Programação | dezembro 2014

44
Dezembro | 2014 PROGRAMAÇÃO Sorocaba VIDA DE CIRCO SEMANA INCLUSIVA Foto: Divulgação

description

Confira nossa programação de dezembro e agende-se

Transcript of Programação | dezembro 2014

Page 1: Programação | dezembro 2014

Dezembro | 2014PROGRAMAÇÃO

Sorocaba

VIDA DE CIRCOSEMANA INCLUSIVA

Foto

: Div

ulga

ção

Page 2: Programação | dezembro 2014
Page 3: Programação | dezembro 2014

dança 20

30intergerações 17

idosos 16

teatro 15

esporte e atividade física 21

artes visuais

4

crianças

turismo social

Venda de ingressos - apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo:

InternetNa internet, todas terças, as vendas começam a partir das 18h.

BilheteriasNas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.

Trabalhador do comércio de bens, serviços eturismo matriculadosno Sesc e dependentes(Credencial Plena)

Aposentado, pessoacom mais de 60 anos,pessoa com deficiência, estudante e servidorda escola públicacom comprovante

Credencial Atividades / Inteira

Legendas

Classificação Indicativa

Livre para todos os públicos

Não recomendado para menores de 10 anos

Não recomendado para menores de 12 anos

Não recomendado para menores de 14 anos

Não recomendado para menores de 16 anos

Não recomendado para menores de 18 anos

ações para a cidadania

cultura digital

meio ambiente

7

8

28

32

35

cinema 11

música 12

jovens 27

saúde 26

circo 31

literatura 30

Page 4: Programação | dezembro 2014

2

INFORMAÇÕESTrabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc.

CREDENCIAL PLENA

• trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*.

• dependentes

cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma.

filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF efoto 3x4*.

filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais.

tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*.

pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união.

A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES

A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos.

• Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*.

*A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.

Page 5: Programação | dezembro 2014

3

editorialTRADIÇÃO DE RENOVAR

Chega dezembro e junto a sensação de lembrar o que fizemos durante o ano. Nossa memória traz sorrisos infantis e adultos no Arte para Crianças; jovens antenados nos projetos #TahLig@do e Tempero Jovem; idosos aproveitando vivências; a diversidade de público curtindo shows variados ou famílias almoçando ao som do Música de Bandeja, além dos participantes do Clube do Pedal que se reúnem mesmo em dia de chuva. Nossa motivação a cada dia é presenciar o público aproveitando todas as atividades.

Neste mês, nossa programação reafirma essa proposta. Destacamos a Semana Inclusiva, com atividades para todas as pessoas, com e sem deficiências. Ao pensar em saúde, atentamos para o Dia Mundial de combate a AIDS, com uma palestra sobre a sexualidade na velhice. O uso abusivo de fármacos é o tema da palestra Loucura Pouca é Bobagem.

O Festival de Música de Câmara chega com a renovação do estilo, nas apresentações de artistas nacionais e estrangeiros. E renovar é o que propõe Gabriel O Pensador, com o show “Sem Crise”. Na outra ponta, a tradição do blues ressoa nas sextas de música da unidade, com a lenda viva do Chicago Blues Jimmy Johnson e a experiência de trinta anos de estrada de Duca Belintani.

As atividades refletem nossa tradição em renovar. O cotidiano de uma cidade representado em teatro é a sinopse da montagem apresentada pelo Grupo Macunaíma CPT. Frestas - Trienal de Artes continua atraindo a atenção do público, com a arte de vários países e sua programação transdisciplinar. Na dança, afloram oficinas e interações com o público, além do silêncio como forma de expressão no espetáculo da Cia. francesa À Fleur de Peau. Buscando a diversão e lazer no esporte, teremos a Maratona de Revezamento na Esteira, além de entrarmos no clima natalino com o Passeio Ciclístico Luzes de Natal em São Paulo. E como há muitos flashes em dezembro, preparamos oficinas de fotografia de comidas e de viagens, para o registro de boas lembranças das festas.

Aproveite as atrações de dezembro e prepare-se, pois o Sesc Verão vem aí!

Page 6: Programação | dezembro 2014

ações para a cidadania

4

De 2 a 7 de dezembro, o Sesc São Paulo promove a Semana Inclusiva, em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Apresentações diversas, oficinas e muitas atividades que estimulam o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiências, em ações culturais, esportivas e de lazer. As atividades são gratuitas e acessíveis nas unidades do Sesc na Grande São Paulo, Interior e Litoral.

Foto

: Div

ulga

ção

DIA 7 VICTOR ROLFSEN GROUP

Semana inclusiva

Page 7: Programação | dezembro 2014

LITERATURAMEDIAÇÃO DE LEITURA TÁTILCom equipe do SescLeitura de histórias infantis com objetos, texturas e sons.

XDia 6, sábado, às 14h.Espaço de brincar. Grátis.

LEITURA ACESSÍVELA biblioteca do Sesc Sorocaba conta com equipamentos de acessibilidade para leitura, como ampliador de caracteres, leitor eletrônico e a linha braile.

XDe 2 a 30, terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Biblioteca. Grátis.

CRIANÇASNARRAÇÃO DE HISTÓRIAS COM INTÉRPRETE DE LIBRASHistórias contadas e cantadas para encantar a criançada e propor a imersão no universo lúdico da literatura. Junto com a narradora, a intérprete de libras torna a atividade acessível a pessoas com deficiência auditiva.

XDia 6. Sábado, às 16h.Convivência. Grátis.

MÚSICAVICTOR ROLFSEN GROUPVictor Rolfsen, 21 anos, é multi-instrumentista, arranjador e compositor na vertente da MPB e do pop. Como músico, constitui um exemplo de superação individual, dada sua deficiência visual desde o primeiro ano de vida. Discípulo do guitarrista Mozart Mello e do pianista Lucas Vargas, apresenta o show “Por dentro, O Sol”, privilegiando canções em parcerias com Tatá Aeroplano, Gianna Viscardi, Rudy Bier e releituras de artistas ibero-americanos.

XDia 7, domingo, às 13h.Convivência. Grátis.

5

DE 1 A 30 LEITURA ACESSÍVEL

Foto

: Div

ulga

ção

Page 8: Programação | dezembro 2014

CIRCOVIDA DE CIRCO Com Companhia Circodança Suzie BianchiCom uma linguagem poética e contemporânea, os artistas circenses e bailarinos interpretam a história da cigana Laura e sua trupe que vivem em uma lona de circo. Laura conta o cotidiano do circo através de números aéreos como lira, tecido, trapézio, acrobacias de solo, esquetes de clown e coreografias de dança contemporânea e dança de salão. O elenco é composto por 10 artistas, parte deles com deficiência, que atuam juntos há alguns anos.

XDia 7, domingo, às 17h.Ginásio. Grátis.

AÇÕES PARA A CIDADANIAOFICINA: NOS CAMINHOS DA PERCEPÇÃO – UMA VIAGEM AO UNIVERSO DA PESSOA CEGA ATRAVÉSDO ORIGAMICom Oséias MingatiA oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes atividades em que eles possam experimentar novas formas de se relacionar e perceber o mundo circundante, a partir das sensações e da percepção, particularmente através do “tato ativo”. Esta técnica propõe um breve questionamento gerador sobre a forma de perceber da pessoa com deficiência visual, utilizado como diretriz para o desenvolvimento das

atividades práticas com o origami (dobradura de papel).

XDia 6, sábado, às 14h.Sala 1. Grátis. 30 vagas.

ESPORTEESPORTES ADAPTADOSCom instrutores de atividades físicoesportivas do SescVivências dentro da recreação esportiva orientada, em esportes adaptados para deficientes físicos e sensoriais, com o objetivo de difundir e fomentar os esportes adaptados de participação. Serão apresentadas possibilidades e muitas curiosidades sobre vários esportes adaptados

conquistas de equipes de pessoas com deficiência da nossa região e do Brasil.

