefour Sônia Maria

Início dos Jogos:Dia 24. TerçaLocal: Carrefour Sônia Maria

Esportes

Tradicional competição do setor de publicidade da cidade de Sorocaba, os Jogos Publicitários 2010 serão organizados pelo SESC Sorocaba. As competições acontecem nas modalidades de Futsal, Futebol Soçaite, Tênis de Mesa, Basquete Trio, Vôlei de Areia (duplas), Natação, Truco, Boliche e Xadrez, nas categorias femininas e masculinas.

Congresso Técnico:Dia 11. Quarta, às 19h30

Início dos Jogos:Dia 13. Sexta

Torneio Interno

Jogos Publicitários

Page 13: Programação Agosto

15

Corpo e Expressão

Local: Salão do Colégio UirapuruAv. Professor Arthur Fonseca, Portão 6 – Portal da ColinaVagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

AlongamentoO intuito desta aula é a promoção da qualidade de vida e o estímulo à redução dos níveis de estresse por meio de exercícios de alongamento muscular e articular, exercícios respiratórios, trabalho de equilíbrio e relaxamento.Terças, às 18h

YogaYoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união, pois une e integra corpo, mente e emoções, induzindo a um profundo relaxamento, tranquilidade, con-centração, juntamente com o fortalecimento do corpo e o desenvolvimento da flexibilidade.Quintas, às 18h

PilatesÉ um método de condicionamento físico e reorganização postural, criado por Joseph H. Pilates, baseado em técnicas orientais e ocidentais, que procura integrar o corpo e a mente através de exercícios físicos realizados no solo. O objetivo é desenvolver o corpo de uma forma uniforme, corrigindo a postura e estimulando a vitalidade física.Quinta, às 20h

GinásticaEnglobando trabalho aeróbio e localizado, entre outras mani-festações da ginástica, este curso tem como objetivo melho-rar a qualidade de vida através do relacionamento interpes-soal e da prática sistemática de atividades físicas.Terças e quintas, às 19h

Local: Parque dos EspanhóisRua Dr. Campos Salles, s/n – Vila AssisGrátis

PilatesQuartas, às 20h e sextas, às 18h

GinásticaQuartas e sextas, às 19h

YogaQuartas, às 18h e sextas, às 20h

Aulas abertas Cursos

Page 14: Programação Agosto

16

Terceira Idade

Alongamento para IdososDesenvolvido especialmente para idosos com o objetivo de melhorar a autonomia dos participantes, o alongamento trabalha técnicas e exercícios de equilíbrio e relaxamento, propiciando a melhora da saúde e qualidade de vida dos alunos. Terças e quintas, às 15h

Esportes para IdososProjeto desenvolvido para idosos com o objetivo de aumentar a prática esportiva nos grupos de idosos, através de esportes como: Arremesso de Peso, Caminhada entre Barreiras, Voleibol, Peteca, Bocha, Badminton, Xadrez, Damas, Boliche e Sinuca Ball, propiciando a melhora da capacidade funcional dos alunos. Quartas e sextas, às 15h

Workshop: Colchas de Retalhos Memórias de uma VidaAtravés da montagem de um álbum, este workshop oferecerá aos participantes a busca das lembranças, propiciando a redação de texto sobre as origens, sobre o presente e o que é desejado para o futuro, convertendo a história de cada um em consciência visual do trânsito pelo tempo e pela vida.

Dias 4, 11 e 18. Quartas, às 14hVagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Show Dançante: Raízes Brasileiras Para os apreciadores de boa música e dança, este espetáculo musical terá a Banda Lyra Sonora homenageando os grandes compositores da Bossa Nova, onde teremos a Cia. Passo a Passo que realizará apresentações e intervenções de dança com o público, que poderá apreciar ou participar do show.

Dia 28. Sábado, às 17hGrátisOs ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo. Apenas dois por pessoa.

Local: Salão do Clube dos Empregados no ComércioRua Trinidad, 302 – Jd. América

Page 15: Programação Agosto

17

Projeto mensal que alia o conceito da socialização ao da reflexão. Partindo de uma perspectiva educativa, a atividade propõe encontros onde os idosos da comunidade reúnem-se para refletir sobre temas propostos por eles – por meio de palestras e discussões - contemplando assim três importantes conceitos do TSI, a participação, a socialização e a reflexão.

Alimentação na terceira idade para uma boa saúdeCom a nutricionista Alessandra PeronUma conversa sobre a importância dos nutrientes e suas funções em nosso organismo com dicas práticas para manter uma alimentação adequada ao idoso, de forma equilibrada em qualidade e quantidade dos alimentos.

Dia 20. Sexta, às 17hLocal: Biblioteca Infantil MunicipalRua da Penha, 673 – CentroVagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Momento de reunião entre o grupo da Terceira Idade, participantes ou não dos cursos permanentes do SESC Sorocaba. Atividade mensal que visa a integração e socialização entre os participantes.

