Programação Junho de 2015

8
Patrocínio Apoio PROGRAMAÇÃO JUNHO | 2015 CARAVANA DO CLIMA | ERA UMA VEZ UMA FLORESTA | NOITE VINCENT LINDON De Cabeça Erguida – Emmanuelle Bercot

Transcript of Programação Junho de 2015

Page 1: Programação Junho de 2015

Patrocínio Apoio

PROGRAMAÇÃO JUNHO | 2015

CARAVANA DO CLIMA | ERA UMA VEZ UMA FLORESTA | NOITE VINCENT LINDON

De Cabeça Erguida – Emmanuelle Bercot

Page 2: Programação Junho de 2015

EDITORIALO Cinemaison fechou novamente uma parceria com o Festival Varilux de Cinema Francês, que acontece em todo o Brasil entre os dias 10 e 17 de junho. Oito filmes do festival serão apresentados gratuitamente no Cinemaison, nos dias 15 e 16 de junho. Entre outros, estão o filme de abertura do Festival de Cannes 2015, De Cabeça Erguida, de Emmanuelle Bercot, que foi vencedora também do prêmio de melhor atriz em Cannes, e Samba, filme mais recente da dupla de diretores da comédia Os Intocáveis.

Ainda embalado pelo Festival de Cannes 2015, as tradicionais “Noites Temáticas” apresentam outras faces da filmografia de Vincent Lindon, vencedor do prêmio de Melhor Ator. Teremos ainda uma seleção de “Olhares Franceses Sobre o Brasil”, uma noite “A Cavalo!” e um foco “Pio Marmaï” garantindo a diversidade da programação.

Outro evento importante: a “Caravana do clima no Brasil: rumo à COP21 em Paris”, organizado pela Embaixada da França, estará presente durante todo o mês de junho no Cinemaison. A Caravana propõe um ciclo de eventos para preparar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), que ocorrerá em Paris entre os dias 30 de Novembro e 11 de Dezembro de 2015.

Logo, quatro documentários inéditos sobre as consequências relacionadas às mudanças climáticas serão apresentados dentro do programa DOC NA TELA, todas as segundas-feiras, às 13h. Além disso, dia 30 de junho, haverá um debate com a presença de especialistas, após a projeção de Era uma vez uma floresta, o espetacular documentário do cineasta francês vencedor do Oscar, Luc Jacquet. Essas são algumas das novidades do Cinemaison para o mês de junho. Bons filmes para todos!

SUMÁRIO

EDITORIAL

EVENTO | FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2015

DOC NA TELA | CARAVANA DO CLIMA

NOITES ESPECIAIS | BOULEVARD DO CRIME

NOITES ESPECIAIS | OS SHEBABS DE YARMOUK / ERA UMA VEZ ...

NOITES TEMÁTICAS | NOITE VINCENT LINDON

NOITES TEMÁTICAS | NOITE PIO MARMAÏ

NOITES TEMÁTICAS | NOITE OLHAR FRANCÊS SOBRE BRASIL

NOITES TEMÁTICAS | NOITE A CAVALO

PROGRAMAÇÃO

3

4

6

8

9

10

11

12

13

14

JUNHO 2015 | CINEMAISON

3

CINEMAISON | JUNHO 2015

2

Page 3: Programação Junho de 2015

15/0613h

16/0615h

16/0613h

15/0615h

16/0618h

15/0518h

16/0620h

EVENTO | FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2015

HIPÓCRATESHippocrate (França, 2014). De Thomas Lilti. Com Reda Kateb, Vincent Lacoste, Jacques Gamblin. Comédia dramática. 102´.Benjamin tem certeza que nasceu para ser um grande médico, mas sua primeira experiência como residente é um fracasso. Seu pai, profissional renomado, se recusa a ajudá-lo. Sentindo-se menor que os colegas, inseguro e assustado, Benjamin tem seus limites testados pela primeira vez na vida.