PARABADMINTON XDias 6 e 7, sábado e domingo,

às 11h.Ginásio.

ATLETISMO (LUDUS) XDia 6, sábado, às 11h.

Campo de grama sintética.

HANDEBOL PARALÍMPICO XDia 6, sábado, às 14h.

Ginásio.

TÊNIS DE MESA PARALÍMPICO

XDia 7, domingo, às 14h.Ginásio.

Foto

: Div

ulga

ção

DIA 7 VIDA DE CIRCO

6

Page 9: Programação | dezembro 2014

OFICINASSala de Internet Livre. Inscrições no local.16 Vagas.

LAB ARDUINO Com instrutores da Internet/MultimídiaBaseado na linguagem Processing, Arduino é tanto uma linguagem de programação quanto uma peça de hardware muito utilizada em eletrônica, robótica, automação e artes digitais. Desde a programação de LEDs coloridos até a coleta de dados com sensores de movimento, a ideia deste laboratório é a troca de conhecimentos e a ponte entre arte e tecnologia.

XDias 2, 3 e 4, terça a quinta, às 19h30. Sequencial.

SEGURANÇA NA NET Com instrutores da Internet/MultimídiaBate-papo sobre precauções e prevenção contra o cyberbullying e a segurança das crianças na Internet.

XDia 6, sábado, às 16h.

BIG DATA E REDES SOCIAIS Com instrutores da Internet/MultimídiaAo utilizar redes sociais todos deixamos rastros na forma de dados que são usados para conseguir informações sobre os mais diversos temas. Vamos ver como estes dados são usados e como cada pessoa pode tirar proveito deles.

XDias 5 e 19, sextas, às 19h.

INTRODUÇÃO AO VIDEO MAPPING Com Rodrigo RezendeA oficina oferece ao público uma maneira fácil, dinâmica e gratuita de se trabalhar com projeções mapeadas e também apresenta os princípios básicos da linguagem do audiovisual.

XDias 9, 10, 11 e 12, terça a sexta, às 18h30. Sequencial.

INTRODUÇÃO AO PROCESSINGCom instrutoresda Internet/MultimídiaProcessing é um linguagem de programação voltada para iniciantes e muito utilizada nas artes visuais e visualização de dados. Neste encontro são trabalhados recursos de criação de formas, imagens e captura de dados para a geração de conteúdo interativo.

XDias 16, 17 e 18, terça a quinta, às 19h30.

COMIDA EM FOCO Com instrutores da Internet/MultimídiaVamos olhar para esse estilo de fotografia e nos preparar para as fotos de fim de ano.

XDias 13 e 14, sábado e domingo, às 16h.

cultura digital

7Foto: Divulgação

Page 10: Programação | dezembro 2014

artesvisuais

8

Projeto transdisciplinar

Idealizado pela equipe do Sesc Sorocaba, o projeto busca contribuir para a formação de público em arte contemporânea em Sorocaba e para a difusão desta linguagem no interior. Nesta primeira edição de Frestas - Trienal de Artes, o projeto curatorial, assinado por Josué Mattos, propõe uma reflexão a partir da interrogação “O que seria do mundo sem as coisas que não existem?” e contempla diferentes núcleos expositivos ao longo de seus sete meses de duração. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e com apoio do Pátio Cianê Shopping, Frestas traz a Sorocaba artistas de diversas partes do mundo, muitos deles pela primeira vez no país, além de artistas brasileiros de diversas gerações, com obras concebidas especialmente para a Trienal.

XAté 3 de maio de 2015.Grátis. Mais informações: sescsp.org.br/frestasPara visita monitorada de grupos, envie um e-mail para:[email protected]

Frestas - Trienal de artes “

Wat

er C

argo

” e “E

xit B

all”,

obr

as d

e Ro

mua

ld H

azou

- Fo

to: D

anie

l Cot

rim

Page 11: Programação | dezembro 2014

LOCAISSesc Sorocaba

XDe terça a sexta, das 9h às 21h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Barracão CulturalAv. Afonso Vergueiro S/N, ao lado da estação ferroviária, Centro. Sorocaba/SP

XDe terça a sexta, das 9h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h30.

9

Ate

liê A

bert

o p

ara

a In

venç

ão d

o In

exis

tent

e -

Foto

: Dan

iel C

otri

m

Museu da Estrada de Ferro SorocabanaRua Álvaro Soares, 553, Centro. Sorocaba/SP(15) 3231.1026

XDe terça a sexta, das 9h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h30.

Palacete ScarpaEndereço: Rua Souza Pereira, 448, Centro. Sorocaba/SP(15) 3211-2911

XDe terça a sexta, das 9h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h30.

Pátio Cianê Shopping - LOJA 118Av. Doutor Afonso Vergueiro, 823 - Loja 118-1, Centro. Sorocaba/SP(15) 3333-3333

XDe terça a domingo, incluindo feriados, das 12h às 18h.

“Sou

veni

r”, o

bra

de F

ayça

l Bag

hric

he -

Fot

o: D

anie

l Cot

rim

Page 12: Programação | dezembro 2014

SALA DE CINEMAWE ARE NOT ALONE IN THE UNIVERSE(Direção: Kristina Norman, Estônia, 2010, 15 min.)

DEUS EX MACHINA(Direção: Jonas Arrabal, Brasil, 2014, 15 min.)

TELOS(Direção: Vasco Araújo, Portugal, 2011, 25 min.)

CHTO DELAT?

L´IMAGE MANQUANTE(Direção: Rithy Panh, França,2013, 90 min.)

O FIM DO SEM FIM(Direção: Lucas Bambozzi, Cao Guimarães e Beto Magalhães, Brasil, 2001, 93 min.)

CANTOS DE VIAJE(Direção: Fernando Arias, Armênia/ Colômbia, 2014, 43 min.)

ATELIÊ ABERTO PARA A INVENÇÃO DO INEXISTENTEAo longo de todo o período de realização da Trienal, o segundo andar do prédio do Sesc Sorocaba está ocupado por um ateliê à disposição do público de todas as faixas etárias. A partir de oficinas, encontros com artistas e projetos especialmente desenvolvidos para o espaço, materiais que vão desde simples papeis e tintas até pregos e arames podem ser usados para a construção de engenhocas, esboços, poesias e traquitanas que nunca antes existiram.

XAté 3 de maio/2015 .

CIDO GAROTO E OS REIS DO CURURU om 10 anos de carreira, o grupo sorocabano mantém fielmente a arte caipira do desafio cantado, marcado pelas rimas improvisadas, pelo acompanhamento da viola e por muito bom humor. Nesta apresentação, o grupo, liderado por Cido Garoto, cria seus versos a

partir de temas inspirados nos trabalhos que integram a primeira edição de Frestas - Trienal de Artes, em um movimento que desmistifica a aparente contradição entre regional e global, tradicional e contemporâneo.

XDias 6 e 20, sábados, às 17h .Convivência. Grátis.

TAPETÃO Estagiários x PatrõesO artista Kauê Garcia convida para uma partida de futebol entre estagiários e patrões. Por meio de algumas mudanças no formato do campo e nas regras, este jogo-estético propõe a experiência de uma relação horizontalizada entre empregado/empregador. As inscrições estão abertas a todos os interessados, sem restrição quanto a sexo, idade ou limite de participações.

XDia 13, sábado, às 16h.Campo de Grama Sintética. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

10

Foto

: Dan

iel C

otri

m

Ate

liê p

ara

a In

venç

ão d

o In

exis

tent

e -

Foto

: Dan

iel C

otri

m ATELIÊ ABERTO PARA A INVENÇÃO DO INEXISTENTE

Page 13: Programação | dezembro 2014

11

cinema

CURTAS CINEFEST Exibição dos curtas premiados no CineFest Votorantim 2014.

XDia 9, terça, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.275 lugares.

