Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

57

description

O Município de Ponte de Lima decidiu expor a presente candidatura ao Prémio Melhor Programação Cultural Autárquica, promovido pela Sociedade Portuguesa de Autores, tendo em conta a diversidade de actividades que anualmente implementa, principalmente no que respeita ao envolvimento dos distintos públicos e de diversas faixas etárias, com especial destaque para os mais jovens, através dos muitos serviços educativos que os vários serviços municipais - da Biblioteca ao Museu dos Terceiros passando pelo Arquivo Municipal, pela Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. pedro de Arcos, pelo Festival Internacional de Jardins, pela Quinta Pedagógica de Pentieiros, pelo Teatro Diogo Bernardes entre outros -, envolvem em conjugação de esforços, de meios humanos e de recursos financeiros.

Transcript of Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Page 1: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 2: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 3: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 4: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 5: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 6: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 7: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 8: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 9: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 10: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 11: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 12: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 13: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 14: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010
Page 15: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Casa dos AfectosMemorial do Convento

Casa dos AfectosFelizmente há luar

Page 16: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 21

LITERATURA, PRÉMIOS LITERÁRIOS,INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA,SEMINÁRIOS E ENCONTROS

Page 17: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 22

APRESENTAÇÕES DE LIVROS NA FEIRA DO LIVRO

Aliar percepções, emoções e ideias à dose exacta de palavras já é por si só uma forma dearte. Se a esse saber se juntar a magia de transformar palavras em ilustrações mentais,diferentes em cada leitor, a isso chama-se uma obra de arte e essa é a arte da literatura,quer na prosa quer na poesia. Investindo na difusão da literacia e promovendo oconhecimento, a aposta na apresentação de livros em Ponte de Lima intensificou-se. AFeira do Livro foi o momento certo e o lugar ideal para promover esse contacto entreescritores e leitores, que, além das 82 editoras e mais de 3.000 títulos e diversas actividadespedagógicas, possibilitou novos tipos de trocas simbólicas. Eis alguns dos livrosapresentados em Ponte de Lima no decurso da Feira do Livro:

Dá-nos Paz, de Pedro Strecht

Más maneiras de sermos bons pais, de Eduardo Sá

Uma corrida Marada, de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo

Ponte de Lima - In Perpetuam Rei Memoriam, de Américo Carneiro

O Preço da Vitória, de Angelino Pereira

Revista de Estudos Regionais, do CER - Centro de Estudos Regionais

Page 18: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 23

A passagem de Mia Couto pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima foi um dos pontosaltos dos Encontros com Escritores. Sob o lema "Saboreando as palavras com Mia Couto",o escritor moçambicano conversou sobre os seus livros e a sua escrita, desafiando osleitores a aventurar-se no mundo das palavras.

Para além de Mia Couto, destacam-se os Encontros com os seguintes Escritores, quer naBiblioteca Municipal, quer nas Bibliotecas Escolares do Concelho:

Maria do Céu Nogueira

Pedro Seromenho

Daniel Marques Ferreira

Manuela Monteiro

Flor Gomes

Bernardete Costa

Gorete Figueiredo

Inácio Nuno Pignatelli

ENCONTROS COM ESCRITORES

Page 19: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 24

UM LIVRO FAZ-NOS MAISRICOSA promoção da leitura fortaleceu-se no DiaMundial do Livro com a campanha "Um Livrofaz-nos mais ricos". Articulada com o AnoEuropeu do Combate à Pobreza e à ExclusãoSocial, esta iniciativa permitiu às associaçõese instituições de solidariedade social doConcelho de Ponte de Lima receberemcentenas de livros, graças à participação socialdos cidadãos que ofereceram livros àBiblioteca Municipal.

BEBÉTECAA Bebéteca é um projecto recente e temregistado uma afluência enorme. A funcionardesde o ano passado, em cada Sábado do mês,entre as 10h00 e as 12h30, as horas sãopassadas na maior das brincadeiras com carizpedagógico, como a "Hora do Conto", a"Exploração Lúdica", as "Brincadeiras Livres",o atelier "Vamos descobrir a pintura" e oatelier "Música para Bebés". A participaçãonas sessões é gratuita.

PRÉMIO NACIONAL DEPOESIA ATRIBUÍDO ACLÁUDIO LIMAEstá de parabéns o poeta e escritor limianoCláudio Lima, autor do livro "A Foz dasPalavras", pelo Prémio Nacional de PoesiaFernão de Magalhães Gonçalves. A completar40 anos de vida literária, publicou em finaisde 2009 um volume de poesia, obra quemereceu o Prémio Nacional de Poesia FernãoMagalhães Gonçalves. Esta compilação deversos é extraída da primeira obra do autoreditada no ano de 1970. Ao reeditar esta obra,Cláudio Lima revive a sua experiência dejovem escritor e a passagem pela guerra emAngola.

Page 20: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 25

PRÉMIO A. DE ALMEIDA FERNANDES

O Município de Ponte de Lima e o Município de Lamego, anualmente e de forma alternada,dão continuidade ao Prémio A. de Almeida Fernandes destinado a reconhecer e incentivarestudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando deAlmeida Fernandes, investigador e autor de uma notável obra histórica, desejando quesirva de estímulo e exemplo aos vindouros, e incentive o estudo das áreas a que dedicoua sua vida.

O Prémio A. de Almeida Fernandes 2010 destina-se a trabalhos editados e/ou obraspublicadas nos dois anos anteriores, versando História Medieval Portuguesa.

Em 2010 o Prémio, no valor de 5 000,00 euros, é da responsabilidade do Município dePonte de Lima e destina-se a trabalhos publicados nos dois últimos anos, tendo sidosubmetidos a concurso quase duas dezenas de títulos apresentados por editoras dasmais conceituadas a nível nacional.

Destaque para a constituição do Júri do Concurso que envolve nomes de referência, emtermos académicos e de investigação medieval, com vastos e ricos currículos na áreaem questão e com diversa obra publicada:

Prof. Doutor Armando Luís de Carvalho Homem - Professor Catedrático (HistóriaMedieval) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Prof. Doutor João Silva e Sousa - Professor Catedrático da Faculdade de CiênciasSociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Departamentos de História ede Românicas, Francês, Espanhol e Italiano).

Prof.ª Doutora Maria Alegria Fernandes Marques - Professora Catedrática (Grupode História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A cerimónia oficial de entrega do prémio será efectuada no dia 26 de Novembro, às 18h,no Salão Nobre do Município de Ponte de Lima.

Page 21: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 26

SERÃO DE HISTÓRIA LOCALDado o êxito alcançado com esta acção em 2009 - tendo as conferênciasapresentadas sido alvo de publicação municipal - deu-se continuidade a estainiciativa em 2010. Trata-se de conferências apresentadas no auditório daBiblioteca Municipal, finalizadas com tertúlias e debates, sobre variadastemáticas relacionadas com a Histórica Local.

Prof. Doutor Salvato Trigo - "A importância de imprensa local: sua naturezae função - o caso do Jornal Cardeal Saraiva"

Dr. Adelino Tito de Morais - "Cardeal Saraiva - 100 anos ao serviço dePonte de Lima"

Dr. António Dantas Barbosa - "A Procissão de Cinzas em Ponte de Lima(Séculos XVII - XIX)"

SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS, ENCONTROSNesta área de intervenção, também não podemos deixar de destacar algunseventos que contribuíram, de forma relevante, para a construção cultural dasnossas gentes, bem como, em acções específicas, para a elevação profissionalde determinados sectores. Seguem-se alguns exemplos que se considerammais relevantes:

Jornadas de Formação "Dificuldades de Comportamento e Aprendizagem emMeio Escolar" - Teatro Diogo Bernardes

Seminário "Sustentabilidade e Desenvolvimento Local" - Auditório Municipal- Organização do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta edo Município de Ponte de Lima

Colóquio "Olhar-se ao Espelho: Reflexividade - Avaliação - Decisão" - TeatroDiogo Bernardes

Encontro de Centros da NUT II (Minho-Lima) "Actividades do Plano Nacionalde Leitura nos Centros Novas Oportunidades" - Teatro Diogo Bernardes

Conferência "Portugal Europeu - Meio Século de História" - Casa do Arnado

Congresso de Enfermagem - Teatro Diogo Bernardes

Comemorações do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social -Teatro Diogo Bernardes

Comemorações do 10.º Aniversário da Criação da Área de Paisagem Protegidadas Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos - Auditório do Centro deInterpretação Ambiental (Área da Paisagem Protegida das Lagoas deBertiandos e S. Pedro de Arcos)

Page 22: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 27

MUSEUS DE PONTE DE LIMA

Page 23: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 28

MUSEU DOS TERCEIROSO Museu dos Terceiros encontra-se instalado no belo conjunto arquitectónico formado pelas Igrejasdo antigo Convento de Santo António dos Frades e pela da Ordem Terceira de S. Francisco, sitas àAvenida dos Plátanos.

Celebrando o segundo aniversário de reabertura ao público, a semente plantada com muita ambiçãodeu grandes e bons frutos. O Museu dos Terceiros está de parabéns e é a prova de que "querer époder". As estatísticas falam por si: até Dezembro de 2009 registaram-se mais 4.000 visitantescomparativamente ao ano anterior e só no primeiro semestre de 2010 as expectativas foram largamentesuperadas, com a passagem de mais de 1.500 alunos pertencentes a escolas aderentes à Área Projecto"100 Anos de República". Sublinhe-se ainda que até Setembro de 2010 passaram pelo Museu dosTerceiros 5.668 visitantes.

Além do valioso espólio de património religioso permanentemente em exposição, o Museu dosTerceiros promove actividades adaptadas para distintos públicos, desde as integradas no ServiçoEducativo dirigidas aos mais pequenos, a outras tantas atractivas para os mais graúdos, das quais sedestacam as Viagens Culturais.