GEMMA BOVERYGemma Bovery (França, 2014). De Anne Fontaine. Com Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng. Comédia dramática. 109´.A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. Entediada pela cidade e vida de casada,ela acaba se envolvendo com o também recém-chegado Martin Joubert, que veio de Paris acompanhado da esposa.

SEXO, AMOR E TERAPIA Tu veux ou tu veux pas (França, 2015). De Tonie Marshall. Com Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms. Comédia romântica. 88´.Judith é uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade, mantendo casos com diversos homens; já Lambert é um viciado em sexo que tenta conter os seus desejos. Mas quando Judith passa a trabalhar como assistente no consultório de Lambert, a situação não vai ficar muito fácil para nenhum dos dois.

PAPA OU MAMANPapa ou Maman (França, 2015). De Martin Bourboulon. Com Marina Foïs, Laurent Lafitte, Alexandre Desrousseaux. Comédia. 85´.Florence e Vincent Leroy formam um casal bem-sucedido. Têm bons empregos, filhos maravilhosos e um casamento perfeito. Mas quando os dois recebem uma promoção dos sonhos no trabalho, tudo começa a mudar e a vida em conjunto se transforma em um pesadelo.

O DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA Journal d’une Femme de Chambre (França, 2015). De Benoît Jacquot. Com Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet. Drama. 95´.Ano 1900. Célestine, uma jovem camareira muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar à família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar a punho de ferro.

O PREÇO DA FAMALa rançon de la gloire (França, 2014). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem, Séli Gmach. Drama. 114 .́Ao sair da prisão, Eddy é saudado por seu amigo Osman. As vésperas do Natal, a falta de dinheiro se agrava. Além disso, quando a televisão anuncia a morte do comediante Charlie Chaplin, Eddy tem uma idéia: roubar o caixão do ator e pedir um resgate a família!

SAMBASamba (França, 2014). De Eric Toledano e Olivier Nakache. Com Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim. Comédia dramática. 120 .́Samba é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França. Alice é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho.

O CinemaisOn tem O imensO prazer de programar durante dois dias 8 filmes do Festival Varilux de Cinema Francês 2015 que acontecerá de 10 a 17 de junho em 50 cidades. Entre os destaques, está o filme de abertura do Festival

de Cannes 2015, De cabeça erguida, da diretora Emmanuelle Bercot (também vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival) com Catherine Deneuve e Benoît Magimel.

DE CABEÇA ERGUIDALa tête Haute (França, 2015). De Emmanuelle Bercot. Com Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel. Comédia dramática. 120´.Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo.

15/0620h

CINEMAISON | JUNHO 2015 JUNHO 2015 | CINEMAISON

4 5

Page 4: Programação Junho de 2015

08/0613h

01/0613h

22/0613h

29/0613h

CICLO | DOC NA TELA | CARAVANA DO CLIMA

ALPES, GELEIRAS SOB ALTA VIGILÂNCIAAlpes, des glaciers sous haute surveillance (França, 2014). De Thierry Berrod. Documentário. 52’. Formato DVD.As geleiras dos Alpes fazem parte das mais sensíveis geleiras do planeta. Assistiremos a agonia das primeiras vítimas, as geleiras de menos de 3500 metros. O impacto econômico e geológico de seu desaparecimento anunciado será provavelmente significativo nos próximos anos.

MAIOTE E A AGONIA DOS CORAISMayotte, quand le corail blanchit (França, 2014). De Franck Grangette. Documentário. 52´. Formato DVD.O branqueamento dos corais, uma reação ao estresse, é uma das maiores ameaças que pairam sobre os recifes de corais do mundo inteiro. Em Mayotte, nesta pequena ilha do canal do Moçambique, foi em 1998 que o fenômeno chegou a um tamanho excepcional.

PRIMAVERA SOB VIGILÂNCIAPrintemps sous surveillance (França, 2012). De François-Xavier Vives. Documentário. 51´. Formato DVD.Em vários setores, as próximas consequências do aquecimento climático ainda são pouco conhecidas. Por meio de exemplos emblemáticos de pesquisas e observações em andamento, este filme nos revela os desafios que a natureza deve enfrentar com as estações em transe.