Cin

efes

t - H

otel

Far

rapo

s -

Foto

: Div

ulga

ção

ILUSTRADORIAO projeto propõe estimular a troca de ideias e contatos entre desenhistas e pessoas ligadas ao mercado de ilustração de maneira geral, em um ambiente descontraído que estimule a criação.

ENCADERNAÇÃO Com Douglas Soares NogueiraTécnicas de encadernação simples sem uso de máquinas especiais, apenas apetrechos básicos encontrados em qualquer papelaria.

XDias 6 e 7 (turma I) / Dias 13 e 14 (turma II), sábados e domingos, às 15h.Foyer do teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.15 vagas.

CINEMA EM REFLEXÃOCom Marcelo DominguesApós as sessões, o cineasta e curador do CineCafé Marcelo Domingues conduz um bate-papo com o público sobre os filmes assistidos.

XDias 9 e 16, terça, às 21h.Teatro. Grátis.

Page 14: Programação | dezembro 2014

música

12

CHORO DAS 3 Boca de GoiabaCom treze anos de carreira, o Choro das 3 lança seu quarto álbum, “Boca de Goiaba”. Trazendo apenas músicas inéditas compostas pelo grupo e seus amigos, o disco foi lançado em uma turnê de três meses pelos Estados Unidos. O repertório, executado com a participação de convidados especiais é baseado no choro, passeando ainda pelo baião, frevo, polca e música clássica.

XDia 14, domingo, às 19h.Teatro.

R$ 5,10 R$ 8,50 R$ 17,00275 lugares.

GABRIEL O PENSADOR Sem CriseO rapper, compositor e escritor iniciou sua carreira, em 1992, ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”. No currículo, oito discos, um DVD e prêmios no VMB e Prêmio da Música Brasileira. “Sem Crise” é o último disco de Gabriel, que marca sua volta ao estúdio depois de sete anos. Misturando rap, rock e ritmos brasileiros, marca do compositor, o disco conta com participações de Carlinhos Brown, Rogério Flausino, Nando Reis, Jorge Ben Jor, Afroreggae, entre outros.

XDia 18, quinta, às 20h.Ginásio.

R$ 6,00 R$ 10,00 R$ 20,00

AÇÃO EXTERNACHORO DAS 3 Formado pelas irmãs Corina (flauta e flautim), Lia (violão de 7 cordas) e Elisa (bandolim, clarinete, banjo e piano), com o acompanhamento do pai, Eduardo (pandeiro e percussão), o Choro das 3 vem se destacando no cenário musical ao longo dos treze anos de carreira. Neste show, apresenta seu novo trabalho e algumas músicas natalinas.

XDias 4, 5, 9, 11 e 13, às 20h.Dia 4, quinta - Itapetininga. Dia 5, sexta - Itu.Dia 9, terça - Itararé – às 16h.Dia 11, quinta - Itapeva.Dia 13, sábado - São Roque.Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 15: Programação | dezembro 2014

FESTIVAL MÚSICA DE CÂMARACom a curadoria de Claudia Toni, o festival pretende atrair novas plateias, oferecer um repertório renovado, estimular a escuta de conjuntos pouco conhecidos, além de apresentar ensembles nacionais e internacionais com diferentes trajetórias.Teatro. 275 lugares.

LUTOSLAWSKI O Quarteto Lutoslawski, criado em 2007, é composto por jovens artistas que são os líderes de naipe na Orquestra Filarmônica de Wroclaw, na Polônia. Bartosz Woroch (primeiro violino), Marcin Markowicz (segundo violino), Artur Rozmysłowicz (viola) e Maciej Młodawski (violoncelo), se apresentaram nos principais festivais do gênero, incluindo o Wratislavia Cantans, o Festival Ensemble, o Música Nova Polônica Festival, o Jazztopad, entre outros.

XDia 2, terça, às 20h. R$ 12,00 R$ 20,00 R$ 40,00

CALEFAX - INFANTIL A ‘Brigada Calefax’ trabalha em uma fábrica de tubos. Ou será uma fábrica de binóculos? A cada dia é a mesma rotina, à qual os cinco homens se adaptaram muito bem. Eles formam uma equipe bem azeitada, cujas ações se encaixam tão bem que parece que eles estão fazendo música, embora eles próprios não tenham consciência disso.

XDia 3, quarta, às 15h. R$ 9,00 R$ 15,00 R$ 30,00

CALEFAX O Quinteto Calefax se estabeleceu há mais de 25 anos e se apresenta hoje em todo o mundo, sobretudo pela originalidade de sua formação instrumental. Seus cinco integrantes organizam, recompõem e interpretam obras escritas nos últimos oito séculos, fazendo um repertório que vai da música antiga ao período clássico e do jazz até premières de obras recém-escritas a seu pedido.

XDia 3, quarta, às 20h. R$ 12,00 R$ 20,00 R$ 40,00

QUARTETO CARLOS GOMES A missão do Quarteto Carlos Gomes é divulgar a música brasileira, a latino-americana e a música de nosso tempo, sem abrir mão da interpretação do amplo repertório composto para esta formação. O Quarteto realiza trabalho de pesquisa junto a bibliotecas e museus com o intuito de recolher material nunca gravado e, muitas vezes, nunca executado em público.

XDia 4, quinta, às 20h. R$ 9,00 R$ 15,00 R$ 30,00

BRASIL GUITAR DUO O Brasil Guitar Duo foi vencedor do Concert Artists Guild International Competition e saudado pela revista Classical Guitar, em 2006, por sua “maturidade musical e virtuosismo técnico”. O Duo apresenta tanto o repertório clássico como a world-music. Sua programação inovadora apresenta uma combinação perfeita de obras tradicionais e brasileiras. João Luiz e Douglas Lora já têm um crescente catálogo de gravações aclamadas pela crítica.

XDia 5, sexta, às 20h. R$ 9,00 R$ 15,00 R$ 30,00DIA 3 CALEFAX

13

Foto

: Mar

co B

orgg

reve

Page 16: Programação | dezembro 2014

SOM NA ÁREAJIMMY JOHNSONJimmy Johnson, 85 anos, pertence ao seleto time das lendas do blues norte-americano, do qual fazem parte Magic Sam e Albert King e sobrevive representado por poucos ainda vivos, como BB King e Buddy Guy. Realizou turnês mundiais com Otis Rush e Jimmy Dawkins, porém foi só com sua primeira indicação ao Grammy em 1978, com o álbum antologia “Living Chicago Blues” (Alligator), que se confirmou definitivamente como a lenda viva do Chicago Blues.

XDia 12, sexta, às 20h.Convivência. Grátis.

DUCA BELINTANI Com o sucesso do seu recente trabalho “Na Trilha do Blues”, onde mostra o blues em todas as suas formas de maneira instrumental, Duca agregou outros clássicos para essa nova série de apresentações. Neste formato apresenta “Sweet Home Chicago”, “Crossroads Blues”, “How Long Blues” costuradas com as autorais “Descarrilhando”, “Ribeirão” e “L/R Blues”, dando um apanhado geral de seus 30 anos de estrada no estilo.

XDia 19, sexta, às 20h.Convivência. Grátis.

EMPULSOApostas musicais da equipe do Sesc Sorocaba. Trabalhos de vanguarda que apontam uma luz no cenário atual e merecem ser compartilhadas.

SÉRGIO PERERÊ Cantor, compositor e multi-instrumentista, Sérgio Pererê, com sua voz potente, timbre peculiar e composições profundas, é um dos artistas mais reconhecidos da música mineira. No show, o compositor revisita sua obra, sobretudo as canções que privilegiam o encontro das sonoridades afro e latino-americanas. São utilizados instrumentos percussivos e harmônicos de culturas diversas com o intuito de convidar os espectadores a navegar entre as várias ramificações da música étnica mundial.

XDia 13, sábado, às 20h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.275 lugares.

14

Foto

: Div

ulga

ção

DIA 12 JIMMY JOHNSON

Page 17: Programação | dezembro 2014

teatroMÚSICA DE BANDEJANos almoços de domingo, shows acompanham o cardápio especial da Comedoria.