Para além da exposição permanente de Arte Sacra, no que diz respeito às exposições temporáriasdecorreram as seguintes no ano de 2010:

até ao fim do mês de Janeiro: "Presépios das Escolas do Concelho"

de 4 a 7 de Março: exposição alusiva às confrarias da Igreja Matriz, integrada nas Comemoraçãodo Dia de Ponte de Lima (4 de Março) que este ano decorreram no Museu dos Terceiros. O temadestinava-se a ilustrar o livro apresentado nesse dia, da autoria da Dr. Paula Cardona, com otítulo "O Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna"

de Maio a Junho: "Presidentes de Portugal", parceria com o Museu da Presidência da Repúblicae integrada no programa de Comemorações do Centenário da República

de Julho a Outubro: "Ponte de Lima e a 1ª República" que visou mostrar os acontecimentoslocais durante a 1.ª República (Também integrada no programa de Comemorações do Centenárioda República)

de Dezembro de 2010 a Janeiro de 2011: "Presépios das Escolas do Concelho"

Page 24: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 29

Page 25: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 30

Todas as exposições temporárias foram e serão acompanhadas de umprograma paralelo dos Serviços Educativos e de Comunicação do Museu.

Das restantes actividades para os públicos, destacamos o atelier deconservação preventiva, destinado a zeladores de igrejas, cujaparticipação foi um sucesso, durante todos os Sábados do mês deFevereiro.

Destacamos ainda a viagem a Lisboa que decorreu de 14 a 16 de Maio,integrada no programa de Comemorações do Centenário da República,aberta ao público em geral e com um programa orientado para oconhecimento de locais relacionados com o acontecimento do 5 deOutubro e para museus com interesse temático. Neste programasalientamos a visita à Assembleia da República, ao Palácio de Belém eMuseu da Presidência e ao Museu Nacional de Arte Antiga.

Ainda integrada nas acções orientadas para o público adulto teve iníciono mês de Setembro o ciclo anual de "Ateliers com Arte", cuja temáticaabordava o uso das plantas aromáticas e medicinais. Este ciclo terácontinuidade até Maio de 2011, estando o museu envolvido naorganização de mais cinco ateliers; o próximo será em Dezembro e o temaestá relacionado com a confecção de doces conventuais.

Durante o mês de Março o Serviço de Gestão de Colecções promoveu a1.ª Mostra de Reservas, com o intuito de apresentar aos visitantes peçasque pertencem ao acervo do museu mas que não estão incluídas naexposição permanente. Uma boa forma de convidar quem já conhece oMuseu dos Terceiros a revisitá-lo.

Durante o mês de Abril foi elaborada a candidatura ao EMYA (EuropeanMuseum of the Year Award), sendo a candidatura aceite e já sido realizadaa visita do júri internacional no passado mês de Setembro.Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, o museuabriu as suas portas ao público sem tarifas e promoveu uma actividadepara as famílias denominada "I fim-de-semana com o Francisco".

Nas comemorações do 2.º aniversário de reabertura do museu ao público,que decorreu de 16 a 18 de Julho, foi lançado o Programa "Clube dosVizinhos", iniciativa que pretende envolver a comunidade e as empresaslocais com toda a vida da instituição. O público teve ainda a possibilidadede assistir à peça de teatro "A Lenda das Unhas do Diabo", nas instalaçõesdo museu, promovida pela Associação Cultural Unhas do Diabo.

Durante 2010 foi executada a candidatura ao QREN, que se encontra emfase de análise, prevendo a criação de uma projecção holográfica de umcoro franciscano.

Para além das actividades promovidas para os diferentes públicos, oMuseu dos Terceiros tem desenvolvido acções de inventariação eprotecção do património artístico pelas freguesias do concelho.

Page 26: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 31

MUSEU RURALSituado junto aos Jardins Temáticos doArnado, o Museu Rural é outra ofertamuseológica de Ponte de Lima, recordandoantigos costumes numa exposição de alfaiase utensílios agrícolas de outrora. Doselementos que caracterizaram um passadorecente, destaca-se o espigueiro, a nora, a eira,os sistemas de rega tradicionais, desde otanque e as regueiras em granito, e as ramadascom vinha � um cenário natural que confereautenticidade aos objectos ali expostos. Estasrelíquias ultrapassadas pelo desenvolvimentotecnológico conservam em cada peça oencanto da cultura rural. Um regresso aopassado, um valioso momento de reflexãosobre os tempos modernos.Este espaço alberga uma exposiçãopermanente denominada "O Linho, o Pão e oVinho"

MUSEU DO BRINQUEDOPORTUGUÊSEncontra-se em fase adiantada de instalação,podendo afirmar-se que Ponte de Lima vaimais longe em termos culturais e de apoio àinfância, o Museu do Brinquedo Português. Ainstalar na Casa do Arnado, aquele que seráo primeiro Museu do Brinquedo Português,resulta de um objectivo da política culturaldo Município, à qual se associa a AssociaçãoConcelhia das Feiras Novas e o coleccionadorCarlos Anjos, possuidor de uma colecção debrinquedos portugueses. Representativo deuma época, o futuro Museu do BrinquedoPortuguês pretende promover a conservaçãodo brinquedo português como uma referênciacultural latente na identidade nacional.

Page 27: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 32

GRANDES EVENTOS

Page 28: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 33

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é um dos cartazes culturais mais importantes dalocalidade e, por essa razão, muitas são as actividades de promoção desta iguaria, tão associada amanifestações ancestrais do nosso Património Imaterial, como a Tradicional Matança do Porco. De entreelas, a Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho, realizada em Fevereiro, é a mais representativa,atendendo o cariz cultural que encerra.

Trata-se de uma organização do Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional dePonte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, onde se consolida a festa dos saberes esabores tradicionais.

Dinamizar e promover o turismo gastronómico, através do tradicional Arroz de Sarrabulho à Moda dePonte de Lima, iguaria típica e verdadeiro motor do desenvolvimento económico do Concelho, é oprincipal objectivo do evento que contou com a presença de 40 expositores de produtos regionais e deartesanato e quatro restaurantes do Concelho.

Do programa da Feira destacamos a realização de um encontro denominado "Conversas sobre oSarrabulho�", que contou com a presença do Chefe Hélio Loureiro para falar sobre a gastronomiatradicional; de Pedro Fernandes, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bisara e doenólogo António Cerdeira, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinho Verdes. Moderado pelo Eng.Amâncio Cerqueira, da Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima, o debate analisou a importância dagastronomia e o vinho verde do concelho, com incidência sobre o Arroz de Sarrabulho e seus derivados.

O encontro, que decorreu no recinto da Feira, na Expolima, contou com uma plateia significativa, comespecial presença dos alunos de Escolas Profissionais, nomeadamente da Escola Profissional de Pontede Lima e da EPRALIMA de Arcos de Valdevez, bem como docentes da Escola Superior Agrária de Pontede Lima, Agricultores e Produtores de Vinho Verde e do Porco Bísaro.

A animação cultural foi garantida pelos Grupos: Amigos Tocadores de Concertina de Ponte de Lima;Música Popular da Feitosa; Grupo da Portela - Correlhã; Cantares de Outono e Quatro Ventos.

Page 29: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 34

6.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE PONTE DELIMAA participação entusiástica e em número bastante significativo de concorrentes que, com o passar dosanos, vai aderindo ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que decorre de Maio a Outubrode cada ano, permite-nos encarar o futuro do certame com o maior optimismo e começamos a considerarque a maturidade do mesmo foi já alcançada, antes, porém, daquilo que as expectativas iniciais previamcomo objectivos futuros.

A internacionalização, podemos já expressá-lo bem alto, é uma realidade e o evento começa a consolidar-se em Portugal e um pouco por todo o Mundo.

Nas palavras do Presidente da Câmara, Eng.º Vítor Mendes, "O Festival conquistou o seu espaço nopanorama cultural do nosso País e já constitui um exemplo, devidamente alicerçado, de criatividade, deimaginação e de espírito artístico.

Na margem direita do Rio Lima, num local aprazível, convidativo a uma tarde de admiração, de amor ànatureza e à intervenção positiva do homem, o Festival Internacional de Jardins de 2010 é mais uma vezum paraíso de beleza artística e de concertação divinal das cores."

O Festival permite que, anualmente, 11 criadores, sejam equipas ou individualmente, realizem o seuprojecto, subordinado a uma temática previamente anunciada aquando do lançamento do concursoanual. Trata-se de uma iniciativa única em Portugal que possibilita a criação, em termos artísticos,plásticos e ambientais, entre muitos outros, promovendo jovens criadores e abrindo-lhes portas parao mercado de trabalho. O vanguardismo do certame é já reconhecido em todo o Mundo e prova dissosão as muitas candidaturas que anualmente chegam à organização.

Actualmente, são muitos os milhares de visitantes que se espantam perante tal conjugação de beleza,criatividade, inovação, engenho e arte que o Festival Internacional de Jardins anualmente se orgulhaem apresentar ao público que, em número cada vez mais crescente, o aprecia - atente-se que no ano de2009 o número de visitantes cresceu para cerca de 100 000, elevando o número total de pessoas querecebeu, durante as cinco edições realizadas, para quase 400 000.

Porque esse número é cada vez maior, criando uma fidelidade em muitas centenas de amantes dosjardins, e conscientes da necessidade de desenvolvermos, ano após ano, um Festival em que a fasquiada qualidade se eleve, de forma comedida, consciente e que vá de encontro às reais expectativas detodos quantos nos procuram, a temática seleccionada para o concurso é também arrojada - é já umagarantia que a dificuldade colocada no desafio inicial aguça a imaginação dos concorrentes e enriquece,como é óbvio, o concurso, atendendo às inúmeras e diversificadas propostas apresentadas.