COPENHAGUE, CRÔNICA DE UM ACORDO INACABADOCopenhague, chronique d’un accord inachevé (França, 2010). De Jean-Philippe Amar. Documentário. 90 .́ Formato DVD.Este documentário nos conta um ano de negociações internacionais sobre o clima, de Bonn à Copenhague, em 2009, através do olhar de Laurence Tubiana, mediadora durante as negociações e membro da delegação francesa.

nO âmbitO da “Caravana dO Clima nO brasil: rumO à COp21 em paris!”, ciclo de eventos organizado pela Embaixada da França no Brasil para preparar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), o Cinemaison exibe um ciclo de quatro documentários franceses inéditos que tratam das diversas consequências das mudanças climáticas globais.

DOC NA TELA CARAVANA DO CLIMA

CINEMAISON | JUNHO 2015 JUNHO 2015 | CINEMAISON

6 7

CINEMAISON | JUNHO 2015

Page 5: Programação Junho de 2015

02/0619h

09/0619h

30/0619h

O BOULEVARD DO CRIMELes enfants du Paradis (França, 1945). De Marcel Carné. Com Pierre Brasseur, Arletty, Jean-Louis Barrault. Drama. 182´. Formato DCP.Paris, 1828. No meio da multidão da perigosa Boulevard do Crime, encontram-se atores e artistas diversos. Aqui começa o amor frustrado de Garance com o mímico Baptiste Deburau.

Apaixonado, ele não consegue se declarar, pois o espírito livre da mulher o intimida. Ao mesmo tempo, a filha do diretor do teatro, Nathalie, nutre um amor secreto pelo mímico, enquanto o jovem ator Frédérick Lemaître começa um relacionamento com Garance, que também ama Baptiste em segredo.

ERA UMA VEZ UMA FLORESTAIl était une forêt (França, 2013). De Luc Jacquet. Documentário. 78´. Formato DCP.O documentário oferece uma viagem única pela floresta, através da própria vida. Há anos, o vencedor do Oscar Luc Jacquet, vem

filmando a natureza e o mundo animal para comover e surpreender os espectadores através de histórias únicas e emocionantes. Seu encontro com o botânico Francis Hallé deu à luz a este patrimônio cinematográfico sobre as florestas tropicais primárias.

Projeção seguida de um debate.

OS SHEBABS DE YARMOUKLes Chebabs de Yarmouk (França, 2013). De Axel Salvatori-Sinz. Documentário. 78´. Formato Ifcinema.Shebabs é o apelido dado aos jovens da terceira geração de palestinos nascidos no campo de refugiados de Mukhayyam Yarmouk, nos arredores de Damasco, na Síria. Os cinco shebabs aqui

retratados, na casa dos 20 anos, têm alguns sonhos em comum: eles querem fugir do alistamento e da guerra; elas querem arrumar um namorad fora do campo. Entre a necessidade da liberdade e o pertencimento ao grupo, o desejo da revolta e a perspectiva de uma vida ordenada, eles têm de tomar decisões difíceis.

dandO COntinuidade a mOstra de ClássiCOs FranCeses restauradOs que aconteceu nos cinemas Estação-Net Rio em maio, o Cinemaison faz uma pequena repescagem com a exibição de O Boulevard do Crime, em versão restaurada. Dirigido pelo grande cineasta francês Marcel Carné, e com roteiro escrito por Jacques Prévert, o filme, ambientado no início do século XIX, foi realizado na fase final da ocupação nazista na França e é considerado até hoje um dos filmes mais importantes da história do cinema francês.

nO âmbitO da “Caravana dO Clima nO brasil: rumo à COP21 em Paris!”, ciclo de eventos organizado pela Embaixada da França no Brasil para preparar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP21), o Cinemaison exibe o filme inédito no Brasil Era uma vez uma floresta de Luc Jacquet. A sessão será seguida de um debate com especialistas em questões florestais.