XDomingos, às 13h.Convivência. Grátis.

VICTOR ROLFSEN GROUP XDia 7.

Mais informações na página 4.

TRIO GATO COM FOME O Trio Gato com Fome apresenta o samba em seus variados gêneros, enfatizando o samba de gafieira e o samba-de-breque. O repertório traz músicas próprias, além de composições de Alcebíades Nogueira, Osvaldinho da Cuíca, Rolando Boldrin, Adoniran Barbosa e Conde.

XDia 14.

PEDRA DE RIO O trio formado pelos irmãos Chico Geraes (violão/voz) e Teresa Galvão (voz), acompanhados por Luizinho do Acordeom (acordeom), canta canções regionais, que fizeram parte do repertório de Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Rolando Boldrin, entre outros. O grupo ainda apresenta alguns causos que fazem parte da vida rural.

XDia 21.

LADO B(BÊ)BABI MENDES + JAZZ TRIO

XDia 20, sábado, às 11h30.Convivência. Grátis. Mais informações na página 33.

NOSSA CIDADE Com Grupo Macunaíma CPT. Direção: Antunes FilhoO dia a dia de uma pequena cidade desfila diante dos nossos olhos, conduzido pela narração de um de seus moradores que, pouco a pouco, apresenta a vida dos outros habitantes. Pequenos dramas, tons de comédias, namoros, intrigas,

15N

ossa

Cid

ade

- Fo

to: E

mid

io L

uisi

o descascar dos legumes, o leiteiro que entrega o leite, os jovens que namoram, a vida e a morte a entrar silenciosamente pelo palco com uma simplicidade desarmante.

XDia 12, sexta, às 20h.Teatro.

R$ 5,10 R$ 8,50 R$ 17,00275 lugares.

Page 18: Programação | dezembro 2014

idosos

16

OFICINA DE ORIGAMI Com Oséias MingatiNão há data exata do surgimento da arte milenar do origami, mas alguns historiadores acreditam que tenha surgido após a invenção do papel, quando o mesmo foi introduzido no Japão por volta dos séculos V e VI. A técnica foi aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. A oficina tem como objetivo confeccionar, por meio desta técnica, um objeto com o tema “embalagem”.

XDia 5, sexta, às 14h30.Sala 1. 20 vagas.

R$ 2,40 R$ 4,00 R$ 8,00Para pessoas acima de 60 anos.

OFICINA DE PATCHWORK Com Silvia LannesO patchwork consiste na arte de emendar retalhos de tecido por meio de costuras, que podem se transformar em objetos utilitários, roupas, acessórios, entre outros. A presente oficina terá como objetivo a confecção de uma peça de enfeite natalino com o tema Sagrada Família.

XDias 9 e 10, terça e quarta, das 10h30 às 12h30 (turmas 1 e 3) e das 14h30 às 16h30 (turmas 2 e 4) - 20 vagas por turma (apenas uma inscrição por dia).Sala 1. 20 vagas.

R$ 2,40 R$ 4,00 R$ 8,00Para pessoas acima de 60 anos.

CICLO DO BEM-ESTARCHÁ DA TARDE ESPECIAL FIM DE ANO Com técnicos do Sesc SorocabaToda última sexta-feira do mês, bate-papo e atividades relacionadas à percepção do bem-estar da pessoa idosa. Nesse encontro serão abordadas, em especial, as questões sobre os cuidados com a saúde no verão. Durante o bate-papo será apresentada a programação do Sesc Verão. Ao final, haverá uma apresentação do grupo de Canto Coral.

XDia 19, sexta, às 14h.Convivência. Grátis. 80 vagas.

Foto

: Reb

eca

Borg

es

Page 19: Programação | dezembro 2014

DANÇAS CIRCULARES Com Cíntia NegriniNo trabalho com as pessoas de todas as idades, as danças circulares podem sensibilizar, socializar, resgatar valores humanos, incentivar as interações entre os grupos, promover o diálogo amoroso entre as pessoas, desenvolver o senso de organização coletiva por meio da roda e o senso rítmico pela música e pelo movimento

INTERVENÇÃO “FELICIDADE EM GESTOS” Com Cia. MimicaladoA Cia. Mimicalado convida o público a escrever a dramaturgia de um trabalho original com histórias felizes reais, que são interpretadas pelos artistas para seus criadores e personagens. O artista Leandro Calado conta algumas das histórias selecionadas, ilustrando suas palavras com mímica, transformando histórias reais em arte com uma poética específica. Durante a encenação o artista conta com a participação de um músico que com seu saxofone fará a trilha de cada história.

XDia 19, sexta, às 14h30.Convivência. Grátis.

A SEXUALIDADE NA VELHICE Com Instituto Cultural Barong

XDia 4, quinta, às 15h30Convivência.Mais informações na pág. 26

corporal que ela cria e, principalmente, “despertar” relacionamentos saudáveis dentro do contexto social em que vivemos.

XDias 4, 11 e 18, quintas, às 14h30.Convivência. Inscrições no horário e local da atividade. 60 vagas.

CURSO EM ANDAMENTOCANTO CORAL Com Emanuela Saccomano

XDias 4 e 11, quintas, às 17h e dia 19, sexta, às 15h30.Sala de Oficinas.

17

intergerações

Foto

: Dan

iel C

otri

m

DIA 4 CANTO CORAL

Page 20: Programação | dezembro 2014

Diz-se da música erudita executada por pequenas formações compostas por instrumentos tradicionais de orquestras, muitas vezes agrupados de forma semelhante à organização das famílias ou naipes que estes instrumentos formam nas orquestras.

Ficou difícil? Então vamos lá. Famílias (também chamadas de naipes) são os subgrupos de

instrumentos dentro das orquestras. As famílias são madeira (flautas, oboés, clarinetes, fagotes), metais (trompa, trompete, trombone, tuba), percussão (tímpanos, pratos) e cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

O agrupamento dos instrumentos se dá por uma semelhança em suas estruturas. Por exemplo, a família dos metais é composta por instrumentos de sopro feitos de metal, enquanto a família das madeiras é composta por instrumentos de sopro que são construídos em madeira.

Ué, mas não há flautas que são feitas de metal? Sim, mas na sua origem estes instrumentos eram construídos em madeira.

Enfim, há uma infinidade de detalhes na evolução destes instrumentos e da música, já que estamos falando de música erudita, uma arte secular.

E o nome música de câmara, de onde veio? Esta era uma formação originalmente pensada para execução em câmaras,

nome dado a ambientes como salões familiares da nobreza. Ou seja, tocava-se em ambientes particulares, não em salas de espetáculos.

Música de Câmara

verbete

Page 21: Programação | dezembro 2014
Page 22: Programação | dezembro 2014

OFICINA DE DANÇA: UM TEMPO SUSPENSOCom Cia. À Fleur de PeauO tema desta oficina é o silêncio e a imobilidade, que estão intimamente ligados ao espetáculo da companhia “Un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde”.

XDia 6, sábado, às 10h30.Sala de Oficinas. Grátis. retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. 25 vagas.

“UN ANGE PASSE-PASSEOU ENTRE LES LIGNESIL Y A UN MONDE” Com Cia. À Fleur de PeauDepois de muitos anos trabalhando com seu grupo e para outras companhias internacionais, os dois coreógrafos nos transmitem neste duo o resultado do trabalho da companhia. Um verdadeiro hino ao silêncio que une, através de uma cascata de milhares de gestos precisos e sutis, o humor à emoção e a generosidade ao domínio perfeito de um estilo inimitável. Concepção, coreografia, interpretação & cenografia: Denise Namura e Michael Bugdahn.

XDia 6, sábado, às 20h.Teatro.

R$ 5,00 R$ 8,50 R$ 17,00 275 lugares.