Chá das Cinco

Ponto de Encontro

OficinaRamalhete de Flores Oficina que tem como objetivo ensinar técnicas de arranjos florais na preparação de um ramalhete com crisântemos, fitas de papel crepom, papel rendado e laço de fita.

Narração de HistóriaMitos Brasileiros em CordelCom Cesar Obeid

Dia 25. Quarta, às 15hLocal: Biblioteca Infantil Municipal Rua da Penha, 673 – CentroVagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 16: Programação Agosto

18

Sociedade e Cidadania

Uma programação especialmente voltada às escolas da rede pública e particular de ensino de Sorocaba e região. Escolas interessadas em receber o programa podem agendar uma visita técnica do SESC ou obter mais informações em nossa Central de Atendimento.

Basquete:Conhecer BrincandoEquipe da Liga Sorocabana de Basquete – LSBEssa será uma grande oportunidade para os alunos dos ensinos fundamental e médio vivenciarem regras e técnicas do basquetebol de forma interativa e descontraída. Após a prática, a garotada poderá assistir a um jogo de apresentação com a presença de jogadores profissionais da equipe LSB.Dia 13. Sexta, às 8h30

Orquestra DidáticaApresentação de música clássica às crianças com a demonstração de trechos de músicas folclóricas, eruditas e das técnicas utilizadas pelos músicos, a partir dos seguintes naipes da Orquestra Sinfônica de Sorocaba: Cordas, Metais, Percussão e Madeiras. O projeto tem o objetivo de desmistificar a música clássica e torná-la acessível, promovendo aos alunos uma experiência estética única e inesquecível.Dias 11, 18 e 25. Quartas, às 14h

Orientação sobre Saúde BucalA equipe de dentistas do SESC Sorocaba promoverá atividades educativas com foco na saúde bucal a partir da orientação sobre escovação e cuidados com a boca. Dia 20. Sexta, às 14h

Sesc EscolaCinema e VídeoBrichos(Paulo Munhoz, BRA, 77min)Tales, Jairzinho e Bandeira – filhotes de jaguar, quati e tamanduá – fazem parte da surpreendente população da Vila dos Brichos. O que acontece quando eles resolvem criar o “lutador perfeito” para vencer um campeonato internacional de videogame? Revelações, conflitos e uma grande aventura! Brichos – Bichos Brasileiros – resgata os nossos valores e abre as portas de nossa imaginação sem que, para isso, precisemos abrir mão do que nos é mais importante: a nossa identidade.Gênero: AnimaçãoIndicação: LivreDia 26. Quinta, às 9h30 e 13h30

Créd

ito:

Div

ulga

ção

Page 17: Programação Agosto

19

Esporte e Criança A Origem das Artes Marciais e das Lutas no MundoAtividade realizada de forma lúdica e didática, com o objetivo de conhecer e desmistificar as diferentes artes marciais e modalidades de lutas olímpicas, onde os alunos dos ensinos fundamental e médio vivenciarão um pouco da cultura de cada país de origem. Serão realizadas vivências como Capoeira, Karatê, Judô, Jiu-jitsu, Luta Livre, Luta Greco-romana, Tae-kwon-do, Esgrima e Boxe Olímpico. Dia 31. Terça, às 8h30

Intervenção Sesc no Meio Ambiente Oficinas, palestras e filmes, sempre com o objetivo de promover a reflexão sobre a ação do homem na natureza e o estímulo às práticas cotidianas que reduzem os danos ambientais.

Conhecendo o Mundo AnimalAtividade em que os participantes terão contato com diversos animais, aprendendo sobre suas características, seu habitat e outras curiosidades.Dia 24. Terça, às 10h e 14h

Narração de Histórias Mitos Brasileiros em CordelCom César ObeidDia 20. Sexta, às 10h

Cultura Popular Núcleo de Cultura Popular Leão da VilaDias 12 e 19. Quintas, às 14h

Crédito: Divulgação

Page 18: Programação Agosto

20

Turismo Social

Em todas as excursões do Programa de Turismo Social estão inclusos: transporte, seguro viagem, acompanhamento de guia de turismo credenciado. Refeições e passeios - conforme roteiro.Informações sobre valores, roteiros e inscrições na Central de Atendimento.*As excursões são parceladas em até 8x sem juros, e os Passeios de 1 Dia, em até 2x sem juros. **A programação está sujeita a alterações ou a cancelamentos.

AgostoSESC Bertioga Aniversário de Sorocaba 13 a 15No município de Bertioga, primeira cidade do Litoral paulista, o SESC mantém um dos maiores centros de férias e lazer do país, com capacidade para hospedar aproximadamente mil pessoas por dia. O SESC Bertioga conta com completa infraestrura de lazer e recreação, dispondo de ginásio de esportes, cancha de bocha, quadras de tênis e poliesportivas, pista de Caminhada, campo de futebol, mini-campo, biblioteca, parque aquático, salas de jogos e cinema, além de lanchonete e pista de dança. Uma equipe especializada programa e desenvolve atividades diárias de recreação e lazer, inclusive na praia. Inclui: hospedagem no Centro de Férias e Lazer – SESC Bertioga com pensão completa.A partir de R$ 278,00Inscrições abertas. Vagas limitadas.