um tOtal de 18.000 reFugiadOs palestinOs vive atualmente em condições terríveis no Campo de Refugiados Yarmouk, em Damasco, capital da Síria. Bombardeados pelo regime sírio e desde 1º de abril sob o ataque da ISIS, os refugiados palestinos estão há quase dois anos sem água e com pouca comida. O documentário Os Shebabs de Yarmouk, filmado antes da guerra, se aproxima de cinco jovens criados no Campo de Refugiados, para retratar os sonhos e esperanças dessa geração.

“Descobrir o filme hoje, na sua versão sumptuosamente restaurada, reforça a impressão que a indústria de cinema francês atingiu, com O Boulevard do Crime, um ápice histórico.”

Olivier Séguret – Libération

“Os travellings são de cortar a respiração, indo das raízes até os cumes mais altos e deixando o espectador com a sensação de ter atravessado uma nuvem de vegetação ”

Laure Noualhat – Libération

“Neste documentário filmado antes da guerra, Axel Salvatori-Sinz mostra uma juventude que se encontra na encruzilhada da vida (...). O fim do filme deixa o espectador impactado. ”

Valentin Pimare – Telerama

NOITES ESPECIAIS | O BOULEVARD DO CRIME (Versão restaurada)

NOITES ESPECIAIS | ERA UMA VEZ UMA FLORESTA

NOITES ESPECIAIS | OS SHEBABS DE YARMOUK

PROJEÇÃO + DEBATE

CINEMAISON | JUNHO 2015 JUNHO 2015 | CINEMAISON

8 9

Page 6: Programação Junho de 2015

08/0618h

01/0618h

08/0615h

ALYAHAlyah (França, 2009). De Elie Wajeman. Com Pio Marmai, Cédric Kahn, Adèle Haenel. Thriller. 90’. Formato Blu-Ray. Alex, aos 27 anos de idade, tem a impressão de que não tem feito nada com a sua vida. Ele fica sempre à sombra de seu irmão Isaac, que ganha a vida vendendo maconha. Alex vê uma válvula de escape quando seu primo diz para que vai abrir um restaurante em Israel. Determinado, ele começa a juntar algum dinheiro para acompanhar o parente no novo empreendimento.

AQUELES QUE FICARAMCeux qui restent (França, 2007). De Anne Le Ny. Com Vincent Lindon, Emmanuelle Devos. Drama. 94’. Formato 35 mm.Bertrand e Lorraine são os que sobram… Eles são os que andam para trás e para a frente nos corredores, os que falam alto demais na cafetaria e que vão fumar às escondidas no telhado do hospital onde os seus esposos estão internados. Para suportar a dor, Bertrand e Lorraine decidem ajudar-se mutuamente a viver, rir e a continuar a amar.

08/0620h

22/0615h

01/0620h

MAESTROMaestro (França, 2013). De Léa Fazer. Pio Marmai, Michael Lonsdale, Déborah François. Comédia dramática. 85´. Formato Ifcinema. Enquanto sonha atuar numa superprodução hollywoodiana, Henri é contratado para o filme de Cédric Rovère, monstro sagrado do cinema autoral.

UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃEQuelques heures de printemps (França, 2012). De Stéphane Brizé. Com Vincent Lindon, Hélène Vincent, Emmanuelle Seigner. Drama. 108´. Formato Blu-Ray.Do alto de seus 48 anos de idade, Alain Evrard se vê obrigado a voltar a morar com sua mãe. A convivência diária revive algumas pendências do passado que nunca foram esclarecidas. É aí que Alain descobre que sua mãe está com uma doença grave e deve ajudá-la.