CARDÁPIO DE DANÇA Com Liga de Dança DuraOs dançarinos oferecem as opções através de um cardápio escrito numa lousa, com ingredientes e os modos de preparo. O público escolhe a combinação do prato e como quer que ele seja feito. E assim, o trio improvisa a partir das sensações que as palavras despertam e das qualidades de movimento escolhidas. Criadores-intérpretes: Evandro Gonçalves, Larissa Pretti e Tatiana Cotrim.

XDias 13 e 14, sábado e domingo, às 15h e às 17h.Diversos espaços. Grátis.

dança

20

Foto

: Div

ulga

ção

Page 23: Programação | dezembro 2014

esporte e atividade

física

21

ESPAÇO LUDUSConjunto de espaços criado para a experimentação das infinitas possibilidades de movimento proporcionadas pelo corpo. Nesse espaço, crianças, jovens, adultos e idosos, podem experimentar diferentes técnicas esportivas e “brincar com o esporte”.

ATLETISMO O atletismo é a forma mais antiga de competição. Correr, saltar e lançar são elementos fundamentais para qualquer prática esportiva. Experimente os fundamentos da modalidade com implementos adaptados em espaços reduzidos.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Campo de Grama Sintética. Grátis.

BADMINTON Quem disse que jogar peteca é coisa do passado? O badminton, praticado com raquete e peteca, é um esporte olímpico, fácil de aprender e muito divertido.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

BOIAS GIGANTES Jogos desenvolvidos em equipe que visam desenvolver a cooperação, coordenação, habilidades individuais, imaginação e criatividade com auxílio de “boias-gigantes”, em que todas as idades podem participar juntas.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

GINÁSTICA ARTÍSTICA Noções básicas da prática da ginástica são ministradas de maneira divertida. Aprenda as modalidades e experimente as variações dessa tradicional modalidade esportiva.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

DANÇA VIRTUAL Um super desafio, onde o participante escolhe os hits mais contagiantes e a partir daí segue os passos da dança. Para todos os níveis de coordenação.

X Sábados e domingos, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

Espa

ço L

udus

- F

oto:

Dan

iel C

otri

m

Page 24: Programação | dezembro 2014

JOGOS DO MUNDO Jogos só eletrônicos? Talvez não. Venha conhecer os mais divertidos, desafiadores e curiosos jogos de várias partes do mundo! Faça novas amizades em volta dos tabuleiros.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis. 40 vagas.

A RUA É AQUI!Perna-de-pau, bambolê, amarelinha, unha-na-mula, pega-pega... Saudades? Curiosidade? Experimente essas e outras brincadeiras e divirta-se com a gente.

X Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 13h30.Ginásio. Grátis.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE CORRIDAS O MOVE Brasil Corridas é um programa de treinamento de corridas, fácil, prático e acessível, com a ideia de entusiasmar e preparar as pessoas para começarem a correr. Os interessados receberão uma proposta de treinamento de 9 semanas para, ao final, correr de forma confortável uma distância de 5Km.

X Sábados e domingos, das 10h15 às 18h30.Sala de GMF. Grátis. 15 vagas.

22

JOGOS DO MUNDO

Foto

: Div

ulga

ção

Page 25: Programação | dezembro 2014

MARATONA DE REVEZAMENTO NA ESTEIRA Participe de um festival de corrida divertido nas esteiras da unidade. O desafio é percorrer em grupo a maior quilometragem possível em 4 horas de corrida ou caminhada.

XDia 14. Domingo, às 8h.Esteiras da GMF. Grátis. 60 vagas.

BICICLETANDOCLUBE DO PEDAL O Clube do Pedal busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer em passeios noturnos pela cidade. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação durante a atividade. Trajetos de intensidade moderada, de aproximadamente 30 quilômetros e duração de até 2 horas.

XDias 2, 4, 9, 11, 16 e 18, terças e quintas, às 20h.Portão Ginásio Av. Arthur Fonseca. Grátis. 40 vagas.

MANUTENÇÃO DE BICICLETA - REPARO DE PNEU Curso rápido de reparo de pneu, aplicado com a finalidade de levar boas dicas e soluções rápidas para os ciclistas.

XDias 4, 11 e 18, quintas, às 19h.Ginásio. Grátis. 30 vagas.

CLUBE DO PEDAL - INICIANTES O clube do pedal para iniciantes oferece dicas para quem pretende pedalar com segurança nas ciclovias e ruas da cidade. Trajetos de no máximo 15 quilômetros. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação durante a atividade.

XDias 6, 13 e 20, sábados, às 10h30.Portão Ginásio Av. Arthur Fonseca. Grátis. 20 vagas.

PASSEIO CICLÍSTICO LUZES DE NATAL EM SÃO PAULOPasseio ciclístico pela cidade de São Paulo, junto com o grupo Bicicletar do Sesc Bom Retiro. Será um trajeto diferente pelas ruas de São Paulo, passando pelas Luzes de Natal. Para participar do passeio é necessário bicicleta em bom estado mecânico, capacete, água para hidratação. Percurso de aproximadamente 30 quilômetros de dificuldade de moderada a difícil com aclives e declives.

XDia 14, domingo, às 15h.Portão Ginásio Av. Arthur Fonseca.

R$ 15,00 R$ 25,00 R$ 50,0030 vagas.

23

Clu

be d

o Pe

dal -

Fot

o: D

ivul

gaçã

o

Page 26: Programação | dezembro 2014

Clube da Corrida a partir de 16 anos

7h15 e 20h Encontro

no Ginásio

8h30 Encontro no

Parque Campolim (exceto dias 7 e 14)

Esporte Criança *3 a 6 anos 18h30 às 19h20

6 a 10 anos 8h às 11h 15h30 às 18h30

Esporte jovem * 11 a 12 anos 18h às 20h 16h30 às 18h30

Esporte jovem - Futsal * 13 a 15 anos 15h30 às 17h

Esporte jovem - Voleibol * 13 a 15 anos 17h às 18h30

Esporte adulto - Basquete de 16 a 59 anos20h às 21h30

(exceto dias 16 e 18)

Esporte adulto - Ginástica geral de 16 a 59 anos 9h30 às 10h30

Esporte adulto - Voleibol de 16 a 59 anos20h às 21h30 (exceto dia 17)

Esporte para idosos - Ginástica Geral acima de 60 anos 15h30 às 16h30

Esporte para idosos acima de 60 anos10h30 às 11h30 e 15h30 às 16h30

Hidroginásticaa partir de

12 anos

7h15, 16h30, 17h30, 18h30

e 20h30

8h15, 15h30, 17h30 e 19h30

Práticas Aquáticaspara crianças

3 a 6 anos 16h30

6 a 12 anos 8h15 e 15h30 18h30

Práticas Aquáticaspara jovens

a partir de12 anos

17h30 e 19h30 7h15 e 20h30

3ª e 5ªFaixa EtáriaModalidade

ATIV

IDA

DES

AQ

UÁT

ICA

SPR

OG

RA

MA

SES

C D

EESP

OR

TES

Cursos Regulares

4ª e 6ª Sábado Domingo

Praticar atividade física com regularidade promove melhores condições de saúde, além de bem-estar e convívio social. As atividades físicas do Sesc Sorocaba pretendem oferecer aos participantes a condição de atingirem seus objetivos específicos, de acordo com a escolha individual, e ainda prepará-los para as atividades da rotina diária.

Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vaga e apresentação de atestado médico de aptidão física no ato da matrícula.

Atenção: o não pagamento do boleto dos cursos até a data do vencimento implica em perda da vaga. No caso de não recebimento do boleto, procure a Central de Atendimento da unidade para esclarecimentos sobre o processo de pagamento.

R$ 25,00 R$ 50,00 GRÁTIS

Desconto de 50% para idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) de acordo com a categoria da credencial (plena/atividades), somente nos horários entre 9h e 18h.