Para a presente edição, em que o Festival Internacional de Jardins exibe onze projectos subordinadosao tema "Kaos no Jardim", recebemos 77 propostas provenientes de 15 países: Alemanha, Austrália,Áustria, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal,República Checa, Rússia e Sérvia.

A selecção final recaiu em projectos oriundos de Portugal (2), Áustria, Brasil, Espanha (2), França, Holanda,Irlanda, Itália e Sérvia.

Page 30: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 35

20.ª FESTA DO VINHO VERDE E DOS PRODUTOS REGIONAISE 1.ª FEIRA E EXPOSIÇÃO NACIONAL DE BOVINOSAUTÓCTONES

Na comemoração do seu vigésimo aniversário, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionaisteve uma verdadeira viragem de rumo marcada por uma reestruturação na orgânica do certame,numa realização do Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional de Pontede Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Passando a celebrar-se na zona interior da Expolima, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionaisteve lugar de 18 a 20 de Junho e apresentou, paralelamente, a I Feira e Exposição Nacional deBovinos Autóctones. Este evento pretendeu reunir dois produtos importantes da nossaagricultura, o vinho verde e as raças bovinas autóctones, com o objectivo de promover a suagrande qualidade não só em termos nacionais, mas também além fronteiras, bem como alertarpara as potencialidades de todas as actividades culturais que, em torno do Vinho Verde e dapreservação das Raças Autóctones, podem ser mais-valias para o enriquecimento e fruição deresidentes e visitantes.

Contando com uma ampla programação cultural, o programa incluiu a apresentação de duasprovas equestres: um concurso combinado de Atrelagem e a Final do Campeonato Nacional deHorseball.

O novo formato do certame incluiu animação nocturna - um dos pontos altos do evento foi aactuação do grupo musical portuense "Os Azeitonas", que trouxe a Ponte de Lima temas do seusegundo álbum e mais recente disco "Rádio Alegria". Os espectáculos apresentados no âmbitodo Festival de Folclore promoveram o ambiente festivo, contagiando o público com assonoridades tradicionais que se propagaram um pouco por todo o lado durante os três dias.

O concurso de vinhos, promovido pela Escola Superior Agrária foi um êxito assinalável, de talforma que confirmou a sua oficialização já para o próximo ano.

A Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais celebrou 20 anos de existência com um enormesucesso, confirmado não só pelo interesse crescente de produtores, como também pela grandeafluência de público, que este ano registou cerca de 50 mil visitantes, o que desde logo motivaa organização a continuar a apostar num certame que é já uma referência e um marcoincontestável de dinamização para a economia local.

Page 31: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 36

IV FEIRA DO CAVALO DEPONTE DE LIMA

Apesar de poucos anos de vida, a Feira do Cavalode Ponte de Lima galopa a grande velocidade. É jáconhecida como "a melhor Feira do Cavalo do País",pela qualidade das vertentes desportiva, turísticae cultural. Ao longo dos anos, despertou o interessede prestigiados criadores e conquistou um públicocada vez mais diferenciado, sendo muito elogiadapor aliar o requinte às tradições mais vincadas.Procurada cada vez mais por expositores eimportantes coudelarias, o certame, que teve lugarde 24 a 27 de Junho, registou uma enormeafluência de público com mais de cem mil pessoasdurante os quatro dias do evento.

A cerimónia de Abertura Oficial da Feira do Cavalofoi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo,Dr. Bernardo Trindade, que assistiu também àapresentação do livro "Os Garranos na PenínsulaIbérica", da autoria de Luís de Sousa Dantas.

Conjugando as competições, com animação eespectáculos de qualidade, a Feira do Cavalo dePonte de Lima abriu, através da Gala de Abertura,com um concerto de Rui Veloso, ao qual seseguiram nas noites subsequentes as habituaisactuações de fados, sevilhanas e concertinas, nosvários espaços do certame.

A primeira grande prova foram as II Olimpíadas deEquitação Adaptada, dedicadas este ano à"Inclusão, Igualdade e Desporto" com o objectivode sensibilizar para a prática da equitaçãoterapêutica e desportiva.

Page 32: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 37

Das diversas modalidades que evidenciaramas proezas dos melhores cavaleiros nacionais,destaque para o Concurso Nacional deDressage, o Concurso Modelo e Andamentose a Equitação de Trabalho, bem como para oemocionante Torneio 4 Nações em Horseball.

Em termos culturais, a edição do presente anobrindou-nos com um acontecimento ímpar.

Se o Lusitano é o embaixador de Portugal, oGarrano é sem dúvida o embaixador do Minho,ou não fossem as suas origens das serraniasagrestes do Norte de Portugal. Numacelebração única de promoção do equídeo, foiapresentada a candidatura do Garrano aPatrimónio Nacional, numa cerimónia ondeentidades de foro académico, científico,técnico e da administração local, bem comode organizações e individualidades dereconhecido mérito, se envolveram naassinatura conjunta do documento eassumiram a missão de preservação da raçaGarrana como um património genético úniconacional.

O IPVC - Instituto Politécnico de Viana doCastelo, que está coordenar a candidatura doGarrano a Património Nacional, em parceriacom a Comissão Organizadora da Feira doCavalo de Ponte de Lima, apresentou os seteembaixadores da Candidatura do Garrano aPatrimónio Nacional. Os novos embaixadores,a saber, os Presidentes da Câmara Municipalde Ponte de Lima e da Golegã, o Reitor daUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro,o Presidente do Instituto Politécnico de Vianado Castelo, o Presidente da Região do Turismodo Porto e Norte, o Presidente da Fundação

Alter Real e da Companhia das Lezírias e oSenhor Eng.º Daniel Campelo que, no anotransacto, como Autarca de Ponte de Lima,acolheu na Feira do Cavalo o lançamento daCandidatura do Garrano a PatrimónioNacional, assumiram esta missão de forma apreservar a raça Garrana como um patrimóniogenético único nacional.

A recuperação da raça Garrana tem comopilares fundamentais preservar, melhorar edivulgar. A salvaguarda do patrimóniogenético e cultural, nos seus ecossistemas demontanha, consubstancia-se em projectos ded e s e n v o l v i m e n t o r u r a l i n t e g r a d o ,particularmente através de estratégiasambientais e turísticas de elevada qualidadee altamente diferenciadoras.

No âmbito da promoção do Garrano, decorreuainda a segunda edição do Festival do Garrano"Fernando Queiros".

Page 33: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 38

II FEIRA DA CAÇA, PESCA ELAZER DE PONTE DE LIMAA Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima,realizada de 23 a 25 de Julho, colocou à disposiçãodos milhares de visitantes um programa deactividades que incluiu diversas provasdesportivas, demonstrações de aves de cetraria ede cães de rasto.

A presença de 90 expositores, relacionados com aCaça, Pesca e Lazer vem confirmar a temática comoum factor de importância significativa para odesenvolvimento da região. Sob a égide doMunicípio e da Escola Profissional de Ponte deLima, a dinâmica deste evento teve a colaboraçãoda Federação de Caçadores de Entre-Douro-e-Minho, Associações do Concelho, nomeadamentede Caça e Pesca, Associações Recreativas,Desportivas e Clubes de Lazer.

De realçar a realização de um Seminário, no dia 24de Julho,, promovido pela Federação de Caçadoresde Entre-Douro-e-Minho. Abordando a temáticageral "Gestão Cinegética do Corço Perspectivaspara a sua exploração", contou com os seguintesoradores: Director Regional das Florestas do Norte,Presidente da Federação de Caçadores de Entre-Douro-e-Minho, Alberto Ferreira do IMAR -Universidade de Coimbra, Madalena Vieira Pinto- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro eDavid Gonçalves da Comissão Cientifica daAssociação Nacional Caçadores da Galinhola.

Dulce Pontes foi a anfitriã da Gala de Abertura ecom a sua voz versátil e a capacidade invulgar detransmitir emoções, a cantora internacional daWorld Music derreteu os corações limianos com o

seu novo trabalho "Momentos" - um magníficomomento cultural.

O programa de animação cultural contou aindacom a exposição e desfile de carros clássicosdenominada "O Charme das Bielas", acção quereaviva tempos idos. Celebrar épocas maisremotas, através de uma exposição ao ar livre e,em simultâneo, promover os produtos limianos,são os principais objectivos desta iniciativa.

As vinte viaturas, com elevado interesse histórico,ficaram em exposição pública numa alameda juntoao certame, à qual se seguiu um desfile pelas ruasdo Centro Histórico. Destaque ainda para aanimação musical com o espectáculo do grupoLuck e Duckies e a Passagem de Moda alusiva àtemática da Caça, no recinto da Feira.

Page 34: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 39

13.ª FEIRA DE ARTESANATO DE PONTE DE LIMA

Ponte de Lima acolheu, de 6 a 8 de Agosto, a 13,ª Feira de Artesanato, organizada pela P.L.Arte- Associação de Artesãos de Ponte de Lima, em parceria com o Município de Ponte de Lima.

Para além de promover e divulgar o artesanato do Concelho, este certame visa incentivar emotivar a actividade dos artesãos que, ano após ano, trabalham para valorizar a sua arte,confeccionando novos produtos que simbolizam as características de cada região.

Neste sentido, na Feira de Artesanato de Ponte de Lima foi apresentado o Palmito Limiano.Confeccionado por uma artesã limiana, é construído a partir de uma base em pano, papelcreme, arame e cola. Esta nova peça do artesanato local pretende simbolizar a região, comcores fortes e aguerridas, típicas do Alto Minho.

A presente edição contou com 40 expositores, do Concelho e de outras regiões do País e 80%dos artesãos trabalharam ao vivo durante todo evento.