Com apenas 30 anos, Pio Marmaï já atuou em 20 longas metragens e tornou-se um dos atores mais cortejados do cinema francês. Seu extenso trabalho receberá uma retrospectiva no Festival Varilux de Cinema Francês 2015. No primeiro filme da noite, o ator protagoniza

Alyah, primeiro longa de Elie Wajeman, filme selecionado para a Quinzena dos realizadores de Cannes. Já em Maestro, são recriadas as experiências do falecido ator Jocelyn Quivrin nas filmagens do último filme de Eric Rohmer, O Amor de Astrée e Céladon.

Vencedor do prêmio de interpretação masculina do Festival de Cannes 2015 pelo papel de desempregado no filme La loi du marché, de Stéphane Brizé, o ator Vincent Lindon ganha uma noite temática, onde

mostrará seu talento para papéis densos e dramáticos, seja numa relação conjugal, em Aqueles que ficaram, ou maternal, de Uma primavera com minha mãe.

“Brizé tem a inteligência de não dar muita ênfase ao melodrama que poderia acompanhar o tema. Terminamos com uma lágrima nos olhos, sem ter a sensação desagradável de que o choro foi forçado com cenas tristonhas.”

Estelle Bayon – Critikat.com

NOITE PIO MARMAÏNOITE VINCENT LINDONNOITES TEMÁTICAS

NOITES TEMÁTICAS

CINEMAISON | JUNHO 2015 JUNHO 2015 | CINEMAISON

10 11

Page 7: Programação Junho de 2015

29/0618h

22/0618h

ESPORTE PARA MOÇASSport de filles (França/Alemanha, 2011). De Patricia Mazuy. Com Marina Hands, Bruno Ganz, Josiane Balasko. Drama. 101´. Formato Ifcinema. Indignada com a venda do cavalo de salto que lhe foi prometido, Gracieuse, uma talentosa amazona, pede demissão de seu emprego. Ela passa a trabalhar para Joséphine Silène, rica proprietária cujos animais são treinados pelo veterano Franz Mann, antigo campeão que ainda tem muito prestígio no circuito.

SAUDADE DO FUTUROSaudade do Futuro (França/Brasil/Portugual, 2000). De Marie Clémence e César Paes. Documentário. 94´. Formato DVD.Acompanhados por seus violões ou pandeiros, imigrantes nordestinos misturam poesia e música e nos mostram a São Paulo deles. Verdadeiros cronistas, os repentistas improvisam rimas e versos para falar do cotidiano da grande cidade e relembrar seu nordeste.

Prêmio Marcorelles - Cinéma du Réel 2000

29/0620h

22/0620h

JAPPELOUPJappeloup (França, 2012). De Christian Duguay. Com Guillaume Canet, Marina Hands, Daniel Auteuil. Biografia. 135´. Formato Ifcinema. Nos anos 1980, Pierre Durand decide abandonar a carreira de advogado e se dedicar a sua grande paixão: o salto com obstáculos. Com o apoio do pai, ele aposta em um pequeno cavalo ridicularizado por todos: Jappeloup, um animal pequeno e imprevisível.

HAUTES-TERRESHautes-Terres (França, 2013). De Marie-Pierre Brêtas. Documentário. 97´. Formato Ifcinema.No Nordeste do Brasil, Vanilda, seu marido Antonio e uma dezena de outras famílias de camponeses obtêm uma propriedade depois de passar quatro anos lutando por ela, com ajuda do sindicato dos sem terra. Nessa terra selvagem eles irão fundar uma comunidade, somente com a força de seus braços e suas esperanças.

Menção especial - Cinéma du Réel 2014

Apesar de pouco celebrado, a equitação é um esporte que rendeu incríveis histórias de superação! Essas narrativas poderão ser encontradas através dos filmes da noite inspirados em personagens reais, hoje lendas desse esporte.

O olhar estrangeiro é elemento importante para a melhor compreensão de um movimento ou Cultura. Dois documentários franceses põem a prova essa teoria, seja desvendando os repentistas nordestinos em São Paulo, ou imergindo em uma comunidade de Sem-Terras no Nordeste.