24

GIN

ÁST

ICA

Ginástica multifuncional (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª)

a partir de 12 anos

7h15 às 9h30,9h30 às 12h12h às 14h3014h30 às 17h17h às 19h30

19h30 às 21h30

7h15 às 9h30,9h30 às 12h12h às 14h3014h30 às 17h17h às 19h30

19h30 às 21h30

10h15 às 18h30 (horário livre para alunos

inscritos)

10h15 às 18h30 (horário livre para alunos

inscritos)

* Até dia 12, retornando em 03/02/15

Page 27: Programação | dezembro 2014

OR

IEN

TAD

AS

LIV

RES

Recreação Esportiva

Vôlei a partir de 16 anos

18h30 às 20h 14h às 16h15

Basquete a partir de 16 anos

18h30 às 19h45 16h30 às 18h30

Handebola partir de 16 anos

14h às 16h15

Futsal de 11 a 15 anos

14h às 16h15 (exceto dia 7)

Futsal a partir de 16 anos

16h30 às 18h30

Futebol soçaite de 11 a 15 anos

16h30 às 18h30

Futebol soçaite a partir de 16 anos

14h às 16h15

Condicionamento físico

10h30**

Práticas corporais 11h30 e 15h30** 10h30 e 15h30**

Terça Quarta Quinta SábadoSextaDomingo e Feriado

* S

ala

de P

rátic

as C

orpo

rais

| 15

vag

as. R

etira

da d

e se

nhas

15 m

in. a

ntes

no

loca

l da

ativ

idad

e

25

Ginásio e campo de grama sintético. Dia 7, à partir das 16h, o Ginásio estará interditado para montagem e apresentação de Circo.

Hidroginástica recreativa

14h 11h30 e 14h

Natação Raia Livre

9h às 15h15 e das 19h30 às 21h30 10h às 12h

Terça Quarta Quinta SábadoSextaDomingo e Feriado

Conjunto aquático. Necessário cartão de matrícula do Sesc e exame dermatológico atualizados.

Recreação Aquática

Page 28: Programação | dezembro 2014

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDSO dia 1º de dezembro é conhecido internacionalmente como o dia de combate à AIDS. Além de conscientização sobre a doença em si, como preveni-la e como fazer o teste de HIV, a campanha trabalha a conscientização quanto ao preconceito contra os portadores do vírus.

A SEXUALIDADE NA VELHICE O Instituto Cultural Barong convida os idosos para conversar sobre temas relacionados ao universo da sexualidade e sobre a vulnerabilidade frente ao HIV/AIDS. Será ministrada uma palestra interativa utilizando técnicas de comunicação e dinâmicas com o objetivo de mobilizar a plateia para participar do debate. Ao final, será distribuído um kit com material informativo tratando dos principais aspectos ligados à sexualidade do idoso e insumos de prevenção, elaborado pelo Instituto Barong.

XDia 4, quinta, às 15h30.Sala de Oficinas. Grátis. 60 vagas.Para pessoas acima de 60 anos.

TARJA BRANCAO Sesc Sorocaba abre espaço para alternativas de tratamento a duas patologias mentais que atingem grande parte da população brasileira: depressão e ansiedade. O público é convidado a conhecer e vivenciar experiências de referências profissionais nos campos físico, filosófico, artístico e espiritual.

LOUCURA POUCA É BOBAGEM Usando técnicas do psicodrama, o médico psiquiatra e psicodramatista Paulo José Moraes parte de um trecho da música de Rita Lee para refletir sobre o uso abusivo de fármacos na sociedade brasileira, que comumente confunde os sintomas de ansiedade e depressão. Paulo Moraes é psiquiatra há 39 anos, sendo também jornalista e escritor (“Um psiquiatra neste bando de loucos”, República Editorial, 2011). Já trabalhou em instituições como Hospital Albert Einstein, Santa Catarina e Fundação Zerbini.

XDia 16, terça, às 19h.Sala 1. Grátis. 40 vagas.

saúde

26

Foto

: Div

ulga

ção

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Page 29: Programação | dezembro 2014

jovens

27

CLÍNICA ODONTOLÓGICAAtendimento odontológico para trabalhadores do comércio e serviços e seus dependentes.

XDe terça a sexta, das 8h às 21h30 e aos sábados, das 9h30 às 18h.Mais informações pelo telefone (15) 3332.9347.

Novas InscriçõesNo mês de dezembro, a clínica odontológica abre novas inscrições para tratamento odontológico aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo credenciados. As vagas serão para atendimento nos períodos manhã e tarde.

X Período de inscrição: Dia 3, quarta, das 9h às 21h. Dia 4, quinta, das 9h às 12h, conforme disponibilidade de vagas.

Encerradas as inscrições, serão realizadas avaliações de risco para definição da ordem de tratamento aos inscritos.

X Período das avaliações: Dias 5 e 6, mediante agendamento no ato da inscrição. Inscrições: Sala 1.

QUIZ JOVEM - ESPECIAL CINEMA Com instrutores de atividades infantojuvenisSeja nas telinhas ou nas telonas, você, que não perde nenhum filme, chega mais pra testar seus conhecimentos sobre cinema no Quiz Jovem - Especial Cinema! Junte a galera e venha participar desse incrível jogo com a gente.

XDia 6, sábado, às 16h.Sala 1. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. 30 vagas.13 a 19 anos.

#ENCONTRÃO - SONHOS, DESEJOS E PLANOS Com instrutores de atividades infantojuvenisJá parou pra se perguntar quais são seus sonhos? O que você deseja para sua vida? Como chegar lá? Venha participar desse bate-papo sobre sonhos, desejos e planos e vamos sonhar juntos o futuro do Juventudes para 2015.

XDia 13, sábado, às 16h.Sala de Oficinas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.30 vagas. 13 a 19 anos.

Qui

z Jo

vem

- F

oto:

Chr

istia

n W

agne

r - F

reei

mag

es

Page 30: Programação | dezembro 2014

28

meioambiente

CINEMA SOCIOAMBIENTAL EM DEBATEUm espaço para discutir questões relacionadas a meio ambiente, sustentabilidade e cidadania a partir de obras audiovisuais que trazem diferentes visões sobre a realidade do mundo.

A LEI DA ÁGUA (NOVO CÓDIGO FLORESTAL) Projeto audiovisual dedicado a esclarecer questões referentes às mudanças no Código Florestal brasileiro. O filme busca opiniões diversas e muitas vezes contrárias ao tema, que é complexo, pois nem sempre pode-se aferir com precisão os bens difusos da sociedade, como qualidade da água, ar e fertilidade do solo.

XDia 10, quarta, às 19h.Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.275 vagas.

OFICINAS ECOPRÁTICASMINI ECOSSISTEMAS - CONFECÇÃO DE TERRÁRIO Com Agentes de Educação AmbientalCultivo de plantas em um habitat fechado, que funciona como uma pequena estufa e recria condições de um ambiente natural.

XDia 12, sexta, às 9h30.Sala de Oficinas. Grátis. Retirada de convites no diada atividade.20 vagas.

DICAS BÁSICAS PARA O CULTIVO DE ORQUÍDEAS Com Associados do Círculo Orquidófilo SorocabanoDicas básicas para o cultivo de diferentes espécies de orquídeas em espaços variados.

XDia 13, sábado, às 10h30.Sala de Oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.30 vagas.

CURSO EM ANDAMENTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

XDia 3, quarta, às 19h30.Sala de Oficinas.

Foto

: Div

ulga

ção

DIA 10 A LEI DA ÁGUA (NOVO CÓDIGO FLORESTAL)

Page 31: Programação | dezembro 2014
Page 32: Programação | dezembro 2014

ALIMENTE A MENTESugestões de leituras de títulos que estão no acervo do Sesc.

Neste mês a sugestão são leituras de relatos de viagens, como Viagem ao Fim do Mundo - Uma Viagem de Kombi ao Deserto de Ushuaia, de Virginio Cordeiro de Mello; Caminhos para Santiago - Desvios pelas terras e pela história da Europa, de Cees NooteBoom e A Travessia da Amazônia, de Airton Ortiz.

XDe 2 a 30. Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Biblioteca. Grátis.