Temporada de Férias no Sesc Bertioga

Próximas Excursões

Para efetuar sua inscrição para estada no SESC Bertioga, com condução própria, você pode se informar sobre períodos disponíveis e prazos pessoalmente, em qualquer unidade do SESC, ou pela Internet, em nosso portal: www.sescsp.org.br

Excursões Rodoviárias

O SESC SP vê o Turismo Social como parte do contexto de educação permanente, funcionando como instrumento instigador da consciência histórica, ecológica e comunitária dos viajantes e das localidades e culturas visitadas. Entrar no universo do outro, com respeito e interesse, nos faz crescer como cidadãos - cultural e socialmente.

9 a 12/9 – Bertioga/SP18 a 24/10 – Bonito com PresidentePrudente (MS/SP)22 a 24/10 – Águas de Lindóia/SP

Inscrições a partir de 3 de agosto Vagas Limitadas

Page 19: Programação Agosto

21

Local: Salão do Clube dos Empregados no ComércioRua Trinidad, 302 – Jd. AméricaVagas limitadas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do SESC Sorocaba.

Dança de SalãoAulas de dança de salão para abordar de maneira simples e divertida os ritmos de bolero, forró e samba de gafieira, com o objetivo de ensinar e integrar várias gerações. A ideia é mostrar que tanto as músicas antigas quanto as atuais são ótimas para dançar.Turma I – Quartas, às 17hTurma II – Quartas, às 18h

Tai Chi ChuanPrática milenar chinesa é caracterizada por movimentos lentos e precisos, que servem para fortalecer o corpo, proporcionando mais resistência e flexibilidade ao praticante, além de aumentar a capacida-de de concentração e diminuir a ansiedade. Quintas, às 16h

Danças CircularesPráticas alternativas e cooperativas de danças típicas, que visam estabelecer o equilíbrio dos seus praticantes. Terças, às 16h

Saúde e Alimentação

Intergerações

Atendimento odontológico para trabalhadores no comércio e serviços e seus dependentes.Terça a sexta das 13h às 21h30Sábados das 9h15 às 17h45Informações e agendamento: Central de Atendimento do SESC Sorocaba. Atendimento das consultas: Rua Barão de Piratininga, 544.

Odontosesc

Page 20: Programação Agosto

22

Dia 4Terceira Idade – Workshop: Colchas de Retalhos: memórias de uma vida, às 14hDia 11Terceira Idade – Workshop: Colchas de Retalhos: memórias de uma vida, às 14hEntre Mitos, Medos e Encantos – Oficina: Culinária Nordestina – Tapiocas doces e salgadas, às 15hDia 18Terceira Idade – Workshop: Colchas de Retalhos: memórias de uma vida, às 14hEntre Mitos, Medos e Encantos – Oficina: Culinária Nordestina – Baião de dois, às 15hDia 25Entre Mitos, Medos e Encontros – Oficina: Culinária Nordestina – Escondidinho de Macaxeira, às 15hTerceira Idade – Oficina: Ramalhete de Flores, às 15hTerceira Idade – Narração de Histórias - Mitos Brasileiros em Cordel, às 15h

Dia 13CineCafé – Acossado, às 19hDia 20Entre Mitos, Medos e Encantos – Oficina: Como escrever e contar a literatura de cordel, às 15hTerceira Idade – Chá das Cinco: “Alimentação na terceira idade para uma boa saúde”, às 17hCineCafé - Os Incompreendidos, às 19hEntre Mitos, Medos e Encantos – Música: Cantos do Trabalho, às 20hDia 27CineCafé – Pickpocket, às 19h Entre Mitos, Medos e Encantos – Música: Na trilha do pé de serra, às 20h

Dia 7Entre Mitos, Medos e Encantos – Música: Peneira e Sonhador, às 11h Entre Mitos, Medos e Encantos – Narração de Histórias: O Cordel na Tradição Oral, às 15hEntre Mitos, Medos e Encantos – Infantil: Simão e o Boi Pintadinho, às 16hDia 14Se Liga Sorocaba – Circo: É Nóis na Xita, às 20h30Se Liga Sorocaba – Música: OBMJ - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, às 21h30Dia 21Entre Mitos, Medos e Encantos – Narração de Histórias: Mitos Brasileiros em Cordel, às 15hEntre Mitos, Medos e Encantos – Infantil: O Teatro de Mamulengo e o Folclore, às 16hMúsica - Na Ozzetti – Balangandãs, às 20hDia 28Terceira Idade - Show Dançante: Raízes Brasileiras, às 17h

Dia 15Se Liga Sorocaba – Dança: Pororoca, às 15h

Agenda

Quarta

Sexta

Sábado

Domingo

Page 21: Programação Agosto

23

Page 22: Programação Agosto
Page 23: Programação Agosto

25