“Um belo documentário, que começa onde os outros geralmente terminam e que mostra o contraste entre a utopia política e a realidade. O filme homenageia pessoas simples, cheias de coragem e de engenhosidade. ”

Mathilde Blottière – Telerama

“Guillaume Canet, roteirista e ator principal do filme, entregou a filmagem ao talentoso realizador canadense Christian Duguay, que dirigiu com maestria os momentos cruciais desta saga.”

Christophe Narbonne – Première

NOITE A CAVALONOITE OLHAR FRANCÊS SOBRE BRASIL

NOITES TEMÁTICASNOITES TEMÁTICAS

CINEMAISON | JUNHO 2015 JUNHO 2015 | CINEMAISON

12 13

Page 8: Programação Junho de 2015

APOIO: PARCERIA:

REALIZAÇÃO:

ENDEREÇO CINEMAISONTeatro da Maison de FranceAvenida Presidente Antônio Carlos, 58, subsolo.Centro. Rio de Janeiro – RJ.Telefone : (21)3974-6644www.cinefrance.com.br

cinemafrancescinefrance cine\

INGRESSOSO Cinemaison é accessível apenas para os detentores da carteirinha de sócioPara solicitar sua carteirinha, acesse o site: www.cinefrance.com.br.

CAPACIDADE DA SALA350 LugaresIngressos sujeitos a lotação da sala

PROGRAMAÇÃO JUNHO / 2015

01

29

15

16

22

0802

30

09

13h DOC NA TELA: MAIOTE E A AGONIA DOS CORAIS 15h ULTIMA CHANCE: AGORA É O MOMENTO (ALAIN GUIRAUDIE)18h NOITE VINCENT LINDON: AQUELES QUE FICARAM20h NOITE VINCENT LINDON: UMA PRIMAVERA COM MINHA MÃE

13h DOC NA TELA: COPENHAGUE, CRÔNICA DE UM ACORDO INACABADO 15h ULTIMA CHANCE: HAUTES-TERRES18h NOITE A CAVALO: SPORT DE FILLE20h NOITE A CAVALO: JAPPELOUP

13h FESTIVAL VARILUX: HIPÓCRATES 15h FESTIVAL VARILUX: PAPA OU MAMAN18h FESTIVAL VARILUX: O PREÇO DA FAMA20h FESTIVAL VARILUX: DE CABEÇA ERGUIDA

13h FESTIVAL VARILUX: SEXO, AMOR E TERAPIA 15h FESTIVAL VARILUX: GEMMA BOVERY 18h FESTIVAL VARILUX: O DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA20h FESTIVAL VARILUX: SAMBA

13h DOC NA TELA: PRIMAVERA SOB VIGILÂNCIA 15h ULTIMA CHANCE: MAESTRO 18h NOITE : SAUDADE DO FUTURO20h OLHAR FRANCÊS SOBRE BRASIL: HAUTES-TERRES

13h DOC NA TELA: ALPES, GELEIRAS SOB ALTA VIGILÂNCIA 15h ULTIMA CHANCE : AQUELES QUE FICARAM)18h NOITE PIO MARMAÏ: ALYAH20h NOITE PIO MARMAÏ: MAESTRO

19h NOITE ESPECIAL: BOULEVARD DO CRIME

19h NOITE ESPECIAL: ERA UMA VEZ UMA FLORESTA PROJEÇÃO SEGUIDA DE UM DEBATE

19h NOITE ESPECIAL: OS SHEBABS DE YARMOUK

EVENTO | FESTIVAL VARILUX 2015 DOC NA TELA NOITES TEMÁTICASNOITES ESPECIAIS ÚLTIMA CHANCE

PATROCÍNIO

A TV5MONDE, como patrocinadora oficial do Cinemaison, tem o prazer em fazer parte deste novo formato do cinema do Consulado Geral da França, aproximando, ainda mais, as culturas francesa e brasileira. TV5MONDE: o canal em francês, para você.