LEITURA ACESSÍVELA biblioteca do Sesc Sorocaba conta com equipamentos de acessibilidade para leitura, como ampliador de caracteres, leitor eletrônico e a linha braile.

XDe terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Biblioteca. Grátis.

LANÇAMENTO EDITORIAL Tem história na caixinha, escrito por Rosaura Mello e ilustrado por Rita Duque Tulipa, a bruxinha, tem a estranha mania de guardar histórias dentro de caixas. Elas ficam ali, dormindo o tempo todo. Toda vez

que Tulipa acorda uma de suas histórias, acrescenta um detalhe aqui, um personagem novo ali... Na hora de voltar para a caixa, a história está tão diferente que nem parece mais a mesma. Um dia, Tulipa se esquece de guardar um pedacinho de uma história e ela vai parar dentro de outra caixa, provocando a maior confusão!

XDia 13, sábado, às 14h.Biblioteca. Grátis.

Leitu

ra p

ara

Todo

s -

Foto

: Div

ulga

ção

30

literatura

Page 33: Programação | dezembro 2014

VIDA DE CIRCO Com Companhia Circodança Suzie Bianchi

XDia 7, domingo, às 17h.Ginásio. Grátis. Mais informações na página 6.

circo

31

Foto

: Div

ulga

ção

BIBLIOTECA O Sesc disponibiliza um acervo de livros com títulos que abrangem desde clássicos até contemporâneos da literatura nacional e estrangeira para empréstimo, por até duas semanas, além de jornais e revistas para leituras locais. Venha conhecer o espaço de leitura.

XDe terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Biblioteca. Grátis.

Page 34: Programação | dezembro 2014

BICHOS DO MUNDOCom Banda Strombólica & Pia FrausUm show musical com muita brincadeira, música, bonecos e números circenses. A saga de um tubarão que sempre se dá mal na hora de procurar comida, as peripécias de um tamanduá que foge para um poste e as trapalhadas de um pinguim que se apaixona por tudo que é preto e

branco são algumas dessas histórias cantadas.

XDia 7.

SHAKESPIRANDO Com Cia. Canta CircoOs palhaços Cuíca e Batatinha encontram um livro no meio do caminho. Esse objeto que parece jogado fora serve de inspiração para essa dupla contar muitas histórias, brincar e interagir com a

plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, os personagens contam um pouco sobre a vida e obra de Shakespeare e mostram que o autor era muito popular no seu tempo e pode ser popular nos dias de hoje.

XDia 14.

Apresentações musicais, peças de teatro, espetáculos de dança, apresentações musicais, exibições de filmes e outras diversas expressões artísticas voltadas para a criançada soltar a imaginação e fazer um mergulho na arte.

XDomingos, às 11h.Teatro. 275 lugares.

R$ 5,10 R$ 8,50 R$ 17,00 Grátis para crianças até 12 anos.

crianças

32

Bich

os d

o M

undo

- F

oto:

Div

ulga

ção

Arte para crianças

Page 35: Programação | dezembro 2014

FESTIVAL SESC DE MÚSICA DE CÂMARACALEFAX - INFANTIL

XDia 3, quarta, às 15h.Teatro. Grátis. Mais informações na página 13.

ESPAÇO DE BRINCAR Um espaço criado para o livre brincar, a interação e a convivência. As crianças devem estar sempre acompanhadas por seus pais ou responsáveis, que podem desfrutar das brincadeiras na companhia dos pequenos.

X Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.Espaço de Brincar. Grátis. 0 a 6 anos.

BEBÊS SÃO BEM-VINDOS!Uma programação especialmente dedicada às crianças de até 6 anos e suas famílias. Histórias, movimentos, cores e sons que convidam a vivenciar a infância e desenvolver um olhar sensível para os pequenos.

OFICINA FESTA DE RUA Com Rita Coelho, Ariel Coelho Freire e Wagner FreireHora de aprender diversas danças populares brasileiras através do canto e de instrumentos lúdicos, como a caixa do divino, pandeirões, pandeiros e violões. Os pequenos têm contato com danças como a ciranda, bumba meu boi, cacuriá, caroço,

entre outras. XDia 6, sábado, às 10h30.

Convivência. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.40 vagas. 3 a 6 anos.

OFICINA RABISQUEDO - COLORINDO BONECOS Com artesãs da RabisquedoDurante a realização da oficina, as crianças participam de uma contação de história e em seguida escolhem bonecos em branco dos personagens para colorir e levar para casa. Nesta oficina são trabalhadas a criatividade, coordenação motora e o estímulo à contação de histórias.

XDia 13, sábado, às 10h30.Sala 1. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.30 vagas. 3 a 6 anos.

LADO B(BÊ)Shows de música voltados para apreciação de pais, mães e responsáveis na companhia de bebês e crianças, contando com ambiente acolhedor e volume mais baixo para não prejudicar a audição dos pequenos.

BABI MENDES + JAZZ TRIO Show de Babi Mendes e seu Jazz Trio (piano, baixo acústico e bateria) com standards de jazz e composições próprias do CD Short Stories, para pais, mães e responsáveis com bebês e crianças pequenas. Repertório selecionado com clássicos da Disney que foram interpretados de maneira jazzística e canções como Love Me Tender, What

a Wonderful World, entre outras.

XDia 20, sábado, às 11h30.Convivência. Grátis.

BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIA Com instrutores de atividades infantojuvenisDiversas propostas que buscam sensibilizar bebês e seus pais ou responsáveis para o livre brincar, explorando o espaço, materiais diversos e o corpo de forma lúdica.

XDias 3, 4, 10, 12, 17 e 19, quartas, quinta e sextas, das 16h às 19h.Espaço de Brincar. Grátis. 0 a 6 anos.

MEDIAÇÃO DE LEITURA Atividades lúdicas para despertar o interesse das crianças pela leitura e pelo universo literário. Leituras compartilhadas de obras infantis.

XDias 5, 12 e 19, sextas, às 15h30.Convivência. Grátis. 0 a 6 anos.

MEDIAÇÃO ANIMADA Com educadores da primeira infânciaEsta proposta é um convite à brincadeira, que acontece com a mediação da educadora Daniele Silva. Vivências narradas, cantadas e dançadas com as crianças, pais ou responsáveis.

XDias 7, 14 e 21, domingos, das 13h às 18h30.Espaço de Brincar. Grátis. 0 a 6 anos.

33

Page 36: Programação | dezembro 2014

CRIANÇADA NA ÁREAQue tal passar sua férias com a galera do Criançada na Área? Se você gosta de esportes, jogos, brincadeiras, cinema, teatro e muito mais, venha participar do projeto de férias.

XAbertura das inscrições em janeiro.De 7 a 12 anos.

CURUMIM EM FAMÍLIAEspaço destinado às famílias para brincar, jogar e confeccionar brinquedos. Uma oportunidade de vivenciar em família experiências divertidas, lúdicas e memoráveis!

STOP MOTIONVenha brincar e aprender sobre como são feitos os desenhos de animação em Stop Motion. Todos terão a chance de vivenciar e fazer uma animação usando um computador e uma webcam.

XDia 7, domingo, às 14h30.Sala de Internet Livre. Grátis. Inscrições no local com30 minutos de antecedência.

PIRULITO ANIMADOVivencie uma técnica de animação bem simples que utiliza palitos e desenhos das próprias crianças.

XDia 14, domingo, às 14h30.Sala de Oficinas. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

MASSINHA CASEIRAAprenda a fazer massinha de modelar e divirta-se. Atividade voltada para toda a família.

XDia 21, domingo, às 14h30.Sala de Oficinas. Grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS Com Lili Flor e Paulo PixuA dupla conta as mais diversas histórias: contos populares brasileiros, contos da tradição oral do mundo, de ensinamento. Histórias de boca, de livros, de coração, sempre numa vertente em que a dança, a música, a brincadeira com as palavras e a poesia estão presentes.

XDias 6, 13 e 20, sábados, às 16h. Dia 6 – Narração de histórias com intérprete de LIBRAS.Convivência. Grátis.