Em exposição estiveram os diversos produtos artesanais do Concelho, desde trabalhos emlinho, lenços de namorados, granito, trabalhos em madeira e couro, tecelagem, tamancos,pinturas em pedra e em cerâmica, etc�

A preservação e difusão cultural através da valorização do vasto e rico Património Imaterial dePonte de Lima.

A par da exposição e venda, a Feira de Artesanato de Ponte de Lima, apresentou um programade animação cultural, de cariz popular, ao som das tradicionais concertinas.

Page 35: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 40

FEIRAS NOVAS

Há alguém que não conheça a mais famosa "romariade noite e de dia"? Assim popularmente conhecidas,as Feiras Novas bem fazem jus à fama atribuída. Sãopor excelência o maior evento de Ponte de Lima e ofecho do ciclo festivo das romarias do Alto Minho edas colheitas agrícolas. O ano de vida intensa terminae os festejos são na paródia do sabor do verdasco,dos petiscos, dos rojões e sarrabulho e da boroacaseira.

Ponte de Lima veste o traje regional e enche-se degrinaldas e festões para entoar o som das centenasde concertinas (sim, centenas!) e cantares ao desafio.

Adornada de arcos e acessórios multicoloridos, a Vilarebenta de alegria na explosão do fogo de artifício,considerado um dos mais encantadores do País. Ogrande arraial popular eleva o folclore ao auge doseu nível, com as chulas, o malhão e o vira minhotoa dançar 24 horas por dia durante os três dias, eoutras tantas noites, de festa.

As ruas e o areal enchem-se de gente, de sonhos, deencontros e desencontros, de histórias para maistarde recordar.

As Feiras Novas, também Feiras Francas, serviamantigamente de abastecimento de bens para origoroso Inverno. Hoje em dia, talvez o maisconsumido são os bens imateriais, intangíveis,aqueles que não se vêem, mas sentem-se por dentro.Os momentos emocionantes ficam profundamentegravados no espírito, de tal forma que perdurampelo longo Inverno, alimentando a esperança denovo alento nas próximas Feiras Novas.

Page 36: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 41

FEIRAS NOVAS

E aí reside a maior riqueza destas festas:encher de ânimo e energia as almas dosforasteiros e residentes.

As tocatas de concertina, os bombos, osconcertos de bandas de música, os concursospecuários, as tradicionais corridas de garranose os sublimes cor tejos são algunsapontamentos que alimentam a euforia.

Conhecidas como "O maior Congresso ao Vivoda Cultura Popular em Portugal", atingem oseu auge com o Cortejo Etnográfico,representativo da maioria das 51 freguesias

do Concelho e que este ano teve comoespectador ilustre Sua Excelência o SenhorPresidente da República, Prof. Aníbal CavacoSilva - Ponte de Lima e o Alto Minho na suagenuidade. Uma forte ligação à Feira dePonte, a mais antiga de Portugal, ao campo,ao pastoreio, ao artesanato - um verdadeiromanancial com singelo odor a humanidade.

Page 37: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 42

FEIRA QUINZENAL DE PONTE DE LIMA

Quando se refere a Cultura Popular em Portugal e as suas maiores manifestações, não se podenem deve olvidar a importância da Feira Quinzenal de Ponte de Lima, a mais antiga de Portugal,documentada no Foral que D. Teresa outorgou à Vila de Ponte em 4 de Março de 1125.

O tempo não acabou com esta tradição e quinzenalmente, às segundas-feiras (o povo chamaàs outras solteiras), na margem esquerda do rio, a feira mais antiga de Portugal,obrigatoriamente, continua a cumprir-se.

Vir mercar nas ruas artificiais criadas entre as tendas do areal é uma experiência única paraquem quiser viver um pouco do que resta dos velhos hábitos medievais.

Atente-se para as palavras de João Gomes d'Abreu que muito bem caracterizam a Feira dePonte:

"A localização privilegiada do pequeno burgo junto à única ponte que vencia o Lima deuorigem a uma rede de acessibilidades centrada neste local. Este posicionamento estratégicodestinou Ponte de Lima como um "nódulo de trânsito" e propiciou a criação de uma feira comuma imensa área de influência onde regulava o movimento dos géneros.

Crê-se que ao longo dos séculos não tenha havido interrupção de monta na sua realizaçãoquinzenal. Como se crê também que o extenso areal extra-muros da vila tem sido desde sempreo seu palco permanente, podendo até o velho pelourinho em torno do qual ainda hoje se arma,ser uma sobrevivência referencial da medieva "cruz do mercado".

Page 38: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 43

FEIRA QUINZENAL DE PONTE DE LIMA

Durante oitocentos anos conservou-se o local, respeitaram-se os direitos e os costumes,mercaram-se os mesmos artigos - o gado, a produção agrícola, o pescado, os materiais deconsumo e as manufacturas. A tanoaria, a cestaria, a ferraria, a cerâmica, a tecelagem e oscurtumes fizeram recurso das mesmas matérias e dos mesmos processos de laboração atémuito aquém da revolução industrial e transmitiram-se conhecimentos que remontam pelomenos à ocupação romana. Que diferença substancial faz um brinco "à rainha" de uma arrecadacastreja? Ou um vulgar cântaro de Barcelos de uma ânfora ibero-púnica de engobe vermelho?Ou uma vessadoura minhota de um arado quadrangular suevo? E uma peça de surrobecotecida há trinta ou quarenta anos na Serra Amarela seria assim tão diferente de um burel deSaragoça para vestir um frade da Idade Média?

Com o desenvolvimento industrial que no nosso país se fez sentir de uma forma generalizadano pós-guerra e com as alterações sociais e económicas que condenaram o mundo rural, osartigos manufacturados com os materiais da região entraram em declínio e a crise da lavouracontribuiu com a escassez de meios. O plástico, as fibras e as ligas leves tudo substituíram. Davelha feira tradicional ficou-nos apenas o gado e alguns produtos agrícolas e mesmo estesem risco de se extinguirem com a brutal imposição das reformas comunitárias. Onde para obragal de linho? E as maçãs camoesas? E a vaca cachena?

[�]

A Feira não morreu, apenas se actualizou."

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS E ARTESALIMA - FEIRA DE ARTESANATO

No sentido de promover uma maior animação cultural ao longo de todo o ano e emcomplemento de muitas outras actividades de cariz cultural e recreativo, organiza-se nosprimeiros Domingos de cada mês, na Avenida dos Plátanos, a Feira de Antiguidades e Velharias,espaço privilegiado para coleccionadores, bibliófilos e curiosos procurarem peças mais rarase completaram as suas colecções ou, simplesmente, adquirirem um objecto considerado umamais-valia para o respectivo património.

Por sua vez, nos terceiros Domingos de cada mês realiza-se o certame denominado Artesalima- Feira de Artesanato de Ponte de Lima, organizada pela P.L.Arte - Associação de Artesãos dePonte de Lima, um momento excepcional para admirar e adquirir os belos trabalhos dosartífices de Ponte de Lima e da região.

Page 39: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 44

FEIRA DOS PETISCOS EEXPOSIÇÃO DE TRACTORESAGRÍCOLAS ANTIGOS

A gastronomia e todas as actividades a elaligadas sempre fizeram parte da culturaancestral das nossas gentes, razão pela qual,anualmente, é organizada a Feira dos Petiscosem Agosto, nas instalações da Expolima,promovida pela Associação de Folclore dePonte de Lima com o apoio do Município.

Reviver o melhor da gastronomia minhota, osseus sabores tradicionais, os típicos petiscos,desde bacalhau frito; pataniscas; bolinhos debacalhau; sardinhas escabeche; rojões; pernilde porco; chouriço assado em aguardente;feijoada e caldo verde, é o principal objectivodo certame.

Com a participação de seis grupos de Folcloredo Concelho, nomeadamente o RanchoFolclórico da Ribeira, Grupo Etno-Folclóricode Refoios, Rusga Típica da Correlhã, Rancho

das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra,Rancho Folclórico da Gemieira e o RanchoFolclórico das Lavradeiras de Gondufe, que apar da animação confeccionam os saborestradicionais que noutros tempos eramfrequentes em qualquer mesa minhota.

Face ao êxito registado nas últimas duasedições, em simultâneo com a Feira dosPetiscos realizou-se mais uma vez a Exposiçãode Tractores Agrícolas dos anos 50, 60 e 70.

Todos os modelos apresentados foramrecolhidos no Concelho de Ponte de Lima,entre agricultores que, na sua maioria, aindahoje utilizam estas máquinas para as suaslides agrícolas.

Incentivar a preservar e guardar estestractores, que foram ferramentas essenciaisno desenvolvimento da nossa agricultura, éo objectivo desta mostra organizada peloMunicípio de Ponte de Lima com o contributode alguns amantes de máquinas agrícolas quefizeram as suas histórias de vida.

DOMINGOS GASTRONÓMICOS

Face à acentuada procura dos pratos confeccionados pelos afamados restaurantes de Pontede Lima, com destaque para o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima - com Confrariaprópria a quem compete a defesa, promoção e divulgação de tão preciosa iguaria - nãopodemos deixar de fazer esta pequena referência aos Domingos Gastronómicos, organizadosno início do ano, sempre com animação folclórica e música popular, os quais se transformamem autênticas romarias pantagruélicas, atendendo ao elevado número de visitantes que nosprocuram nessa época.

Page 40: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 45

CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO /ALBERGUE DE PEREGRINOS DE PONTE DE LIMA

Nos tempos actuais, em que as correrias do dia-a-dia nos conduzem a ritmos de vida frenéticos,são cada vez mais as pessoas que recorrem ao turismo cultural e ao pedestrianismo.

De entre os trilhos de eleição, o Caminho Português de Santiago é, sem sombra de dúvida,o Itinerário de Peregrinação mais rico em termos de riqueza patrimonial e cultural e a suapassagem pelo Concelho de Ponte de Lima é a mais viva prova do que acabámos de afirmar.

Por essa razão, o Município de Ponte de Lima inaugurou em Julho de 2009 o Albergue dePeregrinos de Ponte de Lima, estrutura destinada a albergar por uma quantia simbólica (3a 5 euros) todos os que, a pé ou em bicicleta, se dirigem em Peregrinação, quer a Santiagoquer a Fátima, pelos velhos caminhos romanos e medievais, divulgando e promovendo umpatrimónio cultural de que muitos nos orgulhamos.

O êxito da iniciativa está bem patente nos números - desde a sua abertura, o Albergue dePeregrinos de Ponte de Lima, acolheu, para pernoitar, quase 6.000 Peregrinos e carimbou aCredencial do Peregrino a cerca de 3.000 Peregrinos, números que denotam a procura de umCaminho que, para além da componente espiritual, é extremamente enriquecedor no queconcerne às questões culturais.

Pelas razões expostas, o Caminho Português de Santiago, que gostaríamos e tudo faremospara isso - de ver classificado como Itinerário Cultural Europeu, é e continuará a ser uma dasgrandes apostas culturais do Município de Ponte de Lima.

Atente-se à descrição do seu percurso pelo Concelho, segundo as palavras do Presidente daDirecção da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, sediada em Pontede Lima, João Gomes de Abreu de Lima:

"Quando há meia dúzia de anos, a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago,criada em Ponte de Lima para incentivar a redescoberta das peregrinações jacobeias, meteuombros à tarefa de identificar o velho itinerário, de o recuperar e de promover a sua utilizaçãoe salvaguarda, não imaginava as dificuldades que se lhe poriam. Mas tudo foi superado - ainvestigação foi bem conduzida; os troços obstruídos foram limpos ou substituídos poralternativas pontuais; a direcção para Santiago foi sinalizada com as inconfundíveis setasamarelas (e o retorno com setas azuis para alcançar Fátima); e tem-se levado a efeito umaexcelente promoção ilustrada com a publicação de brochuras e roteiros e, sobretudo, com oapoio logístico dos Peregrinos que, em número crescente, vêm solicitando a sua intervenção.E se tudo correr de feição, teremos em breve todo o itinerário Porto - Santiago, numa extensãode 228 km, coberto por uma eficiente rede de Albergues e aprovada a sua proposta declassificação como Itinerário Cultural Europeu.

Page 41: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 46

CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO /ALBERGUE DE PEREGRINOS DE PONTE DE LIMA

Mas foquemos agora a nossa atenção no concelho de Ponte de Lima. Por onde passa o Caminho?

Provenientes de Barcelos, os Peregrinos passam o Neiva na Ponte das Tábuas, atravessamBalugães e por Poiares e Vitorino dos Piães, alcançam a Portela da Facha. Descem à Capela deS. Sebastião, passam próximo às Quintas do Sobreiro e do Bom Gosto, na Seara, e chegam àCorrelhã, que percorrem a eito, desde Anta até à Ponte de Barros, onde transpõem o rio Trovela.Pela Senhora da Guia, entram na Vila e sob uma frondosa copada de plátanos vão até à bocada Rua do Souto, onde outrora ficava a porta sul do casco medieval.

Aqui, cansados de uma jornada de mais de 30 km, dirigem-se ao Albergue de Peregrinos dePonte de Lima, não sem antes visitarem a Matriz e o Largo de Camões, que regista ainda naestereotomia do pavimento a localização da antiga Torre e Porta da Ponte.

Passam o Lima até Além da Ponte, onde se situa o Albergue. Na manhã seguinte, pelo caminhodas Tojeiras, dirigem-se à Igreja de Santa Marinha de Arcozelo e depois ao Arco da Geia, queatravessa o rio Labruja. Pouco adiante, em Cepões, está o Caminho interrompido pela A3,obrigando a um desvio por Calheiros ao longo da estrada de Paredes de Coura.

De novo passam o Labruja, agora na ponte do Arco, e seguem pela estrada até à Capela deNossa Senhora das Neves, onde se inicia a subida da serra, o troço mais duro de todo o percurso.A meia encosta, ofegantes, encontram o Cruzeiro dos Franceses, que regista um triste episódioda invasão napoleónica de 1809. Mas já pouco falta para alcançar o alto, na Portela Grande,onde o Concelho confina com o Vale do Coura. Estão agora a cerca de meia jornada e com abênção de Santiago deverão chegar pelo fim da tarde à cidadela de Valença."

Page 42: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 47

Page 43: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 48

ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DAS LAGOAS DEBERTIANDOS E S. PEDRO DE ARCOS E QUINTAPEDAGÓGICA DE PENTIEIROS

O Serviço Educativo da Área de PaisagemProtegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedrode Arcos, criado em 2005, tem resultado noprincipal instrumento para a prossecução dosobjectivos inerentes à orientação de gestão"Aproveitamento das Características eRecursos da Área Protegida para efeitos dePedagogia e Formação para o Ambiente eMundo Rural".

O Serviço Educativo visa, por um lado, aconsciencialização para a importância dasalvaguarda e valorização do ambiente e dom u n d o r u ra l e, p o r o u t ro l a d o, acriação/incremento de hábitos e de atitudesde iniciativa, no dia-a-dia, a favor de umdesenvolvimento sustentável.

Para cumprir com estes objectivos o ServiçoÁrea Protegida do Município de Ponte de Limadesenvolve, anualmente, um conjunto deacções/eventos de (in)formação e de educaçãoassociadas à temática do Ambiente e doMundo Rural, direccionadas para a populaçãoem geral e, em particular, para a populaçãoescolar com maior incidência para asInstituições de Ensino do Concelho de Pontede Lima.

No final, o Serviço Área Protegida esperaco nt r i b u i r a c t i va m e nte, at ravé s d oconhecimento transmitido e das experiênciasproporcionadas e, com o apoio e empenhofundamental de todos os intervenientes quese associem ao seu Serviço Educativo,especialmente professores, educadores,auxiliares e encarregados de educação, paraa enorme tarefa de consciencialização eprotecção do Ambiente e do Mundo Rural.

Público-alvo:Jardins-de-Infância;

Escolas Básicas 1;

Escolas Básicas 2,3;

Escolas Secundárias;

Escolas de Ensino Profissional;

Instituições de Ensino Superior;

Instituições de Acolhimento de Seniores;

Utentes da Associação de Cegos e Amblíopesde Portugal (ACAPO).

Propostas de Acção:Visitas Guiadas;

Programas de Apoio às Áreas Projecto;

Actividade "Um Dia no Mundo Rural";

Actividade "Um Dia na Área Protegida";

Acampamento Natureza e Mundo Rural;

Oficinas;

Datas/eventos comemorativos.

Programas de Apoio às Áreas Projecto dasEscolas:Actividades Humanas nas Lagoas

Biodiversidade na Área Protegida

Ciência Viva

Alterações Climáticas e Energias Renováveis

Floresta

Ecossistemas Fluviais

Actividades Equestres

Actividades Rurais

Compostagem

Page 44: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 49

ARQUIVO MUNICIPAL

Durante o presente ano participaram nasactividades educativas promovidas peloArquivo Municipal 1507 alunos provenientesdas Escolas do Concelho.

Actividades IsoladasNo âmbito da promoção da história e memórialocal o Arquivo Municipal promove visitasguiadas ao edifico, com o objectivo de dar aconhecer às crianças o que é um arquivo e desensibilizá-las para a conservação dopatrimónio documental, que constitui amemória colectiva. Cada professor poderáoptar, antecipadamente, por uma dasac tividades pedagógic as propostas.

Actividade 1 - O Centenário da República(1910-2010)Dar a conhecer a importância da República emPortugal, e o que esta trouxe de novo - abandeira, o hino, a moeda e os Presidentes daRepública.

N e s t a a b o r d a g e m s e r ã o r e a l ç a d o sacontecimentos e figuras locais da época, taiscomo o General Norton de Matos.

Actividade 2 - O Foral de D. Teresa - 885 anosA actividade consiste na elaboração do foral apartir da leitura e interpretação do foraloutorgado em 1125 pela Rainha D. Teresa.

Actividade 3 - Teatrinho de fantoches "D. Teresafez vila o lugar de Ponte"A actividade consiste na representação de umapeça de teatro de fantoches que dá a conhecer,de uma forma simples e divertida, o conteúdodo foral de D. Teresa, outorgado em 1125.

Actividade 4 - Scriptorium MedievalA actividade pretende dar a conhecer, de formasumária, a evolução da escrita ocidental comprincipal incidência na Idade Média,abordando os diferentes tipos de escrita, osutensílios e suportes utilizados, as iluminurase a importância do papel dos escribas.

Servirão de base documentos originaisexistentes no Arquivo Municipal de Ponte deLima. Depois de uma breve abordagem teórica,os alunos terão à disposição um atelier decaligrafia antiga, onde poderão elaborar umtexto iniciado com uma letra capital.

Área Projecto "Descobre como nasce umcódice"O Arquivo Municipal de Ponte de Lima temvindo a acolher no seu seio actividades lúdicase educativas com o intuito de sensibilizar eeducar para a importância do tratamento, daconservação e da preservação do patrimóniodocumental que constitui a memória colectiva.Só assim se justifica a criação de umaactividade a integrar na Área Projecto.

Temática"Descobre como nasce um códice" é aactividade que o Arquivo Municipal pretendecoordenar em cinco sessões a realizar nolaboratório de conservação e restauro, dandoa conhecer aos mais jovens as técnicas emateriais utilizados na elaboração de umcódice - livro manuscrito da Idade Média.

Numa primeira fase ser-lhes-á dado a conhecero processo tradicional de fabrico de papel commarca de água.

Numa segunda fase entrarão em contacto comoutros materiais e técnicas, para a preparaçãodo suporte da escrita. Num ambiente deoficina, entrarão em contacto com o mundoda escrita, visto que terão de elaborar umailuminura e um texto alusivo ao foral deD. Teresa.

Na terceira fase irão concluir o códice,elaborando para tal a encadernação.

Page 45: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 50

BIBLIOTECA MUNICIPALA Biblioteca Municipal é um serviço doMunicípio de Ponte de Lima que visa satisfazeras necessidades dos munícipes em informação,cultura, educação e lazer, permitindo aos seusutilizadores o contacto e a fruição das criaçõesliterárias, ar tísticas e científicas dahumanidade, enriquecendo-os e estimulando-os para novas formas de encarar o livro, aleitura e a cultura em geral.

A Biblioteca Municipal deu continuidade àrealização de acções de promoção do livro eda leitura através de Encontros Literários,Exposições, Acções de Formação, Feiras doLivro, Concursos de Leitura, Apresentação deLivros, Ateliers, ac tividades lúdico -pedagógicas e as mais diversas comemoraçõesem torno do livro e da leitura.

Encontros LiteráriosRealizaram-se vários Encontros Literários comescritores na Biblioteca Municipal e nasBibliotecas Escolares, designadamente com osseguintes autores:

Maria do Céu NogueiraPedro SeromenhoDaniel Marques FerreiraManuela MonteiroFlor GomesBernardete CostaGorete FigueiredoInácio Nuno Pignatelli

ExposiçõesDisponibilizando recursos para apoiar aeducação, formal e informal, possibilitando aa u t o - a p r e n d i z a g e m , e s t i m u l a n d o acuriosidade e o espírito crítico a BibliotecaMunicipal realizou diversas e variadasExposições, as quais, na sua maioria, já selistaram em local próprio.

Além das exposições anteriormente referidasr e a l i z a r a m - s e o u t r a s e x p o s i ç õ e sbimensais/mostras, de carácter temático, nas

salas da biblioteca, para as mais diversascomemorações temáticas e alusivas aosprémios Nobel da Literatura.

Acçõ e s d e Fo r m a ç ã o / S e s s õ e s d eEsclarecimentoEfectuaram-se três Acções de Promoção deLeitura e uma sessão de esclarecimento:

"Ler para Entender", pelas Dr.as Gisela Silva,Rita Simões e Teresa Macedo (13 de Marçode 2010)

Sessão de Esclarecimento sobre MediaçãoLaboral (28 de Abril de 2010)

"O Fantástico Poder da Leitura", pelo Dr. RuiMarques Veloso (3 de Setembro de 2010)

"Uma mão cheia de Livros", pela Dr.ª MariaE l i s a S o u s a ( D e ze m b ro d e 2 0 1 0 )

Realizaram-se, também, as PrimeirasJornadas de Saúde Escolar de Ponte deLima, numa acção conjunta com o Centrode Saúde local (29 de Maio de 2010).

Feira do Livro Limiano - Natal (Dezembro de2010)Com o lema "Neste Natal ofereça um livroLimiano" a Biblioteca Municipal realizará aFeira do Livro Limiano e vai colocar àdisposição de toda a população as publicaçõesdo Município e dos autores limianos com 30%de desconto, tal como aconteceu com a Feirado Livro de Verão, em que as promoçõesatingiram os 40%.

Page 46: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 51

BIBLIOTECA MUNICIPALConcursosConcurso "A Árvore da Poesia" (até 19 deMarço de 2010) - Actividade para assinalar oDia Mundial da Poesia. Convidou-se o 1.º e 2.ºciclo do Concelho de Ponte de Lima aparticiparem nesta iniciativa, com o intuitoque cada turma escreve-se um texto emPoesia. Com os trabalhos recebidosrealizou-se uma Exposição na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca.

Concurso Concelhio de Leitura (19 de Maio de2010) - Tendo em conta a necessidade depromoção da leitura, as Bibliotecas Escolaresde várias escolas do 2.º ciclo do Concelho e aBiblioteca Municipal promoveram, mais umavez, o Concurso Concelhio de Leitura, com oobjectivo de estimular e fomentar a práticada leitura entre os alunos do 2.º Ciclo do EnsinoBásico.

Concurso "Contos de Natal" (até 31 deDezembro de 2010) - Com esta actividadepretende-se desenvolver e estimular aimaginação e a criatividade, incentivando ogosto pela escrita. É uma actividadedireccionada para um público mais jovem (3.ºe 4.º anos do 1º Ciclo de Ensino Básico).

Apresentações Públicas de LivrosAo longo do ano foram efectuadas naB i b l i o t e c a M u n i c i p a l a s s e g u i n t e sapresentações de livros:

"Da janela de Alice", de Alice Fontinha (23de Janeiro de 2010)

"Ponte e Lima - In Perpetuam Rei Memoriam",de Américo Carneiro (10 de Abril de 2010)

"Contínua Remodelação", de Carlos de Jesuse "Pelo coração das coisas", de FátimaMeireles (17 de Abril de 2010)

"A Procissão de Cinzas em Ponte de Lima(Séculos XVII - XIX)", de António DantasBarbosa (12 de Junho de 2010)

"O Preço da Vitória", de Angelino Pereira (10de Julho de 2010)

"O Guardião de Livros", de Cristina Norton(21 de Outubro de 2010)

"Memórias do Futuro: narrativa de umafamília", de Daniel Sampaio, no dia 9 deNovembro de 2010.

Page 47: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 52

BIBLIOTECA MUNICIPALOutras ActividadesA Biblioteca Municipal recebeu cerca de 2.800crianças das diversas instituições escolares doConcelho, realizando-se mais de 120 sessõesde animação cultural direccionadas para opúblico infanto-juvenil, designadamenteTeatro de Fantoches, Hora do Conto, Ateliers,Oficinas Criativas, Visitas Guiadas, Sessões deCinema, entre outras.Também o público sénior foi contemplado comas mais diversas actividades, desde visitasguiadas à biblioteca a sessões de cinema, adeclamações de poesia e a outras actividadesonde interagiram com as gerações mais novas(idosos e crianças).

A Biblioteca Itinerante continuou adesenvolver o seu papel de fomento e criaçãode hábitos de leitura junto da comunidaderural e das Escolas e Jardins-de-Infância (semBiblioteca Escolar), dotada de todas ascondições para cumprir os seus objectivos.

Com a criação do Serviço de Apoio àsBibliotecas Escolares do Concelho de Ponte deLima (SABE) a Biblioteca Municipal continuoua fomentar uma política coordenada deaquisições, o apoio técnico especializado,dinamização do empréstimo interbibliotecase desenvolvimento de actividades conjuntasnas áreas da promoção da leitura, da literaciada informação e da animação cultural nesteConcelho.

Através do protocolo celebrado entre oMunicípio e a Universidade Aberta, a BibliotecaMunicipal continuou a ser um dos CentrosL o c a i s d e A p r e n d i z a g e m d o p a í s ,proporcionando uma ligação cada vez maisestreita entre a Universidade e a sociedadecivil, procurando responder às expectativasdos cidadãos e funcionando como uma redelocal de apoio à aprendizagem à distância.

MUSEU DOS TERCEIROSO Museu dos Terceiros é um museu de ArteSacra, reaberto ao público em 2008 após obrassignificativas de restauro. O Serviço Educativoe de Comunicação do Museu proporcionadiversas actividades destinadas a um públicodiferenciado, pretendendo criar relações coma comunidade.

Com um papel fulcral na educação, adescoberta das colecções apresenta-se comoum momento privilegiado como complementoà formação escolar e pessoal.

Modalidades das VisitasAs actividades do Serviço Educativo e deComunicação podem desenvolver-se nasseguintes modalidades:

Actividade promovida pelo Serviço Educativodo Museu - Esta modalidade permite que ogrupo efectue uma actividade pedagógica,com uma temática específica, pré-seleccionada

pelo professor responsável, sem visitacompleta ao museu.

Visita guiada ao museu com actividade - Estamodalidade permite que o grupo, após a visitacompleta ao museu, realize uma actividade,relacionando conteúdos programáticosescolares com temáticas museológicas.

Actividades no museu promovidas peloprofessor responsável - Esta modalidadepermite que o professor responsável sejapreparado pelo monitor para o mesmo realizara actividade.

Visita guiada ao museu - Visita guiada parcialou total às áreas de exposição, e/ou reservas,desde que autorizada pelo Coordenador domuseu.

O museu vai à escola - Actividades do museupromovidas na escola, após coordenação det e m a s c o m o s r e s p o n s á v e i s d eestabelecimento.

Page 48: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 53

TEATRO DIOGO BERNARDESFace às características específicas de cadaturma, na primeira sessão de trabalho serádefinido o plano de trabalho a desenvolver,sendo sempre um texto para dramatizar eenvolver cada Grupo na participação econstrução de todas as fases da encenação,passando pela representação, guarda-roupa,cenários, adereços, luz e música.

O trabalho nesta área será feito em ligaçãodirecta com a turma e com o professorresponsável, enquadrado na temática geral decada ano e permitindo uma interacção e umainterdisciplinaridade com o trabalho escolar.

Estão ainda disponíveis visitas guiadas a todoo edifício e actividades de encenaçãoprogramadas directamente com o Director doTeatro.

Algumas das Fases de TrabalhoEnquadramento histórico do espaço

A época de construção;Que tipo de espectáculos serviu o teatro;Os públicos antigamente e os seusinteresses;Os públicos de hoje e os seus interesses.

Divisão do Teatro em espaçosO Estar, o Ver e o Fazer.

Identificação das características técnicasTipo de mesas de som;Tipo de mesas de luz;O que são varas eléctricas ou electrificadas?;Os sistemas de ligação;A intercomunicação;A projecção multimédia.

Abordagem às questões de segurançaSinalética - para que serve?;Como sair da sala em caso de emergência?;Os materiais e as c arac teríst ic asobrigatórias;Os espaços com formas de segurançadiferentes.

ActividadesBreve simulação de funcionamento técnico

Luz, som, teia e sub-palco.

Passagem da linguagem teatral ao grupo, compequena simulação em palco

O que é uma rotunda?Quantas peças contém uma rotunda?Qual o nome de cada peça?Como funciona uma teia?Que linguagem específica se usa paracomunicar para a teia?O que é a direita de um palco?O que é a esquerda de um palco?Co m o s e d i v i d e o p a l co p a ra arepresentação?Que peças contém uma teia?

Como se faz chegar o espectáculo ao público?A preparação dos actores, bailarinos,músicos, etc.;A organização da luz, do som, dos cenários;Os técnicos e as suas funções.

Por onde passam os actores?Camarins, entradas e saídas, zonasinterditas e organização do espaço.

Page 49: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 54

ACADEMIA DE MÚSICA DE PONTE DE LIMA /ACADEMIA DE MÚSICA FERNANDES FÃO

É nosso conceito orientador a importância daMúsica na sociedade, como necessidadefundamental da educação e como parteintegrante do todo no desenvolvimento dascompetências intelectuais, emocionais esociais dos alunos. Numa escola de ensinoartístico os sectores em interacção - sociais,culturais e económicos - são vários edemonstradores de fortes assimetrias queimporta minimizar. Dois princípios sãoessenciais: uma abrangência longitudinal deactuação, através da diversificação das faixasetárias atingidas e um desenvolvimentosustentado que contrarie a lógica do efémerotão facilmente seguida por muitos educadoresem música.

A Academia de MúsicaFernandes Fão (AMFF) é, porp r e d i s p o s i ç ã o , u m ai n s t i t u i ç ã o d e e n s i n ovocacional da música, comisto significando que tentafazer chegar o ensino damúsica ao maior númeropossível de crianças e jovens,que diagnostica aptidõesprecoces e que orienta osj ove n s q u e p re te n d e mp r o s s e g u i r o e n s i n oespecializado da música. Masassume-se, igualmente, comov e í c u l o c u l t u r a l p o rexcelência na formação depúblicos, de ouvintes críticosde música e na abordagemmultidisciplinar das artes.

Estes princípios têm norteado o seu ProjectoEducativo, conferindo-lhe as característicasque constituem a sua forte identidade.

Projectos Desenvolvidos em 2010

Festival em Rotação - Este projecto, comumentre a Academia de Música Fernandes Fão e

o Curso de Música Silva Monteiro, assume-secomo um Festival que se desloca através deuma rede de locais, a nível nacional einternacional, que demonstram vontade de oacolher e tem como metas: i) Assumir o papelde agente formativo complementar e,simultaneamente, dinamizador cultural dosmeios envolventes onde se insere; ii) Criar umarede de escolas que potencie a implementaçãodo Festival, através de uma programaçãoanual.

Escola de Pais - Este projecto visa uma maiorar ticulação entre a instituição e osencarregados de educação, permitindo queos segundos possam participar de forma maispositiva na vida escolar dos seus filhos, atravésde um apoio mais fundamentado e eficaz. São

objectivos da Escola de Pais: i) Promover umespaço no qual os encarregados de educaçãopossam, através da participação emseminários organizados pela instituição,partilhar da experiência que os seuseducandos adquirem na formação ministradana escola; ii) Fomentar na instituição o diálogoe a coexistência intergeracional, tendo comoveículo a linguagem musical e as vivênciascomuns que ela proporciona.

Page 50: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 55

ACADEMIA DE MÚSICA DE PONTE DE LIMA /ACADEMIA DE MÚSICA FERNANDES FÃO

Atelier do Som: CEI - O Atelier do Som:"criar�experimentar�interpretar" surgiucom a pertinência de contribuir para o "fazermúsica" de uma forma diferente, com alunosque frequentam a Iniciação Musical (alunosde 8 e 9 anos). Segundo Snyders, "o ensino damúsica pode fazer ouvir e, portanto, se fazerouvir". São finalidades fulcrais, o estimular eexplorar no aluno a criatividade, pois, segundoMársico, "�, qualquer que seja o resultado dotrabalho criativo, haverá sempre umenriquecimento certo daquele que põe emj o g o s u a s f u n ç õ e s i m a g i n a t i v a s ".Acrescentando ainda, que, "o trabalho decriação musical, propriamente dito, precisaser precedido por amplas oportunidades deexploração, descoberta, manipulação eexperimentação com materiais sonoros. Acriança compõe, recompõe, experimentandocom os elementos extraídos de sua experiênciasonora global". Este atelier funcionou aosfins-de-semana e períodos de interrupçãolectiva e teve como objectivos: i) Elaborarpequenas composições, descobrindo eredescobrindo o som; ii) Interpretar as suascomposições recorrendo ao Instrumental Orff,Boomwhackers, voz e materiais nãoconvencionais recolhidos pelos alunos; iii)Contribuir para a inovação do ensino daIniciação Musical na Academia de MúsicaFernandes Fão.

Música no Reino da Fantasia - O projecto deitinerância visou a utilização de histórias epoesia musicados e, com a finalidade depromover a literacia, incentivar as populaçõesà leitura, utilizando estratégias lúdicas defruição de um mundo onírico pela música, emperformance ao vivo, utilizando diferentesgrupos etários de instrumentistas, cominstrumentos variados e pela narração,utilizando actores, crianças e jovens. Esteprojecto foi desenvolvido em parceria com asBibliotecas de Ponte de Lima, de Viana doCastelo (na hora do conto sénior), de Vila Praiade Âncora e de Caminha e teve como

objectivos: i) Alargar o vocabulário utilizadopelas linguagens materna e musical; ii)Proporcionar experiências criativas ao nívelartístico para o público mais jovem e maisidoso; iii) Dinamizar cultural e musicalmentea região, através de estratégias motivadorase diversificadas; iv) Privilegiar zonasdesfavorecidas em termos de oferta cultural;v) Formar públicos motivados para a leitura epara espectáculos musicais de qualidade. Apoesia e a prosa de escritores portuguesesforam musicados e apresentados por alunose professores da AMFF, nos locais acimareferidos.

Projecto M.O.F.O.S. - Desconstruindo oconceito de MOFO, como algo antiquado,bolorento e sem interesse, obteve-se "Música- Outras FOrmas de Sentir" que articulamoscom um antigo projecto "A Música na Rota dosEspaços". São objectivos do M.O.F.O.S.: i)Promover diferentes tipos de música e deexperiências artísticas, contribuindo para ogosto pela Música e pela sua prática,proporcionando vivências musicais aos alunose a diversos sectores da população, alargandopúblicos e dignificando o sistema educativo ea Música em geral; i i) Proporcionarexperiências criativas ao nível artístico paraos alunos; iii) Contribuir para uma melhoraceitação de diferentes manifestaçõesmusicais, através do alargamento dacompreensão do fenómeno musical emdiferentes vertentes de actuação; iv) Fomentaro conceito de cidadania, através do respeitopela diversidade cultural e artística; v)Revital izar espaços p otencialmentepossuidores de um ambiente favorável àfruição da Arte, pela sua construção,enquadramento e/ou localização.

Page 51: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 56

ACADEMIA DE MÚSICA DE PONTE DE LIMA /ACADEMIA DE MÚSICA FERNANDES FÃO

Concursos - Os Concursos promovidos pelaAMFF, nomeadamente o "Concurso Ibérico dePiano no Alto Minho", realizado na primeirasemana das férias de Páscoa, o "ConcursoInterno de Sopros", realizado na últimasemana de Junho e o "Concurso de Desenhode Instrumentos Musicais", dirigido àpopulação infantil dos Jardins-de-Infância eEscolas do 1º ciclo, para o "Trivia Musicalis",jogo em elaboração durante este ano e aimplementar em 2011, pretenderamcontribuir para o gosto pela Música e pela suaprática e desenvolver a criatividade atravésda abordagem multidisciplinar da música,literatura e artes visuais, proporcionandovivências musicais aos alunos e alargando-asnuma perspectiva do seu crescimento humanoe artístico e do seu conhecimento de técnicase de repertório. Os objectivos enunciados sãode natureza artística, profissional e social, asaber: i) Proporcionar o convívio musical entreos níveis etários mais jovens; ii) Permitir umenriquecimento artístico e técnico a jovensque se dedicam ao estudo da música; iii)Divulgar a obra de artistas portuguesescontemporâneos; iv) Divulgar repertórioinstrumental pouco apresentado em público;v) Dinamizar cultural e musicalmente a região;vi) Promover o intercâmbio cultural entreinstituições vocacionadas para o ensino daMúsica em Portugal; vii) Favorecer oscontactos entre docentes e discentes dediferentes instituições, permitindo oalargamento de horizontes e mentalidades.

Academia de Verão - Durante o mês de Julhoa Academia acolheu, em Vila Praia de Âncorae em Ponte de Lima, cento e vinte crianças ejovens que frequentaram ateliers deimprovisação, de pintura, de dança, de históriada música e ciclos de cinema e master classesde piano, guitarra, acordeão, clarinete epercussão, com professores convidados,portugueses e estrangeiros.

Outras actividades - Festival da Primavera,com um espectáculo em Ponte de Lima, a quese fez referência no local próprio, e Percursosda Música que mereceu o devido destaqueneste dossier.

Page 52: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 57

PUBLICAÇÕES MUNICIPAIS

Page 53: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 58

Co m o d i s s e m o s a q u a n d o d aapresentação desta candidatura, oMunicípio de Ponte de Lima é umareferência em termos nacionais no querespeita à edição livreira. As obras coma chancela do Município sãoreconhecidas pelo rigor científico ecultural com que são encaradas na suaexecução, bem como com o nívelartístico que enriquece, em termosbibliográficos, os volumes, os quaissão entregues a especialistas emdesign, ilustração e paginação, nosentido de se tornarem maisapelativos para a respectiva leitura emais agradáveis ao olhar. Saliente-seainda que muitas das ediçõesmunicipais se encontram esgotadas esão muito procuradas pelos bibliófilosem tudo quanto é alfarrabista.

No presente ano, até ao momento, foramapresentadas quatro obras.

CARDONA, Paula Cristina Machado - O PerfilArtístico das Confrarias em Ponte de Lima naÉpoca Moderna. Município de Ponte de Lima:Ponte de Lima, 2010. 660 p. ISBN 978-972-8846-06-0. Esta obra foi apresentada no dia 4de Março, Dia de Ponte de Lima, em cerimóniasolene que, em termos culturais, teve comotemática central o período Barroco, atendendoao contexto da publicação, cujo Prefácio é daautoria da conceituada especialista em ArteBarroca Prof.ª Doutora Natália MarinhoFerreira-Alves. Na Apresentação escrita daobra pode ler-se: "A aturada pesquisadocumental a que a Autora procedeu [�] incluiuos respectivos inventários da fábrica, osacórdãos da Mesa, as admissões de Irmãos e ascontas gerais de receita e despesa, masestendeu-se também às actas das Vereações daCâmara Municipal e às Notas dos Tabeliães,onde recolheu um imenso manancial deinformações que permitiu identificar a origemde muitas peças e a sua autoria e listar um

extenso rol de artistas das mais diversas áreaslaborando em Ponte de Lima e nas suasproximidades, que responderam ao apelomecenático das Confrarias". Trata-se de umextenso volume de 664 páginas que "constituimais um precioso contributo para a história daCultura em Ponte de Lima, que nos orgulhamosde incluir" na Série Estudos e Documentos, como número 3, da publicação Arquivo de Pontede Lima.

VIEIRA, Ovídio de Sousa; BARBOSA, Eva;RODRIGUES, Gonçalo - 6.º Festival Internacionalde Jardins: Kaos no Jardim / 6th InternationalGarden Festival: Kaos in the Garden. Municípiode Ponte de Lima: Ponte de Lima, 2010. 125 p.ISBN 978-972-8846-29-9. Trata-se do livro queapresenta a edição do presente ano do FestivalInternacional de Jardins e que foi tornadopúblico na inauguração do evento, presididapela Senhora Ministra do Ambiente e doOrdenamento do Território, Eng.ª DulcePássaro, que teve lugar no dia 28 de Maio. Comu m a a p r e s e n t a ç ã o v a n g u a r d i s t a , atransparecer a dinâmica do Festival

Page 54: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 59

nternacional de Jardins, anualmente, éeditada uma publicação bilingue dereferência, em português e inglês, em quea alta qualidade da impressão e dasimagens é uma constante. Neste volume,o sexto da colecção, para além daapresentação do Festival e de todos osprojectos/jardins que o integram, comdescrições e listagens de plantas e de todosos inter venientes em termos deconcepções artísticas e técnicas, houveainda lugar para um convite à fruição daspaisagens que Ponte de Lima encerra, numtexto com o título "Ponte de Lima, AliançaPerfeita da Paisagem com a Biodiversidade".Uma última palavra para as excelentesfotografias, da autoria do reputadoFotógrafo Limiano Amândio de SousaVieira e para o trabalho da DesignerLimiana Madalena Martins (Zain).

DANTAS, Luís - Os Garranos na PenínsulaIbérica. Ponte de Lima: Município de Pontede Lima, 2010. 92 p. ISBN 978-972-8846-31-2. Este trabalho foi apresentadopublicamente na cerimónia oficial deinauguração da IV Feira do Cavalo de Pontede Lima, em 24 de Junho. O autor, naturalde Ponte de Lima, já nos habituou aadmirar os seus trabalhos, executados comrigor e seriedade, em que os aspectoscientíficos, nunca descurados, são aliadosa uma forma de escrita leve mas, ao mesmo

tempo, encantadora, como se estivessea conversar connosco. As palavras deLuís Dantas têm esse sentido fácil decomunicar o seu saber, sem entraves,conseguindo agradar a todo o tipo deleitores. Profusamente ilustrado comfotografias de Amândio de Sousa Vieira,o livro analisa o desenvolvimento destaraça autóctone ao longo dos tempos,desde a Pré-História aos nossos dias e arespectiva expansão nas diversas partesdo mundo onde há conhecimento dasua existência, sem descurar aspectostão importantes como o Garrano nasFeiras e Romarias e o Garrano naLiteratura.

Page 55: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 60

COSTA, Miguel (Fotografia) - Ponte de LimaTerra Rica da Humanidade: A Wealth ofHumanity. Ponte de Lima: Município de Pontede Lima, 2010. 160 p. ISBN 978-972-8846-32-9. A cerimónia de apresentação pública destelivro ocorreu no Teatro Diogo Bernardes nodia 19 de Setembro. Trata-se, mais do que umamonografia, de um autêntico álbumfotográfico em que as imagens colhidas porMiguel Costa, soberbamente mescladas numexcelente trabalho de paginação e design deFernando Coelho, nos surpreendem páginaapós página e que nos ajudam a descobrir as

belezas dos muitos cantos e recantos quecaracterizam a Vila e o Concelho de Ponte deLima. Com textos de Ângela Rodrigues e deum grupo alargado de jornalistas, o ritmo, acor e a alegria são constantes ao longo das 160páginas que compõem este livro, encadernadocom capa dura, cuja beleza é, de igual maneira,digna de realce. Será certamente um deleite euma grande satisfação, quer para os naturaisquer para todos quantos queiram conhecermelhor Ponte de Lima, deixar-se inebriar poreste belíssimo conjunto, onde o equilíbrio sealia à beleza de uma maneira muito singular.

Até ao final do ano serão ainda apresentadasas seguintes obras:

Paisagem Protegida das Lagoas deBertiandos e S. Pedro de Arcos: UmaEscola de Ambiente, Natureza e MundoRural, a apresentar no dia 11 deDezembro, nas Comemorações dos 10anos da criação da Área de PaisagemProtegida.

Sarrabulho de Ponte de Lima: aGastronomia da Tradição, coordenadopor Nuno Vieira e Brito e Ana Paula Vale.

Page 56: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 61

DIVULGAÇÃO

Page 57: Programação Cultural de Ponte de Lima 2010

Prémio Melhor Programação Cultural 2010 62

A finalizar este documento, uma últimapalavra para a divulgação do vastomovimento cultural que Ponte de Lima temtodo o gosto em apresentar, demonstrandoque, embora longe dos centros maisconceituados na produção cultural, épossível ter uma Programação CulturalAutárquica pautada pela excelência e emperfeita conjugação com a educação e aspolíticas de integração e cidadania.

Por isso, torna-se necessário difundir tudoquanto seja actividade, muitas vezes atravésde campanhas "agressivas", utilizando meiosinformáticos e gráficos.

O sítio internet municipal (www.cm-pontedelima.pt) é, sem qualquer dúvida, ummeio eficaz de publicidade e a forma clara eprecisa como se noticiam os eventos,torna-o uma ferramenta imprescindível.Aqui, todos os interessados podem recorrerao serviço que permite subscrever várioscanais de notícias dos websites municipais(feeds rss - Really Simple Syndication),permitindo-lhe ficar informado sobre osacontecimentos municipais e do Concelho,os próximos eventos, agenda cultural, etc...Mais em concreto, o cidadão poderásubscrever qual a categoria (economia,cultura, autarquia, desporto, etc.) de notíciasque deseja receber.

Em paralelo, outros sítios internet forneceminformação preciosa, como o da Área dePaisagem Protegida das Lagoas deBertiandos e de S. Pedro de Arcos(www.lagoas.cm-pontedelima.pt), o doFestival Internacional de Jardins de Pontede Lima (www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt), o da Feira do Cavalo de

Ponte de Lima (www.feiradocavalo.com) eo d o M u s e u d o s T e r c e i r o s(www.museudosterceiros.com).

De destacar que, para além da divulgaçãode manifestações culturais, qualquer um dossítios referidos é um manancial dei n f o r m a ç ã o q u e p o d e c o n t r i b u i rsobremaneira para a elevação cultural doscidadãos.

Também as redes sociais não são descuradase o Facebook alberga perfis do Município,do Albergue de Peregrinos, do FestivalInternacional de Jardins, da Feira do Cavaloe do Teatro Diogo Bernardes, os quais, noseu todo, somam milhares de aderentes querecebem, de forma prática e eficaz, todas asinformações dos eventos levados a cabo pelaAutarquia.

Mensalmente, é editada uma AgendaCultural de bolso com toda a programaçãoa realizar no Concelho, a qual pode tambémser consultada online (http://www.cm-pontedelima.pt/agendascultural.php).

Além disso, para os grandes eventos,recorre-se a spots televisivos e radiofónicos.Para o conjunto das manifestações culturaiso u t ra s s o l u çõ e s t a m b é m n ã o s ã odescuradas: cartazes, programas, flyers,outdoors, faixas publicitárias, publicidadenas viaturas da Autarquia, mensagens porsms, convites personalizados, etc�

Como se depreende, o marketing cultural éuma realidade e todos os esforços sãopoucos para criar mais-valias nas nossaspopulações nessas áreas de importânciamaior que são a educação e a cultura.