34

Foto

: Div

ulga

ção

Page 37: Programação | dezembro 2014

PROGRAMAÇÃOAGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRODEZEMBRO

PROGRAMAÇÃO

OUTRAS VIAGENS E ALGO A MAISQuem disse que para viajar é preciso se deslocar de um lugar para o outro? Dê asas à imaginação e viaje a partir de oficinas, literatura de viagem, exposições, palestras e outras ações.

FOTOGRAFIA DE VIAGEMEm um mundo dominado pela tecnologia digital, por selfies e, principalmente, por uma avassaladora produção de imagens, o jornalista João Correia Filho convida o público para uma reflexão acerca do ato de fotografar durante as viagens, fornecendo elementos que permitam uma melhor compreensão da real necessidade de tais registros, além de abordar questões ligadas a linguagem fotográfica, como edição, composição e armazenamento.Dia 18, quinta, às 19h.Sala de Oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência. 40 vagas.

Foto

: Ahm

ed H

any

- fr

eeim

ages

Page 38: Programação | dezembro 2014

PREPARE-SE

CIRCOPeripécias

Dia 11.

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

De 9 de janeiro a 1 de março.Sesc Verão

DANÇAHeurói

Page 39: Programação | dezembro 2014

PREPARE-SE

o que vem por aí em

janeiroMÚSICA

Experimentasom Dia 30.

DANÇAHeurói

Dia 28.

Page 40: Programação | dezembro 2014

11ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAManutenção de bibicleta - Reparo de pneu pág. 23

INTERGERAÇÕESCanto Coral pág. 17

18MÚSICAGabriel O Pensador pág. 12

TURISMOFotografia de viagem pág. 35

TERÇA QUARTA QUINTAAGENDA

9CULTURA DIGITALIntrodução ao Vídeo Mapping pág. 7

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAClube do Pedal pág. 23

16SAÚDELoucura pouca é bobagem pág. 26

23CRIANÇASEspaço de brincar pág. 34

30LITERATURAAlimente a Mente pág. 30

10MEIO AMBIENTEA Lei da Água pág. 28

17CRIANÇASBrincadeiras para experimentarem família pág. 33

Foto

: Fre

eim

ages

4SAÚDEA sexualidade na velhice pág. 26

MÚSICAQuarteto Carlos Gomes pag. 13

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

2MÚSICALutoslawiski pág. 13

SEMANA INCLUSIVALeitura acessível pág. 5

3CULTURA DIGITALLab Arduíno pág. 7

MÚSICACalefax - Infantil pág. 13

24UNIDADE FECHADA

25UNIDADE FECHADA

31UNIDADE FECHADA

Page 41: Programação | dezembro 2014

SEXTA SÁBADO DOMINGO

13MÚSICASérgio Pererê pág. 14

JOVENS#Encontrão - Sonhos, desejose planos pág. 27

20CRIANÇASBabi Mendes + Jazz Trio pág. 33

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAClube do Pedal - Iniciantes pág. 23

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

14CRIANÇASShakespiriando pág. 32

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAMaratona de revezamento naesteira pág. 23

21MÚSICAPedra de Rio pág. 15

CRIANÇASMassinha Caseira pág. 34

28ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICAGinástica Artística pág. 21

Foto

: Em

idio

Lui

si

12MEIO AMBIENTEMini ecossistemas - Confecção de terrário pág. 28

TEATRONossa cidade pág. 15

19CULTURA DIGITALBig data e redes sociais pág. 7

IDOSOSChá da tarde especial Fim de Anopág. 16

26CRIANÇASEspaço de brincar pág. 34

5CRIANÇASMediação de Leitura pág. 33

IDOSOSOficina de origami pág. 16

27ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICADança Virtual pág. 21

6DANÇAUn ange passe-passe ou entreles lignes il y a un monde pág. 20

ARTES VISUAISEncadernação

7SEMANA INCLUSIVAVida de Circo pág. 6

SEMANA INCLUSIVAEsportes adaptados pág. 6

Page 42: Programação | dezembro 2014

Sesc SorocabaTerça a sexta, 9h às 22hSábados, domingos e feriados, 10h às 19h

CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 15 3332-9933Credenciais, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

CLÍNICA ODONTOLÓGICATel.: 15 3332-9933Terça a sexta, 8h às 21h30.Sábados, 9h30 às 18h30.Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. Atendimento com agendamento prévio.

BIBLIOTECATerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

COMEDORIATerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

INTERNET LIVRETerça a sexta, 13h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

ESTACIONAMENTO- Credencial plena: R$ 3,00 (1ª hora) e R$ 1,00 (por hora adicional);- Inteira: R$ 6,00 (1ª hora) e R$ 2,00 (por hora adicional).Preço fechado pra espetáculos, noturnos aos sábados, domingos e feriados, após o horário de atendimento da Unidade:- Matriculados: R$ 3,00;- Não matriculados: R$ 6,00.O estacionamento é de uso exclusivo dos frequentadores da Unidade. Até 15 minutos, isento de pagamento. Após pagamento, a tolerância éde 20 minutos.

CONJUNTO AQUÁTICOTerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.Menores de 10 anos terão acesso à piscina somente acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, conforme estatuto da Criança e do Adolescente.Lei 8.069 de 13 de julho de 1990Exame dermatológico- De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h30.Validade do exame: 6 meses.Obrigatório traje de banho.Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) nos caixas.Taxas: R$ 9,00 R$ 18,00Grátis para crianças até 11 anos.

GINÁSIO / QUADRA / MINICAMPOTerça a sexta, 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.O material esportivo deve ser retirado no balcão de atendimento.Recomenda-se o uso de trajes esportivos e tênis.Exame clínico Exame para avaliação clínica com liberação específica para a modalidade, necessário para todos os alunos matriculados nos cursos da programação físico-esportiva, conforme lei estadual nº 10.848 de 6 de julho de 2001.- Terças e quartas, das 10h às 11h (venda a partir das 9h) e das 13h às 14h (venda a partir das 12h).- Quintas e sextas, das 16h às 17h (venda a partir das 15h) e das 20h30 às 21h30 (venda a partir das 19h)Validade do exame: 1 ano.Taxas: R$ 20,00 R$ 40,00Grátis para matriculados no Programa Sesc de Esportes.

INGRESSOÉ imprescindível a apresentação de documento, na entrada do espetáculo, para comprovação de categoria nos casos de ingresso com desconto previsto:- Credencial Sesc atualizada (inclusive dependentes);- Carteirinha de estudante, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade recente;- Professores da rede pública de ensino com comprovante;- Documento de identidade (acima de 60 anos);- Formas de pagamento: dinheiro, cheque (à vista) e cartões de débito e crédito.

Venda de ingressos online no portal do SescSPTodas as terças uma porcentagem de ingressos será disponibilizada a partir das 18h, em horários diferentes, para as atividades da semana seguinte.

Venda de ingressos nas unidades do SescÀs quartas os ingressos estarão disponíveis a partir das 17h30 em todas as unidades do Sesc.

Para saber mais, acesse:sescsp.org.br/ingresso

Feriados- Quando houver feriado na terça-feira, a venda online de ingressos acontecerá normalmente;- Nas quartas-feiras de feriado, a venda nas unidades será antecipada para terça-feira.

Lugares limitados. O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Não fazemos reserva antecipada de ingressos. Devoluções até 1 dia antes do espetáculo, trocas e vendas até 10 minutos antes.Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

Não é permitida a entrada de animais, exceto cão-guia

É permitido o consumo de alimentos e bebidas somente na Comedoria e na área indicada na piscina.

Page 43: Programação | dezembro 2014
Page 44: Programação | dezembro 2014

Apo

io

Sesc

Sor

ocab

aRu

a Ba

rão

de P

iratin

inga

, 555

TEL.

: +55

15

3332

993

3em

ail@

soro

caba

.ses

csp.

org.

br

sesc

sp.o

rg.b

r

Apo

io: